Prova CEFET-MG 2017.1 (Técnico) com Gabarito

Prova CEFET-MG 2017.1 (Técnico) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2017.1 (Técnico) com Gabarito

Língua Portuguesa

As questões de (01) a (05) referem-se ao texto a seguir.

A EQUAÇÃO DA FELICIDADE

1°§ É sério: o segredo da felicidade tem a ver com a redução de  expectativas. Aquele seu amigo piadista das redes sociais e o  para-choque dos caminhões pelo Brasil estão há muito tempo  falando a verdade. Quem endossa essa tese são cientistas e  sociólogos, cujas descobertas sobre o estado de espírito mais  cobiçado pela humanidade estão na mira de corporações dos  mais variados tipos e tamanhos. Essa tal felicidade pode, claro,  se fazer presente nas coisas mais simples da vida, como tomar  um picolé ou curtir uma roda de violão. O “povo de humanas” tem muito a dizer sobre isso. Mas a lógica por trás desse  sentimento tem sido cada vez mais alvo de estudo e pesquisa  de instituições renomadas. Se a academia tem chegado ao  mesmo tipo de conclusão que a sabedoria popular, a questão  passou a ser como medir o grau de felicidade de uma pessoa  ou de um grupo. Esse desafio toca principalmente neurocientistas e economistas: quantificar algo tão abstrato que deveria  ser impossível de medir. Mas eles insistem. A busca não começou agora. Os gregos, como sempre, deram a largada lá atrás.  Alguns séculos depois, a Universidade de Harvard, nos Estados  Unidos, propôs uma experiência em longo prazo, da qual até  o ex-presidente norte-americano John Kennedy participou.

2°§ Também estão nesse jogo de passar a felicidade a limpo  equipes como a da University College London, do Reino Unido. Eles publicaram em 2014 e atualizaram neste ano uma  fórmula matemática que, segundo os criadores, é capaz de  prever se uma pessoa será feliz e ainda determinar como a  prosperidade alheia e a desigualdade social são capazes de  afetar a felicidade individual. Para chegar à “fórmula da fe-licidade”, o time liderado pelo neurocientista Robb Rutledge  estabeleceu o seguinte processo na primeira etapa: 26 pessoas foram submetidas a uma série de tarefas em que, a partir  de decisões que elas tomavam, poderiam ganhar ou perder  dinheiro; enquanto as decisões eram tomadas, os participantes respondiam o quanto estavam felizes naquele instante;  uma ressonância magnética media a atividade cerebral de  cada participante no momento em que ele dava a resposta.  Com esses dados, os pesquisadores deduziram a equação,  considerando o que os participantes esperavam ganhar, as  recompensas obtidas e as sensações geradas no cérebro de cada um deles. E a conclusão da equipe foi que… sim, as suas expectativas definem o quanto você será feliz.

3°§ O time do dr. Rutledge ampliou a brincadeira. Por meio de  um jogo de celular, estenderam o teste a 18 mil pessoas. O  resultado: “expectativas mais baixas tornam mais provável  que um resultado as supere e tenha um impacto positivo na  felicidade”. E o simples fato de planejar e esperar que algo  bom aconteça pode nos deixar mais felizes, mesmo que por  um breve momento. Até aí, nenhuma grande novidade. Mas  o endosso científico ao senso comum ajuda a entender distúrbios ligados às emoções humanas, como o transtorno de  humor. Conseguir quantificar a possibilidade desse tipo de  mal na população pode ajudar políticas preventivas de saúde  e, claro, a evitar prejuízos ao capitalismo: uma pessoa infeliz  tem grandes chances de produzir menos e pior. “Podemos  começar a ter um entendimento mais detalhado das emoções  humanas. Isso poderia potencialmente ser usado por empresas para melhorar a satisfação de empregados e clientes, perguntando para as pessoas sobre sua felicidade e prevendo-a  com base em suas experiências. Também espero que possa  ser usado para entender o que acontece com as pessoas que têm depressão”, afirma Rutledge.

Felicidade industrial

4°§ O aprimoramento científico em medir emoções é criticado  pelo sociólogo britânico William Davies, autor do livro A Indústria da Felicidade. Davies admite que pesquisas e programas sobre felicidade e bem-estar são um avanço, mas não a  favor das pessoas, e sim no apoio a uma agenda de interesses  políticos e econômicos, muitas vezes com fins mais privados  do que públicos. “Na era das imagens por ressonância magnética, tem se tornado cada vez mais comum falar sobre o  que nossos cérebros estão ‘querendo’ ou ‘sentindo’. Em muitas situações, isso é representado como uma declaração de  intenções mais profunda do que qualquer coisa que pudéssemos relatar verbalmente”, afirma. Quanto mais esse sentimento particular – que é a felicidade – se aproxima de algo concreto, massificado, que podemos tocar ou até mesmo manusear, fica mais fácil dar a ele um valor que se pode calcular.

5°§ Nos Estados Unidos, empresas de pesquisa de opinião estimam que a infelicidade dos assalariados custa à economia do país US$ 500 bilhões por ano em produtividade reduzida,  receitas fiscais perdidas e custos com saúde, de acordo com o  sociólogo. “A ciência da felicidade alcançou a influência que  tem porque promete a solução que tanto se esperava. Em  primeiro lugar, economistas da felicidade são capazes de colocar preço monetário no problema da miséria e da alienação.  Isso permite que nossas emoções e bem-estar sejam colocados dentro de cálculos mais amplos de eficiência econômica”,  aponta Davies. Mais do que isso, para que fórmulas e políticas públicas sociais sejam apresentadas como coerentes, o  processo de industrialização da felicidade precisa que todos  os humanos pensem e sintam as relações e o entorno do mesmo jeito, algo bem distante da realidade. “O que a indústria  do consumo e o seu discurso vêm fazendo em torno da felicidade, com todos os seus gurus, desde o chefe da felicidade em uma empresa, o cara da meditação, o outro que diz que empreendeu e agora não tem mais chefe, desde o motorista  do Uber até o agente de viagem, é ganhar em cima da gente nos fascinando, porque ficam vendendo caminhos possíveis  para chegar lá [à felicidade]”, diz o antropólogo e pesquisador de consumo Michel Alcoforado.

