Prova UNIFESP 2012 com Gabarito UNIFESP 2012 - QUESTÃO 01 Leia a charge. É correto afirmar que a charge visa (A) apoiar a atitude dos ...
Prova UNIFESP 2012 com Gabarito
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 01
Leia a charge.
É correto afirmar que a charge visa
(A) apoiar a atitude dos alunos e propor a liberação geral dafrequência às aulas.
(B) enaltecer a escola brasileira e homenagear o trabalho docente.
(C) indicar a deflagração de uma greve e incentivar a adesão a ela.
(D) recriminar os alunos e declarar apoio à política educacional.
(E) criticar a situação atual do ensino e denunciar a evasão escolar.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 02
Leia os versos de Cecília Meireles, extraídos do poema Epigrama n.º 8.
Encostei-me a ti, sabendo bem que eras somente onda.
Sabendo bem que eras nuvem, depus a minha vida em ti.
Como sabia bem tudo isso, e dei-me ao teu destino frágil,
fiquei sem poder chorar, quando caí.
O eu lírico reconhece que a pessoa em quem depôs sua vida representava
(A) uma relação incerta, por isso os desenganos vividos seriam inevitáveis.
(B) um sentimento intenso, por isso tinha certeza de que não sofreria.
(C) um caso de amor passageiro, por isso se sentia enganado.
(D) uma angústia inevitável, por isso seria melhor aquele amor.
(E) uma opção equivocada, por isso sempre teve medo de amar.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 03
Todo estudante sabe que atualidade também é questão de vestibular. Para garantir um bom desempenho, fique atento a temas que se repetem durante alguns dias em jornais, sites ou canais de TV. Quando estiver se informando, relacione os acontecimentos aos conteúdos aprendidos em sala de aula. E cuidado especial com meio ambiente, sempre em alta nas provas.
(Veja, 18.05.2011.)
UNIFESP: A intenção explícita do texto, considerada a interlocução nele definida, é
(A) descrever que o próprio vestibular é um tema de atualidade.
(B) orientar os vestibulandos sobre como estudar atualidade.
(C) mostrar aos professores que a tv é importante para se ensinar atualidade.
(D) enfatizar as divergências entre informações da mídia e da escola.
(E) indicar aos estudantes que meio ambiente é um tema já desgastado.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 04
Leia o poema de Almeida Garrett.
Seus olhos
Seus olhos – se eu sei pintar
O que os meus olhos cegou –
Não tinham luz de brilhar,
Era chama de queimar;
E o fogo que a ateou
Vivaz, eterno, divino,
Como facho do Destino.
Divino, eterno! – e suave
Ao mesmo tempo: mas grave
E de tão fatal poder,
Que, um só momento que a vi,
Queimar toda alma senti...
Nem ficou mais de meu ser,
Senão a cinza em que ardi.
Da leitura do poema, depreende-se que se trata de obra do
(A) Barroco, no qual se identifica o escapismo psicológico.
(B) Arcadismo, no qual se identifica a contenção do sentimento.
(C) Romantismo, no qual se identifica a idealização da mulher.
(D) Realismo, no qual se identifica o pessimismo extremo.
(E) Modernismo, no qual se identifica a busca pela liberdade.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 05
Observe a imagem veiculada na internet.
O texto verbal contém uma passagem em desacordo com a norma-padrão da língua portuguesa. Corrige-se essa inadequação com a substituição de
(A) tem por têm.
(B) vitais por vital.
(C) aprenda por aprende.
(D) a por à.
(E) cuidá-lo por cuidar dele.
Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 06 a 08.
Chove chuva, chove sem parar
O óbvio, o esperado. Nos últimos dias, o comentário que teimou e bateu ponto em qualquer canto de Curitiba, principalmente nos botecos, foi um só:
– Mas que chuvarada, né?
De olho no nível das águas do pequeno riacho que passa junto à mansão da Vila Piroquinha, Natureza Morta procurou o lado bom de tanta chuva ininterrupta.
Concluiu que, pelo excesso de uso, dispositivo sempre operante, o tempo fez a alegria do pessoal que conserta limpador de para-brisa. Desse pessoal e, nem tanto, de quem vende guarda-chuva. Afinal, do jeito que a coisa andava, agravada pelo frio, a freguesia – de maneira compulsória – praticamente desapareceu das ruas.
(Gazeta do Povo, 02.08.2011.)
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 06
Em suas considerações, o personagem Natureza Morta conclui que
(A) as pessoas gostam de sair às ruas em dias de chuva.
(B) a chuva em excesso teve o seu lado positivo.
(C) o lado bom da chuva foi o comentário nos botecos.
(D) as pessoas ficam alegres em dias chuvosos.
(E) a chuva muito agradou aos vendedores de guarda-chuva.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 07
Analise as afirmações, com base na frase – Mas que chuvarada, né?
I. O termo chuvarada, conforme o sufixo que o compõe, indica chuva em grande quantidade, da mesma forma como ocorre com os substantivos papelada e criançada.
II. No contexto, o termo Mas deve ser entendido como um marcador de oralidade, sem valor adversativo.
III. A frase não é, de fato, uma pergunta, pois traz a constatação de uma situação vivida. Portanto, funciona com valor fático, principalmente.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 08
As expressões no texto utilizadas como equivalentes são
(A) óbvio e comentário (ambas no 1.º parágrafo).
(B) teimou e bateu ponto (ambas no 1.º parágrafo).
(C) sem parar (no título) e ininterrupta (no 3.º parágrafo).
(D) chuvarada (no 2.º parágrafo) e águas (no 3.º parágrafo).
(E) pelo excesso de uso e de maneira compulsória (ambas no 4.º parágrafo).
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 09
Observe o esquema.
Acompanhando a ideia de que “um livro puxa outro”, quem leu As Cidades Invisíveis deve ter lido
(A) A Ilha do Tesouro.
(B) Odisseia.
(C) Os Maias.
(D) O Homem da Areia.
(E) O Decameron.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 10
O que o excesso de gordura tem a ver com problemas de memória? Tudo, segundo estudos recentes. O último foi feito na Kent State University (EUA) e mostrou que pacientes submetidos à cirurgia bariátrica exibiram melhora na capacidade de armazenar informações 12 semanas depois da operação.
“Estamos acompanhando esses indivíduos para checar se a performance continuará a mesma um ano e dois anos depois”, disse à ISTOÉ John Gunstad, líder da pesquisa. Na sua experiência clínica, o médico Roberto Rizzi, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, já havia observado a associação. “Percebe-se que após uma grande perda de peso há melhoria no poder de se lembrar das coisas”, diz.
(IstoÉ, 22.06.2011. Adaptado.)
Um título adequado ao texto é
(A) Emagrecer faz bem à memória.
(B) Médico brasileiro contesta estudo americano.
(C) Gordura em excesso potencializa a memória.
(D) Memória fica inalterada até dois anos após cirurgia.
(E) Cirurgia traz perda de peso e de memória.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 11
Considere o texto.
O objetivo do texto é
(A) ironizar a ação do TCU no combate às fraudes.
(B) mostrar os mecanismos de desvio de recursos.
(C) sugerir a manutenção das verbas destinadas aos municípios.
(D) explicar como é difícil desviar verbas.
(E) ressaltar a qualidade da educação apesar das fraudes.
Instrução: Para responder às questões de números 12 a 16, leia o trecho do conto de Machado de Assis.
Flor Anônima
Manhã clara. A alma de Martinha é que acordou escura. Tinha ido na véspera a um casamento; e, ao tornar para casa, com a tia que mora com ela, não podia encobrir a tristeza que lhe dera a alegria dos outros e particularmente dos noivos. Martinha ia nos seus... Nascera há muitos anos. Toda a gente que estava em casa, quando ela nasceu, anunciou que seria a felicidade da família. O pai não cabia em si de contente.
– Há de ser linda!
– Há de ser boa!
– Há de ser condessa!
– Há de ser rainha!
Essas e outras profecias iam ocorrendo aos parentes e amigos da casa.
Lá vão... Aqui pega a alma escura de Martinha. Lá vão quarenta e três anos — ou quarenta e cinco, segundo a tia; Martinha, porém, afirma que são quarenta e três. Adotemos este número. Para ti, moça de vinte anos, a diferença é nada; mas deixa-te ir aos quarenta, nas mesmas circunstâncias que ela, e verás se não te cerceias uns dois anos. E depois nada obsta que marches um pouco para trás. Quarenta e três, quarenta e dois, fazem tão pouca diferença...
Naturalmente a leitora espera que o marido de Martinha apareça, depois de ter lido os jornais ou enxugado do banho. Mas é que não há marido, nem nada. Martinha é solteira, e daí vem a alma escura desta bela manhã clara e fresca, posterior à noite de bodas.
Só, tão só, provavelmente só até a morte; e Martinha morrerá tarde, porque é robusta como um trabalhador e sã como um pero. Não teve mais que a tia velha. Pai e mãe morreram, e cedo.
A culpa dessa solidão a quem pertence? Ao destino ou a ela? Martinha crê, às vezes, que ao destino; às vezes, acusase a si própria. Nós podemos descobrir a verdade, indo com ela abrir a gaveta, a caixa, e na caixa a bolsa de veludo verde e velha, em que estão guardadas todas as suas lembranças amorosas. Agora que assistira ao casamento da outra, teve ideia de inventariar o passado. Contudo hesitou:
– Não, para que ver isto? É pior: deixemos recordações aborrecidas.
(www.dominiopublico.gov.br. Adaptado.)
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 12
De acordo com o texto, o que levou Martinha a acordar com a alma escura foi
(A) a lembrança de estar quase só, pois seu marido se fora, restando apenas sua tia velha.
(B) a consciência de sua solidão, reforçada pelo evento de que participara no dia anterior.
(C) a percepção de que já estava com idade avançada e ainda demoraria para morrer.
(D) a certeza de que não foi e nem seria tão bem-aventurada como previu sua família.
(E) a possibilidade de que sua vitalidade, ainda que tivesse saúde, fosse abalada.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 13
Quando dialoga com sua possível leitora, o narrador enfatiza que
(A) a juventude deve ser aproveitada intensamente, para que as mulheres, na velhice, não sofram com os danos do tempo.
(B) a idade, ainda que passe para todas as mulheres incondicionalmente, preocupa-as mais na sua juventude.
(C) as moças dão pouca atenção à idade, já que sabem da impossibilidade de fazer com que o tempo pare e as mantenha jovens.
(D) alguns anos passam despercebidos na juventude, mas são muito representativos mais tarde, na vida, se não houve casamento.
(E) umas pessoas sofrem mais que outras quando passa a juventude, notadamente se têm mais lembranças amorosas.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 14
Na construção da narrativa, o narrador apresenta uma realidade não idealizada, o que é comum à estética literária realista. Isso se configura no texto com
(A) a expectativa de Martinha que, ainda velha, nutria esperanças de poder casar-se e ser feliz com seu marido.
(B) a busca que Martinha faz de suas lembranças amorosas, guardadas na gaveta, na caixa, na bolsa verde e velha.
(C) a quebra da expectativa da leitora, que esperaria na sequência do conto um companheiro para Martinha.
(D) a investigação de tempos passados, que Martinha pensa fazer para abandonar a tristeza em que vive.
(E) as profecias dos parentes e amigos da família que traçaram um mundo de encantos para Martinha.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 15
Analise as afirmações.
I. Em – Martinha ia nos seus... – a suspensão do pensamento, marcada pelo emprego das reticências, se dá em função das projeções que o narrador passa a fazer sobre a idade da personagem.
II. Na oração – Pai e mãe morreram, e cedo. – o termo em destaque está empregado com valor adverbial, estabelecendo relação de tempo.
III. A frase inicial do penúltimo parágrafo do texto, em discurso direto da personagem Martinha, assumiria a seguinte redação: A culpa desta solidão a quem pertence?
Ao destino ou a mim? Eu creio, às vezes, que ao destino; às vezes, acuso-me a mim própria.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 16
Assinale a alternativa em que se reescreve o trecho – É pior: deixemos recordações aborrecidas. – mantendo-se o sentido do texto.
(A) É pior. Convém deixarmos recordações aborrecidas.
(B) É pior que deixemos recordações aborrecidas.
(C) É pior, quando deixamos recordações aborrecidas.
(D) É pior. É possível deixarmos recordações aborrecidas.
(E) É pior, porque deixamos recordações aborrecidas.
Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 17 e 18.
O Romualdo tinha nascido, talvez, para os mais altos destinos; mas como os pais se esqueceram de mandar educálo, e ele mal sabia ler e escrever, o mais que arranjou foi ser soldado do exército, e, depois de obtida a sua baixa, contínuo de secretaria.
Releva dizer que o Romualdo só deixou crescer as barbas depois de contínuo; se as usasse quando era soldado e guerreava no Paraguai, chegaria a capitão pelo menos.
Mas que contínuo! Alto, gordo, ereto, com aquelas opulentas suíças brancas a emoldurar-lhe a cara, sem bigodes, mais parecia um magistrado, cuja figura estava ao pintar para presidir a um júri sensacional, e essa ilusão só se desfazia quando ele falava, porque o Romualdo, benza-o Deus! por mais que compusesse a sua fisionomia austera e veneranda, tinha o estilo e a prosápia do “povo da lira”. Calado era um juiz; falando, um capadócio.
(Arthur Azevedo. As Barbas do Romualdo, em:
www.releituras.com.br/aazevedo_barbas.asp)
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 17
A construção de sentido no texto assenta-se, sobretudo, na evidente contradição do personagem Romualdo, que
(A) fora mal cuidado pelos pais, mas ainda assim subiu na vida.
(B) era gordo, o que era incompatível com um magistrado.
(C) tinha aparência física respeitável, mas era ignorante.
(D) assumiu um cargo importante em que usava a língua do povo.
(E) fazia serviços simples, opostos a sua elegância verbal.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 18
Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho altera o sentido do texto.
(A) ... e, depois de obtida a sua baixa, contínuo de secretaria. = ... e, depois de obtida a sua dispensa, contínuo de secretaria.
(B) Releva dizer que o Romualdo só deixou crescer as barbas... = Convém ressaltar que o Romualdo só deixou crescer as barbas...
(C) ... com aquelas opulentas suíças brancas a emoldurarlhe a cara... = ... com aquelas opulentas suíças brancas a emoldurar a sua cara...
(D) ... e essa ilusão só se desfazia quando ele falava... = ... e essa ilusão se desfazia quando só ele falava...
(E) ... por mais que compusesse a sua fisionomia austera e veneranda... = ... embora compusesse a sua fisionomia austera e veneranda...
Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 19 e 20.
Mato, grosso até quando?
Em agosto de 2005, quando os astronautas do ônibus espacial Discovery retornaram à Terra, a comandante Eileen Collins chamou a atenção para o ritmo acelerado do desmatamento no planeta, facilmente observado do espaço. (...)
O Brasil destaca-se nesse cenário tanto por ter a maior floresta tropical do mundo quanto por ser líder mundial em desmatamento. O agronegócio, a exploração madeireira irracional e a especulação fundiária são as causas desse processo. Entre os estados, o Mato Grosso responde por quase 50% do desmatamento anual na Amazônia brasileira. A julgar pelo que ocorre no presente, as projeções apontam para um cenário ambientalmente catastrófico para esse estado, que chegará a 2020 com menos de 23% da sua cobertura florestal original.
(Ciência Hoje, vol. 42, n.º 248, maio de 2008. Adaptado.)
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 19
O título do texto é sugestivo, porque
(A) ironiza o nome composto de um estado brasileiro para mostrar que ele conta com 50% de sua cobertura florestal original.
(B) recupera o nome composto de um estado brasileiro para reforçar a ideia de se preservar a maior reserva da floresta tropical.
(C) explora o nome composto de um estado brasileiro para mostrar que nele se desenvolvem negócios lucrativos.
(D) desconstrói o nome composto de um estado brasileiro para sugerir o alto nível de desmatamento nele presente.
(E) emprega em sentido figurado o nome de um estado brasileiro, para sugerir que nele o desmatamento está em vias de retrocesso.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 20
Leia as frases.
I. Antes de o ônibus espacial Discovery chegar na Terra, a comandante Eileen Collins chamou a atenção para o ritmo acelerado do desmatamento no planeta.
II. O desmatamento no Brasil ocorre devido o agronegócio, a exploração madeireira irracional e a especulação fundiária.
III. Segundo as projeções, existem possibilidades de que haja um cenário ambientalmente catastrófico para o estado de Mato Grosso.
Com base nos princípios de regência, está correto o contido em
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 21
Leia a charge.
No contexto apresentado, o personagem expressa-se informalmente. Se sua frase fosse proferida em norma-padrão da língua, assumiria a seguinte redação:
(A) Fazemos o seguinte: a gente ressuscita o Bin Laden e lhe matamos de novo.
(B) A gente faz o seguinte: ressuscita o Bin Laden e lhe mata de novo.
(C) Nós faremos o seguinte: ressuscitamos o Bin Laden e matamos ele de novo.
(D) Façamos o seguinte: a gente ressuscitamos o Bin Laden e matamos de novo.
(E) Façamos o seguinte: nós ressuscitamos o Bin Laden e o matamos de novo.
Instrução: As questões de números 22 a 24 baseiam-se no texto a seguir.
O crack vicia para sempre na primeira vez em que seus componentes químicos inundam o cérebro do usuário. A pessoa passa a roubar e matar, se preciso, para satisfazer as demandas psíquicas e físicas impostas pela abstinência. Famílias inteiras são tragadas pelas assustadoras crises dos viciados, fúria desfaz os laços domésticos mais estáveis, renega as normas básicas da convivência social e anula mesmo a educação mais primorosa.
isso, as autoridades em Brasília sentem-se modernas e libertárias ao atender a anseios dos organizadores das “marchas da maconha”. Tudo a favor da liberdade de expressão, mas sem esquecer que as drogas leves são a porta de entrada para o crack e sua trágica rota sem volta.
(Veja, 22.06.2011. Adaptado.)
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 22
As lacunas do texto são preenchidas, correta e respectivamente, por
(A) de que a – Sobre
(B) que a – Para
(C) cuja – Enquanto
(D) em que a – Com
(E) onde a – Após
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 23
Analisando-se as informações, fica evidente que a argumentação desenvolvida no texto
(A) enaltece as decisões tomadas pelas autoridades em Brasília.
(B) defende a necessidade de liberação das drogas leves.
(C) desvincula a ideia de que se usa o crack depois da maconha.
(D) condena a liberdade de expressão e o uso de drogas.
(E) questiona o consentimento governamental às marchas da maconha.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 24
Na passagem – ... e anula mesmo a educação mais primorosa. – o termo em destaque pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por
(A) provavelmente.
(B) até.
(C) propriamente.
(D) deveras.
(E) eventualmente.
Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 25 e 26.
Quando a grávida usa crack ou cocaína, o bebê costuma nascer hiperexcitado, irritado, choroso. É sinal de que a droga chegou ao cérebro e pode ter provocado alterações de desenvolvimento. Mas o resultado desse contato precoce só pode ser observado anos depois, quando a criança começar sua vida escolar.
(...)
A grande preocupação em relação ao crack e à cocaína é o desenvolvimento futuro da criança. “As drogas alteram a arquitetura cerebral do feto. Elas mudam a formação de sinapses, conexões e circuitos. Ao final, podem provocar alterações cognitivas que prejudicam a vida social e escolar da criança. Sua capacidade de entender conceitos abstratos e fazer associações pode ser comprometida”, diz Ruth Guinsburg, professora de pediatria neonatal da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
(Época, 20.06.2011. Adaptado.)
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 25
As informações textuais revelam que o consumo do crack ou da cocaína durante a gravidez é preocupante, porque a criança
(A) viverá anos depois de forma excitada, irritada e chorosa.
(B) ficará impossibilitada de ter uma vida social e escolar.
(C) terá um cérebro incapaz de realizar sinapses, conexões e circuitos.
(D) poderá ter a sua capacidade de aprendizagem afetada no futuro.
(E) manterá a droga alojada no cérebro, até a chegada da vida escolar.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 26
As alternativas contêm trechos extraídos da revista Língua Portuguesa, n.º 79, de abril de 2011. Assinale aquela em que a relação de causa e efeito expressa pelos termos destacados no trecho – Quando a grávida usa crack ou cocaína, o bebê costuma nascer hiperexcitado, irritado, choroso. – também ocorre.
(A) Os poetas são os seres iluminados que se cansaram da formalidade das palavras e buscam (re)vesti-las de outras significações...
(B) O poeta recria a seu bel-prazer o mundo já tão conhecido pelos outros homens que apenas veem o visível...
(C) E quando tudo parece já estar acomodado em seus devidos lugares é que vem, lá do Pantanal Mato-Grossense, um cidadão chamado Manoel de Barros.
(D) Ele foi chegando devagar, com a fala mansa, com os versos curtos e com um jeito bem diferente de escrever.
(E) Antes que alguém perguntasse quem era ele, ele se apresentou, bem a seu modo.
Instrução: Leia os versos do poeta Manoel de Barros para responder às questões de números 27 a 29.
1
Descobri aos 13 anos que o que me
dava prazer nas leituras não era a
beleza das frases, mas a doença delas.
2
Respeito as oralidades.
Eu escrevo o rumor das palavras.
Não sou sandeu* de gramáticas.
Só sei o nada aumentado.
(Versos extraídos de O Livro das Ignorãças.) *tolo
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 27
Os versos transcritos em 1 e 2 assinalam que o eu lírico
(A) se ressente das imposições das gramáticas, que comprometem a sua criatividade.
(B) reconhece a necessidade de fazer poesia, lembrando-se de atender ao normativismo.
(C) condena a expressão linguística que materializa textos sem a beleza das frases.
(D) propõe formas alternativas de expressão sem apegar-se ao rigor das normas gramaticais.
(E) busca a doença das palavras como forma de repensá-las e ajustá-las à ideia de belo.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 28
Os versos transcritos em 2, no tocante à referência às “oralidades”, permitem inferir que o eu lírico alude a uma linguagem de
(A) circulação cotidiana, como a dos homens simples.
(B) preocupação estética, como a dos literatos.
(C) natureza formal, como a dos jovens acadêmicos.
(D) investigação de linguagem, como a dos gramáticos.
(E) viés ideológico, como a dos políticos.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 29
Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, paradoxo é uma “aparente falta de nexo ou de lógica; contradição”. Nos versos de Manoel de Barros, exemplifica-se a definição do dicionário com:
(A) Descobri aos 13 anos...
(B) ... não era a beleza das frases...
(C) Respeito as oralidades.
(D) Não sou sandeu de gramáticas.
(E) Só sei o nada aumentado.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 30
Leia a charge.
Analise as afirmações.
I. O efeito de humor da charge advém da ideia de engano na ligação, decorrente das diferentes formas para enunciar o mesmo nome.
II. Em determinados contextos comunicativos, Wilson e Wirso podem ser usados como formas equivalentes, dependendo da variante linguística de que se vale o falante em sua enunciação.
III. A frase – NÃO. É O WILSON. – manteria o sentido com a omissão do ponto após o advérbio não.
Está correto o que se afirma em
(A) I, apenas.
(B) III, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.
LÍNGUA INGLESA
Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 31 a 39.
How computers will soon get under our skin
By Steve Connor, Science Editor
12 August 2011
It may soon be possible to wear your computer or mobile phone under your sleeve, with the invention of an ultra-thin and flexible electronic circuit that can be stuck to the skin like a temporary tattoo. The device, which is almost invisible, can perform just as well as more conventional electronic machines but without the need for wires or bulky power supplies, scientists said. The development could mark a new era in consumer electronics. The technology could be used for applications ranging from medical diagnosis to covert military operations.
The “epidermal electronic system” relies on a highly flexible electrical circuit composed of snake-like conducting channels that can bend and stretch without affecting performance. The circuit is about the size of a postage stamp, is thinner than a human hair and sticks to the skin by natural electrostatic forces rather than glue. “We think this could be an important conceptual advance in wearable electronics, to achieve something that is almost unnoticeable to the wearer. The technology can connect you to the physical world and the cyberworld in a very natural way that feels comfortable,” said Professor Todd Coleman of the University of Illinois at Urbana-Champaign, who led the research team.
A simple stick-on circuit can monitor a person’s heart rate and muscle movements as well as conventional medical monitors, but with the benefit of being weightless and almost completely undetectable. Scientists said it may also be possible to build a circuit for detecting throat movements around the larynx in order to transmit the information wirelessly as a way of recording a person’s speech, even if they are not making any discernible sounds.
Tests have already shown that such a system can be used to control a voice-activated computer game, and one suggestion is that a stick-on voicebox circuit could be used in covert police operations where it might be too dangerous to speak into a radio transmitter. “The blurring of electronics and biology is really the key point here,” said Yonggang Huang, professor of engineering at Northwestern University in Evanston, Illinois. “All established forms of electronics are hard, rigid. Biology is soft, elastic. It’s two different worlds. This is a way to truly integrate them.”
Engineers have built test circuits mounted on a thin, rubbery substrate that adheres to the skin. The circuits have included sensors, light-emitting diodes, transistors, radio frequency capacitors, wireless antennas, conductive coils and solar cells. “We threw everything in our bag of tricks on to that platform, and then added a few other new ideas on top of those, to show that we could make it work,” said John Rogers, professor of engineering at the University of Illinois at Urbana-Champaign, a lead author of the study, published in the journal Science.
(www.independent.co.uk. Adaptado.)
QUESTÃO 31
The “epidermal electronic system”
(A) has already been tested in some hospitals to help medical diagnosis.
(B) is widely used by experts in cybergames.
(C) may be glued to clothes, personal objects and even skin.
(D) can be hardly noticed due to its dimensions and characteristics.
(E) should be connected to external remote devices such as the transistor and solar cells.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 32
O sistema eletrônico epidérmico
(A) é confortável, devido a sua flexibilidade, entre outros atributos.
(B) necessita de uma cola especial, que simula a textura da pele.
(C) complementa os medidores de batimentos cardíacos convencionais, já que é portátil.
(D) se assemelha a uma serpente, pois pode ser enrolado no corpo todo.
(E) não consegue ser detectado por serviços de espionagem militar e pela polícia.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 33
In order to create the “epidermal electronic system”,
(A) engineers produced a synthetic skin made of rubber and human cells to print the circuits.
(B) scientists replaced the traditional hard electronic parts for organic ones.
(C) it was necessary to merge the different conceptual frameworks of biology and electronics.
(D) the consumer market in the military and medical fields was researched.
(E) biologists first tested the organic compatibility of the device.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 34
The sentence based on the second paragraph – The circuit sticks to the skin by natural electrostatic forces rather than glue. – means that
(A) the skin produces natural glue that attracts the circuit like electrostatic forces.
(B) while electrostatic glue may be used, the skin’s natural glue holds the circuit.
(C) electrostatic forces produced by the circuit in contact with the skin create a sticky circuit.
(D) the circuit is glued to the skin through a natural sticky secretion.
(E) natural electrostatic forces, instead of glue, stick the circuit to the skin.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 35
No trecho do terceiro parágrafo – A simple stick-on circuit can monitor a person’s heart rate and muscle movements as well as conventional medical monitors, but with the benefit of being weightless and almost completely undetectable. – a expressão as well as equivale, em português, a
(A) de modo adequado.
(B) tão bem como.
(C) bem como.
(D) também.
(E) de modo melhor que.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 36
In the excerpt of the fourth paragraph – where it might be too dangerous to speak into a radio transmitter. – the word might conveys an idea of
(A) possibility.
(B) ability.
(C) request.
(D) certainty.
(E) demand.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 37
In the excerpt of the fourth paragraph – This is a way to truly integrate them. – the word this refers to
(A) two different worlds.
(B) electronics.
(C) biology.
(D) control a voice activated device.
(E) blurring of electronics and biology.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 38
O trecho do quarto parágrafo – All established forms of electronics are hard, rigid. Biology is soft, elastic. – pode ser reescrito, sem alteração de sentido, como
(A) All established forms of electronics are hard and rigid; therefore, biology is soft and elastic.
(B) All established forms of electronics are hard and rigid instead of biology, that is soft and elastic.
(C) All established forms of electronics are hard and rigid, where biology is soft and elastic.
(D) All established forms of electronics are hard and rigid whereas biology is soft and elastic.
(E) All established forms of electronics are hard and rigid because biology is soft and elastic.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 39
In the last paragraph, an example of what a “bag of tricks” contains is
(A) skin.
(B) light-emitting diodes.
(C) epidermal electronic system.
(D) test circuits.
(E) new ideas.
Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 40 a 45.
Longevity: Habits May Extend Life Only So Much
By Nicholas Bakalar
August 8, 2011
The eating, drinking and exercise habits of extremely old but healthy people differ little from those of the rest of us, a new study has found. Gerontologists at the Albert Einstein College of Medicine recruited 477 Ashkenazi Jews ages 95 to 112 who were living independently. The researchers took blood samples, did physical examinations and obtained detailed personal and medical histories from each participant. Then they compared them with 1,374 non-Hispanic white adults, ages 65 to 74, from the general population. For both men and women, consumption of alcohol, amount of physical activity and the percentage of people on low-calorie or low-salt diets were almost identical in the two groups.
Long-lived men were less likely to be obese than their younger counterparts, although no less likely to be overweight. The oldest women were more likely to be overweight and less likely to be obese. More men among the oldest were nonsmokers, but smoking habits were not significantly different among the women.
43 that it all depends on genes, and we might as well eat, drink and be merry? No, according to the senior author, Dr. Nir Barzilai, director of the Institute for Aging Research at Albert Einstein College of Medicine. “For most of us who 44 genes for longevity,” he said, “if you follow the healthy lifestyle the medical community has put forth, you are 45 to live past 80.”
The study was published online last week in The Journal of the American Geriatrics Society.
(www.nytimes.com. Adaptado.)
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 40
According to the text,
(A) independent elderly people are more likely to live more and in a healthy way.
(B) the research compared two groups: one of men aged from 95 to 112 and one of women aged from 65 to 74.
(C) the study concluded that extremely old people do not have significantly different eating, drinking and exercise habits from the rest of the population.
(D) women in the oldest group were more likely to be nonsmokers when compared to women in the 65 to 74 group.
(E) non-Hispanic white adults tend to live less than Ashkenazi Jews, probably because of their lifestyle.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 41
Os homens que fizeram parte do grupo da faixa etária mais velha
(A) eram todos antitabagistas.
(B) apresentaram propensão à obesidade e ao sobrepeso.
(C) não consumiam bebidas alcoólicas e faziam dieta com restrição de calorias e de sal.
(D) não eram sedentários, mas também não praticavam exercícios físicos.
(E) apresentaram uma tendência ao sobrepeso semelhante à dos homens na faixa dos 65 a 74 anos.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 42
No trecho do segundo parágrafo – Long-lived men were less likely to be obese than their younger counterparts, although no less likely to be overweight. – a palavra although pode ser substituída, sem alteração de sentido, por
(A) but.
(B) so.
(C) or.
(D) since.
(E) thus.
Instrução: Assinale as alternativas que completam correta e respectivamente as lacunas numeradas no texto.
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 43
(A) Do you talk
(B) Have they done
(C) Has it said
(D) Does this mean
(E) Is he showing
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 44
(A) doesn’t express
(B) do not have
(C) had been living
(D) shows
(E) will present
UNIFESP 2012 - QUESTÃO 45
(A) less likely
(B) can’t like
(C) much more likely
(D) even more like
(E) least probable
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