UEM 2020: Sobre aspectos da história regional paranaense no século XX, assinale o que for correto

UEM 2020: Sobre aspectos da história regional paranaense no século XX, assinale o que for correto.

01) Na primeira metade do século XX, os índices de participação do Paraná na produção cafeeira nacional aumentaram de forma expressiva, o que trouxe para o estado um grande aporte de capitais destinados à agricultura e à indústria.

02) O norte do estado atraiu muitos migrantes oriundos do Rio Grande do Sul e, também, de Santa Catarina, que entraram em conflito com as empresas particulares de colonização que atuavam na região. Os conflitos que ocorreram devido à questão da posse da terra só foram controlados na década de 1960.

04) Na década de 1970, durante o regime militar, foi organizada e executada no Paraná a Operação Marumbi, uma ação policial-militar que prendeu pessoas acusadas de rearticularem as bases políticas do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no estado.

08) A Frente Agrária Paranaense (FAP) foi uma organização criada pela Igreja Católica na década de 1960, para combater a influência e a disseminação do ideário comunista no movimento dos trabalhadores rurais.

16) A alta lucratividade da cafeicultura paranaense, na década de 1970, impediu o desenvolvimento da cultura de soja, uma vez que atraiu um baixo interesse dos grandes proprietários rurais em cultivá-la e nela investir recursos financeiros.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

GABARITO:
01-04-08 = 13

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.