Prova UEM 2020 (Etapa 1) com Gabarito

Prova UEM 2020 (Etapa 1) com Gabarito

Prova UEM 2020 (Etapa 1) com Gabarito

Confira:

ETAPA 01

CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 01
UEM 2020: Sobre as danças típicas brasileiras, assinale o que for correto.

01) O frevo une música e dança em passos baseados na capoeira e faz parte do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco.

02) O cortejo do maracatu possui rica ornamentação, dança coreografada em desfiles encenados, fantasias coloridas, e pode ser relacionado ao candomblé.

04) A quadrilha é uma dança típica das festas juninas de origem africana e indígena; é comum nos festejos das tribos indígenas brasileiras.

08) Em sua dança, o maculelê utiliza grimas, ou seja, bastões que simulam uma luta em movimentos rápidos e acrobáticos.

16) O fandango é uma dança de tradição afro-brasileira, que faz alusão aos orixás e é comum em Minas Gerais, onde é denominado “congado”.


QUESTÃO 02
UEM 2020: A palavra “conhecimento” significa tanto a atividade intelectual na relação que o sujeito de conhecimento (a razão) estabelece com os objetos conhecidos (as coisas) quanto o resultado desse ato de conhecer, que é o conhecimento acumulado pela humanidade ao longo da história. 

Como produto do ato de conhecer, o conhecimento expressa uma relação de conformidade entre nosso pensamento ou nossos juízos e as coisas pensadas ou formuladas, de tal maneira que somente então dizemos que conhecemos a essência real das coisas que expressamos em proposições gerais.

Sobre conhecimento e verdade, e assuntos correlatos, assinale o que for correto.

01) Para o cristianismo da Idade Média não pode haver contradição entre as verdades de fé e as verdades de razão, mas, se isso acontecer, as verdades de fé devem prevalecer sobre as verdades de razão, que devem ser abandonadas.

02) Segundo Aristóteles, o conhecimento humano é possível por meio de procedimentos de indução, dedução e intuição, o que abrange sete graus de conhecimento: sensação, percepção, imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição.

04) Immanuel Kant afirma que juízos tais como “Todos os corpos são extensos” são analíticos, pois o predicado “são extensos” não amplia o conhecimento do conceito “corpo”, apenas expõe uma de suas propriedades essenciais.

08) De acordo com a fenomenologia de Edmund Husserl, a sensação e a percepção são fontes de conhecimento completamente distintas, pois a sensação é uma afecção subjetiva do sujeito sem qualquer relação com objetos, e a percepção é a justaposição de um conjunto de qualidades distintas pensadas no mesmo objeto.

16) Para Gaston Bachelard, a imaginação é uma faculdade sem qualquer importância para o conhecimento da realidade, porque a verdade está apenas nos juízos e, além disso, é uma capacidade criativa e fantasiosa cujas representações não correspondem a coisas reais.


QUESTÃO 03
UEM 2020: Sobre as características do mito e sobre sua atualidade, assinale o que for correto.

01) O mito é um componente importante que atravessa todo o comportamento social dos indivíduos; é um relato que não precisa de comprovação porque o critério de adesão ao mito é a crença.

02) Cada pólis na cultura grega clássica tinha sua divindade protetora, e o conjunto dessas divindades tentava explicar aspectos importantes da realidade, como a origem do universo, dos deuses e dos homens.

04) O mito pode ser abordado como veículo de inteligibilidade da existência humana, e suas narrativas podem ser encontradas nos contos populares, na literatura e no cinema.

08) Na obra Teogonia, de Sócrates, encontra-se a crítica ao Mito da Caverna e ao Mito de Prometeu, em que Sócrates refuta a ideia de crença existente nessas narrativas.

16) Na Grécia antiga, os mitos eram encontrados nas discussões filosóficas e compartilhavam os mesmos critérios de verdade, ou seja, a consciência filosófica e o pensamento mítico se identificavam.


QUESTÃO 04
UEM 2020: Sobre a economia na América portuguesa, assinale o que for correto.

01) A produção do açúcar no Brasil foi organizada a partir da formação de grandes propriedades rurais monocultoras, baseadas no trabalho escravo, e cuja produção se destinava ao mercado europeu.

02) O período correspondente à “União Ibérica”, em que a Coroa portuguesa ficou sob o domínio espanhol, caracterizou-se pela ampliação das relações econômicas e comerciais do mercado colonial brasileiro com diversos países europeus.

04) O sistema de plantation presente na organização econômica da América portuguesa inviabilizou o desenvolvimento de outras atividades comerciais locais, obrigando a importação de produtos de subsistência de outras regiões das Américas.

08) Na primeira metade do século XVII, a economia açucareira da América portuguesa passou a sofrer a concorrência do açúcar produzido nas Antilhas.

16) A economia mineradora estava articulada a diversas áreas da colônia portuguesa, pois gado, alimentos e mulas vinham do Sul e, também, do Nordeste, para atender as necessidades da região das minas, no Centro-Oeste.


QUESTÃO 05
UEM 2020: Na Antiguidade, a luta pelo poder e pela expansão dos territórios levou os povos a empreenderem uma série de guerras pela conquista e pela exploração de várias regiões. Sobre esses povos, assinale o que for correto.

01) No século IV a.C., a Macedônia, situada a norte da Península Balcânica, ganhou força. Aproveitando o enfraquecimento das cidades-Estado gregas devido às constantes guerras, os macedônios, comandados por Alexandre, derrotaram os exércitos gregos.

02) A disputa pelo domínio do Mar Mediterrâneo, entre Roma e Esparta, gerou conflitos que duraram mais de um século e ficaram conhecidos como Guerras Médicas.

04) Durante as Guerras Púnicas, os cartagineses chegaram a atravessar Gibraltar, os Pirineus e os Alpes para atacar Roma, mas foram derrotados e obrigados a voltar para Cartago.

08) Esparta, localizada na Península do Peloponeso, era protegida por um conjunto de montanhas cujos desfiladeiros formavam fortificações naturais. Por volta do século VII a.C., ela conquistou a região que a circundava e solidificou seu espírito guerreiro.

16) Atenas, situada na Península Ática, apresenta relevo bastante movimentado, com colinas e montanhas entrecortadas por pequenas planícies, e solo árido e pedregoso. Mesmo com a baixa fertilidade do solo, a agricultura foi uma das bases da economia ateniense.


QUESTÃO 06
Com o crescimento populacional ocorrido a partir do final do século X, os limites dos territórios habitados na Europa Ocidental se expandiram geograficamente, gerando transformações significativas na dinâmica social e econômica.

UEM 2020: Sobre o período que se seguiu (século XI ao século XV), denominado Baixa Idade Média, assinale o que for correto.

01) Nesse período, o comércio se tornou uma importante atividade econômica. Levas populacionais partiram em direção aos centros urbanos ou para regiões ao redor de feiras comerciais.

02) Nos séculos XIII e XIV, a fome, a peste negra e a guerra despovoaram os campos e provocaram a escassez de mão de obra. Os senhores feudais ficaram enfraquecidos, pois deixaram de receber tributos. Com isso, impuseram um recrudescimento da exploração do trabalho servil, gerando revoltas camponesas.

04) Do século XIV ao século XV, na Inglaterra, os camponeses tiveram de migrar para as cidades à procura de meios de subsistência.

08) Na Europa Ocidental, a transformação de florestas temperadas em áreas de cultivo contribuiu para mudanças climáticas que levaram à extinção de plantas e animais.

16) A aristocracia feudal, principalmente da região de Flandres, formada por mercadores, donos de oficinas artesanais e banqueiros, perdeu os privilégios e deixou de exercer o poder sobre a burguesia local.


QUESTÃO 07 - ANULADA

QUESTÃO 08
UEM 2020: Sobre alguns dos conceitos fundamentais da sociologia de Emile Durkheim, assinale o que for correto.

01) No estudo sobre a divisão social do trabalho Durkheim elabora os conceitos de solidariedade mecânica e de solidariedade orgânica.

02) Para Durkheim a nova divisão social do trabalho, presente nas sociedades de solidariedade orgânica, vai além das funções econômicas.

04) A solidariedade mecânica é comum em sociedades industriais.

08) Nas sociedades de solidariedade orgânica há maior interdependência entre as pessoas.

16) Nas sociedades de solidariedade mecânica o grupo explica o indivíduo.


QUESTÃO 09
Os principais elementos químicos que constituem os organismos vivos unicelulares e pluricelulares são carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. 

UEM 2020: Assinale o que for correto sobre a participação desses elementos na estrutura e no funcionamento desses organismos.

01) O carbono é o elemento fundamental para a formação de moléculas orgânicas como as proteínas, os carboidratos e os lipídios.

02) Além de carbono e nitrogênio, os ácidos nucleicos, fundamentais para a transmissão das características hereditárias, também apresentam o fósforo nas suas moléculas.

04) O enxofre e o fósforo são componentes das bases nitrogenadas presentes nos fosfolipídios que constituem as membranas celulares.

08) Os organismos eucariontes autótrofos sintetizam moléculas orgânicas importantes na cadeia alimentar, compostas por carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

16) No metabolismo energético dos seres vivos participam moléculas nitrogenadas (enzimas) e moléculas fosfatadas (nucleotídeos).


QUESTÃO 10
UEM 2020: Considere um organismo unicelular que utiliza o oxigênio para a extração de energia das moléculas orgânicas e assinale o que for correto.

01) Esse organismo pode ser composto por célula eucariótica ou por célula procariótica.

02) Nos eucariotos, a extração de energia das moléculas orgânicas dependentes de oxigênio ocorre nas mitocôndrias, tanto nos eucariotos animais quanto nos vegetais.

04) O oxigênio é transportado através da membrana plasmática por meio de proteínas canais, proteínas transmembranares.

08) Nos procariotos esse processo é denominado “glicólise”.

16) O transporte do oxigênio para o interior da célula desse organismo é denominado “transporte ativo”.


QUESTÃO 11
UEM 2020: Em uma determinada célula, os microtúbulos do citoesqueleto contribuem para o transporte de vesículas, servindo como rotas de transporte para que proteínas motoras “caminhem” sobre eles carregando a vesícula no citoplasma da célula. 

O movimento da proteína motora é gerado pela quebra de moléculas de ATP. Com base no exposto e em conhecimentos correlatos, assinale o que for correto.

01) Como o movimento ocorre em meio líquido, no citoplasma, não há ação de forças de atrito sobre as vesículas.

02) A célula citada é eucariótica.

04) Ao quebrar o ATP a proteína motora faz trabalho.

08) Para que o movimento da proteína motora seja considerado um movimento retilíneo e uniforme, a velocidade dessa proteína deve aumentar continuamente ao longo do tempo.

16) A proteína motora é composta por nucleotídeos.


QUESTÃO 12
UEM 2020: Sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e noções cartográficas associadas, assinale o que for correto.

01) A representação de áreas mais proporcionais à realidade rompeu a convenção cartográfica tradicional, mas não eliminou as diferenças socioeconômicas entre os países. Isso mostra que é preciso mais do que discussão ideológica para combater a Aids no continente africano.

02) Tanto a aquisição quanto a transmissão do vírus HIV ocorrem por influência dos diferentes tipos climáticos existentes no mundo.

04) O Brasil, cuja maior parte do território se localiza nos hemisférios austral e ocidental, não erradicou a Aids.

08) A Organização das Nações Unidas (ONU) busca o fim da epidemia de Aids, e há campanhas de prevenção e em prol dos portadores do vírus HIV, propagadas pela Assembleia Mundial da Saúde, em nível mundial.

16) Em escala geográfica, a Aids é um problema mundial, e o desafio para o desenvolvimento de uma vacina está na capacidade de mutação rápida do vírus.


QUESTÃO 13
UEM 2020: Em um estudo de biologia para investigar o desenvolvimento de plantas, os pesquisadores observaram, durante quatro semanas, o crescimento médio de uma determinada população de plantas, registrando os seguintes dados: período média da altura das plantas (cm)

UEM 2020

Com relação a esse estudo, assinale o que for correto.

01) O estudo dos seres vivos, pela biologia, pode se dar pelos níveis de organização, desde o nível das moléculas até o conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

02) A partir dos dados obtidos, pode-se representar o crescimento diário médio dessas plantas durante essas quatro semanas, por uma função linear do tipo f(t) 0,6 t = , em que 0 < t ≤ 28 t ∈ Ν  indica cada dia do período considerado (28 dias).

04) Segundo os dados obtidos, pode-se afirmar que, em média, essa população de plantas cresceu 25 × 10⁻²  cm por hora, durante essas quatro semanas.

08) A variação constante da média das alturas dessas plantas indica que todas elas cresceram igualmente durante essas quatro semanas.

16) Os dados obtidos referem-se ao estudo de um conjunto de indivíduos da mesma espécie que vivem em determinado ambiente no mesmo intervalo de tempo


QUESTÃO 14
UEM 2020: O surgimento e a manutenção da vida na Terra estão associados à água, que constitui cerca de 75% a 85% do corpo dos animais e das plantas. Sobre as características da água e suas funções nesses grupos de seres vivos, assinale o que for correto.

01) As moléculas de água são denominadas “apolares” devido à disposição dos átomos de hidrogênio e de oxigênio.

02) Nos estados líquido e sólido, as moléculas de água estão unidas por ligações de hidrogênio.

04) Nas células ocorre formação de água por meio de reações de hidrólise de moléculas orgânicas, como a fotossíntese e a respiração.

08) A coesão e a capacidade de adesão das moléculas de água com substâncias apolares são responsáveis pela capilaridade, relacionada com o transporte de água das raízes até as folhas.

16) O alto calor específico e o calor de vaporização da água estão relacionados com os mecanismos de redução da temperatura do corpo de animais, inclusive dos seres humanos.


QUESTÃO 15
UEM 2020: Considerando as teorias da origem da vida e as bases moleculares da vida, assinale o que for correto.

01) A maioria dos seres vivos obtém energia por meio da transformação química da glicose.

02) A sequência lógica da composição química e dos níveis de organização dos seres vivos é: átomo → molécula → célula → tecido → órgão → sistema → organismo → população → comunidade → ecossistema.

04) A reação a seguir é uma reação de decomposição e representa a teoria pela qual os organismos fermentadores obtêm energia.
FeS + H2S → FeS2+ H2 + energia

08) No experimento de Miller, foi constatado que a combinação de substâncias simples submetidas à energia luminosa dá origem a substâncias compostas.

16) No organismo, todos os sais minerais estão dissolvidos em água.


QUESTÃO 16
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) Os planetas do nosso Sistema Solar descrevem órbitas elípticas nas quais o Sol está em um dos focos da elipse.

02) Os períodos de revolução dos planetas ao redor do Sol são diretamente proporcionais aos raios médios das suas órbitas.

04) Durante o movimento de translação dos planetas, as áreas “varridas” pelo vetor que liga o planeta ao Sol são iguais em intervalos de tempos iguais.

08) As forças de atração entre dois corpos quaisquer são inversamente proporcionais ao produto das suas massas e à distância entre seus centros.

16) As forças de atração gravitacional entre dois corpos quaisquer são exemplos do par ação-reação de que trata a Terceira Lei de Newton.


QUESTÃO 17
UEM 2020: Um corpo de massa 2kg está inicialmente em repouso sobre uma superfície plana e horizontal. Uma força resultante (paralela à horizontal) que passa a agir no corpo faz que ele se mova ao longo do eixo Ox, na mesma direção e no mesmo sentido da força. O gráfico abaixo representa a intensidade F (em newtons) da força resultante em função da posição (em metros) x .

UEM 2020

Desprezando o atrito, assinale o que for correto.

01) O trabalho realizado pela força quando o corpo se desloca de sua posição original para a posição x = 2m é 8J.

02) A aceleração do corpo quando ele está na posição x = 6m é 6m/s².

04) O gráfico fornecido é o gráfico da função
F(x) = |2x - 6|  no intervalo [0,6].

08) O gráfico fornecido corresponde ao gráfico de uma função injetora.

16) Em x = 3m o corpo está novamente em repouso.


QUESTÃO 18
No instante t = 0s, uma partícula de massa M é lançada de uma superfície plana, horizontal e infinita, a uma velocidadeUEM que faz um ângulo θ com a horizontal.

UEM 2020: Desprezando os atritos e considerando θ menor que 90º, assinale o que for correto.

01) A equação que descreve a velocidade da partícula na vertical é uma função quadrática.

02) Na altura máxima alcançada pela partícula, sua energia cinética é nula.

04) A trajetória da partícula é uma parábola.

08) As velocidades horizontais da partícula no ponto de lançamento e no ponto que ela voltar a tocar a superfície são iguais.

16) No instante UEM a partícula está em sua altura máxima.


QUESTÃO 19
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) A massa gravitacional é uma grandeza física escalar atribuída a um corpo e pode ser obtida pela comparação desse corpo com um padrão.

02) A massa inercial é uma grandeza escalar que fornece uma medida da inércia de um corpo.

04) A unidade de massa atômica é definida como sendo igual a UEM da massa de um átomo do isótopo ¹²C.

08) A massa atômica é igual à massa contida em uma certa quantidade de material e é igual à massa gravitacional.

16) A massa molecular de uma substância corresponde à massa de uma molécula dessa substância.


QUESTÃO 20
Quando uma pessoa que está parada e em pé espirra, uma mistura contendo ar, partículas de água, sais minerais e microorganismos é expelida na direção horizontal, podendo atingir uma velocidade de até 160km/h.

UEM 2020: Considerando g = 10m/s² e desprezando a resistência do ar atmosférico, assinale o que for correto.

01) Nessas condições, a mistura expelida por uma pessoa de 1,8m de altura percorre uma distância horizontal maior do que aquela expelida por uma pessoa de 1,5m de altura.

02) Os sais minerais expelidos durante o espirro estão dissolvidos em água por meio de ligações de hidrogênio.

04) Uma criança de 1,25m de altura, ao espirrar, pode projetar partículas da mistura a uma distância maior que 20m.

08) As partículas de água expelidas durante o espirro estão em fase gasosa, considerando-se um ambiente a 40ºC.

16) O sal mineral fosfato de cálcio, Ca3(PO4)2, um dos componentes da mistura, é formado por meio da ligação iônica entre os íons Ca²⁺ e PO4³, em que o cálcio metálico perde dois elétrons e passa a ter raio atômico menor.


QUESTÃO 21
UEM 2020: Com base nas informações do quadro a seguir (pressão de 1 atm) e considerando a geometria das substâncias, assinale o que for correto.

UEM 2020

01) O dióxido de enxofre (SO2) possui geometria angular e é polar.

02) A dimetilamina (CH3NH2) é uma substância gasosa, e o metanol (CH3OH) é um líquido a 25ºC. Ambos possuem interação intramolecular do tipo de ligação de hidrogênio. Essa interação é mais forte entre as moléculas de metanol, o que justifica o seu maior ponto de ebulição.

04) Na solução de HCl 10% ocorre interação do tipo ligação de hidrogênio entre o HCl e o H2O.

08) O CCl4 possui maior ponto de ebulição do que o CH4, pois o CCl4 é polar, e o CH4 é apolar.

16) O SO3 é mais polar do que o SO2, fato que justifica seu maior ponto de ebulição.


QUESTÃO 22
UEM 2020: A loratadina (C22H23ClN2O2) é uma substância química presente em medicamentos utilizados para o tratamento de alergias. 

Essa substância é comercializada na forma de xarope ou de comprimido. Na forma de xarope a concentração é de 1mg/mL, e a recomendação diária é de até 5mL para crianças de 2 a 12 anos. Com base nessas informações, assinale o que for correto.

01) Um frasco de 100mL contendo 3/4 de xarope de loratadina é suficiente para o tratamento de 15 dias, considerando-se a recomendação diária.

02) Na fórmula molecular da loratadina, 0,025 dos átomos são de oxigênio.

04) 500g de loratadina contêm aproximadamente 1,5 x 10²⁴ átomos de nitrogênio.

08) Em 2mol de loratadina há 28g de nitrogênio.

16) Considerando 100mL de loratadina e a dose diária máxima recomendada, após a décima sexta dose do medicamento restará no frasco 1/5 do xarope.


QUESTÃO 23
UEM 2020: Na figura a seguir temos uma circunferência Γ de centro no ponto O e raio 3cm. Além disso, o triângulo PCD é equilátero, de altura OP medindo 6cm, e as retas UEM são tangentes à circunferência nos pontos A, B e E, respectivamente. Com base nessas informações, assinale o que for correto.

UEM

01) A área do trapézio ODFE é UEM.

02) A área do setor circular OGB é UEM.

04) Os triângulos OBD e POD são semelhantes.

08) A área da região que é simultaneamente exterior à circunferência Γ e interior ao triângulo PCD éUEM.

16) Os segmentos de reta AC e BD têm a mesma medida.


QUESTÃO 24
UEM 2020: Dadas duas sequências infinitas de números reais, (an ) e (bn), sendo an = f(n) e bn = g(n), com n ∊ N` e n ≠ 0, assinale o que for correto.

01) Se (bn) for a sequência dos múltiplos de 6, então existem exatamente 84 termos dessa sequência, tais que 3500 ≤ b≤ 4000.  

02) Se (an) for a sequência dos números naturais ímpares e (bn) for a sequência dos pares não nulos, então a sequência (cn ), em que cn = a+ bn é definida por cn = 3 + 4(n − 1).

04) Se (an) e (bn) forem duas progressões geométricas (PG), em que a= 16, a= 81 e bn = g(n) = (3)ⁿ⁻¹, então a1 ・b= 128

08) Se a= f(n) = 2n −1,  a  n  =  então ( ) n a é uma progressão aritmética (PA) de razão 1.

16) Se (an) e (bn) forem duas progressões geométricas (PG) de razão p e q, respectivamente, então a sequência (cn)  em que c= an ⋅bn também é uma PG de razão p ⋅ q.


QUESTÃO 25
UEM 2020: Com relação à função quadrática Q: R → R,  definida por  Q (x) = ax² + bx + c, assinale o que for correto.

01) Se a = k² − 2k − 3, com k ∈ R, então k ≠ −1 e k ≠ 3.

02) Se b² −4ac ≥ 0, então o gráfico da função Q intercepta o eixo das abscissas em pelo menos um ponto.

04) Se b > 0 e o gráfico da função Q tem vértice nas coordenadas (−5,5), então essa parábola não intercepta o eixo das abscissas.

08) Se a > 0, então a função Q apresenta um valor mínimo; se a < 0, então a função apresenta um valor máximo.

16) Se c = 0, então as raízes de Q são x = a e x = b.


LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

TEXTO

Zoom

(Antonio Prata)

Uma reunião por computador é paradoxalmente
mais distante e mais próxima do que um encontro
presencial. Mais distante por razões óbvias: as pessoas
estão reduzidas a duas dimensões, presas em
quadradinhos numa tela. Por outro lado, somos
brindados com uma pequena moldura de intimidade
alheia que não seria revelada em torno da mesa de um
escritório.

Vemos a sala ou o quarto dos outros. A estante de
livros. Vejo uma boina pendurada no cabide de um
colega de trabalho que eu julgava discreto e austero.
Em que ocasião ele usa essa boina? Será que meu
colega não é careta e austero coisa nenhuma e aos
domingos veste a boina, acende um cachimbo e pinta
telas com nus gigantes?

Além da moldura domiciliar, há mais intimidade
no Zoom pela liberdade de olharmos para onde
quisermos. Numa conversa presencial, devemos manter
os olhos colados nos olhos de quem fala. Numa
reunião via Zoom com 30 pessoas a gente pode
escolher qualquer dos quadradinhos e ficar ali
examinando o infeliz, reparando em suas orelhas, seus
óculos, suas expressões. (Faça isso presencialmente e
você vai soar como tarado ou serial killer. Ou serial
killer tarado.)

Com algumas semanas de quarentena, a escola dos
meus filhos mandou as instruções de como seriam as
"aulas" dali em diante. Receberíamos apostilas e lições
por e-mail e algumas aulas seriam dadas on-line, a cada
semana, via Google Meet. Imaginei que as aulas on-
line não seriam problema, as crianças de cinco e seis
anos adorariam ver a professora e os colegas, mas que
eu teria dificuldade de colocá-los para fazer a lição de
casa.

Estava completamente equivocado. Os dois fazem
páginas e páginas de contas de mais e de menos e
preenchem toda a apostila de português sem problema,
mas quase sempre se recusam a entrar na aula on-line.
Li no New York Times uma matéria que me trouxe
hipóteses sobre as dificuldades dos meus filhos. O
texto falava da importância que damos, em nossas
interações sociais, às imediatas respostas faciais e
corporais das outras pessoas. A cada instante vamos
moldando nosso discurso pelos sorrisos, sobrancelhas
arqueadas ou braços cruzados dos nossos
interlocutores.

Numa reunião on-line cada um tem uma qualidade
de conexão diferente e as reações chegam
embaralhadas, às vezes com vários segundos de atraso.
Ficamos sem um feedback confiável sobre como estão
recebendo nossas informações.

É por isso, aliás, que a gente se atropela tanto numa
reunião on-line. Ao vivo, sabemos interpretar
perfeitamente o fluxo da conversa. Lemos no outro a
antecipação de uma pausa, num outro a intenção de
uma fala, num outro, ainda, a disposição para a briga.
Uma conversa de várias pessoas é uma sinfonia
emocional cuja partitura a seleção natural nos moldou,
por milhares de anos, para ler. Na reunião on-line, cada
um segue um metrônomo diferente.
Para as crianças, suponho, essa confusão é ainda
mais desagradável. Elas estão aprendendo a interagir
com os outros. As reações distintas passam a elas a
mensagem de que não estão sendo ouvidas com
interesse, de que estão sendo ignoradas ou mal
interpretadas.

O medo da criança no Zoom é o mesmo medo do
quarto escuro: ela preenche o que não consegue ver
com as suas angústias. Os pequenos narcisos que ainda
não conseguem enxergar direito seus rostos refletidos
no lago apavoram-se ao ver o reflexo ondulante, como
se uma pedra tivesse sido atirada na água. E quem
poderá afirmar que não foi?
(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/amp/colunas/antonioprata/
2020/06/zoom.shtml. Acesso em: 07 dez 2020.)

UEM

QUESTÃO 26
UEM 2020: De acordo com o texto, o autor

01) reclama da interação on-line entre as pessoas, pois a plataforma Zoom é morosa e de conexão ruim.

02) afirma que, nas reuniões on-line via Zoom, as pessoas ficam presas em quadradinhos e sem intimidade umas com as outras.

04) afirma que, nas reuniões por computador, pode-se observar melhor o outro, o que seria mais difícil em uma reunião presencial.

08) reclama que, nas reuniões on-line, cada um tem uma qualidade de conexão diferente, o que dificulta a interação.

16) afirma que as reuniões por computador são ao mesmo tempo mais distantes e mais próximas do que um encontro presencial.


QUESTÃO 27
UEM 2020: Assinale o que for correto a respeito do texto.

01) O autor imaginou, equivocadamente, que na quarentena as crianças menores não teriam dificuldade para participar das aulas on-line promovidas pela escola.

02) O autor se surpreendeu com a atitude de seus filhos de cinco e seis anos de idade: estes adoram ver a professora e os colegas nas aulas on-line da escola.

04) Segundo o autor, a interação on-line para as crianças é ainda mais desagradável, porque elas estão aprendendo a interagir com as pessoas.

08) O autor acredita que na interação presencial é possível interpretar bem o fluxo da conversa.

16) O autor afirma que nas reuniões on-line as pessoas têm um metrônomo diferente, o que dificulta a interação entre elas.


QUESTÃO 28
UEM 2020: Assinale o que for correto a respeito do que se afirma a seguir.

01) Em “encontro presencial” (linhas 2 e 3) e em “reações distintas” (linha 63), os adjetivos “presencial” e “distintas” caracterizam, respectivamente, “encontro” e “reações”.

02) Os adjetivos “discreto” (linha 11), “austero” (linhas 11 e 13) e “careta” (linha 13) caracterizam a mesma entidade, isto é, um “colega de trabalho” (linha 11).

04) Em “reunião por computador” (linha 1), “liberdade de olharmos” (linha 17) e “crianças de cinco e seis anos” (linhas 31 e 32), as expressões sublinhadas formam locuções adjetivas.

08) Em “essa confusão é ainda mais desagradável.” (linhas 61 e 62), o adjetivo funciona como predicativo do sujeito.

16) Os adjetivos “distante” (linhas 2 e 3) e “próxima” (linha 2) caracterizam o mesmo objeto: o “encontro presencial” (linhas 2 e 3).


QUESTÃO 29
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) Em “Uma reunião por computador é paradoxalmente mais distante e mais próxima do que um encontro presencial.” (linhas 1-3), “Uma” e “um” são artigos indefinidos.

02) Em “Mais distante por razões óbvias: as pessoas estão reduzidas a duas dimensões” (linhas 3 e 4), “as” e “a” são artigos indefinidos.

04) Em “Numa conversa presencial, devemos manter os olhos colados nos olhos de quem fala.” (linhas 18 e 19), “Numa” é a contração da preposição “em” + o artigo indefinido “uma”.

08) Em “Os dois fazem páginas e páginas de contas de mais e de menos e preenchem toda a apostila de português sem problema, mas quase sempre se recusam a entrar na aula on-line.” (linhas 35-38), o “mas” estabelece relação semântica de adição.

16) Em “É por isso, aliás, que a gente se atropela tanto numa reunião on-line.” (linhas 52 e 53), o autor emprega o advérbio “aliás” como um operador argumentativo que reforça uma determinada conclusão.


QUESTÃO 30
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) Em “Por outro lado, somos brindados com uma pequena moldura de intimidade alheia” (linhas 5-7), “brindados” pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por blindados.

02) Em “Uma reunião por computador é paradoxalmente mais distante” (linhas 1 e 2), “paradoxalmente” tem o mesmo efeito de sentido de contraditoriamente.

04) Em “há mais intimidade no Zoom pela liberdade de olharmos para onde quisermos.” (linhas 16-18), “onde” retoma a expressão “no Zoom”.

08) Em “Estava completamente equivocado.” (linha 35), o advérbio “completamente” intensifica “equivocado”.

16) Em “reparando em suas orelhas, seus óculos, suas expressões.” (linhas 22 e 23), “suas”, “seus” e “suas” possuem a função gramatical de pronomes possessivos.


QUESTÃO 31
UEM 2020: Assinale o que for correto em relação aos elementos linguísticos presentes no texto.

01) Em “mais distante e mais próxima” (linha 2), as duas ocorrências do advérbio “mais” têm o valor semântico de intensificador.

02) Em “essa boina” (linha 12), o uso do pronome demonstrativo está adequado, conforme os preceitos normativos, pois ele é empregado para indicar algo já mencionado.

04) A expressão “quase sempre” (linha 38) indica a ideia de algo realizado em todo o tempo, sem exceção.

08) Nas linhas 24 e 25, o uso da expressão estrangeira “serial killer” compromete a fluidez interpretativa do texto.

16) A expressão “Os pequenos narcisos” (linha 69) é uma remissão a “criança” (linha 67), ainda que não compartilhe o mesmo gênero gramatical.


QUESTÃO 32
UEM 2020: Em relação a elementos linguísticos presentes no texto, assinale o que for correto.

01) Em “Imaginei que as aulas on-line não seriam problema” (linhas 30 e 31), a forma verbal sublinhada expressa uma expectativa passada que não se cumpriu.

02) As expressões “sinfonia” (linha 57) e “metrônomo” (linha

60) são empregadas para caracterizar situações opostas: reunião presencial versus reunião on-line, respectivamente.

04) O item lexical “a” (linha 38) é um pronome pessoal feminino que retoma o antecedente textual “apostila” (linha 37).

08) “interlocutores” (linha 46) apresenta o mesmo prefixo com valor de negação que se observa em vocábulos como “infeliz” (linha 22).

16) O único sentido possível de “pinta telas com nus gigantes” (linhas 14 e 15) diz respeito ao ato de pintar desenhos que retratem nus gigantes.


QUESTÃO 33
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) O Barroco, movimento artístico surgido no contexto da Contrarreforma, foi influenciado pelos valores da Igreja Católica, interessada em resgatar a perspectiva teocêntrica medieval, que havia perdido espaço para a perspectiva antropocêntrica renascentista. Do choque dessas perspectivas resultou um conflito, representado, com certa frequência, nas obras do período barroco.

02) No “Sermão do Bom Ladrão”, padre Antônio Vieira faz severas críticas ao ato de furtar. No entanto, tais críticas são seletivas, pois não abordam as ações de furto dos reis e de pessoas ligadas a eles. O autor absolve os reis dos furtos realizados em seus reinos, ainda que cometidos por outras pessoas.

04) No “Sermão do Bom Ladrão”, padre Antônio Vieira destaca que o bom ladrão é aquele que rouba dos mais ricos para distribuir aos mais pobres. Agindo assim, o pecado do furto será perdoado, como citado no exemplo de Zaqueu, ladrão pobre que rouba do rico e poderoso rei Dimas.

08) Os conceitos estéticos do Arcadismo, de modo geral, opõem-se à arte barroca, carregada de rebuscamento e exagero. Contrárias a isso, as obras literárias árcades retomam valores do Classicismo, tais como sobriedade, simplicidade, equilíbrio, entre outros, motivo pelo qual esse período artístico também é denominado Neoclassicismo.

16) Tomás Antônio Gonzaga é um dos principais autores da poesia árcade brasileira. Sua obra Marília de Dirceu representa os valores árcades ao abordar, com certa frequência, o espaço campestre de natureza tranquila (locus amoenus) como ambientação recorrente em muitos poemas, aspecto que realça o característico traço bucólico da literatura árcade.


QUESTÃO 34
“Queixa-se o poeta em que o mundo vai errado, e querendo emendá-lo o tem por empresa dificultosa”

SONETO

Carregado de mim ando no mundo,
E o grande peso embarga-me as passadas,
Que como ando por vias desusadas,
Faço o peso crescer, e vou-me ao fundo.

O remédio será seguir o imundo
Caminho, onde dos mais vejo as pisadas,
Que as bestas andam juntas mais ornadas,
Do que anda só o engenho mais profundo.

Não é fácil viver entre os insanos,
Erra, quem presumir, que sabe tudo,
Se o atalho não soube dos seus danos.

O prudente varão há de ser mudo,
Que é melhor neste mundo o mar de enganos
Ser louco cos demais, que ser sisudo.
(MATOS, G. de. Antologia. Seleção e notas de Higino Barros.
Porto Alegre: L&PM, 2009, p. 107).


UEM 2020: Sobre o poema de Gregório de Matos, assinale o que for correto.

01) O eu lírico condena a vaidade e a hipocrisia da aristocracia e da classe política baiana da época do Brasil Colônia por meio de uma crítica mordaz. Como reparação, sugere o pastoralismo, o locus amoenus e o inutilia truncat, orientações máximas do Barroco.

02) A temática remete para o desconcerto do mundo. O eu lírico expressa sua preocupação acerca da sociedade por meio de ironia e de crítica social de caráter satírico, expressando seu aborrecimento contra os “insanos”, desprovidos de conhecimento e de discernimento.

04) O poema apresenta o contraste entre o eu lírico e a sociedade. Andando por caminhos incomuns, entre os quais se pode considerar a própria poesia satírica, o eu aumenta, metaforicamente, seu próprio peso. As inversões sintáticas, como no verso “Carregado de mim ando no mundo”, confirmam o conflito instaurado no texto.

08) O eu lírico defende a ideia de que é preciso ser sisudo em um mundo onde predominam os loucos, e escolhe, por livre vontade, envolver-se no modo de pensar e agir mundano, como atestam os versos “O remédio será seguir o imundo / Caminho, onde dos mais vejo as pisadas”.

16) Escrito em linguagem culta, usando versos decassílabos (a medida nova), rimas interpoladas e figuras como metáforas e hipérbatos, além de encadeamento (como nos versos um e dois da segunda estrofe), o soneto reforça, na forma, a turbulência e o contraste entre o eu e a sociedade.


QUESTÃO 35
LXII

Torno a ver-nos, ó montes; o destino
Aqui me torna a pôr nestes oiteiros;
Onde um tempo os gabões deixei grosseiros
Pelo traje da Corte rico, e fino.
Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
Os meus fiéis, meus doces companheiros,
Vendo correr os míseros vaqueiros
Atrás de seu cansado desatino.
Se o bem desta choupana pode tanto,
Que chega a ter mais preço, e mais valia,
Que da cidade o lisonjeiro encanto;
Aqui descanse a louca fantasia;
E o que té agora se tornava em pranto,
Se converta em afetos de alegria.
(COSTA, C. M. da. Melhores poemas. Seleção Francisco Iglésias. São
Paulo: Global, 2012, p. 91).

UEM 2020: Com base no poema abaixo e na produção poética de Cláudio Manuel da Costa, assinale o que for correto.

01) O poema representa o eu lírico vivenciando “afetos de alegria” pela oportunidade que teve de deixar o ambiente rude do campo, representado pelos gabões grosseiros, para apreciar a vida urbana rica e refinada da Corte. Agora, repleto de cultura e de trajes elegantes, ao retornar ao campo está feliz por perceber que fizera a escolha certa ao não optar por aquela vida rústica dos míseros vaqueiros.

02) O poema apresenta-se como exceção na poesia do Arcadismo, uma vez que se trata de um soneto, forma poética clássica que foi rechaçada pelos autores árcades, pois era utilizada nas produções dos artistas cultos da elite urbana. Coerente com a valorização da simplicidade e da vida no campo, os poetas árcades se expressaram basicamente com formas poéticas da cultura popular.

04) O poema descreve a expressão do eu lírico que, tendo trocado a vida no campo pela experiência urbana na Corte e, depois, retornado ao espaço campestre, reconhece o valor daquela vida simples, “Que chega a ter mais preço, e mais valia, / Que da cidade o lisonjeio encanto”. É por esse motivo que ele se mostra comovido alegremente, como demonstra o último verso do poema.

08) O poema destaca aspectos característicos da poesia árcade, como a ambientação campestre em um cenário de natureza tranquila e de vida simples, considerado mais valioso do que o luxo e o requinte urbanos. Nesse sentido, conceitos como bucolismo, aurea mediocritas e fugere urbem mostram-se presentes.

16) O poema é composto por versos decassílabos, aspecto que demonstra um padrão de regularidade métrica. Há presença de rimas, as quais, no que diz respeito à disposição gráfica no poema, seguem o esquema ABBA, nos quartetos, e CDC DCD, nos tercetos.


ESPANHOL
TEXTO

Sin regresar a España

Señor Editor:

Mi pareja y yo somos médicos. Ella, especialista
en medicina familiar y comunitaria y en medicina de
urgencias, ha participado en una expedición en la selva
amazónica boliviana con una onegé española.
Actualmente se encuentra en Perú aislada. Ha
intentado sin éxito volver a España, mediante la
compra de vuelos y poniéndose en contacto con la
embajada.

En la misma situación que ella, están más de 200
españoles, de los cuales un 20% son personal
sanitario.

Ruego al presidente español que en la medida de
lo posible haga esfuerzos para repatriar a todo el
personal sanitario español, que debería estar aquí
echándonos una mano.

Me consta que todos ellos están intentando
comprar vuelos y ponerse en contacto con las
embajadas de los respectivos países donde se
encuentran, además de comunicarse frecuentemente
con los organismos diplomáticos hispánicos. Ellos
también forman parte de esta emergencia social y
también de esta emergencia sanitaria provocada por el
coronavírus. Al fin y al cabo, tenemos un compromiso
común, no dejar a nadie atrás.

Juan Antonio Roig Llopis
Mallorca
(Texto adaptado del periódico La Vanguardia, número 49758, sábado
21 de marzo de 2020, p. 23, www.lavanguardia.com)

QUESTÃO 36
UEM 2020: Tras la lectura detenida del texto, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) El texto es una reclamación de un ciudadano español cuya esposa se encuentra en trabajo en el extranjero.

02) El remitente de Mallorca escribe al presidente español debido a un problema sanitario ocurrido en su ciudad.

04) El remitente es un médico español y su mujer es una enfermera extranjera.

08) La esposa del emisor de la carta tiene problemas para regresar a su casa a causa de las consecuencias de la pandemia.

16) Se trata de una carta en que una persona intercede por otra, que está imposibilitada de comunicarse por encontrarse aislada.


QUESTÃO 37
UEM 2020: De acuerdo con la lectura del texto, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) El texto dice que mitad del personal sanitario español se encuentra en trabajo voluntario en regiones distantes.

02) El tema de la repatriación es la súplica de esa carta de un español, residente en Mallorca.

04) Más de 200 españoles no pueden volver a casa porque no tienen dinero para pagar vuelos desde islas suramericanas.

08) En el final de la carta se afirma que la emergencia sanitaria provocada por el coronavírus abarca a los ciudadanos de la sociedad española.

16) Los españoles hacen esfuerzos para volver a su país de origen y buscan el apoyo de los organismos diplomáticos nacionales y extranjeros.


QUESTÃO 38
UEM 2020: De acuerdo con la gramática española, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) “Mi pareja” (línea 3) trae el posesivo “mi” antepuesto al sustantivo. La alteración del orden requiere el posesivo mía pospuesto al sustantivo en cuestión.

02) La forma “ha participado” (línea 5) está en pretérito perfecto compuesto, tercera persona de singular.

04) “Ha intentado” (líneas 7 y 8) es una construcción verbal en pretérito indefinido, segunda persona de plural.

08) Las cifras “200” (línea 11) y “20” (línea 12) son numerales ordinales que se escriben, respectivamente, dossientos y viente.

16) “Ruego” (línea 14) es un verbo regular conjugado en presente de indicativo en segunda persona de singular.


QUESTÃO 39
UEM 2020: De acuerdo con el vocabulario de la lengua española, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) “Me consta que” (línea 18) es expresión con verbo pronominal cuyo significado es que algo me es suficiente.

02) “Ella” (línea 3) es un pronombre personal de tercera persona de singular en femenino que se refiere a “Mi pareja” (línea 3).

04) “sin éxito” (línea 8) es una expresión que se refiere a un suceso bien logrado.

08) El verbo en infinitivo “repatriar” (línea 15) significa retornar a la patria; y “mediante” (línea 8) significa por medio de.

16) “ellos están intentando comprar vuelos” (líneas 18 y 19) significa que ellos no están haciendo esfuerzos para comprar vuelos.


QUESTÃO 40
UEM 2020: De acuerdo con los aspectos gramaticales de la lengua española, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) “médicos” (línea 3) y “amazónica” (línea 6) llevan acento gráfico porque son palabras esdrújulas, con la tónica en la antepenúltima sílaba.

02) “ellos” (línea 18) es un pronombre personal cuyo significado en el texto se encuentra en “vuelos” (línea 19).

04) “echándonos una mano” (línea 17) puede ser sustituido por la expresión “poniéndose en contacto” (línea 9).

08) “no dejar a nadie” (línea 26) es una expresión cuya primera palabra es un adverbio de negación, y la última palabra significa ninguna persona.

16) “frecuentemente” (línea 21) es un adverbio que puede ser sustituido por rápidamente.


FRANCÊS

TEXTE 1

Civilité

La civilité et la politesse sont des formes du
comportement quotidien nécessaires à la vie en société.
Être civil ou poli veut dire, par exemple, céder sa place
assise dans un bus à une personne âgée, remercier quand
quelqu’un vous rend service, demander: Comment allez
vous? quand on rencontre quelqu’un, proposer de l’aide
à quelqu’un en difficulté... Ces comportements sont
transmis dans la famille et dans la vie sociale avec les
autres.

Malheureusement, ces dernières années on pense
voir beaucoup plus d’incivilités: insultes pour un petit
incident, non respect des lieux publiques, indifférence.
Alors, certains pensent que l’École doit enseigner la
civilité. Il faudrait faire des cours pour apprendre à dire:
Bonjour, Monsieur, Au revoir, Madame!
(DI GIURA, M.; BEACCO, J.-C. Alors? Paris: Didier, 2007, p. 38)

TEXTE 2

Les jeunes et la vie en société

Le ministère français de l’éducation national a
mené en 1995 une enquête sur les attitudes des jeunes de
15 ans par rapport à la vie en société. En 2005, on a
refait la même enquête [...] Ils déclarent [...] que la loi
doit “protéger les personnes contre les injustices” mais
62% pensent qu’il faut “obéir aux lois seulement si on
est d’accord avec elle” (contre 42% en 1995).

Pour ces jeunes, les règles de la vie scolaire sont
peu légitimes parce qu’elles donnent toujours raison aux
adultes. De 1995 à 2005, les jeunes sont devenus plus
tolérants et plus solidaires. Mais ils ont une attitude plus
libre face au rôle de la loi.
(DI GIURA, M.; BEACCO, J.-C. Alors? Paris: Didier, 2007, p.50)

QUESTÃO 36
UEM 2020: Marquez le(s) choix où le verbe souligné, dans ces extraits du texte 1, est à l’infinitif de l’indicatif.

01) “Être civil ou poli veut dire” (ligne 3)

02) “remercier quand quelqu’un” (lignes 4 et 5)

04) “Ces comportements sont transmis dans la famille” (lignes 7 et 8)

08) “on pense voir beaucoup plus d’incivilités” (lignes 10 et 11)

16) “l’École doit enseigner la civilité.” (lignes 13 et 14) 


QUESTÃO 37
UEM 2020: “Malheureusement, ces dernières années on pense voir beaucoup plus d’incivilités.” (texte 1, lignes 10 et 11). Marquez le(s) choix qui peut(peuvent) remplacer le mot souligné.

01) Pour autant
02) Regrettablement
04) Par hasard
08) Avec attention
16) Par malheur


QUESTÃO 38
UEM 2020: Cochez le(s) choix correct(s), d’après les textes 1 et 2.

01) Personne ne pense que l’école doit enseigner la civilité.
02) Insultes pour un petit incident sont une forme d’incivilité.
04) Il faut céder sa place assise à une personne âgée.
08) La civilité et la politesse sont acquises en société et en famille.
16) Saluer ceux qu’on rencontre est une manque de politesse.


QUESTÃO 39
UEM 2020: D’après la lecture du texte 2, cochez le(s) choix correct(s).

01) Pour les jeunes, donner toujours de la raison aux adultes en contexte scolaire est injuste.

02) La majorité des jeunes est contraire à obéir la loi seulement quand on est d’accord avec elle.

04) Le ministère a mené la même enquête en 1995 et en 2005.

08) Le nombre de jeunes pratiquants de la tolérance et de la solidarité a augmenté.

16) Les participants de l’enquête du ministère de l’éducation nationale étaient âgés de plus de 15 ans.


QUESTÃO 40
UEM 2020: Cochez le(s) choix où le mot souligné est un pronom personnel dans le texte 2.

01) “En 2005, on a refait la même enquête” (lignes 3 et 4).

02) “Ils déclarent [...] que la loi doit ‘protéger les personnes contre les injustices’” (lignes 4 et 5).

04) “Pour ces jeunes, les règles de la vie scolaire sont peu légitimes” (lignes 8 et 9).

08) “les jeunes sont devenus plus tolérants” (lignes 10 et 11).

16) “elles donnent toujours raison aux adultes. ” (lignes 9 et 10).


INGLÊS

TEXT

What is TikTok? Why is it so popular?

When you open TikTok a lot of amateur videos
greet you. Most of the videos are teenagers lip-syncing
to music or sharing something about their day, their
romantic crush, or school life. For anyone over the age
of 20, this content has no relevance. Perhaps the
hardest part of understanding TikTok is the shortness
of the content.

TikTok primarily shows video content that is 15
seconds in length. While there is an option to share
videos up to one minute long, there is no longer-form
video, and no image or text sharing options. When a
new app emerges on the market and starts to grow in
popularity, it can be hard to understand why it’s
needed.

When it comes to TikTok, there is a vast market
of people looking for micro-entertainment and
distraction for a few minutes during the day. If a video
is interesting or appealing, it is reshared quickly by the
algorithm on the ‘For You’ page and gains millions of
views.

Brands are using TikTok. With over 5.7 million
followers, the NBA shares highlights of games and
celebrity players. Fast food restaurants Chiptole have
been another early adopter on the platform. The
majority of their content celebrates the foods they
serve, but they also run popular competitions for
TikTok users to submit fun videos at the locations.

Media companies, such as the Whashington Post
and NBC, are using TikTok to give previews of their
content and to showcase their reporters’ personalities
through behind-the-scenes videos.
(Adapted from https://brandastic.com/blog/what-is-tiktok-and-why-is-itso-popular/#: ~:text=In%202014%2C%20social%20media13%2DD18 %20year%20old%20demographic.&text=Launched%20initially%20onl y%20in%20China,more%20than%20100%20million%20users. Access on 22 jun 2020)

QUESTÃO 36
UEM 2020: Mark the correct affirmative(s).

01) Most videos on TikTok are produced by people older than 20 years-old.

02) There are no videos longer than one minute on TikTok.

04) It may be difficult to understand why we use TikTok, because this is a new app.

08) All videos are shared on “For You” page.

16) The restaurant Chiptole has been using TikTok for a short time.


QUESTÃO 37
UEM 2020: Mark the correct affirmative(s).

01) The verbs “lip-syncing” (linha 2) and “sharing” (linha 3) are in the Present Continuous Tense.

02) The verbs “shows” (linha 8) and “emerges” (linha 12) are in first person plural.

04) The verb “can” (linha 13) indicates an obligation.

08) The pronoun “their” (linha 29) refers to “Media companies” (linha 28).

16) The word “popular” (linha 26) is an adjective.


QUESTÃO 38
UEM 2020: De acordo com o texto, assinale o que for correto.

01) Quando o TikTok é aberto, aparecem vários vídeos profissionais.

02) As pessoas procuram os vídeos no TikTok para curto entretenimento e distração no final do dia.

04) Uma das dificuldades para se entender o TikTok diz respeito ao pouco conteúdo apresentado.

08) Um vídeo no TikTok, para ser compartilhado, não pode ter a duração de mais de um minuto.

16) Os conteúdos dos vídeos não são relevantes para pessoas acima de 20 anos.


QUESTÃO 39
UEM 2020: De acordo com o texto, assinale o que for correto.

01) Quando um vídeo é atrativo, ele não é compartilhado novamente pelo algoritmo na página “For You”.

02) As companhias como Washington Post e NBC usam o TikTok para ridicularizar seus repórteres.

04) A NBA possui mais de 5.7 milhões de seguidores.

08) Os restaurantes Chiptole mantêm competições populares para usuários do TikTok inscreverem vídeos divertidos.

16) A NBA compartilha apenas jogos no TikTok.


QUESTÃO 40
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) A frase “If a video is interesting or appealing, it is reshared quickly by the” (linhas 17 e 18), é um exemplo de First Conditional.

02) A forma “the hardest part” (linhas 5 e 6) é um exemplo de superlativo de superioridade.

04) As palavras “quickly” (linha 18) e “platform” (linha 24) são exemplos de advérbio e substantivo, respectivamente.

08) A expressão “have been” (linhas 23 e 24) está no Presente Perfeito Contínuo.

16) A expressão “such as” (linha 28) pode ser substituída por like, sem que se altere o sentido na frase.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

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econômicas,3,ciências sociais,2,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,2,comunicação social,1,concurso,286,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,378,design,4,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,146,direito administrativo,25,direito ambiental,2,direito civil,25,direito constitucional,26,direito do trabalho,22,direito eleitoral,1,direito empresarial,24,direito financeiro,1,direito penal,26,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,24,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,54,educação física,12,educação infantil,331,eleicoes,1,enade,160,encceja,24,enem,72,enfermagem,10,engenharia,2,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,306,escola,1,espanhol,36,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,44,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,20,famerp,13,farmacia,5,fasa,9,faseh,1,fatec,115,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,22,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,4,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,3,formação geral,3,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,71,gestao ambiental,1,gestao comercial,1,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,2,gestão financeira,2,gestao hospitalar,1,gestão pública,1,habilidades 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