ENADE: A temperatura corporal dos animais, tanto os ectotérmicos como os endotérmicos

ENADE: A temperatura corporal dos animais, tanto os ectotérmicos como os endotérmicos, está diretamente associada ao estoque de energia térmica por unidade de massa corporal armazenada. Esse estoque energético pode-se elevar por um processo denominado termogênese ou ser reduzido pela termólise.

Tanto a termogênese quanto a termólise envolvem três tipos de mecanismos: comportamentais, autônomos e adaptativos. Com relação a esses mecanismos, julgue se os itens a seguir são VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).

1 (    ) Os mecanismos comportamentais se referem a alterações nas funções orgânicas, como, por exemplo, no fluxo sanguíneo, na respiração e na ingestão de água e alimento.

2 (    ) Está relacionado aos mecanismos comportamentais o fato de um bovino, em dia de chuva e frio, posicionar-se de frente para o vento para diminuir a perda excessiva de calor corporal, porque, se ficar de costas, o vento penetrará entre os pelos, entrando diretamente em contato com a epiderme e, consequentemente, elevando a perda de calor corporal.

3 (    ) Os mecanismos adaptativos dizem respeito a alterações, em curto prazo, de características como tipo e coloração de pelame, pigmentação da epiderme, níveis hormonais.

4 (    ) Os mecanismos autônomos envolvem alterações nos hábitos dos animais, como, por exemplo, o deslocamento de um indivíduo de modo a maximizar ou minimizar sua exposição a uma fonte de energia térmica ambiental.

5 (    ) Reações como vasodilatação, sudorese e aumento da frequência respiratória são alterações orgânicas, inerentes ao processo de termólise, e estão relacionadas aos mecanismos autônomos.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
F, V, F, F, V

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.