ENADE: A carne bovina refrigerada, empacotada a vácuo ou em embalagem semipermeável

ENADE: A carne bovina refrigerada, empacotada a vácuo ou em embalagem semipermeável, pode apresentar coloração amarronzada ou mesmo escurecida e ser rejeitada pelo consumidor devido ao seu aspecto. Este fenômeno pode ser explicado pelo fato de o ferro, presente na mioglobina, se oxidar dando origem à metamioglobina, que tem coloração escura.

Para melhorar a aceitação destes cortes por parte do consumidor, sem, entretanto, comprometer a qualidade ou o prazo de vida comercial do produto, o responsável técnico de uma empresa que realiza cortes de carne bovina e os embala para posterior comercialização deve recomendar

(A) melhorar ou mesmo implantar as boas práticas de fabricação e, posteriormente, de implementação do programa de análise de perigos e pontos críticos de controle (APPCC).

(B) embalar a carne em bandejas de poliestireno celular rígido envolvido em película permeável e posterior congelamento a, no mínimo, −18 °C.

(C) embalar a carne em atmosfera modificada contendo uma mistura gasosa de oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono e manter a cadeia de frio em, no máximo, +7 °C.

(D) procurar melhorar a logística de distribuição e alocação dos produtos nas gôndolas de comercialização, permitindo assim maior distribuição do frio.

(E) utilizar, em concentrações adequadas, o aditivo sulfito de sódio, com o objetivo de manter a coloração atraente da carne, com posterior embalagem asséptica com membranas permeáveis.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
(C) embalar a carne em atmosfera modificada contendo uma mistura gasosa de oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono e manter a cadeia de frio em, no máximo, +7 °C.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.