ENADE: Suponha que, em visita domiciliar feita a um senhor com 86 anos de idade, com síndrome de imobilidade

ENADE: Suponha que, em visita domiciliar feita a um senhor com 86 anos de idade, com síndrome de imobilidade, já restrito ao leito, deficit cognitivo grave e úlceras de pressão sacral e trocantéricas bilaterais, um fisioterapeuta tenha observado sinais claros de negligência e abuso por parte dos familiares (filho, nora e dois netos adolescentes).

Suponha, ainda, em relação a esse caso, que a assistente social da respectiva unidade básica de saúde (UBS) tenha informado que a aposentadoria recebida pelo paciente era parte essencial da renda familiar. Em face dessas considerações, analise as medidas terapêuticas propostas nos itens a seguir. 

I O paciente precisa ser imediatamente institucionalizado em um asilo e o filho deve ser denunciado às autoridades competentes.

II Junto com a equipe multidisciplinar da UBS, o fisioterapeuta deve entrevistar os familiares cuidadores e diagnosticar as dificuldades mais relevantes relativas ao cuidado do paciente, no que se refere a manuseio, transferências e manutenção dahigiene do mesmo, visando aliviar o ônus do cuidado.

III O fisioterapeuta informará ao médico responsável pelo caso a situação verificada, transferindo para ele a tomada de decisão sobre a possível institucionalização. 

IV Há necessidade de o fisioterapeuta promover campanha para angariar fundos para ajudar a família na contratação de um cuidador.

Com relação às medidas listadas acima, assinale a opção correta.

A) As medidas I e II são plausíveis, mas a II é a mais recomendada.

B) As medidas I e II são plausíveis, mas a I é a mais recomendada.

C) A medida III é plausível e a mais adequada para solucionar o problema.

D) A medida IV é plausível, mas não condiz com os preceitos éticos profissionais.

E) Todas as medidas apresentadas são plausíveis e adequadas para solucionar o problema.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
A) As medidas I e II são plausíveis, mas a II é a mais recomendada.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.