ENADE: As propostas a seguir referem-se ao desenvolvimento de duas aulas sobre o Sistema Respiratório

ENADE: As propostas a seguir referem-se ao desenvolvimento de duas aulas sobre o Sistema Respiratório
ENADE: As propostas a seguir referem-se ao desenvolvimento de duas aulas sobre o Sistema Respiratório. Os objetivos são idênticos, “criar condições para que o aluno compreenda o conceito de sistema respiratório e o seu funcionamento”.

PROPOSTA 1: 

Desenvolvimento: O professor escreve, na lousa, a definição de sistema respiratório e solicita que os alunos a registrem em seu caderno. Em seguida, apresenta a prancha anatômica do sistema respiratório e mostra onde se localizam os órgãos que o constituem, explicando também o seu funcionamento. A seguir, pede que os alunos leiam, no livro didático, o capítulo referente ao tema e, depois, que o copiem no caderno, respondendo às questões do exercício apresentado. Para finalizar, exibe um vídeo sobre sistema respiratório e saúde.

PROPOSTA 2:

Desenvolvimento: O professor solicita aos alunos que, em trios, desenhem o caminho que eles acreditam que o ar percorre dentro do corpo humano. Cada trio mostra o seu material aos colegas, explicando-o. À medida que os alunos apresentam seus esquemas aos demais, o professor organiza as explicações, propondo questões. 

Em seguida, o professor exibe um pequeno vídeo sobre o sistema respiratório e saúde. Em seguida, abre espaço para comentários e, nesse momento, surgem questões dos alunos relacionadas a doenças respiratórias e o ar: "Por que minha bronquite fica pior no frio?"

"Por que o médico recomenda não passar as férias na cidade? " Tais questões são discutidas e respondidas pelo grupo com orientação do professor.

Ao final, este apresenta um texto teórico sobre o tema e solicita aos alunos que elaborem um texto próprio, incorporando os elementos trabalhados na aula.

a. Identifique, em cada uma das propostas, o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. (valor: 1,0 ponto)

b. Nas duas propostas explicitaram-se o objetivo, o conteúdo e o desenvolvimento das aulas. Contudo, toda proposta de aula revela outras dimensões, nem sempre explicitadas. Indique dois aspectos que as propostas aqui apresentadas revelam sobre o processo educativo, justificando com exemplos. (valor: 4,5 pontos)

c. Em quais momentos, nas duas propostas de aula apresentadas, foi considerada a relação entre ciência e contextos sócioculturais? (valor: 4,5 pontos)

QUESTÃO ANTERIOR:

PADRÃO DE RESPOSTA:
Responder pelo menos 1 item de cada proposta.

a. Na 1ª proposta o professor:

- é detentor da informação/conhecimento;

- é centralizador da palavra;

- é autoritário, tradicional, expositor, informador, centrada ou voltada para o conteúdo e/ou professor passa a matéria.

Na 2ª proposta o professor:

- é promotor de debates e diálogos;

- é didático, construtivista, problematizador, orientador, aula mais dinâmica, participativa;

- leva em consideração as idéias/concepções/conhecimentos/bagagem ou experiências dos alunos;

- deixa o aluno expor suas idéias.

b. São considerados corretos dois dos seguintes aspectos: concepção/visão de ensino, concepção/visão de aprendizagem, concepção/visão de ciência, concepção/visão de avaliação, modelo de aluno, modelo de escola. Se citar um deles. 

Se citar dois elementos, mas não exemplificar. 

Se citar dois elementos e exemplificar. 

Como exemplos podem-se citar:

- quando na proposta 1 o professor não promove a participação ativa dos alunos;

- quando na proposta 1 a aula é centrada na fala do professor;

- quando na proposta 1 o professor não considera as concepções prévias dos alunos;

- quando na proposta 1 a ciência é apresentada como um corpo de conhecimentos acumulados;

- quando na proposta 1 relaciona-se ciência e saúde; e/ou

- quando na proposta 2 o professor promove a participação ativa dos alunos;

- quando na proposta 2 a aula abre espaço para o aluno se colocar e dialogar com os demais colegas;

- quando na proposta 2 o professor considera as concepções prévias dos alunos;

- quando na proposta 2 a ciência é apresentada como um corpo de conhecimentos em construção;

- quando na proposta 2 relaciona-se ciência e saúde;

c. Nas propostas 1 e 2 essa relação aparece quando o professor trabalha com o vídeo sobre o sistema respiratório e saúde.

Na proposta 2 essa relação aparece pelo menos em dois momentos: primeiro quando o professor pede para os alunos desenharem o caminho do ar no corpo humano. 

Quando o professor abre espaço para os alunos fazerem perguntas após assistirem ao vídeo

sobre sistema respiratório e saúde. 

Comentário de apenas uma proposta. 

Afirmação que somente na proposta 2 há a relação entre ciência e contexto sócio-cultural.  

Comentário sobre o vídeo em uma delas. 

Se citar todos os argumentos.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo