Prova de Física ENADE 2008 com Gabarito

Prova de Física ENADE 2008 com Gabarito
Prova de Física ENADE 2008 com Gabarito

Prova de Física ENADE 2008 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2008 - QUESTÃO 11
No dia 19 de agosto de 2008 foi lançado, pelo foguete russo Proton Breeze M o I4-F3, um dos maiores satélites já construídos, que será utilizado para serviços de telefonia e Internet. O conjunto foguete + satélite partiu de uma posição vertical.

Sendo a massa m do satélite igual a 6 toneladas, a massa M do foguete igual a 690 toneladas e a velocidade de escape dos gases no foguete (v gases) igual a 1.500 m/s, qual é a quantidade mínima de gás expelida por segundo (Δ gases /Δt) para que o foguete eleve o conjunto no instante do lançamento?

(Considere g = 10 m/s²)

(A) 9,3 x 10³ kg/s 

(B) 4,6 x 10³ kg/s

(C) 2,3 x 10³ kg/s 

(D) 2,3 x 10² kg/s

(E) 2,2 x 10⁴ kg/s


ENADE 2008 - QUESTÃO 12
A figura abaixo representa o movimento de uma bola, em um plano vertical, registrado com uma fonte de luz pulsada a 20 Hz.

(As escalas vertical e horizontal são iguais.)

enade

Supondo que a aceleração da gravidade local seja igual a 10 m/s2 , qual é o módulo da componente horizontal da velocidade da bola?

(A) 2 m/s 

(B) 3 m/s 

(C) 4 m/s 

(D) 5 m/s 

(E) 6 m/s


ENADE 2008 - QUESTÃO 13

enade


Uma brincadeira de criança que mora perto de um riacho é atravessá-lo usando uma corda amarrada a uma árvore perto da margem.

Dependendo da resistência da corda, essa travessia pode não se concretizar. Para avaliar o perigo da travessia, pode-se usar como modelo o movimento do pêndulo, e calcular a tensão máxima que a corda pode suportar.

Considerando que a corda faz, inicialmente, um ângulo de 60° com a vertical, qual é a tensão máxima a ser suportada pela corda para que uma criança de 30 kg atravesse o riacho?

(Considere g = 10 m/s2 )

(A) 200 N 

(B) 300 N

(C) 600 N 

(D) 900 N

(E) 1.200 N


ENADE 2008 - QUESTÃO 14

enade

Um disco gira livremente, com velocidade angular , em torno de um eixo vertical que passa pelo seu centro. O momento de inércia do disco em relação ao eixo é I1.

Um segundo disco, inicialmente sem rotação, é colocado no mesmo eixo e cai sobre o primeiro disco, como mostra a figura. Após algum tempo, o atrito faz com que os dois discos girem juntos. Se o momento de inércia do segundo disco é I2, qual é a velocidade angular final de rotação do conjunto?

enade


ENADE 2008 - QUESTÃO 15
Uma jovem mãe prepara o banho para o seu bebê. Ela sabe que a temperatura da água da torneira é de 20 °C, e que a temperatura ideal da água para o banho é de 36 °C. Quantos litros de água fervendo a mãe deve misturar com a água da torneira para obter 10 litros de água na temperatura ideal para o banho?

(A) 2,5 

(B) 2,0 

(C) 1,5 

(D) 1,0 

(E) 0,5


ENADE 2008 - QUESTÃO 16
Cinco sensores foram utilizados para medir a temperatura de um determinado corpo. As curvas de calibração da resistência elétrica, em função da temperatura destes sensores, são apresentadas no gráfico abaixo.

enade

Analisando-se o gráfico, foram feitas as afirmativas a seguir.

I - O sensor (2) só deve ser utilizado para temperaturas superiores a 20 K.

II - Para temperaturas entre 1 K e 3 K apenas o sensor (5) pode ser utilizado.

III - Quando a resistência do sensor (1) atingir o valor de cerca de 7 Ω, o sensor (4) estará com uma resistência um pouco superior a 2 kΩ.

IV - O sensor (3) é o único a ser empregado para temperaturas na faixa de 20 K a 300 K.

