ENADE: Durante uma aula de Português, uma aluna passou adiante uma folha de papel que circulou de mão em mão, sem que o professor visse

ENADE: Durante uma aula de Português, uma aluna passou adiante uma folha de papel que circulou de mão em mão, sem que o professor visse
ENADE: Durante uma aula de Português, uma aluna passou adiante uma folha de papel que circulou de mão em mão, sem que o professor visse.

                    “Você já reparou na Cátia? Escreva aqui o que você acha dela.”

Cada aluno que pegava o papel colocava sua opinião. Até que o papel chegou a uma amiga de Cátia, que lhe mostrou seu conteúdo. O sentimento da menina foi de humilhação, profunda tristeza e exclusão, porque havia muitos comentários negativos. Levantou-se para mostrar o papel ao professor. Este, sem saber do que se tratava, solicitou que Cátia voltasse ao seu lugar, pois aquela não era a hora de lidar com assuntos particulares, visto que a prova bimestral se aproximava.

Situações como esta são comuns no cotidiano escolar. Nesta perspectiva,

a) avalie a atitude do professor, levando em consideração o papel de um docente na proposição de conteúdos atitudinais, relacionados a valores. (valor: 3,0 pontos)

b) descreva uma ação em que, por intermédio de uma gestão democrática, a equipe de profissionais e a comunidade atuem organicamente, tendo em vista a ampliação da formação para a cidadania e seu exercício. (valor: 4,0 pontos)

c) explique de que maneira o currículo pode ser meio de promover um processo educacional que proporcione respeito à diversidade e aos direitos humanos. (valor: 3,0 pontos)

QUESTÃO ANTERIOR:

PADRÃO DE RESPOSTA:
a) O professor não deu chance à aluna de se manifestar, colocando acima de qualquer demanda dos discentes o cumprimento do programa, tendo em vista a prova que seria aplicada. Neste sentido, privilegiou o trabalho com conteúdos de outra ordem, já que os atitudinais dizem respeito à vivência de valores. Em certa medida, preocupado com o programa, esteve desatento ao que ocorria na sala de aula, não percebendo que um bilhete difamatório passou de mão em mão, enquanto os alunos estavam igualmente desatentos. O cumprimento do programa se tornou seu objetivo sem, necessariamente, preocupar-se com a real e significativa aprendizagem dos educandos.

O papel de um docente na proposição de conteúdos atitudinais é, no mínimo, o de mostrar coerência entre seu discurso e suas ações. Em seguida, realizar atividades experienciais em que vínculos afetivos possam ser estabelecidos, sem que necessariamente o conteúdo específico de sua disciplina deixe de ser explorado, ou seja, não é perda de tempo “investir” na formação do aluno para a vivência de valores. Caso o professor tivesse parado a atividade que desenvolvia para explorar a situação que ocorreu com Cátia, ajudando a turma a rever a atitude que deixou a aluna constrangida, certamente teria ganhado tempo, pois a atenção da turma poderia ser conquistada em atividades posteriores, com melhores possibilidades de aprendizagem. 

b) Uma gestão democrática constitui uma forma, entre outras, de exercer a cidadania no âmbito escolar. A participação dos profissionais da escola e de membros da comunidade no cotidiano e nos processos decisórios é uma forma de realizar esse exercício, pois supõe acolhimento de diferentes pontos de vista, negociação, respeito à vontade da maioria, sem deixar de considerar o que pensa a minoria, etc.

São exemplos de ações em que, por intermédio de uma gestão democrática, a equipe de profissionais e a comunidade atuam organicamente, tendo em vista a ampliação da formação para a cidadania e seu exercício as apresentadas a seguir.

° Realização de assembléias de alunos, em cada classe, ou de assembléias gerais, por meio das quais é possível discutir a respeito de problemas cotidianos, entre eles a necessidade de respeitar a diversidade.

° Participação nos conselhos escolares e de classe, em que, democraticamente, são discutidos assuntos como a formação geral dos educandos, as linhas filosóficas que norteiam o trabalho educacional e as formas de organizar e gerir a instituição escolar.

° Elaboração e implementação do Projeto Político-Pedagógico, em que as intenções coletivas e os caminhos para a ação são traçados, visando a uma formação para a cidadania e para o respeito à diversidade, com permanente abertura ao diagnóstico das condições de vida da comunidade, suas necessidades, anseios e problemas.

° Interação entre comunidade intra e extra-escolar em momentos nos quais a escola se abre para atividades de lazer, prática de esportes, festividades, comemorações cívicas, etc, de modo a que a identidade cultural seja solidificada.

° Adaptação das instalações da escola para acolher pessoas com necessidades especiais, manifestando concretamente o respeito às diferenças e a intenção de tornar a escola um espaço de inclusão.

° Formação docente permanente em que a educação para os direitos humanos seja tema de estudo e de planejamento de trabalho para todos os componentes curriculares. 

c) O currículo, como conjunto de experiências que se processa na escola, envolve indivíduos e grupos que vão realizar vivências distintas, abrangendo observação, análise, escuta, interpretação, reflexão, etc, sempre vinculadas à cultura de quem vive essas experiências. Apesar de podermos planejar previamente as experiências que desejamos promover, não é possível açambarcar sua totalidade nem tampouco controlar o modo como elas se darão. Contudo, não é possível excluir uma intencionalidade na escolha de conteúdos e de procedimentos que virão a compor o currículo escolar. Nesta perspectiva, o currículo pode ser, intencionalmente, meio de promoção de um processo educacional que proporcione respeito à diversidade e aos direitos humanos, na medida em que:

° a escola não fale apenas da diversidade, mas principalmente vivencie as mais diversas situações de acolhida e respeito às diferenças;

° haja constante reflexão e ação, da parte dos profissionais da educação, em torno de temas como raça, gênero, classe social, etc, questionando os discursos hegemônicos presentes no meio cultural e em alguns livros didáticos;

° haja ação deliberada tendo em vista uma educação para os direitos humanos, por meio da qual se possa exercitar o colocar-se no local do outro e as formas de construção da auto-estima, da tolerância e da aceitação;

° a ética seja eixo condutor das práticas escolares;

° a discussão e o trabalho em torno desses temas não se dêem de forma episódica ou apenas em contextos de disciplinas que sejam vistas como as tradicionalmente mais afeitas a eles, mas que estejam transversalizados em todo o cotidiano escolar, conforme é indicado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. 

Obs.: Aspectos a serem considerados nas duas questões:

• coerência;

• adequação ao tema;

• consistência;

• domínio da norma culta;

• clareza na exposição das idéias.

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo