UEM 2020: Na Antiguidade, a luta pelo poder e pela expansão dos territórios levou os povos

UEM 2020: Na Antiguidade, a luta pelo poder e pela expansão dos territórios levou os povos a empreenderem uma série de guerras pela conquista e pela exploração de várias regiões. Sobre esses povos, assinale o que for correto.

01) No século IV a.C., a Macedônia, situada a norte da Península Balcânica, ganhou força. Aproveitando o enfraquecimento das cidades-Estado gregas devido às constantes guerras, os macedônios, comandados por Alexandre, derrotaram os exércitos gregos.

02) A disputa pelo domínio do Mar Mediterrâneo, entre Roma e Esparta, gerou conflitos que duraram mais de um século e ficaram conhecidos como Guerras Médicas.

04) Durante as Guerras Púnicas, os cartagineses chegaram a atravessar Gibraltar, os Pirineus e os Alpes para atacar Roma, mas foram derrotados e obrigados a voltar para Cartago.

08) Esparta, localizada na Península do Peloponeso, era protegida por um conjunto de montanhas cujos desfiladeiros formavam fortificações naturais. Por volta do século VII a.C., ela conquistou a região que a circundava e solidificou seu espírito guerreiro.

16) Atenas, situada na Península Ática, apresenta relevo bastante movimentado, com colinas e montanhas entrecortadas por pequenas planícies, e solo árido e pedregoso. Mesmo com a baixa fertilidade do solo, a agricultura foi uma das bases da economia ateniense.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
01-04-08-16 = 29

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.