6°§ Até que apareça um novo mestre espiritual, uma nova dieta,  um novo passo a passo para o Éden ou uma nova verdade sobre o colesterol da gema do ovo, o mantra da hora é ostentar.  Enquanto a resposta para a felicidade não chega, exibimos e compartilhamos a ideia de que estamos podendo muito.  Bens usados para uma movimentação social até um “lugar de destaque” – uma característica forte da sociedade brasileira – ficam desvalorizados quando mais gente pode comprar o que você já tem. Nesse jogo de quem é o mais feliz, quanto mais exclusiva a felicidade, melhor a posição no campeonato.

“Sobretudo nas elites, é comprar experiências. Num processo em que você tem uma redefinição de classes no Brasil, muitas pessoas começam a poder comprar coisas, e o principal sinal de distinção das elites é caminhar dizendo: ‘Olha, coisas não me servem mais, porque elas não me distinguem mais com  tanta força. Eu vou em busca das experiências’”, afirma Alcoforado. “Se qualquer um pode comprar uma bolsa da Chanel, poucas pessoas podem fazer um mochilão pelo Sudeste Asiático e comer aquele frango com molho ‘thai’ em Bancoc, que ninguém conhece”, completa. Sem consumo não se vive, não adianta fugir, diz o antropólogo, pois é essa a regra do jogo. 

O segredo para não ser engolido é escolher o tipo de partida que você topa encarar. Tudo em nome da felicidade ou daquilo que imaginamos que ela seja.
FUJITA, Gabriela. Disponível em: <http://tab.uol.com.br/felicidade/#tematico-1>.
Acesso  em: 23 set. 2016. (Adaptado).

QUESTÃO 01
CEFET-MG: O texto tem por objetivo principal discutir como

a) a descoberta de evidências científicas permite determinar os  critérios da felicidade humana.

b) a ciência e a indústria interessam-se pelas concepções de felicidade no mundo contemporâneo.

c) o estudo das relações entre a felicidade e o consumo  evidencia a desigualdade da sociedade moderna.

d) o desenvolvimento da fórmula da felicidade pode contribuir  para a saúde e o bem-estar da população.


QUESTÃO 02
CEFET-MG: Uma concepção de felicidade semelhante àquela defendida na  primeira parte do texto é metaforicamente representada em

a) “A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar”.
(Vinícius de Moraes)

b) “Felicidade, és coisa estranha e dolorosa: Fizeste para sempre a vida ficar triste: um dia se vê que as horas todas passam, e um tempo despovoado e profundo, persiste.”
(Cecília Meireles)

c) “Feliz quem não exige da vida mais do que ela espontaneamente lhe dá, guiando-se pelo instinto dos gatos, que buscam  o sol quando há sol, e quando não há sol o calor, onde quer que esteja.”
(Fernando Pessoa)

d) “Eu não gosto de falar de felicidade, mas sim de harmonia: viver em harmonia com a nossa própria consciência, com o  nosso meio envolvente, com a pessoa de quem se gosta, com os amigos. A harmonia é compatível com a indignação e a  luta; a felicidade não, a felicidade é egoísta.” (José Saramago)


QUESTÃO 03
CEFET-MG: O trecho em que a citação NÃO foi utilizada com a finalidade de  dar credibilidade técnica às informações apresentadas é:

a) “Isso poderia potencialmente ser usado por empresas para melhorar a satisfação de empregados e clientes, perguntando para as pessoas sobre sua felicidade e prevendo-a com base em suas experiências [...]”, afirma Rutledge. (3º parágrafo)

b) “Na era das imagens por ressonância magnética, tem se tornado cada vez mais comum falar sobre o que nossos cérebros estão ‘querendo’ ou ‘sentindo’ [...]", afirma [William Davies]. (4º parágrafo)

c) “A ciência da felicidade alcançou a influência que tem porque promete a solução que tanto se esperava. [...] . Isso permite que nossas emoções e bem-estar sejam colocados dentro de cálculos mais amplos de eficiência econômica”, aponta Davies. (5º parágrafo)

d) “‘Olha, coisas não me servem mais, porque elas não me distinguem mais com tanta força. Eu vou em busca das experiências’”, afirma Alcoforado. (6º parágrafo).


QUESTÃO 04
CEFET-MG: O trecho em destaque que expressa o ponto de vista do autor em relação à informação apresentada é:

a) “Os gregos, como sempre, deram a largada lá atrás”.

b) “Com esses dados, os pesquisadores deduziram a equação”.

c) “Em primeiro lugar, economistas da felicidade são capazes de colocar preço monetário no problema da miséria e da alienação”.

d) Nesse jogo de quem é o mais feliz, quanto mais exclusiva a  felicidade, melhor a posição no campeonato.


QUESTÃO 05
CEFET-MG: O emprego do pronome em destaque NÃO está de acordo com  as regras de concordância da norma padrão em:

a) Esse desafio toca principalmente neurocientistas e economistas: quantificar algo tão abstrato que deveria ser impossível de  medir. Mas eles insistem.

b) [...] os pesquisadores deduziram a equação, considerando o que os participantes esperavam ganhar, as recompensas obtidas e as sensações geradas no cérebro de cada um deles.

c) Também estão nesse jogo de passar a felicidade a limpo equipes como a da University College London, do Reino Unido. Eles publicaram em 2014 e atualizaram neste ano uma fórmula matemática [...].

d) Quanto mais esse sentimento particular – que é a felicidade –se aproxima de algo concreto, massificado, quepodemos tocar ou até mesmo manusear, fica mais fácil dar a ele um valor que se pode calcular.


QUESTÃO 06

cefet

Disponível em<http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/08/ 666992-empresas-demonizam-tristeza-e-investem na felicidade-de-empregados.shtml>. Acesso em:  23 set. 2016.

CEFET-MG: A leitura do infográfico indica que

a) mulheres tendem a ser menos felizes do que homens. 

b) jovens associam o envelhecimento ao aumento da dor.

c) os fatores de felicidade são mais intensos na juventude.

d) a percepção da felicidade é variável de acordo com a idade.


As questões (07) e (08) referem-se ao texto a seguir. 

APOQUENTAÇÃO DO POKÉMON

1°§ Não sou tão arguto assim, mas houve um momento, faz uns  dias, em meio à caminhada pelo Parque da Água Branca, em  que saquei que algo inusitado se passava. Nem precisava, na  verdade, ser minimamente arguto para constatar que dezenas, talvez centenas de jovens, sentados nos bancos ou de  pé na pista onde eu me esfalfava, quase todos em silêncio,  tinham os olhos cravados na telinha do smartphone.

2°§ Faz tempo, eu sei, que o mundo se acha invadido por gente  mesmerizada por esse pequeno retângulo luminoso. O que  me impressionou, naquela manhã, foi a unanimidade: não  havia, no parque, mais que meia dúzia de adolescentes que  não estivessem monogamicamente entregues à manipulação  de seu celular. Bem poucos usavam o telefone para telefonar. Mesmo a compulsão do selfie parecia ter amainado. Como a  galera, aqui e ali, se organizava em rodinhas, cheguei a imaginar que professores de um colégio houves sem programado para o dia alguma atividade ao ar livre.

3°§ A explicação me veio após a caminhada, lendo o jornal na padaria – também ela, aliás, repleta de meninos e meninas abduzidos por mais uma irresistível miçanga da informática: o Pokémon, aplicativo que, horas antes, fizera sua entrada oficial nos celulares brasileiros.

4°§ Acho que alguma coisa não vai bem quando, em pleno fogaréu hormonal da adolescência, você prefere digitar as teclas do celular em vez das prendas tão apetecíveis da pessoa  amada. Será esse absorvente aparelho um novo tipo de anticoncepcional? Estaremos ingressando numa era em que vai  prevalecer o sexo vocal? Bites em vez de voluptuosas mordi-dinhas. Com ou sem joguinhos, convém não perder de vista o Carlos Drummond de Andrade da Elegia 1938: “Ao telefone perdeste muito, muitíssimo tempo de semear”. E olha que o poeta nem tinha celular.

WERNECK, Humberto. Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,apoquent cao-do-pokemo,10000067954>. Acesso em: 19 set. 2016. (Adaptado).

QUESTÃO 07
CEFET-MG: Levando em consideração as estratégias de escrita e o gênero, o texto caracteriza-se pela

a) explicitação dos interlocutores, buscando a representação da perspectiva dos leitores.

b) utilização de exemplificações, tendo em vista os propósitos didáticos da abordagem ao tema.

c) referência intertextual, criticando a ausência de um olhar poético sobre a contemporaneidade.

d) voz em primeira pessoa, expressando um ponto de vista particular sobre elementos do cotidiano.


QUESTÃO 08
CEFET-MG: Releia o trecho:

“Acho que alguma coisa não vai bem quando, em pleno  fogaréu hormonal da adolescência, você prefere digitar as  teclas do celular em vez das prendas tão apetecíveis da pessoa amada. Será esse absorvente aparelho um novo tipo de anticoncepcional? (4º parágrafo)

As informações presentes nessa passagem encontram correspondências nas impressões que o autor manifesta no trecho:

a) “[...] não havia, no parque, mais que meia dúzia de adolescentes que não estivessem monogamicamente entregues à manipulação de seu celular”.

b) “Nem precisava, na verdade, ser minimamente arguto para constatar que dezenas, talvez centenas de jovens [...] tinham os olhos cravados na telinha do smartphone.

c) “Como a galera, aqui e ali, se organizava em rodinhas, cheguei a imaginar que professores de um colégio houvessem programado para o dia alguma atividade ao ar livre”.

d) “A explicação me veio após a caminhada, lendo o jornal na  padaria – também ela, aliás, repleta de meninos e meninas abduzidos por mais uma irresistível miçanga da informática”.


As questões de (09) a (15) referem-se ao livro Ouro dentro da cabeça, de Maria Valéria Rezende.

QUESTÃO 09
CEFET-MG: Caracteriza a obra Ouro dentro da cabeça a(o)

a) enredo baseado em fatos reais. 

b) linguagem marcadamente coloquial.

c) circularidade própria da narrativa mítica.

d) discurso predominantemente autobiográfico.


QUESTÃO 10
CEFET-MG:  O título da obra refere-se metaforicamente ao fato de o protagonista ser 

a) movido pelo desejo de aprender a ler.

b) obstinado em seu trabalho como garimpeiro.

c) representado como um caçador de tesouros.

d) dotado de um saber independente da formação escolar.


QUESTÃO 11
CEFET-MG: Ao longo de sua trajetória, o personagem principal testemunha uma série de problemas socioeconômicos enfrentados pelo Brasil. São situações abordadas no livro, EXCETO o(s)

a) trabalho escravo.

b) conflitos pela posse de terra.

c) desmatamento descontrolado.

d) efeitos nocivos da seca no sertão.


QUESTÃO 12
CEFET-MG: Sobre sua infância e adolescência, o protagonista de Ouro dentro da cabeça revela que

a) presenciou ainda menino o suicídio da própria mãe, trauma que carregou pelo resto da vida.

b) foi chamado de Piá pelo Pajé, homem a quem salvou e com quem aprendeu a contar histórias.

c) apaixonou-se pela primeira vez por Marília, a professora com  a qual consumou sua iniciação sexual.

d) nasceu numa comunidade indígena catequizada por jesuítas,  daí advindo sua fé nas crenças católicas.


QUESTÃO 13
CEFET-MG: No livro, o leitor é apresentado à “história de um lutador que  correu sérios perigos, andou o Brasil inteiro, tentando achar um  tesouro”. Todos os trechos prenunciam situações desfavoráveis ao personagem em sua jornada, EXCETO:

a) “Até que chegou a hora de matricular na escola a criançada  de Furna. Pai ou mãe se apresentasse pra dar os nomes dos filhos.” (p. 31).

b) “Dizem que aquelas pedras têm o miolo de ouro porque quem amontoou aquilo ali foi um homem, muito rico e pecador, que um dia se arrependeu.” (p. 11).

c) “Uma vez eu viajava de favor num caminhão, num lugar muito distante, muitos dias de viagem pra chegar naqueles nortes por onde eu ia perdido.” (p. 51).

d) “O povo me recebeu como se eu fosse família, me alojaram na barraca dos outros moços solteiros, me explicaram direitinho o que estavam fazendo.” (p. 45).


