Prova UNIFESP 2004 com Gabarito

Prova UNIFESP 2004 com Gabarito
Prova UNIFESP 2004 com Gabarito

Prova UNIFESP 2004 com Gabarito

Matemática

UNIFESP 2004 - QUESTÃO 01
O valor de log2  enade é:

(A) n².

(B) 2n.

(C) n.

(D) 2 log2 n.

(E) logn.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 02
Num determinado local, o litro de combustível, composto de 75% de gasolina e 25% de álcool, é comercializado ao preço de R$ 2,05, sendo o litro de álcool comercializado ao preço de R$ 1,00. Se os preços são mantidos proporcionais, o preço do litro de gasolina é:

(A) R$ 2,15.

(B) R$ 2,20.

(C) R$ 2,30.

(D) R$ 2,40.

(E) R$ 3,05.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 03
Quando se diz que numa determinada região a precipitação pluviométrica foi de 10 mm, significa que a precipitação naquela região foi de 10 litros de água por metro quadrado, em média.

eenade

Se numa região de 10 km² de área ocorreu uma precipitação de 5 cm, quantos litros de água foram precipitados?

(A) 5 × 10⁷.

(B) 5 × 10⁸.

(C) 5 × 10⁹.

(D) 5 × 10¹⁰.

(E) 5 × 10¹¹.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 04
Para ser aprovado num curso, um estudante precisa submeter-se a três provas parciais durante o período letivo e a uma prova final, com pesos 1, 1, 2 e 3, respectivamente, e obter média no mínimo igual a 7. Se um estudante obtevenas provas parciais as notas 5, 7 e 5, respectivamente, a nota mínima que necessita obter na prova final para ser aprovado é

(A) 9.

(B) 8.

(C) 7.

(D) 6.

(E) 5.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 05
Se a figura representa o gráfico de um polinômio real, p(x),

enade

podemos afirmar:

(A) p(x) tem uma raiz a, tal que 3 < a < 5.

(B) p(x) é divisível por x – 1.

(C) p(x) tem apenas 4 raízes reais.

(D) p(x) não tem raiz real.

(E) o grau de p(x) é maior ou igual a 5.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 06
A primeira figura representa um retângulo de 100 cm por 50 cm, com uma escada E1 contendo 50 degraus de 1 cm de largura por 1 cm de altura. O ponto A indica a extremidade inferior da escada E1. Pretende-se ampliar a largura dos degraus de E1, de forma a obter uma nova escada, E2, contendo também 50 degraus, todos de mesma largura e tendo como extremidade inferior o ponto B, conforme figura. Na nova escada, E2, a altura dos degraus será mantida, igual a 1 cm.

enade

A área da região sombreada, sob a escada E2, conforme a segunda figura, será:

(A) 2.050 cm².

(B) 2.500 cm².

(C) 2.550 cm².

(D) 2.750 cm².

(E) 5.000 cm².


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 07
Considere, no plano complexo, conforme a figura, o triângulo de vértices z1 = 2, z2 = 5 e z3 = 6 + 2i.

enade

A área do triângulo de vértices w1 = iz1, w2 = iz2 e w3 = 2iz3 é:

(A) 8.

(B) 6.

(C) 4.

(D) 3.

(E) 2.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 08
A área sombreada na figura,

enade

limitada pela elipse e pela reta indicadas, é:

(A) π.

(B) 2π.

(C) 3π.

(D) 4π.

(E) 6π.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 09
Imagine uma fila de 50 portas fechadas e outra de 50 estudantes, portas e estudantes numerados conforme a posição em sua fila. Do primeiro ao qüinquagésimo e em ordem crescente, o estudante que ocupa a n-ésima posição na fila deverá fechar ou abrir as portas de números n, 2n, 3n, ... (ou seja, múltiplos de n) conforme estejam abertas ou fechadas, respectivamente, não tocando nas demais. Assim, como todas as portas estão inicialmente fechadas, o primeiro estudante tocará em todas, abrindo-as. O segundo estudante tocará apenas nas portas de números 2, 4, 6, ..., fechando-as, pois vai encontrá-las abertas. O terceiro estudante tocará apenas nas portas de números 3 (fechando-a), 6 (abrindo-a), 9 (fechando-a) e assim por diante. Se

A significa “aberta” e F “fechada”, após o qüinquagésimo estudante ter realizado sua tarefa, as portas de números 4, 17 e 39 ficarão, respectivamente,

(A) F, A e A.

(B) F, A e F.

(C) F, F e A.

(D) A, F e A.

(E) A, F e F.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 10
Um inseto vai se deslocar sobre uma superfície esférica de raio 50 cm, desde um ponto A até um ponto B, diametralmente opostos, conforme a figura.

enade

O menor trajeto possível que o inseto pode percorrer tem comprimento igual a:

(A) π / 2 m.

(B) π m.

(C) 3π / 2 m.

(D) 2π m.

(E) 3π m.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 11
Na figura, estão representados, no plano cartesiano xOy, a reta de equação y = 2kx, 0 ≤ k ≤ 3/2, a parábola de equaçãoy = – x² + 3x e os pontos O, P e Q de intersecções daparábola com o eixo Ox e da reta com a parábola.

enade
Nestas condições, o valor de k para que a área do triângulo OPQ seja a maior possível é:

enade


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 12
Se | A | denota o determinante da matriz A, e se enade 

então,

enade


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 13
Considere a reta de equação 4x – 3y + 15 = 0, a senóide de equação y = sen(x) e o ponto enade, conforme a figura.

enade


A soma das distâncias de P à reta e de P à senóide é: 

enade


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 14
Os alunos quartanistas do curso diurno e do curso noturno de uma faculdade se submeteram a uma prova de seleção, visando à participação numa olimpíada internacional. Dentre os que tiraram nota 9,5 ou 10,0 será escolhido um aluno, por sorteio.

enade

Com base na tabela, a probabilidade de que o aluno sorteado tenha tirado nota 10,0 e seja do curso noturno é:

unifesp


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 15
Numa determinada livraria, a soma dos preços de aquisição de dois lápis e um estojo é R$ 10,00. O preço do estojo é R$ 5,00 mais barato que o preço de três lápis. A soma dos preços de aquisição de um estojo e de um lápis é

(A) R$ 3,00.

(B) R$ 4,00.

(C) R$ 6,00.

(D) R$ 7,00.

(E) R$ 12,00.


Biologia

UNIFESP 2004 - QUESTÃO 16
No grão de arroz que ingerimos, o amido contido em seu interior encontra-se armazenado, inicialmente,

(A) dentro do vacúolo da célula vegetal.

(B) em grânulos dispersos pelo citoplasma.

(C) no estroma dentro dos cloroplastos.

(D) nos espaços intercelulares da semente.

(E) nas vesículas do complexo de Golgi.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 17
O tratamento da leucemia por meio dos transplantes de medula óssea tem por princípio a transferência de célulastronco da medula de um indivíduo sadio para o indivíduo afetado. Tal procedimento fundamenta-se no fato de que essas células-tronco

(A) podem ser usadas para a clonagem de células sadias do paciente.

(B) não serão afetadas pela doença, já que foram diferenciadas em outra pessoa.

(C) secretam substâncias que inibem o crescimento celular.

(D) podem dar origem a linfócitos T que, por sua vez, ingerem os leucócitos em excesso.

(E) podem dar origem a todos os diferentes tipos de células sangüíneas.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 18
Leia as quatro afirmações seguintes sobre a divisão de uma célula somática em um animal adulto.

I. Após a citocinese, o núcleo de uma das células resultantes apresenta sobrecarga de atividade, pois deve produzir novamente todas as organelas citoplasmáticas, uma vez que elas ficaram no citoplasma da outra célula formada.

II. Caso não haja formação de actina e de miosina pela célula, tanto a mitose quanto a citocinese serão comprometidas.

III. Não apenas o DNA nuclear é replicado na interfase. O mesmo acontece com o DNA das mitocôndrias, que sofrerão um processo de divisão muito semelhante ao que ocorre nas bactérias.

IV. As membranas nucleares das duas células resultantes provêm de partes da membrana plasmática que se rompem durante a citocinese e envolvem os dois conjuntos de cromossomos.

Estão corretas somente

(A) I e II.

(B) I e IV.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 19
As bananeiras, em geral, são polinizadas por morcegos. Entretanto, as bananas que comemos são produzidas por partenocarpia, que consiste na formação de frutos sem que antes tenha havido a fecundação. Isso significa que:

(A) essas bananas não são derivadas de um ovário desenvolvido.

(B) se as flores fossem fecundadas, comeríamos bananas com sementes.

(C) bananeiras partenocárpicas não produzem flores, apenas frutos.

(D) podemos identificar as bananas como exemplos de pseudofruto.

(E) mesmo sem polinizadores, ocorre a polinização das flores de bananeira.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 20
Um pesquisador pretende comparar o número de estômatos abertos nas folhas de plantas do Cerrado em diferentes épocas do ano. Nessa região, o inverno corresponde ao período de menor pluviosidade e menor temperatura. Podese afirmar corretamente que ele encontrará maior número de plantas com estômatos abertos

(A) no inverno, pois os dias mais curtos induzem a abertura estomática para que haja maior captação de luz.

(B) no inverno, pois as altas temperaturas do verão induzem o fechamento dos estômatos, evitando a perda d’água.

(C) no inverno, pois a menor quantidade de água disponível no solo induz a abertura dos estômatos para captação da umidade atmosférica.

(D) no verão, pois temperaturas mais altas e maior quantidade de água disponível aumentam a eficiência fotossintética.

(E) no verão, pois a planta absorve água em excesso e todo o excedente deve ser perdido, para evitar acúmulo de água no parênquima.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 21
No ambiente terrestre, uma aranha, uma abelha e uma alface estão sujeitas às mesmas condições ambientais. Qual das afirmações sobre as adaptações que evitam a perda de água e que permitem as trocas gasosas nesses organismos está correta?

(A) Enquanto as traquéias da abelha e da aranha levam o oxigênio do ar diretamente às células, na alface o ar é absorvido pelos estômatos e transportado com a água pelos feixes vasculares antes de tornar o oxigênio disponível para a planta.

(B) Na abelha e na aranha, a perda de água é evitada pelo exoesqueleto, na alface, pela cutícula da epiderme. Tanto o exoesqueleto quanto a cutícula fornecem também sustentação a esses organismos.

(C) Na alface, a perda de água é controlada exclusivamente pelos estômatos. Na abelha, a menor atividade de vôo também controla a perda de água e a aranha, por sua vez, vive apenas em ambientes com alta umidade.

(D) Na aranha e na abelha, os inúmeros pêlos que revestem o corpo somente evitam a perda de água. Os pêlos da raiz de uma alface, ao contrário, permitem a absorção de água.

(E) Tanto na abelha quanto na aranha, e também na alface, o ar absorvido já entra em contato diretamente com as células, o que permite que as trocas gasosas sejam muito rápidas. Na abelha, isso é importante para o vôo.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 22
HIV e HPV são vírus responsáveis por duas das principais doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) da atualidade, a AIDS e o condiloma (ou crista-de-galo), respectivamente. Em julho de 2003, os meios de comunicação divulgaram que foi liberado, apenas para testes, o uso de um gel que impediria o contágio pelo vírus da AIDS por meio do ato sexual. Esse gel, usado na vagina ou no ânus, possui substâncias que reconhecem e destroem a cápsula protéica do vírus. 

Considerando tal mecanismo de ação, pode-se afirmar corretamente que:

(A) princípio de ação semelhante poderia ser usado para a produção de medicamentos contra o HPV, causador do condiloma ou crista-de-galo, mas não seria eficiente contra a sífilis.

(B) a prevenção da gonorréia, doença para a qual também não há vacina, poderia ser feita por um gel que apresentasse o mesmo mecanismo de ação.

(C) embora a cápsula protéica seja destruída, se o material genético do vírus continuar íntegro, isso é suficiente para que ele infecte novas células naquele meio.

(D) se os resultados forem completamente positivos, esse medicamento liberará a população do uso definitivo da camisinha como preservativo das DSTs de uma forma geral, mas não como método contraceptivo.

(E) o uso do gel, se der resultados, será mais eficiente que o uso de uma possível vacina na diminuição da incidência da doença, já que não incorre na inoculação de vírus mortos ou atenuados no corpo humano.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 23
Veja a tirinha seguinte, a respeito do processo febril.

enade

A temperatura de nosso corpo é considerada normal entre 36,0 e 37,3 °C. Durante a febre, essa temperatura pode se elevar, chegando até mesmo a ultrapassar os 40 oC. Sobre esse processo, é correto afirmar que

(A) a elevação da temperatura corpórea se dá como resposta a um processo infeccioso e é produzida pela energia liberada na migração intensa de leucócitos e macrófagos para a área da infecção.

(B) a elevação da temperatura corpórea se dá por aumento da atividade das mitocôndrias e, caso essa elevação ultrapasse os 40 °C, processos bioquímicos vitais serão comprometidos irreversivelmente.

(C) é um importante mecanismo de defesa, pois a elevação da temperatura aumenta a taxa de divisão celular e são produzidas mais células de defesa para combater a infecção. 

(D) imediatamente antes de a temperatura se elevar, o corpo se resfria até alguns graus abaixo de 36,0 °C, o que causa calafrios. A morte do agente infeccioso se dá pelo choque térmico.

(E) nem sempre a febre representa aumento de temperatura. Isso ocorre nas infecções por vírus (gripes e febre amarela, por exemplo), mas não ocorre nas infecções por microorganismos (malária, por exemplo).


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 24
Cobras, em geral, ingerem uma grande quantidade de alimento, mas apenas de tempos em tempos. Gaviões, comparativamente, ingerem alimento em pequenas quantidades, porém diariamente e várias vezes ao dia. Conhecendo as principais características dos grupos a que esses animais pertencem, pode-se afirmar corretamente que isso ocorre porque:

(A) a digestão nas cobras é mais lenta e isso fornece energia aos poucos para seu corpo. Nos gaviões, a necessidade de fornecimento maior e mais rápido de energia condicionou o comportamento de tomada mais freqüente de alimento.

(B) as cobras, por ingerirem as presas inteiras, demoram mais tempo digerindo pêlos e penas. Os gaviões, por ingerirem as presas aos pedaços, já começam a digestão a partir do tecido muscular da presa.

(C) os órgãos sensoriais das cobras são bem menos desenvolvidos que os dos gaviões. Por isso, ao conseguirem alimento, ingerem a maior quantidade possível como forma de otimizar o recurso energético.

(D) sendo ectotérmicas (pecilotérmicas), as cobras possuem um período de busca de alimento restrito aos horários mais quentes do dia e, por isso, ingerem tudo o que encontram. Já os gaviões, que são endotérmicos (homeotérmicos), são ativos tanto de dia quanto à noite.

(E) as escamas e placas epidérmicas do corpo das cobras dificultam sua locomoção rápida, o que influencia o comportamento de caça e tomada de alimento. Os gaviões, nesse sentido, são mais ágeis e eficientes, por isso caçam e comem mais.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 25
Com a conquista do ambiente terrestre, surgiram novos mecanismos de excreção nos vertebrados, diferentes daqueles até então presentes nos organismos marinhos. Sobre tal processo de excreção, foram feitas as cinco afirmações seguintes.

I. Nos mamíferos, a epiderme com poros representa um importante órgão acessório na excreção, já que, além dos rins, parte significativa da uréia é eliminada pelo suor.

II. A uréia é um composto menos tóxico que a amônia, porém, sua síntese requer maior gasto energético. A excreção de amônia pelos peixes e de uréia pelos mamíferos encontra-se diretamente relacionada aos ambientes em que vivem.

III. A maior parte dos compostos nitrogenados que sai do corpo de um mamífero encontra-se sob a forma de urina. A outra parte encontra-se nas fezes, que constituem parte importante do mecanismo de excreção nesses animais.

IV. A excreção de ácido úrico pelas aves é a mais econômica em termos da quantidade de água eliminada com as excretas. Isso explica porque, nesses animais, a alça de Henle dos rins é bem menos desenvolvida que nos mamíferos.

V. O metabolismo dos carboidratos e lipídeos produz essencialmente CO2 e água. Assim, os sistemas de excreção desenvolveram-se nos animais como adaptação basicamente para a eliminação do metabolismo de proteínas e ácidos nucléicos.

Estão corretas apenas

(A) I, II e III.

(B) II, III e IV.

(C) I, IV e V.

(D) I, III e V.

(E) II, IV e V.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 26
Suponha que você queira inventar uma pomada que elimine, ao mesmo tempo, as bactérias saprófitas e os fungos que existem na sola do pé e tenha, para combinar nessa pomada, os princípios ativos e seus modos de ação discriminados no quadro.

enade

Das combinações relacionadas, aquela que contém somente princípios ativos eficientes para você atingir seu objetivo é

(A) M, N e P.

(B) N, O e P.

(C) O, P e Q.

(D) M, N e Q.

(E) M, O e Q.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 27
Em abril de 2003, a finalização do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vários meios de comunicação como sendo a “decifração do código genético humano”. A informação, da maneira como foi veiculada, está

(A) correta, porque agora se sabe toda a seqüência de nucleotídeos dos cromossomos humanos.

(B) correta, porque agora se sabe toda a seqüência de genes dos cromossomos humanos.

(C) errada, porque o código genético diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas.

(D) errada, porque o Projeto decifrou os genes dos cromossomos humanos, não as proteínas que eles codificam.

(E) errada, porque não é possível decifrar todo o código genético, existem regiões cromossômicas com alta taxa de mutação.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 28
Leia os trechos seguintes, extraídos de um texto sobre cor de pele na espécie humana.

A pele de povos que habitaram certas áreas durante milênios adaptou-se para permitir a produção de vitamina D. 

À medida que os seres humanos começaram a se movimentar pelo Velho Mundo há cerca de 100 mil anos, sua pele foi se adaptando às condições ambientais das diferentes regiões. A cor da pele das populações nativas da África foi a que teve mais tempo para se adaptar porque os primeiros seres humanos surgiram ali.
(Scientific American Brasil, vol. 6, novembro de 2002.)

Nesses dois trechos, encontram-se subjacentes idéias

(A) da Teoria Sintética da Evolução.

(B) darwinistas.

(C) neodarwinistas.

(D) lamarckistas.

(E) sobre especiação.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 29
Observe a figura, que se refere ao ciclo da água em escala global.

enade

Pela análise da figura, pode-se concluir que a quantidade de água que evapora por ano da superfície da Terra para a atmosfera .................... a quantidade precipitada. A energia .................... pela água promove sua evaporação. Posteriormente, a condensação do vapor formado .................... a energia potencial da água na forma de calor. A .................... e não a .................... determina o fluxo de água através do ecossistema.

Nesse texto, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por

(A) ... supera ... absorvida ... absorve ... precipitação ... evaporação

(B) ... supera ... liberada ... libera ... evaporação ... precipitação

(C) ... iguala ... liberada ... absorve ... precipitação ... evaporação

(D) ... iguala ... liberada ... libera ... precipitação ... evaporação

(E) ... iguala ... absorvida ... libera ... evaporação ... precipitação


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 30
Considere as definições seguintes.

I. Pirâmide de números: expressa o número de indivíduos por nível trófico.

II. Pirâmide de biomassa: expressa a massa seca (“peso seco”) de matéria orgânica por nível trófico (g/m²).

III. Pirâmide de energia: expressa a energia acumulada por nível trófico (kJ/m²).

Se o fluxo de energia no Cerrado brasileiro for representado por esses três tipos de pirâmides, o resultado obtido quanto à forma de cada uma será:

enade




Geografia

UNIFESP 2004 - QUESTÃO 31
Observe o gráfico.

enade


Segundo o gráfico, a população infectada com o vírus HIV

(A) é de 30 milhões no mundo, distribuídos de maneira desigual pelo planeta.

(B) da América Latina e Caribe corresponde a 1/3 do total dos infectados do mundo.

(C) da África Subsaariana ultrapassa em duas vezes os infectados com HIV do mundo.

(D) dos países desenvolvidos é maior que 1/10 dos infectados do mundo.

(E) da Ásia equivale à soma do total infectado nos países desenvolvidos e na América Latina e Caribe.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 32
Apesar das restrições à imigração, “balseros” e “braceros” penetram no território dos Estados Unidos, muitas vezes ilegalmente. Eles são identificados, respectivamente, como

(A) cubanos que abandonaram seu país e trabalhadores mexicanos.

(B) chineses perseguidos pelo governo chinês e talibãs que resistem à ocupação do Afeganistão.

(C) pescadores e contrabandistas mexicanos.

(D) líderes religiosos islâmicos e terroristas fundamentalistas.

(E) trabalhadores latino-americanos e dos países europeus que abandonaram o socialismo real.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 33
De acordo com a capacidade de intervenção militar, o sistema internacional contemporâneo pode ser definido como

(A) assimétrico, graças à presença das tropas de paz das Nações Unidas nos conflitos internacionais.

(B) assimétrico, devido à existência de uma superpotência, os Estados Unidos, que atua segundo seus interesses estratégicos.

(C) simétrico, baseado na correlação de forças entre países árabes e a OTAN, que perdeu poder depois da Guerra no Golfo.

(D) assimétrico, por causa da situação da Rússia, que ainda detém milhares de ogivas nucleares dispersas pela Europa.

(E) simétrico, dado o equilíbrio das forças militares da União Européia e dos Estados Unidos.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 34
Analise o mapa.

enade


Na perspectiva dos Estados Unidos da América, os países assinalados no mapa

(A) formam o conjunto de novos países industrializados que receberam investimentos do país para se desenvolverem.

(B) pertencem à Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, que estabelece o valor do óleo bruto no mercado internacional.

(C) participam da Liga Árabe, que difunde pelo mundo o islamismo como doutrina política e religiosa.

(D) integram o Eixo do Mal e promovem ações terroristas para diminuir a influência do Ocidente no mundo.

(E) constituem o principal bloco econômico do mundo árabe e comandam o diálogo com o país e o desenvolvimento da região.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 35
Observe a pirâmide populacional do México.

enade

Leia as frases seguintes.

I. A base mais larga indica a necessidade de investimentos em educação.

II. A população masculina é menor que a feminina na faixa até 10 anos.

III. A maioria da população mexicana tem menos de 20 anos.

IV. O topo estreito indica a prioridade em programas de previdência social.

Está correto o que se afirma em

(A) I e II.

(B) I e III.

(C) II e III.

(D) II e IV.

(E) III e IV.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 36
Observe o mapa.

enade

Identifique corretamente as zonas I, II e III.

(A) I, vale do Elba, indústria tradicional; II, vale do Danúbio, indústria de base em crise; III, vale do Reno, indústria de alta tecnologia.

(B) I, vale do Reno, indústria tradicional; II, vale do Danúbio, indústria de alta tecnologia; III, vale do Elba, indústria de base em crise.

(C) I, vale do Danúbio, indústria de alta tecnologia; II, vale do Elba, indústria de base em crise; III, vale do Reno, indústria de alta tecnologia.

(D) I, vale do Reno, indústria tradicional; II, vale do Elba, indústria de base em crise; III, vale do Danúbio, indústria de alta tecnologia.

(E) I, vale do Elba, indústria de alta tecnologia; II, vale do Reno, indústria tradicional; III, vale do Danúbio, indústria de base em crise.
 

UNIFESP 2004 - QUESTÃO 37
A foto e a figura representam um mesmo fenômeno.

enade

Trata-se de:

(A) intrusão magmática.

(B) dobra tectônica.

(C) sinclinal ascendente.

(D) falha geológica.

(E) anticlinal descendente.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 38
Observe a tabela.

enade

As alterações da participação dos investimentos externos na economia brasileira estão relacionadas

(A) à privatização de serviços, como os de telefonia e de distribuição de energia.

(B) à participação do Brasil no Mercosul, que dinamizou a economia de todo o Cone Sul.

(C) à perda de competitividade das indústrias do Brasil, que abandonaram o mercado interno para exportar.

(D) à abertura econômica promovida na última década, que permitiu implementar programas sociais.

(E) ao fim do monopólio estatal na economia brasileira, liberando a presença de capital internacional no país.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 39
No Brasil, a fronteira agrícola está localizada

(A) no Pontal do Paranapanema, gerando tensão social e a presença do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra.

(B) na faixa litorânea, resultando na devastação dos mangues e na ocupação de sua área pela população de baixa renda.

(C) na Amazônia, onde as áreas agrícolas surgiram por iniciativa governamental, desde o último quartil do século passado.

(D) no extremo sul, devido à presença de população de origem européia, que dividiu a terra em minifúndios produtivos.

(E) nas bordas fronteiriças, para evitar o ingresso e a ocupação da população de países vizinhos no território do país.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 40
A urbanização brasileira, que se acelerou na segunda metade do século XX, permitiu o aparecimento de

(A) megalópoles em regiões onde ocorre concentração industrial, como São Paulo, Campinas e Fortaleza.

(B) cadeias produtivas interligadas por ferrovias, sendo as metrópoles o destino final da produção industrial.

(C) metrópoles resultantes da ocupação litorânea no Nordeste, que mantêm a influência em escala nacional.

(D) conurbação entre centros importantes como Brasília e Goiânia, constituindo uma megacidade.

(E) metrópoles nacionais, como Rio de Janeiro, metrópoles regionais, como Belém e centros regionais


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 41
Observe a tabela.

unifesp

A tabela permite afirmar que, entre as mulheres unidas,

(A) o uso da pílula é menor entre as que têm até 29 anos.

(B) a esterilização predomina a partir dos 30 anos de idade.

(C) o emprego de preservativos aumenta de acordo com a idade.

(D) a maioria da faixa de 15 a 19 anos não usa método contraceptivo.

(E) as da faixa de 20 a 24 anos são as que mais usam métodos contraceptivos.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 42
Observe o mapa.

unifesp

A seqüência correta de vegetação natural indicada pelo perfil AB é:

(A) Floresta Equatorial, Caatinga, Cerrado e Mangue.

(B) Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Caatinga e Campo.

(C) Floresta Amazônica, Mata dos Cocais, Caatinga e Mata Atlântica.

(D) Mata dos Cocais, Cerrado, Mata Atlântica e Campo.

(E) Floresta Amazônica, Cerrado, Mata dos Cocais e Mata Atlântica.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 43
O uso intensivo da terra, combinado a fatores climáticos, entre outros, provoca ........................, que pode ser encontrada na região ........................ do Brasil. Esse processo dificulta a prática agrícola e desperta a atenção das autoridades em diversos níveis de governo.

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase.

(A) pediplanação ... Centro-Oeste

(B) sedimentação ... Nordeste

(C) orogênese ... Norte

(D) ablação ... Sudeste

(E) desertificação ... Sul


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 44
Durante os meses de inverno, aumenta a ocorrência de doenças respiratórias, principalmente em idosos e crianças até 5 anos de idade, em metrópoles como São Paulo. Um dos fatores que agrava esse quadro é

(A) a inversão térmica, que consiste na retenção de camada de ar quente por uma camada de ar fria, impedindo a diluição de poluentes.

(B) o efeito-estufa, que resulta do lançamento de poeira em larga escala resultante da construção civil, poluindo o ar.

(C) o ponto de orvalho, que passa a ocorrer mais tarde devido à chegada de massas de ar aquecidas oriundas do oceano, diminuindo as chuvas.

(D) a insolação mais curta, em função da mudança do movimento aparente do Sol, que aumenta o sombreamento e diminui a temperatura.

(E) a maritimidade, responsável pela alteração na direção dos ventos, que trazem poluentes da Baixada Santista em maior quantidade que no verão.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 45
O uso intensivo de defensivos agrícolas contribui para a

(A) porosidade do solo, retirando microorganismos do horizonte B.

(B) descontaminação de aqüíferos, eliminando bactérias que vivem na água.

(C) secagem do solo hidromórfico, ampliando a área agricultável.

(D) lixiviação do solo em terrenos íngremes, permitindo o cultivo em terraços.

(E) degradação do solo, devido à concentração de poluentes.


Física

UNIFESP 2004 - QUESTÃO 46
Na medida de temperatura de uma pessoa por meio de um termômetro clínico, observou-se que o nível de mercúrio estacionou na região entre 38 °C e 39 °C da escala, como está ilustrado na figura.

unifesp

Após a leitura da temperatura, o médico necessita do valor transformado para uma nova escala, definida por tx = 2tc /3 e em unidades °X, onde té a temperatura na escala Celsius. Lembrando de seus conhecimentos sobre algarismos significativos, ele conclui que o valor mais apropriado para a temperatura tx é

(A) 25,7 °X.

(B) 25,7667 °X.

(C) 25,766 °X.

(D) 25,77 °X.

(E) 26 °X.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 47
Em um teste, um automóvel é colocado em movimento retilíneo uniformemente acelerado a partir do repouso até atingir a velocidade máxima. Um técnico constrói o gráfico

enade

onde se registra a posição x do veículo em função de sua velocidade v. Através desse gráfico, pode-se afirmar que a aceleração do veículo é

(A) 1,5 m/s².

(B) 2,0 m/s².

(C) 2,5 m/s².

(D) 3,0 m/s².

(E) 3,5 m/s².


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 48
Em um salto de pára-quedismo, identificam-se duas fases no movimento de queda do pára-quedista. Nos primeiros instantes do movimento, ele é acelerado. Mas devido à força de resistência do ar, o seu movimento passa rapidamente a ser uniforme com velocidade v1 , com o pára-quedas ainda fechado. A segunda fase tem início no momento em que o pára-quedas é aberto. Rapidamente, ele entra novamente em um regime de movimento uniforme, com velocidade v2 . Supondo que a densidade do ar é constante, a força de resistência do ar sobre um corpo é proporcional à área sobre a qual atua a força e ao quadrado de sua velocidade. Se a área efetiva aumenta 100 vezes no momento em que o pára-quedas se abre, pode-se afirmar que

(A) v2/v1= 0,08.

(B) v2/v1 = 0,1.

(C) v2/v1 = 0,15.

(D) v2/v1 = 0,21.

(E) v2/v1 = 0,3.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 49
Uma pequena esfera maciça é lançada de uma altura de 0,6 m na direção horizontal, com velocidade inicial de 2,0 m/s. Ao chegar ao chão, somente pela ação da gravidade, colide elasticamente com o piso e é lançada novamente para o alto. Considerando g = 10,0 m/s² , o módulo da velocidade e o ângulo de lançamento do solo, em relação à direção horizontal, imediatamente após a colisão, são respectivamente dados por

(A) 4,0 m/s e 30°.

(B) 3,0 m/s e 30°.

(C) 4,0 m/s e 60°.

(D) 6,0 m/s e 45°.

(E) 6,0 m/s e 60°.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 50
O diagrama PV da figura mostra a transição de um sistema termodinâmico de um estado inicial A para o estado final B, segundo três caminhos possíveis.

enade
O caminho pelo qual o gás realiza o menor trabalho e a expressão correspondente são, respectivamente,

(A) A → C → B e P1 (V2 – V1).

(B) A → D → B e P2 (V2 – V1).

(C) A → B e (P1 + P2) (V2 – V1)/2.

(D) A → B e (P1 – P2) (V2 – V1)/2.

(E) A → D → B e (P1 + P2 ) (V2 – V1)/2.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 51
Um estudante adota um procedimento caseiro para obter a massa específica de um líquido desconhecido. Para isso, utiliza um tubo cilíndrico transparente e oco, de secção circular, que flutua tanto na água quanto no líquido desconhecido. Uma pequena régua e um pequeno peso são colocados no interior desse tubo e ele é fechado. Qualquer que seja o líquido, a função da régua é registrar a porção submersa do tubo, e a do peso, fazer com que o tubo fique parcialmente submerso, em posição estática e vertical, como ilustrado na figura

enade

Quando no recipiente com água, a porção submersa da régua é de 10,0 cm e, quando no recipiente com o líquido desconhecido, a porção submersa é de 8,0 cm. Sabendo se que a massa específica da água é 1,0 g/cm³ , o estudante deve afirmar que a massa específica procurada é

(A) 0,08 g/cm³.

(B) 0,12 g/cm³.

(C) 0,8 g/cm³.

(D) 1,0 g/cm³.

(E) 1,25 g/cm³.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 52
Dois corpos, A e B, com massas iguais e a temperaturas tA = 50 °C e tB = 10 °C, são colocados em contato até atingirem a temperatura de equilíbrio. O calor específico de A é o triplo do de B. Se os dois corpos estão isolados termicamente, a temperatura de equilíbrio é

(A) 28 °C.

(B) 30 °C.

(C) 37 °C.

(D) 40 °C.

(E) 45 °C.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 53
Em dias muito quentes e secos, como os do último verão europeu, quando as temperaturas atingiram a marca de 40 °C, nosso corpo utiliza-se da transpiração para transferir para o meio ambiente a energia excedente em nosso corpo. Através desse mecanismo, a temperatura de nosso corpo é regulada e mantida em torno de 37 °C. No processo de transpiração, a água das gotas de suor sofre uma mudança de fase a temperatura constante, na qual passa lentamente da fase líquida para a gasosa, consumindo energia, que é cedida pelo nosso corpo. Se, nesse processo, uma pessoa perde energia a uma razão de 113 J/s, e se o calor latente de vaporização da água é de 2,26 × 10³ J/g, a quantidade de água perdida na transpiração pelo corpo dessa pessoa, em 1 hora, é de

(A) 159 g.

(B) 165 g.

(C) 180 g.

(D) 200 g.

(E) 225 g.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 54
Quando adaptado à claridade, o olho humano é mais sensível a certas cores de luz do que a outras. Na figura, é apresentado um gráfico da sensibilidade relativa do olho em função dos comprimentos de onda do espectro visível, dados em nm (1,0 nm = 10–⁹ m).

unifesp

Considerando as cores correspondentes aos intervalos de freqüências da tabela seguinte

unifesp

assim como o valor de 3,0 x 10⁸ m/s para a velocidade da luz e as informações apresentadas no gráfico, pode-se afirmar que a cor à qual o olho humano é mais sensível é o

(A) violeta.

(B) vermelho.

(C) azul.

(D) verde.

(E) amarelo.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 55
Duas fontes, FA e FB, separadas por uma distância de 3,0 m, emitem, continuamente e em fase, ondas sonoras com comprimentos de onda iguais. Um detector de som é colocado em um ponto P, a uma distância de 4,0 m da fonte FA, como ilustrado na figura.

unifesp

Embora o aparelho detector esteja funcionando bem, o sinal sonoro captado por ele em P, é muito mais fraco do que aquele emitido por uma única fonte. Pode-se dizer que

(A) há interferência construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes é de 5,0 m.

(B) há interferência destrutiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes é de 3,0 m.

(C) há interferência construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes é de 4,0 m.

(D) há interferência construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes é de 2,0 m.

(E) há interferência destrutiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes é de 2,0 m.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 56
Um raio de luz monocromático, propagando-se no ar, incide perpendicularmente à face AB de um prisma de vidro, cuja secção reta é apresentada na figura. A face AB é paralela à DC e a face AD é paralela à BC.

enade

Considerando que as faces DC e BC formam um ângulo de 45° e que o ângulo limite de refração para esse raio, quando se propaga do vidro para o ar, é 42o , o percurso que melhor representa a trajetória do raio de luz é

(A) 1.

(B) 2.

(C) 3.

(D) 4.

(E) 5.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 57
Uma lente convergente tem uma distância focal f = 20,0 cm quando o meio ambiente onde ela é utilizada é o ar. Ao colocarmos um objeto a uma distância p = 40,0 cm da lente, uma imagem real e de mesmo tamanho que o objeto é formada a uma distância p’ = 40,0 cm da lente. Quando essa lente passa a ser utilizada na água, sua distância focal é modificada e passa a ser 65,0 cm. Se mantivermos o mesmo objeto à mesma distância da lente, agora no meio aquoso, é correto afirmar que a imagem será

(A) virtual, direita e maior.

(B) virtual, invertida e maior.

(C) real, direita e maior.

(D) real, invertida e menor.

(E) real, direita e menor.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 58
Uma carga positiva Q em movimento retilíneo uniforme, com energia cinética W, penetra em uma região entre as placas de um capacitor de placas paralelas, como ilustrado na figura.

unifesp

Mantendo o movimento retilíneo, em direção perpendicular às placas, ela sai por outro orifício na placa oposta com velocidade constante e energia cinética reduzida para W/4 devido à ação do campo elétrico entre as placas. Se as placas estão separadas por uma distância L, pode-se concluir que o campo elétrico entre as placas tem módulo

(A) 3W/(4QL) e aponta no sentido do eixo x.

(B) 3W/(4QL) e aponta no sentido contrário a x.

(C) W/(2QL) e aponta no sentido do eixo x.

(D) W/(2QL) e aponta no sentido contrário a x.

(E) W/(4QL) e aponta no sentido do eixo x.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 59
Por falta de tomadas extras em seu quarto, um jovem utiliza um benjamin (multiplicador de tomadas) com o qual, ao invés de um aparelho, ele poderá conectar à rede elétrica três aparelhos simultaneamente. Ao se conectar o primeiro aparelho, com resistência elétrica R, sabe-se que a corrente na rede é I. Ao se conectarem os outros dois aparelhos, que possuem resistências R/2 e R/4, respectivamente, e considerando constante a tensão da rede elétrica, a corrente total passará a ser

(A) 17 I/12.

(B) 3 I.

(C) 7 I.

(D) 9 I.

(E) 11 I.


QUESTÃO 60
Uma partícula eletricamente carregada, inicialmente em movimento retilíneo uniforme, adentra uma região de campo magnético uniforme B → , perpendicular à trajetória da partícula. O plano da figura ilustra a trajetória da partícula, assim como a região de campo magnético uniforme, delimitada pela área sombreada.

unifesp

Se nenhum outro campo estiver presente, pode-se afirmar corretamente que, durante a passagem da partícula pela região de campo uniforme, sua aceleração é

(A) tangente à trajetória, há realização de trabalho e a sua energia cinética aumenta.

(B) tangente à trajetória, há realização de trabalho e a sua energia cinética diminui.

(C) normal à trajetória, não há realização de trabalho e a sua energia cinética permanece constante.

(D) normal à trajetória, há realização de trabalho e a sua energia cinética aumenta.

(E) normal à trajetória, não há realização de trabalho e a sua energia cinética diminui.


História

UNIFESP 2004 - QUESTÃO 61
“Nunca temi homens que têm no centro de sua cidade um local para reunirem-se e enganarem-se uns aos outros com juramentos. Com estas palavras, Ciro insultou todos os gregos, pois eles têm suas agorás [praças] onde se reúnem para comprar e vender; os persas ignoram completamente o uso de agorás e não têm lugar algum com essa finalidade”.
(Heródoto, Histórias, séc. V a.C.)

O texto expressa

(A) a inferioridade dos persas que, ao contrário dos gregos, não conheciam ainda a vida em cidades.

(B) a desigualdade entre gregos e persas, apesar dos mesmos usos que ambos faziam do espaço urbano.

(C) o caráter grego, fundamentado no uso específico do espaço cívico, construído em oposição aos outros.

(D) a incapacidade do autor olhar com objetividade os persas e descrever seus costumes diferentes.

(E) a complacência dos persas para com os gregos, decorrente da superioridade de seu poderio econômico e militar.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 62
Vedes desabar sobre vós a cólera do Senhor... Só há cidades despovoadas, mosteiros em ruínas ou incendiados, campos reduzidos ao abandono... Por toda parte o poderoso oprime o fraco e os homens são semelhantes aos peixes do mar que indistintamente se devoram uns aos outros. 

Este documento, do séc. X (ano 909), exprime

(A) a situação criada tanto pelas invasões de sarracenos, magiares e vikings quanto pelas frequentes pestes e guerras internas.

(B) uma concepção da sociedade que, apesar de fazer referência a Deus, é secular por sua preocupação com a economia urbana e rural.

(C) o quadro de destruição existente na Itália e na Alemanha, mas não no resto da Europa, por causa das guerras entre guelfos e gibelinos.

(D) uma visão de mundo que, embora religiosa, é democrática, pois não estabelece distinções sociais entre os homens.

(E) um contexto de crise existente apenas na Baixa Idade Média, quando todo o continente foi assolado pela Peste Negra.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 63
... doentes atingidos por estranhos males, todos inchados, todos cobertos de úlceras, lamentáveis de ver, desesperançados da medicina, ele [o Rei] cura-os pendurando em seus pescoços uma peça de ouro, com preces santas, e diz-se que transmitirá essa graça curativa aos reis seus sucessores.
(William Shakespeare, Macbeth.)

Esta passagem da peça Macbeth é reveladora

(A) da capacidade artística do autor de transcender a realidade de seu tempo.

(B) da crença anglo-francesa, de origem medieval, no poder de cura dos reis.

(C) do direito divino dos reis, que se manifestava em seus dons sobrenaturais.

(D) da mentalidade renascentista, voltada ao misticismo e ao maravilhoso.

(E) do poder do absolutismo, que obrigou a Igreja a aceitar o caráter sagrado dos reis.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 64
Se um homem não trabalhar, também não comerá. Estas palavras de São Paulo, o Apóstolo, são mais condizentes com a ética do

(A) catolicismo medieval.

(B) protestantismo luterano.

(C) protestantismo calvinista.

(D) catolicismo da Contra-refoma.

(E) anglicanismo elisabetano.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 65
As mulheres ricas para as quais o prazer constitui o maior interesse e a única ocupação, não são as únicas que consideram a propagação da espécie humana como um preconceito dos velhos tempos; hoje em dia, os segredos funestos, desconhecidos de todos os animais exceto do homem, chegaram aos camponeses; engana-se a natureza
até nas aldeias. (Moheau, 1778.)

O texto, ao revelar a difusão de práticas contraceptivas, indica o

(A) crescimento da distância que separava o mundo rural do mundo urbano.

(B) aumento da ação do Estado, preocupado com a explosão demográfica.

(C) conformismo com o domínio da nobreza, por parte dos camponeses.

(D) prestígio dos filósofos iluministas que pregavam a igualdade sexual.

(E) declínio da dominação da Igreja sobre a sociedade como um todo.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 66
O que queremos dizer com a Revolução? A guerra? Isso não foi parte da Revolução; foi apenas um efeito e conseqüência dela. A Revolução estava nas mentes das pessoas e foi levada a cabo de 1760 a 1775, no curso de quinze anos, antes que uma gota de sangue fosse derramada em Lexington.
(John Adams para Jefferson, 1815.)

O texto

(A) considera que a Independência dos Estados Unidos se fez sem idéias.

(B) confirma que a guerra entre os Estados Unidos e a Inglaterra foi uma revolução.

(C) sustenta que na Independência dos Estados Unidos não houve ruptura.

(D) defende que a criação dos Estados Unidos foi precedida de uma revolução.

(E) demonstra que os norte-americanos não aceitaram as concessões inglesas.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 67
O movimento revolucionário de 1848, que abalou, mas não destruiu, a ordem social vigente na Europa, pode ser caracterizado como um conflito no qual

(A) a burguesia, ou frações desta classe, face ao perigo representado pelo proletariado, não tomou o poder.

(B) o campesinato, em luta encarniçada contra a nobreza, abriu espaço para a burguesia tomar o poder.

(C) a nobreza, diante da ameaça representada pela burguesia, fez concessões ao proletariado para se manter no poder.

(D) o proletariado, embora fosse uma classe já madura e com experiência, ficou a reboque dos acontecimentos.

(E) não houve luta de classes, e sim disputas derivadas das tensões e contradições existentes entre ricos e pobres


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 68
Embora o terreno ideal do socialismo-comunismo tenha desmoronado, os problemas que ele pretendeu resolver permanecem: o uso descarado da vantagem social e o desordenado poder do dinheiro, que muitas vezes dirige o curso mesmo dos acontecimentos. E se a lição global do século XX não servir como uma vacina curativa, o imenso turbilhão vermelho pode repetir-se em sua totalidade.
(A. Soljenitsin. The New York Times, 28.11.1993.)

Do texto, depreende-se uma

(A) crítica ao neoliberalismo e a crença na história como um campo aberto de possibilidades.

(B) admiração pelo socialismo e a convicção de que o futuro histórico pertence ao comunismo.

(C) hostilidade para com o socialismo e uma visão otimista quanto ao futuro do capitalismo.

(D) incompreensão com relação ao capitalismo e ao socialismo e cegueira com relação ao futuro.

(E) aceitação do capitalismo e a aceitação conformista da tese que sustenta o fim da história.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 69
Entre os donatários das capitanias hereditárias (1531- 1534), não havia nenhum representante da grande nobreza. Esta ausência indica que:

(A) a nobreza portuguesa, ao contrário da espanhola, não teve perspicácia com relação às riquezas da América.

(B) a Coroa portuguesa concedia à burguesia, e não à nobreza, os principais favores e privilégios.

(C) no sistema criado para dar início ao povoamento do Brasil, não havia nenhum resquício de feudalismo.

(D) na América portuguesa, ao contrário do que ocorreu na África e na Ásia, a Coroa foi mais democrática.

(E) as possibilidades de bons negócios aqui eram menores do que em Portugal e em outros domínios da Coroa.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 70
De acordo com um estudo recente, na Bahia, entre 1680 e 1797, de 160 filhas nascidas em 53 famílias de destaque, mais de 77% foram enviadas a conventos, 5% permaneceram solteiras e apenas 14 se casaram. Tendo em vista que, no período colonial, mesmo entre pessoas livres, a população masculina era maior que a feminina, esses dados sugerem que

(A) os senhores-de-engenho não deixavam suas filhas casarem com pessoas de nível social e econômico inferior.

(B) entre as mulheres ricas, a devoção religiosa era mais intensa e fervorosa do que entre as mulheres pobres.

(C) os homens brancos preferiam manter sua liberdade sexual a se submeterem ao despotismo dos senhoresde-engenho.

(D) a vida na colônia era tão insuportável para as mulheres que elas preferiam vestir o hábito de freiras na Metrópole.

(E) a sociedade colonial se pautava por padrões morais que privilegiavam o sexo e a beleza e não o status e a riqueza.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 71
Estima-se que, no fim do período colonial, cerca de 42% da população negra ou mulata era constituída por africanos ou afro-brasileiros livres ou libertos. Sobre esse expressivo contingente, é correto afirmar que

(A) era o responsável pela criação de gado e pela indústria do couro destinada à exportação.

(B) vivia, em sua maior parte, em quilombos, que tanto marcaram a paisagem social da época.

(C) possuía todos os direitos, inclusive o de participar das Câmaras e das irmandades leigas.

(D) tinha uma situação ambígua, pois não estava livre de recair, arbitrariamente, na escravidão.

(E) formava a mão-de-obra livre assalariada nas pequenas propriedades que abasteciam as cidades.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 72
Realizada a emancipação política em 1822, o Estado no Brasil

(A) surgiu pronto e acabado, em razão da continuidade dinástica, ao contrário do que ocorreu com os demais países da América do Sul.

(B) sofreu uma prolongada e difícil etapa de consolidação, tal como ocorreu com os demais países da América do Sul.

(C) vivenciou, tal como ocorreu com o México, um longo período monárquico e uma curta ocupação estrangeira.

(D) desconheceu, ao contrário do que ocorreu com os Estados Unidos, guerras externas e conflitos internos.

(E) adquiriu um espírito interior republicano muito semelhante ao argentino, apesar da forma exterior monárquica.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 73
Nas escolas subsidiadas, ortodoxas, oficiais, esgota-se a potencialidade mental e sentimental dos vossos pequeninos, com a masturbação vergonhosa e constante de mentirosa solidariedade no trabalho, na expansão e nas calamidades pátrias (...) Não procureis a dor de ter contribuído para a miséria e a abjeção de vossos Filhos; arrancai-os ao ensino burguês!
(Jornal O Amigo do Povo, 1904.)

O texto revela a presença, no Brasil, do

(A) liberalismo.

(B) anarquismo.

(C) comunismo.

(D) positivismo.

(E) fascismo.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 74
É conhecida a tese segundo a qual o regime militar instaurado no Brasil a partir de abril de 1964 teve seu início adiado por dez anos em virtude do suicídio do presidente Getúlio Vargas, em agosto de 1954. Nesse decênio, de sobrevida da democracia populista, o país

(A) amargou um descontrole inflacionário, que derrubou como nunca o poder de compra dos assalariados.

(B) conheceu um de seus momentos culturais mais altos e criativos, como no campo da música.

(C) sofreu uma permanente instabilidade política, marcada pelo revezamento de civis e militares no poder.

(D) recebeu um grande afluxo de imigrantes externos, provenientes, sobretudo, do cone sul, por razões políticas.

(E) passou de uma economia agrário-exportadora e industrial para uma economia agrário-exportadora e de serviços.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 75
Recentemente, algumas personalidades pertencentes aos três campos do nosso espectro político (esquerda, centro e direita) têm comparado o momento atual vivido pelo país com o último ano do governo João Goulart. Sobre tal comparação, pode-se afirmar que, agora,

(A) parece haver só uma política econômica possível, a imposta pelo FMI, ao passo que, em 1963, parecia haver três, a capitalista nacional, a associada e a socialista.

(B) a reforma agrária constitui, como em 1963, uma necessidade tanto econômica, para aumentar a produção agrícola, quanto social, para diminuir a pobreza.

(C) as reformas previdenciárias e tributárias visam, ao contrário das reformas de base de 1963, iniciar um efetivo processo de desconcentração da renda.

(D) os movimentos sociais, tal como em 1963, guiados por partidos políticos radicalizados, estão provocando um clima de medo e insegurança.

(E) a dívida externa e a recessão econômica, ao contrário do que ocorreu em 1963, não têm impedido o governo de aumentar o salário mínimo.


Química

UNIFESP 2004 - QUESTÃO 76
O hidrogênio natural é encontrado na forma de três isótopos de números de massa, 1, 2 e 3, respectivamente:

¹1H, ²1H e ³1H

As tabelas periódicas trazem o valor 1,008 para a sua massa atômica, referida ao isótopo 12 do carbono.

Esses dados permitem concluir que

(A) o isótopo mais abundante deve ser o ²1H.

(B) o isótopo ³1H deve apresentar maior velocidade de difusão.

(C) a fusão de dois átomos de ²1H deve produzir um átomo de hélio.

(D) os comportamentos químicos dos isótopos devem ser diferentes entre si.

(E) um átomo de ²1H deve pesar 1/12 de um átomo de ¹²6C.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 77
Um indivíduo saudável elimina cerca de 1L de gases intestinais por dia. A composição média desse gás, em porcentagem em volume, é: 58% de nitrogênio, 21% de hidrogênio, 9% de dióxido de carbono, 7% de metano e 4% de oxigênio, todos absolutamente inodoros. Apenas 1% é constituído de gases malcheirosos, derivados da amônia e do enxofre. O gás inflamável que apresenta maior porcentagem em massa é o

(A) nitrogênio.

(B) hidrogênio.

(C) dióxido de carbono.

(D) metano.

(E) oxigênio.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 78
Os rótulos de três frascos que deveriam conter os sólidos brancos, Na2 CO3 , KCl e glicose, não necessariamente nessa ordem, se misturaram. Deseja-se, por meio de testes qualitativos simples, identificar o conteúdo de cada frasco. O conjunto de testes que permite esta identificação é

(A) condutibilidade elétrica e pH.

(B) solubilidade em água e pH.

(C) adição de gotas de um ácido forte e pH.

(D) aquecimento e solubilidade em água.

(E) adição de gotas de uma base forte e condutibilidade elétrica.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 79
A lactose, principal açúcar do leite da maioria dos mamíferos, pode ser obtida a partir do leite de vaca por uma seqüência de processos. A fase final envolve a purificação por recristalização em água. Suponha que, para esta purificação, 100 kg de lactose foram tratados com 100 L de água, a 80º C, agitados e filtrados a esta temperatura. O filtrado foi resfriado a 10º C.

Solubilidade da lactose, em kg/100L de H2O:
a 80º C .................. 95
a 10º C ................... 15

A massa máxima de lactose, em kg, que deve cristalizar com este procedimento é, aproximadamente,

(A) 5.

(B) 15.

(C) 80.

(D) 85.

(E) 95.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 80
Pela legislação brasileira, a cachaça deve obedecer ao limite de 5 mg/L, quanto ao teor de cobre. Para saber se tal limite foi obedecido, 5,0 mL de uma certa cachaça foram titulados com solução de sal de sódio do EDTA (ácido etileno diamino tetraacético), 1,0.10³ mol L¹, gastando-se 4,0 mL na titulação. Sabendo-se que a massa molar do cobre é 63,5 g/mol e que o cobre reage com o EDTA na proporção, em mol, de 1:1, a concentração de cobre nessa cachaça , em mg/L, é, aproximadamente,

(A) 5.

(B) 10.

(C) 25.

(D) 50.

(E) 500.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 81
Gás d’água é um combustível constituído de uma mistura gasosa de CO e H2 na proporção, em mol, de 1:1. As equações que representam a combustão desses gases são:

CO (g) + ½ O2 (g) → CO2 (g) ∆H = –284 kJ e H2 (g) + ½ O2 (g) → H2O (l) ∆H = –286 kJ.

Massas molares, em g/mol:
CO ............. 28,0
H2 ................. 2,0

Se 15,0 g de gás d’água forem queimados ao ar, a quantidade de energia liberada, em kJ, será

(A) 142.

(B) 285.

(C) 427.

(D) 570.

(E) 1140.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 82
Quando se borbulha Cl2 (g) na água, estabelecem-se os seguintes equilíbrios:

Cl(g) → Cl2 (aq) Cl(aq) + H2 O → HClO + H + Cl – HClO (aq)  → H+ + ClO – 
Kdissoc = 8 x 10 – 4, a 25ºC.

Analisando-se esses equilíbrios, foram feitas as seguintes afirmações:

I. Quanto maior o pH da água, maior será a solubilidade do gás.

II. Pode ocorrer desprendimento de Cl2 gasoso se for adicionado NaCl sólido à solução.

III. A constante de dissociação do HClO aumenta se for adicionado um ácido forte à solução, a 25ºC.

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 

(B) II, apenas. 

(C) I e II, apenas. 

(D) II e III, apenas. 

(E) I, II e III.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 83
O isótopo ³²P é utilizado para localizar tumores no cérebro e em estudos de formação de ossos e dentes. Uma mesa de laboratório foi contaminada com 100 mg desse isótopo, que possui meia-vida de 14,3 dias. O tempo mínimo, expresso em dias, para que a radioatividade caia a 0,1% do seu valor original, é igual a

(A) 86.

(B) 114.

(C) 129.

(D) 143.

(E) 157.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 84
Quatro metais, M1, M2, M3 e M4, apresentam as seguintespropriedades:

I. Somente M1 e M3 reagem com ácido clorídrico 1,0 M,liberando H2(g).

II. Quando M3 é colocado nas soluções dos íons dosoutros metais, há formação de M1, M2 e M4  metálicos.

III. O metal M4 reduz M+2  , para dar o metal M2  e íons M+4.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que a ordem crescente dos metais, em relação à sua capacidaderedutora, é:

(A) M1, M2, M3 e M4.

(B) M2, M4, M1 e M3.

(C) M2, M1, M4 e M3.

(D) M3, M1, M4 e M2.

(E) M4, M2, M1 e M3.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 85
Um substituto mais leve, porém mais caro, da bateria de chumbo é a bateria de prata-zinco. Nesta, a reação global que ocorre, em meio alcalino, durante a descarga, é

Ag2O (s) + Zn (s) + H2O (l) → Zn (OH)2 (s) + 2Ag (s)

O eletrólito é uma solução de KOH a 40% e o eletrodo de prata/óxido de prata está separado do zinco/hidróxido de zinco por uma folha de plástico permeável ao íon hidróxido.

A melhor representação para a semi-reação que ocorre no anodo é

(A) Ag2O + H2O + 2e– → 2Ag + 2OH–.

(B) Ag2O + 2OH– + 2e– → 2Ag + O2 + H2O.

(C) 2Ag + 2OH– → Ag2O + H2O + 2e–.

(D) Zn + 2H2O → Zn(OH)2 + 2H+ + 2e–.

(E) Zn + 2OH– → Zn(OH)2 + 2e–.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 86
Considere as seguintes afirmações com relação a alguns aspectos da Química Ambiental:

I. O uso de conversores catalíticos nos veículos automotivos, movidos a gasolina, visa transformar gases nocivos, como os hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, em outros menos nocivos.

II. O ar dos pântanos é rico em metano, pois o processo fermentativo da celulose na presença de água e ausência de oxigênio produz dióxido de carbono e metano.

III. Uma indústria que purifica a bauxita lança, nos sistemas aquáticos próximos, grande quantidade de um lodo vermelho de características ácidas, constituído principalmente de óxidos e hidróxidos de ferro.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) I e II, apenas.

(C) I e III, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 87
Calciferol (vitamina D2), cuja deficiência na dieta pode causar osteoporose, é uma das vitaminas importantes do grupo D.

uniefsp

A afirmativa correta com relação à vitamina D2 é

(A) deve sofrer reações de adição, pois apresenta duplas ligações.

(B) deve apresentar características básicas, pois possui grupo hidroxila.

(C) deve ser solúvel em solventes polares, pois possui cadeia carbônica.

(D) não apresenta isômeros ópticos.

(E) apresenta caráter aromático, pois apresenta duplas ligações alternadas.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 88
A morfina é um potente narcótico e analgésico extraído do ópio. A heroína é obtida sinteticamente a partir da morfina e é mais potente que a morfina, pois penetra mais facilmente no cérebro, onde se transforma na morfina.

unifesp

As afirmações seguintes foram feitas com relação a esses dois opióides.

I. A conversão da morfina em heroína pode ser conseguida por uma reação de esterificação e a conversão inversa por uma reação de hidrólise.

II. As funções éter e amina são preservadas na conversão.

III. Ambos devem produzir sais na reação com ácidos, pois apresentam grupo básico.

Está correto o que se afirma em

(A) I, apenas.

(B) II, apenas.

(C) I e II, apenas.

(D) I e III, apenas.

(E) I, II e III.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 89
A identificação dos produtos formados na ozonólise (seguida de hidrólise na presença de zinco) de um alceno permite identificar a estrutura do composto original, pois sabe-se que

° carbono primário ou secundário da dupla ligação produz aldeído;

° carbono terciário produz cetona.

Um alceno forneceu como produto desse tratamento apenas propanona como produto final. Este composto deve ser o

(A) hexeno-3.

(B) 2-metil-penteno-1.

(C) 2-metil-penteno-2.

(D) 2-metil-buteno-2.

(E) 2,3-dimetil-buteno-2.


UNIFESP 2004 - QUESTÃO 90
O composto A, um álcool de fórmula molecular C3H8O, quando aquecido fortemente na presença de H2SO4  concentrado, se transforma no composto B. A adição de água em B, catalisada por ácido, dá o composto C, que é um isômero de A. Quando C é oxidado, se transforma em D.

Os nomes dos compostos B, C e D devem ser, respectivamente,

(A) propeno, 2-propanol e propanona.

(B) propeno, 1-propanol e propanona.

(C) propeno, 2-propanol e ácido propiônico.

(D) propino, 2-propanol e propanal.

(E) propino, 1-propanol e propanal.


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financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de 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carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em 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laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto 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INDAGAÇÃO: Prova UNIFESP 2004 com Gabarito
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