Prova de Enfermagem ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Enfermagem ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Enfermagem ENADE 2007 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 09 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE: Considere o gráfico, a tabela e as afirmações abaixo:

População com acesso a rede geral de abastecimento de água
por região − Brasil, 1980, 1991 e 2000

enade

No período, o percentual da população com acesso a rede geral de abastecimento de água

I. melhorou em todas as regiões do país. O acesso da população a esse serviço, traduz-se na redução da incidência de doenças de transmissão hídrica e, conseqüentemente, em menor número de óbitos no componente tardio do CMI, que diminuiu de uma maneira geral em todo o país.

II. aumentou 7% e 18%, respectivamente, nas regiões Norte e Sudeste. Na região Sudeste, o CMI passou de 57,7 para 22,2. Os dados sugerem que o acesso da população a esse serviço é um dos fatores que pode ser associado à queda do Coeficiente de Mortalidade Infantil.

III. foi semelhante nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, porém a queda da mortalidade infantil foi mais acentuada na região Nordeste. Os dados indicam que o acesso da população a esse serviço não interfere na mortalidade infantil.

IV. foi menor na região Sul e maior nas regiões Norte e Nordeste, comparado com as outras regiões. Os dados revelam que o CMI está diretamente relacionado com o acesso da população a esse serviço, porque o Coeficiente decresceu nas três regiões.

Com relação aos dados apresentados, está correto APENAS o que se afirma em

(A) IV.

(B) III e IV.

(C) II.

(D) I e II.

(E) I.


QUESTÃO 12
ENADE: O gráfico apresenta a relação da variação do volume do parênquima pulmonar, segundo a variação da pressão transpulmonar, em dois grupos de pacientes, conforme descrito na legenda.

enade

Considerando o gráfico e a atual Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, é correto afirmar que a alteração funcional e a porta de entrada da atenção à saúde do grupo de idosos são, respectivamente,

(A) elasticidade pulmonar diminuída e serviços especializados de média complexidade.

(B) fragilidade e serviços especializados de alta complexidade.

(C) fibrose pulmonar e atenção básica/Saúde da Família.

(D) atelectasia pulmonar e serviços especializados de alta complexidade.

(E) complacência pulmonar aumentada e atenção básica/Saúde da Família.


QUESTÃO 13
ENADE: Foi prescrita para uma criança 320 miligramas de Vancomicina, via intravenosa, de 12/12 horas. Cada frasco-ampola contém 0,5 grama. Quais são os cuidados de enfermagem que devem ser considerados para garantir a administração segura dessa droga?

(A) Reconstituir o medicamento em 5 mL de SF a 0,9%, aspirar 3,2 mL, rediluí-lo em 50 mL de SG a 5%, infundi-lo a 50 mL/h. Não associá-lo com aminoglicosídeo.

(B) Reconstituir o medicamento em 5 mL de água destilada, aspirar 3,2 mL, rediluí-lo em 80 mL de SF a 0,9%, infundilo a 40 mL/h. Associá-lo com anti-histamínico.

(C) Reconstituir o medicamento em 9 mL de SF a 0,9%, aspirar 6,4 mL, rediluí-lo em 50 mL de SF a 0,9%, infundi-lo a 25 mL/h. Associá-lo com penicilina.

(D) Reconstituir o medicamento em 10 mL de água destilada, aspirar 6,4 mL, rediluí-lo em 100 ml de SG a 5%, infundilo a 100 mL/h. Não associá-lo com aminoglicosídeo.

(E) Reconstituir o medicamento em 10 mL de água destilada, aspirar 3,2 mL, rediluí-lo em 100 mL de SG a 5%, infundilo a 150 mL/h. Não associá-lo com Anfotericina B.


QUESTÃO 14
ENADE: Mário, 40 anos, compareceu ao Pronto Socorro com queixa de cefaléia intensa e fotofobia. Na avaliação inicial, o enfermeiro mediu a pressão arterial utilizando um manguito com largura que correspondia a 40% da circunferência de seu braço e bolsa inflável de comprimento que envolvia 90% do braço.

Durante a deflação do manguito o enfermeiro auscultou o primeiro som (Fase I de Korotkoff) no valor de 138 mmHg na escala do manômetro, porém os sons persistiram até o zero, com abafamento no valor de 88 mmHg. Considerando as circunstâncias descritas e as observações realizadas, qual o registro correto relacionado com os valores da pressão arterial?

(A) PA = 135/85 mmHg.

(B) PA = 138/88 mmHg (manguito estreito em relação à circunferência do braço).

(C) PA = 135/0 mmHg.

(D) PA = 135/85/0 mmHg (manguito estreito em relação à circunferência do braço).

(E) PA = 138/88/0 mmHg.


QUESTÃO 15
ENADE: Ana, 55 anos, após herniorrafia inguinal, ficou cerca de 12 horas sem urinar e começou a apresentar eliminação freqüente de pequena quantidade de urina, além de bexiga palpável e sensação de desconforto em abdome inferior.

Considerando esse quadro clínico, a enfermeira da unidade cirúrgica prescreve:

I. Favorecer a micção, permitindo a paciente urinar sentada.

II. Estimular a micção por meio do barulho, visão da água corrente e irrigação do períneo com água morna.

III. Realizar cateterização vesical de alívio.

IV. Manter uso contínuo de fralda.

No caso de Ana, a prescrição contida no item

(A) I é contra-indicada no 1o pós-operatório.

(B) II não se aplica a esse quadro clínico.

(C) III deve ser precedida das prescrições contidas nos itens I e II.

(D) III deve ser realizada apenas por prescrição médica.

(E) IV deve ser precedida da prescrição contida no item I.


QUESTÃO 16
ENADE: Considere os fragmentos do discurso de um paciente: "... a caminho do centro cirúrgico, a maca atravessa corredores gelados, porém o frio dentro de mim não tem a ver com a temperatura do dia. Entre o apartamento e a mesa de operação tenho um longo caminho... Luto contra cada instante, tenho que chegar intacto à mesa. Preciso vencer alguns metros de corredores. Conto a possibilidade de vida por metros. Não sinto dor, indisposição, náuseas, eu poderia ter caminhado, ir batendo um papo...".

(Brandão apud Jouclas et al, 1998, p. 46)

Essa narrativa revela a assistência em grande parte dos hospitais no país. Mas, existem iniciativas no âmbito da assistência humanizada que preconizam:

I. Práticas mais flexíveis que atendam às necessidades dos pacientes, possibilitando, por exemplo, que caminhem até o centro cirúrgico.

II. Valorização da dimensão subjetiva da assistência, como o conforto, o acolhimento e a escuta empática, possibilitando, por exemplo, várias opções de transporte.

III. Priorização do cuidado interativo, da energia criativa, emocional e intuitiva, envolvendo, por exemplo, a inclusão da família no acompanhamento até a sala cirúrgica, desconsiderando aspectos técnicos e científicos.

IV. Articulação do cuidado técnico e científico, constituído pela enfermagem, com o cuidado ético e relacional efetivo, explicando ao paciente os motivos da obrigatoriedade desse tipo de transporte.

Considerando a assistência humanizada, está correto APENAS o que se afirma em

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


QUESTÃO 17
ENADE: Na reunião da Liga de Diabetes, a discussão deste mês foi sobre o caso de Paulo, de 18 anos. Ele apresenta diabetes mellitus tipo 1 e faz tratamento com o esquema insulina NPH + insulina ultra-rápida pré-prandial.

Foi orientado a realizar automonitorização da glicemia antes de cada refeição e ajustar a dose da insulina ultra-rápida, conforme o valor da glicemia observado.

Em consulta de retorno, os resultados dos exames e as informações de Paulo indicaram que os objetivos do tratamento foram alcançados, porém ele se queixou que está "cansado da rigidez no controle da glicemia e de tantas picadas diárias".

Frente ao relato, os alunos de graduação em enfermagem sugeriram as seguintes intervenções:

I. Confrontar o resultado da hemoglobina glicada com os resultados da glicemia pré-prandial a fim de certificar-se da adesão de Paulo ao controle orientado.

II. Substituir a automonitorização da glicemia por testes de glicosúria antes das refeições.

III. Manter a automonitorização domiciliar das glicemias como uma parte fundamental no tratamento.

IV. Analisar, conjuntamente com Paulo, seu esquema de alimentação, exercícios e medicação, visando a estabelecer uma forma alternativa de automonitorização domiciliar das glicemias.

Estão corretas APENAS as intervenções

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


QUESTÃO 18
ENADE: Sara, 42 anos, foi submetida à craniotomia para clipagem de aneurisma cerebelar esquerdo. Após a cirurgia, os sinais vitais estavam estáveis e ela se recuperava bem da anestesia geral.

No quarto dia, Sara apresentou um quadro de cefaléia, confusão e perda de força em mão direita. Seu nível de consciência deteriorou de forma acentuada e ela foi intubada e encaminhada à unidade de cuidados intensivos.

No momento encontra-se em ventilação mecânica, em jejum, SNG aberta, sonda vesical e cateter central. Dentre as intervenções de enfermagem, qual é a indicada para Sara?

(A) Promover aspiração endotraqueal em horários fixos.

(B) Manter a cabeceira elevada a 30° e alinhamento mento-esternal.

(C) Fechar SNG, se apresentar desequilíbrio hidroeletrolítico.

(D) Manter decúbito lateral com flexão de quadril superior a 90°.

(E) Realizar limpeza da incisão cirúrgica com clorexidina.


QUESTÃO 19
ENADE: A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher apresenta objetivos, metas, ações e estratégias para atingir os princípios de humanização e de qualidade da atenção.

Dentre outros, pode-se citar: "a capacitação técnica dos profissionais de saúde e funcionários dos serviços envolvidos nas ações de saúde para uso da tecnologia adequada, acolhimento humanizado e práticas educativas voltadas à usuária e à comunidade" (Brasil, 2004).

É relevante para essa capacitação considerar que:

I. a redução da morbi-mortalidade pelo câncer de mama requer do enfermeiro domínio da técnica do exame clínico e conhecimentos para incentivar a realização do auto-exame pelas mulheres; ação de eficácia cientificamente comprovada na prevenção primária da doença.

II. a vulnerabilidade para o câncer de colo de útero pode ser representada pela falta de conhecimento, portanto, não basta ao enfermeiro incrementar a oferta de colpocitologia oncótica na rede básica, é preciso sensibilizar e mobilizar a população feminina para a prática do autocuidado e do sexo seguro.

III. a assistência em planejamento familiar demanda fornecimento de anticoncepcionais e acompanhamento das usuárias, além de promoção de ações de educação em saúde e aconselhamento sobre concepção e anticoncepção, visando à escolha livre e informada das opções disponíveis tanto para os homens quanto para as mulheres.

IV. a redução da vulnerabilidade aos agravos à saúde sexual e reprodutiva das adolescentes requer desenvolvimento de ações educativas que abordem a sexualidade na perspectiva de gênero, classe e diferença social, de modo que a informação resulte em comportamento adolescente socialmente desejável.

Está correto APENAS o que se afirma em

(A) I e II.

(B) I e IV.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


QUESTÃO 20
ENADE: Paula, 16 anos, iniciou o atendimento pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) após teste de gravidez positivo.

Depois de algum tempo, a agente comunitária, responsável pela área em que se situa a residência de Paula, procurou a enfermeira da UBS dizendo que a adolescente "não havia realizado nenhum dos exames solicitados; tinha tentado interromper a gestação e, apesar de não estar passando bem, não procurou o hospital por medo de ser presa."

A enfermeira, então, decidiu realizar visita domiciliar, encontrando a gestante descorada, sem perdas vaginais, com epistaxe e sangramento gengival, ambos de moderada intensidade. Para a assistência à adolescente, a enfermeira corretamente suspeita de

(A) ameaça de abortamento, o que requer guia da UBS para o encaminhamento de Paula a ambulatório médico especializado de referência na área da saúde da mulher.

(B) infecção polimicrobiana associada a abortamento infectado, o que requer utilização do sistema regional de urgência e emergência para o encaminhamento de Paula a hospital de média complexidade.

(C) processo inflamatório decorrente de abortamento completo, o que requer o acompanhamento de Paula pela UBS e pelo serviço de referência para educação em saúde de adolescentes.

(D) processo infeccioso decorrente de abortamento incompleto e inevitável, o que requer guia da UBS para o encaminhamento de Paula a hospital de referência para procedimentos de baixa complexidade.

(E) distúrbio de coagulação associado a abortamento retido, o que requer utilização do sistema regional de urgência e emergência para o encaminhamento de Paula a hospital de média complexidade.


QUESTÃO 21
ENADE: Joana, terceira filha de mãe fumante crônica, nasceu de parto cesariana, com idade gestacional de 36 semanas, pesando 1800 gramas e com insuficiência respiratória moderada.

Segundo a Norma de Atenção Humanizada do Recém- Nascido (RN) de baixo peso: Método Mãe-Canguru (Portaria 693/2002), qual é a conduta correta da enfermeira no seu plano de assistência?

(A) Garantir a aplicação do método, após decisão consensual entre mãe, familiares e profissionais de saúde; e capacitar a família para reconhecer situações de risco do RN, nos primeiros 15 dias.

(B) Ensinar à mãe e à família os cuidados com o RN e assegurar à puérpera visita irrestrita no berçário; iniciar a segunda etapa do programa, caso a criança atinja ganho ponderal de 10 gramas/dia.

(C) Incentivar contato pele a pele entre a mãe e a criança, imediatamente após o parto, orientando a colocação do RN sobre o tórax da mãe para incentivar o aleitamento materno e estreitar o vínculo afetivo.

(D) Orientar a mãe e a família sobre as condições de saúde do RN, estimular livre e precoce acesso dos pais à Unidade Neonatal e propiciar o contato tátil sempre que possível, acompanhado pela equipe nos primeiros cinco dias.

(E) Iniciar as medidas para estímulo à amamentação, os cuidados com as mamas, a ordenha manual e a armanezagem e administração do leite ao RN.


QUESTÃO 22
ENADE: A enfermeira Tulipa orienta os auxiliares de enfermagem que prestam assistência às gestantes de alto risco a verificar a pressão sangüínea braquial em posição sentada, considerando que a pressão é mais baixa quando a gestante está deitada

PORQUE

na posição supina ocorre aumento do débito cardíaco, do fluxo sangüíneo útero-placentário, do fluxo sangüíneo renal e da excreção de água e sódio pela urina.

(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda afirmação é falsa.

(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.

(E) as duas afirmações são falsas.


QUESTÃO 23
ENADE: Lucas, quatro anos, foi admitido no Pronto Socorro Pediátrico apresentando freqüência respiratória de 55 incursões por minuto, temperatura de 38,8 °C, tosse intermitente e queixa de dor torácica à direita agravada pela inspiração profunda e que irradia para o abdome. Dentre os cuidados, a enfermeira colocou a criança em decúbito lateral direito e instalou uma tenda com oxigênio fria

PORQUE

a imobilização do tórax afetado reduz o atrito pleural, minimizando o desconforto, e a umidificação hidrata as vias aéreas, criando uma atmosfera que impede a redução de temperatura.

(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.

(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.

(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda afirmação é falsa.

(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.

(E) as duas afirmações são falsas.


Instruções: Considere o caso para responder às questões de números 24 e 25.

Alice tem 28 anos e chegou ao Pronto Socorro com seu filho Mateus de um ano e três meses, com história de duas internações hospitalares por pneumonia. A criança freqüenta uma creche municipal e há dois dias apresenta diarréia, febre intermitente, bradipnéia, vômito e perda de peso. Foi encaminhada pela Unidade Básica de Saúde com tratamento do Plano C para desidratação, já tendo recebido uma dose de antitérmico e recebendo soro de re-hidratação oral 15 mL/kg/hora por sonda nasogástrica. Após alguns exames clínicos e laboratoriais, Alice foi informada de que Mateus está com tuberculose pulmonar. Ao ser esclarecida de que o diagnóstico havia sido confirmado pela identificação do Bacilo de Kock no lavado gástrico, Alice mostrou-se convencida de que Mateus contraiu tuberculose há uma semana, através do leite materno de uma conhecida que o amamentou uma única vez. Alice foi orientada sobre a fisiopatologia, o tratamento e a prevenção da doença de Mateus.

QUESTÃO 24
ENADE: Considerando o pensamento do educador Paulo Freire, essa ação educativa teve qual abordagem e objetivo?

(A) Biologicista, com informações a respeito do modo de transmissão da doença para corrigir a convicção de Alice em relação ao meio pelo qual Mateus foi infectado.

(B) Dialógica, com a transformação dos saberes existentes, ajudando Alice a compreender por si mesma o modo de transmissão da tuberculose.

(C) Higienista, com a instituição de medidas de precaução para interromper a cadeia de transmissão da doença na família e na comunidade.

(D) Construtivista, com a demonstração à Alice de seu desconhecimento e a este atribuindo como uma das causas do adoecimento de Mateus, visando ao aprimoramento de sua conduta.

(E) Paternalista, com a inclusão de Alice num programa de apoio econômico, garantindo seus direitos e a construção de sua cidadania.


QUESTÃO 25
ENADE: Considere as ações a serem recomendadas pelas enfermeiras que atenderam Mateus no PS e na UBS:

I. Puncionar veia periférica em Mateus para instalar a hidratação na fase de expansão, colocar coletor de urina, iniciar balanço hídrico e inserir a mãe como uma unidade de cuidado.

II. Instalar cateter de oxigênio nasal FiO2 2 Litros/minuto, fazer controle da saturação de oxigênio, manter Mateus em quarto com pressão negativa e promover atividades para fortalecer vínculo mãe e criança.

III. Notificar o caso à Vigilância Epidemiológica do município, identificar sintomáticos respiratórios entre os comunicantes adultos e verificar a situação vacinal das crianças da creche e da família de Mateus.

IV. Realizar desinfecção da creche, manter o ambiente ventilado, restringir o uso dos brinquedos de pano e de pelúcia e realizar visita domiciliar supervisionando as condições de higiene e iluminação natural da casa de Mateus.

Estão corretas APENAS as ações apresentadas em

(A) I e III.

(B) I e II.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


QUESTÃO 26
ENADE: No Pronto Socorro Municipal, a população que aguardava atendimento revoltou-se ao perceber que um homem de 40 anos, casado e com quatro filhos, que estava na sala de espera, aproximadamente há 4 horas, faleceu antes de ser atendido.

Este acontecimento foi noticiado pela mídia e mobilizou os trabalhadores e o gestor do Pronto Socorro a discutirem propostas de melhoria do atendimento. Considerando os princípios norteadores da Política Nacional de Humanização, estiveram em pauta as seguintes ações:

I. Acolhimento da demanda por meio de critérios de avaliação de risco.

II. Garantia do acesso referenciado aos demais níveis de assistência.

III. Organização da fila de espera, considerando a idade do usuário.

IV. Definição de protocolos clínicos adequados.

Estão corretas APENAS as ações propostas em

(A) I e IV.

(B) I, II e III.

(C) I, II e IV.

(D) II, III e IV.

(E) III e IV.


QUESTÃO 27
ENADE: O diretor do Distrito de Saúde "Salveiros", após avaliar o Sistema Único de Saúde, concluiu que este não está atendendo satisfatoriamente o princípio básico da integralidade e solicitou que os enfermeiros gerentes das unidades de saúde da região apresentassem propostas para reversão dessa situação. Foram apresentadas as seguintes propostas:

I. A enfermeira do Pronto Socorro sugeriu que o PS tenha vacinas disponíveis para atender vítimas de acidentes evitando, com isso, que esses pacientes sejam encaminhados a outro serviço para receber esses cuidados profiláticos.

II. A enfermeira do Hospital Geral sugeriu a implantação da consulta de enfermagem na alta hospitalar com protocolos próprios que garantam ao paciente orientações sobre os cuidados necessários e a prevenção de novos agravos no período de convalescença.

III. A enfermeira da Unidade de Saúde da Família propôs a ampliação das equipes do PSF com a inclusão de profissionais das especialidades médicas mais procuradas pela população.

IV. A enfermeira da Unidade Básica de Saúde propôs a anulação da delimitação da área de abrangência, de modo que os pacientes procedentes de qualquer parte do município, e até fora dele, pudessem se vincular a qualquer unidade de sua escolha.

Estão corretamente articuladas com o conceito de integralidade do SUS APENAS as propostas

(A) I e II porque reduzem a dicotomia entre as ações curativas e preventivas nos serviços de saúde.

(B) III e IV porque oferecem mais serviços e a um maior número de pessoas.

(C) I e III porque os usuários atendidos por médicos especialistas na rede básica necessitarão, cada vez menos, de Pronto Socorro.

(D) III e IV porque prevêem o atendimento da população holisticamente.

(E) I e II porque não falam dos direitos do cidadão brasileiro e sim da ampliação de serviços.


QUESTÃO 28
ENADE: Após o cadastramento das famílias que compõem a área de abrangência de uma unidade de Saúde da Família, as equipes se reuniram para definir as estratégias de ação frente à problemática identificada: a elevada incidência de jovens usuários de drogas e de pessoas com transtorno mental e história de internação psiquiátrica.

Diante dessa situação, a equipe decidiu realizar uma pesquisa para conhecer as dificuldades das famílias em cuidar dos indivíduos com transtorno mental. Do ponto de vista metodológico, o que deve ser considerado para a execução dessa pesquisa?

(A) Considerar o sexo e a idade dos sujeitos como variáveis dependentes do estudo.

(B) Enviar questionários às famílias para avaliar o grau de confiabilidade do teste de hipótese.

(C) Implantar, antes da coleta de dados, um programa de capacitação das famílias para que se instrumentalizem quanto às formas de atenção.

(D) Aplicar às pessoas com transtorno mental um teste que avalie o seu desempenho cognitivo e categorize o tipo de atenção requerida.

(E) Elaborar um projeto justificando o problema, determinando objetivos e a trajetória metodológica.


QUESTÃO 29
ENADE: João, dependente de drogas e contaminado pelo vírus HIV, é atendido pela enfermeira do ambulatório de saúde mental.

Durante a consulta, revela que é enfermeiro da terapia intensiva da instituição e freqüentemente injeta metade da droga prescrita aos pacientes (opiácio) em si próprio. Considerando a situação descrita e os aspectos éticos e legais, preconiza-se que a enfermeira

I. esteja comprometida com a assistência de enfermagem a João, sem discriminação de qualquer natureza, abstendo-se de revelar esses informes confidenciais a pessoas que não estejam obrigadas ao sigilo.

II. assuma a assistência a João, cidadão pleno de direitos e deveres, e reflita que ele está sendo atendido como paciente e, como tal, independentemente de sua patologia, tem direito ao sigilo de suas informações e de seu diagnóstico.

III. garanta a assistência a João e comunique o caso à diretoria de enfermagem, considerando que ele pode cometer danos à própria vida, à de terceiros e ao patrimônio da empresa, por integrar o quadro funcional do hospital.

IV. comprometa-se com a assistência a João, mesmo sendo dilemática a situação, porém o denuncie ao Conselho Regional de Enfermagem, visando a cumprir os preceitos éticos e legais da profissão.

Está correto APENAS o que se afirma em

(A) III e IV.

(B) II e IV.

(C) II e III.

(D) I e II.

(E) I e III.


QUESTÃO 30
ENADE: Reginaldo, 46 anos, portador de doença renal crônica, vai iniciar hemodiálise três vezes por semana enquanto aguarda a chamada para se submeter a transplante renal.

Ele foi encaminhado para receber o esquema de vacinação contra hepatite B, na Unidade Básica de Saúde próxima de sua residência, onde recebeu a primeira dose de 2 mL de vacina por via intramuscular profunda.

A segunda dose foi administrada após intervalo de 30 dias, tendo sido agendada a terceira dose para 180 dias após a primeira, data em que Reginaldo se encontrava internado no hospital devido a uma intercorrência gastrintestinal. Sessenta dias após a data agendada compareceu à UBS e solicitou o reinício do esquema de vacinação porque havia ultrapassado os prazos estipulados no calendário.

Qual a conduta e a orientação corretas a serem oferecidas a Reginaldo?

(A) Reiniciar o esquema de três doses conforme solicitado pelo cliente porque a interrupção do esquema anula os anticorpos anteriormente produzidos.

(B) Dar continuidade ao esquema administrando a terceira dose e agendando a quarta dose, prevista para pacientes de grupos de risco, porque os pacientes nesta condição têm menor produção de anticorpos.

(C) Reiniciar o esquema e acrescentar uma quarta dose, seis meses após a terceira, porque na repetição do esquema o organismo demora mais tempo para desenvolver a memória celular contra a hepatite.

(D) Encerrar o esquema de vacinação administrando a terceira dose porque a ampliação do intervalo entre as doses supre a necessidade da quarta dose, se cumpridos os prazos iniciais.

(E) Substituir a vacinação por imunoglobulina específica uma vez que o esquema não pode ser reiniciado nem completado porque o paciente não é mais virgem da estimulação pelo antígeno.


QUESTÃO 31
ENADE: Antonio de Pádua, 25 anos de idade, foi levado à Unidade Básica de Saúde por um colega. Antonio trabalha há 90 dias em uma construção civil, apresenta-se hoje com febre e exantema maculopapular, acompanhado de linfadenopatia retroauricular, não relata história de vacinação contra rubéola. Reside em alojamento da empresa com outros 10 trabalhadores, visitou a esposa e as filhas no município vizinho há 30 dias.

O caso foi notificado como suspeita de rubéola. A enfermeira da UBS fez algumas considerações para orientar as medidas de controle e prevenção. Qual a alternativa que apresenta a justificativa e a decisão corretas?

enade


QUESTÃO 32
ENADE: Nadir, enfermeira auditora da Secretaria Municipal de Saúde de Castro Alves, analisou o consumo de hipoclorito de sódio 1% utilizado na desinfecção de artigos de inaloterapia das Unidades Básicas de Saúde e apresentou em reunião técnica o gráfico abaixo.

Média mensal de consumo de hipoclorito de sódio 1% e consumo mínimo mensal
esperado das UBS do município de Castro Alves, janeiro − junho de 2007

enade

Considerando o gráfico e que não houve mudança na quantidade de inalações realizadas no período de análise, é correto afirmar:

(A) A média mensal de consumo foi inferior ao esperado, portanto, há risco de disseminação de microrganismos patogênicos entre os usuários do serviço.

(B) Os dados não podem ser utilizados isoladamente, sendo necessário verificar a ocorrência de casos de doença respiratória nos usuários para estabelecer o grau de risco decorrente da provável baixa concentração do cloro.

(C) A média mensal de consumo foi menor que o esperado, mas não oferece risco de infecção respiratória aos usuários das unidades, porque nelas não há circulação de microrganismos altamente patogênicos.

(D) Os traçados das duas médias de consumo de hipoclorito se mantêm paralelos sugerindo que o padrão de desinfecção vem se mantendo sem o comprometimento da biossegurança.

(E) O consumo médio mensal de hipoclorito está abaixo do esperado porque algumas unidades estariam utilizando concentrações de cloro menores, compensando com a imersão do material por mais tempo, sem oferecer, entretanto, risco aos usuários.


QUESTÃO 33
ENADE: O enfermeiro da unidade de clínica médica do Hospital Cotinha necessita realizar a previsão mensal dos materiais utilizados em sua unidade.

Considerando que o consumo de equipos de soro nos últimos 3 meses foi de 330 unidades e o estoque de segurança de 20%, qual é a cota mensal adequada de equipos de soro para prover essa demanda?

(A) 396

(B) 300

(C) 132

(D) 110

(E) 100


QUESTÃO 34
ENADE: Os usuários da Unidade Básica de Saúde de Linha Rosa chegam às 5 horas para serem atendidos pelo médico a partir das 8 horas da manhã. Formam uma fila em frente ao posto e quem chega primeiro tem mais chance de ser consultado.

Os graduandos em enfermagem da Faculdade Nightingale, em estágio curricular na Linha Rosa, questionaram a organização do atendimento e sugeriram à equipe de saúde da Unidade que aplicasse os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH).

Como tais princípios eram desconhecidos, a gerente da Unidade solicitou aos graduandos que orientassem à equipe na implantação do PNH. Usando os princípios da educação permanente, as ações educativas a serem desenvolvidas devem priorizar a

(A) aprendizagem significativa, tendo em vista o conhecimento prévio dos trabalhadores da Linha Rosa referente à organização do serviço.

(B) transmissão vertical do conhecimento por meio de aulas expositivas sobre os princípios básicos da PNH.

(C) participação de integrantes de serviços humanizados, possibilitando a reprodução dessa experiência na Linha Rosa.

(D) memorização dos princípios básicos da PNH para posterior implantação pelos trabalhadores da Linha Rosa.

(E) explanação por especialistas que sintetize o conteúdo do PNH aos trabalhadores da Linha Rosa, agilizando o processo de implantação.


QUESTÃO 35
ENADE: O Centro Dia de Convivência de Idosos Vida Feliz com capacidade para atender 20 idosos, em cada período, teve aumento de procura por parte dos familiares de idosos que apresentam seqüelas de acidente vascular encefálico (AVE).

A equipe de saúde do Vida Feliz reuniu-se para planejar as ações necessárias para acolher esta demanda e optou por utilizar como instrumento a metodologia do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Considerando o PES, está corretamente correlacionado o momento com a respectiva ação a ser implementada pela equipe em:

enade


QUESTÃO 36
ENADE: A indústria automobilística Aston-Brasil, com 3000 funcionários, produz veículos automotores em quantidade para supriro mercado crescente e com qualidade para diferenciá-lo de seus competidores. No último trimestre, apresentou alto índice de acidente de trabalho, acarretando preocupação à administração da indústria.

A assistência à saúde dos trabalhadores sempre foi provida por uma equipe multiprofissional de saúde, que atua no ambulatório da indústria, cada profissional atendendo de forma independente em um consultório, sem interferências de uma área no trabalho da outra.

O enfermeiro Nero foi designado, pela administração, para avaliar a situação. Solicitou à equipe uma reunião para propor a articulação das ações de saúde para os trabalhadores da indústria e a integração dos profissionais na construção de planos de ações preventivas em saúde, o que gerou muitos conflitos na equipe.

A administração se dividiu discutindo duas propostas: a primeira, proibir Nero de reunir a equipe multiprofissional, pois cada profissional realiza de forma adequada seu trabalho individualmente, e a segunda, estimular Nero a realizar novas reuniões, entendendo que a manifestação de conflitos é saudável no trabalho em equipe.

Quais teorias de administração embasam, respectivamente, as propostas discutidas?

(A) das Relações Humanas e Científica.

(B) dos Sistemas e Clássica.

(C) Clássica e Científica.

(D) Estruturalista e das Relações Humanas.

(E) Científica e Estruturalista.


QUESTÕES 37 E 40 SEM RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,6,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,33185,advogado,1,agricultura,1,agronomia,3,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,3,arquivologia,1,arte,8,assistente social,1,atividade,265,atividade biologia,8,atividade ciências,63,atividade de português,53,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,141,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,63,biomedicina,5,bioquimica,1,blogger,3,bncc,2,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,7,ciencias,78,ciências contábeis,19,ciências da saúde,1,ciências econômicas,3,ciências sociais,2,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,2,comunicação social,1,concurso,286,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,378,design,4,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,146,direito administrativo,25,direito ambiental,2,direito civil,25,direito constitucional,26,direito do trabalho,22,direito eleitoral,1,direito empresarial,24,direito financeiro,1,direito penal,26,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,24,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,12,educação infantil,331,eleicoes,1,enade,160,encceja,24,enem,72,enfermagem,10,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,306,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,43,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,20,famerp,13,farmacia,5,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,4,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,3,formação geral,3,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,32,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,2,gestão financeira,2,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,habilidades bncc,29,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,55,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,13,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,2,matematica,110,matemática financeira,1,medicina,20,medicina legal,2,medicina veterinaria,4,meliuz,1,mtc,1,musica,2,música,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,8,o que e,2,oab,181,obmep,6,odontologia,7,outros,75,pedagogia,5,piaui,1,pnaic,10,portugues,145,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,2,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,634,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,2,provas cfc,6,provas concurso,105,provas enade,159,provas encceja,19,provas enem,25,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,7,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas nivel medio,9,provas nivel superior,40,provas oab,182,provas puc,3,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,14,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,4,provas uel,1,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,8,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,25,provas vestibular,211,psicologia,13,publicidade e propaganda,2,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,64,pucrj,1,questão agronomia,84,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,60,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biblioteconomia,15,questão biomedicina,67,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,53,questão ciências da computação,29,questão ciências econômicas,54,questão ciências sociais,24,questão comercio exterior,27,questão computação,74,questão comunicação social,24,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,271,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,2990,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,592,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,99,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biologia,894,questão de biomedicina,95,questão de ciências,664,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,4093,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,2675,questão de direito administrativo,195,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,143,questão de direito constitucional,190,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,120,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,121,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,151,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,130,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,448,questão de estatistica,24,questão de farmácia,193,questão de filosofia,189,questão de física,1128,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,132,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,107,questão de geografia,816,questão de história,1417,questão de informática,127,questão de inglês,989,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2100,questão de medicina,272,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de necropsia,20,questão de nutrição,160,questão de odontologia,127,questão de português,2883,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,188,questão de química,960,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,133,questão de terapia ocupacional,81,questão de vestibular,14826,questão design,37,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,294,questão do enade,2703,questão do encceja,660,questão do enem,1102,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,195,questão enfermagem,141,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão letras,38,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,53,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,53,questão servico social,55,questão slmandic,70,questão teatro,27,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,57,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,53,questões,29413,quimica,62,raciocínio lógico,7,radiologia,2,redacao,122,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,2,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,3,seguranca do trabalho,1,serviço social,4,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,terapia ocupacional,3,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,5,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,46,ueg,4,uel,180,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,18,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,27,vestibular,670,videos,5,vivo,1,zootecnia,3,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Enfermagem ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Enfermagem ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Enfermagem ENADE 2007 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-enfermagem-enade-2007-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-enfermagem-enade-2007-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo