ENADE: Considerando a situação apresentada no texto IX, e, em particular, o ingresso de Juliana na adolescência

Texto IX – questões 36 e 37

Juliana, portadora de uma alteração genética, apresenta como manifestações clínicas atraso no desenvolvimento motor, alteração na comunicação verbal, alterações cognitivas, sensoriais e de crescimento. Hoje tem 14 anos de idade e estuda em uma escola regular desde os 5 anos de idade.

Está na 4.º série do ensino fundamental, apesar de não possuir domínio dos conteúídos ministrados. Sua progressão se deu em razão de a escola, a família e o terapeuta ocupacional terem optado pela manutenção de Juliana junto ào grupo de amigos para não infantilizá-la em turmas de pré-escolares (5 a 6 anos).

Apesar de conviver com crianças de 9 e 10 anos de idade, não há diferença entre a estatura de Juliana e a dessas crianças, já que ela apresenta desenvolvimento ósseo compatível com essa faixa etária. A turma é pequena é estudam juntos há 5 anos. Juliana apresenta comunicação verbal pobre, entretanto utiliza-se de gestos, associados 2 algumas palavras soltas.

Antes, quando não era compreendida, irritava-se e deixava de se expressar. Com o apoio de professores, familiares, terapeutas é colegas de classe, passou a insistir na comunicação até que fosse compreendida. (Os pais, entretanto, estão preocupados, pois a escola em que Juliana estuda só oferece ensino até a 4.º série e, na busca de novas escolas, não têm encontrado respaldo quanto ao processo de inclusão.

QUESTÃO 37
ENADE: Considerando a situação apresentada no texto IX, e, em particular, o ingresso de Juliana na adolescência, analise a adequação dos encaminhamentos abaixo, apresentados pelo terapeuta ocupacional.

I Como Juliana iniciou sua menarca, foram propostas orientações quanto à higiene íntima como parte das atividades de sua vida diária.

II Os pais de Juliana precisam ampliar gradualmente a participação dela em tarefas cotidianas, dimensionando o papelocupacional de Juliana nessa nova fase de seu desenvolvimento.

III Visando à proteção de sua integridade sexual, é necessário restringir a participação de Juliana em grupos mistos (masculinos e femininos) que não contemplem a supervisão de um adulto.

Assinale a opção correta.

A) Apenas o encaminhamento I está certo.

B) Apenas os encaminhamentos I e II estão certos.

C) Apenas os encaminhamentos I e III estão certos.

D) Apenas os encaminhamentos II e III estão certos.

E) Todos os encaminhamentos estão certos.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
B) Apenas os encaminhamentos I e II estão certos.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.