ENADE: A problemática de Antônio, descrita no texto VII, representa parte dos problemas de saúde

Texto VII – questões de 25 a 27

Antônio, 65 anos de idade, casado com Joana, três filhos, é vigia aposentado. Aos 60 anos de idade começou a apresentar perda de memória recente e esquecimento em situações domésticas, tais como fogão aceso, chave na porta e telefone fora do gancho.

Os filhos não moram mais com eles e raramente os visitam. Joana, 60 anos de idade, do lar, estava muito preocupada com a situação, pois vinha apresentando os mesmos sintomas, mas, em menor proporção.

Antônio e Joana viviam isoladamente das atividades oportunizadas na comunidade. Joana tomou a iniciativa de procurar uma unidade sanitária para pedir orientação. O médico que a atendeu encaminhou o casal para participar das atividades da 3.º idade desenvolvidas pela secretaria de ação social.

QUESTÃO 27
ENADE: A problemática de Antônio, descrita no texto VII, representa parte dos problemas de saúde que atingem a população idosa brasileira e aponta para a necessidade de os profissionais de saúde terem compreensão do perfil de morbimortalidade da população e das atribuições constitucionais do sistema único de saúde para propor programas e intervenções a partir das necessidades de saúde da população. Nesse sentido, observa-se que, no Brasil,

I coexistem padrões de distribuição de doenças crônico-degenerativas, de doenças infectocontagiosas e das conseqüências da obesidade, fome, violência e acidentes na população, cabendo aos serviços públicos de saúde promoverem a saúde e atuarem sobre os seus problemas em seus diferentes graus de complexidade.

II coexistem padrões homogêneos de distribuição de doenças crônico-degenerativas e contagiosas na população, devendo os serviços públicos de saúde darem prioridade ao controle das moléstias infectocontagiosas e à estruturação de serviços de alta complexidade tecnológica, contratando os serviços de reabilitação no setor filantrópico. 

III coexistem padrões de distribuição de doenças infectocontagiosas e crônico-degenerativas, exigindo-se do sistema público de saúde ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças, tratamento e reabilitação, incluindo procedimentos de alta densidade tecnológica, que, para sua efetivação, dependam da articulação de políticas sociais integradas.

Estão certos apenas os itens

A) Apenas o item I está certo.

B) Apenas o item II está certo.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
C) Apenas os itens I e III estão certos.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.