São verdadeiras APENAS as afirmações

(A) I e II 

(B) I e IV 

(C) II e III 

(D) II e IV 

(E) III e IV


ENADE 2008 - QUESTÃO 17
Uma certa quantidade de um gás ideal ocupa um volume inicial Vi à pressão pi e temperatura Ti . O gás se expande até o volume Vf  (Vf  > Vi ), segundo dois processos distintos: (1) a temperatura constante e (2) adiabaticamente. 

Com relação à quantidade de calor Q fornecida, ao trabalho W realizado e à variação de energia interna E de cada processo, pode-se afirmar que

I- Q1  = Q2

II - Q1  > Q2

III - Δ E1  = Δ E2

IV - Δ E1  < Δ E2

V- W1  > W2

São verdadeiras APENAS as afirmações

(A) I e III 

(B) I e IV 

(C) II e V 

(D) III e V 

(E) IV e V


ENADE 2008 - QUESTÃO 18
Em 1816, o escocês Robert Stirling criou uma máquina térmica a ar quente que podia converter em trabalho boa parte da energia liberada pela combustão externa de matéria-prima. Numa situação idealizada, o ar é tratado como um gás ideal com calor específico molar Cv  = 5 R/2, onde R é a constante universal dos gases.

A máquina idealizada por Stirling é representada pelo diagrama P versus V da figura abaixo. Na etapa C → D (isotérmica), a máquina interage com o reservatório quente, e na etapa A → B (também isotérmica), com o reservatório frio. O calor liberado na etapa isovolumétrica D → A é recuperado integralmente na etapa B → C, também isovolumétrica. São conhecidas as temperaturas das isotermas T1  e T2 , os volumes VA e VB e o número de moles n de ar contido na máquina.

enade

Qual o rendimento do ciclo e sua variação total de entropia?

enade

enade

enade

enade

enade


ENADE 2008 - QUESTÃO 19
Em fins do século XVIII, a Academia de Ciências da França publicou o trabalho de C.A. de Coulomb intitulado “Primeira memória sobre a eletricidade e o magnetismo”, no qual foram relatados a construção de uma “balança de torção” e experimentos que relacionavam corpos carregados eletricamente com forças a distância entre esses corpos.

Posteriormente, M. Faraday concebeu um sistema de “linhas invisíveis” que existiriam no espaço entre as cargas elétricas, contribuindo para o desenvolvimento do conceito de campo elétrico.

Considerando esse contexto, analise as afirmações a seguir.

I - Para Coulomb, as interações elétricas eram forças a distância entre as cargas.

II - As linhas invisíveis de Faraday não correspondem às linhas de força de um campo elétrico.

III - O conceito de campo elétrico permitiu a substituição do conceito de ação a distância.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)

(A) I

(B) II

(C) III

(D) I e II

(E) I e III


ENADE 2008 - QUESTÃO 20
Qual das equações do eletromagnetismo apresentadas a seguir implica a não-existência de monopólos magnéticos?

enade


enade

ENADE 2008 - QUESTÃO 21 - ANULADA

ENADE 2008 - QUESTÃO 22
Uma onda se propaga em uma corda, representada na figura abaixo em dois momentos sucessivos. O intervalo de tempo entre esses dois momentos é de 0,2s.

enade

Com relação à propagação dessa onda, foram feitas as afirmativas a seguir.

I - A velocidade da onda é 40 cm/s.

II - A frequência da onda é 1,25 Hz.

III - As ondas estão defasadas de  enade

IV - As ondas estão deslocadas de meio comprimento de onda.

São corretas APENAS as afirmações

(A) I e II 

(B) I e IV 

(C) II e III 

(D) II e IV 

(E) III e IV


ENADE 2008 - QUESTÃO 23
Em uma experiência de interferência entre duas fendas iguais, utilizou-se um feixe de luz monocromática, de comprimento de onda λ = 500 nm, incidindo perpendicularmente ao plano que contém as fendas.

enade

O padrão de interferência observado no anteparo, posicionado a uma distância L = 1,0 m do plano das fendas, está representado na figura a seguir com a intensidade I em função da posição x.

enade

Considerando-se os dados apresentados, qual é a distância d entre as duas fendas?

(A) 1,70 cm

(B) 0,85 cm

(C) 1,50 mm

(D) 0,30 mm

(E) 0,15 mm


ENADE 2008 - QUESTÃO 24
Na flauta, o tubo sonoro ressoa notas diferentes, com freqüências diferentes, de acordo com o número de furos fechados pelos dedos do flautista.

enade

Com os furos todos tampados, é gerada a nota lá, de 440 Hz. Abrindo alguns furos, de modo a ressoar 2/3 do tubo, a freqüência, em hertz, será

(A) 145

(B) 293

(C) 660

(D) 880

(E) 1.000


ENADE 2008 - QUESTÃO 25
Microondas são ondas eletromagnéticas que, quando absorvidas pela água, geram calor no interior do alimento por aumentar a vibração de suas moléculas. Na porta de vidro de um forno de microondas existe uma rede metálica de proteção.

A rede metálica tem orifícios de 2 mm de diâmetro. Durante a operação, é possível ver o interior do forno. No entanto, o cozinheiro está protegido da radiação microondas.

A esse respeito, foram feitas as afirmativas a seguir.

I - A radiação com comprimento de onda no infravermelho próximo (~ 1 um) é bloqueada pela grade.

II - A largura dos orifícios é da ordem de grandeza do comprimento de onda da luz visível.

III - A rede metálica impede a transmissão das microondas, mas não impede a transmissão da radiação visível, por causa da diferença entre as frequências.

IV - O comprimento de onda da radiação microondas é maior do que o da luz visível.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

(A) I

(B) II

(C) III

(D) I e II

(E) III e IV


ENADE 2008 - QUESTÃO 26
Sobre o Modelo Atômico de Bohr, são feitas as seguintes afirmações:

I - o átomo é composto de um núcleo e de uma eletrosfera;

II - o momento angular orbital do elétron é um múltiplo inteiro de h/2π , onde h é a Constante de Planck;

III - a frequência da radiação eletromagnética emitida pelo átomo varia continuamente entre os dois valores correspondentes às órbitas de maior e menor energia.

Para Böhr, é verdadeiro SOMENTE o que se afirma em

(A) I 

(B) II

(C) III 

(D) I e II

(E) II e III

GABARITO.

ENADE 2008 - QUESTÃO 27
A radiação térmica emitida por estrelas pode ser modelada como semelhante à de um corpo negro. A radiância espectral do corpo negro é máxima para uma frequência ou comprimento de onda.

A Lei de Wien estabelece uma relação entre esse comprimento de onda λ máx e a temperatura absoluta T do objeto, através de uma constante determinada, experimentalmente, como igual a 2,9 x 10-³ m.K.

Usando a Lei de Wien para a estrela Polar, com λ máx= 350 nm, qual a temperatura absoluta dessa estrela, em milhares de kelvins?

(A) 1,7 

(B) 3,9

(C) 5,7 

(D) 8,3

(E) 11,0


ENADE 2008 - QUESTÃO 28
Em relação à Teoria da Relatividade Restrita, analise as afirmações a seguir.

I - O módulo da velocidade da luz no vácuo é independente das velocidades do observador ou da fonte.

II - A Teoria Eletromagnética de Maxwell é compatível com a Teoria da Relatividade Restrita.

III - As leis da Física são as mesmas em todos os referenciais inerciais.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) III, apenas.

(D) I e III, apenas.

(E) I, II e III.


ENADE 2008 - QUESTÃO 29
Do ponto de vista da Física Moderna, a respeito do espectro de energias do oscilador harmônico, são feitas as seguintes afirmações:

I - o espectro de energia é contínuo;

II - o espectro de energia é discreto;

III - em acordo com o Princípio da Correspondência de Bohr, para grandes números qüânticos a separação de energias entre dois níveis consecutivos torna-se desprezível quando comparada com estas energias.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

(A) I

(B) II

(C) III

(D) I e II

(E) II e III


QUESTÃO 30 - RESOLUÇÃO NÃO ENCONTRADA

COMPONENTE ESPECÍFICO - BACHARELADO

ENADE 2008 - QUESTÃO 31
Uma dada molécula orgânica, em determinada diluição, apresenta o espectro de absorvância descrito pela figura abaixo.

enade

Supondo que esta molécula possa ser tratada como uma estrutura linear em que quatro elétrons estejam aprisionados em um poço quântico infinito, qual o valor estimado de L?

enade

(A) 0,6 nm

(B) 1nm

(C) 0,6 um

(D) 1 um

(E) 2 um


ENADE 2008 - QUESTÃO 32
Num dia de chuva, uma nuvem eletricamente carregada pode se descarregar produzindo relâmpagos.

Uma nuvem típica se encontra a uma altura de 5.000 m do solo, com uma diferença de potencial de 10 milhões de volts em relação ao solo.

Em um laboratório, uma estudante de Física realiza uma experiência para medir a rigidez dielétrica do ar seco usando um capacitor de placas planas e paralelas cuja distância entre as placas pode ser variada.

Mantendo uma diferença de potencial constante entre as placas e iguais a 24 kV, a estudante diminui lentamente a distância entre elas até que, na distância de 0,8 cm, observa uma centelha no ar entre as placas.

Quais são os valores do campo elétrico entre a nuvem e o solo e da rigidez dielétrica do ar seco, respectivamente?

(A) 2,0 kV/m e 3,0 x 106V/m

(B) 2,0 kV/m e 1,9 x 10  V/m

(C) 5,0 kV/m e 3,0 x 10  V/m

(D) 10 kV/m e 3,0 x 10 V/m

(E) 20 kV/m e 1,9 x 10 V/m


ENADE 2008 - QUESTÃO 33
Quando uma onda eletromagnética plana penetra em um meio material, a sua amplitude decai com a distância de penetração, ou seja, ela tem a sua amplitude atenuada pelo meio.

A profundidade de penetração da onda (δ) é a profundidade na qual a intensidade do campo foi reduzida a aproximadamente 1/3 do valor inicial. Define-se a profundidade da penetração como:

enade
onde
σ é a condutividade do meio;
μ é a permeabilidade magnética do meio;
ω é a frequência angular da onda.

Para onda com frequência específica ω0 , a condutividade na prata é σ prata= 3x10−⁷  (mΩ) −¹  e no mar é σmar= 4,0 x 10−⁷  (mΩ) −1 , e para ambos é μ = 4π x 10−7  N/A².

A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

I - A penetração da onda é maior na prata do que no mar.

II - Para um meio condutor com condutividade constante, uma onda com menor comprimento de onda tem uma profundidade de penetração maior do que outra onda com maior comprimento de onda.

III - A uma profundidade de 2 δ da superfície, a sua amplitude será aproximadamente 10% da amplitude original.

Estão corretas SOMENTE as afirmações

(A) I

(B) II

(C) III

(D) I e III

(E) II e III


QUESTÃO 34 - ANULADA

ENADE 2008 - QUESTÃO 35
Um metal unidimensional tem um elétron de condução por átomo a temperatura T = 0 K. O espaçamento interatômico no metal é D. Supondo que os elétrons movem-se livremente, qual é a energia de Fermi EF?

( =h/2π é a Constante de Planck e m é a massa do elétron)

enade


ENADE 2008 - QUESTÃO 36
O LHC (Large Hadron Collider), acelerador de partículas que entrou em operação este ano, busca uma nova Física na escala de até 14 TeV. A principal busca é pela partícula chamada Higgs, que supostamente gera as massas das partículas responsáveis pela interação nuclear fraca, como o W⁺ e o W⁻. Essas partículas são muito massivas se comparadas a outras como o próton e o elétron. Suas massas de repouso são da ordem de 82 GeV.

Elas serão geradas em quantidade no LHC e com energias que podem chegar, em um experimento típico, a 500 GeV para o W⁺ ou o W⁻. Essas partículas são muito instáveis, pois decaem rapidamente. Estima-se que suas vidas médias sejam de 3 x 10⁻²⁵s, em seu referencial de repouso.

No referencial do laboratório (LHC), qual seria sua vida média, num experimento típico?
(Dados: 1 TeV = 10³ GeV = 10¹² eV 1eV = 1,6 x 10⁻¹⁹J)

(A) 9 x 10⁻²⁵s

(B) 18 x 10⁻²⁵s

(C) 27 x 10⁻²⁵s

(D) 3 x 10⁻²⁴s

(E) 18 x 10⁻²⁴s


ENADE 2008 - QUESTÃO 37
O urânio natural presente na Terra é uma mistura de ²³⁸U (99,3%) e ²³⁵U (0,7%). A vida média do ²³⁸U é 4,5 bilhões de anos e a do ²³⁵U é 1,0 bilhão de anos. Supondo que, na explosão de uma supernova, esses isótopos tenham sido produzidos em quantidades iguais, há quanto tempo, em anos, deve ter ocorrido essa explosão?
(Considere ln(99,3/0,7) = 5)

(A) 6 mil 

(B) 20 milhões

(C) 1 bilhão 

(D) 6 bilhões

(E) 15 bilhões


ENADE 2008 - QUESTÃO 38
O céu é azul devido ao espalhamento da luz solar pelas moléculas da atmosfera distribuídas de forma inomogênea. Este espalhamento, denominado Espalhamento Rayleigh, também importante em propagação de luz em fibras ópticas, varia com o inverso da quarta potência do comprimento de onda (1/λ⁴) . 

Considerando essas informações, analise as explicações dos fenômenos apresentados a seguir.

I - Em propagação de luz em fibras ópticas de vidro, o Espalhamento Rayleigh é responsável por uma atenuação maior da intensidade na transmissão óptica para comprimentos de onda da luz visível do que para a radiação infravermelha.

II - A cor avermelhada do pôr do sol ocorre porque, ao entardecer, os raios solares incidem tangencialmente à superfície da Terra e as cores de maior freqüência não conseguem atravessar toda a extensão da atmosfera. 

III - A cor azul do céu ocorre porque a luz solar, ao passar pela atmosfera, sofre um espalhamento maior para as radiações de menor comprimento de onda do que para as de maior comprimento de onda.

Está(ão) correta(s) a(s) explicação(ões)

(A) I, apenas.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.


QUESTÃO 39 - RESOLUÇÃO NÃO ENCONTRADA

QUESTÃO 40 - RESOLUÇÃO NÃO ENCONTRADA

ENADE 2008 - QUESTÃO 41
Para avaliar se os estudantes haviam superado concepções comuns às da teoria medieval do impetus em relação à compreensão dinâmica da situação estudada, o professor propôs o problema apresentado a seguir.

Uma bola de futebol é lançada verticalmente para cima, a partir do telhado de um edifício de altura h0, com velocidade v0 . Apresente uma explicação relativa ao lançamento, que leve em conta a resistência do ar. 

Qual das seguintes seria a resposta típica de um aluno dito “newtoniano”?

(A) A força com que a bola foi lançada diminui com o tempo, até se igualar, na posição de altura máxima, à soma das forças peso e atrito com o ar.

(B) A força com que a bola foi lançada diminui pela ação do atrito com o ar, até se igualar ao peso da bola na posição de altura máxima.

(C) As forças que agem sobre a bola após o lançamento agem no sentido contrário ao movimento na subida, e afavor do movimento, na descida.

(D) As forças que agem sobre a bola após o lançamento agem no sentido contrário ao movimento na subida, e em ambos os sentidos, na descida.

(E) As forças que agem sobre a bola após o lançamento agem no mesmo sentido que o movimento na subida e na descida.


ENADE 2008 - QUESTÃO 42
Hertz, no experimento em que evidenciou a existência das ondas eletromagnéticas, notou que a descarga elétrica no sensor era mais facilmente percebida quando este era iluminado com luz de freqüência acima de um certo valor.

A explicação de Einstein para este efeito, denominado fotoelétrico, considera que

(A) o aumento da intensidade da luz implica um aumento do número de fótons de mesma energia que incide sobre o sensor.

(B) o intervalo de tempo entre a chegada da luz ao sensor e a emissão dos elétrons é diferente de zero.

(C) a luz se comporta como onda no momento em que ocorre o efeito.
 
(D) a energia dos elétrons que saem do sensor depende diretamente da intensidade de luz incidente.

(E) a energia do fóton incidente é igual à energia cinética do elétron atingido.


ENADE 2008 - QUESTÃO 43
Há uma variedade de possibilidades e tendências do uso de estratégias de ensino frutíferas para se ensinar de modo significativo e consistente. Uma abordagem construtivista a ser adotada no laboratório didático é a que apresenta situações experimentais destinadas a que os alunos

(A) verifiquem e confirmem leis e teorias da Física, previamente ensinadas.

(B) revelem qualitativamente suas idéias prévias.

(C) exemplifiquem o uso da metodologia científica na produção da ciência.

(D) redescubram a ciência produzida por cientistas.

(E) evitem o desenvolvimento de concepções alternativas à científica.


ENADE 2008 - QUESTÃO 44
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) redirecionaram a Física, no Ensino Médio, para estimular, nos alunos, o interesse por conhecer o mundo físico a partir de procedimentos para formar cidadãos autônomos intelectualmente.

Considerando esse referencial, analise as seguintes abordagens presentes em materiais didáticos:

I - procedimentos de pesquisa de concepções de senso comum;

II - privilégio de aspectos teóricos;

III - utilização de novo saber em sua dimensão aplicada;

IV - apresentação do conhecimento como fruto da genialidade dos cientistas.

Para selecionar materiais didáticos que atendam às orientações dos PCN para o Ensino Médio, devem ser consideradas APENAS as abordagens

(A) I e III 

(B) I e IV

(C) II e III 

(D) II e IV

(E) III e IV


ENADE 2008 - QUESTÃO 45
Calor e temperatura são conceitos estatísticos ligados às propriedades coletivas das partículas que constituem os corpos: a temperatura está ligada à energia cinética média das partículas e o calor, às trocas de energia entre os constituintes dos corpos.

Ao utilizar em aula um termoscópio, o professor, associando discussões históricas ao experimento, possibilitará que seus alunos distingam os conceitos de temperatura e calor, ao constatarem que, quando ele segura o termoscópio, o nível do líquido

(A) aumenta, caso a temperatura do professor seja superior à do ambiente.

(B) aumenta, caso a temperatura do professor seja igual à do ambiente.

(C) aumenta, para qualquer temperatura ambiente.

(D) não se altera, caso a temperatura do professor seja menor que a do ambiente.

(E) diminui, caso a temperatura do professor seja maior que a do ambiente.


QUESTÃO 46 - ANULADA

ENADE 2008 - QUESTÃO 47
O desenvolvimento da ação educativa a partir da construção de projetos político-pedagógicos tornou-se uma obrigação para as escolas. Neste contexto, a Física deve participar, aproveitando os momentos pedagógicos para trabalhar seus conteúdos. Numa escola hipotética, a realização de uma peça teatral é um desses momentos.

Os professores de Física resolvem trabalhar, assim, com o tema estruturador 4 dos PCN+: Som, Imagem e Informação. O projeto da Física trabalhará com a iluminação do palco, sem esquecer as diretrizes do cenógrafo. As características do teatro são: as paredes do palco, quando iluminadas com luz verde e vermelho misturadas, ficam amarelas, e o piso, quando iluminado com luz verde e azul, misturadas, fica ciano.

As cores das paredes do palco e do piso, respectivamente, são:

(A) amarelo e azul. 

(B) amarelo e amarelo.

(C) verde e magenta. 

(D) azul e branco.

(E) branco e branco.


ENADE 2008 - QUESTÃO 48
No vocabulário pedagógico do MEC, presente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), interdisciplinaridade, contextualização e autonomia são três pilares fundamentais da Educação. Nessa perspectiva, procurando seguir as orientações oficiais dos PCN, os currículos escolares apresentam algumas das recomendações abaixo.

I - A interdisciplinaridade não deve preceder a disciplinaridade.

II - Uma referência fundamental é considerar o que o jovem precisa para viver em um mundo tecnológico complexo e em transformação.

III - As disciplinas afins devem ser agrupadas em uma única disciplina.

IV - A lista de tópicos dos programas não deve ser o foco principal.

Estão de acordo com as orientações oficiais APENAS os currículos que seguem as recomendações

(A) I e II 

(B) I, II e III

(C) I, II e IV 

(D) I, III e IV

(E) II, III e IV


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,289,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,58,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,211,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,461,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,5,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,349,eleicoes,1,enade,388,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,161,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1421,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,285,provas da univesp,2,provas enade,387,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,3,provas nível médio,26,provas nível superior,158,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,38,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9834,questão de conhecimento geral,30,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,224,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4475,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5296,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,467,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,129,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,160,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,128,questão de vestibular,29906,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8515,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,130,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,81,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,61103,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,6,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,2,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,7,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Física ENADE 2008 com Gabarito
Prova de Física ENADE 2008 com Gabarito
Prova de Física ENADE 2008 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-fisica-enade-2008-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-de-fisica-enade-2008-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo