Prova Concurso Psiquiatra (FUNDATEC 2021) com Gabarito

Prova Concurso Psiquiatra (FUNDATEC 2021) com Gabarito

Prova Concurso Psiquiatra (FUNDATEC 2021) com Gabarito

Concurso: Prefeitura de Porto Alegre - RS - 2020 - Médico
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Banca/Organizadora: Fundação Universidade-Empresa de Tecnologia e Ciências
Cargo: Médico Psiquiatra
Escolaridade: Superior

LÍNGUA PORTUGUESA

Instrução: As questões de números 01 a 10 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Corações que tocam juntos batem no mesmo ritmo

O trabalho em grupo e a cooperação são cruciais na vida cotidiana. Como tal, é importante  explorar as vias pelas quais a sincronia dentro de um grupo pode melhorar a coesão e influenciar  o desempenho.

Que papel a música pode desempenhar nesse esforço? Em um estudo interdisciplinar  publicado na revista “Scientific Reports”, pesquisadores israelenses relatam sua descoberta de  que, enquanto membros de um grupo tocavam juntos, aspectos da sua função cardíaca especificamente o intervalo de tempo entre batimentos individuais (IBI) estavam  sincronizados.

Essa sincronização fisiológica foi registrada durante um exercício de percussão musical  especialmente desenvolvido para o estudo em uma colaboração entre neurocientistas sociais e  acadêmicos do Departamento de Música da Universidade Bar-Ilan, de Ramat Gan.

O exercício envolveu 51 grupos de três participantes, nos quais os dados do IBI foram  coletados continuamente. Solicitou-se aos participantes que combinassem sua percussão – em  tambores individuais no contexto de uma bateria eletrônica compartilhada pelo grupo – com um  ritmo que foi apresentado por meio de ___________.

Para cerca de metade dos grupos, o andamento era estável e _________ e, portanto, a  percussão resultante e a produção de sons foram projetadas para ser síncronas (simultâneas).  Para os grupos restantes, o movimento mudou constantemente e era praticamente impossível  de acompanhar, de modo que a percussão e a produção de sons resultantes eram assíncronas.

Coordenação maior

O exercício permitiu que os pesquisadores manipulassem o nível de sincronização  comportamental na percussão entre os membros do grupo e avaliassem a dinâmica das  mudanças no IBI para cada participante durante o experimento.

Após essa tarefa estruturada de tocar bateria, os participantes foram convidados ..... improvisar bateria juntos. Os grupos com alta sincronia fisiológica na tarefa estruturada  apresentaram maior coordenação percussiva na sessão de improvisação livre.

A análise dos dados demonstrou que o exercício de percussão provocou o surgimento de  sincronização fisiológica em grupos além do que poderia ser esperado aleatoriamente. Ademais,  a sincronização comportamental e a sincronização fisiológica aprimorada na ________ individual  prognosticaram uma experiência elevada de coesão do grupo. Finalmente, os pesquisadores  mostraram que uma sincronia fisiológica mais alta também delineia um desempenho aprimorado  do grupo posteriormente em uma tarefa diferente.

Vínculo e cooperação

“Nossos resultados apresentam um relato comportamental e fisiológico multimodal de  como a sincronização contribui para a formação do vínculo do grupo e sua consequente  capacidade de cooperar”, diz Ilanit Gordon, chefe do Laboratório de Neurociências Sociais do  Departamento de Psicologia da Universidade Bar-Ilan e pesquisadora sênior do Gonda Brain  Center da universidade, que liderou o estudo em conjunto com Avi Gilboa e Shai Cohen, do  Departamento de Música. “Uma manipulação na sincronia comportamental e a coordenação  fisiológica emergente no IBI entre os membros do grupo prevê um maior senso de coesão entre  esses membros do grupo.”

“Acreditamos que a criação conjunta de música _________ uma plataforma experimental  promissora para a implementação de cenários ecológicos e totalmente interativos universidade, que liderou capturam  a riqueza e a complexidade da interação social humana”, diz Gilboa, coautor do estudo. “Esses  resultados são particularmente significativos devido ..... importância crucial dos grupos para  ação, identidade e mudança social em nosso mundo.”
(Disponível em: https://www.revistaplaneta.com.br – texto adaptado especialmente para esta prova.)

QUESTÃO 01
FUNDATEC 2021: Assinale a alternativa cujas palavras, corretamente grafadas, preenchem as lacunas tracejadas das linhas 15, 16, 29 e 42, nesta ordem.

A) alto-falantes – previsível – execução – constitui 

B) auto-falantes – previzível – execussão – constitue 

C) altofalantes – previsível – execussão – constitui 

D) autofalantes – previsível – execução – constitue 

E) altofalantes – previzível – execussão – constitue


QUESTÃO 02
FUNDATEC 2021: Considerando aspectos relacionados à Regência e às regras que determinam o uso da crase, avalie as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( ) Se na linha 13, passássemos o vocábulo ‘participantes’ para o singular, provocar-se-ia a necessidade de uso da crase imediatamente antes dessa palavra, bem como adequações em nível de concordância no restante do período.

( ) Na linha 24, o uso da crase é obrigatório devido à regência do termo que precede a lacuna.

( ) O uso de à na linha 45 é obrigatório, visto que todas as condições para o uso da crase são atendidas pelo contexto.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V.
B) V – V – F.
C) F – F – V.
D) F – V – V.
E) F – F – F.