QUESTÃO 14
CEFET-MG: A passagem que expressa a percepção do narrador acerca da  transição para a vida adulta é:

a) “Fiquei burro de repente. Só valia a força bruta dos meus braços, minhas pernas, como se eu fosse só um corpo com uma  cabeça vazia. Escondi minhas ideias e meus sonhos, em segredo, me calei, fui trabalhar do jeito que eles queriam.” (p. 42).

b) “Quando a igreja ficou pronta, toda caiada de novo, o padre  achou que eu já tinha conhecimento bastante, podia me batizar. E no domingo senti, contente, a água benta escorrendo,  molhando minha cabeça, e ouvi o padre dizer meu nome pra  todo mundo saber.” (p. 47).

c) “O meu sonho era tão bom que eu não queria acordar. Quando, afinal, despertei, já estava o sol bem alto e já não tinha  mais ninguém lá dentro do alojamento [...] Estava sozinho num mundo vazio, sem gente nem carros, silêncio. Assustei me e perguntei pras paredes, pros montes de brita, pra pilha de tijolos: – Pra onde fugiu a humanidade? Sumiu toda?” (p. 90).

d) “Só compreendi a mudança no dia em que fui nadar no riacho, como sempre, bem na hora das meninas e mocinhas se banharem, Donaninha entre elas. [...] Arrepiei-me ao sol quente como se tivesse frio, fiquei olhando pra aquilo, meu corpo se endurecendo e uma coisa acontecendo no meio das minhas pernas como se fosse uma dor, e eu parado feito pedra no  meio da correnteza.” (p. 35).


QUESTÃO 15
CEFET-MG: O trecho em que há uma intenção da narrativa de enfatizar a  condição de privação afetiva e material do personagem narrador  é:

a) “O povo todo do sítio tinha só uma certeza: quem botou minha semente lá dentro de minha mãe não era decerto dali,  porque nenhum homem da Furna havia de esconder o orgulho do feito se tivesse possuído e emprenhado aquela beleza  toda.” (p. 15).

b) “A moça da prefeitura ficou com pena de ver um homem grande chorando e veio falar comigo, explicando que eu podia  conseguir a certidão se falasse com um padre que batizasse,  me levasse num cartório e assinasse testemunho pra fazer o meu registro.” (p. 43).

c) “Andei assim, muito tempo, dormia onde acontecia do sono me derrotar, comia o que a natureza ou a gente lá da Furna,  com pena de minha avó, repartia conosco, ou mesmo o resto dos pratos de uns meninos biqueiros que não comiam inteiro  o prato que a mãe fazia.” (p. 21).

d) “O jeito era me conformar, porque eu não tinha saída, que dali  só se voltava viajando de avião, coisa muito, muito cara, que ninguém dava fiado. Pelo menos eu podia andar solto onde  quisesse, pôr arapuca no mato pra pegar alguma caça, que no rio envenenado não dava peixe nenhum.” (p. 73).


Matemática

QUESTÃO 16
CEFET-MG: Seja x um número inteiro, 0 < x ≤ 60 e o conjunto cefet .

Nessas condições, o número máximo de elementos do conjunto A é

a) 6.

b) 8.

c) 12.

d) 16.


QUESTÃO 17
CEFET-MG: Simplificando a expressão cefet obtém-se:

cefet


QUESTÃO 18
CEFET-MG: Ao entrar na sala de aula, um aluno perguntou ao seu professor de Matemática que horas eram. O professor então respondeu: desde que começou este dia, as horas que já se passaram excedem as que faltam transcorrer em 3 horas e 16 minutos. Assim, a hora em que o aluno fez a pergunta ao professor é

a) 12h 36 min.

b) 13h 38 min.

c) 14h 38 min.

d) 15h 16 min.


QUESTÃO 19
CEFET-MG: Por regulamentação federal, uma pessoa pode comprometer até 30% de seu salário bruto mensal com empréstimos consignados em folha (empréstimos cujo pagamento das prestações é descontado no salário). Uma pessoa com salário bruto mensal de R$ 2.800,00 já tem comprometido 25% desse valor em prestação mensal e deseja utilizar todos os 5% restantes em um novo empréstimo. O valor dessa nova prestação, em reais, é 

a) 70,00.

b) 140,00.

c) 210,00.

d) 280,00.


QUESTÃO 20
CEFET-MG: Na figura a seguir ATD é uma semi circunferência inscrita no trapézio ABCD e A, T, e D são pontos de tangência.

cefet

Se os lados paralelos desse trapézio medem 4 cm e 9 cm, então  sua área, em cm², é igual a

a) 22.

b) 45.

c) 78.

d) 90.


QUESTÃO 21
CEFET-MG: Um Quadrado Perfeito é um número inteiro que pode ser  escrito como quadrado de outro número inteiro. Para que o número cefet y seja um quadrado perfeito, o menor valor  de y, y ∈ IN* é

a) 13.

b) 36.

c) 65.

d) 127.


QUESTÃO 22
CEFET-MG: A figura a seguir mostra uma circunferência, em que os arcos  ADC e AEB são congruentes e medem 160° cada um.

cefet

A medida, em graus, do ângulo x, é

a) 10°.

b) 20°.

c) 30°.

d) 40°.


QUESTÃO 23
CEFET-MG: O gráfico abaixo mostra a representação gráfica de duas funções polinomiais, f e g, de primeiro grau.

cefet

Sendo A = {x ∈ IR | f(x) ≥ 0 } e B = {x ∈ IR | g(x) < 0}, A ∩ B é igual a

a) {x ∈ IR | 2 < x ≤ 6}.

b) {x ∈ IR | 2 ≤ x < 6}.

c) {x ∈ IR | x ≤ 2 }.

d) {x ∈ IR | x ≥ 6}.


QUESTÃO 24
CEFET-MG: A figura a seguir é um esquema representativo de um eclipse lunar em que a Lua, a Terra e o Sol estão representados pelas circunferências de centros C₁, C₂ e C₃, respectivamente, que se encontram alinhados. Considera-se que a distância entre os centros da Terra e do Sol é 400 vezes maior que a distância entre os centros da Terra e da Lua e que a distância do ponto T na superfície da Terra ao ponto S na superfície do Sol, como representados na figura, é de 150 milhões de quilômetros.

cefet

Sabendo-se que os segmentos de reta cefet são paralelos, a distância do ponto L, representado na superfície da Lua, ao ponto T, na superfície da Terra, é igual a

a) 375.000 Km.

b) 400.000 Km.

c) 37.500.000 Km.

d) 40.000.000 Km.


QUESTÃO 25
CEFET-MG: IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal, que é a medida utilizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para verificar a obesidade. O cálculo do IMC é feito dividindo o peso P (em quilogramas) pela altura H (em metros) ao quadrado.

cefet

A seguir apresenta-se uma tabela para consulta de IMC.

cefet

Disponível em: <http:// www.calculoimc.com.br.> Acesso em: 12 set. 2016.

Uma pessoa de 1,5m de altura estava com o IMC igual a 34, ou seja, obesidade I. Preocupada com seu peso, essa pessoa desenvolveu atividades de modo que, após 3 meses, ela emagreceu 5.500g. Após calcular novamente seu IMC, ela percebeu que se encontrava na situação de

a) obesidade I.

b) peso normal. 

c) acima do peso. 

d) abaixo do peso.


QUESTÃO 26
CEFET-MG: Na figura a seguir, o triângulo ABC é equilátero de lado igual a 1cm. Os pontos D, E e F são os respectivos pontos médios dos lados AC, BC e AB; os pontos G, H e I são os respectivos pontos médios dos lados DE, DF e EF e os pontos J, K e L são os respectivos pontos médios dos lados GH, HI e GI.

cefet

A área do triângulo JKL, em cm², é

cefet


QUESTÃO 27
CEFET-MG: Para executar uma reforma em uma loja, foram contratados n operários. O mestre de obras argumentou: “para entregar a obra 2 dias antes do prazo previsto, seria necessário contratar mais 3  operários; se, entretanto, 2 operários fossem dispensados a obra atrasaria em 2 dias.” Considerando que os operários trabalhem da mesma forma, o número n de operários contratados foi

a) 6.

b) 12.

c) 18.

d) 24.


QUESTÃO 28
CEFET-MG: Duas crianças, cada uma em um prédio diferente, brincam com canetas lasers nas janelas de seus apartamentos, apontando para um ponto na quadra situada entre os prédios. A criança do prédio A está a uma altura de 10 m, e a do prédio B, a uma altura de 20 m do chão. A distância entre os prédios é de 50 m. Em um determinado momento, os lasers das crianças atingem, simultaneamente, um ponto P do pátio equidistante das crianças, tal como na ilustração abaixo:

cefet

A distância x, em metros, deste ponto até o prédio B é

a) 22.

b) 23.

c) 25.

d) 28.


QUESTÃO 29
CEFET-MG: Em um triângulo retângulo, a tangente de um de seus ângulos agudos é 2. Sabendo-se que a hipotenusa desse triângulo é 5, o valor do seno desse mesmo ângulo é

cefet


QUESTÃO 30
CEFET-MG: Sejam dois ângulos x e y tais que (2x) (y + 10°) são ângulos complementares e (5x) e (3y− 40°) são suplementares. O ângulo x mede

a) 5°.

b) 10°.

c) 15°.

d) 20°.


Física

QUESTÃO 31
CEFET-MG:  Quatro funcionários de uma empresa receberam a tarefa de  guardar caixas pesadas de 100 kg em prateleiras elevadas de um depósito. Como nenhum deles conseguiria suspender sozinho pesos tão grandes, cada um resolveu montar um sistema de  roldanas para a tarefa. O dispositivo que exigiu menos força do operário que o montou, foi

cefet

cefet


QUESTÃO 32
CEFET-MG: As afirmativas a seguir estão relacionadas com movimentos que  presenciamos no dia a dia. Analise cada uma delas e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso. 

( ) O movimento de queda livre tem a sua causa no princípio da inércia.

( ) Dois objetos de massas diferentes caem, no vácuo, com a mesma aceleração.

( ) Devido a inércia, um objeto que estava solto na carroceria de um caminhão é lançado para a frente durante a frenagem em um movimento retilíneo.

A sequência correta é

a) V, F, F.

b) V, V, F.

c) F, F, V. 

d) F, V, V.


QUESTÃO 33

ANULADA

QUESTÃO 34
CEFET-MG: Dois corpos A e B de temperaturas TA e TB , onde TA > TB são colocados em um recipiente termicamente isolado juntamente com um terceiro corpo C de temperatura TC . Após atingido o equilíbrio térmico, as temperaturas

a) TA , TB e TC diminuem.

b) TA , TB e TC tornam-se iguais.

c) TA diminui, TB aumenta e TC diminui.

d) TA aumenta, TB diminui e TC aumenta.


QUESTÃO 35
CEFET-MG: A potência elétrica que uma bateria alcalina de 9V entrega, quando conectada a uma pequena lâmpada incandescente de  lanterna, é uma grandeza relacionada à

a) energia elétrica fornecida pela bateria. 

b) corrente elétrica fornecida pela bateria por unidade de tempo.

c) energia elétrica fornecida pela bateria por unidade de tempo.

d) tensão elétrica estabelecida pela bateria nos terminais da lâmpada.


QUESTÃO 36
CEFET-MG: A figura abaixo mostra uma sequência de experimentos em que um feixe de luz incide sobre um espelho plano. No experimento I, o espelho está na horizontal e, nos experimentos II e III, o espelho é inclinado de um ângulo a, para esquerda e para a direita, respectivamente. As linhas tracejadas mostram três possíveis trajetórias que o feixe pode seguir, após refletir-se no espelho.

cefet

As trajetórias corretas, observadas na sequência dos experimentos I, II e III, após a reflexão, são, respectivamente,

a) 1, 2 e 3.

b) 2, 1 e 3.

c) 2, 3 e 1.

d) 2, 3 e 2.


Química

QUESTÃO 37
CEFET-MG: Um copo contendo água mineral gaseificada, com pedras de gelo, é uma mistura formada por fases, sendo .

Os termos que completam as lacunas são, respectivamente,

a) heterogênea, três, uma sólida.

b) homogênea, duas, uma sólida.

c) homogênea, três, duas sólidas.

d) heterogênea, duas, duas sólidas.


QUESTÃO 38
CEFET-MG: A água é encontrada na natureza em vários estados físicos e a sequência de transformações sofridas pela mesma é denominada ciclo da água. A figura seguinte representa duas etapas desse ciclo.

cefet

Disponível em: <http:www.surperkid.com.br>. Acesso em 07 set. 2016.

As etapas do ciclo da água, representadas na figura pelas setas, são chamadas de

a) calefação e liquefação.

b) ebulição e re-sublimação.

c) vaporização e sublimação.

d) evaporação e condensação.


QUESTÃO 39
CEFET-MG: O óxido de cálcio (CaO), cal virgem, reage com o dióxido de carbono (CO₂) produzindo o carbonato de cálcio (CaCO₃). Em um laboratório de química, foram realizados vários experimentos cujos resultados estão expressos na tabela a seguir:

cefet

Com base na lei de Lavoisier e nos experimentos realizados, conclui-se que

cefet


QUESTÃO 40
CEFET-MG: As medalhas de ouro das Olimpíadas do Rio de Janeiro foram feitas a partir da mistura de ouro e prata, sendo esta majoritária. 

Considerando as partículas constituintes desses metais, foram feitas as afirmações seguintes.

I- A prata possui 47 elétrons.

II- A massa atômica da prata é igual a 155 u.

III- O número de prótons e elétrons do ouro é idêntico.

IV- A diferença entre o número de nêutrons do ouro e da prata é igual a 32.

cefet

O número de afirmação(ões) correta(s) é 

a) 1 .

b) 2 .

c) 3 .

d) 4 .


QUESTÃO 41
CEFET-MG: Um dos elementos químicos mais letais está localizado no  sexto período da tabela periódica e faz parte da família dos calcogênios. Tal elemento é altamente radioativo, sendo obtido por mecanismos artificiais, ou ainda encontrado na superfície da Terra. O que nos deixa mais seguros é que sua obtenção anual estimada gira em torno de apenas 100 g.

O elemento químico descrito é o

a) At.

b) Cs.

c) Po.

d) Te.


QUESTÃO 42
CEFET-MG: A água da chuva é naturalmente ácida devido à presença do gás carbônico encontrado na atmosfera. Esse efeito pode ser agravado com a emissão de gases contendo enxofre, sendo o dióxido e o trióxido de enxofre os principais poluentes que intensificam esse fenômeno. Um dos prejuízos causados pela chuva ácida é a elevação do teor de ácido no solo, implicando diretamente a fertilidade na produção agrícola de alimentos. Para reduzir a acidez provocada por esses óxidos, frequentemente é utilizado o óxido de cálcio, um óxido básico capaz de neutralizar a acidez do solo.

As fórmulas moleculares dos óxidos citados no texto são,  respectivamente,   

a) CO, SO, SO₃ e CaO₂.

b) CO₂, SO₂, SO₃ e CaO.

c) CO₂, S₂O, S₃O e CaO.

d) CO, SO₂, SO₃ e CaO₂.


Biologia

QUESTÃO 43
CEFET-MG: O número total de polinizadores é estimado em 40.000  espécies, dentre as quais 25.000 são de abelhas. Elas também são responsáveis pela produção de alimentos para o homem  provenientes de 900 das 1300 espécies vegetais cultivadas no mundo e respondem por 75% dos requerimentos de polinização das culturas agrícolas. 

Esses animais são eficientes polinizadores porque

a) são adaptados às culturas agrícolas.

b) vivem exclusivamente em locais que facilitam o acesso ao pólen.

c) buscam essências florais similares aos feromônios de atração sexual. 

d) possuem estruturas especializadas que auxiliam na coleta de pólen.


QUESTÃO 44
CEFET-MG: A imagem, a seguir, representa um procedimento realizado em pacientes que apresentam o comprometimento de um sistema  fundamental para o bom funcionamento do corpo humano.

cefet

Disponível em:<http://www.institutoendovascular.com.br/wp content/uploads/2013/08/fistula-para-hemodiaalise-02.jpg>. Acesso em 19 out. 2016.

O comprometimento citado ocorreu no sistema

a) excretor.

b) circulatório.

c) respiratório.

d) imunológico.


QUESTÃO 45
CEFET-MG: Tartarugas com acúmulo de algas em seu casco nadam até os recifes de corais para terem esse peso extra removido pelos peixes que se aproveitam do alimento farto e abundante. Depois que o peso extra é eliminado, o animal deixa o recife.

Nas cadeias alimentares desse ecossistema, o alimento dos peixes está desempenhando o papel de

a) parasita.

b) produtor.

c) consumidor.

d) decompositor.


QUESTÃO 46
CEFET-MG: A figura a seguir representa a metamorfose de um anfíbio, grupo de animais que apresentam duas fases de vida.

cefet

Como cada fase ocorre em ambientes distintos, dentre outras características, as adaptações que favorecem a obtenção de oxigênio varia nesses ambientes. Dessa forma, o número de tipos  de órgãos respiratórios que cada espécime apresenta ao longo de sua vida completa é

a) 1.

b) 2.

c) 3.

d) 4. 


QUESTÃO 47
CEFET-MG: A imagem a seguir mostra a famosa Dionéia ou Vênus papa  moscas (Dionaea muscipula). Suas armadilhas nada mais são do que suas próprias folhas modificadas no processo de evolução.

cefet

Dentre as funções dessas armadilhas, NÃO se inclui a

a) formação de novas mudas.

b) reprodução de forma sexuada.

c) absorção de algumas substâncias.

d) realização do processo de fotossíntese.


QUESTÃO 48
CEFET-MG: Existe uma infinidade de métodos contraceptivos que apresentam eficácias variadas. Um método contraceptivo considerado como um dos de menor eficácia é a utilização de

a) substâncias químicas que simulam alguns hormônios, impedindo a liberação do gameta feminino na tuba uterina. 

b) controle voluntário durante a relação sexual, retirando-se o pênis de dentro da vagina alguns instantes antes da ejaculação.

c) envoltório geralmente de silicone que encobre totalmente o pênis, evitando a passagem de espermatozoides para o canal vaginal.

d) pequeno aparelho colocado dentro do útero, impedindo a passagem de espermatozoides para as tubas uterinas e liberando hormônios que impedem a ovulação.


Geografia

QUESTÃO 49
CEFET-MG: A delegação da Austrália embarcou no aeroporto de Sidnei, localizado no (fuso 135ºE), no dia 24 de Julho, domingo, rumo ao Rio de Janeiro (fuso 45ºW) para participar dos jogos olímpicos. O voo decolou as 12h30 e fez uma conexão de 1h40 em Santiago, no Chile, de modo que a viagem teve uma duração total de 18h35. 

O avião chegou ao aeroporto do Rio de Janeiro, às _____________ do dia  _____________.


Os termos que completam as lacunas são, respectivamente, 

a) 13h05 / 24 de Julho.

b) 14h05 / 25 de Julho.

c) 18h05 / 25 de Julho.

d) 19h05 / 24 de Julho.


QUESTÃO 50
CEFET-MG: Leia os fragmentos a seguir:

O Brasil ganhou 200 novos “ultra ricos” no último ano. São agora 1.900 mil brasileiros com mais de US$ 50  milhões, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (14) pelo banco Credit Suisse. Em todo o mundo, o levantamento “Global  Wealth Report” estima que haja 128,2 mil indivíduos considerados muito ricos. Destes, 4,3 mil têm mais de US$ 500  milhões, e outros 45,2 mil têm mais de US$ 100 milhões (...)

Disponível em: <http://www.correiodoestado.com.br/economia/brasil ganhou-200-ultra-ricos--em-um-ano-mostra-levantamento/229714/>. Acesso em 08 set. 2016.

Cerca de 1,5 bilhão de pessoas sofre de “pobreza multidimensional” em 91 países em desenvolvimento, ou seja,  passam por privações nas áreas de saúde, educação e “padrões básicos de vida”, segundo o documento (...) Entre as  pessoas afetadas pela pobreza, 842 milhões têm crise de  fome crônica, 12% da população mundial (...) Outros 800  milhões de pessoas - 15% da população mundial - estão  “em risco de pobreza” (...)

Disponível em: < http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/pobreza-afeta 2-2-bilhoes-de-pessoasno-mundo-todo>. Acesso em 08 set. 2016. 

No contexto da globalização, a emergência do cenário apresentado pelos textos NÃO está relacionado com o(a)

a) participação dos setores empresariais na política. 

b) ampliação do papel do Estado nos setores sociais.

c) tendência de flexibilização dos direitos trabalhistas. 

d) aumento da circulação global de capitais especulativos. 


QUESTÃO 51
CEFET-MG: Observe o mapa em sequência

cefet

SIMIELLI, Maria Elena. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2013. (adaptado).

A partir da análise do mapa, é INCORRETO afirmar que a vegetação primária indicada pela letra 

a) C, caracteriza-se por espécies latifoliadas de grande porte, com regimes pluviométricos elevados. 

b) D, possui um perfil morfológico diverso, englobando desde campos herbáceos até árvores esparsas.

c) B, é relativamente homogênea, sendo historicamente impactada pela exploração da madeira e da celulose. 

d) A, é marcada pela presença de pequenos vegetais espaçados entre si, com predominância de líquens e musgos.


QUESTÃO 52
CEFET-MG: Considere as afirmativas sobre as megacidades.

I- Os processos de urbanização e metropolização intensa podem ser responsáveis pela formação dessas aglomerações.

II- Esses espaços, por serem polos financeiros, comerciais e de serviços, assemelham-se por ocuparem o mesmo nível hierárquico mundial.

III- São aglomerações de eficiente planejamento urbano, com oferta generalizada à população de serviços de saneamento básico.

IV- Verifica-se a tendência de maior incremento no quantitativo  destas áreas nos países menos desenvolvidos.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II. 

b) I e IV. 

c) II e III. 

d) III e IV.


QUESTÃO 53
CEFET-MG: Analise os mapas a seguir:

cefet

A partir da análise dos mapas, afirma-se que:

I- os estados com as maiores rendas per capita destacam-se positivamente na distribuição da renda. 

II- o aumento de renda per capita nas unidades da federação em destaque indica deslocamento em massa de população para  as classes A e B.

III- apesar dos avanços, os mapas continuam registrando a região Nordeste como aquela que apresenta as piores condições socioeconômicas do país.

IV- para elaboração de políticas de transferência de renda, é recomendável a utilização dos dados apresentados no segundo mapa. 

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II. 

b) I e IV.

c) II e III. 

d) III e IV.


QUESTÃO 54
CEFET-MG: Leia o fragmento em sequência

(...) os impactos, resultantes da ação antrópica sobre os  solos, acontecem de uma maneira bastante complexa, podendo ser de ordem benéfica ou adversa, tanto em áreas rurais como urbanas, afetando essas áreas onde a degradação das terras esteja ocorrendo, bem como seus efeitos danosos podem ter repercussão a vários quilômetros de  distância da área atingida diretamente por esses processos geomorfológicos, muitas vezes de caráter catastrófico.
GUERRA, A. J. T., JORGE, M. C. O. (org). Degradação dos solos no Brasil. Rio de Janeiro:  Bertrand Brasil, 2014. p. 42.

No contexto da relação entre as atividades agrárias brasileiras e o meio ambiente, pode-se considerar práticas de ordem benéfica e 
adversa, respectivamente,

a) aeração e dessalinização.

b) dessalinização e fertilização.

c) fertilização e uso de pesticidas tóxicos.

d) utilização de pesticidas tóxicos e aeração.


História

QUESTÃO 55

cefet

(Bandeira proposta pelo escritor paulista Júlio Ribeiro para a república brasileira em 1888. 
Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_Ribeiro. Acesso em 21 set.2016.)

CEFET-MG: O movimento republicano que surgiu durante o Segundo Reinado buscava, nos Estados Unidos da América, suas principais referências. Entre as características daquele país que mais influenciaram o republicanismo brasileiro está a

a) cultura religiosa protestante.

b) autonomia dos estados sob o federalismo.

c) colonização dos territórios do interior do país.

d) maneira como foi resolvido o problema da escravidão.


QUESTÃO 56
CEFET-MG: “Em 1849 os Estados Unidos assinaram um tratado de amizade com a monarquia do Havaí. As relações comerciais se  intensificaram, e em 1875 foi assinado um tratado de reciprocidade comercial, levando à expansão da economia havaiana voltada para o mercado interno dos EUA. Em 1893,  após uma tentativa da rainha Liliuokalani de fortalecer a  monarquia havaiana face aos estrangeiros, latifundiários  estadunidenses deram um golpe de estado, proclamando a  República do Havaí em 1894, com apoio do governo norte  americano. Em 1898 foi assinado o termo de anexação do  Havaí aos Estados Unidos, oficializado como Território em 1900. Tornou-se o 50º Estado da Federação em 1959.”
(Adaptado do Arquivo do Departamento de Estado dos EUA. Disponível em http://2001-
2009.state.gov/r/pa/ho/time/gp/17661.htm. Acesso em 21 set. 2016.)

A anexação do Havaí, parte do processo de expansão imperialista dos EUA, tem características próprias. Entre essas destacam-se:

I- a ampliação do turismo após a invenção do navio a vapor.

II- a posição estratégica do arquipélago para o comércio com a Ásia.

III- a abertura de fronteiras agrícolas para o agronegócio estadunidense.

IV- a defesa contra a expansão imperialista japonesa no Oceano Pacífico.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.


QUESTÃO 57
CEFET-MG: “Análises recentes das sucessões presidenciais na Primeira  República (1889-1930) mostram que a famosa aliança entre Minas Gerais e São Paulo, chamada de política do ‘café com leite’, não controlou de forma exclusiva o poder republicano. Havia outros quatro estados, pelo menos, com acentuada importância no cenário político: Rio Grande do  Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.” 
(VISCARDI, Cláudia. Além do café com leite. In: FIGUEIREDO, Luciano. (Org.). História do 
Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013, p. 165.)

No referido período, a organização política da República

a) controlou o resultado das eleições por meio do pacto estabelecido entre diferentes estados. 

b) incentivou práticas sociais de mobilização dos trabalhadores em torno das revoltas urbanas. 

c) revelou a livre participação dos cidadãos brasileiros na escolha de seus representantes na presidência. 

d) apresentou características democráticas com a divisão igualitária do poder entre as elites regionais.


QUESTÃO 58
CEFET-MG: “Getúlio Vargas tomou posse a 31 de janeiro de 1951. A  União Democrática Nacional (UDN) tentou sem êxito impedir sua eleição [...]. Defensores, em princípio, da legalidade democrática, os liberais não conseguiram atrair o voto da grande massa, nas eleições mais importantes. A partir  daí, passaram a contestar os resultados eleitorais com argumentos duvidosos ou, cada vez mais, a apelar para a intervenção das Forças Armadas”. 
(FAUSTO, Boris. História do Brasil. 13. ed. São Paulo: Edusp, 2010, p. 406.)

A partir desse contexto, os opositores do projeto nacional-populista de Getúlio Vargas aderiram 

a) à luta pelo apoio dos eleitores, preparando campanhas políticas eficazes.

b) à manobra do golpe de Estado, distorcendo as leis constitucionais vigentes.

c) ao exercício de defesa da Petrobrás, visando ao aumento do número de votos.

d) ao respeito pelas regras da democracia, aceitando o resultado da escolha popular.


QUESTÃO 59
CEFET-MG: Analise a charge.

cefet

Disponível em https://latuffcartoons.files.wordpress.com/2012/06/ Acesso em 16 set. 2016)

A charge do cartunista faz referência à Lei da Anistia, em vigência  desde 1979, ao

a) criticar os privilégios de aposentadoria do Alto Comando Militar brasileiro.

b) condenar a violência praticada pelo Exército no combate ao tráfico de drogas.

c) denunciar a impunidade dos militares pelo desrespeito aos Direitos Humanos.

d) repreender as Forças Armadas pela negligência da defesa das fronteiras nacionais.


QUESTÃO 60
CEFET-MG: “Em meio às mudanças sociopolíticas dos anos 1960, as  canções populares e religiosas do movimento por direitos  civis passaram a inspirar um grande número de artistas. Assim, surgia o soul (alma) nos Estados Unidos.”
(Adaptado. ALVES, Amanda Palomo. Do blues ao movimento pelos direitos civis. Disponível em http://www.revistahistoria.ufba.br/2011_1/a04.pdf- Acesso em 17 set. 2016) 

No contexto a que se refere o texto, o surgimento do soul demonstra o

a) crescimento da religião evangélica e a recusa de participação política.

b) sucesso do movimento hippie e a popularização dos grandes festivais.

c) poder das forças militares e a repressão às manifestações estudantis.

d) orgulho da comunidade negra e a luta pela afirmação de sua identidade.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39562,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,409,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,30,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1080,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,228,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,9,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,130,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,13,provas usp,39,provas vestibular,369,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,340,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,387,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1378,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,89,questão de ciências naturais,117,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7536,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,618,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,319,questão de física,1692,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1475,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2003,questão de informática,179,questão de inglês,1471,questão de jornalismo,168,questão de legislação,246,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3373,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4320,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1575,questão de raciocínio lógico,185,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,197,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23622,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,442,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,872,questão urologia,15,questão web design,40,questões,47126,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,25,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,11,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,856,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova CEFET-MG 2017.1 (Técnico) com Gabarito
Prova CEFET-MG 2017.1 (Técnico) com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-Z6P0kRFzZj0/YMtmsPxs93I/AAAAAAACvro/y1lPCxCPljwognc1IP3GQFOVfhdbxXi8wCLcBGAsYHQ/s16000/cefet-mg-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-Z6P0kRFzZj0/YMtmsPxs93I/AAAAAAACvro/y1lPCxCPljwognc1IP3GQFOVfhdbxXi8wCLcBGAsYHQ/s72-c/cefet-mg-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-cefet-mg-2017-1-tecnico-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-cefet-mg-2017-1-tecnico-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo