Prova de Secretariado Executivo ENADE 2012 com Gabarito

Prova de Secretariado Executivo ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 e...
ENADE

Prova de Secretariado Executivo ENADE 2012 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2012QUESTÃO 09
Os anos de 1950 são lembrados como o período em que o Brasil adotou, de forma efetiva, o modelo desenvolvimentista industrial.

Foi nessa época que as indústrias pesadas estrangeiras, de diferentes ramos, instalaram-se no país para produzir carros, caminhões, materiais elétricos e eletrônicos, eletrodomésticos, produtos químicos, farmacêuticos e alimentícios.

O processo de produção dessas indústrias tinha necessidade urgente de mão de obra, que auxiliasse os processos técnicos e administrativos, para garantir a meta produtiva.

Com esse intuito, surgiram cursos de datilografia, de taquigrafia, de arquivo, de agenda, entre outros, para capacitar tecnicamente pessoas que pudessem colaborar no processo operacional das atividades administrativas.

É nesse cenário desenvolvimentista que a atividade secretarial dá seus primeiros passos, difunde-se, organiza-se e consolida-se como profissão.

Ao tratar do contexto histórico sobre a origem da profissão de Secretariado no Brasil, o texto aponta para

A) a irrelevância das conjunturas econômicas para surgimento da profissão no país.

B) um período desenvolvimentista industrial em que se tinha necessidade de profissionais com perfil gerencial.

C) nova cultura organizacional que atualmente define e consolida o perfil operacional da profissão.

D) uma relação estreita entre as demandas do setor produtivo e a configuração da profissão.

E) a ascensão das indústrias de transformação primária de matérias-primas, destinadas à exportação, durante o processo de surgimento da profissão no país.


ENADE 2012 - QUESTÃO 10
Segundo Everett C. Hughes, as profissões, talvez mais do que os outros tipos de ocupações, também reclamam um amplo mandato legal, moral e intelectual. Não apenas os praticantes, através da admissão ao círculo encantado da profissão, exercem individualmente autoridade para fazer coisas que outros não fazem, mas coletivamente presumem dizer à sociedade o que é bom e correto para ela em um amplo e importante aspecto da vida. Na verdade, eles definem os próprios termos de pensar sobre isso. Quando uma tal presunção é garantida como legítima, surge uma profissão em seu sentido completo.
HAGEN, A. M. M. Disponível em: <http://www.sbsociologia.com.br/portal/>.
Acesso em: 15 jul. 2012 (adaptado).

Considerando as informações do texto e o processo de regulamentação da profissão de Secretariado (Lei n.º 7.377, de 30/09/1985, com as modificações introduzidas pela Lei n.º 9.261, de 10/01/1996), avalie as afirmações a seguir.

I. A garantia dos direitos e deveres de uma profissão institui-se a partir de sua consolidação legal, moral e intelectual.

II. A lei de regulamentação resulta do compartilhamento de valores e interesses comuns de um grupo que se identifica por sua formação e prática profissional.

III. A essência do reconhecimento de uma profissão está na declaração do domínio teórico e prático dos que a exercem, que reclamam o direito legal e exclusivo para exercê-la.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 11
Leia os textos abaixo para responder à questão. 

Adequação (s.f.) Ato ou efeito de adequar(-se); adaptação - ajustamento disciplinado a; acomodação, conformidade. Postura (s.f.) Modo de pensar, de proceder; ponto de vista, opinião, posicionamento.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p.81.

Cabe ao profissional zelar pelo prestígio e responsabilidade de sua profissão, tratando-a sempre como um dos bens mais nobres, contribuindo, com o exemplo de seus atos, para elevar a categoria; obedecendo aos preceitos morais e legais.

Considerando as informações acima, avalie as afirmações a seguir. 

I. A postura profissional compreende ações de caráter físico, comportamental e intelectual. 

II. A postura profissional adequada ao Secretariado procede mais de ações coletivas do que de ações individuais.

III. A postura profissional inclui a capacidade de o indivíduo compreender o seu contexto de trabalho, para adotar comportamento adequado à sua função e ao ambiente profissional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 12
Suponha que um profissional de Secretariado Executivo tenha desenvolvido as seguintes atividades na organização em que trabalha:

• propôs um plano de férias para os secretários, organizando um plano de substituição de postos e rodízio nas áreas;

• participou dos eventos comemorativos da empresa e contribuiu com informações para a sua organização ;

• otimizou a qualidade das reuniões corporativas, organizando calendários, realizando follow-up de ações agendadas, incentivando a pontualidade;

• propôs e organizou programa de treinamento para office-boys e auxiliares administrativos;

• coletou e organizou dados para atualização da página da empresa na Internet, jornal interno e mural;

• incentivou a reciclagem de lixo e o uso consciente de recursos naturais;

• sugeriu projetos de cidadania;

• organizou calendário comemorativo para os aniversariantes da equipe.

De acordo com a situação acima exposta, constata-se que o profissional é

I. ativo, integrador e assessor.

II. operacional, reativo e técnico.

III. comunicador, empreendedor e cogestor.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 13
Código de ética do profissional de Secretariado

Art. 10 - Compete ao profissional, no pleno exercício de suas atividades:

Identificar-se com a filosofia empresarial, sendo um agente facilitador e colaborador na implantação de mudanças administrativas e políticas;

Agir como elemento facilitador das relações interpessoais na sua área de atuação;

Atuar como figura-chave no fluxo de informações, desenvolvendo e mantendo de forma dinâmica e contínu os sistemas de comunicação.
Código de ética do profissional de Secretariado. Disponível em:
<http://www.eticus.com/documentacao.php?tema=3&doc=106>.
Acesso em: 25 jun. 2012 (adaptado).

Considerando os itens do artigo acima transcrito, avalie as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. O profissional de Secretariado Executivo, no exercício de suas funções, tem atuação essencial dentro de uma organização, cabendo-lhe responsabilidades que vão além do nível operacional.

PORQUE 

II. O profissional de Secretariado Executivo é o responsável pela implantação de políticas de relações interpessoais dentro da empresa.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 14
No ano de 2009, a Polícia Federal brasileira montou uma operação, denominada Operação Castelo de Areia, para investigar crimes financeiros e lavagem de dinheiro, supostamente praticados por executivos, doleiros e políticos brasileiros.

Por meio de investigações, reuniu documentos que reforçaram as suspeitas de ações financeiras ilícitas, que envolviam empresários, secretários e políticos. Na época, uma famosa construtora apareceu no centro da operação, que ganhou destaque na mídia.

Entre os envolvidos, a secretária de um dos executivos da construtora foi indiciada por ter facilitado o esquema ao ter agendado encontros de diretores da empresa com doleiros.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br>.
Acesso em: 10 jul. 2011 (adaptado).

Considerando o suposto comportamento da secretária apresentado no texto acima, constata-se que ela, caso se comprove a acusação, violou o artigo do código de ética do profissional de Secretariado que estabelece que

A) compete ao profissional participar de movimentos sociais e(ou) estudos que se relacionem com o seu campo de atividade profissional.

B) é vedado ao profissional assinar documentos que possam resultar no comprometimento da dignidade profissional da categoria.

C) compete ao profissional, no pleno exercício de suas atividades: a) identificar-se com a filosofia empresarial, sendo um agente facilitador e colaborador na implantação de mudanças administrativas e políticas; b) agir como elemento facilitador das relações interpessoais na sua área de atuação; c) atuar como figura-chave no fluxo de informações desenvolvendo e mantendo de forma dinâmica e contínua os sistemas de comunicação.

D) são deveres fundamentais das secretárias e secretários: a) considerar a profissão como um fim para a realização profissional; b) direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética.

E) compete às secretárias e secretários: a) manter entre si a solidariedade e o intercâmbio, como forma de fortalecimento da categoria; b) estabelecer e manter um clima profissional cortês, no ambiente de trabalho, não estimulando discórdia e desentendimento profissionais; c) respeitar a capacidade e as limitações individuais, sem preconceito de cor, religião, cunho político ou posição social; d) estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e competência.


ENADE 2012 - QUESTÃO 15
A gestão do tempo consiste em registrá-lo, controlá-lo e melhorar a sua utilização. Nesse sentido, é importante a diferenciação que a área de Administração estabelece entre o que é urgente, importante e prioritário. Esses conceitos estão relacionados

I. ao tempo, ao prazo de execução e de início de uma tarefa.

II. a metodologias que contribuem para atingir os objetivos profissionais ou pessoais.

III. à combinação do grau de urgência e importância da tarefa a ser realizada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 16
Os eventos são ocasiões relevantes para a geração e promoção de negócios. Com os recursos tecnológicos atuais, uma opção para eventos corporativos é a videoconferência. Esse tipo de recurso proporciona redução de custos com deslocamentos de conferencistas e com participantes externos às organizações, além de possibilitar maior abrangência de público.

Para a organização de uma videoconferência,

A) é necessária a presença de pessoal técnico qualificado para preparar a infraestrutura e operar com recursos tecnológicos.

B) é necessário emitir convites impressos, como em qualquer outro tipo de evento.

C) é desnecessário providenciar a decoração do espaço, já que o evento ocorre a distância.

D) é desnecessário utilizar o check-list, pois se trata de evento com programação a distância.

E) é desnecessária a reserva de local específico para o público e conferencistas, já que o evento ocorre a distância.


ENADE 2012 - QUESTÃO 17
A qualidade da interação entre os envolvidos em relações de negócios é um fator relevante para o sucesso de uma parceria ou de um intento comercial.

Na atualidade, as tecnologias e a abertura de fronteiras proporcionam novos padrões para a sociabilização, conduzindo à necessidade de etiqueta profissional adequada à diversidade cultural.

Exemplo disso é o aumento do interesse de brasileiros por costumes chineses, servindo como preparação para o cenário de expansão dos negócios entre Brasil e China.

Considerando o emprego de etiqueta profissional em relações de negócios, avalie as afirmações abaixo.

I. O emprego de etiqueta profissional em apresentações, mesmo entre indivíduos de diferentes culturas, estabelece que a precedência é hierárquica.

II. Em reuniões de negócios com parceiros empresariais estrangeiros, deve-se imitar seus costumes, para deixá-los à vontade.

III. Em encontros de negócios, independentemente de cultura, o cumprimento deve ser um aperto de mão, e os assuntos devem-se restringir ao âmbito profissional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 18
Suponha que a secretária executiva de um grande grupo empresarial que patrocinará ações em nível nacional para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, tenha ficado responsável por organizar uma solenidade para a apresentação das propostas do grupo e que na ocasião, haja uma mesa de honra para a qual serão convidados:

- o Ministro dos Esportes;

- o Governador do Estado em que se realizará a solenidade;

- o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado em que se realizará a solenidade;

- o Diretor-Presidente do grupo empresarial;

- o Vice-Presidente do grupo empresarial;

- o representante da Federação Internacional de Futebol no Brasil (FIFA);

- o Prefeito da cidade onde será realizada a solenidade.

enade

Considerando a situação hipotética e de acordo com o esquema acima, conclui-se que a composição correta da mesa de honra corresponderá à seguinte ordem de convidados:

A) 1. Diretor-Presidente do grupo empresarial;
2. Vice-Presidente do grupo empresarial;
3. Ministro dos Esportes;
4. Governador;
5. Presidente da Assembleia Legislativa;
6. Prefeito;
7. Representante da FIFA no Brasil.

B) 1. Governador;
2. Diretor-Presidente do grupo empresarial;
3. Ministro dos Esportes;
4. Presidente da Assembleia Legislativa;
5. Prefeito;
6. Vice-Presidente do grupo empresarial;
7. Representante da FIFA no Brasil.

C) 1. Ministro dos Esportes;
2. Governador;
3. Presidente da Assembleia Legislativa;
4. Prefeito;
5. Diretor-Presidente do grupo empresarial;
6. Vice-Presidente do grupo empresarial;
7. Representante da FIFA no Brasil.

D) 1. Governador;
2. Diretor-Presidente do grupo empresarial;
3. Representante da FIFA no Brasil;
4. Ministro dos Esportes;
5. Presidente da Assembleia Legislativa;
6. Prefeito;
7. Vice-Presidente do grupo empresarial.

E) 1. Governador;
2. Diretor-Presidente do grupo empresarial;
3. Representante da FIFA no Brasil;
4. Ministro dos Esportes;
5. Prefeito;
6. Presidente da Assembleia Legislativa;
7. Vice-Presidente do grupo empresarial.


ENADE 2012 - QUESTÃO 19
A história da profissão de Secretariado acompanhou a evolução tecnológica que revolucionou os processos administrativos e operacionais das organizações.

Certamente, um dos fatores que mais contribuíram para a mudança do perfil de secretários e secretérias, ao longo das décadas, foi o avanço tecnológico, pois as técnicas e a rotina da profissão foram diretamente impactadas com as atuais ferramentas que a tecnologia oferece.

Saber usar softwares é exigência fundamental para esse profissional, pois suas atividades de assessoria dependem muito do desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com esses aparatos e, consequentemente, agir como elemento facilitador dos processos administrativos.

De acordo com essas informações,

A) o avanço do perfil do profissional de Secretariado é um processo que prescinde do progresso tecnológico.

B) o domínio de softwares é uma necessidade do profissional de Secretariado com perfil tecnicista e operacional.

C) a rotina de secretários e secretárias exige conhecimento técnico de softwares e equipamentos tecnológicos.

D) o perfil moderno do profissional de Secretariado deve valorizar a tecnologia em detrimento de conhecimentos acadêmicos.

E) as transformações tecnológicas são importantes para se entender os desafios que o profissional de Secretariado enfrenta na atualidade.


ENADE 2012 - QUESTÃO 20
Na elaboração de um plano de negócios, a assessoria executiva deve levar em consideração as especificidades de cada tipo de organização. Para atuar no setor público, espera-se que o secretário executivo conheça os princípios desse tipo de gestão.

Conforme os princípios constitucionais da Administração Pública, o secretário deve observar a

A) assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade.

B) eficiência, publicidade, produtividade, disciplina e responsabilidade.

C) legalidade, impessoalidade, moralidade, produtividade, disciplina e responsabilidade.

D) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficácia e disciplina.

E) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.


ENADE 2012 - QUESTÃO 21
Uma pesquisa foi realizada com um grupo de secretários de várias empresas privadas com o objetivo de analisar a capacidade desses profissionais para administrar, como mediadores, os conflitos interpessoais.

Após a aplicação de um questionário em que os informantes deveriam descrever as estratégias que utilizam para resolver os conflitos, as respostas foram agrupadas em dois segmentos:

Grupo A

“Eu tento gerir os conflitos com diálogo, sem procurar apontar culpados, mas soluções.”

“Minha estratégia é identificar os motivos dos conflitos, tendo sempre em foco a busca de soluções.” 

Grupo B

“Na maior parte das vezes, eu procuro não me envolver nos conflitos.” 

“Não tomo nenhuma atitude; passo cada caso para a instância responsável, pois não cabe a mim resolver esse tipo de problema.” 

A partir da análise dos dois grupos de respostas da pesquisa, no que diz respeito às estratégias de administração de conflitos por profissionais de Secretariado, verifica-se que

A) os informantes do grupo B optam por administrar o conflito pelo evitamento, ou seja, resolvem não aderir à divergência para evitar o confronto.

B) os informantes dos dois grupos demonstram consciência de que não existe estratégia amplamente eficaz, já que nem sempre o que funciona em um caso pode ser aplicado a outro.

C) os informantes de ambos os grupos apontam para a necessidade de análise do contexto conflituoso como estratégia principal para a solução do conflito, o que demonstra consciência da interação que o secretário proporciona entre públicos internos.

D) os informantes do grupo A tendem a administrar o conflito pela solução da sua causa, tendo em vista oatendimento dos interesses das partes divergentes bem como a integração harmoniosa entre elas.

E) os informantes dos dois grupos distinguem duas dimensões que caracterizam a administração do conflito: a assertividade, relacionada ao objetivo de satisfazer os interesses individuais, e a cooperação, relacionada ao objetivo de satisfazer os interesses do outro.


ENADE 2012 - QUESTÃO 22
Durante o processo de implantação de gestão de qualidade em uma empresa, o secretário executivo, que lidera a equipe de demais secretários de diretorias, constatou que havia dificuldade no cumprimento das rotinas secretariais das diretorias da empresa, uma vez que o secretário de cada uma delas era solicitado a desempenhar outras tarefas na organização.

Propôs-se, então, o sistema de atendimento em secretaria geral, instalada em um único local, onde todos os secretários assessorariam todos os diretores e o presidente. Isso garantiria a presença permanente de, pelo menos, um dos secretários para atender ao corpo dirigente da empresa.

Sob o novo sistema, porém, verificou-se alto índice defalhas dos secretários dos diretores e do presidente. Ao analisar a situação, o secretário executivo não conseguiu identificar o problema, pois as tarefas secretariais já eram conhecidas por todos os demais secretários .

Diante desse cenário hipotético, e com vistas à solução do gerenciamento das novas práticas no setor, é necessário que

A) o secretário executivo prepare e conscientize todos os envolvidos no processo de mudança para o assessoramento sob o novo sistema.

B) os membros da equipe de secretariado conheçam a dimensão das tarefas e responsabilidades de assessoramento.

C) o secretário executivo substitua os membros da equipe de assessoramento para o novo sistema.

D) o secretário executivo conheça a personalidade dos membros da equipe para avaliar se podem atuar em assessoramento.

E) o secretário executivo avalie o grau de satisfação dos membros da equipe quando atuam em assessoramento.


ENADE 2012 - QUESTÃO 23
Os requisitos de informação variam de acordo com o nível administrativo em que a decisão ocorre. Os gerentes de níveis operacional, tático e estratégico necessitam de sistemas de informações com diferentes características.

Diante do exposto, é fundamental que um assessor de gerente de nível estratégico considere as informações

I. ligadas ao controle e às atividades da empresa, para alcançar padrões de funcionamento preestabelecidos, com controles que propiciem condições para a realização adequada dos trabalhos diários da organização e que forneçam pormenores sobre um dado, uma tarefa ou uma atividade.

II. que ocorram no nível intermediário e produzam efeitos a médio prazo e de menor impacto na estratégia da organização, sintetizadas por unidade departamental, de um negócio ou de uma atividade da empresa.

III. que gerem atos de efeito duradouro, a partir do planejamento que envolve toda a estruturaorganizacional, com informações macro.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 24
O profissional de Secretariado Executivo, em suas funções diárias, contribui como agente facilitador da disseminação de informações em ambientes da organização. O fluxo de informações de organizações é intenso e dinâmico, produzido nos ambientes internos e externos.

A despreocupação com a correta disseminação de informações, principalmente com as procedentes de ambientes externos, pode gerar impactos que comprometam os processos administrativos, os relacionamentos pessoais, além de desviarem o foco sobre as atividades. 

O processo seletivo para a disseminação eficiente da informação contribui para seu direcionamento assertivo e, consequentemente, favorece o conhecimento necessário à tomada de decisões. Nesse sentido, para o gerenciamento correto de informações, o profissional de Secretariado necessita

A) ter perfil acadêmico e operacional.

B) monopolizar as informações internas da empresa.

C) ter conhecimento superficial dos negócios da empresa.

D) atualizar-se esporadicamente sobre as atividades de seu departamento.

E) reconhecer e diferenciar tarefas urgentes, importantes e de rotina.


ENADE 2012 - QUESTÃO 25
Segundo alguns autores, o novo perfil do secretário executivo caracteriza-se pela polivalência, o que inclui a utilização dos conhecimentos secretariais para:

• análise, diagnóstico e elaboração, com propóstas de estratégias que possibilitem melhorias;

• participação no processo de planejamento, organização, direção e controle;

• atuação junto a pessoas em cargo de decisão, auxiliando-as com conhecimentos de sua área de especialidade.

As atividades referidas acima correspondem, respectivamente, na ordem em que foram listadas, a

A) consultoria, empreendedorismo, assessoria.

B) consultoria, gestão, assessoria.

C) assessoria, consultoria, gestão.

D) consultoria, empreendedorismo, gestão.

E) gestão, assessoria, consultoria.


ENADE 2012 - QUESTÃO 26
O ciclo vital de uma informação inicia-se com a criação e termina com o seu descarte ou a sua conservação. A ordenação da informação em cada  fase desse ciclo é base para um sistema de gestão queidentifique, classifique e disponibilize as informações aos seus usuários.

No ano de 2008, o volume total de informações produzidas por empresas de todo o mundo foi maior do que todo o espaço físico de armazenamento de dados existente em discos rígidos, CDs, DVDs e outros dispositivos de memória, de acordo com a consultoria IDC.