QUESTÃO 03
FUNDATEC 2021: Avalie as afirmações que seguem sobre determinados vocábulos do texto:

I. Na palavra trabalho, há um encontro consonantal imperfeito e um dígrafo vocálico.

II. Em sincronia, evidencia-se um dígrafo, assim como em resultante.

III. No vocábulo Ademais, ocorre um ditongo crescente.

IV. Na palavra comportamental, há menos fonemas que letras.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e III.
B) Apenas II e IV.
C) Apenas I, II e III.
D) Apenas II, III e IV.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 04
FUNDATEC 2021: Sobre os vocábulos acentuados em “Essa sincronização fisiológica foi registrada durante um exercício de percussão musical especialmente desenvolvido para o estudo em uma colaboração entre neurocientistas sociais e acadêmicos do Departamento de Música da Universidade Bar-Ilan, de Ramat Gan.”, afirma-se que:

I. Entre os vocábulos destacados, há dois acentuados por serem proparoxítonas.

II. Em colaboração e em percussão o til indica que a vogal a deve ser nasalizada, figurando, em ambos os casos, na sílaba tônica. 

III. Há apenas uma palavra dentre as acentuadas e destacadas em que é permitida a grafia sem o acento gráfico, entretanto, assumindo classe gramatical diferente da que tem no fragmento.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.


Para responder às questões 05 e 06, considere o seguinte fragmento do texto:

O exercício permitiu que os pesquisadores manipulassem o nível de sincronização comportamental na percussão entre os membros do grupo e avaliassem a dinâmica das mudanças no IBI para cada participante durante o experimento.

QUESTÃO 05
FUNDATEC 2021: Caso a palavra pesquisadores fosse substituída por investigação, quantos outros vocábulos deveriam ser alterados a fim de manter a correção do período em que está inserido?

A) Uma.
B) Duas.
C) Três.
D) Quatro.
E) Cinco.


QUESTÃO 06
FUNDATEC 2021: Sobre as estratégias coesivas no fragmento, pode-se afirmar que:

I. Identifica-se uma elipse do sujeito imediatamente antes da forma verbal avaliassem.

II. A conjunção e estabelece relação de adição no contexto de ocorrência. 

III. A palavra que é uma forma remissiva utilizada no fragmento a fim de evitar a repetição de termo.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e II.
E) Apenas II e III.


QUESTÃO 07
FUNDATEC 2021: Sobre o período: “Os grupos com alta sincronia fisiológica na tarefa estruturada  apresentaram maior coordenação percussiva na sessão de improvisação livre.”, avalie as afirmações  que seguem, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( ) Trata-se de um período simples.
( ) A forma verbal ‘apresentaram’ admite conversão para a voz passiva.
( ) A expressão na sessão de improvisação livre funciona como complemento verbal.
( ) A supressão do termo maior não implicaria alteração de sentido ao período.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V – V.
B) V – V – F – F.
C) F – F – V – V.
D) F – V – F – V.
E) F – F – F – F.


QUESTÃO 08
FUNDATEC 2021: Avalie as seguintes propostas de alteração no texto:

I. Substituição de ‘pelas quais’ (l. 02) por ‘que’.

II. ‘Registra-se essa sincronização fisiológica durante um exercício de percussão musical’ em lugar de ‘Essa sincronização fisiológica foi registrada durante um exercício de percussão musical’ (l. 09).

III. A supressão de ‘Ademais’ (l. 28) não implicaria alteração no sentido na frase em que está inserida.

IV. A substituição de ‘diferente’ (l. 32) por ‘diverso’ implicaria alteração na frase.

V. Na linha 38, ‘a qual’ poderia substituir correta e adequadamente a palavra ‘que’.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.
B) Apenas II e III.
C) Apenas IV e V.
D) Apenas I, II e III.
E) Apensa III, IV e V.


QUESTÃO 09
FUNDATEC 2021: Avalie as afirmações a respeito de pontuação e situações textuais, assinalando V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( ) Na linha 04, o uso do ponto de interrogação assinala uma pergunta direta que é respondida imediatamente no texto.

( ) Os travessões utilizados entre as linhas 06 e 07 separam uma frase intercalada; poderiam ser corretamente substituídos por parênteses.

( ) As vírgulas das linhas 16 (1ª ocorrência) e 18 justificam-se pela mesma razão: marcar o deslocamento do termo em relação à ordem direta dos termos da oração.

( ) A inserção de uma vírgula imediatamente antes da palavra que na linha 43 implicaria alteração de sentido ao período.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) F – V – V – V.
B) V – V – V – V.
C) F – F – V – V.
D) F – V – F – F.
E) V – F – F – F.


QUESTÃO 10
FUNDATEC 2021: Dentre os grupos de palavras e expressões abaixo, assinale aquele que destoa do assunto discutido no texto.

A) Corações – ritmo – música.

B) Música – estudo interdisciplinar – função cardíaca.

C) Neurocientistas sociais – música – sincronização fisiológica.

D) Grupos sincríticos – ecologia – segmentação comportamental.

E) Interatividade – música – sincronia.


LEGISLAÇÃO

QUESTÃO 11
FUNDATEC 2021: Acerca dos direitos e garantias fundamentais, previstos na Constituição Federal, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

B) A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

C) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, mediante autorização prévia da autoridade competente, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local.

D) Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência.

E) Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.


QUESTÃO 12
FUNDATEC 2021: À luz do disposto no Código Penal Brasileiro – Decreto-Lei nº 2.848/1940, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Comete crime de inserção de dados falsos em sistema de informações o funcionário que modificar ou alterar sistema de informações ou programa de informática sem autorização ou solicitação de autoridade competente.

B) No crime de epidemia, se da propagação de germes patogênicos resultar morte, aplica-se a pena em dobro.

C) A infração de medida sanitária preventiva, determinada pelo poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, quando praticada por agente que exerce a profissão de médico, tem a pena aumentada de um terço.

D) Comete crime quem fornece substância medicinal em desacordo com receita médica.

E) A corrupção passiva compreende o ato de solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.


QUESTÃO 13
FUNDATEC 2021: Conforme dicção do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), analise as assertivas abaixo:

I. Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: maus-tratos envolvendo seus alunos; reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, independentemente de esgotados os recursos escolares; elevados níveis de repetência.

II. No processo educacional, respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.

III. Dentre as atribuições do conselho tutelar, está a promoção da execução de suas decisões, podendo, para tanto, requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.

Quais estão corretas?

A) Apenas III.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


QUESTÃO 14
FUNDATEC 2021: Considerando o disposto no Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003), assinale a alternativa INCORRETA.

A) É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

B) É obrigação do Estado e da sociedade assegurar à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade, como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição e nas leis.

C) É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde –SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

D) Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito à acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

E) É lícita a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.


QUESTÃO 15
FUNDATEC 2021: Diante do preconizado pela Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/2006), assinale a alternativa INCORRETA.

A) O juiz assegurará à mulher em situação de violência doméstica e familiar, para preservar sua integridade física e psicológica, dentre outras medidas, encaminhamento à assistência judiciária, quando for o caso, inclusive para eventual ajuizamento da ação de separação judicial, de divórcio, de anulação de casamento ou de dissolução de união estável perante o juízo competente. 

B) Aquele que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial à mulher fica obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive ressarcir ao Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a tabela SUS, os custos relativos aos serviços de saúde prestados para o total tratamento das vítimas em situação de violência doméstica e familiar, recolhidos os recursos assim arrecadados ao Fundo de Saúde do ente federado responsável pelas unidades de saúde que prestarem os serviços.

C) A mulher em situação de violência doméstica e familiar tem prioridade para matricular seus dependentes em instituição de educação básica mais próxima de seu domicílio, ou transferi-los para essa instituição, mediante a apresentação dos documentos comprobatórios do registro da ocorrência policial ou do processo de violência doméstica e familiar em curso. 

D) Verificada a existência de risco atual ou iminente à vida ou à integridade física da mulher em situação de violência doméstica e familiar, ou de seus dependentes, o agressor será imediatamente afastado do lar, domicílio ou local de convivência com a ofendida, exclusivamente, pela autoridade judicial ou pelo delegado de polícia, quando o Município não for sede de comarca. 

E) As medidas protetivas de urgência serão registradas em banco de dados mantido e regulamentado pelo Conselho Nacional de Justiça, garantido o acesso do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos órgãos de segurança pública e de assistência social, com vistas à fiscalização e à efetividade das medidas protetivas.


QUESTÃO 16
FUNDATEC 2021: Nos termos da Lei Federal nº 8.080/1990, assinale a alternativa INCORRETA.

A) O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

B) Entende-se por saúde do trabalhador, para fins da Lei Federal nº 8.080/1990, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

C) Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

D) O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) são reconhecidos como entidades representativas dos entes estaduais e municipais para tratar de matérias referentes à saúde e declarados de utilidade pública e de relevante função social, na forma do regulamento.

E) O processo de planejamento e orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) será descendente, do nível federal até o local, ouvidos seus órgãos deliberativos, compatibilizando-se as necessidades da política de saúde com a disponibilidade de recursos em planos de saúde dos Municípios, dos Estados, do Distrito Federal e da União.


QUESTÃO 17
FUNDATEC 2021: A Lei Federal nº 8.142/1990 dispõe sobre a partição da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Considerando seu teor, analise as seguintes assertivas:

I. O Sistema Único de Saúde (SUS), de que trata a Lei nº 8.080/1990, contará, em cada esfera de governo, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com as seguintes instâncias colegiadas: a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.

II. A Conferência de Saúde reunir-se-á a cada dois anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde.

III. O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

Quais estão corretas?

A) Apenas II.
B) Apenas I e II.
C) Apenas I e III.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


QUESTÃO 18
FUNDATEC 2021: Consoante disposto na Lei Orgânica do Município de Porto Alegre, assinale a alternativa INCORRETA.

A) São proibidas a nomeação ou a designação para cargo em comissão ou função de direção, chefia ou assessoramento, na administração direta e na administração indireta, de pessoa que seja inelegível em razão de atos ilícitos, nos termos da legislação federal.

B) Todas as pessoas têm direito, mediante o pagamento das custas pertinentes, à informação sobre o que consta a seu respeito, a qualquer título, nos registros ou bancos de dados das entidades governamentais ou de caráter público.

C) O Município realizará censos periódicos dos servidores públicos dos Poderes Legislativos e Executivo e de sua administração indireta, devendo, até quinze de março de cada ano, publicar, na imprensa oficial, relação do número de ocupantes de cada cargo, com o respectivo total de vencimentos, bem como o percentual global médio de comprometimento da arrecadação, com a folha de pagamento verificado no exercício imediatamente anterior.

D) A administração municipal deverá publicar antecipadamente, por edital, no prazo mínimo de trinta dias, os processos licitatórios de concessão de serviços públicos, locações, permissões e cessão de uso de próprios municipais.

E) À administração pública direta e indireta é vedada a contração de empresas que adotem práticas discriminatórias na admissão de mão de obra, ou que veiculem propaganda discriminatória.


QUESTÃO 19
FUNDATEC 2021: Em relação ao disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos do Município de Porto Alegre (Lei Complementar Municipal nº 133/1985), assinale a alternativa correta.

A) A autoridade a quem couber a nomeação verificará previamente, sob pena de responsabilidade, se foram satisfeitos os pressupostos legais para o provimento.

B) O exercício terá início no prazo de até dez dias contados da data da posse. Se o empossado não entrar em exercício dentro do prazo, será tornado sem efeito o ato de nomeação.

C) Ao funcionário estudante que for indicado pelo estabelecimento de ensino em que estiver cursando, ou pela respectiva organização estudantil, para participar de viagem oficial de estudo e intercâmbio cultural ou competições esportivas, poderá ser concedida autorização com prejuízo da retribuição.

D) O funcionário estável não poderá ser demitido senão em virtude de inquérito administrativo, em que se lhe tenha assegurado ampla defesa, ou de sentença judicial condenatória passada em julgado.

E) As gratificações por regime especial de trabalho, regime especial de trabalho suplementar ou complementar, por serviço extraordinário, bem como a vantagem pessoal da parcela autônoma, podem ser cumuladas.


QUESTÃO 20
FUNDATEC 2021: Considerando as disposições do Plano de Carreira dos Funcionários da Administração Centralizada do Município de Porto Alegre (Lei Municipal nº 6.309/1988), assinale a alternativa INCORRETA.

A) Os funcionários lotados e em exercício no Hospital de Pronto Socorro, nos Pronto-Atendimentos Cruzeiro do Sul e Bom Jesus, Hospitais e Pronto-Atendimentos que vierem a ser criados pelo Município ou que passem à responsabilidade gerencial deste, em decorrência da municipalização da saúde, terão direito a uma gratificação correspondente a cem por cento do valor básico inicial do respectivo cargo, sobre o qual não incidirão quaisquer gratificações ou vantagens.

B) Além das atribuições normais estabelecidas nas respectivas especificações de classe, compete, ainda, aos detentores de cargos das classes que compõem os grupos Executivos e Assessoramento Superior e Técnico-Profissional verificar ou estabelecer, com a chefia, as definições operacionais e padrões de desempenho necessários ao desenvolvimento de suas tarefas e das atividades da unidade organizacional, inclusive aplicando técnicas de informática.

C) Nenhum servidor ou funcionário do Município de Porto Alegre poderá perceber, a qualquer título, remuneração total ou superior à percebida pelo Prefeito Municipal.

D) O direito do funcionário à gratificação de insalubridade ou de periculosidade cessará com a eliminação do risco à saúde ou à integridade física.

E) Ao funcionário convocado para prestar serviço noturno será atribuída uma gratificação correspondente a vinte e cinco por cento, calculada sobre o valor normal da hora diurna.


CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 21
FUNDATEC 2021: De acordo com o Art. 198 da Constituição Federal de 1988, os gestores locais do Sistema Único de Saúde poderão admitir agentes comunitários de saúde e agentes de combate às ________, por meio de processo seletivo ________, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuições e requisitos específicos para sua atuação.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) endemias – privado
B) epidemias – privado
C) epizootias – público ou privado
D) epidemias – público
E) endemias – público


QUESTÃO 22
FUNDATEC 2021: De acordo com a Constituição Federal de 1988, ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei, controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde. Também lhe compete participar da produção de:

I. Imunobiológicos.
II. Equipamentos e medicamentos.
III. Alimentos.
IV. Hemoderivados e outros insumos.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.
B) Apenas II e III.
C) Apenas III e IV.
D) Apenas I, II e IV.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 23
FUNDATEC 2021: De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, é correto afirmar que garantir provimento e estratégias de fixação de profissionais de saúde para a Atenção Básica com vistas a promover ofertas de cuidado e o vínculo é responsabilidade:

A) Apenas da União.
B) Comum a todas as esferas de governo.
C) Apenas dos municípios e do Distrito Federal.
D) Comum às Comissões Intergestores Tripartite e Bipartite.
E) Apenas dos Estados.


QUESTÃO 24
FUNDATEC 2021: De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, NÃO é uma diretriz da Atenção Básica:

A) Integralidade.
B) Territorialização.
C) Ordenação da rede. 
D) Participação da comunidade.
E) Cuidado centrado na pessoa.


QUESTÃO 25
FUNDATEC 2021: De acordo com a Portaria de Consolidação nº 2/2017 do Ministério da Saúde, é correto afirmar que a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais está incluída entre as Políticas:

A) Gerais de Organização da Atenção à Saúde.

B) De Promoção da Equidade em Saúde.

C) De Práticas Integrativas e Complementares.

D) Voltadas à Saúde de Segmentos Populacionais.

E) Gerais de Atenção a Agravos Específicos.


QUESTÃO 26
FUNDATEC 2021: Analise as seguintes assertivas a respeito da Atenção Básica na Rede de Atenção à Saúde:

I. A gestão de filas próprias da Unidade Básica de Saúde (UBS) e dos exames e consultas descentralizados e/ou programados para cada UBS aumenta a capacidade clínica das equipes e fortalece práticas de microrregulação nas Unidades Básicas de Saúde.

II. Ferramentas de telessaúde incorporadas ao processo de referenciamento e articuladas às decisões clínicas e aos processos de regulação do acesso dos usuários auxiliam a gestão, o cuidado e a resolutividade na Atenção Básica.

III. É competência das Secretarias Municipais de Saúde articular a referência aos serviços especializados ambulatoriais no território, sendo responsabilidade dos municípios definir e reverperiodicamente, de forma pactuada na Comissão Intergestores Tripartite, as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


QUESTÃO 27
FUNDATEC 2021: Analise as seguintes assertivas sobre as Políticas Nacionais de Saúde do Sistema Único de Saúde, com base na Portaria de Consolidação nº 2/2017 do Ministério da Saúde:

I. Política de Saúde Mental.
II. Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
III. Política Nacional de Educação Popular em Saúde.

Quais são Políticas Gerais de Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde?

A) Apenas I.
B) Apenas III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


QUESTÃO 28
FUNDATEC 2021: De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, o processo de trabalho na Atenção Básica (AB) se caracteriza, entre outros aspectos, por definição do território de responsabilidade de cada equipe, considerando diferentes elementos para a __________________: ambientais, históricos, demográficos, geográficos, sanitários, econômicos e outros. Nesse processo, a ___________________ sanitária, ambiental, epidemiológica e do trabalhador e a _____________ se mostram como referenciais essenciais para identificar a rede de causalidades e os elementos que exercem determinação sobre o processo saúde-doença.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A) porta de entrada preferencial – vigilância em saúde – polifarmácia

B) modelagem do risco – proteção da saúde – recuperação da saúde

C) cartografia – vigilância em saúde – promoção da saúde

D) modelagem do risco – estratificação da saúde – polifarmácia

E) demanda dirigida na (AB) – proteção da saúde – recuperação da saúde


QUESTÃO 29
FUNDATEC 2021: De acordo com a Portaria nº 2.436/2017, evitar a perda de referências e diminuir os riscos de iatrogenia que são decorrentes do desconhecimento das histórias de vida e da falta de coordenação do cuidado, bem como acompanhar os efeitos das intervenções em saúde e de outros elementos na vida das pessoas, relacionam-se mais diretamente com a diretriz da Atenção Básica vinculada à:

A) Universalidade do cuidado e à participação da comunidade adscrita. 

B) Longitudinalidade do cuidado e à continuidade da relação de cuidado das pessoas. 

C) Porta de entrada do SUS e à universalidade do cuidado. 

D) Equidade e ao reconhecimento das necessidades biológicas causadoras das doenças. 

E) Equidade do cuidado da população adscrita no território abrangido pelas equipes de saúde. 


QUESTÃO 30
FUNDATEC 2021: De acordo com a Portaria de Consolidação nº 1/2017 do Ministério da Saúde, é direito da pessoa ter atendimento adequado, com qualidade, no tempo certo e com garantia de continuidade do tratamento. Para isso, deve ser assegurado o recebimento das receitas e prescrições terapêuticas. As receitas e prescrições terapêuticas devem conter:

I. Nome genérico das substâncias prescritas.

II. Clara indicação da dose e do modo de usar.

III. Textos com abreviaturas e com códigos legíveis.

IV. Escrita impressa, datilografada ou digitada, ou em caligrafia legível.

Quais estão corretas?

A) Apenas I e II.
B) Apenas II e III.
C) Apenas III e IV.
D) Apenas I, II e IV.
E) I, II, III e IV.


QUESTÃO 31
FUNDATEC 2021: De acordo com a Portaria de Consolidação nº 1/2017 do Ministério da Saúde, o Grupo de Resposta da Força Nacional do SUS (GR/FN-SUS), ao utilizar o nível de resposta _____,incluirá o monitoramento, a orientação técnica, a operação local de suporte básico e avançado de vida, o envio de profissionais do GR/FN-SUS e o hospital de campanha adaptado à necessidade, semutilizar recursos extraordinários.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

A) I
B) II 
C) III
D) IV
E) I e II


QUESTÃO 32
FUNDATEC 2021: De acordo com a Portaria de Consolidação nº 1/2017 do Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde, considera-se Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) a situação que demande o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e  contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, nas seguintes situações, EXCETO as que:

A) Sejam produzidas por agentes infecciosos inesperados.

B) Representem a reintrodução de doença erradicada.

C) Extrapolem a capacidade de resposta da direção municipal do SUS.

D) Apresentem gravidade elevada.

E) Apresentem risco de disseminação nacional.


QUESTÃO 33
FUNDATEC 2021: A respeito da operacionalização da Política Nacional de Atenção Básica, analise as seguintes assertivas e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A Atenção Básica considera a pessoa em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral e incorporar as ações de vigilância em saúde.

( ) A Atenção Básica visa o planejamento e a implementação de ações públicas para a proteção da saúde da população, a prevenção e o controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde.

( ) A Atenção Básica tem o desafio de superar compreensões simplistas, nas quais, entre outras, há dicotomia e oposição entre a assistência e a promoção da saúde.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A) V – V – V.
B) V – V – F.
C) V – F – F.
D) F – V – F.
E) F – F – V.


QUESTÃO 34
FUNDATEC 2021: Analise as seguintes assertivas a respeito da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)e/ou do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), com base na Portaria de Consolidação nº 3/2017 do Ministério da Saúde:

I. O CAPS AD III atende pessoas de todas as faixas etárias, com intenso sofrimento psíquico decorrente de uso de crack, álcool e outras drogas, sendo indicado para municípios ou regiões de saúde acima de setenta mil habitantes, devendo oferecer atenção qualificada e contínua ao usuário durante quarenta horas semanais.

II. O cuidado no Centro de Atenção Psicossocial é desenvolvido por intermédio de Projeto Terapêutico Singular, envolvendo em sua construção a equipe, o usuário e sua família.

III. São pontos de atenção da RAPS, no que concerne à atenção de urgência e emergência, entre outros, o SAMU 192, a Sala de Estabilização e a UPA 24h.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.
B) Apenas III.
C) Apenas I e II.
D) Apenas II e III.
E) I, II e III.


QUESTÃO 35
FUNDATEC 2021: De acordo com a Portaria de Consolidação nº 3/2017 do Ministério da Saúde, além da Atenção Básica e da Atenção Especializada, a Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas é estruturada pelos seguintes componentes:

A) Sistemas de Apoio, Sistemas Logísticos, Regulação e Governança.

B) Linhas de Apoio, Sistemas Logísticos, Contratualização e Diretrizes Clínicas.

C) Sistemas de Apoio, Contratualização, Linhas de Apoio e Territorialização.

D) Linhas de Apoio, Territorialização, Regulação e Auditoria.

E) Sistemas de Apoio, Sistemas Logísticos, Diretrizes Clínicas e Auditoria.


QUESTÃO 36
FUNDATEC 2021: Sobre o uso de ketamina no tratamento da depressão, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Quando administrada em dose única intravenosa, estudos têm demonstrado efeitos antidepressivos rápidos (em 24 horas) em pacientes com depressão resistente.

B) Além da administração intravenosa, pode também ser administrada via intranasal, subcutânea ou sublingual.

C) Sintomas psicóticos e surgimento de sangue na urina são alguns dos riscos do uso crônico.

D) O maior risco na administração em curto prazo é o potencial abusivo.

E) A dissociação é um efeito adverso comum que pode ser experimentado como algo prazeroso.


QUESTÃO 37
FUNDATEC 2021: Sobre os antipsicóticos típicos e atípicos, assinale a alternativa correta.

A) É acertado presumir que não há risco de discinesia tardia com o uso de antipsicóticos atípicos.

B) Os antipsicóticos atípicos são claramente superiores aos típicos, o que reflete em melhores índices de qualidade de vida.

C) Os antipsicóticos atípicos têm mais propriedades estabilizadoras de humor e mais propriedades elevadoras do humor do que os típicos. 

D) A dose diária de haloperidol, para que ocorra a ligação de 80% dos receptores D2, necessária para a eficácia, é de 5 a 10 mg.

E) Efeitos adversos metabólicos não são mais considerados uma desvantagem dos antipsicóticos atípicos em relação aos típicos.


QUESTÃO 38
FUNDATEC 2021: Os antipsicóticos injetáveis de longa duração representam uma alternativa terapêutica para pacientes com esquizofrenia e transtorno bipolar. Entre as medicações disponíveis em apresentação de depósito no Brasil, estão o haloperidol, o zuclopentixol e a risperidona. Qual das alternativas abaixo NÃO representa uma vantagem descrita quanto a essa forma de tratamento?

A) Menor custo.
B) Menos efeitos adversos.
C) Melhor adesão.
D) Mais tolerabilidade.
E) Dose única mensal.


QUESTÃO 39
FUNDATEC 2021: Nos Centros de Atenção Psicossociais (CAPSs), há consultas de muitos pacientes cujo quadro clínico principal é deficiência intelectual. Sobre o tratamento medicamentoso desses pacientes, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Muitos pacientes, mesmo com déficits intelectuais menores, fazem uso de antipsicóticos ou estabilizadores de humor para controle de desordens comportamentais diversas.

B) Turbulência e comportamento violento eventual em pacientes com deficiência intelectual usualmente não são manifestação de psicose. Sendo assim, opções terapêuticas incluem os antipsicóticos, o lítio, o ácido valproico e a carbamazepina, enquanto buspirona e propranolol não demonstraram utilidade. 

C) Parece que apenas uma fração desses pacientes recebendo antipsicóticos continuamente está clinicamente melhor com eles do que sem.

D) Risperidona e clozapina parecem ser úteis tanto no manejo agudo quanto no de longo prazo para comportamentos disruptivos, sintomas afetivos e comportamento autoagressivo.

E) Nos pacientes que fazem uso de fenitoína ou fenobarbital para o controle de convulsões, existe uma possibilidade real de o anticonvulsivante estar causando disfunção cognitiva e uma troca por carbamazepina pode ser útil.


QUESTÃO 40
FUNDATEC 2021: Sobre os transtornos psiquiátricos e outras doenças médicas, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Tendo em vista a frequência com que doenças clínicas (como disfunções de tireóide e adrenocorticais, uremia, câncer, doenças neurológicas) podem causam sintomas psiquiátricos, a investigação delas deve fazer parte da avaliação psiquiátrica inicial, especialmente em pacientes deprimidos.

B) Síndromes de dor crônica, como cefaleia e lombalgia, estão tão confundidas com as síndromes depressivas que o tratamento com antidepressivos é frequentemente indicado como primeira opção, sendo efetivo. 

C) Algumas condições clínicas podem mimetizar o transtorno de pânico, como hipertireoidismo, cafeinismo, hipoglicemia, epilepsia de lobo temporal e feocromocitoma. 

D) No feocromocitoma, a ansiedade é apenas o quarto sintoma mais comum e a experiência de taquicardia e aumento da pressão arterial pode não causar medo. 

E) O uso de ECT no tratamento da depressão pós AVC não é recomendado quando está presente prejuízo cognitivo.


QUESTÃO 41
FUNDATEC 2021: Sobre os critérios de diagnóstico de Episódio Maníaco no Transtorno Bipolar, segundo o DSM-5, analise as assertivas abaixo:

I. Período distinto de humor anormal elevado e aumento de energia.
II. Grandiosidade.
III. Redução da necessidade de sono.
IV. Distratibilidade.
V. Prejuízo no funcionamento social ou profissional.

Quais fazem parte dos critérios B para Episódio Maníaco?

A) Apenas I. 
B) Apenas II e III.
C) Apenas II, III e IV.
D) Apenas I, II, III e V.
E) I, II, III, IV e V.


QUESTÃO 42
FUNDATEC 2021: Sobre a diferenciação entre luto e episódio depressivo maior, analise as assertivas abaixo:

I. Sentimentos de vazio e perda.
II. Incapacidade de antecipar felicidade ou prazer.
III. Ondas de disforia.
IV. Ruminações autocríticas ou pessimistas.
V. Pensamento suicida por não merecimento e incapacidade. 

Quais são mais sugestivas de luto?

A) Apenas I e III.
B) Apenas II e III.
C) Apenas I, II e V.
D) Apenas I, IV e V.
E) Apenas I, II, III e IV.


QUESTÃO 43
FUNDATEC 2021: Sobre os Transtornos de Personalidade (TP), assinale a alternativa INCORRETA.

A) O Grupo A inclui os TP evitativa, esquizóide e esquizotípica. São indivíduos que parecem esquisitos ou excêntricos.

B) Indivíduos com TP do Grupo B costumam parecer dramáticos, emotivos ou erráticos. 

C) TP se caracterizam por um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura de um indivíduo, manifestando-se nas áreas de cognição, afetividade, funcionamento interpessoal e controle de impulsos.

D) O padrão persistente dos TP é inflexível e provoca sofrimento significativo e prejuízo no funcionamento de áreas importantes da vida do indivíduo.

E) O padrão de experiência interna e de comportamento é estável e de longa duração, e seu surgimento ocorre pelo menos a partir da adolescência.


QUESTÃO 44
FUNDATEC 2021: Sobre o Transtorno de Personalidade Antissocial, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Não pode ser diagnosticado em indivíduos com menos de 18 anos.

B) Caracteriza-se por um padrão difuso de desconsideração e violação dos direitos dos outros que ocorre desde os 15 anos de idade.

C) Faz parte do critério diagnóstico A: tendência à falsidade, fracasso em fazer planos para o futuro, irritabilidade e irresponsabilidade.

D) Com o envelhecimento, as suas características podem ficar menos evidentes e até mesmo desaparecer.

E) A probabilidade de desenvolver este transtorno é maior quando há transtorno de conduta desde a infância (antes dos 10 anos), e não depende da presença de déficit de atenção e hiperatividade associado.


QUESTÃO 45
FUNDATEC 2021: Sobre o Transtorno por Uso de Álcool, assinale a alternativa INCORRETA.

A) É um transtorno frequente, com uma prevalência estimada de cerca de 8,5% em adultos e taxas maiores entre homens.

B) Costuma ser erroneamente percebido como intratável pelo exemplo dos casos graves que se apresentam para o tratamento. Contudo, o paciente típico tem um prognóstico promissor. 

C) O Transtorno por Uso de Álcool Crônico está associado à irregularidade menstrual no sexo feminino e ao aumento dos testículos no sexo masculino, consequência dos níveis elevados de testosterona.

D) Apresenta um forte padrão familiar, sendo que até 60% da variação no risco é explicada por influências genéticas.

E) Pelo menos 70% dos indivíduos com nível elevado de GGT são consumidores persistentes de álcool em altas doses.


QUESTÃO 46
FUNDATEC 2021: Sobre a avaliação psiquiátrica na emergência de vítimas de violência sexual, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Deve haver um alto grau de suspeição para identificar vítimas de estupro, pois cerca de metade dos casos não são relatados. As queixas das vítimas costumam ser vagas e inespecíficas, envolvendo sintomas físicos, como dor abdominal, cefaleia ou dor torácica.

B) É extremamente importante que seja esclarecida a história do estupro, incluindo dados objetivos e sentimentos do paciente durante e após o evento.

C) A reação aguda consiste em choque, colapso emocional e desamparo. Durante essa fase, a culpa é um fator importante.

D) Após a reação inicial, segue a tentativa de superar a ansiedade e retomar o controle com o retorno das atividades habituais. Durante essa fase, há um predomínio de negação maciça.

E) É importante disponibilizar um modelo de tratamento psicoterápico e oferecer ansiolíticos, visando aumentar o conforto da vítima.


QUESTÃO 47
FUNDATEC 2021: Sobre a avaliação e manejo agudo do risco de suicídio, assinale a alternativa correta.

A) A overdose por ISRS é frequentemente assintomática e apresenta baixa letalidade, assim como a venlafaxina.

B) O lítio é um agente profilático contra o suicídio, contudo, não é indicado na intervenção aguda do paciente suicida na emergência. 

C) A maioria dos suicídios acontece em homens brancos com menos de 45 anos.

D) Mesmo um paciente deprimido e psicótico com ideação suicida pode ter indicação de internação domiciliar, desde que o psiquiatra possa revê-lo com brevidade.

E) Os benzodiazepínicos não apresentam resposta positiva na redução do risco de suicídio.


QUESTÃO 48
FUNDATEC 2021: Dislipidemia é um distúrbio metabólico caracterizado pelo aumento dos níveisséricos de gordura, como triglicerídeos e colesterol. Todos os psicofármacos abaixo têm demonstrado associação com o desenvolvimento de dislipidemia, EXCETO:

A) Citalopram e paroxetina.
B) Carbamazepina e fenitoína.
C) Olanzapina e clozapina.
D) Quetiapina e risperidona.
E) Sertralina e fluoxetina.


QUESTÃO 49
FUNDATEC 2021: As medicações psiquiátricas seguidamente estão associadas à redução do desejo ou interesse sexual, o que desfavorece a adesão ao tratamento. Contudo, há relatos de que alguns psicofármacos podem aumentar a libido como efeito colateral, é o caso das seguintes substâncias, EXCETO:

A) Lamotrigina.
B) Topiramato.
C) Fluvoxamina.
D) Bupropiona.
E) Trazodona.


QUESTÃO 50
FUNDATEC 2021: Sobre a lurasidona, assinale a alternativa INCORRETA.

A) A absorção é aumentada quando ingerida durante uma refeição de, pelo menos, 350 calorias,com uma biodisponibilidade duas vezes maior do que em jejum.

B) Foi comprovado benefício em doses de 40 a 160 mg/dia no tratamento da esquizofrenia.

C) É uma medicação com baixa tendência a causar ganho de peso, hiperprolactinemia e hipotensão ortostática.

D) Mostrou-se eficaz no transtorno esquizoafetivo e nos episódios depressivos do TAB associado ao lítio ou ao valproato, mas não em monoterapia.

E) Entre as reações adversas mais comuns, estão acatisia, ansiedade e sintomas gastrointestinais.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,4,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,29244,advogado,1,agricultura,1,agronomia,2,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,1,arte,8,assistente social,1,atividade,260,atividade biologia,8,atividade ciências,61,atividade de português,52,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,104,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,23,atividade quimica,5,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,2,biografia,1,biologia,61,biomedicina,3,bioquimica,1,blogger,3,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,7,ciencias,75,ciências contábeis,17,ciências da saúde,1,ciências econômicas,1,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,concurso,271,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,14,declaracoes,6,desenhos,378,design,1,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,127,direito administrativo,23,direito ambiental,2,direito civil,23,direito constitucional,24,direito do trabalho,20,direito eleitoral,1,direito empresarial,22,direito financeiro,1,direito penal,24,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,22,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,10,educação infantil,315,eleicoes,1,enade,67,encceja,24,enem,71,enfermagem,6,engenharia,1,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,278,escola,1,espanhol,36,espcex,30,espm,6,esportes,1,estatística,1,exame nacional,2,explicacao,41,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,20,famerp,13,farmacia,4,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,20,fiscal de obras e posturas,1,fisica,62,fisioterapia,2,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,2,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,32,gastronomia,1,geografia,68,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,1,gestão financeira,1,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,historia,181,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,66,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,54,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,12,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,1,matematica,106,matemática financeira,1,medicina,19,medicina legal,2,medicina veterinaria,3,meliuz,1,mtc,1,musica,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,noticias,87,nubank,4,nutrição,5,o que e,2,oab,163,obmep,6,odontologia,4,outros,75,pedagogia,3,piaui,1,pnaic,10,portugues,143,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,1,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,492,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,2,provas cfc,6,provas concurso,90,provas enade,66,provas encceja,19,provas enem,24,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,7,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,1,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas nivel medio,8,provas nivel superior,31,provas oab,164,provas puc,3,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,14,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,4,provas uel,1,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,3,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,3,provas unifesp,1,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,25,provas vestibular,197,psicologia,11,publicidade e propaganda,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,64,pucrj,1,questão agronomia,26,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,30,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biomedicina,25,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,27,questão ciências econômicas,27,questão comercio exterior,27,questão coronavirus,25,questão crespe,429,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,271,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,1396,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,592,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,635,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,67,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,36,questão de auditoria,25,questão de biologia,851,questão de biomedicina,95,questão de ciências,642,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,3863,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,1081,questão de direito administrativo,125,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,77,questão de direito constitucional,125,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,50,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,51,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,80,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,93,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,42,questão de engenharia da computação,47,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,397,questão de estatistica,24,questão de farmácia,142,questão de filosofia,155,questão de física,1084,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,82,questão de fonoaudiologia,81,questão de frances,93,questão de geografia,811,questão de história,1412,questão de informática,127,questão de inglês,930,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2022,questão de medicina,252,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,82,questão de necropsia,20,questão de nutrição,137,questão de odontologia,101,questão de português,2814,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,162,questão de química,922,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,128,questão de terapia ocupacional,55,questão de vestibular,14131,questão design,27,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,294,questão do enade,1528,questão do encceja,660,questão do enem,738,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,195,questão enfermagem,90,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,356,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,27,questão servico social,27,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,43,questão ucb,80,questão udesc,106,questão uema,193,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,246,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,27,questões,25693,quimica,59,raciocínio lógico,7,radiologia,1,redacao,120,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,1,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,1,seguranca do trabalho,1,serviço social,3,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,técnico agrícola,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,terapia ocupacional,1,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,2,uber,1,ucb,169,udesc,14,uece,46,ueg,4,uel,180,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,13,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,3,unifesp,14,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,27,vestibular,653,videos,5,vivo,1,zootecnia,1,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Concurso Psiquiatra (FUNDATEC 2021) com Gabarito
Prova Concurso Psiquiatra (FUNDATEC 2021) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-c9uiTz70PCY/YFo7oqQWiVI/AAAAAAACtvE/FtAkzb1_Ju4T1dSH-Hmqxw7HiJqyoLhyQCLcBGAsYHQ/s16000/concurso%2Bpsiquiatra.png
https://1.bp.blogspot.com/-c9uiTz70PCY/YFo7oqQWiVI/AAAAAAACtvE/FtAkzb1_Ju4T1dSH-Hmqxw7HiJqyoLhyQCLcBGAsYHQ/s72-c/concurso%2Bpsiquiatra.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/03/prova-concurso-psiquiatra-fundatec-2021-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/03/prova-concurso-psiquiatra-fundatec-2021-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS SEARCH TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo