Prova UEM 2020 (Etapa 3) com Gabarito

Prova UEM 2020 (Etapa 3) com Gabarito
Prova UEM 2020 (Etapa 3) com Gabarito

Prova UEM 2020 (Etapa 3) com Gabarito

ETAPA 03

CONHECIMENTOS GERAIS

QUESTÃO 01
UEM 2020: Sobre a dança, a música, o teatro e suas intersecções, assinale o que for correto.

01) Arte híbrida se relaciona às manifestações artísticas que não podem ser definidas tradicionalmente por uma linguagem artística; é composta pela junção de mais de uma modalidade artística. 

02) O teatro gestual não é considerado uma arte híbrida, pois utiliza elementos do circo e da pantomima, que não são considerados expressões artísticas como a dança e a música. 

04) Na cultura ocidental a classificação de expressões artísticas como dança, teatro e música indica uma visão compartimentada das artes. No Oriente e em algumas expressões culturais de países como o Brasil, tais classificações não abarcam certas expressões artísticas. 

08) Dança-teatro é uma expressão artística que utiliza recursos inspirados em artes cênicas, além de elementos musicais; combina a expressão corporal da dança com oralidade e  expressões teatrais. 

16) Encontramos manifestações artísticas que utilizam mais de uma linguagem também nas culturas indígenas. O Da-nho’re é uma manifestação coletiva (da tribo Xavante, no Brasil), que combina o canto e a dança.


QUESTÃO 02
UEM 2020: A metafísica é uma disciplina da filosofia que tem por tema principal a investigação dos princípios e das causas, a essência e a existência de todas as coisas. Sobre a metafísica, assinale o que for correto.

01) Para Parmênides, as coisas sensíveis da natureza não são verdadeiramente reais, pois o ser, que é idêntico a si mesmo, eterno e imutável, não pode ser experimentado pelos sentidos.

02) Aristóteles afirma que a metafísica é a ciência das ideias transcendentes, reais por si mesmas e causas suprassensíveis da realidade empírica, cuja essência, que está em permanente devir, não pode ser conhecida.

04) David Hume defende a tese de que conceitos como essência, alma, causa e Deus constituem o fundamento de toda a realidade, seja ela metafísica, seja científica.

08) Immanuel Kant critica a metafísica clássica e afirma que não é possível provar a existência de Deus como ente real e nem mesmo a existência das coisas como são em si mesmas, pois tudo o que podemos conhecer são os objetos dados a nós no espaço e no tempo por meio da sensibilidade.

16) Martin Heidegger afirma que fenômenos sobrenaturais não podem ser explicados cientificamente, mas podem ser conhecidos como efeitos de causas reais, os seres espirituais “ônticos”.


QUESTÃO 03
UEM 2020: Sobre aspectos da história regional paranaense no século XX, assinale o que for correto.

01) Na primeira metade do século XX, os índices de participação do Paraná na produção cafeeira nacional aumentaram de forma expressiva, o que trouxe para o estado um grande aporte de capitais destinados à agricultura e à indústria.

02) O norte do estado atraiu muitos migrantes oriundos do Rio Grande do Sul e, também, de Santa Catarina, que entraram em conflito com as empresas particulares de colonização que atuavam na região. Os conflitos que ocorreram devido à questão da posse da terra só foram controlados na década de 1960.

04) Na década de 1970, durante o regime militar, foi organizada e executada no Paraná a Operação Marumbi, uma ação policial-militar que prendeu pessoas acusadas de rearticularem as bases políticas do Partido Comunista Brasileiro (PCB) no estado.

08) A Frente Agrária Paranaense (FAP) foi uma organização criada pela Igreja Católica na década de 1960, para combater a influência e a disseminação do ideário comunista no movimento dos trabalhadores rurais.

16) A alta lucratividade da cafeicultura paranaense, na década de 1970, impediu o desenvolvimento da cultura de soja, uma vez que atraiu um baixo interesse dos grandes proprietários rurais em cultivá-la e nela investir recursos financeiros.


QUESTÃO 04
UEM 2020: A globalização é um fenômeno que apresenta várias dimensões: econômica, social, cultural, política, entre outras. Os seus fluxos se materializam no espaço geográfico em diversas escalas: mundial, nacional, regional e local. Sobre os fluxos da globalização, assinale o que for correto.

01) Os fluxos de capital, que têm escala global, são decorrentes de transações financeiras realizadas por meio da negociação de títulos e de ações, de compra e venda de moedas valorizadas e de transferências de créditos entre instituições financeiras.

02) O comércio mundial está estruturado em torno dos maiores centros econômicos: a União Europeia, os EUA e o Canadá, e os principais países asiáticos, cujos fluxos comerciais representam a maior parte das transações realizadas no mundo.

04) Os fluxos de trabalhadores se dão em rede, mas seus nós mais importantes estão nos lugares que são os pontos de difusão das empresas de network, que distribuem os trabalhadores menos especializados junto às grandes empresas.

08) Os fluxos da economia mundial baseada na nova Divisão Internacional do Trabalho intensificaram o deslocamento de indústrias que utilizam grande quantidade de mão de obra para países desenvolvidos e, consequentemente, o fluxo de trabalhadores para essas áreas aumentou significativamente.

16) Como resultado do avanço tecnológico nas telecomunicações e na informática, o dinheiro tornou-se eletrônico, desmaterializado, virtual, e transformou-se em mais uma informação; seu fluxo ganhou mobilidade por meio de linhas e torres de transmissão, cabos oceânicos e satélites artificiais.


QUESTÃO 05
UEM 2020: A partir da década de 1990 passa a ocorrer uma reorganização geográfica do capitalismo mundial, marcada pelo aumento dos investimentos diretos das grandes corporações internacionais nos países subdesenvolvidos, sobretudo naqueles mais industrializados. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) A reorganização espacial da indústria buscou lugares mais favoráveis onde a relação custo-benefício é maior, como nos países emergentes, com mão de obra mais barata e incentivos fiscais

02) Além das estratégias de controle de mercado, a intensa competitividade entre as empresas transnacionais tem contribuído para a ocorrência de fusões entre corporações com o objetivo de dominar a produção de mercadorias ou a prestação de serviços e sua comercialização.

04) A acirrada concorrência entre as corporações transnacionais e a ascensão de empresas do Japão, da Coreia do Sul e da Europa Ocidental, estimularam a corrida pelos mercados dos países mais pobres, que dispunham de abundantes recursos naturais, especialmente fontes de energia e matérias-primas estratégicas.

08) A busca por custos operacionais mais baixos, por maior produtividade e por maiores lucros, levou as empresas a adotarem a fragmentação do processo produtivo industrial, passando a dividir as etapas de produção e a montagem entre diferentes filiais espalhadas pelo mundo.

16) As empresas transnacionais que atuam no setor de indústrias de alta tecnologia, devido à rápida obsolescência das máquinas industriais impostas pela Revolução 4.0 e à necessidade de grandes investimentos, localizam-se apenas em países mais desenvolvidos.


QUESTÃO 06
UEM 2020: A nova hierarquia do sistema urbano depende de fluxos de informação, cujo controle, por meio da emissão de mensagens, de ideias e de ordens, garante à metrópole um papel regulador de crescente número de tarefas dispersas pelo país. Sobre essa dinâmica dos espaços urbanos no Brasil, assinale o que for correto.

01) Porto Alegre diminuiu a sua força metropolitana na região Sul devido a Florianópolis, que passou a atrair e a comandar empresas e startups do setor de vestuário.

02) Ao longo do século XX, em função da forte industrialização, a cidade do Rio de Janeiro foi classificada como uma metrópole nacional. Atualmente, é considerada uma metrópole regional, perdendo seu papel para Belo Horizonte, que concentra o setor de TI das empresas transnacionais brasileiras.

04) Curitiba, por estar próxima a São Paulo, recebeu do governo federal investimentos nos setores de informática e bancário, o que possibilitou a conquista da primazia entre as capitais estaduais.

08) Maringá é uma metrópole, pois apresenta uma capacidade de polarizar uma série de municípios interligados pela expansão periférica de sua malha urbana e pela integração socioeconômica comandada pela forte industrialização.

16) São Paulo é uma metrópole nacional e também é considerada uma cidade global por estar fortemente integrada aos fluxos mundiais. Atualmente, a metrópole paulista se refuncionaliza pela sua capacidade de concentrar atividades de produção, coleta, classificação e redistribuição de informações.


QUESTÃO 07
UEM 2020: Acerca do conceito de cultura nas ciências sociais, assinale o que for correto.

01) O conceito de cultura é construído a partir da análise da realidade social e pode ter diferentes pontos de vista.

02) A antropologia busca demonstrar que os aspectos culturais de uma sociedade são transmitidos de uma geração a outra pela interação social.

04) As diferenças entre as sociedades humanas são explicáveis pelos valores e pelas práticas aprendidas na vida em sociedade.

08) Os aspectos geográficos são definitivos na elaboração das culturas.

16) A transmissão dos valores culturais ocorre por meios biológicos.


QUESTÃO 08
UEM 2020: Nos ecossistemas, os componentes bióticos e abióticos interagem e propiciam dois processos indissociáveis: a ciclagem da matéria e o fluxo de energia. Sobre esses processos e interações relacionadas, assinale o que for correto.

01) Nos ecossistemas a matéria e a energia circulam entre os organismos autótrofos e heterótrofos que constituem as teias alimentares, retornando ao solo ou à água por ação dos organismos decompositores.

02) No solo, bactérias autótrofas nitrificantes (nitrobactérias) convertem íons amônio em nitrito e depois em nitrato, que pode ser absorvido pelas plantas.

04) A fotossíntese e a respiração são processos fisiológicos de plantas, animais e outros organismos autótrofos, relacionados com a fixação e a liberação do carbono e da energia presentes na matéria orgânica.

08) O ciclo da matéria nos ecossistemas envolve organismos como os fungos e as bactérias, que realizam a decomposição e a mineralização de compostos orgânicos.

16) O nitrogênio, o carbono, o fósforo e a água são elementos minerais relacionados com a matéria e a energia; esses elementos circulam nos meios terrestres, aquáticos e atmosféricos.


QUESTÃO 09
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) Seres autotróficos de uma cadeia alimentar terrestre dependem de certas ondas eletromagnéticas para a produção de matéria orgânica.

02) Os raios X constituem um tipo de onda eletromagnética de alta frequência que afeta os seres vivos, podendo causar mutações genéticas.

04) Os seres humanos são incapazes de detectar radiações eletromagnéticas sem o uso de aparelhos tecnológicos.

08) A radiação laser, muito utilizada em processos cirúrgicos, tem frequências maiores que a radiação gama e, dessa forma, possui baixa intensidade e pequena energia por unidade de área.

16) Nas ondas eletromagnéticas, quanto maior a frequência da onda, maior é o comprimento de onda.


QUESTÃO 10
UEM 2020: Um experimento realizado durante um período de 10 anos avaliou a frequência de dois fenótipos relativos à existência ou não de espinhos nas folhas de uma determinada espécie de planta quando submetidas a um processo de especiação alopátrica.

Assumindo que x indica o período considerado e y a frequência de plantas, as equações p : y = 5x + 20 e q : UEM = 1, em que, 0 ≤ x ≤ 10 indicam a frequência de plantas com e sem espinhos nas folhas, respectivamente, durante o período avaliado. Assinale o que for correto.

01) No processo de especiação alopátrica as barreiras ecológicas ou geográficas determinam faixas de território em que a sobrevivência dos indivíduos é dificultada.

02) O processo de especiação alopátrica conduziu a um modelo matemático cuja equação (que indica a frequência de plantas que apresentaram folhas sem espinhos) tem coeficiente angular negativo.

04) As equações p e q indicam que, no período considerado, os dois fenótipos dessa espécie de planta aumentaram sua frequência de indivíduos.

08) O processo de especiação alopátrica é o único responsável pela formação de novas espécies.

16) Em determinado momento do período considerado, a frequência de plantas com e sem espinhos nas folhas foi igual.


QUESTÃO 11
UEM 2020: O carbono, o fósforo e o nitrogênio, constituintes de moléculas importantes na manutenção da vida dos seres vivos, também podem favorecer a poluição ambiental provocada por resíduos urbanos, principalmente esgotos doméstico e industrial, e pelo uso de combustíveis fósseis. Sobre esse assunto, assinale o que for correto.

