ENADE: A figura representa o esquema de uma montagem experimental didática em que E representa a fem (1,5 V) de uma pilha grande

ENADE: A figura representa o esquema de uma montagem experimental didática em que E representa a fem (1,5 V) de uma pilha grande
ATENÇÃO: Responda às questões de números 7 e 8 somente se sua área de formação for Licenciatura.

ENADE: A figura representa o esquema de uma montagem experimental didática em que E representa a fem (1,5 V) de uma pilha grande e R a sua resistência interna. L1, L2, L3 e L4 são quatro lâmpadas idênticas de lanterna, de tensão nominal 1,2 V, e C1, C2, C3 e C4 são chaves inicialmente desligadas. A resistência dos fios de ligação é muito pequena quando comparada com as demais resistências presentes nos circuitos.

enade

A atividade consiste, de início, em pedir aos alunos que discutam o que ocorreria com o acendimento e o brilho das lâmpadas se eles ligassem seqüencialmente essas chaves, uma a uma. A seguir os alunos, em grupos, realizam a experiência e comparam o que observam com as discussões realizadas previamente. A respeito dessa atividade responda:

a) As “lâmpadas para uma pilha” como costumam ser vendidas no comércio, têm tensão nominal de 1,2 V, inferior à fem das pilhas que é de 1,5V. Por que elas não queimam? (valor: 3,0 pontos)

b) O que vai acontecer com o brilho da lâmpada L1 à medida que se fecham as chaves C2, Ce C4, em relação ao brilho dessa lâmpada quando apenas C1 está fechada? Justifique. (valor: 4,0 pontos)

c) Essa experiência pode ajudar seus alunos a perceberem que a corrente elétrica não se “desgasta” no percurso ao longo do circuito, uma das concepções alternativas comuns em relação à eletricidade. Explique porquê. (valor: 3,0 pontos)

QUESTÃO ANTERIOR:

PADRÃO DE RESPOSTA.
a) A equação do gerador, E = V – Ri, mostra que a tensão (V) fornecida pela pilha é sempre menor do que da fem (E) da pilha, diferença que depende da sua resistência interna (R) e da intensidade da corrente elétrica (i) que a atravessa – nesse caso, da ordem de 1 A, aproximadamente. Por isso, mesmo com tensão nominal inferior à fem da pilha, essas “lâmpadas para uma pilha” não queimam.
 
Porque a pilha tem resistência interna, causando uma queda de tensão.

b) Com o aumento do número de lâmpadas, aumenta a intensidade da corrente (i) que passa pela pilha, e portanto, como visto no item a, a tensão (V) nos seus terminais diminui e com ela a potência dissipada no seu filamento de cada lâmpada. Logo, como o brilho depende diretamente da potência dissipada no seu filamento, à medida que se fecham as chaves C2, C3 e C4 o brilho da lâmpada L1 diminui. 

c) Embora o brilho das lâmpadas diminua à medida que as chaves são fechadas, em cada situação ele é o mesmo para todas as lâmpadas, o que mostra que não há “desgaste” da corrente elétrica em função da distância (a resistência dos fios nessa situação é desprezível).

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo