A historiografia brasileira caracteriza o governo de Campos Sales (1898-1902) como o período de construção de práticas

ENADE: É de lá [dos estados] que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam, agitadas, nas ruas da capital da União. (...) A política dos estados (...) é a política nacional.
SALES, Campos. Da Propaganda à Presidência.
São Paulo: s. ed., 1908, p. 252. 

O governo federal entregava cada um dos estados à facção que dele primeiro se apoderasse. Contanto que se pusesse nas mãos do presidente da República, esse grupo de exploradores privilegiados receberia dele a mais ilimitada outorga, para servilizar, corromper e roubar as populações.
Rui Barbosa apud LESSA, Renato. A Invenção Republicana: Campos Sales, as bases e a decadência da Primeira República
Brasileira. Rio de Janeiro, Topbooks, 1999. p. 154.

A historiografia brasileira caracteriza o governo de Campos Sales (1898-1902) como o período de construção de práticas de estabilização política do regime republicano. Os testemunhos de Campos Sales e Rui Barbosa apresentam uma dessas práticas, a política dos estados, que pode ser entendida como

(A) o revezamento entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais na chefia da Presidência da República.

(B) o controle da política estadual por parte do governo federal, por meio de intervenção regular na política local.

(C) o compromisso político entre os coronéis, os governos estaduais e o presidente da República, fundado na fraude eleitoral.

(D) o pacto construído entre os estados de primeira grandeza (São Paulo e Minas Gerais) para beneficiar os interesses dos cafeicultores.

(E) a liberdade de ação das oligarquias estaduais, em troca do apoio, na Câmara dos Deputados, a projetos do governo federal.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(E) a liberdade de ação das oligarquias estaduais, em troca do apoio, na Câmara dos Deputados, a projetos do governo federal.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.