01) A energia dos combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, originalmente foi captada por meio da fotossíntese realizada há milhões de anos.

02) A queima completa do carvão mineral em usinas termoelétricas é uma fonte de poluição do ar porque libera hidrocarbonetos aromáticos com, pelo menos, um anel benzênico.

04) O monóxido e o dióxido de carbono são liberados da combustão de gasolina, querosene e óleo diesel, frações de hidrocarbonetos que compõem o petróleo.

08) As chuvas ácidas são provenientes da reação entre a água da atmosfera e os gases dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, liberados pela queima de combustíveis fósseis.

16) Além da eutrofização, decorrente do aumento de nutrientes, especialmente fosfatos e nitratos, o lançamento de esgotos domésticos na água de rios e lagos acarreta a propagação de doenças causadas por bactérias e vírus.


QUESTÃO 12
UEM 2020: Quatro resistores ôhmicos de 3Ω são associados em série (associação S), enquanto três resistores ôhmicos de 6Ω são associados em paralelo (associação P). Aos terminais de cada uma dessas associações de resistores são conectadas oito pilhas alcalinas, associadas em série. 

A diferença de potencial entre os terminais de cada uma dessas pilhas alcalinas é de 1,5V. Com base nessas informações, assinale o que for correto.

01) As resistências equivalentes das associações de resistores S e P são, respectivamente, 12Ω e 2 . Ω

02) A diferença de potencial em cada resistor de ambas as associações de resistores, S e P, é de 6V.

04) As correntes elétricas que fluem nos terminais das associações de resistores S e P são, respectivamente, 1A e 6A.

08) A energia dissipada por efeito Joule na associação de resistores S é duas vezes maior que a dissipada na associação de resistores P.

16) A potência elétrica dissipada em cada resistor das associações de resistores S e P é de, respectivamente, 3W e 24W.


QUESTÃO 13
UEM 2020: Um fio condutor reto e extenso é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade constante não nula e intercepta um plano perpendicularmente.

Nesse plano foi introduzido um sistema de coordenadas cartesianas de tal forma que o fio intercepta o plano no ponto (1,1). Considerando essa situação, assinale o que for correto.

01) A intensidade do vetor indução magnética nos pontos (1,0) e (2,1) é a mesma.

02) Em todo ponto (x, y) do plano que satisfaz a equação x²  − 2x + y² − 2y + 2 = 4, a intensidade do vetor indução magnética é a mesma.

04) No ponto (2,2), a direção do vetor indução magnética é a mesma da reta y = x.

08) A direção do vetor indução magnética não se altera quando invertemos o sentido da corrente no fio condutor.

16) Se posicionarmos um segundo fio condutor reto e extenso, percorrido por uma corrente elétrica de mesma intensidade e mesmo sentido que no condutor descrito no enunciado (caput), mas agora interceptando perpendicularmente o plano cartesiano no ponto (1,–1), então o vetor indução magnética no ponto (1,0), resultante da combinação dos dois condutores, terá o dobro da intensidade em relação à situação com apenas o fio descrito no enunciado (caput)


QUESTÃO 14
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) O gráfico da tensão pela corrente elétrica para um condutor ôhmico é uma reta que passa pela origem, e o coeficiente angular dessa reta é igual à resistência elétrica desse condutor.

02) No gráfico da tensão pela corrente elétrica para um condutor ôhmico o coeficiente angular é sempre positivo.

04) A resistência elétrica de um condutor ôhmico não depende do material de que ele é feito, mas sim da sua geometria.

08) Para uma mesma área de secção transversal, quanto maior for o comprimento de um condutor ôhmico, maior será sua resistência elétrica.

16) No Sistema Internacional de Unidades (S.I.) as unidades de resistência, de corrente e de tensão elétricas são, respectivamente, Ohm, Ampère e Volt.


QUESTÃO 15
UEM 2020: Torneiras de cozinha e banheiro são, geralmente, feitas de latão e recobertas por níquel por meio de uma reação química não espontânea conhecida por niquelação. De acordo com a semirreação abaixo e com base em conceitos de eletroquímica e de eletricidade, assinale o que for correto.

Ni²⁺(aq) + 2 e → Ni(s)

01) A niquelação ocorre por um processo de eletrólise.

02) O processo descrito é um tipo de galvanoplastia.

04) É possível determinar a massa de Ni depositada sobre a peça se conhecermos o tempo e a corrente elétrica empregados no processo de niquelação.

08) O aparelho utilizado para medir a corrente elétrica que passa pelo sistema em um determinado instante de tempo é o amperímetro.

16) A carga de 1F é suficiente para depositar 58,7g de Ni(s) em uma peça.


QUESTÃO 16
UEM 2020: O aciclovir é um medicamento antiviral utilizado para o tratamento do vírus do herpes humano. Com base na estrutura química do aciclovir, assinale o que for correto.

UEM2020

01) O aciclovir possui 3 ligações pi.

02) O átomo de carbono 2 possui hibridização sp2.

04) Na cadeia acíclica todos os carbonos são secundários.

08) As funções orgânicas presentes na estrutura são amina, álcool e cetona.

16) A oxidação parcial da cadeia acíclica leva à formação de um aldeído.


QUESTÃO 17
UEM 2020: Considerando-se a representação das fórmulas estruturais dos isômeros ópticos acíclicos, assinale o que for correto.

01) A representação geométrica das fórmulas estruturais desses isômeros é uma pirâmide.

02) Podemos utilizar um prisma triangular regular para a representação geométrica das fórmulas estruturais desses isômeros.

04) A análise da fórmula estrutural desses isômeros indica o sentido do desvio do plano da luz polarizada.

08) Toda pirâmide regular é um exemplo para a representação geométrica das fórmulas estruturais desses isômeros.

16) Na representação geométrica das fórmulas estruturais desses isômeros os vértices são ocupados pelos quatro grupos ligantes.


QUESTÃO 18
UEM 2020: Um químico precisava determinar a presença de alguns elementos tóxicos em um efluente industrial (pH neutro) proveniente de uma indústria metalúrgica. 

Para tal, em um recipiente cilíndrico de 6 cm de diâmetro e 10 cm de altura ele coletou a amostra (até a borda), lacrou e levou para o laboratório. No laboratório a amostra foi dividida em alguns tubos de ensaio para os testes.

UEM2020

De posse de duas soluções (HCl e NaOH, ambas a 1,0mol/L), e de uma tabela de produtos de solubilidade, ele fez alguns testes, cujos resultados estão plotados no quadro a seguir. De acordo com as informações dadas, assinale o que for correto.

01) O volume de solução coletada foi inferior a 300mL.

02) Dentre os sais citados no quadro, o mais insolúvel é o AgCl.

04) Não é possível determinar a presença de Ni, Cd e Cr no  efluente usando HCl como agente precipitante.

08) Apenas pela adição de NaOH às amostras pode-se verificar com certeza a presença de Cd, Ni, Ag e Cr na solução de efluente.

16) O pH da solução de efluente foi alterado pela adição de HCl e NaOH, obtendo-se valores maiores e menores que 7, respectivamente.


QUESTÃO 19
UEM 2020: Sejam p(x) = x³ + bx² + cx + d um polinômio de grau 3 e p(x) um polinômio de grau 2, ambos com coeficientes reais.

Sabe-se que α1 = 1 e α2 = −2 são raízes de p1 (x) e que as raízes de p2 (x) são todas complexas e não reais, denotando por α3 uma terceira raiz de p1 (x). Assinale o que for correto.

01) O grau do polinômio soma p(x) + p(x) é igual a 5.

02) Existe um único valor para α3, de tal forma que b = 0 .

04) O coeficiente d é um número par.

08) É possível dividir p(x) por p2 (x) com resto zero.

16) O polinômio produto  p(x) ⋅ p(x)  possui somente duas raízes reais.


LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA

TEXTO

O aumento silencioso dos cibercrimes
(Thiago Diniz Nicolai e Guilherme Serapicos Rodrigues Alves)

Desde a decretação da pandemia global da Covid-19
pela Organização Mundial da Saúde em meados de
março, temos sentido na pele as transformações que as
medidas de isolamento social adotadas para o
enfrentamento do vírus provocam em rigorosamente
todos os âmbitos sociais.

A magnitude desse impacto certamente não pode
ser subestimada. Com dados como a redução de cerca
de 6% da emissão mundial de gás carbônico,
diminuição de 70% no tráfego aéreo, 3% de
encolhimento da economia global, entre muitos outros,
não há lugar ou atividade que não tenha sido afetado.

Evidentemente, a situação não seria diferente no
que diz respeito à dinâmica das atividades criminosas
esporádicas ou organizadas.

Com a redução da circulação de pessoas e o
aumento do confinamento familiar ininterrupto, temos
observado uma diminuição dos crimes patrimoniais e
daqueles relacionados ao comércio de drogas, bem
como o aumento dramático nos registros de violência
doméstica.

No entanto, o que parece fora do radar são ações
ilícitas alheias ao espaço urbano, aquelas que se dão
justamente no ambiente a que todos se recolhem em
seus refúgios virtuais da pandemia: o ambiente
cibernético.

É importante frisar que tais crimes não são apenas
os previstos na Lei n.º 12.737/2012, que dispõe sobre os
delitos informáticos, mas sim todos os tipos penais que
podem ser praticados por meio virtual, com especial
destaque ao estelionato.

Não por acaso, portanto, é o aumento silencioso,
mas substancial, dos crimes cibernéticos que tem
merecido especial atenção das autoridades
internacionais nos últimos meses. Tanto o FBI como o
serviço europeu de polícia (Europol) publicaram
comunicados alertando para o aumento do número de
crimes cometidos no ambiente virtual durante a crise
da Covid-19.

No relatório publicado no início do mês passado, as
autoridades europeias apontaram que os criminosos
cibernéticos são aqueles que mais se aproveitam da
situação de pandemia para levar a cabo seus esquemas
e ataques. Com o aumento do número de pessoas em
casa e utilizando serviços on-line, os meios para os
cibercriminosos se aproveitarem para explorar
oportunidades e vulnerabilidades se multiplicaram.

Mas é importante relembrar que a ameaça dos
cibercrimes não é uma novidade dos tempos de
pandemia. De acordo com a Organização das Nações
Unidas, o prejuízo global em razão de problemas
associados à segurança da informação já soma
aproximadamente US$ 1 trilhão ao ano.

De toda forma, é indiscutível que o contexto atual
torna a situação ainda mais delicada. A partir do
momento em que os colaboradores atuam de suas casas
com acesso remoto a documentos, a e-mails, a sistemas da
empresa, é como se o ambiente virtual dessa empresa
avançasse e se confundisse com o ambiente doméstico
desses colaboradores, e é aí que mora o perigo.

O criminoso, que antes precisava quebrar uma
robusta defesa de uma empresa para acessar seus dados
e furtar informações, agora pode fazê-lo a partir do
acesso a qualquer computador de um funcionário
descuidado, seja um entusiasta de uma senha de acesso
"123456" ou alguém que não resista a clicar em um
link suspeito que lhe ofereça uma oportunidade
imperdível.

É realmente como se fossem abertas inúmeras
novas portas de entrada à companhia, e a
segurança de cada uma dessas portas depende do zelo
de cada um dos colaboradores em seu espaço privado.

Essas vulnerabilidades merecem especial atenção
quando se tem em conta que, de acordo com dados do
Senado Federal, o Brasil é o segundo país do mundo
com maiores prejuízos decorrentes de crimes
cibernéticos, que, em apenas três meses do ano passado,
o país registrou nada menos do que 15 bilhões de
tentativas de ataques cibernéticos, e que, de acordo
com a Fiesp, 59% dos ataques realizados na indústria
tem motivação financeira e mais de 60% ocorrem em
empresas de pequeno e médio porte.

É importante esclarecer que nosso intuito não é
criar pânico, tampouco defender uma posição contrária
ao trabalho remoto. Em tempos de pandemia ou não, os
avanços tecnológicos já fazem parte do cotidiano e
devem avançar cada vez mais, inclusive com registros
de que o home office vem trazendo resultados
positivos às empresas e de que o trabalho remoto deve
se difundir ainda mais, mesmo após a atual crise de
saúde pública.

Do mesmo modo que não há motivo para
alarmismo, porém, não se pode ignorar que as ameaças
cibernéticas também vieram para ficar e que é pouco
aconselhável que pessoas e empresas se mantenham
inertes diante desse cenário.

Há cuidados a serem tomados que demandam
maior rigor e assessoria especializada de técnicos em
inteligência de informação. Há, por outro lado, atitudes
muito simples que já implicam um incremento da
segurança no ambiente virtual.

Em primeiro lugar, a simples consciência dessa
ameaça cibernética e do perigo que ela representa já é,
por si só, o passo essencial. Decorre daí uma mudança
natural de cultura, que, em grande medida, passa por
afastar a percepção ilusória de segurança e privacidade
que tantos possuem quando imersos no ambiente
virtual.

Outras medidas são igualmente simples e
eficientes, como cartilhas e campanhas de
conscientização de colaboradores e funcionários;
adoção de protocolos mais rigorosos para acesso a
documentos e sistemas; especial cuidado com arquivos
e links recebidos de terceiros; atenção à qualidade e à
atualização de hardware e software utilizados tanto na
empresa como por colaboradores; e demais medidas de
mudança de cultura corporativa, melhor estruturadas
por especialistas credenciados em segurança da
informação.

Cibercriminosos também estão confinados em
isolamento social, e organizações criminosas estão
sofrendo com a diminuição de receitas ilícitas, o que os
leva a dedicar grande parte de seu tempo em descobrir
novas maneiras de obter vantagens financeiras dos
desavisados de quarentena.

Portanto, a lição fundamental é lembrar que o
ambiente virtual não é neutro e muito menos seguro.
Assim como não há diferença entre aquele que acessa o
sistema fisicamente na empresa e aquele que se
conecta remotamente de seu smartphone.
(Disponível em: https://migalhas.uol.com.br/depeso/326593/o-aumen
to-silencioso-dos-cibercrimes. Data de acesso: 07 dez 2020.)

QUESTÃO 20
UEM 2020: Assinale o que for correto a respeito do texto.

01) Os autores afirmam que as medidas de isolamento social adotadas para o enfrentamento da Covid-19 pela OMS são distintas nos diferentes âmbitos sociais e não atingiram igualmente todas as atividades.

02) Segundo os autores, a dinâmica das atividades dos criminosos foi afetada na pandemia, e pode-se observar uma diminuição nos crimes patrimoniais e nos crimes relacionados ao comércio de drogas.

04) Conforme os autores, houve redução nas ações ilícitas alheias ao espaço urbano, aquelas que se dão no ambiente a que todos se recolhem em seus refúgios virtuais da pandemia: o ambiente cibernético.

08) De acordo com os autores, a grande novidade nos tempos da pandemia é a ameaça dos cibercrimes.

16) Os autores assinalam que as ações ilícitas no ambiente cibernético são todos os tipos penais que podem ser praticados por meio virtual, principalmente o estelionato, além dos previstos na Lei n.º 12.737/2012.


QUESTÃO 21
UEM 2020: Assinale o que for correto em relação ao que se afirma a seguir.

01) Em “A magnitude desse impacto certamente não pode ser subestimada” (linhas 7 e 8), o fragmento sublinhado corresponde a uma oração subordinada substantiva objetiva indireta.

02) Em “temos observado uma diminuição dos crimes patrimoniais e daqueles relacionados ao comércio de drogas, bem como o aumento dramático nos registros de violência doméstica.” (linhas 17-21), a expressão “bem como” estabelece relação semântica de adição.

04) Em “No relatório publicado no início do mês passado, as autoridades europeias apontaram que os criminosos cibernéticos” (linhas 40-42), o fragmento sublinhado é uma oração subordinada adverbial temporal.

08) Em “é indiscutível que o contexto atual torna a situação ainda mais delicada.” (linhas 54 e 55), a oração sublinhada é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

16) Em “Cibercriminosos também estão confinados em isolamento social, e organizações criminosas estão sofrendo com a diminuição de receitas ilícitas” (linhas 120-123), as orações são coordenadas sindéticas alternativas.


QUESTÃO 22
UEM 2020: Assinale o que for correto em relação aos sinais de pontuação presentes no texto.

01) Em “Evidentemente, a situação não seria diferente” (linha 13), a vírgula é empregada para separar um advérbio de modo.

02) Em “No entanto, o que parece fora do radar são ações ilícitas alheias ao espaço urbano” (linhas 22 e 23), a vírgula tem por função separar uma conjunção adversativa.

04) Em “Não por acaso, portanto, é o aumento silencioso (...) dos crimes cibernéticos” (linhas 32 e 33), as vírgulas separam a conjunção aditiva.

08) Em “todos se recolhem em seus refúgios virtuais da pandemia: o ambiente cibernético.” (linhas 24-26), os dois pontos servem para esclarecer um fato.

16) Em “Essas vulnerabilidades merecem especial atenção quando se tem em conta que, de acordo com dados do Senado Federal, o Brasil é o segundo país do mundo” (linhas 73-75), as vírgulas separam uma oração subordinada adverbial comparativa.


QUESTÃO 23
UEM 2020: Em relação a elementos linguísticos presentes no texto, assinale o que for correto.

01) A locução verbal “temos sentido” (linha 3) denota um evento de natureza pontual, sem expressar a ideia de continuidade.

02) “antes” (linha 61) e “agora” (linha 63) são elementos lexicais que reforçam a mudança do modus operandi dos criminosos do campo cibernético.

04) O pronome “lhe” (linha 67) é adequadamente colocado em posição enclítica, pois só assim consegue retomar a expressão nominal “um link suspeito” (linhas 66 e 67).

08) O acento indicativo de crase em “à” (linha 52) se justifica em razão da contração fonética entre a preposição “a” e o artigo definido feminino que antecede “segurança” (linha 52).

16) O advérbio “aí” (linha 60) não se refere a um espaço físico, mas sim à situação de se confundir o ambiente virtual da empresa com o espaço privado dos funcionários.


QUESTÃO 24
UEM 2020: Em relação a elementos linguísticos presentes no texto, assinale o que for correto.

01) O vocábulo “como” (linha 35) introduz uma exemplificação, à semelhança do que ocorre na linha 110.

02) Em “Com a redução da circulação de pessoas e o aumento do confinamento familiar ininterrupto” (linhas 16 e 17), a preposição “com” estabelece relação semântica de causa.

04) Tanto em “essencial” (linha 104) quanto em “fundamental” (linha 127), há a presença do sufixo -al, que atua como morfema responsável na derivação dessas formas adjetivas.

08) Se, na linha 112, tivéssemos adotar em vez de “adoção”, haveria uma mudança sintática de regência, culminando na eliminação da preposição “de”, que precede “protocolos” (linha 112).

16) Tanto na linha 41 quanto na linha 88, o vocábulo “que” classifica-se como pronome relativo, já que, nos dois casos, retoma elementos textuais já mencionados.


QUESTÃO 25
UEM 2020: Considerando a coletânea A legião estrangeira, de Clarice Lispector, assinale o que for correto.

01) “Tentação” é uma narrativa longa, que apresenta a história do encontro de um gato siamês, preso por um menino a uma grade de metal. O título refere-se ao desejo da personagem de abrir a coleira e de soltar o animal. Destacam-se na narrativa a intensidade do amor e a complexidade da vida humana.

02) “Uma amizade sincera” narra o desgaste da amizade entre dois amigos que decidem morar juntos. A convivência tão próxima desgasta a amizade. Em um processo de conscientização, eles se dão conta dos seus sentimentos íntimos e decidem, com falsas justificativas, viajar separadamente.

04) A personagem-narradora do conto “Os desastres de Sofia” assume uma perspectiva memorialista e autobiográfica para focalizar o ambiente escolar e explorar a temática da relação entre professor e aluna. É evidente, por parte da menina Sofia, a intenção de constranger o mestre.

08) Em “Viagem a Petrópolis”, uma senhora idosa, cujo apelido era Mocinha, sofre ao experimentar a rejeição, o isolamento, o abandono e a solidão. Durante a viagem, rememora seu passado, comparando os tempos de sua juventude com a velhice. No desfecho do conto, recupera a alegria de viver, após reencontrar seus filhos.

16) Em “A solução”, o estado emocional de Almira mostra-se instável. A personagem procura agradar sua colega de trabalho, mas só recebe indiferença. No refeitório, ao ser chamada de “gorda”, Almira fere o pescoço de Alice e acaba na prisão.


QUESTÃO 26
Céu

A criança olha
Para o céu azul.
Levanta a mãozinha.
Quer tocar o céu.
Não sente a criança
Que o céu é ilusão:
Crê que o não alcança,
Quando o tem na mão.
(BANDEIRA, M. Melhores poemas. Seleção Francisco de Assis
Barbosa. São Paulo: Global/Gaia, 2008, p. 136).

UEM 2020: Com base no poema a seguir e na produção poética de Manuel Bandeira, assinale o que for correto.

01) A palavra “céu”, presente no título e repetida três vezes no poema, mesmo sendo curta, traz a noção de amplitude e de grandeza. No contexto, ela possibilita uma analogia com o universo infantil representado na palavra “criança”: vida ainda curta, mas com toda a amplitude do futuro pela frente. Tal possibilidade de leitura se confirma no efeito de sentido metafórico criado no último verso.

02) O poema é composto por vocabulário simples, coerente com o universo infantil convencional. A repetição dos termos “céu” e “criança” aponta para essa simplicidade. O vocábulo “mãozinha” contribui para a singeleza do poema.

04) Manuel Bandeira, expoente da poesia da primeira fase modernista brasileira, também conhecida como fase neorrealista, levou ao extremo a proposta de liberdade formal característica do período: o poema em questão, por exemplo, é composto com versos livres, versos brancos, e aborda uma temática circunstancial.

08) O poema, aparentemente singelo, possui como traço central o pessimismo. Na perspectiva do eu lírico, a vida é encarada como uma caminhada dolorida, e ser criança torna-se algo negativo, devido a todo o sofrimento futuro a ser vivenciado, estando a felicidade presente apenas em instantes ilusórios. Os versos “Não sente a criança / Que o céu é ilusão” mostram essa perspectiva e remetem à ingenuidade da percepção infantil.

16) O texto estrutura-se com duas quadras, compostas por versos classificados como redondilhas menores, gerando expressivo efeito de musicalidade. Esse aspecto se alinha a formas de expressão da cultura popular, como ocorre nas cantigas de roda, recorrentes no universo infantil. Evidencia-se, assim, uma correspondência entre conteúdo e forma.


ESPANHOL

TEXTO
En la residencia de ancianos

Señor Editor:

Hoy han pasado cosas muy bonitas en la
residencia de ancianos donde trabajo haciendo
servicios voluntarios. Me ha tocado ir a la sala de los
residentes para hacer estimulación cognitiva. Cuando
las veo tan tristes y solas, esperando aquella mano
amable que tomaba las suyas, el abrazo curador que
solía brindarles, se me cae el alma al suelo. Aun así,
con mi manojo de lápices y mis hojas he invitado a
todo el mundo a mandar un arco iris de ánimo, de
alianza con Dios después del diluvio... Han comenzado
a hacer el arco iris tímidamente, pero luego han escrito
mensajes preciosos para sus familiares. “José Antonio,
estoy bien, cuídate”. “Estamos aquí, todos unidos”.
Terminamos cantando canciones de Antonio Machín,
canciones que evocaban tiempo de abrazos y besos.
Gracias, mis queridos residentes. Hoy una vez
más habéis hecho que el salir a trabajar en este tiempo 
valga la pena.

María Santana Ortega
Barcelona
(Texto adaptado de La Vanguardia, número 49.758, p. 23, sábado, 21
de marzo de 2020, www.lavanguardia.com)

QUESTÃO 27
UEM 2020: Tras la lectura detenida del texto, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) El texto es una narrativa que cuenta la historia de una enfermera que trabaja como profesora de niños.

02) La voluntaria María Santana Ortega escribe una carta al periódico para contar hechos animadores.

04) La remitente hace trabajo voluntario con personas mayores y escribe la carta desde Barcelona.

08) La carta de María Santana Ortega reproduce otros mensajes que los ancianos escriben a sus familiares.

16) Los mensajes de los residentes tienen el tono triste y melancólico de los que padecen infortunios.


QUESTÃO 28
UEM 2020: De acuerdo con el texto, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) La remitente de la carta se compadece de la tristeza y soledad de los que viven en la residencia.

02) El motivo de la tristeza de los ancianos es que todos están enfermos y deben guardar cama.

04) La propuesta de la visita de la voluntaria es hacer que todos los residentes dibujen un arco iris como expresión de esperanza.

08) La visitante de la residencia invita a todos a hacer una alianza con Dios para que termine la lluvia.

16) El ánimo de los residentes cambia durante la visita de manera tal que ellos se ponen a cantar canciones de Antonio Machín.


QUESTÃO 29
UEM 2020: De acuerdo con aspectos gramaticales de la lengua castellana, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) Los adjetivos en masculino plural “bonitas” (línea 3) y “preciosos” (línea 14) se relacionan a los sustantivos “mensajes” (línea 14) y “cosas” (línea 3), respectivamente.

02) Las palabras “mensajes” (línea 14) y “alma” (línea 9) son heterosemánticas.

04) Las palabras subrayadas en las expresiones “aquella mano” (línea 7) y “las suyas” (línea 8) son demostrativo y posesivo, respectivamente; y la segunda expresión corresponde a sus manos.

08) La expresión “mis hojas” (línea 10) se forma de un sustantivo antecedido por un posesivo que se refiere a la primera persona de singular.

16) “José” (línea 14) lleva tilde porque es palabra aguda, y “ánimo” (línea 11) lleva tilde porque es palabra esdrújula.


QUESTÃO 30
UEM 2020: De acuerdo con el verbo en castellano, señala la(s) alternativa(s) correcta(s).

01) Las formas “tomaba” (línea 8) y “evocaban” (línea 17) están conjugadas en pretérito perfecto de indicativo. Corresponden, respectivamente, a los verbos tomar y evocar, en infinitivo, y ambos significan beber.

02) “Han comenzado” (línea 12), “han pasado” (línea 3) y “he invitado” (línea 10) son verbos en pretérito indefinido compuesto, las dos primeras formas conjugadas en tercera persona de singular y de plural; y la tercera forma en primera persona de plural.

04) “Estamos” (línea 15) y “veo” (línea 7) son verbos conjugados en presente de indicativo, en primera persona de plural y de singular, respectivamente.

08) Las formas “cuídate” (línea 15) y “brindarles” (línea 9) están conjugadas en imperativo afirmativo, segunda persona de singular de verbos regulares.

16) La forma “habéis hecho” (línea 19) del verbo hacer está conjugada en pretérito perfecto compuesto en segunda persona de plural.


FRANCÊS

TEXTE

Les nanas Benz

Au Togo, on vous parlera beaucoup des nanas
Benz, ces femmes d’affaires très avisées qui ont fait
fortune dans le commerce des pagnes (pièce de tissu
africain). On les appelle ainsi parce qu’une fois fortune
faite, elles s’achetaient systematiquement une voiture
de la marque allemande Mercedes Benz.

Selon des sources de la Communauté Économique
des États de l’Afrique de l’Ouest (Cedeao), pendant les
années 1970-1980, les nanas Benz détenaient jusqu’à
40% des affaires commerciales au Togo. Bien
qu’illettrées, elles allaient acheter des pagnes et autres
vêtements pour dames chez des fabricants occidentaux,
avec lesquels elles avaient préalablement négotié un
prix très avantageux. Elles revenaient ensuite les
vendre sur tout le marché de l’Afrique de l’Ouest.

Ces femmes étaient aussi la cible des “roméos”
togolais qui voulaient soutirer une partie de leurs
richesses. Ces hommes, généralement jeunes et beaux,
étaient appellés les “bourses nanas Benz”.

Depuis le début des années 1990, les nanas Benz
sont sur le déclin. Leurs activités ont chuté parce que la
conjoncture économique du pays s’est beaucoup
dégradée, mais aussi parce qu’elles ne bénéficient plus
des nombreux avantages que leur offraient le système
politique à parti unique qui était à cette époque en
vigueur au Togo. Mais les nanas Benz n’ont pas perdu
leur espoir de retrouver leur gloire passée.
(Adapté de Les nanas Benz. In: NJIKÉ, J. N. Civilisation progressive de la
francophonie. CLE International: Paris, 2003, p. 36.)

QUESTÃO 27
UEM 2020: Cochez le(s) choix correct(s) suivant le texte.

01) Les nanas Benz sont des femmes de ménage.
02) Le commerce de tissus a fait la fortune des nanas Benz.
04) Au Togo les voitures allemandes sont interdites.
08) Les nanas Benz négotient des tissus.
16) Aux années 1990 les affaires de nanas Benz ont chuté.


QUESTÃO 28
UEM 2020: Cochez le(s) choix correct(s) d’après le texte.

01) Les nanas Benz n’ont plus l’espoir de récuperer leur richesse.

02) Les nanas Benz vendaient du tissu seulement au Togo.

04) Les nanas Benz ne savaient lire ni écrire.

08) Des togolais jeunes et beaux voulaient la richesse des nanas Benz.

16) Les nanas Benz achetaient leur tissu des occidentaux.


QUESTÃO 29
UEM 2020: Cochez le(s) choix où le couple de mots a le même sens dans le texte.

01) nanas (ligne 1) – femmes (ligne 2)
02) affaires (ligne 2) – commerce (ligne 3)
04) ‘roméos’ (ligne 16) – voiture (ligne 5)
08) fortune (ligne 4) – gloire (ligne 27)
16) avantageux (ligne 14) – nombreux (ligne 24)


QUESTÃO 30
UEM 2020: Cochez le(s) choix où l’expression soulignée est à l’imparfait de l’indicatif.

01) “Ces femmes étaient aussi la cible des ‘roméos’ togolais qui voulaient soutirer une partie de leurs richesses.” (lignes 16-18)

02) “les nanas Benz n’ont pas perdu leur espoir de retrouver leur gloire passée.” (lignes 26 et 27)

04) “elles ne bénéficient plus des nombreux avantages que leur offraient le système politique à parti unique” (lignes 23-25)

08) “Leurs activités ont chuté parce que la conjoncture économique du pays s’est beaucoup dégradée” (lignes 21- 23)

16) “pendant les années 1970-1980, les nanas Benz détenaient jusqu’à 40% des affaires commerciales au Togo.” (lignes 8-10)


INGLÊS

TEXT

New survey reveals teens get their news from social media and YouTube

Common Sense Media
Monday, August 12, 2019

Teens today are not only getting the majority of
their news online, but they are turning away from
traditional media organizations to find out about
current events on social media sites and YouTube,
often from online influencers and celebrities.

The survey found that more than half of teens
(54%) get news at least a few times a week from social
media platforms such as Instagram, Facebook, and
Twitter and 50% get news from YouTube.

Teens’ news habits reflect the diversity of the
modern media landscape. And, while most news
organizations maintain accounts on social media and
other platforms, they are competing for attention with
corporate brands, celebrities, influencers, and personal
connections.

What’s noteworthy is that, even with so many
relying on alternative sources for the majority of their
news, teens are more confident in the news they get
directly from news organizations. Of teens who get
news of current events from news organizations, 65%
say it helps them better understand what is going on. In
contrast, just 53% of teens who get news from social
media say it helps them better understand what is going
on, while 19% say it has made them more confused
about current events.

“These findings raise concerns about what kind of
news the next generation is using to shape their
decisions”, said James Steyer, CEO of Common Sense.

“While it is notable that teens rely heavily on
platforms such as Facebook and YouTube to stay
informed, their reliance on news from celebrities and
influencers rather than journalists may have harmful
implications”, said Jon Cohen, chief research officer at
SurveyMonkey.
(Adapted from http:⁄⁄www.commonsensemedia.org⁄about-us⁄news⁄pressreleases⁄new-survey-reveals-teens-get-their-news-from-social-media-and-yo
utube. Access on 23 jun 2020)

QUESTÃO 27
UEM 2020: De acordo com o texto, assinale o que for correto.

01) Empresas e pessoas famosas são fontes concorrentes na divulgação de notícias.

02) A maioria dos adolescentes tem mais credibilidade em notícias propagadas por organizações especializadas.

04) O representante da Common Sense Media não vê problemas quanto às fontes de notícias procuradas por adolescentes.

08) A nova forma de buscar informação se dá em virtude das muitas possibilidades oferecidas atualmente.

16) O fato de alguns adolescentes darem mais credibilidade a celebridades do que a fontes especializadas em notícias não representa uma ameaça à verdade dos fatos.


QUESTÃO 28
UEM 2020: Mark the correct affirmative(s).

01) The words “find out” (line 3) are an example of a verb.

02) The words “better” (line 21) and “more” (line 24) are examples of the superlative form.

04) The expression “it has made” (line 24) shows the form of the Present Perfect Tense.

08) The words “social” (line 22) and “heavily” (line 29) are both adverbs.

16) The pronoun “they” (line 13) refers to the “‘Teens’” (line 10)


QUESTÃO 29
UEM 2020: Mark the correct affirmative(s).

01) Teens only get their news from Youtube.

02) Half of teens get news from different social medias.

04) Teens aren´t so confident in the news they get from alternative sources.

08) James Steyer says the findings of the survey cause worries about what kind of news influence teens’ decisions.

16) 19% of teens say they rely on alternative sources and on media plataforms like Instagram, Facebook and Youtube.


QUESTÃO 30
UEM 2020: Mark the correct affirmative(s).

01) The phrasal verbs “turning away from” (line 2) and “going on” (lines 23 and 24) can be replaced with to reject and to happen, respectively, without changing their meaning.

02) The pronouns “their” (line 17) and “them” (line 21) refers to “teens” (line 18) and “current events” (line 20), respectively.

04) The determiner “a few” (line 7) means a small number of something.

08) The word “news” (line 27) is an example of an uncountable noun.

16) The adjective “current” (line 25) means present.


ARTE

QUESTÃO 31
UEM 2020: Sobre a arte na Grécia antiga, assinale o que for correto.

01) As louças e os vasos eram decorados principalmente com temas alusivos aos deuses.

02) A tentativa de representar o movimento do corpo humano já se fazia presente nas esculturas.

04) A proporção áurea foi utilizada em diversas esculturas gregas.

08) Nas colunas dos edifícios gregos, identificam-se três ordens arquitetônicas: a dórica, a jônica e a coríntia.

16) São consideradas importantes contribuições do período o uso dos arcos, dos vitrais e dos mosaicos na arquitetura e a reprodução de retratos de personalidades na escultura.


QUESTÃO 32
UEM 2020: Sobre a música e o desenvolvimento de seus meios de execução ao longo da história, assinale o que for correto.

01) Johann Sebastian Bach, importante compositor barroco, criou um sistema de afinação para os instrumentos ocidentais que é utilizado até a atualidade.

02) A eletrônica possibilitou um novo campo para a experimentação musical e a criação de novos instrumentos, dentre eles o dinamofone, o trautônio e o teremim.

04) A origem dos instrumentos musicais data da Grécia antiga, de onde vêm os primeiros registros de instrumentos de cordas precursores do violino.

08) As pesquisas para a construção de instrumentos foram muito ampliadas. Na busca de novas sonoridades e possibilidades musicais, foram explorados diversos materiais. Alguns desses instrumentos foram feitos com vegetais.

16) Um dos instrumentos musicais mais conhecidos de nosso tempo, a guitarra amplificada, surge na década de 1950, junto com a criação do blues.


QUESTÃO 33
UEM 2020: Sobre a pintura, assinale o que for correto.

01) Historicamente, antes da luz elétrica os registros de luz na pintura se davam de duas formas: os de fonte natural (Sol, Lua, corpos celestes e raios) e os de fonte artificial, criados a partir do fogo.

02) Paleta é um instrumento utilizado por pintores para colocar as tintas e fazer suas misturas; pode ser feito de madeira ou de cerâmica e geralmente possui um orifício para introdução do polegar, como apoio.

04) A invenção da lâmpada elétrica influenciou o trabalho de vários pintores do período barroco, que retrataram em suas obras a vida noturna sob nova iluminação, com nitidez e simetria dos ambientes.

08) Vincent Willem van Gogh, dentre suas obras, retratou cenas noturnas usando contrastes entre a luz e as sombras da noite, repletas de tonalidades em azul, amarelo, laranja e violeta.

16) O artista japonês Shintaro Ohata apresenta em suas pinturas uma visão contemporânea do cotidiano das grandes cidades, cheias de luzes que deflagram cores e reflexos.


QUESTÃO 34
UEM 2020: Sobre o teatro e suas origens, assinale o que for correto.

01) Embora tenha sua origem controversa, segundo estudiosos das artes cênicas o teatro ocidental, organizado conforme conhecemos hoje, surgiu a partir do ritual ditirambo, em homenagem ao deus Dionísio.

02) No século V a.C., período pertencente à Antiguidade Clássica na Grécia, ocorreu o auge das produções teatrais dessa época, com festivais organizados e patrocinados pelo Estado.

04) A tragédia teve origem nos momentos mais sérios dos rituais religiosos na Grécia antiga; tinha como narrativa os feitos heroicos que engrandeciam o poder dos deuses sobre o destino dos homens.

08) A comédia surgiu nas festas oferecidas pelos imperadores gregos aos seus nobres e tinha como objetivo narrar as situações pitorescas da sociedade grega e as aventuras amorosas entre deuses e humanos.

16) Inicialmente proibido pela Igreja Católica, por sua origem pagã, com o passar do tempo o teatro foi incorporado às festividades religiosas como recurso para ensinar os conteúdos bíblicos e a doutrina cristã.


QUESTÃO 35
UEM 2020: Sobre a música e suas mudanças por meio da evolução tecnológica, assinale o que for correto.

01) A “música experimental” é um gênero musical criado em 1963 pelo músico americano Frank Zappa, quando fez uma apresentação na TV usando uma bicicleta como instrumento.

02) Muito utilizados pela indústria musical, os discos de vinil contêm marcas em sua superfície, as quais registram o som das vozes dos cantores e dos diversos instrumentos.

04) O conceito de “paisagem sonora” criado por Raymond Murray Shaffer ampliou os conceitos sobre os sons musicais, influenciando diversos compositores a utilizar a sonoridade de automóveis, de fábricas e de outros elementos urbanos em suas composições.

08) A invenção de aparelhos como o gramofone e o fonógrafo foi responsável pela propagação da música, pois até aproximadamente a metade do século XIX só se ouvia música em apresentações ao vivo.

16) Uma das tecnologias que popularizou o acesso à música foi o rádio. No Brasil, em 1900, o Padre Roberto Landell de Moura foi o primeiro a transmitir a voz humana por ondas eletromagnéticas.


BIOLOGIA

QUESTÃO 31
UEM 2020: Surtsey é uma ilha situada na costa sul da Islândia e é formada por uma erupção vulcânica iniciada a 130 m de profundidade, emergindo em 14 de novembro de 1963.

Estudos ecológicos sobre sua colonização observaram que espécies de líquens e musgos foram as primeiras a se fixarem ali e que as fezes de aves migratórias enriqueciam o solo com nitrogênio e fósforo.

Com a modificação do solo, espécies de plantas, de invertebrados terrestres (ácaros, colêmbolos e minhocas) e de insetos herbívoros e carnívoros também colonizaram a ilha.

Considerando essas informações e conceitos ecológicos, assinale o que for correto.

01) A descrição apresenta informações sobre o processo de sucessão ecológica primária que ocorreu nessa ilha.

02) As espécies de líquens e briófitas são consideradas pioneiras no processo de sucessão ecológica.

04) As plantas, os invertebrados terrestres, as aves e os insetos herbívoros e carnívoros participam da teia ou rede trófica existente nessa ilha.

08) As populações de diferentes espécies de plantas, animais e líquens constituem a comunidade dessa ilha.

16) A competição por recursos alimentares entre insetos herbívoros e insetos carnívoros é uma interação que favorece o processo de sucessão ecológica na ilha.


QUESTÃO 32
UEM 2020: Sobre as pesquisas de Mendel relacionadas com a hereditariedade, assinale o que for correto.

01) A possibilidade de realizar polinização artificial e a consequente fecundação cruzada com a obtenção de descendentes férteis foram características favoráveis à escolha do material biológico pesquisado por Mendel.

02) Nos cruzamentos com parentais de plantas de linhagens puras e com fenótipos distintos para a mesma característica, a geração F1 contém híbridos sempre iguais a um dos parentais.

04) Em uma planta denominada por Mendel como pura os alelos para uma determinada característica nos cromossomos homólogos são obrigatoriamente distintos.

08) De acordo com a primeira lei de Mendel, cada característica hereditária é determinada por dois fatores, um herdado do genitor materno, e outro, do genitor paterno. Os fatores de cada par se separam na produção de gametas.

16) Os fatores para duas ou mais características se segregam no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso. Essa frase enuncia a segunda lei de Mendel.


QUESTÃO 33
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) Órgãos análogos são aqueles que se desenvolvem de modo semelhante em embriões de determinadas espécies.

02) As semelhanças entre órgãos análogos são explicadas, na teoria da evolução, pelo fato de eles terem sido herdados de um ancestral comum.

04) Órgãos análogos demonstram a convergência evolutiva.

08) A caracterização evolutiva de órgãos análogos se dá exclusivamente pela análise comparativa de fósseis e pela morfologia das espécies atuais.

16) Órgãos vestigiais são exemplos de órgãos análogos.


QUESTÃO 34
O Pantanal tem enorme potencial para o ecoturismo. Um dos principais atrativos é a transparência da água de alguns rios, relacionada com a conservação das matas ciliares. Essa preservação garante a pureza das águas e a integridade de processos ecológicos, como a relação entre os macacos-prego, que dispersam as sementes dos frutos que comem, e as piraputangas (espécie de peixe). 

UEM 2020: Ao se alimentarem, os macacos derrubam frutos, que caem na água, atraindo a atenção dos peixes, alimentando-os. Considerando essas informações e conceitos ecológicos, assinale o que for correto.

01) O complexo do Pantanal ocupa uma vasta planície inundável, caracterizada pela dependência (da maioria das espécies de plantas e animais) em relação ao fluxo das águas.

02) Os macacos-prego e as piraputangas ocupam o mesmo habitat e têm o mesmo nicho ecológico.

04) As piraputangas e os macacos-prego são animais herbívoros, caracterizados, na cadeia alimentar, como consumidores primários.

08) Ocorre competição entre os macacos-prego e as piraputangas, pois ambos utilizam o mesmo recurso alimentar.

16) Ao se alimentarem de frutos e dispersarem as sementes os macacos-prego estabelecem relação de mutualismo com as espécies vegetais.


QUESTÃO 35
UEM 2020: Sobre os cromossomos sexuais e a determinação do sexo nos animais, assinale o que for correto.

01) A determinação do sexo nos animais é definida pela constituição cromossômica e genética dos indivíduos.

02) Na determinação do sexo, os mamíferos são espécies dioicas cujas fêmeas possuem um par de cromossomos homólogos (XX) e cujos machos possuem somente um cromossomo correspondente ao das fêmeas (X) e um tipicamente masculino (Y).

04) Nas abelhas melíferas a partenogênese de óvulos fecundados origina fêmeas.

08) Os genes responsáveis pela hemofilia estão localizados no cromossomo Y humano, caracterizando a transmissão dessa doença como herança ligada ao sexo.

16) Nos mamíferos o gene SRY localiza-se nos autossomos.


EDUCAÇÃO FÍSICA

QUESTÃO 31
UEM 2020: O treinamento de força é um exercício ou conjunto de exercícios que tem como objetivo provocar adaptações na musculatura esquelética. Sobre o treinamento de força, assinale o que for correto.

01) O treinamento de força na musculação é realizado de maneira diferente de indivíduo para indivíduo, com variações no número de repetições, na duração da repetição, nas pausas e cargas, não sendo, portanto, recomendável a realização de treinamentos padronizados divulgados por meio de redes sociais.

02) O aumento do volume do treinamento de força apresenta associação direta com o ganho de força e a hipotrofia muscular.

04) O treinamento de força, devido ao esforço repetitivo, à sobrecarga de treinamento e ao desequilíbrio muscular, pode ocasionar lesões músculo-articulares, que se manifestam com a dor, interferem no desempenho do treinamento e na saúde do praticante, podendo levar ao afastamento da prática.

08) A frequência semanal, o número de séries e de repetições são as principais variáveis de intensidade, enquanto as cargas utilizadas, a velocidade de execução, a ordem e a seleção dos exercícios, a amplitude de execução e o intervalo entre as séries são as principais variáveis de volume.

16) Logo após uma sessão de treinamento de força o volume sanguíneo é redirecionado à musculatura agonista ao exercício devido à compressão dos vasos sanguíneos pela contração muscular e à diminuição da demanda por oxigênio.


QUESTÃO 32
UEM 2020: A prática de esportes e de exercícios físicos tem uma íntima relação com a condição de saúde dos indivíduos. Sobre essa relação entre esporte, exercício físico e saúde, assinale o que for correto.

01) A maioria dos brasileiros acima de 15 anos pratica algum tipo de exercício físico ou esporte de maneira regular, sendo considerada fisicamente ativa.

02) Entre os brasileiros que praticam algum tipo de exercício físico predomina a prática de esportes coletivos, como futebol e voleibol.

04) A prática regular de atividades físicas contribui para a melhoria da condição de saúde em portadores de câncer, de doenças metabólicas, de problemas cardiovasculares, pulmonares e musculoesqueléticos.

08) O desempenho em tarefas funcionais clássicas, como subir escadas ou levantar-se do solo, está relacionado a habilidades motoras inatas dos indivíduos.

16) A educação física, por trabalhar essencialmente com a dimensão física do corpo humano, não apresenta recursos para a melhoria da saúde mental dos indivíduos.


QUESTÃO 33
UEM 2020: Sobre a dança, arte de movimentar o corpo em certo ritmo, assinale o que for correto.

01) A dança permite a ocorrência de comunicação e integração entre o conhecimento intelectual dos indivíduos e suas habilidades criativas, enfatizando a expressão, a espontaneidade e a criatividade.

02) Os povos se manifestam por meio das danças em diferentes ocasiões significativas, tais como: festas, oferendas, rituais religiosos, celebrações de nascimento e de casamento e rituais relacionados à morte.

04) Em função da grande demanda corporal, a dança exige corpos, técnicas e formas perfeitas, de acordo com um padrão corporal esperado do bailarino ou da bailarina.

08) O hip-hop apresenta movimentos predominantemente suaves, expressando leveza dos corpos; busca postura e organização corporais que remetem à elegância das cortes europeias, uma vez que surge dos cerimoniais e dos divertimentos da aristocracia daquele continente.

16) A dança do ventre é uma prática corporal carregada de sentidos e de significados singulares da cultura de etnias do Oriente, mas sofreu influência de cada região em que é praticada.


QUESTÃO 34
UEM 2020: A corrida de rua é uma das práticas com maior crescimento no número de adeptos nos últimos anos no Brasil e no mundo. Em relação à corrida de rua, assinale o que for correto.

01) Trata-se de um fenômeno capaz de congregar em um mesmo evento atletas de elite e amadores, que convivem em harmonia.

02) Os eventos de corrida de rua, por utilizarem espaços públicos, cobram taxas de inscrição irrisórias ou são gratuitos, o que permite que todos os interessados participem desse tipo de competição.

04) O crescimento do número de participantes em eventos de corrida de rua nos últimos anos no Brasil veio acompanhado de uma queda no nível técnico das corridas.

08) Devido ao crescimento exponencial da modalidade, a corrida de rua se desvinculou institucionalmente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), no âmbito internacional, e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

16) São categorias da corrida de rua no Brasil: Maratona, Meia-Maratona, e outras distâncias, divididas entre distâncias padrão, como as provas de 10km, 15km, 100km e a Ultramaratona de 24 horas, além das corridas clássicas em distâncias não oficiais.


QUESTÃO 35
UEM 2020: A pandemia da Covid-19 tem sido marcada por um período de isolamento social, o que impacta diretamente o lazer dos indivíduos. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) Para manter a saúde mental é recomendável que indivíduos confinados mantenham momentos de lazer, busquem ler livros, assistir a filmes, conversar entre familiares, e que se mantenham contatos sociais on-line.

02) Como o lazer é um importante dispositivo de promoção da saúde e da qualidade de vida, que inclui diversas práticas corporais, festas, cinema, teatro, brincadeira, música, entre outros, recomenda-se que, para a melhoria da condição de saúde das pessoas, abram-se exceções ao confinamento para a realização de eventos públicos com grande número de pessoas, como festas e apresentações artísticas.

04) Parte das atividades de lazer realizada antes do isolamento social, como assistir a shows e visitar museus, continuou a ser realizada durante a quarentena.

08) O isolamento social transformou e adaptou muitas vivências de lazer, restringiu as escolhas das pessoas e tornou algumas barreiras sociais, como poder aquisitivo e grau de instrução, mais evidentes, além do reordenamento do tempo e do espaço do lazer e do trabalho.

16) Os aplicativos para smartphones auxiliam no enfrentamento do isolamento social dos indivíduos, oferecendo possibilidades de lazer como meio de socialização, entretenimento e práticas corporais.


FILOSOFIA

QUESTÃO 31
O filósofo empirista David Hume considerou a beleza relativa e dependente do gosto de cada um, sendo apenas subjetiva e fundada nas condições particulares dos sujeitos, sugerindo que acerca do belo não se deve discutir. 

UEM 2020: Em contrapartida, filósofos como Platão e Kant consideraram a beleza um ideal universal e objetivo, compartilhando a ideia de que sobre o belo podem-se formar juízos universais semelhantes aos do conhecimento científico. Sobre o belo, assinale o que for correto.

01) Platão afirma que a essência da beleza encontra-se no “belo em si”, independentemente das realizações individuais, mas reconhece sua presença no que é sensível.

02) Agostinho de Hipona entende que todas as coisas e criaturas da natureza são belas, inclusive os animais, que, para nós, seres humanos, parecem “maus”, como os escorpiões, porque tudo é obra da criação divina.

04) Kant afirma que o belo é um sentimento de prazer e, por isso, subjetivo, mas é, ao mesmo tempo, objetivo e universal, porque as condições formais do objeto artístico repercutem do mesmo modo em todos os homens.

08) Alexander Baumgarten afirma que a arte verdadeira é aquela que leva o homem a trabalhar a si mesmo, a esculpir-se, a voltar-se para dentro de si como uma fuga do mundo.

16) Para Hegel, a beleza depende da cultura e da visão de mundo dos povos ao longo da história e, portanto, não é um conceito cuja essência seja imutável.


QUESTÃO 32
“Em ciência, tomamos cuidado para que nossas afirmações nunca dependam do significado dos termos. Mesmo quando os termos são bem definidos, nunca tentamos derivar qualquer informação da definição nem basear nela um argumento. Por isso, os termos criam tão pouca dificuldade. Não os sobrecarregamos. Procuramos fazer com que carreguem o mínimo peso possível. Não levamos muito a sério seu ‘significado’.” 
(POPPER, K. R. “Dois tipos de definições”
apud FIGUEIREDO, V. (org.). Filosofia: temas e percursos.
São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2013, p. 338 e
339).

UEM 2020: A partir do texto e acerca dos critérios de verificação das teorias científicas, assinale o que for correto.

01) A interpretação subjetiva do significado dos termos empregados nas teorias científicas é decisiva para determinar a validade da teoria.

02) A verificação de uma teoria científica baseia-se na evidência experimental dos enunciados dessa teoria.

04) A atitude científica que deriva informação do significado dos termos dos enunciados (científicos) é escolástica.

08) Nas teorias científicas o menor peso do significado dos termos envolvidos aumenta a objetividade da teoria.

16) A teoria que permite mais inferências válidas a partir do significado dos termos envolvidos é mais científica.


QUESTÃO 33
UEM 2020: Embora tenha sido antecipado, em alguns aspectos, por outros autores, é apenas com Augusto Comte que o positivismo se constitui teoria do método científico. De acordo com os critérios positivistas para a pesquisa científica, assinale o que for correto.

01) A ciência deve elucidar os fenômenos por meio da investigação da causa final destes, mesmo que algumas dessas causas estejam além do domínio da experiência.

02) A explicação científica deve desvendar a cadeia de fenômenos empregando apenas variáveis experimentais que possam ser mensuradas e verificadas.

04) Não há explicação científica possível em disciplinas que lidam com fenômenos ou fatos humanos, como a subjetividade, a consciência, a cultura e a vida social.

08) Os métodos experimentais da física e o rigor lógico da matemática constituem bons exemplos de prática científica, o que os torna um ideal metodológico em ciência.

16) Para o estudo das relações invariáveis entre os fatos e a formulação de leis universais, é mais importante a pesquisa do “como” e menos importante a pesquisa do “porquê”.


QUESTÃO 34
A imparcialidade, a neutralidade e a autonomia são três valores cognitivos fundamentais em ciência. Atualmente, a pesquisa científica realiza-se coletivamente e em laboratórios, e é financiada por governos, por universidades e por grandes empresas. 

UEM 2020: Nesse contexto, com relação ao papel dos valores e de potencial de conflito de interesses na atividade científica, assinale o que for correto.

01) A atividade científica independe de valores morais, pois isso implicaria interferência nos resultados da pesquisa, na formulação e na avaliação das teorias científicas.

02) A atividade científica pode ser ambígua, e algumas descobertas podem favorecer grupos específicos em detrimento do restante da população ou do meio ambiente.

04) A atividade científica investiga seus objetos de pesquisa sempre de modo autônomo, sem qualquer pressão externa de cunho social, religioso, político e econômico.

08) A atividade científica não deveria servir a interesses específicos; deveria contribuir para o bem-estar da comunidade, garantindo o acesso à saúde e à segurança alimentar.

16) As crenças cognitivas, sociais e econômicas e os fins pretendidos por aqueles que financiam a pesquisa científica são refletidos nos resultados da pesquisa financiada.


QUESTÃO 35
“A atrofia da imaginação e da espontaneidade do consumidor cultural de hoje não tem necessidade de ser explicada em termos psicológicos. Os próprios produtos [...] paralisam aquelas faculdades pela sua própria constituição objetiva. Eles são feitos de modo que a sua apreensão adequada exige, por um lado, rapidez de percepção, capacidade de observação e competência específica; por outro lado, é feita de modo a vetar, de fato, a atividade mental do espectador, se ele não quiser perder os fatos que se desenrolam rapidamente à sua frente [...]. A violência da sociedade industrial opera nos homens de uma vez por todas. Os produtos da indústria cultural podem estar certos de serem alegremente consumidos em estado de distração. Mas cada um destes é um modelo do gigantesco mecanismo econômico que desde o início mantém tudo sob pressão tanto no trabalho quanto no lazer que lhe é semelhante.” 
(ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. apud
CHAUÍ, M. Convite à filosofia. 14ª Ed. São Paulo: Ática,
2011. p. 364). 

UEM 2020: Sobre a indústria cultural, assinale o que for correto.

01) A consolidação e o fortalecimento dos Estados nacionais, o predomínio das sociedades capitalistas e a distinção entre arte erudita e arte popular são fatores que contribuíram para o surgimento da cultura de massa e da indústria cultural.

02) A arte erudita caracteriza-se por seu caráter intelectualizado a partir da criação de obras com novos significados e símbolos, destinadas aos “críticos da arte”, capazes de interpretar e de explicar essas obras ao público.

04) A grande diversidade e a disponibilidade dos produtos culturais e o constante estímulo ao consumo intensificam a percepção sensorial e desenvolvem a imaginação criativa e o pensamento, melhorando significativamente a capacidade cognitiva na apreciação das obras de arte.

08) A expressão “indústria cultural” foi criada por Adorno e Horkheimer para designar uma cultura de massa baseada no consumo de produtos culturais fabricados em série e em escala industrial, como mercadorias destinadas ao lazer e ao entretenimento das grandes massas.

16) Walter Benjamin acreditava que a produção em série e a reprodução técnica, sobretudo com a fotografia e o cinema, preserva a “aura” das obras de arte, diminuindo consideravelmente os efeitos nocivos da indústria cultural.


FÍSICA

QUESTÃO 31 - ANULADA 

QUESTÃO 32
Em um experimento para a verificação do Efeito Fotoelétrico, uma placa coletora de ferro polido, cuja função trabalho é 4,5eV, é iluminada com radiação ultravioleta de frequência 1,5 × 10¹⁵ Hz.  

UEM 2020: Com base nessas informações, assinale o que for correto. Dado:  1eV = 1,6 × 10⁻¹⁹ J.

01) O número de elétrons emitidos pela placa de ferro é proporcional à intensidade da radiação ultravioleta que atinge essa placa.

02) A energia cinética dos elétrons emitidos pela placa de ferro é proporcional à intensidade da radiação ultravioleta que atinge essa placa.

04) A energia de um fóton da radiação ultravioleta que atinge a placa de ferro é de aproximadamente 9,9 × 10⁻¹⁹ J. 

08) A energia cinética máxima dos elétrons emitidos pela placa, quando atingidos por essa radiação ultravioleta, é 4,5eV.

16) A frequência de corte, que é a menor frequência capaz de provocar a emissão de elétrons pela placa de ferro, é de aproximadamente 1,1 x 10¹⁵ Hz.


QUESTÃO 33
UEM 2020: Assinale o que for correto.

01) Como a carga elétrica é sempre conservada em um circuito elétrico, em um nó a soma das intensidades de corrente que chegam é igual à soma das intensidades de corrente que saem desse nó.

02) Em circuitos elétricos, percorrendo uma malha em um certo sentido e partindo e chegando ao mesmo ponto, a soma algébrica das diferenças de potencial é nula.

04) Receptor elétrico é o aparelho que transforma energia elétrica exclusivamente em energia térmica. Seu rendimento elétrico é dado pela razão entre a potência elétrica fornecida ao receptor e sua potência útil.

08) Gerador elétrico é o aparelho que transforma qualquer forma de energia em energia elétrica. A potência elétrica total gerada por um gerador é diretamente proporcional à corrente elétrica que o atravessa.

16) O rendimento elétrico de um gerador é dado pela razão entre a potência elétrica lançada no circuito e a potência total gerada.


QUESTÃO 34
UEM 2020: Duas cargas elétricas pontuais,  q= 1  × 10⁻⁶ C e q= − 2  × 10⁻⁶ C, estão dispostas no vácuo a 6 cm de distância uma da outra. Uma terceira carga elétrica pontual, q3 = 1 x 10⁻⁶ C denominada “carga de teste”, pode ser colocada em um ponto sobre a mesma linha reta que une q1  e  q2 . Com base nessas informações, assinale o que for correto.

01) Se q3 for colocada à meia distância de q1 e q2 , o módulo da força elétrica resultante experimentada por q3 será de −10N.

02) O módulo do campo elétrico no ponto mediano situado entre q1 e q2 é nulo.

04) Se q3 for colocada a 9cm de q1 e a 3cm de q2, o módulo da força elétrica resultante experimentada por q3 será deUEM

08) O potencial elétrico no ponto situado a 9cm de q1 e a 3cm de q2 é de  − 5 × 10⁵ V.

16) O módulo do campo elétrico no ponto situado a 9cm de q2 e a 3cm de q1 é nulo.


QUESTÃO 35
UEM 2020: Dois fios condutores retos, A e B, paralelos e de comprimento l, são colocados no vácuo a uma distância d um do outro.

Ambos são percorridos por correntes elétricas de intensidade iA e iB .Com base nessas informações, assinale o que for correto.

01) Se as correntes elétricas iA e iB fluírem no mesmo sentido, os fios repelirão um ao outro.

02) Se as correntes elétricas iA e iB fluírem em sentidos opostos, os fios atrairão um ao outro.

04) Se as correntes elétricas iA e iB fluírem no mesmo sentido, a força magnética em um ponto qualquer situado à meia distância de A e B será máxima.

08) A intensidade da força magnética por unidade decomprimento experimentada pelos portadores de carga dacorrente iB, devido à ação do campo magnético geradopela corrente iA, é UEM.

16) O campo magnético gerado pela corrente elétrica iB naposição do espaço ocupada pelo fio A é 
UEM


GEOGRAFIA

QUESTÃO 31
UEM 2020: A diversidade cultural é uma característica que ultrapassa as fronteiras físicas dos países. Considerando as associações a seguir, assinale o que for correto.

01) Jihad: é uma religião monoteísta espalhada em países onde há seguidores do profeta Maomé. Os árabes, como são chamados os que seguem essa religião, adotam práticas como o jejum do Ramadã e a peregrinação a Meca.

02) Cultura africana: é propagada pelas políticas afirmativas que ocorrem no Brasil e no mundo, com o objetivo de ressaltar a miscigenação.

04) Povos indígenas: povos cuja emergência de identidades indígenas ocorreu em países como Bolívia e Brasil. No caso do Brasil, há instrumentos de política nacional indigenista como a demarcação de terras indígenas e o Estatuto do Índio.

08) Povos da Floresta: povos que expressam sua cultura por meio da implantação de projetos econômicos para a exploração da biodiversidade e pela colonização das terras da Amazônia Internacional, das quais se firmam como latifundiários.

16) Cultura indiana: é propagada internacionalmente por meio da produção e da distribuição de filmes. A indústria cinematográfica da Índia apresenta as realidades contrastantes do país, destacando-se os polos de Mumbai, Madras e Bangarole.


QUESTÃO 32
UEM 2020: Com a necessidade do isolamento social devido à propagação da Covid-19 no mundo, o comércio eletrônico representou uma opção de compras para o consumidor. Sobre esse assunto, assinale o que for correto.

01) As adaptações do consumo em meio à expansão da Covid19 inauguraram o comércio a longa distância, isto é, o comércio internacional.

02) Sob a perspectiva da pandemia, empresas com infraestrutura e serviços de comunicação eficientes possuem ferramentas de trabalho favoráveis para o seu  crescimento na plataforma on-line.

04) A modalidade comércio eletrônico utiliza serviços logísticos terceirizados para efetivar sua atividade econômica.

08) Dentre as formas de acesso do consumidor aos produtos, compras realizadas por meio dos smartphones revelam a flexibilidade tecnológica pelas quais muitas empresas estruturam o seu negócio.

16) O comércio eletrônico não estava previsto nas legislações de muitos países. No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor, de 1990, é complementado por regulamentações específicas para o regramento dessa modalidade de comércio.


QUESTÃO 33
UEM 2020: A indústria e o desenvolvimento tecnológico dos países são parâmetros que influenciam a posição deles na economia mundial e suas parcerias internacionais. Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) A representação percentual do setor industrial de um país no seu produto interno bruto (PIB) é suficiente para qualificar o quão moderno ou tradicional é a sua atividade industrial.

02) Os Tigres Asiáticos já foram polos estruturadores do comércio mundial e atualmente não estão no exercício de sua hegemonia financeira global, mas possuem o status de potências mundiais emergentes antes da retomada de seu crescimento industrial dada pela segunda geração desses Tigres.

04) Empresas transnacionais inglesas investiram nos setores industriais automobilístico, farmacêutico e petroquímico de países como Brasil, Argentina e México, a partir das três últimas décadas de liderança econômica no continente europeu.

08) Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China são os principais consumidores da indústria indiana, cuja maioria da população economicamente ativa não está empregada nesse setor.

16) Os investimentos chineses na indústria africana envolvem as áreas de medicina tropical, de pesquisa agropecuária e de produção de biocombustível.


QUESTÃO 34
UEM 2020: No atual momento do capitalismo, a ciência vem sendo ainda mais mobilizada no âmbito do que Milton Santos denominou de Revolução Técnica-Científica Informacional, que produziu o meio técnico-científico-informacional.

Nesse contexto, a Quarta Revolução está em curso, e alguns autores fazem referência à Quinta Revolução Industrial. Sobre essas Revoluções Industriais, ora em curso e sobre as tecnologias desenvolvidas, assinale o que for correto.

01) A Quarta Revolução Industrial baseia-se na incorporação de novas tecnologias e de inovações que transformam a rotina de empresas e de pessoas. A tendência atual é que haja a automatização das tarefas industriais e domésticas com base na organização de sistemas (ciberfísicos) nos quais se utilizam elementos computacionais para controlar os elementos físicos. Há a fusão entre o mundo físico com o ciberespaço.

02) As “fábricas inteligentes” são capazes de tomar decisões descentralizadas. O aumento da conexão entre seus dispositivos (mecanismos de controle operacional) permite o intercâmbio de informações valiosas, o gerenciamento da produtividade, o aumento da eficiência.

04) A Quinta Revolução Industrial, também chamada de 5G, possibilita o acesso aos dados pessoais por grupos econômicos, governamentais e militares por meio de plataformas digitais de software livre, chamadas de DeepWeb. Essa revolução é comandada pela China, que disputa a primazia das inovações com o governo dos EUA.

08) Com o avanço da Inteligência Artificial (IA), da Internet das Coisas (IoT), da Computação em Nuvem, foi possível a formação de uma Base de Dados (BIG DATA), que está ligada à captura e à análise de vários dados por meio de sistemas de informação. Dessa forma, com as informações certas e devidamente analisadas, os gestores podem tomar decisões mais acertadas e mais ágeis tanto na produção quanto na comercialização.

16) As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possibilitaram a emergência da economia da informação; envolvem mercadorias (materiais e imateriais) ligadas à armazenagem, à manipulação, à execução de tarefas industriais e domésticas remotamente. Correspondem a todas as tecnologias que se relacionam à informação e à comunicação.


QUESTÃO 35
UEM 2020: A questão ambiental ganhou relevância nas discussões multilaterais de caráter global, a partir dos anos 1960. A Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Assembleia Geral criou, na década de 1980, a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente. Essa comissão elaborou um relatório intitulado Nosso Futuro Comum, publicado em 1987. Esse estudo entrou para a história por ter consolidado o conceito de desenvolvimento sustentável. 
(Adaptado de RIBEIRO, W; GAMBA. C.; ZIGLIO, L. Geo 1 Conect live.
São Paulo: Saraiva, 2018, p.183). 

Sobre o assunto, assinale o que for correto.

01) O modelo hegemônico de produção, com base no vasto uso de materiais e de energia, provocou sérios impactos ambientais. Os impasses e os conflitos ligados à biodiversidade são cada vez mais intensos. Debate-se a propriedade dos recursos genéticos e dos direitos das comunidades locais diante da ação de madeireiras, de mineradoras, de indústrias químicas e farmacêuticas.

02) O modelo consumista e a demanda por recursos naturais dispersos pelo planeta geraram duas situações: alguns países usufruem os bons resultados do modelo hegemônico; outros arcam com a devastação de seus territórios, provocada pela extração de matérias-primas. Problemas ambientais como destruição da biodiversidade e da sociodiversidade, mudanças climáticas, desertificação e crises hídricas ocorrem em larga escala.

04) Com os protocolos assinados, como o de Kyoto, ocorreu a diminuição no consumo de energia em geral, bem como o abandono total da matriz petroquímica. Os países não industrializados tiveram o aumento da produção industrial com base em tecnologias renováveis autóctones.

08) Como resultado da Conferência Rio 92 ou Eco 92, e visando alterar o modelo consumista de desenvolvimento por outro mais sustentável, foram elaboradas duas convenções: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas, além de uma declaração de princípios relativos às florestas e um plano de ação, a Agenda 21.

16) Entende-se por Desenvolvimento Sustentável: satisfazer as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades; implica a adoção de políticas ambientais tendo como metas a redução do desmatamento, a diminuição da incidência de queimadas, a preservação das áreas de proteção ambiental.

HISTÓRIA

QUESTÃO 31
UEM 2020: Sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, assinale o que for correto.

01) A Segunda Guerra Mundial teve início durante o Estado Novo, e os brasileiros participaram ao lado dos países Aliados, contra os países do Eixo.

02) Os soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB), denominados “pracinhas”, participaram da ofensiva aliada nas regiões dos rios Arno e Pó, na Itália.

04) O Brasil entrou na Guerra quando submarinos alemães e italianos atacaram navios mercantes brasileiros que navegavam na costa do Brasil e no Atlântico Norte. Também devido à pressão norteamericana e a manifestações populares.

08) A Fundação Naval também atuou na guerra e seu principal objetivo foi divulgar os feitos brasileiros no exterior.

16) A participação do Brasil na Guerra contou com quase trinta mil soldados, dos quais aproximadamente quinhentos perderam a vida no conflito.


QUESTÃO 32
UEM 2020: Sobre o processo de redemocratização da sociedade brasileira, na segunda metade do século XX, assinale o que for correto.

01) A presidência de Itamar Franco (1992-1994) completou o mandato do presidente Fernando Affonso Collor de Mello (1990-1992), afastado devido a diversas acusações de irregularidades em seu governo.

02) A posse de José Sarney (1985-1990) como presidente do Brasil indicou o fim do regime militar e o início da Nova República, com posterior eleição direta para presidente.

04) A Constituição de 1988 foi caracterizada por seus avanços nos direitos do cidadão, dentre os quais o fim da censura prévia, a garantia do direito de greve e o amplo assistencialismo social.

08) Nas eleições realizadas no final do governo de José Sarney, o candidato à Presidência da República Ulysses Guimarães, do Partido dos Trabalhadores (PT), representava uma ameaça à continuidade das forças políticas conservadoras no governo.

16) Esse processo foi marcado pela polarização dos embates concentrados na disputa entre dois partidos políticos: de um lado, a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), lutando pelo fim do regime militar; de outro, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), lutando pela sua manutenção.


QUESTÃO 33
UEM 2020: Nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e de 1960, surgiram movimentos em defesa dos direitos civis. Sobre os movimentos sociais nos Estados Unidos, assinale o que for correto.

01) A Primavera de Praga, de 1957, exigia o fim do estado liberal norte-americano, e seus participantes ocuparam as ruas da capital americana, exigindo a expulsão dos republicanos do governo Reagan.

02) Em defesa do fim da segregação racial, Martin Luther King discursou para aproximadamente duzentas mil pessoas na cidade de Washington, em 1963.

04) Os movimentos contra o racismo e em defesa dos direitos civis para os negros tiveram seu início com os protestos contra a segregação racial em ônibus e escolas no estado do Alabama, em 1955.

08) O feminismo contemporâneo, da segunda metade da década de 1960, defendia o controle sobre o próprio corpo e a própria sexualidade, e conduzia a luta pelo direito ao divórcio e ao aborto.

16) Os movimentos políticos originados a partir dos acontecimentos de 1968 ficaram vinculados nos Estados Unidos como Nova Esquerda, e suas críticas estavam relacionadas tanto ao capitalismo quanto ao socialismo autoritário e burocrático.


QUESTÃO 34
UEM 2020: Sobre o contexto histórico dos regimes militares da América Latina, surgidos nas décadas de 1960 e 1970, assinale o que for correto.

01) No Chile, após a violenta repressão dos primeiros anos, o regime de Augusto Pinochet adotou inúmeras medidas liberais para reorganizar a economia, tais como a promoção da privatização dos setores estatizados no governo anterior e o aumento do ingresso do capital estrangeiro no país.

02) A instauração de regimes militares na América Latina está relacionada ao contexto das disputas políticas e ideológicas que marcaram a Guerra Fria.

04) Na Argentina, após a morte do presidente Juan Domingo Perón e a posse da vice-presidente Isabel Perón, os militares deram um golpe e ocuparam o poder, caracterizando o período como um dos mais violentos da história argentina.

08) A Revolução Sandinista, no Equador, instaurou o regime militar na região, com o objetivo de sufocar os movimentos guerrilheiros locais, e contou com o apoio dos Estados Unidos.

16) Os Estados Unidos criaram a Aliança para o Progresso, um programa político de apoio aos países latino-americanos, que facilitava investimentos e empréstimos utilizados, dentre outras ações, para modernizar e aumentar as forças de segurança desses países contra a ameaça socialista.


QUESTÃO 35
UEM 2020: Sobre a atuação das companhias de terras no processo de ocupação do interior paranaense no século XX, assinale o que for correto.

01) A cidade de Maringá, em virtude de sua localização geográfica, tornou-se um dos principais núcleos urbanos fundados pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que, desde 1938, vendia lotes nas glebas que futuramente circundariam a cidade.

02) Antecipadamente planejadas e com traçados geométricos, as cidades de Matinhos, São José dos Pinhais e Ponta Grossa foram fundadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná.

04) No chamado Norte Novo, a Companhia de Terras Norte do Paraná, fundada por empresários britânicos, comprou do governo do estado, em 1927, meio milhão de alqueires e vendeu lotes para pequenos e médios fazendeiros interessados no cultivo do café.

08) A Companhia Nestlé influenciou o processo de criação das Unidades de Conservação do Paraná a partir da cidade de Jacarezinho, no início da década de 1950.

16) Durante a Segunda Guerra Mundial, a Companhia de Terras Norte do Paraná foi vendida a empresários brasileiros e passou a se chamar Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que ficaria responsável pela colonização do norte paranaense.

MATEMÁTICA

QUESTÃO 31
UEM 2020: Em relação ao polinômio P(x) = (x − a )(x − b )(x − c)(x − d), com a,b,c,d,x ∈ C assinale o que for correto.

01) P(x) é um polinômio de grau 4.

02) x = 0 é uma raiz de P(x).

04) O resto da divisão de P(x) por (x − a ) e (x − b )(x − c)(x − d).

08) P(x) é divisível por (x − a ) (x − d).

16) Se a =  b, então a é uma raiz de multiplicidade maior ou igual a 2 da equação polinomial P(x) = 0.


QUESTÃO 32
UEM 2020: Sobre o conjunto dos números complexos, assinale o que for correto.

01) Se, quando representados no plano complexo, z1, z2, z3 e z4 são os vértices de um quadrado de centro na origem e lados paralelos aos eixos, então z1 + z2 + z3 + z4 é igual ao perímetro do quadrado.

02) Se z é um número complexo tal que o inverso multiplicativo z⁻¹ é igual ao conjugado UEM, então o módulo de z é igual a 1.

04) O número complexo UEM é uma solução da equação z5 = 32.

08) i¹² + i²⁶ = 0.

16) Quando representados no plano complexo, a distância entre z = a + bi e seu conjugado é igual a UEM.


QUESTÃO 33
UEM 2020: Considere um prisma triangular reto, cuja base é um triângulo equilátero ABC com lados de medida 2 cm. Sejam UEM as arestas laterais, todas de medida 4 cm. Assinale o que for correto.

01) O plano determinado pelos pontos B, C e A' divide o prisma em dois sólidos de mesmo volume.

02) Existe um único plano que contém as retas UEM simultaneamente.

04) A área lateral do prisma é 8cm².

08) O volume do prisma é menor do que o volume da esfera de centro no ponto A e que passa pelo ponto B.

16) Existe um plano contendo as retasUEMsimultaneamente.


QUESTÃO 34
UEM 2020: Considere um plano munido de um sistema cartesiano ortogonal de coordenadas, com unidade de medida igual nos eixos Ox e Oy. Assinale o que for correto.

01) A equação x²− y² = 0 corresponde a um par de retas concorrentes.

02) Se as retas r:y = (a − 2)x + a e s : y = 2ax + (a − 1), com a um número real, são paralelas, então o ponto de coordenadas (3, − 10) pertence a r.

04) A reta de equação 2x + 3y = 1 é perpendicular à reta que passa pelos pontos de coordenadas (2,1) e (3,2).

08) Se a reta de equação y = ax + (a − 2), sendo a um número real, passa pela origem, então o ponto de coordenadas (1,0) está a uma distância de uma unidade de medida dessa reta.

16) Os pontos de coordenadas (4,3) e (0,–1) estão a uma mesma distância do ponto de coordenadas (2,1).


QUESTÃO 35
UEM 2020: Em relação à equação algébrica p(x)= a4x⁴ + a3x³ + a2x² + a1x + a0 = 0, em que seus coeficientes são números reais, assinale o que for correto.

01) Sempre é possível determinar números reais  x1, x2, x3 e x4 de modo que p(x) possa ser representada por p(x) = a4 (x - x1) (x - x2) (x - x3) (x - x4).

02) Se a = 1, a2 = -5, a0 = 4 e os demais coeficientes forem nulos, então p(x) = (x - 1) (x + 1) (x - 2) (x + 2).

04) Se z= a  + bi, com a e b reais, é tal que p(z1) = 0, então p  (a − bi) = 0.

08) Se a4 = 1, a3 = 2, a2 = −2, a1 = 2 e a0 = −3, e p(-i) = 0 então todas as raízes de p(x) são complexas.

16) Se p(x) = (x − x1)⁴,   com x1 real, então x1 é uma raiz de multiplicidade 4.

QUÍMICA

QUESTÃO 36
UEM 2020: Sobre os conceitos que envolvem equilíbrios químicos, assinale o que for correto.

01) Em uma reação genérica (A ⇋ B), que apresente K= 1,0x10², a concentração de A é 100 vezes maior que a concentração de B.

02) Em um sistema em que o valor da velocidade da reação direta é o dobro da velocidade da reação inversa, ainda não se estabeleceu o equilíbrio químico.

04) O princípio de Le Chatelier diz respeito apenas ao efeito das variações de concentração dos reagentes e dos produtos no equilíbrio de uma reação.

08) Em uma reação em que o ∆H é de +50kJ, o aumento de temperatura deslocará o equilíbrio no sentido da maior formação de produtos.

16) Um catalisador acelera a reação química, mas não aumenta seu rendimento.


QUESTÃO 37
UEM 2020: A formação de uma imagem (preto e branco) em um filme fotográfico e sua posterior revelação em papel fotográfico envolvem reações químicas entre um sal de prata contido no filme e a substância reveladora. A reação pode ser descrita como segue.

Obtenção da foto – etapa I – presença de luz
2 AgCl(s) → 2 Ag(s) + Cl2(g)

Revelação da foto – etapa II – ausência de luz
AgCl(s) + revelador → Ag(s) + Cl- (aq) + outros produtos

Assinale o que for correto.

01) A substância reveladora é um agente redutor.

02) A incidência da luz promove a oxidação da prata.

04) O número de oxidação da prata após a revelação é zero.

08) Ocorre alteração do número de oxidação do cloro nas duas etapas.

16) A substância reveladora recebe elétrons dos átomos de cloro.


QUESTÃO 38
UEM 2020: Os cresóis (ortocresol, metacresol e paracresol) são compostos orgânicos de ampla aplicação industrial, utilizados na fabricação de materiais de construção, desodorantes, tintas, dentre outros. Com base na estrutura química desses compostos, assinale o que for correto.

UEM 2020

01) O ortocresol é um isômero de função do álcool benzílico.

02) Os cresóis possuem diferentes pontos de fusão.

04) A reação de metilação do fenol é um método para obtenção dos três diferentes cresóis.

08) A reação do ortocresol com cloro (Cl2) na presença de luz fornece o produto de halogenação do grupo metila.

16) Os cresóis possuem um grupo ativante e um grupo desativante, ligados ao anel benzênico.


QUESTÃO 39
A insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade de a pessoa adormecer ou permanecer dormindo durante a noite. No nosso organismo, o hormônio melatonina é responsável pela indução do sono. Quando está anoitecendo, a concentração desse hormônio aumenta e, com a luz do dia, essa concentração diminui.

UEM 2020

UEM 2020: A melatonina é produzida em nosso organismo a partir do triptofano, conforme ilustrado na reação a seguir. Vale destacar que a enzima (E) envolvida na etapa 3 (E3) é degradada na presença de luz. Com base nessas informações, assinale o que for correto.

01) A incidência de luz no período noturno prejudica o sono, pois pode tornar lento o processo de formação do composto II.

02) No processo de formação da melatonina, todos os compostos possuem atividade óptica.

04) A serotonina possui caráter anfótero.

08) A reação química do triptofano com HCl leva à formação de um sal.

16) O aumento da quantidade da enzima E3 desloca o equilíbrio para a formação da melatonina.


QUESTÃO 40

UEM 2020

UEM 2020: Alguns ésteres orgânicos possuem odores característicos de aromas de frutas. Com base nas estruturas químicas a seguir, assinale o que for correto.

01) A reação de hidrólise dos ésteres de abacaxi e pera leva à formação de um mesmo álcool.

02) Os ésteres com odores de banana e maçã são preparados a partir do mesmo ácido carboxílico.

04) O éster de banana pode ser obtido a partir da reação em meio básico, do ácido etanoico com o pentanol.

08) Os ácidos carboxílicos utilizados na preparação dos ésteres de maçã e abacaxi possuem a mesma solubilidade em água.

16) Os ésteres com odores de abacaxi e maçã são isômeros.

SOCIOLOGIA

QUESTÃO 36
UEM 2020: Sobre a teoria da democracia racial, assinale o que for correto.

01) No Brasil a democracia racial se efetivou de modo a impedir a existência do racismo.

02) Florestan Fernandes, em seus estudos sobre a questão racial no Brasil, corrobora a visão do convívio harmonioso entre as raças.

04) A instalação da democracia racial no Brasil fez que os negros e as negras sejam maioria entre o 1% de pessoas mais ricas do país.

08) Segundo a teoria da democracia racial, existe no Brasil um convívio sem conflitos entre brancos e negros.

16) Os estudos de Gilberto Freyre foram um contraponto às teorias raciais oriundas do século XIX, que condenavam sociedades com grande contingente de mestiços.


QUESTÃO 37
UEM 2020: Sobre a globalização, segundo o ponto de vista sociológico, assinale o que for correto.

01) A globalização pode ser entendida como um momento do sistema capitalista, um fenômeno com múltiplas dimensões: política, econômica, cultural e social.

02) Uma interpretação otimista sobre a globalização a entende como processo que reduziria o mundo a uma aldeia global, favorecendo a difusão rápida de informações e encurtando as distâncias entre os povos.

04) Entre os efeitos positivos da globalização está a crescente mistura de filosofias e pensamentos de diferentes povos, o que colabora para o enfraquecimento da exclusividade do racionalismo europeu.

08) Criada nas escolas americanas de administração, a expressão “globalização” foi incorporada ao discurso neoliberal na década de 1980.

16) A sociodiversidade, um efeito benéfico da globalização, consiste na convivência das diferenças em uma sociedade, de forma respeitosa e inclusiva.


QUESTÃO 38
UEM 2020: Sobre o conceito de multiculturalismo, assinale o que for correto.

01) Surge nas sociedades contemporâneas como uma forma de enfrentar o eurocentrismo, o racismo e a discriminação social.

02) O multiculturalismo se opõe à homogeneidade cultural.

04) Os conceitos de etnocentrismo e de multiculturalismo são sinônimos.

08) A antropologia concebe o multiculturalismo como a sobreposição de uma cultura sobre outra.

16) A ideia etnocêntrica de homogeneidade cultural defende que a cultura, o modo de vida e a visão de mundo dos europeus são universais e superiores ao dos demais povos.


QUESTÃO 39
UEM 2020: Sobre o conceito de indústria cultural, assinale o que for correto.

01) A Escola de Frankfurt foi um dos primeiros núcleos de pesquisa sociológica acerca da influência dos meios de comunicação de massa sobre o comportamento coletivo.

02) Os frankfurtianos acreditavam na capacidade humana de reagir diante da produção cultural programada e midiatizada.

04) A Escola de Frankfurt tomava por base téorica os conceitos de alienação e de ideologia, conforme formulação de Karl Marx.

08) O conceito de indústria cultural foi formulado pela Escola de Chicago.

16) A indústria cultural é responsável pelo conformismo comportamental e pela regressão da qualidade da informação.


QUESTÃO 40
UEM 2020: Sobre a sociologia ambiental, assinale o que for correto.

01) A sociologia passa a se preocupar com a temática ambiental no momento em que eclodem os movimentos de protestos contra a degradação ambiental.

02) O desenvolvimento econômico capitalista está em sincronia com o uso sustentável dos recursos naturais.

04) A eliminação de resíduos industriais, a instalação de indústrias pesadas, a produção de energia e necessidades de consumo nas sociedades modernas são processos que favorecem alguns grupos em detrimento de outros.

08) Os conflitos sociais oriundos da desigualdade no acesso aos recursos naturais e ao seu usufruto são objetos de estudo da sociologia.

16) As consequências sociais da degradação ambiental coincidem com os ideais modernos.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UEM 2020 (Etapa 3) com Gabarito
Prova UEM 2020 (Etapa 3) com Gabarito
Prova UEM 2020 (Etapa 3) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZbWXM94r_eW5Eiv-JMlRK1hxmI5tsXsWpnX4kGqA3-WatVSabg0Wc6qAXbpP5I_ty3eqPlLw7E_RV6XyieCvBfRczKAgnEJe7xV_YgpNU-SLvWaK_J5Pjx9CX_TMDMJ3PkhLQBwYuE5g/s16000/uem.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZbWXM94r_eW5Eiv-JMlRK1hxmI5tsXsWpnX4kGqA3-WatVSabg0Wc6qAXbpP5I_ty3eqPlLw7E_RV6XyieCvBfRczKAgnEJe7xV_YgpNU-SLvWaK_J5Pjx9CX_TMDMJ3PkhLQBwYuE5g/s72-c/uem.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-uem-2020-etapa-3-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/05/prova-uem-2020-etapa-3-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo