ENADE: Marizete, de 27 anos de idade, é apresentadora de TV de uma emissora direcionada ao público jovem

ENADE: Marizete, de 27 anos de idade, é apresentadora de TV de uma emissora direcionada ao público jovem. Após poucos meses de trabalho, começou a queixar-se de rouquidão constante e cansaço ao falar. Afirma também que sua voz ficou mais grave. Por estar preocupada com sua voz, procurou o fonoaudiólogo por iniciativa própria.

Na entrevista, relatou que, por exigência do padrão da emissora, precisa falar mais rápido do que o usual. Na avaliação fonoaudiológica inicial, observou-se loudness habitual elevada, pitch agravado, faixa de extensão vocal reduzida, voz rouco-soprosa, velocidade de fala acelerada, valores de tempo máximo de fonação encurtados, articulação e modulação restritas, ressonância laringofaríngea e ataque vocal brusco. O exame otorrinolaringológico evidenciou nódulos nas pregas vocais.

Em relação ao caso de Marizete, julgue se os itens seguintes são VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F).

1 (    ) A primeira conduta a ser indicada é a intervenção cirúrgica, precedida de terapia vocal de curta duração e de orientações de higiene vocal para auxiliar na regressão da região nodular. 

2 (    ) A terapia fonoaudiológica como conduta principal ou complementar à intervenção cirúrgica nos casos de nódulos é reconhecidamente relevante.

3 (    ) Marizete pode beneficiar-se de uma proposta terapêutica que abranja cuidados com a voz, no tocante às noções de higiene vocal, além de tratamento farmacológico para nódulos.

4 (    ) A conduta terapêutica abrange, entre outras, técnicas com sons facilitadores para suavização da emissão e redução do foco laringofaríngeo e técnicas como bocejo e voz salmodiada para redução do ataque vocal brusco.

5 (    ) O prognóstico do tratamento de Marizete é bom tanto na reabilitação vocal como em uma abordagem combinada (cirurgia e reabilitação). Porém, há probabilidade de recorrência do quadro, se o comportamento vocal não for modificado ou se a terapia for insuficiente.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
F, V, F, V, V

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.