Em 2009, segundo dados dessa empresa, aproximadamente 70% das organizações não possuíam políticas estruturadas para o descarte de informações e, por isso, acumulavam custos altos para mantê-las armazenadas. Separar as informações que podem ser descartadas daquelas que devem ser mantidas pode parecer impossível, mas não é.
LAHIFF, T. A necessidade de criar políticas para descarte de dados.
Disponível em: <http://cio.uol.com.br/gestao/2009/09/24>.
Acesso em: 30 jan. 2010 (adaptado).

Na fase de descarte, um dos aspectos que deve compor a análise de uma informação é o

A) seu suporte, pois dele depende a longevidade de cada informação.

B) seu valor, pois ele determina os interesses legais e administrativos da organização.

C) local em que ela se encontra, pois dele depende a viabilidade de acesso pelo usuário.

D) espaço que ela ocupa, pois ele determina os interesses econômicos e ambientais da organização.

E) seu registro, pois ele determina a memória dos atos legais e administrativos da organização.


ENADE 2012 - QUESTÃO 27
Uma secretária tem em mãos o seguinte modelo de carta usado na empresa onde trabalha.

enade

Tendo havido mudança na administração da empresa, foi solicitado à secretária que melhorasse o texto, de modo a torná-lo mais direto, claro e objetivo. Qual das seguintes opções atende a essa solicitação?

A) Recebemos sua correspondência de 15/08/2012, com a solicitação de número 124.

Após a análise do pedido, comunicamos que nosso parecer foi desfavorável.

Para tanto, cabem as providências anexas.

B) Através da presente, acusamos o recebimento de sua correspondência de 15/08/2012, com a solicitação de número 124.

Após a análise do pedido, comunicamos que nosso parecer é desfavorável. Portanto, cabem as providências anexo.

C) Vimos, pela presente, acusar o recebimento de sua correspondência de 15/08/2012, com a solicitação de número 124, e, após a análise do pedido, comunicamos que nosso parecer é desfavorável.

Portanto, cabem as providências em anexo.

D) Comunicamos o recebimento de sua correspondência de 15/08/2012. Nela, consta a solicitação de número 124, onde, após análise, nosso parecer foi desfavorável. 

Por isso cabem as providências em anexo.

E) Informamos que recebemos sua correspondência datada de 15/08/2012. Ela contém a solicitação número 124, que foi analisada e que teve parecer desfavorável.


Após a análise do pedido, comunicamos que nosso parecer foi desfavorável.

Para tanto, cabem as providências anexas.

ENADE 2012 - QUESTÃO 28
A redundância estilística ou retórica é uma das formas mais comuns de prolixidade. Confundindo-se às vezes com o pleonasmo típico, ela consiste não apenas em explicitar em demasia, em detalhar superfluamente, em acrescentar ideias já claramente subentendidas, logicamente deduzíveis, mas também em sobrecarregar a frase com adjetivos e advérbios, com acumulação de sinônimos e repetição de palavras sem qualquer efeito enfático.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 15 ed. Rio de Janeiro: FGV, 1992.

Considerando o conceito de redundância apresentado no texto, analise o aviso a seguir.

enade



Qual das versões abaixo reproduz, de forma concisa, as informações essenciais desse aviso?

A) Solicitamos aos funcionários do setor de transporte que entreguem os documentos até o dia 20 de julho de 2012.

B) Informamos que os funcionários devem entregar os documentos solicitados pela portaria 13/2012 até o dia 20 de julho de 2012.

C) Informamos os funcionários do setor de transporte que não entregaram os documentos (portaria 13/2012) e solicitamos a rápida entrega até o dia 20 de julho de 2012.

D) Solicitamos aos funcionários do setor de transporte que ainda não entregaram os documentos solicitados pela portaria 13/2012 que o façam até o dia 20 de julho de 2012.

E) Informamos que ainda existem oito funcionários do setor de transporte que não entregaram os  documentos solicitados pela portaria 13/2012 esolicitamos que esses importantes documentos sejam entregues até o dia 20 de julho de 2012.


ENADE 2012 - QUESTÃO 29
É uma verdade incontestável que as mídias sociais são hoje uma ponte entre consumidores e empresas. Nenhum outro veículo permitiu antes tamanha interatividade, transparência e igualdade de expressão.

Assim, um usuário do Twitter ou Facebook, por exemplo, ao utilizar essas mídias, não deseja apenas encontrar uma empresa nas redes sociais.

Por um lado, ao estabelecer um contato, deseja “conversar” com ela; por outro lado, quer ver atendidos os seus anseios. O comentário dos clientes, qualquer que seja pode constituir uma valorosa oportunidade para a empresa fidelizar seu consumidor, por meio da resposta.
Jornal da Tarde, 01/07/2012, p. 2A (adaptado).

Nesse parágrafo, os dois trechos sublinhados podem ser corretamente substituídos, sem mudança de sentido, respectivamente, por

A) logo; embora.

B) caso; outrossim.

C) portanto; além disso.

D) conforme; enquanto.

E) por conseguinte; ainda que.


ENADE 2012 - QUESTÃO 30

enade

What is the objective of this memo?

A) To put all the employees on probation.

B) To introduce the manager – Jason Johnson.

C) To inform a policy change in the company.

D) To inform the benefits to new staff members.

E) To inform the employees the expiration date of their work.


ENADE 2012 - QUESTÃO 31
A caracterização de estratégias que considerem níveis organizacionais avançou nas últimas décadas, sendo corrente a utilização de denominações como estratégias corporativas ou empresariais, estratégias de negócios e estratégias funcionais.

Avalie as seguintes afirmações acerca de estratégias funcionais relacionadas a Marketing, Gestão de Pessoas, Produção e Finanças.

I. Na área de Marketing, são utilizadas estratégias associadas ao gerenciamento de clientes e mercados, em que incluem aspectos relativos a mecanismos relacionais, precificação, orientação para o mercado e inovação de produtos e serviços.

II. Na área de Gestão de Pessoas, são utilizadas estratégias associadas ao gerenciamento do capital humano, em que incluem aspectos relativos a remuneração variável, desenvolvimento de competências individuais ou de grupos, melhoria de processos e qualidade de vida no trabalho.

III. Na área de Produção, são utilizadas estratégias da esfera da engenharia de produção, que englobam aspectos integrados de nível corporativo, dado o entendimento de que os diversos processos realizados em uma organização são atividades de produção.

IV. Na área de Finanças, são tomadas decisões estratégicas associadas aos ativos da organização, que englobam aspectos relativos a investimento e desinvestimento, concessão e captação de crédito, geração de valor e risco.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 32
Permitir a empresa que ela alcance presença singular no mercado é uma estratégia de posicionamento considerada bem-sucedida em marketing.

O posicionamento é o desenvolvimento de uma imagem na mente do consumidor que seja diferenciada em relação aos produtos oferecidos pela concorrência.

De acordo com o conceito de estratégia de posicionamento, uma empresa deve

I. estar disposta a experimentar, corrigindo rapidamente os erros a partir das respostas do mercado.

II. basear-se em fatores intangíveis, como liderança tecnológica ou qualidade.

III. ser responsável por posicionar o produto, já que não é função do mercado posicioná-lo.

IV. delimitar um público específico como alvo de seu produto.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, II e IV


ENADE 2012 - QUESTÃO 33
A cultura organizacional ou cultura corporativa pode ser entendida, de forma geral, como o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros de uma organização.

Em outras palavras, pode-se dizer também que a cultura organizacional é o modo de pensar e agir institucionalizado em uma dada organização. O clima organizacional diz respeito aos fenômenos de natureza objetiva e subjetiva que se formam nas organizações.

Ele pode ser entendido como o reflexo do estado de ânimo e do grau de satisfação dos sujeitos em interrelação. Os estudos atuais têm destacado a intrínseca relação entre cultura e clima organizacional. 

Acerca desse assunto, avalie as seguintes afirmações.

I. O clima organizacional é uma característica psicológica do ambiente organizacional constituído pelas percepções dos sujeitos acerca das propriedades do ambiente. O conjunto de percepções pode formar a cultura organizacional. Por essa razão, a condição para a mudança de clima é a mudança de cultura.

II. As características da cultura organizacional são profundas e enraizadas; por isso, é difícil ocorrer mudanças culturais. As características do clima são transitórias, mas intrínsecas às culturas.

III. A cultura organizacional costuma manter-se durante toda a existência de uma organização ou, pelo menos, durante parte dela, embora possa também sofrer mudanças. O clima organizacional é conjuntural e, embora seja relacionado à cultura, pode ser modificado.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 34
Na água limpa de um riacho, um cordeiro matava a sede, quando saiu do mato um lobo faminto.

— Como ousa sujar a água que estou bebendo? — rosnou o lobo — Isso não vai ficar assim!

— Senhor! — implorou o cordeiro – Desculpe-me, mas acho que está enganado. Estou bebendo a quase dez palmos abaixo, não posso sujar a água.

— Não importa. Tenho raiva de você. Não esqueci que me insultou no ano passado, seu fingido!

— Mas, no ano passado, eu nem tinha nascido.

— Pois então foi seu irmão.

— Não tenho irmão, senhor.

— Chega de blá-blá-blá. Estou perdendo a paciência!

— Não se zangue, por favor, me desculpe!

— Não foi seu irmão? Foi o seu pai ou seu avô então — disse o lobo. E devorou o cordeiro.
(Fábula do senso comum)

A fábula acima explicita uma relação de poder que se caracteriza pelo(a)

A) coerção, exercida por meio de ameaças e punições; uma forma de poder em que a imposição predomina sobre a negociação.

B) recompensa, com base na expectativa de que a parte mais débil se submeta diante da oferta de vantagens.

C) autoridade formal, atribuída àquele que tem capacidade de realizar tarefas e de manter a coesão do grupo.

D) liderança, reconhecido por meio de carisma pessoal, que fascina e atrai os subordinados com o objetivo de submetê-los.

E) competência, demonstrada por aquele que detém conhecimentos e habilidades especiais reconhecidos como favoráveis para conduzir os subordinados a agirem da maneira que lhe convém.


ENADE 2012 - QUESTÃO 35
Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard, questionou a visão tradicional de inteligência, de que esta é pautada pelas habilidades linguística e lógicomatemáticas, e a concebeu de outra forma, ou seja, a partir das habilidades para resolver problemas ou criar produtos significativos em diversas situações socioculturais. Trata-se da conhecida teoria das inteligências múltiplas.

As múltiplas inteligências (linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal) envolvem processos cognitivos próprios, e cada ser humano dispõe de grau variado de cada uma delas e de maneiras próprias de combiná-las e utilizá-las para a solução de um problema. Embora as inteligências sejam relativamente independentes uma das outras, raramente funcionam de forma isolada.

Atualmente, as inteligências inter e intrapessoais têm sido objeto de discussão em organizações modernas, tendo em vista permitirem a compreensão e melhoria dos processos de relação entre as pessoas, principalmente no ambiente de trabalho.

A inteligência interpessoal, de forma geral, relaciona-se com a habilidade de perceber as intenções e os desejos de outras pessoas e, consequentemente, saber utilizar essa percepção para agir e reagir de forma apropriada em relações interpessoais. A inteligência intrapessoal tem relação com a habilidade de reconhecer os própriossentimentos e atitudes, e, consequentemente, saber utilizá-los para melhor convivência social.

Considerando a noção de inteligências múltiplas, principalmente no que diz respeito às inteligências inter e intrapessoal, avalie as seguintes afirmações.

I. Exercer o autocontrole, perceber intenções alheias, distinguir e colaborar com as necessidades do outro, descobrir desejos e anseios alheios para poder reagir de forma empática são habilidades que se relacionam com a noção de inteligências múltiplas.

II. Conhecer, analisar e distinguir os sentimentos do outro para controlar as próprias reações em relação a ele e exercer liderança de modo a favorecer o trabalho em equipe são habilidades que se relacionam com as inteligências inter e intrapessoais.

III. Identificar os próprios sentimentos positivos, as próprias limitações para aprender tarefas difíceis, observar a experiência profissional do outro e utilizá-la como modelo para a realização das próprias tarefas são habilidades que se relacionam com as inteligências interpessoais.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


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ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto 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INDAGAÇÃO: Prova de Secretariado Executivo ENADE 2012 com Gabarito
Prova de Secretariado Executivo ENADE 2012 com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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