Prova de Secretariado Executivo ENADE 2012 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 e...
Prova de Secretariado Executivo ENADE 2012 com Gabarito
OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na
prova de Formação Geral que você pode acessar
clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de
resposta.
ENADE 2012 - QUESTÃO 09
Os anos de 1950 são lembrados como o período em que o Brasil
adotou, de forma efetiva, o modelo desenvolvimentista industrial.
Foi
nessa época que as indústrias pesadas estrangeiras, de diferentes ramos,
instalaram-se no país para produzir carros, caminhões, materiais
elétricos e eletrônicos, eletrodomésticos, produtos químicos,
farmacêuticos e alimentícios.
O processo de produção dessas indústrias
tinha necessidade urgente de mão de obra, que auxiliasse os processos
técnicos e administrativos, para garantir a meta produtiva.
Com esse intuito, surgiram cursos de datilografia, de taquigrafia, de
arquivo, de agenda, entre outros, para capacitar tecnicamente pessoas
que pudessem colaborar no processo operacional das atividades
administrativas.
É nesse cenário desenvolvimentista que a atividade
secretarial dá seus primeiros passos, difunde-se, organiza-se e
consolida-se como profissão.
Ao tratar do contexto histórico sobre a origem da profissão de
Secretariado no Brasil, o texto aponta para
A) a irrelevância das conjunturas econômicas para surgimento da
profissão no país.
B) um período desenvolvimentista industrial em que se tinha necessidade
de profissionais com perfil gerencial.
C) nova cultura organizacional que atualmente define e consolida o
perfil operacional da profissão.
D) uma relação estreita entre as demandas do setor produtivo e a
configuração da profissão.
E) a ascensão das indústrias de transformação primária de
matérias-primas, destinadas à exportação, durante o processo de
surgimento da profissão no país.
ENADE 2012 - QUESTÃO 10
Segundo Everett C. Hughes, as profissões, talvez mais do que os outros
tipos de ocupações, também reclamam um amplo mandato legal, moral e
intelectual. Não apenas os praticantes, através da admissão ao círculo
encantado da profissão, exercem individualmente autoridade para fazer
coisas que outros não fazem, mas coletivamente presumem dizer à
sociedade o que é bom e correto para ela em um amplo e importante
aspecto da vida. Na verdade, eles definem os próprios termos de pensar
sobre isso. Quando uma tal presunção é garantida como legítima, surge
uma profissão em seu sentido completo.
HAGEN, A. M. M. Disponível em:
<http://www.sbsociologia.com.br/portal/>.
Acesso em: 15 jul. 2012 (adaptado).
Considerando as informações do texto e o processo de
regulamentação da profissão de Secretariado (Lei n.º 7.377, de
30/09/1985, com as modificações introduzidas pela Lei n.º 9.261, de
10/01/1996), avalie as afirmações a seguir.
I. A garantia dos direitos e deveres de uma profissão institui-se a
partir de sua consolidação legal, moral e intelectual.
II. A lei de regulamentação resulta do compartilhamento de valores e
interesses comuns de um grupo que se identifica por sua formação e
prática profissional.
III. A essência do reconhecimento de uma profissão está na declaração do
domínio teórico e prático dos que a exercem, que reclamam o direito
legal e exclusivo para exercê-la.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 11
Leia os textos abaixo para responder à questão.
Adequação (s.f.) Ato ou efeito de adequar(-se);
adaptação - ajustamento disciplinado a; acomodação,
conformidade. Postura (s.f.) Modo de pensar, de
proceder; ponto de vista, opinião, posicionamento.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa.
Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p.81.
Cabe ao profissional zelar pelo prestígio e responsabilidade de
sua profissão, tratando-a sempre como um dos bens mais nobres,
contribuindo, com o exemplo de seus atos, para elevar a categoria;
obedecendo aos preceitos morais e legais.
Considerando as informações acima, avalie as afirmações a
seguir.
I. A postura profissional compreende ações de caráter físico,
comportamental e intelectual.
II. A postura profissional adequada ao Secretariado procede mais de
ações coletivas do que de ações individuais.
III. A postura profissional inclui a capacidade de o indivíduo
compreender o seu contexto de trabalho, para adotar comportamento
adequado à sua função e ao ambiente profissional.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 12
Suponha que um profissional de Secretariado Executivo tenha
desenvolvido as seguintes atividades na organização em que trabalha:
• propôs um plano de férias para os secretários, organizando um plano de
substituição de postos e rodízio nas áreas;
• participou dos eventos comemorativos da empresa e contribuiu com
informações para a sua organização ;
• otimizou a qualidade das reuniões corporativas, organizando
calendários, realizando follow-up de ações agendadas, incentivando a
pontualidade;
• propôs e organizou programa de treinamento para office-boys e
auxiliares administrativos;
• coletou e organizou dados para atualização da página da empresa na
Internet, jornal interno e mural;
• incentivou a reciclagem de lixo e o uso consciente de recursos
naturais;
• sugeriu projetos de cidadania;
• organizou calendário comemorativo para os aniversariantes da equipe.
De acordo com a situação acima exposta, constata-se que o profissional é
I. ativo, integrador e assessor.
II. operacional, reativo e técnico.
III. comunicador, empreendedor e cogestor.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 13
Código de ética do profissional de Secretariado
Art. 10 - Compete ao profissional, no pleno exercício de suas
atividades:
Identificar-se com a filosofia empresarial, sendo um agente
facilitador e colaborador na implantação de mudanças administrativas
e políticas;
Agir como elemento facilitador das relações interpessoais na sua
área de atuação;
Atuar como figura-chave no fluxo de informações, desenvolvendo e
mantendo de forma dinâmica e contínu os sistemas de comunicação.
Código de ética do profissional de Secretariado. Disponível em:
<http://www.eticus.com/documentacao.php?tema=3&doc=106>.
Acesso em: 25 jun. 2012 (adaptado).
Considerando os itens do artigo acima transcrito, avalie as
asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. O profissional de Secretariado Executivo, no exercício de suas
funções, tem atuação essencial dentro de uma organização, cabendo-lhe
responsabilidades que vão além do nível operacional.
PORQUE
II. O profissional de Secretariado Executivo é o responsável pela
implantação de políticas de relações interpessoais dentro da empresa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma
justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição
falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição
verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 14
No ano de 2009, a Polícia Federal brasileira montou uma operação,
denominada Operação Castelo de Areia, para investigar crimes
financeiros e lavagem de dinheiro, supostamente praticados por
executivos, doleiros e políticos brasileiros.
Por meio de
investigações, reuniu documentos que reforçaram as suspeitas de
ações financeiras ilícitas, que envolviam empresários, secretários e
políticos. Na época, uma famosa construtora apareceu no centro da
operação, que ganhou destaque na mídia.
Entre os envolvidos, a
secretária de um dos executivos da construtora foi indiciada por ter
facilitado o esquema ao ter agendado encontros de diretores da
empresa com doleiros.
Disponível em: <http://www.estadao.com.br>.
Acesso em: 10 jul. 2011 (adaptado).
Considerando o suposto comportamento da secretária apresentado
no texto acima, constata-se que ela, caso se comprove a acusação,
violou o artigo do código de ética do profissional de Secretariado que
estabelece que
A) compete ao profissional participar de movimentos sociais e(ou)
estudos que se relacionem com o seu campo de atividade profissional.
B) é vedado ao profissional assinar documentos que possam resultar no
comprometimento da dignidade profissional da categoria.
C) compete ao profissional, no pleno exercício de suas atividades: a)
identificar-se com a filosofia empresarial, sendo um agente
facilitador e colaborador na implantação de mudanças administrativas e
políticas; b) agir como elemento facilitador das relações
interpessoais na sua área de atuação; c) atuar como figura-chave no
fluxo de informações desenvolvendo e mantendo de forma dinâmica e
contínua os sistemas de comunicação.
D) são deveres fundamentais das secretárias e secretários: a)
considerar a profissão como um fim para a realização profissional; b)
direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da
moral e da ética.
E) compete às secretárias e secretários: a) manter entre si a
solidariedade e o intercâmbio, como forma de fortalecimento da
categoria; b) estabelecer e manter um clima profissional cortês, no
ambiente de trabalho, não estimulando discórdia e desentendimento
profissionais; c) respeitar a capacidade e as limitações individuais,
sem preconceito de cor, religião, cunho político ou posição social; d)
estabelecer um clima de respeito à hierarquia com liderança e
competência.
ENADE 2012 - QUESTÃO 15
A gestão do tempo consiste em registrá-lo, controlá-lo e
melhorar a sua utilização. Nesse sentido, é importante a diferenciação
que a área de Administração estabelece entre o que é urgente,
importante e prioritário. Esses conceitos estão relacionados
I. ao tempo, ao prazo de execução e de início de uma tarefa.
II. a metodologias que contribuem para atingir os objetivos
profissionais ou pessoais.
III. à combinação do grau de urgência e importância da tarefa a ser
realizada.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 16
Os eventos são ocasiões relevantes para a geração e promoção de
negócios. Com os recursos tecnológicos atuais, uma opção para eventos
corporativos é a videoconferência. Esse tipo de recurso proporciona
redução de custos com deslocamentos de conferencistas e com
participantes externos às organizações, além de possibilitar maior
abrangência de público.
Para a organização de uma videoconferência,
A) é necessária a presença de pessoal técnico qualificado para
preparar a infraestrutura e operar com recursos tecnológicos.
B) é necessário emitir convites impressos, como em qualquer outro tipo
de evento.
C) é desnecessário providenciar a decoração do espaço, já que o evento
ocorre a distância.
D) é desnecessário utilizar o check-list, pois se trata de evento com
programação a distância.
E) é desnecessária a reserva de local específico para o público e
conferencistas, já que o evento ocorre a distância.
ENADE 2012 - QUESTÃO 17
A qualidade da interação entre os envolvidos em relações de
negócios é um fator relevante para o sucesso de uma parceria ou de um
intento comercial.
Na atualidade, as tecnologias e a abertura de
fronteiras proporcionam novos padrões para a sociabilização,
conduzindo à necessidade de etiqueta profissional adequada à
diversidade cultural.
Exemplo disso é o aumento do interesse de
brasileiros por costumes chineses, servindo como preparação para o
cenário de expansão dos negócios entre Brasil e China.
Considerando o emprego de etiqueta profissional em relações de
negócios, avalie as afirmações abaixo.
I. O emprego de etiqueta profissional em apresentações, mesmo entre
indivíduos de diferentes culturas, estabelece que a precedência é
hierárquica.
II. Em reuniões de negócios com parceiros empresariais estrangeiros,
deve-se imitar seus costumes, para deixá-los à vontade.
III. Em encontros de negócios, independentemente de cultura, o
cumprimento deve ser um aperto de mão, e os assuntos devem-se
restringir ao âmbito profissional.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 18
Suponha que a secretária executiva de um grande grupo
empresarial que patrocinará ações em nível nacional para a Copa do
Mundo de 2014, no Brasil, tenha ficado responsável por organizar uma
solenidade para a apresentação das propostas do grupo e que na
ocasião, haja uma mesa de honra para a qual serão convidados:
- o Ministro dos Esportes;
- o Governador do Estado em que se realizará a solenidade;
- o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado em que se realizará
a solenidade;
- o Diretor-Presidente do grupo empresarial;
- o Vice-Presidente do grupo empresarial;
- o representante da Federação Internacional de Futebol no Brasil
(FIFA);
- o Prefeito da cidade onde será realizada a solenidade.
Considerando a situação hipotética e de acordo com o esquema acima,
conclui-se que a composição correta da mesa de honra corresponderá à
seguinte ordem de convidados:
A) 1. Diretor-Presidente do grupo empresarial;
2. Vice-Presidente do grupo empresarial;
3. Ministro dos Esportes;
4. Governador;
5. Presidente da Assembleia Legislativa;
6. Prefeito;
7. Representante da FIFA no Brasil.
B) 1. Governador;
2. Diretor-Presidente do grupo empresarial;
3. Ministro dos Esportes;
4. Presidente da Assembleia Legislativa;
5. Prefeito;
6. Vice-Presidente do grupo empresarial;
7. Representante da FIFA no Brasil.
C) 1. Ministro dos Esportes;
2. Governador;
3. Presidente da Assembleia Legislativa;
4. Prefeito;
5. Diretor-Presidente do grupo empresarial;
6. Vice-Presidente do grupo empresarial;
7. Representante da FIFA no Brasil.
D) 1. Governador;
2. Diretor-Presidente do grupo empresarial;
3. Representante da FIFA no Brasil;
4. Ministro dos Esportes;
5. Presidente da Assembleia Legislativa;
6. Prefeito;
7. Vice-Presidente do grupo empresarial.
E) 1. Governador;
2. Diretor-Presidente do grupo empresarial;
3. Representante da FIFA no Brasil;
4. Ministro dos Esportes;
5. Prefeito;
6. Presidente da Assembleia Legislativa;
7. Vice-Presidente do grupo empresarial.
ENADE 2012 - QUESTÃO 19
A história da profissão de Secretariado acompanhou a evolução
tecnológica que revolucionou os processos administrativos e
operacionais das organizações.
Certamente, um dos fatores que mais
contribuíram para a mudança do perfil de secretários e secretérias, ao
longo das décadas, foi o avanço tecnológico, pois as técnicas e a
rotina da profissão foram diretamente impactadas com as atuais
ferramentas que a tecnologia oferece.
Saber usar softwares é exigência
fundamental para esse profissional, pois suas atividades de assessoria
dependem muito do desenvolvimento de competências e habilidades para
lidar com esses aparatos e, consequentemente, agir como elemento
facilitador dos processos administrativos.
De acordo com essas informações,
A) o avanço do perfil do profissional de Secretariado é um processo
que prescinde do progresso tecnológico.
B) o domínio de softwares é uma necessidade do profissional de
Secretariado com perfil tecnicista e operacional.
C) a rotina de secretários e secretárias exige conhecimento técnico de
softwares e equipamentos tecnológicos.
D) o perfil moderno do profissional de Secretariado deve valorizar a
tecnologia em detrimento de conhecimentos acadêmicos.
E) as transformações tecnológicas são importantes para se entender os
desafios que o profissional de Secretariado enfrenta na atualidade.
ENADE 2012 - QUESTÃO 20
Na elaboração de um plano de negócios, a assessoria executiva
deve levar em consideração as especificidades de cada tipo de
organização. Para atuar no setor público, espera-se que o secretário
executivo conheça os princípios desse tipo de gestão.
Conforme os princípios constitucionais da Administração Pública, o
secretário deve observar a
A) assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e
responsabilidade.
B) eficiência, publicidade, produtividade, disciplina e
responsabilidade.
C) legalidade, impessoalidade, moralidade, produtividade, disciplina e
responsabilidade.
D) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficácia e
disciplina.
E) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
ENADE 2012 - QUESTÃO 21
Uma pesquisa foi realizada com um grupo de secretários de
várias empresas privadas com o objetivo de analisar a capacidade
desses profissionais para administrar, como mediadores, os conflitos
interpessoais.
Após a aplicação de um questionário em que os
informantes deveriam descrever as estratégias que utilizam para
resolver os conflitos, as respostas foram agrupadas em dois segmentos:
Grupo A
“Eu tento gerir os conflitos com diálogo, sem procurar apontar
culpados, mas soluções.”
“Minha estratégia é identificar os motivos dos conflitos, tendo sempre
em foco a busca de soluções.”
Grupo B
“Na maior parte das vezes, eu procuro não me envolver nos
conflitos.”
“Não tomo nenhuma atitude; passo cada caso para a instância
responsável, pois não cabe a mim resolver esse tipo de
problema.”
A partir da análise dos dois grupos de respostas da pesquisa, no que
diz respeito às estratégias de administração de conflitos por
profissionais de Secretariado, verifica-se que
A) os informantes do grupo B optam por administrar o conflito pelo
evitamento, ou seja, resolvem não aderir à divergência para evitar o
confronto.
B) os informantes dos dois grupos demonstram consciência de que não
existe estratégia amplamente eficaz, já que nem sempre o que funciona
em um caso pode ser aplicado a outro.
C) os informantes de ambos os grupos apontam para a necessidade de
análise do contexto conflituoso como estratégia principal para a
solução do conflito, o que demonstra consciência da interação que o
secretário proporciona entre públicos internos.
D) os informantes do grupo A tendem a administrar o conflito pela
solução da sua causa, tendo em vista oatendimento dos interesses das
partes divergentes bem como a integração harmoniosa entre elas.
E) os informantes dos dois grupos distinguem duas dimensões que
caracterizam a administração do conflito: a assertividade, relacionada
ao objetivo de satisfazer os interesses individuais, e a cooperação,
relacionada ao objetivo de satisfazer os interesses do outro.
ENADE 2012 - QUESTÃO 22
Durante o processo de implantação de gestão de qualidade em uma
empresa, o secretário executivo, que lidera a equipe de demais
secretários de diretorias, constatou que havia dificuldade no
cumprimento das rotinas secretariais das diretorias da empresa, uma vez
que o secretário de cada uma delas era solicitado a desempenhar outras
tarefas na organização.
Propôs-se, então, o sistema de atendimento em
secretaria geral, instalada em um único local, onde todos os secretários
assessorariam todos os diretores e o presidente. Isso garantiria a
presença permanente de, pelo menos, um dos secretários para atender ao
corpo dirigente da empresa.
Sob o novo sistema, porém, verificou-se alto
índice defalhas dos secretários dos diretores e do presidente. Ao
analisar a situação, o secretário executivo não conseguiu identificar o
problema, pois as tarefas secretariais já eram conhecidas por todos os
demais secretários .
Diante desse cenário hipotético, e com vistas à solução do gerenciamento
das novas práticas no setor, é necessário que
A) o secretário executivo prepare e conscientize todos os envolvidos no
processo de mudança para o assessoramento sob o novo sistema.
B) os membros da equipe de secretariado conheçam a dimensão das tarefas
e responsabilidades de assessoramento.
C) o secretário executivo substitua os membros da equipe de
assessoramento para o novo sistema.
D) o secretário executivo conheça a personalidade dos membros da equipe
para avaliar se podem atuar em assessoramento.
E) o secretário executivo avalie o grau de satisfação dos membros da
equipe quando atuam em assessoramento.
ENADE 2012 - QUESTÃO 23
Os requisitos de informação variam de acordo com o nível
administrativo em que a decisão ocorre. Os gerentes de níveis
operacional, tático e estratégico necessitam de sistemas de
informações com diferentes características.
Diante do exposto, é fundamental que um assessor de gerente de nível
estratégico considere as informações
I. ligadas ao controle e às atividades da empresa, para alcançar
padrões de funcionamento preestabelecidos, com controles que propiciem
condições para a realização adequada dos trabalhos diários da
organização e que forneçam pormenores sobre um dado, uma tarefa ou uma
atividade.
II. que ocorram no nível intermediário e produzam efeitos a médio
prazo e de menor impacto na estratégia da organização, sintetizadas
por unidade departamental, de um negócio ou de uma atividade da
empresa.
III. que gerem atos de efeito duradouro, a partir do planejamento que
envolve toda a estruturaorganizacional, com informações macro.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 24
O profissional de Secretariado Executivo, em suas funções
diárias, contribui como agente facilitador da disseminação de
informações em ambientes da organização. O fluxo de informações de
organizações é intenso e dinâmico, produzido nos ambientes internos e
externos.
A despreocupação com a correta disseminação de informações,
principalmente com as procedentes de ambientes externos, pode gerar
impactos que comprometam os processos administrativos, os
relacionamentos pessoais, além de desviarem o foco sobre as
atividades.
O processo seletivo para a disseminação eficiente da informação
contribui para seu direcionamento assertivo e, consequentemente,
favorece o conhecimento necessário à tomada de decisões. Nesse
sentido, para o gerenciamento correto de informações, o profissional
de Secretariado necessita
A) ter perfil acadêmico e operacional.
B) monopolizar as informações internas da empresa.
C) ter conhecimento superficial dos negócios da empresa.
D) atualizar-se esporadicamente sobre as atividades de seu
departamento.
E) reconhecer e diferenciar tarefas urgentes, importantes e de rotina.
ENADE 2012 - QUESTÃO 25
Segundo alguns autores, o novo perfil do secretário executivo
caracteriza-se pela polivalência, o que inclui a utilização dos
conhecimentos secretariais para:
• análise, diagnóstico e elaboração, com propóstas de estratégias que
possibilitem melhorias;
• participação no processo de planejamento, organização, direção e
controle;
• atuação junto a pessoas em cargo de decisão, auxiliando-as com
conhecimentos de sua área de especialidade.
As atividades referidas acima correspondem, respectivamente, na ordem
em que foram listadas, a
A) consultoria, empreendedorismo, assessoria.
B) consultoria, gestão, assessoria.
C) assessoria, consultoria, gestão.
D) consultoria, empreendedorismo, gestão.
E) gestão, assessoria, consultoria.
ENADE 2012 - QUESTÃO 26
O ciclo vital de uma informação inicia-se com a criação e termina
com o seu descarte ou a sua conservação. A ordenação da informação
em cada fase desse ciclo é base para um sistema de gestão
queidentifique, classifique e disponibilize as informações aos seus
usuários.
No ano de 2008, o volume total de informações produzidas
por empresas de todo o mundo foi maior do que todo o espaço físico
de armazenamento de dados existente em discos rígidos, CDs, DVDs e
outros dispositivos de memória, de acordo com a consultoria IDC.
Em
2009, segundo dados dessa empresa, aproximadamente 70% das
organizações não possuíam políticas estruturadas para o descarte de
informações e, por isso, acumulavam custos altos para mantê-las
armazenadas. Separar as informações que podem ser descartadas
daquelas que devem ser mantidas pode parecer impossível, mas não é.
LAHIFF, T. A necessidade de criar políticas para descarte de dados.
Disponível em: <http://cio.uol.com.br/gestao/2009/09/24>.
Acesso em: 30 jan. 2010 (adaptado).
Na fase de descarte, um dos aspectos que deve compor a análise
de uma informação é o
A) seu suporte, pois dele depende a longevidade de cada informação.
B) seu valor, pois ele determina os interesses legais e
administrativos da organização.
C) local em que ela se encontra, pois dele depende a viabilidade de
acesso pelo usuário.
D) espaço que ela ocupa, pois ele determina os interesses econômicos e
ambientais da organização.
E) seu registro, pois ele determina a memória dos atos legais e
administrativos da organização.
ENADE 2012 - QUESTÃO 27
Uma secretária tem em mãos o seguinte modelo de carta
usado na empresa onde trabalha.
Tendo havido mudança na administração da empresa, foi solicitado à
secretária que melhorasse o texto, de modo a torná-lo mais direto,
claro e objetivo. Qual das seguintes opções atende a essa
solicitação?
A) Recebemos sua correspondência de 15/08/2012, com a solicitação de
número 124.
Após a análise do pedido, comunicamos que nosso parecer foi
desfavorável.
Para tanto, cabem as providências anexas.
B) Através da presente, acusamos o recebimento de sua
correspondência de 15/08/2012, com a solicitação de número 124.
Após a análise do pedido, comunicamos que nosso parecer é
desfavorável. Portanto, cabem as providências anexo.
C) Vimos, pela presente, acusar o recebimento de sua correspondência
de 15/08/2012, com a solicitação de número 124, e, após a análise do
pedido, comunicamos que nosso parecer é desfavorável.
Portanto, cabem as providências em anexo.
D) Comunicamos o recebimento de sua correspondência de 15/08/2012.
Nela, consta a solicitação de número 124, onde, após análise, nosso
parecer foi desfavorável.
Por isso cabem as providências em anexo.
E) Informamos que recebemos sua correspondência datada de
15/08/2012. Ela contém a solicitação número 124, que foi analisada e
que teve parecer desfavorável.
Após a análise do pedido, comunicamos que nosso parecer foi
desfavorável.
Para tanto, cabem as providências anexas.
ENADE 2012 - QUESTÃO 28
A redundância estilística ou retórica é uma das formas mais comuns
de prolixidade. Confundindo-se às vezes com o pleonasmo típico, ela
consiste não apenas em explicitar em demasia, em detalhar
superfluamente, em acrescentar ideias já claramente subentendidas,
logicamente deduzíveis, mas também em sobrecarregar a frase com
adjetivos e advérbios, com acumulação de sinônimos e repetição de
palavras sem qualquer efeito enfático.
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 15 ed. Rio de Janeiro:
FGV, 1992.
Considerando o conceito de redundância apresentado no
texto, analise o aviso a seguir.
Qual das versões abaixo reproduz, de forma concisa, as informações
essenciais desse aviso?
A) Solicitamos aos funcionários do setor de transporte que entreguem
os documentos até o dia 20 de julho de 2012.
B) Informamos que os funcionários devem entregar os documentos
solicitados pela portaria 13/2012 até o dia 20 de julho de 2012.
C) Informamos os funcionários do setor de transporte que não
entregaram os documentos (portaria 13/2012) e solicitamos a rápida
entrega até o dia 20 de julho de 2012.
D) Solicitamos aos funcionários do setor de transporte que ainda não
entregaram os documentos solicitados pela portaria 13/2012 que o
façam até o dia 20 de julho de 2012.
E) Informamos que ainda existem oito funcionários do setor de
transporte que não entregaram os documentos solicitados pela
portaria 13/2012 esolicitamos que esses importantes documentos sejam
entregues até o dia 20 de julho de 2012.
ENADE 2012 - QUESTÃO 29
É uma verdade incontestável que as mídias sociais são hoje uma ponte
entre consumidores e empresas. Nenhum outro veículo permitiu antes
tamanha interatividade, transparência e igualdade de
expressão.
Assim, um usuário do Twitter ou Facebook, por exemplo, ao utilizar essas
mídias, não deseja apenas encontrar uma empresa nas redes sociais.
Por um lado, ao estabelecer um contato, deseja “conversar” com ela; por outro
lado, quer ver atendidos os seus anseios. O comentário dos clientes,
qualquer que seja pode constituir uma valorosa oportunidade para a
empresa fidelizar seu consumidor, por meio da resposta.
Jornal da Tarde, 01/07/2012, p. 2A (adaptado).
Nesse parágrafo, os dois trechos sublinhados podem ser
corretamente substituídos, sem mudança de sentido, respectivamente,
por
A) logo; embora.
B) caso; outrossim.
C) portanto; além disso.
D) conforme; enquanto.
E) por conseguinte; ainda que.
ENADE 2012 - QUESTÃO 30
What is the objective of this memo?
A) To put all the employees on probation.
B) To introduce the manager – Jason Johnson.
C) To inform a policy change in the company.
D) To inform the benefits to new staff members.
E) To inform the employees the expiration date of their work.
ENADE 2012 - QUESTÃO 31
A caracterização de estratégias que considerem níveis
organizacionais avançou nas últimas décadas, sendo corrente a
utilização de denominações como estratégias corporativas ou
empresariais, estratégias de negócios e estratégias funcionais.
Avalie as seguintes afirmações acerca de estratégias funcionais
relacionadas a Marketing, Gestão de Pessoas, Produção e
Finanças.
I. Na área de Marketing, são utilizadas estratégias
associadas ao gerenciamento de clientes e mercados, em que incluem
aspectos relativos a mecanismos relacionais, precificação, orientação
para o mercado e inovação de produtos e serviços.
II. Na área de Gestão de Pessoas, são utilizadas estratégias
associadas ao gerenciamento do capital humano, em que incluem aspectos
relativos a remuneração variável, desenvolvimento de competências
individuais ou de grupos, melhoria de processos e qualidade de vida no
trabalho.
III. Na área de Produção, são utilizadas estratégias da esfera da
engenharia de produção, que englobam aspectos integrados de nível
corporativo, dado o entendimento de que os diversos processos
realizados em uma organização são atividades de produção.
IV. Na área de Finanças, são tomadas decisões estratégicas associadas
aos ativos da organização, que englobam aspectos relativos a
investimento e desinvestimento, concessão e captação de crédito,
geração de valor e risco.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e II.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e IV.
E) I, III e IV.
ENADE 2012 - QUESTÃO 32
Permitir a empresa que ela alcance presença singular no mercado é
uma estratégia de posicionamento considerada bem-sucedida
em marketing.
O posicionamento é o desenvolvimento de uma
imagem na mente do consumidor que seja diferenciada em relação aos
produtos oferecidos pela concorrência.
De acordo com o conceito de
estratégia de posicionamento, uma empresa deve
I. estar disposta a experimentar, corrigindo rapidamente os erros a
partir das respostas do mercado.
II. basear-se em fatores intangíveis, como liderança tecnológica ou
qualidade.
III. ser responsável por posicionar o produto, já que não é função do
mercado posicioná-lo.
IV. delimitar um público específico como alvo de seu produto.
É correto apenas o que se afirma em
A) I e III.
B) II e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV
ENADE 2012 - QUESTÃO 33
A cultura organizacional ou cultura corporativa pode ser
entendida, de forma geral, como o conjunto de hábitos e crenças
estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas
compartilhados por todos os membros de uma organização.
Em outras
palavras, pode-se dizer também que a cultura organizacional é o modo
de pensar e agir institucionalizado em uma dada organização. O clima
organizacional diz respeito aos fenômenos de natureza objetiva e
subjetiva que se formam nas organizações.
Ele pode ser entendido como
o reflexo do estado de ânimo e do grau de satisfação dos sujeitos em
interrelação. Os estudos atuais têm destacado a intrínseca relação
entre cultura e clima organizacional.
Acerca desse assunto, avalie as seguintes afirmações.
I. O clima organizacional é uma característica psicológica do ambiente
organizacional constituído pelas percepções dos sujeitos acerca das
propriedades do ambiente. O conjunto de percepções pode formar a
cultura organizacional. Por essa razão, a condição para a mudança de
clima é a mudança de cultura.
II. As características da cultura organizacional são profundas e
enraizadas; por isso, é difícil ocorrer mudanças culturais. As
características do clima são transitórias, mas intrínsecas às
culturas.
III. A cultura organizacional costuma manter-se durante toda a
existência de uma organização ou, pelo menos, durante parte dela,
embora possa também sofrer mudanças. O clima organizacional é
conjuntural e, embora seja relacionado à cultura, pode ser modificado.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
ENADE 2012 - QUESTÃO 34
Na água limpa de um riacho, um cordeiro matava a sede, quando saiu
do mato um lobo faminto.
— Como ousa sujar a água que estou bebendo? — rosnou o lobo — Isso
não vai ficar assim!
— Senhor! — implorou o cordeiro – Desculpe-me, mas acho que está
enganado. Estou bebendo a quase dez palmos abaixo, não posso sujar a
água.
— Não importa. Tenho raiva de você. Não esqueci que me insultou no
ano passado, seu fingido!
— Mas, no ano passado, eu nem tinha nascido.
— Pois então foi seu irmão.
— Não tenho irmão, senhor.
— Chega de blá-blá-blá. Estou perdendo a paciência!
— Não se zangue, por favor, me desculpe!
— Não foi seu irmão? Foi o seu pai ou seu avô então — disse o lobo.
E devorou o cordeiro.
(Fábula do senso comum)
A fábula acima explicita uma relação de poder que se
caracteriza pelo(a)
A) coerção, exercida por meio de ameaças e punições; uma forma de
poder em que a imposição predomina sobre a negociação.
B) recompensa, com base na expectativa de que a parte mais débil se
submeta diante da oferta de vantagens.
C) autoridade formal, atribuída àquele que tem capacidade de realizar
tarefas e de manter a coesão do grupo.
D) liderança, reconhecido por meio de carisma pessoal, que fascina e
atrai os subordinados com o objetivo de submetê-los.
E) competência, demonstrada por aquele que detém conhecimentos e
habilidades especiais reconhecidos como favoráveis para conduzir os
subordinados a agirem da maneira que lhe convém.
ENADE 2012 - QUESTÃO 35
Howard Gardner, psicólogo da Universidade de Harvard,
questionou a visão tradicional de inteligência, de que esta é pautada
pelas habilidades linguística e lógicomatemáticas, e a concebeu de
outra forma, ou seja, a partir das habilidades para resolver problemas
ou criar produtos significativos em diversas situações socioculturais.
Trata-se da conhecida teoria das inteligências múltiplas.
As múltiplas inteligências (linguística, lógico-matemática, espacial,
musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal) envolvem processos
cognitivos próprios, e cada ser humano dispõe de grau variado de cada
uma delas e de maneiras próprias de combiná-las e utilizá-las para a
solução de um problema. Embora as inteligências sejam relativamente
independentes uma das outras, raramente funcionam de forma isolada.
Atualmente, as inteligências inter e intrapessoais têm sido objeto de
discussão em organizações modernas, tendo em vista permitirem a
compreensão e melhoria dos processos de relação entre as pessoas,
principalmente no ambiente de trabalho.
A inteligência interpessoal, de forma geral, relaciona-se com a
habilidade de perceber as intenções e os desejos de outras pessoas e,
consequentemente, saber utilizar essa percepção para agir e reagir de
forma apropriada em relações interpessoais. A inteligência
intrapessoal tem relação com a habilidade de reconhecer os
própriossentimentos e atitudes, e, consequentemente, saber utilizá-los
para melhor convivência social.
Considerando a noção de inteligências múltiplas, principalmente no que
diz respeito às inteligências inter e intrapessoal, avalie as
seguintes afirmações.
I. Exercer o autocontrole, perceber intenções alheias, distinguir e
colaborar com as necessidades do outro, descobrir desejos e anseios
alheios para poder reagir de forma empática são habilidades que se
relacionam com a noção de inteligências múltiplas.
II. Conhecer, analisar e distinguir os sentimentos do outro para
controlar as próprias reações em relação a ele e exercer liderança de
modo a favorecer o trabalho em equipe são habilidades que se
relacionam com as inteligências inter e intrapessoais.
III. Identificar os próprios sentimentos positivos, as próprias
limitações para aprender tarefas difíceis, observar a experiência
profissional do outro e utilizá-la como modelo para a realização das
próprias tarefas são habilidades que se relacionam com as
inteligências interpessoais.
É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
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