Prova de Terapia Ocupacional ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Terapia Ocupacional ENADE 2007 com Gabarito

Prova de Terapia Ocupacional ENADE 2007 com Gabarito

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 11
ENADE: Na avaliação de atividades de vida diária de uma mulher com transtorno mental (psicose), realizada por um terapeuta ocupacional, foram observados os comportamentos listados a seguir.

enade

Com base na abordagem cognitiva comportamental segundo Hagendorn (1999), assinale a opção que corresponde a uma conduta correta do terapeuta ocupacional em relação a essa paciente.

A) Permitir que a paciente tome banho quando desejar, evitando contrariá-la, mas estabelecer o tempo de duração do banho.

B) Oferecer estratégias que possibilitem à paciente fazer uso de dinheiro segundo suas necessidades.

C) Reestruturar a rotina de alimentação da paciente, facilitando o seu conhecimento acerca do papel da ansiedade nessa situação.

D) Construir alternativas de percursos e deslocamentos a serem realizados pela paciente, tendo o hospital como referência cotidiana.

E) Abordar as dificuldades da paciente, fazendo-a refletiracerca das suas emoções e formas de se comunicar.

GABARITO. C) Reestruturar a rotina de alimentação da paciente, facilitando o seu conhecimento acerca do papel da ansiedade nessa situação.

QUESTÃO 12
ENADE: Para um usuário de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que apresenta dificuldades em lidar com o cotidiano, principalmente na relação com o outro, e perda de interesse e de condições básicas para a realização de atividades laborais, as estratégias que devem ser disponibilizadas pelo terapeuta ocupacional, na perspectiva da reabilitação psicossocial, incluem o(a)

I. utilização dos dispositivos de suporte de proteção social encontrados na comunidade.

II. treinamento de novas habilidades profissionais com o objetivo de reinserção no mercado de trabalho.

III. participação em oficinas com o objetivo de favorecer novas aprendizagens e socialização.

IV. participação em dinâmicas grupais, priorizando a liberação de sentimentos, a partir do uso de atividades expressivas.

Assinale a opção correta.

A) Apenas um item está certo.

B) Apenas os itens I e II estão certos.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e IV estão certos.

E) Apenas os itens III e IV estão certos.

GABARITO. C) Apenas os itens I e III estão certos.

QUESTÃO 13
ENADE: Em uma situação de descentralização das ações relacionadas à saúde mental por meio do Programa de Saúde da Família (PSF), as atribuições da equipe básica, visando-se à detecção precoce dos transtornos mentais, incluem

I. mapear as ocorrências de casos em saúde mental.

II. fazer psicodiagnóstico precoce em saúde mental.

III. realizar exame de função mental durante as visitas domiciliares.

IV. encaminhar os pacientes para os serviços de saúde mental da rede.

V. encaminhar os pacientes para os grupos de orientação nas unidades básicas de saúde (UBS).

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) III e V.

E) IV e V.

GABARITO. B) I e IV.

QUESTÃO 14
ENADE: De acordo com a concepção adotada por Saraceno (1996) para aumentar a contratualidade social nos processos de reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais e considerando as ações inclusivas que apontam essa possibilidade em uma perspectiva cidadã, julgue os itens a seguir.

I. Os espaços de convivência devem ser ampliados como condição para a aquisição de novas habilidades.

II. O espaço de moradia deve ser considerado como parte integrante do projeto terapêutico.

III. Deve-se considerar as ações interativas na perspectiva biopsicossocial como um somatório das abordagens terapêuticas.

IV. Devem ser implementadas ações que permitam a “intermitência do sofrimento”, conforme o paradigma da neuropsiquiatria.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. A) I e II.

QUESTÃO 15
ENADE: Joana, de 35 anos de idade, casada, mãe de 3 filhos, cozinheira desde os 15 anos de idade, depois de sentir, por 3 anos, dores persistentes nos membros superiores (MMSS), procurou um médico do trabalho, visto que já não conseguia realizar seus afazeres profissionais. Foi encaminhada a um terapeuta ocupacional que indicou, como estratégia de intervenção, ações conjugadas de educação em saúde e em terapia ocupacional.

Na situação em apreço, seria correto que as ações indicadas pelo terapeuta ocupacional incluíssem

I. treinamento para aquisição de formas adequadas de execução das atividades de vida diária (AVDs).

II. reorientação para a realização das atividades de vida prática (AVPs) a partir das necessidades apontadas por Joana.

III. realização de ginástica laboral para o fortalecimento de grupos musculares dos MMSS.

IV. orientação para o aumento da consciência corporal na execução das atividades de trabalho. Assinale a opção correta.

A) Apenas os itens I e II estão certos.

B) Apenas os itens I e III estão certos.

C) Apenas os itens II e IV estão certos.

D) Apenas os itens III e IV estão certos.

E) Pelo menos três dos itens apresentados estão certos.

GABARITO. C) Apenas os itens II e IV estão certos.

QUESTÃO 16
ENADE: De acordo com informações de 2005 do Ministério da Saúde e do Ministério do Trabalho e Emprego e da Previdência e Assistência Social, as dificuldades mais freqüentes para implementação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) no Sistema Único de Saúde (SUS) são causadas principalmente por problemas intra-setoriais. Considerando esse contexto, julgue os itens a seguir.

I. Os serviços de saúde da rede própria (hospitais e emergências) não estão equipados para atender acidentes de trabalho.

II. Nem todos os profissionais de saúde conhecem os riscos e agravos à saúde relacionados com o trabalho.

III. O Seguro Acidente de Trabalho (SAT) impede que o SUS ofereça cobertura assistencial ao trabalhador acidentado.

IV. Verifica-se insuficiência técnica e política dos gestores para a definição de processos de informação e referência no âmbito do SUS.

Assinale a opção correta.

A) Apenas os itens I e II estão certos.

B) Apenas os itens I e III estão certos.

C) Apenas os itens II e IV estão certos.

D) Apenas os itens III e IV estão certos.

E) Pelo menos três dos itens apresentados estão certos.

GABARITO. C) Apenas os itens II e IV estão certos.

QUESTÃO 17
ENADE: As lesões por esforços repetitivos e as doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (LER/DORT) são afecções que podem acometer tendões, sinóvias e músculos, com ou sem degeneração dos tecidos, e atingem principalmente os membros superiores, a região escapular e o pescoço. Elas decorrem de inúmeros fatores relacionados tanto às condições de trabalho quanto à organização do trabalho. A partir dessa consideração, é correto afirmar que as ações de proteção e tratamento implementadas pelo terapeuta ocupacional no campo da saúde do trabalhador incluem

I. a análise dos fatores de risco em dada situação de trabalho e ações de terapia ocupacional para adaptação do trabalhador.

II. a execução, no local de trabalho, de abordagens terapêuticas voltadas para a recuperação da função ocupacional.

III. o controle das condições inadequadas do trabalho, com programas de orientação da cultura organizacional.

IV. a avaliação dos postos de trabalho e orientação quanto aos processos de adoecer e morrer no e pelo trabalho.

Assinale a opção correta.

A) Apenas os itens I e II estão certos.

B) Apenas os itens I e III estão certos.

C) Apenas os itens II e IV estão certos.

D) Apenas os itens III e IV estão certos.

E) Pelo menos três dos itens apresentados estão certos.

GABARITO. D) Apenas os itens III e IV estão certos.

QUESTÃO 18
ENADE: De acordo com a Organização Mundial de Saúde (2002), o envelhecimento ativo é o processo de otimizar as oportunidades para a saúde, participação e segurança, com o objetivo de se intensificar a qualidade de vida da pessoa que envelhece. Nesse sentido, o terapeuta ocupacional, nas ações destinadas a pessoas idosas, deve

I. promover os pontos bem-sucedidos do envelhecimento para uma abordagem proativa e promocional.

II. caracterizar o repertório de atividades que constituem o universo de interesses das pessoas idosas.

III. trabalhar na perspectiva da promoção primária da saúde, que objetiva o bem-estar da população e a prevenção de doenças e incapacidades.

IV. considerar que a velhice, assim como outras etapas do desenvolvimento humano, inclui perdas e ganhos.

Assinale a opção correta.

A) Apenas os itens I, II e III estão certos.

B) Apenas os itens I, II e IV estão certos.

C) Apenas os itens I, III e IV estão certos.

D) Apenas os itens II, III e IV estão certos.

E) Todos os itens estão certos.

GABARITO. E) Todos os itens estão certos.

Texto para as questões de 19 a 21

Dalva, de 73 anos de idade, foi internada em uma enfermaria geriátrica devido a um declínio do estado funcional e à ocorrência de múltiplas quedas. Ela sofre de artrite reumática nos MMSS e inferiores (MMII). Vive com a filha, o genro e a neta, de 10 anos de idade. Foi encaminhada à terapia ocupacional para orientação quanto às AVDs e aos problemas relacionados à segurança. Na avaliação, o terapeuta ocupacional identificou que Dalva precisa de um mínimo de pistas verbais e moderada ajuda física para iniciar o banho e vestir-se; necessita de assistência integral para lavar e pentear os cabelos; locomove-se com ajuda moderada enquanto usa um andador; não consegue, quando de pé, erguer qualquer uma das pernas mais que 5 cm do chão; é independente para impulsionar sua cadeira de rodas manual sobre superfícies lisas, porém o faz com esforço; em 30% das vezes em que necessita usar o freio da cadeira, deixa de fazê-lo; apresentou-se motivada para retornar para casa e receptiva às novas estratégias para realizar suas atividades anteriores. Referiu que não aprendeu a preparar refeições na cadeira de rodas, mas que é bastante relevante que o consiga, pois precisa preparar a refeição para si e sua neta, enquanto a filha e o genro estão fora.

QUESTÃO 19
ENADE: Considerando o caso hipotético descrito no texto, o terapeuta ocupacional deve

I. analisar os contextos físico, social e cultural em que Dalva se insere, uma vez que eles afetam o grau e o tipo de envolvimento dela nas áreas de desempenho.

II. investigar a concepção de Dalva a respeito de independência, a qual não é valorizada da mesma forma por todos os indivíduos, e incorporar, na sua abordagem, os valores dessa paciente e de sua família.

III. utilizar com Dalva uma abordagem descendente no processo de avaliação, que priorize os componentes de desempenho e os relacione ao desempenho ocupacional dessa paciente.

Assinale a opção correta.

A) Apenas um item está certo.

B) Apenas os itens I e II estão certos.

C) Apenas os itens I e III estão certos.

D) Apenas os itens II e III estão certos.

E) Todos os itens estão certos.

GABARITO. B) Apenas os itens I e II estão certos.

QUESTÃO 20
ENADE: Ainda com relação ao processo de avaliação de Dalva, julgue se cada item a seguir apresenta uma correta associação entre um aspecto a ser avaliado pelo terapeuta ocupacional e a ação que ele poderia adotar para tal fim.

I. Para avaliar a função dos MMSS, a capacidade viso espacial e as habilidades cognitivas de Dalva, o terapeuta ocupacional poderia solicitar que a paciente vestisse uma blusa e penteasse os cabelos.

II. Para avaliar a mobilidade do tronco, o equilíbrio, a amplitude de movimento dos MMII, além da destreza dos MMSS de Dalva, o terapeuta ocupacional poderia solicitar que a paciente calçasse os sapatos.

III. Para identificar deficit cognitivo instalado e provável origem demencial em Dalva, o terapeuta ocupacional poderia atentar para a inconstância da paciente em travar os freios da cadeira de rodas.

IV. Para inferir acerca da realização por Dalva da atividade de banho, o terapeuta ocupacional poderia observar a atividade de vestir-se e a mobilidade funcional da paciente.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. D) I, II e IV.

QUESTÃO 21
ENADE: No Brasil, há legislação dispondo acerca da atenção a pessoas idosas e políticas voltadas fundamentalmente para a manutenção dessas pessoas durante o maior tempo possível, sob o cuidado da família e vivendo em seu próprio domicílio. Na situação apresentada no texto, após serem atendidas as demandas que motivaram a internação de Dalva, uma alternativa a ser oferecida a ela e sua família seria seu encaminhamento ao Centro-Dia existente em seu bairro. Considerando a Portaria n.º 73/2001 do Ministério da Saúde, assinale a opção correta a respeito da ação do terapeuta ocupacional no Centro-Dia.

A) Deve ser facilitado o processo de inserção comunitária de Dalva, visando à participação mais ativa da paciente nos contextos social, cultural e religioso.

B) As habilidades funcionais de Dalva devem ser restauradas para a realização das atividades da vida diária e instrumentais.

C) O resgate de interesses e habilidades de Dalva deve ser realizado como estratégia de mobilização para a recuperação dela.

D) Um dispositivo de ajuda deve ser utilizado para adequação de Dalva ao ambiente.

E) Para incluir Dalva na rotina do Centro-Dia, ela deve receber atendimento individual.

GABARITO. B) As habilidades funcionais de Dalva devem ser restauradas para a realização das atividades da vida diária e instrumentais.

QUESTÃO 22
ENADE: Um bebê nascido com 29 semanas de idade gestacional foi internado em uma unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) que contava com um terapeuta ocupacional entre os profissionais da equipe. Assim que o bebê teve seu quadro clínico estabilizado, foi incluído no programa do método mãe-canguru (MMC), disponível naquele hospital.

Nessa situação, as ações do terapeuta ocupacional voltadas para a promoção da saúde, do bem-estar e do desenvolvimento do bebê na UTIN, sob a perspectiva do MMC, incluem

I. convidar a mãe do bebê para participar do grupo de apoio aos pais das crianças internadas na UTIN.

II. adaptar o ambiente na UTIN, visando minimizar os estímulos ambientais agressivos.

III. posicionar, conter e estimular o bebê, em uma perspectiva individualizada.

IV. recomendar visitas de parentes na UTIN, para promover o desenvolvimento da interação social do bebê.

V. orientar os profissionais da equipe acerca do manuseio do bebê nas diferentes situações da rotina na UTIN.

Assinale a opção correta.

A) Apenas os itens I e IV estão certos.

B) Apenas os itens II e V estão certos.

C) Apenas os itens III e IV estão certos.

D) Apenas os itens I, II, III e V estão certos.

E) Todos os itens estão certos.

GABARITO. D) Apenas os itens I, II, III e V estão certos.

QUESTÃO 23
ENADE: Um dos propósitos do tratamento de terapia ocupacional de adultos infectados por HIV é favorecer o desempenho de suas atividades no contexto hospitalar. Acerca das considerações que dão suporte ao plano de tratamento a ser desenvolvido pelo terapeuta ocupacional para pessoas com infecção por HIV, julgue os itens seguintes.

I. Algumas das condições clínicas que acompanham a infecção por HIV estão associadas a processos infecciosos e exigem procedimentos especiais de isolamento.

II. Quando as habilidades desses pacientes são comprometidas pelo avanço da doença, a possibilidade de eles realizarem escolhas relacionadas a horários e rotinas proporciona a elevação da sua auto-estima.

III. As alterações cognitivas e físicas ocorrem rapidamente, sendo dispensável a avaliação periódica dessas áreas ao longo da intervenção.

IV. Os pacientes com seqüelas neurológicas podem beneficiar-se do treinamento compensatório, da orientação aos cuidadores e da tecnologia assistiva.

V. Estratégias de adaptação, modificação ambiental e técnicas de AVD podem ser utilizadas para preservar a sensação de domínio e autocontrole desses pacientes.

Estão certos apenas os itens

A) III e V.

B) I, II e IV.

C) I, II, IV e V.

D) I, III, IV e V.

E) II, III, IV e V.

GABARITO. C) I, II, IV e V.

QUESTÃO 24
ENADE: De acordo com a Portaria n.º 227 do Ministério da Saúde, de 22/4/2002, o terapeuta ocupacional deve integrar a equipe de suporte, acompanhamento clínico e reabilitação em hospitais de alta complexidade que executem cirurgias cardíacas pelo SUS. O objetivo final da terapia ocupacional realizada com adultos acometidos de doença cardiovascular é ajudá-los a retomar sua rotina ocupacional e reduzir os fatores de risco relacionados à doença. Acerca da intervenção do terapeuta ocupacional nesse contexto, nos níveis de prevenção, tratamento e reabilitação, julgue os itens a seguir.

I. Para pacientes cardíacos, é essencial a adoção dos princípios de conservação de energia, visando à realização das tarefas fundamentais em seu cotidiano.

II. Na fase I da reabilitação cardíaca, a intolerância ortostática e a taquicardia sinusal estão freqüentemente presentes durante a progressão da atividade.

III. Na fase II da reabilitação cardíaca, são iniciadas atividades que envolvem exercícios isométricos, visando à recuperação da tolerância às atividades.

IV. Nos casos graves, em que há restrição do consumo energético para a realização das atividades, devem ser apresentadas indicações de adaptação e adequação ambiental.

Assinale a opção correta.

A) Apenas os itens I, II e III estão certos.

B) Apenas os itens I, II e IV estão certos.

C) Apenas os itens I, III e IV estão certos.

D) Apenas os itens II, III e IV estão certos.

E) Todos os itens estão certos.

GABARITO. B) Apenas os itens I, II e IV estão certos.

Texto para as questões de 25 a 27

Esmeralda, de 45 anos de idade, há cerca de um ano sente dor e rigidez matinal na mão direita, o que dificulta a realização de suas atividades de vida diária e de suas atividades profissionais como faxineira em domicílios. No atendimento na Unidade Básica de Saúde de sua região de moradia, verificou-se que ela sentia dor e apresentava inchaço e inflamação intensas nas articulações metacarpofalangianas (do segundo ao quinto dedos da mão direita). Foi encaminhada a um ambulatório de especialidades para avaliação. Após estabelecer o diagnóstico de artrite reumatóide, o reumatologista do ambulatório a encaminhou ao terapeuta ocupacional que, depois da avaliação, deu início ao acompanhamento de Esmeralda.

QUESTÃO 25
ENADE:  Na situação hipotética apresentada no texto, seria correto que o terapeuta ocupacional

I. orientasse Esmeralda a interromper suas atividades profissionais durante o período em que as articulações estivessem inflamadas.

II. informasse a paciente acerca dos riscos de desenvolver deformidades, se continuasse a realizar atividades manuais da maneira habitual, sem proteger suas articulações.

III. elaborasse um laudo pericial previdenciário indicando o afastamento de Esmeralda do trabalho por motivo de doença.

IV. iniciasse com a paciente um programa de atividades visando ao fortalecimento da musculatura extensora dos dedos acometidos.

V. propusesse à paciente o uso de uma órtese na mão esquerda, a fim de prevenir o surgimento da doença nessa mão.

Assinale a opção correta.

A) Apenas um item está certo.

B) Apenas os itens I e II estão certos.

C) Apenas os itens III, IV e V estão certos.

D) Exatamente quatro dos itens apresentados estão certos.

E) Todos os itens apresentados estão certos.

GABARITO. B) Apenas os itens I e II estão certos.

QUESTÃO 26
ENADE: Considere as informações do texto, que Esmeralda seja destra e as figuras a seguir.

enade

Assinale a opção que contém os números das figuras que corresponderiam a indicações apropriadas do terapeuta ocupacional quanto a medidas preventivas a serem adotadas pela paciente no período subseqüente ao da inflamação intensa das articulações metacarpofalangianas.

A) 1 e 2

B) 5 e 6

C) 1, 3 e 4

D) 2, 4 e 5

E) 3, 4 e 6

GABARITO. C) 1, 3 e 4

QUESTÃO 27
ENADE: Considerando as informações apresentadas no texto, os possíveis cenários de evolução do caso e a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência, assinale a opção em que todas as alternativas assistenciais apresentadas a Esmeralda são oferecidas pelo SUS.

A) Atendimento em reabilitação por equipe multiprofissional; ações de saúde que objetivem a promoção de sua qualidade de vida e fornecimento de medicamentos gratuitos para o tratamento de todos os seus problemas de saúde.

B) Desenvolvimento de ações que objetivem retardar a instalação de deformidades; encaminhamento a serviço filantrópico para aquisição de dispositivos de tecnologia assistiva e atendimento prestado por profissional capacitado a orientá-la acerca das adaptações necessárias no ambiente doméstico.

C) Concessão gratuita de órteses; eliminação de barreiras arquitetônicas no domicílio e assistência domiciliar.

D) Medicação gratuita para o tratamento da artrite; atendimento a seus problemas de saúde prestado em um conjunto de unidades assistenciais que atuem inter-relacionadas e ações que tenham por objetivo a manutenção de sua autonomia.

E) Encaminhamento a serviço da rede privada para confirmação diagnóstica; atenção em reabilitação em serviço próximo à sua residência e correção cirúrgica das deformidades, se necessária.

GABARITO. D) Medicação gratuita para o tratamento da artrite; atendimento a seus problemas de saúde prestado em um conjunto de unidades assistenciais que atuem inter-relacionadas e ações que tenham por objetivo a manutenção de sua autonomia.

QUESTÃO 28
ENADE: O Programa de Saúde da Família (PSF) tem como objetivo a reorientação da atenção básica à sáude no Brasil. Esse programa se desenvolve sob os princípios do SUS e da atenção primária em saúde, buscando romper com a noção de uma atenção de baixo custo simplificada. A partir dessas informações, assinale a opção correta.

A) No âmbito do PSF, no acompanhamento de pessoas com limitações nas atividades da vida cotidiana, deve-se considerar que as necessidades de tratamento e reabilitação serão atendidas em outros níveis assistenciais, para serem garantidos resultados no desempenho funcional.

B) Os princípios da atenção primária em saúde impossibilitam o acompanhamento no PSF das pessoas que são tratadas em terapia ocupacional, pois a maior parte delas necessita acessar serviços de maior complexidade tecnológica e que disponham de equipamentos de ajuda.

C) Os dados do censo demográfico brasileiro do ano 2000 revelaram que 14,5% da população têm algum tipo de deficiência, o que implica a necessidade de capacitação das equipes do PSF para acompanhar pessoas com deficiências motoras, maior contingente dessa população de deficientes.

D) No PSF, a atenção é multiprofissional, mais rápida e sem burocracias, pois os dados são posteriormente verificados em visita domiciliar aos usuários, inclusive aqueles com limitações nas atividades da vida cotidiana.

E) O terapeuta ocupacional poderá compor as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, para qualificar e complementar o trabalho das equipes do PSF, buscando a integralidade do cuidado físico e mental dos usuários.

GABARITO. E) O terapeuta ocupacional poderá compor as equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, para qualificar e complementar o trabalho das equipes do PSF, buscando a integralidade do cuidado físico e mental dos usuários.

QUESTÃO 29
ENADE: Existem dois grandes grupos de conceituações disponíveis para a promoção da saúde:

o primeiro, dirigido à transformação dos comportamentos dos indivíduos, focando nos seus estilos de vida e localizando-os no seio das famílias, e, no máximo, no ambiente das “culturas” da comunidade em que se encontram. Nessa abordagem, fugiriam do âmbito da promoção da saúde todos os fatores que estivessem fora do controle dos indivíduos;

o segundo, que considera preponderante o papel dos determinantes gerais sobre as condições de saúde, em que saúde é resultado da interação de fatores relacionados com a qualidade de vida e com uma gama adequada de cuidados para a sua manutenção. Nessa conceituação, as atividades estariam mais voltadas aos coletivos de indivíduos e ao ambiente (BUSS, 2003).

A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes.

I. Nas conferências de promoção da saúde de Ottawa e de Sundsval, foram definidos os níveis de atenção em saúde e as atribuições do terapeuta ocupacional para desenvolver atividades assistenciais de promoção da saúde.

II. A reorientação dos serviços para a promoção de saúde e a necessidade de provimento de serviços assistenciais, apontadas pela Carta de Ottawa, devem influenciar as políticas assistenciais voltadas para pessoas com incapacidades.

III. No contexto de programas de promoção da saúde, as mudanças nos estilos de vida serão maiores quanto mais treinadas forem as habilidades nelas implicadas.

IV. Dadas as várias condições sociais que influenciam a aquisição de uma habilidade pessoal, o terapeuta ocupacional que atua na promoção da saúde deve considerar que o aprendizado formal para a mudança de hábitos tem importância relativa.

Assinale a opção correta.

A) Apenas os itens I e II estão certos.

B) Apenas os itens I e III estão certos.

C) Apenas os itens II e IV estão certos.

D) Apenas os itens III e IV estão certos.

E) Pelo menos três dos itens apresentados estão certos.

GABARITO. C) Apenas os itens II e IV estão certos.

QUESTÃO 30
ENADE: Elias, de 12 anos de idade, tem cinco irmãos. Nos últimos oito meses, foi desligado de duas escolas. A mãe o trouxe ao serviço de saúde mental infantil, pois a escola condicionou a permanência da criança à vinculação a um tratamento. A queixa da família e da escola é que Elias não respeita regras, é agressivo, provoca os irmãos e colegas, e não presta atenção quando é solicitado. Quando entrevistada por um terapeuta ocupacional, a mãe relatou que ele é o filho “mais difícil” e que não sabe mais como agir com ele e que o pai tem pouca paciência com os filhos.

Nesse caso, o terapeuta ocupacional deve

I. promover a inserção de Elias em atendimento grupal para que sejam abordadas as dificuldades de interação e de comportamento.

II. conhecer o cotidiano de Elias, identificando potencialidades e dificuldades, estimulando-o a desenvolver estratégias de reconhecimento de suas emoções e formas de expressá-las.

III. orientar a família de forma sistemática durante todo o processo terapêutico, buscando fornecer estratégias para que os pais utilizem limites e expressões de afetividade de forma consistente.

IV. contactar a escola para identificar e criar estratégias de ações conjuntas que contribuam para a compreensão da situação e a proposição de ações que alcancem os diferentes contextos implicados no comportamento de Elias.

Assinale a opção correta.

A) Apenas os itens I e II estão certos.

B) Apenas os itens I e IV estão certos.

C) Apenas os itens II e III estão certos.

D) Apenas os itens III e IV estão certos.

E) Pelo menos três dos itens apresentados estão certos.

GABARITO. E) Pelo menos três dos itens apresentados estão certos.

Texto para as questões 31 e 32

Rafael, de 10 anos de idade, com diagnóstico de paralisia cerebral do tipo quadriplegia espástica, de gravidade moderada, faz tratamento em um centro de reabilitação há cerca de 5 anos. Ele apresenta aumento de tônus da musculatura flexora e pronadora dos membros superiores, com limitação de amplitude de movimentação nas articulações do cotovelo, punho e polegar, apresentando-se este aduzido e fletido. Além disso, Rafael tem dificuldades de estabilidade postural, de mobilidade e de comunicação expressiva. Recentemente, ingressou em escola pública de ensino regular e, ao ser levado para explorar o pátio de brinquedos, viu-se impossibilitado de brincar. Para promover o processo de inclusão de alunos com necessidades especiais, a escola solicitou a assessoria de uma equipe de apoio específica da qual participa um terapeuta ocupacional.

QUESTÃO 31
ENADE: Considerando a situação hipotética descrita no texto, que Rafael seja a primeira criança com necessidades especiais que a escola recebe e que essa escola tem todo o interesse de favorecer o seu processo de inclusão, julgue os itens a seguir, relacionados a esse processo.

I. A equipe de apoio deve orientar os pais de Rafael quanto às brincadeiras de que ele poderá participar e da necessidade de eles adquirirem brinquedos adaptados a serem utilizados na escola.

II. A escola e a equipe de apoio devem viabilizar um local específico que possa atender às necessidades de Rafael, para que seu potencial acadêmico seja estimulado.

III. A escola deve pautar suas ações nos preceitos da Declaração de Salamanca e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

IV. A equipe de apoio deve centrar suas ações não só diretamente nas limitações da criança, mas também nas interações sociais e ambientais que constituem o cotidiano de Rafael na escola.

V. A escola e a equipe de apoio devem considerar a nova realidade colocada para os professores e alunos e buscar estratégias que permitam o compartilhamento de responsabilidades, saberes e soluções.

Estão certos apenas os itens

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, III e V.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.

GABARITO. E) III, IV e V.

QUESTÃO 32
ENADE: Considerando as informações descritas no texto, julgue se cada item a seguir apresenta uma ação adequada a ser desenvolvida pelo terapeuta ocupacional para a inclusão escolar de Rafael.

I. Propor a facilitação e adequação da criança na postura sentada, utilizando faixas de estabilização.

II. Indicar adaptações para a realização de atividades de escrita, utilizando uma pulseira de peso.

III. Indicar uma órtese que favoreça a pronação de punho e flexão de dedos, viabilizando a funcionalidade.

IV. Orientar o professor acerca da criação de adaptações para facilitar a realização das tarefas acadêmicas por parte da criança.

Assinale a opção correta.

A) Apenas os itens I e II estão certos.

B) Apenas os itens I e IV estão certos.

C) Apenas os itens II e III estão certos.

D) Apenas os itens III e IV estão certos.

E) Pelo menos três dos itens apresentados estão certos.

GABARITO. B) Apenas os itens I e IV estão certos.

QUESTÃO 33
ENADE: A Terapia de Integração Sensorial (TIS) é uma abordagem bastante utilizada na prática de terapeutas ocupacionais que atuam com crianças que apresentam diferentes distúrbios, tais como distúrbios de aprendizagem, transtornos invasivos do desenvolvimento, paralisia cerebral, entre outros. A respeito da TIS, é correto afirmar que

I. seus objetivos específicos são definidos para cada grupo diagnóstico de disfunção de integração sensorial.

II. os materiais e equipamentos utilizados para estimulação nessa modalidade terapêutica são recursos disponíveis nos diferentes ambientes e contextos em que a criança está inserida.

III. são priorizadas nessa modalidade terapêutica a estimulação tátil, vestibular e proprioceptiva, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas.

IV. são utilizadas, nessa modalidade terapêutica, atividades lúdicas com oportunidades para solução de problemas, visando desencadear respostas adaptativas da criança.

Assinale a opção correta.

A) Apenas os itens I e II estão certos.

B) Apenas os itens I e IV estão certos.

C) Apenas os itens II e III estão certos.

D) Apenas os itens III e IV estão certos.

E) Pelo menos três dos itens apresentados estão certos.

GABARITO. D) Apenas os itens III e IV estão certos.

Texto para as questões de 34 a 37

Sônia tem 15 anos de idade e está em situação de rua há 3 anos, vivendo na região central de uma metrópole brasileira. Está grávida, com gestação de cerca de 5 meses e diz que está bastante feliz com o fato de vir a ser mãe. Segundo Sônia, o pai do bebê tem 17 anos de idade, reside em uma instituição para jovens em liberdade assistida no mesmo município e não tem conhecimento da gravidez. Na região em que Sônia vive, há uma organização não-governamental (ONG) que acompanha crianças e jovens em situação de rua, na qual trabalha uma equipe multiprofissional que inclui um terapeuta ocupacional. Sônia não freqüenta esse serviço.

QUESTÃO 34
ENADE: Considerando a realidade brasileira e a situação hipotética descrita no texto, julgue os próximos itens.

I. De acordo com os conceitos de vulnerabilidade e risco, é a baixa renda familiar que determina a situação de rua em que se encontram os adolescentes.

II. A gravidez na adolescência tem sido considerada um fator que incide sobre a interrupção da trajetória escolar.

III. As concepções acerca da juventude, bem como as expectativas sociais a respeito dela, são singulares, próprias da cultura e da formação sócio-histórica brasileira.

IV. A maternidade na adolescência gera desordens psíquicas, dado que as adolescentes são emocionalmente imaturas para vivenciá-la.

V. Os processos de exclusão social têm produzido acesso diferenciado da população, inclusive de crianças e adolescentes, às políticas que buscam implementar os direitos constitucionais a eles assegurados.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I, III e IV.

C) II, III e V.

D) III, IV e V.

E) I, II, IV e V.

GABARITO. C) II, III e V.

QUESTÃO 35
ENADE: Com relação à situação descrita no texto e aos princípios da terapia ocupacional social, considere as seguintes possibilidades de intervenção do terapeuta ocupacional que atua na ONG mencionada, logo após tomar conhecimento dos fatos por meio de uma amiga de Sônia.

I. Abordar Sônia na rua e iniciar o reconhecimento de sua condição de vida, seus projetos e suas necessidades atuais.

II. Estabelecer contato com a instituição que abriga o pai do bebê para informá-lo a respeito da paternidade.

III. Estabelecer o primeiro contato com Sônia na rua — na presença do agente comunitário da unidade de saúde da região — para orientá-la quanto aos cuidados necessários durante a gravidez.

IV. Agendar e comunicar a Sônia um atendimento na sede da ONG, com o objetivo de avaliar sua capacidade de análise crítica dos riscos sociais e biológicos implicados na gravidez precoce.

V. Iniciar o atendimento na rua, avaliando, por meio de entrevista, as habilidades pessoais e interpessoais de Sônia para o desempenho de atividades implicadas no papel materno.

Acerca das ações enumeradas acima, assinale a opção correta.

A) As ações previstas no item III são prioritárias sobre as demais, devido ao seu caráter preventivo de possíveis complicações na gravidez e no parto.

B) As ações mencionadas no item IV se justificam devido aos indícios de que Sônia esteja fazendo uso abusivo de substâncias psicoativas.

C) A ação expressa no item II deve ser programada para após o parto, quando haverá informações suficientes para orientar o pai da criança.

D) A orientação global da intervenção bem como as estratégias a serem desenvolvidas devem obedecer aos desdobramentos das ações previstas no item I.

E) A programação da equipe da ONG com relação ao caso de Sônia deve se basear nos resultados obtidos por meio das ações previstas no item V.

GABARITO. D) A orientação global da intervenção bem como as estratégias a serem desenvolvidas devem obedecer aos desdobramentos das ações previstas no item I.

QUESTÃO 36
ENADE: Considerando que o terapeuta ocupacional deverá orientar-se pelo respeito e pela defesa dos direitos de Sônia, garantidos na legislação brasileira, julgue os itens a seguir.

I. Deve ser designada pelo Estado uma assistente social que acompanhe o momento de nascimento do filho de Sônia e se responsabilize provisoriamente pela guarda judicial do bebê.

II. O Estado deve assegurar a Sônia o direito à educação, bem como creche para seu bebê.

III. Os cuidados profissionais dispensados a Sônia devem respeitar sua liberdade de ir e vir e, se for sua decisão e não estiver restrita por medida judicial, de permanecer vivendo na rua.

IV. Na condição em que se encontra Sônia, deve-lhe ser assegurada a precedência de atendimento nos serviços públicos e de relevância pública.

Estão certos apenas os itens

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.

GABARITO. E) II, III e IV.

QUESTÃO 37
ENADE: No que concerne à situação hipotética apresentada, compete aos gestores municipais

A) desenvolver políticas e ações que envolvam, de maneira organizada e coerente, várias instituições e serviços, das áreas de assistência social e de saúde.

B) criar instituições de saúde específicas para dar acolhimento à gravidez na adolescência.

C) encaminhar a adolescente grávida a órgão do governo federal responsável pelo conjunto das ações de proteção à infância e adolescência em situação de risco social e pessoal.

D) estabelecer ações que visem proteger a sociedade dos riscos que representam as crianças e os adolescentes que vivem em situação de rua.

E) estabelecer e instituir mecanismos de punição às famílias que não dão suporte material e afetivo a crianças e adolescentes.

GABARITO. A) desenvolver políticas e ações que envolvam, de maneira organizada e coerente, várias instituições e serviços, das áreas de assistência social e de saúde.

QUESTÕES 38 E 40 SEM RESOLUÇÃO.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,6,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,33085,advogado,1,agricultura,1,agronomia,3,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,1,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,3,arquivologia,1,arte,8,assistente social,1,atividade,265,atividade biologia,8,atividade ciências,63,atividade de português,53,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,141,atividade geografia,6,atividade história,83,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,63,biomedicina,5,bioquimica,1,blogger,3,bncc,1,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,1,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,7,ciencias,78,ciências contábeis,19,ciências da saúde,1,ciências econômicas,3,ciências sociais,2,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,2,comunicação social,1,concurso,286,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,378,design,4,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,146,direito administrativo,25,direito ambiental,2,direito civil,25,direito constitucional,26,direito do trabalho,22,direito eleitoral,1,direito empresarial,24,direito financeiro,1,direito penal,26,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,24,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,12,educação infantil,331,eleicoes,1,enade,160,encceja,24,enem,72,enfermagem,10,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,306,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,43,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,20,famerp,13,farmacia,5,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,4,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,3,formação geral,3,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,32,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,2,gestão financeira,2,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,habilidades bncc,6,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,55,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,13,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,18,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,1,loja,3,mackenzie,12,marketing,2,matematica,110,matemática financeira,1,medicina,20,medicina legal,2,medicina veterinaria,4,meliuz,1,mtc,1,musica,2,música,1,natal,2,necropsia,1,nível médio,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,8,o que e,2,oab,180,obmep,6,odontologia,7,outros,75,pedagogia,5,piaui,1,pnaic,10,portugues,145,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,2,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,633,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,2,provas cfc,6,provas concurso,105,provas enade,159,provas encceja,19,provas enem,25,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,7,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,3,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas nivel medio,9,provas nivel superior,40,provas oab,181,provas puc,3,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,14,provas revalida,3,provas santa casa,6,provas uece,4,provas uel,1,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,8,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas upe,4,provas usp,25,provas vestibular,211,psicologia,13,publicidade e propaganda,2,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,64,pucrj,1,questão agronomia,84,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,60,questão atualidades,35,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão biblioteconomia,15,questão biomedicina,67,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cefetmg,120,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências contábeis,53,questão ciências da computação,29,questão ciências econômicas,54,questão ciências sociais,24,questão comercio exterior,27,questão computação,74,questão comunicação social,24,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da espcex,300,questão da famema,271,questão da fasa,102,questão da fatec,449,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,2915,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,592,questão da ueg,270,questão da uel,170,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,99,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biologia,894,questão de biomedicina,95,questão de ciências,664,questão de ciências da saúde,20,questão de concurso,4093,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de dietética,40,questão de direito,2600,questão de direito administrativo,195,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,143,questão de direito constitucional,190,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,120,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,121,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,151,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,27,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,25,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,130,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,448,questão de estatistica,24,questão de farmácia,193,questão de filosofia,189,questão de física,1128,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,132,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,107,questão de geografia,816,questão de história,1417,questão de informática,127,questão de inglês,989,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de matemática,2100,questão de medicina,272,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de necropsia,20,questão de nutrição,160,questão de odontologia,127,questão de português,2883,questão de processo legislativo,5,questão de psicologia,188,questão de química,960,questão de raciocínio lógico,110,questão de saúde pública,25,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,133,questão de terapia ocupacional,81,questão de vestibular,14826,questão design,37,questão design de interiores,26,questão design de moda,27,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cfc,294,questão do enade,2703,questão do encceja,660,questão do enem,1102,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,302,questão do revalida,195,questão enfermagem,141,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão de recursos humanos,27,questão gestão financeira,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,107,questão letras,38,questão lógica,5,questão logística,27,questão marketing,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,53,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão processos gerenciais,27,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,27,questão relações internacionais,27,questão secretariado executivo,53,questão servico social,55,questão slmandic,70,questão teatro,27,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão turismo,57,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifesp,155,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão upe,296,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,53,questões,29338,quimica,62,raciocínio lógico,7,radiologia,2,redacao,122,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,2,religiao,4,resumo,5,revalida,4,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,3,seguranca do trabalho,1,serviço social,4,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,1,teologia,1,terapia ocupacional,3,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,5,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,46,ueg,4,uel,180,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,1,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,18,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,3,unirg,5,unirv,41,upe,17,urbanismo,1,usp,27,vestibular,670,videos,5,vivo,1,zootecnia,3,
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INDAGAÇÃO: Prova de Terapia Ocupacional ENADE 2007 com Gabarito
Prova de Terapia Ocupacional ENADE 2007 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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