ENADE: A Lei de Proteção à Fauna, Decreto-lei n.º 5.197/1967, regulamentou a criação em cativeiro

ENADE: A Lei de Proteção à Fauna, Decreto-lei n.º 5.197/1967, regulamentou a criação em cativeiro das espécies de animais silvestres. Apesar disso, somente a partir da década de 80 os criadouros de capivara (Hydrochaeris hydrochaeris) passaram a ser legalizados.

Embora esse seja considerado o maior roedor vivente, podendo atingir 50 kg, e o mamífero que apresenta o maior potencial produtivo e as melhores condições para domesticação, a criação da capivara enfrenta problemas específicos e inerentes à exploração de uma nova espécie com fins econômicos, além de questões relacionadas à preservação da espécie.

Com o auxílio das informações do texto acima, julgue se os itens a seguir são VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).

1 (    ) Embora haja demanda para o consumo de carne de capivara, o sistema de beneficiamento e distribuição desse produto ainda é precário, devido à falta de fornecimento regular resultante do pequeno número de produtores e da baixa produção.

2 (    ) Animais criados em sistema intensivo de produção apresentam custo mais baixo do que aqueles criados em sistema extensivo, devido à utilização de tecnologias resultantes das pesquisas realizadas na área.

3 (    ) A capivara obedece a estrutura de grupo muito fechada, o que impede a transferência de fêmeas de um rebanho para outro e resulta na formação de rebanhos com elevado grau de endogamia. 

4 (    ) Como as capivaras precisam de uma grande área para o pastejo, um corpo de água permanente e uma área de abrigo seco, isso dificulta a obtenção de áreas adequadas para a criação dessa espécie em cativeiro.

5 (    ) A introdução, em um mesmo recinto, de dois ou mais grupos de capivaras capturados em diferentes localidades pode levar as fêmeas de grupos oponentes a matar os filhotes do                             outro grupo, o que dificulta a formação de plantéis mais numerosos.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
V, F, V, V, V

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.