Prova de Serviço Social ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Serviço Social ENADE 2013 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível ...
Prova de Serviço Social ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Serviço Social ENADE 2013 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2013QUESTÃO 09
O assistente social tem sido demandado para atuar na gestão de políticas públicas, abrindo possibilidades para seu ingresso no campo da formulação, gestão e avaliação. Tal atuação requer competência teóricometodológica, ético-política e técnico-operativa.

Como seu objeto de trabalho é a questão social, a pesquisa da realidade social é reconhecida como parte constitutiva desse trabalho, porque

A) as informações sobre a realidade social, produzidas pelos institutos oficiais de pesquisa, não são disponibilizadas para a sociedade.

B) o assistente social, no seu processo de formação profissional, dispõe de referencial teórico que lhe possibilita apreender a questão social na realidade fragmentada.

C) ao assistente social, como membro de equipe, cabe a tarefa da pesquisa, enquanto, aos outros profissionais, cabe a sistematização e elaboração da política.

D) o campo da gestão de políticas requer acúmulo de informações sobre a totalidade social, que envolve dados referentes às várias formas de manifestação das contradições e sua vivência pelos sujeitos sociais.

E) a pesquisa da realidade social é uma atribuição privativa do assistente social.


ENADE 2013 - QUESTÃO 10
Em relação à teoria dos clássicos do pensamento político, avalie as afirmações abaixo.

I. Thomas Hobbes sustentou que os apetites e as aversões determinam as ações voluntárias dos homens, e o único meio para eles satisfazerem seus apetites e evitarem a morte é admitir um poder soberano perpétuo.

II. Adam Smith afirmou que o homem é corrompido não pela natureza, mas pela posse da propriedade e pela formação da sociedade civil. 

III. Jean-Jacques Rosseau fundamentou os direitos do homem no pensamento político jusnaturalista e defendeu os direitos naturais, como o direito à propriedade e à liberdade.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 11
No debate sobre a relação entre projetos societários e projetos profissionais, é consenso que os primeiros estão presentes na dinâmica de qualquer projeto coletivo, inclusive no projeto éticopolítico do Serviço Social.

Considerando as transformações societárias implementadas no Brasil a partir de 1990, pode-se afirmar que há uma tensão entre o projeto societário hegemônico e o projeto profissional, na medida em que

A) o projeto societário defendido pelo Serviço Social encontra-se ultrapassado diante dos novos paradigmas e interesses da classe trabalhadora.

B) o projeto societário enfraquece a resistência dos movimentos organizados da classe trabalhadora à dominação do capital.

C) o projeto societário hegemônico assegura a democracia, a participação social e o acesso aos programas sociais.

D) o projeto societário hegemônico garante os direitos sociais e religiosos.

E) o projeto profissional se alinha aos preceitos do neoliberalismo.


ENADE 2013 - QUESTÃO 12
Se por um lado os direitos civis estão historicamente vinculados ao ideário burguês, por outro, os direitos políticos e sociais são resultados da organização e da luta da classe trabalhadora. O Estado burguês, por sua vez, intervém por meio de políticas sociais para atenuar o conflito, possibilitando o desenvolvimento e aprofundamento da sociedade capitalista.

A partir do texto apresentado, política social

A) é terreno de conflito de classes.

B) é um meio de superação da sociedade democrática.

C) tem como objetivo a superação do sistema capitalista.

D) responde aos interesses da classe trabalhadora, desconsiderando os interesses burgueses.

E) responde aos interesses da burguesia, desconsiderando os interesses da classe trabalhadora.


ENADE 2013 - QUESTÃO 13
Em 2001, foi criado o Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar, cujo objetivo é promover a cultura do atendimento humanizado na área da saúde.

Constituem ações de articulação dos assistentes sociais na equipe de saúde:

I. esclarecer suas atribuições e competências para os demais profissionais da equipe de saúde. 

II. elaborar propostas de trabalho que delimitem as ações dos diversos profissionais.

III. construir e implementar, junto com a equipe de saúde, propostas de treinamento e capacitação do pessoal técnico-administrativo. 

IV. identificar e trabalhar os determinantes sociais da situação apresentada pelos usuários e garantir a participação deles no processo de reabilitação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) II e IV.

D) I, III, IV.

E) II, III, IV


ENADE 2013 - QUESTÃO 14
O Estado, como produto histórico das relações entre classes sociais antagônicas, congrega em si a totalidade das relações sociais entre essas classes constituindo-se como um fenômeno contraditório e dialético.

Nesse sentido, embora o estado assuma com maior afinco as funções coercitivas e repressivas, que respondem aos interesses da classe dominante para a manutenção da ordem e da propriedade privada, ele também desenvolve ações integradoras e protetivas, respondendo às demandas e reivindicações das classes trabalhadoras. Aí localiza-se seu caráter contraditório e dialético.
PEREIRA, P. A. P. Estado, sociedade e esfera pública. In: Serviço Social:
direitos sociais e competências profissionais.
Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009 (adaptado).

Com base no texto acima, é correto afirmar que o caráter contraditório e dialético do Estado se evidencia em

A) um conjunto de instituições e prerrogativas, entre as quais, o poder coercitivo, que só o Estado possui por delegação da própria sociedade.

B) um conjunto de instituições e prerrogativas, que tem o poder de regular a sociedade e aplicar regras para servir ao bem comum.

C) um conjunto de instituições e prerrogativas de caráter primordialmente repressivo, atendendo somente aos interesses da classe dominante.

D) um conjunto de instituições e prerrogativas constituído historicamente e socialmente para atender às demandas da classe trabalhadora. 

E) um conjunto de instituições e prerrogativas, que assume diferentes responsabilidades, inclusive de atender às demandas e reivindicações da sociedade, antagônicas aos interesses do capital.


ENADE 2013 - QUESTÃO 15
Desde 1980, a análise do significado social da profissão está centrada no processo de reprodução das relações sociais, sustentando que a questão social é indissociável das relações sociais capitalistas, nos marcos da expansão monopolista e de seu enfrentamento pelo Estado. O processo de renovação crítica do Serviço Social é vivenciado internamente na categoria profissional, exigindo dos profissionais o entendimento da sua posição na divisão sociotécnica do trabalho.
IAMAMOTO, M. V. A Questão Social no Capitalismo. In: TEMPORALIS.
Revista da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa. ABEPSS.
Ano II, nº 3, janeiro a junho de 2001 (adaptado)

Considerando o contexto apresentado, conclui-se que o Serviço Social,

A) pela sua trajetória histórica conservadora, edificou um projeto homogêneo de fortalecimento do tradicionalismo profissional e seu ideário conservador.

B) sob a perspectiva profissional, é fruto do processo de produção e reprodução das relações sociais e, por isso, afirma-se como uma especialização do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.

C) pela sua especificidade, constitui uma planificação do trabalho coletivo no quadro do desenvolvimento industrial e da expansão urbana.

D) pela sua trajetória liberal, constitui uma especialização do trabalho individual no quadro do desenvolvimento industrial e da retração urbana.

E) sob a perspectiva profissional, está à parte do processo de produção e reprodução das relações sociais, portanto, não constitui uma especialização do trabalho coletivo.


ENADE 2013 - QUESTÃO 16
A pesquisa da realidade é tarefa essencial para a qualificação do exercício profissional do assistente social. O planejamento da pesquisa é etapa indispensável do processo de investigação, configurando-se como um momento de tomada de decisões sobre o problema da pesquisa, as fontes de informação, os procedimentos para obtê-las e o tratamento dos dados.
ALCOFORADO, M. G. Elaboração de projeto de pesquisa. Serviço
Social: direitos sociais e competências profissionais.
Brasília (DF), 2009, p. 719 - 740 (adaptado).

Com relação às etapas para a construção do projeto de pesquisa, avalie as afirmações a seguir.

I. O objeto de pesquisa pode ser identificado a partir de uma dificuldade encontrada na prática profissional do assistente social, embora nem sempre seja totalmente desconhecido pelo pesquisador.

II. As finalidades, que dão corpo aos objetivos, devem ser definidas com clareza e precisão. A possibilidade de seu alcance será posteriormente verificada pela metodologia de pesquisa. 

III. As fontes de informação trarão o locus da pesquisa, o universo, a amostra (quando for o caso) e os instrumentos. O levantamento da literatura será alvo prioritário da etapa posterior – a da pesquisa.

IV. O cronograma pode ser um elemento flexível, embora funcione como um instrumento de controle das ações do pesquisador, prevenindo o desperdício de tempo e de recursos por meio da distribuição das atividades em determinado período de tempo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e III.

D) I, III e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 17
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Constituição Federal de 1988 e a Lei Orgânica da Saúde (Lei nº 8.080/1990) apresentam a saúde como direito do cidadão e dever do Estado.

PORQUE

II. O Estado deve buscar a formulação e execução de políticas voltadas à redução de riscos de doenças e ao estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços de saúde.

Assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 18
Os critérios mais usuais em avaliação são os relacionados com eficiência, eficácia e efetividade da ação. Uma ação programada tem compromisso nesses três níveis de abordagem.
BAPTISTA, M. V. (2007). Planejamento social: intencionalidade e
instrumentação. São Paulo: Veras, 2000 (adaptado).

Considerando o tema abordado acima, avalie as seguintes afirmações.

I. Eficiência é a adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstas e representa o grau em que eles foram alcançados. 

II. Eficácia é a correlação entre os efeitos dos programas (benefícios) e os esforços (custos) empreendidos para obtê-los.

III. Na efetividade, questiona-se se a proposta, os objetivos e a ação desenvolvida deram respostas adequadas e duradouras à realidade (cobertura e abrangência da população demandatária), no limite do âmbito da intervenção planejada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 19
As transformações societárias que ganharam impulso a partir de 1970 trouxeram mudanças ao mundo do trabalho provocadas pelas requisições do capital no bojo do projeto neoliberal. No entanto, as transformações não se esgotaram no âmbito produtivo, mas alcançaram a totalidade social. Tal fenômeno foi sentido com intensidade nas chamadas sociedades tardio-burguesas, ou periféricas.
NETTO, J. P. Crise do capital e consequências societárias.
Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo:
v. 111, jul-set, p. 413 - 429, 2012 (adaptado).

O modelo neoliberal em sociedades periféricas desenvolveu-se tendo como pressuposto 

I. a privatização do patrimônio do Estado, transferindo riquezas nacionais ao grande capital.

II. o pleno emprego, em decorrência da ampliação exponencial do processo produtivo industrial e do setor de serviços.

III. a flexibilização da produção e das relações de trabalho, alterando as configurações tayloristas-fordistas e reduzindo os direitos trabalhistas.

IV. a desregulamentação das relações comerciais e financeiras, resultando na flexibilização das proteções comerciais-alfandegárias e na liberalização dos fluxos financeiros.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) I, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 20
A partir da Constituição Federal de 1988, os direitos sociais superaram a visão assistencialista e a Política da Assistência Social tornou-se uma política no tripé da seguridade social.

Os serviços são hierarquizados em Proteção Social Básica e Proteção Social Especial, sendo o atendimento concretizado por meio de equipamentos sociais.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Assistenciais, publicada em 11 de novembro de 2009, os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade são:

A) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

B) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço Especializado em Abordagem Social.

C) Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Serviço de Proteção em situações de calamidades públicas e de emergências.

D) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Serviço Especializado em Abordagem Social.

E) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.


ENADE 2013 - QUESTÃO 21
Os indicadores sociais constituem recursos metodológicos para retratar a realidade social, de forma simplificada, mas objetiva e padronizada. Para o assistente social, esses recursos são fundamentais, pois contribuem para o desvendamento da realidade vivenciada pela população.

No cotidiano de seu trabalho, é indispensável a interpretação de gráficos e tabelas, a fim de construir propostas de intervenção que reflitam as necessidades e demandas dos usuários.

enade

Com base no gráfico apresentado sobre o perfil demográfico da população brasileira, avalie as afirmações que se seguem.

I. Nota-se um aumento significativo da incidência do grupo com até 24 anos de idade quando comparados os anos de 2001 e 2011.

II. Nos grupos de idade mais avançada, as mulheres predominam em relação aos homens.

III. Observa-se uma redução do grupo com 80 anos de idade ou mais quando comparados os anos de 2001 e 2011. 

IV. Observa-se uma tendência ao envelhecimento da estrutura etária, como reflexo da diminuição das taxas de fecundidade.

V. Ocorre um estreitamento da base da pirâmide, que retrata a diminuição do número de nascimentos e da possibilidade de reposição da população.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, III e V.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 22

enade

O capítulo V do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990) dispõe sobre o direito à profissionalização e à proteção no trabalho.

Segundo essa legislação, é proibido que menores de dezesseis anos de idade trabalhem, salvo

A) com autorização dos pais.

B) na condição de aprendiz, a partir dos doze anos.

C) na condição de aprendiz, a partir dos quinze anos.

D) na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

E) na condição de aprendiz, a partir dos dezesseis anos.


ENADE 2013 - QUESTÃO 23
A globalização não é um fenômeno recente, seu desenvolvimento histórico adquiriu características próprias e repercussões específicas no contexto social, político e econômico. O seu avanço trouxe a percepção, cada vez mais presente, da ampliação das relações sociais, concomitante ao de encolhimento do mundo.

As causas de tal percepção podem ser classificadas historicamente em três períodos históricos. O século XV foi palco de conquistas e colonização, a constituição de rotas internacionais marcou o primeiro período. O segundo período, caracterizado pelos grandes eventos do século XVIII, como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, ensejou a globalização do capitalismo e das teorias econômicas, a formação do proletariado e o incremento do comércio mundial.

A “questão social” adquiriu os seus contornos como expressão das condições de vida da classe trabalhadora na esfera capitalista. O terceiro período, com inserção temporal no século XX, caracterizou-se pela demanda substancial das indústrias por novas fontes de energia, a inovação dos meios de transportes, o desenvolvimento da ciência e da tecnologia. Ao mesmo tempo em que as relações sociais se intensificaram, a sensação de “encolhimento” do mundo se tornou ainda mais forte devido, principalmente, à facilidade e rapidez das comunicações.
RAMALHO, Nélson Alves. Processos de globalização e problemas emergentes:
implicações para o Serviço Social contemporâneo. In: Revista Serviço
Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2012, p. 345 a 368 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A economia foi a principal instância propulsora da primeira fase da globalização. 

II. A divisão internacional do trabalho instaurada no segundo período foi determinante na inserção periférica dos países do Cone Sul.

III. O crescimento dos aglomerados urbanos e a distribuição mais equitativa de renda caracterizaram o segundo período, no qual a população rural pauperizada foi incluída no processo industrial.

IV. A capacidade de educação do conjunto da sociedade, no terceiro período, é condicionante para que a economia dos países se aproprie do processo de informação, elemento fundamental para a competitividade na esfera global.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 24
O aumento da demanda e a escassez de verbas levam os profissionais a desempenhar a tarefa de selecionar aqueles que terão acesso ao serviço, através do levantamento de informações sobre a vida do usuário.

Assim coloca-se uma contradição, ainda que os profissionais procurem socializar as informações na perspectiva da universalidade dos serviços sociais, na hora de repassar o recurso material, sua ação se pauta num processo de seletividade dos serviços.

Isso mostra que o direcionamento do discurso profissional não é suficiente para romper a lógica fragmentária dos serviços assistenciais. A perspectiva do direito social, ainda que seja enfatizada no discurso do profissional que repassa o recurso, é atropelada pela seletividade imposta pela instituição.
TRINDADE, R. L. P. Ações Profissionais, procedimentos e instrumentos
no trabalho dos assistentes sociais. In: SANTOS, C. M. et al (orgs).
A dimensão Técnico-operativa no Serviço Social.
2012, p. 75 (adaptado).

É no cotidiano da prática do assistente social que as dimensões da profissão se confrontam, se entrecruzam e se complementam. Com base nas reflexões apresentadas, as duas dimensões evidenciadas são

A) técnico-operativa e teórico-metodológica.

B) teórico-metodológica e a intersetorialidade.

C) teórico-metodológica e ético-política.

D) ético-política e técnico-operativa.

E) ético-política e a intersetorialidade. 


ENADE 2013 - QUESTÃO 25
O reconhecimento de que o assistente social atua nas expressões da questão social é fruto do amadurecimento profissional ao longo da história.

Acerca da questão social, avalie as seguinte afirmações.

I. A questão social é fruto da ordem capitalista e possui expressões que estão sujeitas a modificações e intensificações. 

II. A questão social colide com a sociedade capitalista e suas expressões são problemas inerentes aos sujeitos sociais.

III. As expressões da questão social são resultantes do processo de consolidação e amadurecimento da sociedade capitalista.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 26
A Política de Saúde construída na década de 1980 expressou avanços na direção do Projeto da Reforma Sanitária. A partir de 1990, ocorre o fortalecimento do projeto de saúde privatista.

Entre as principais propostas do projeto privatista de saúde, destacam-se:

I. caráter focalizado.

II. estímulo ao seguro privado.

III. concepções de saúde como direito.

IV. terceirização das unidades de saúde.

V. universalização da atenção à saúde.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.

B) I, II e V.

C) I, III e V.

D) II, III e IV.

E) III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 27
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 194, prevê que a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

São princípios que organizam a seguridade social a

I. universalidade da cobertura, sem pretensão de garantir direitos iguais a todos os cidadãos.

II. seletividade e distributividade na prestação de serviços, garantindo a “discriminação positiva”.

III. uniformidade e equivalência dos benefícios entre trabalhadores urbanos e rurais.

IV. irredutibilidade do valor dos benefícios, podendo ser menor que um salário mínimo.

V. diversidade das bases de financiamento.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e V.

B) I, II e IV.

C) I, III e IV.

D) III, IV e V.

E) I, II, III e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 28
Projetos societários são aqueles que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída – são projetos coletivos.

Seus traços peculiares residem no fato de se constituírem como projetos macroscópicos, como propostas para o conjunto da sociedade. Somente eles apresentam esta característica, outros projetos coletivos não possuem esse nível de amplitude e inclusividade.
NETTO, J. P. A construção do projeto ético-político do Serviço Social
frente à crise contemporânea. In: Capacitação em Serviço Social e
Política Social. Módulo I. Crise contemporânea, questão social
e Serviço Social. Brasília, UNB – CEAD, 1999.

A respeito dos projetos societários, avalie as afirmações a seguir.

I. Em sociedades como a brasileira, os projetos societários são, necessária e simultaneamente, projetos de classe, ainda que refratem mais ou menos fortemente determinações de outra natureza (culturais, de gênero, étnicas etc).

II. As transformações em curso na ordem capitalista reduziram a ponderação das classes sociais e do seu antagonismo na dinâmica da sociedade, pois o poder está bem distribuído entre os partidos oriundos das classes populares.

III. O projeto ético-político do Serviço Social não é um projeto societário, embora tenha inelimináveis dimensões políticas, seja no sentido amplo (referido às suas relações com os projetos societários), seja em sentido estrito (referido às perspectivas particulares da profissão). 

IV. O projeto societário do Serviço Social é representado por um pacto entre seus membros no qual se incluem aspectos imperativos ou compulsórios.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) II e III.

C) II e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 29
O assistente social que atua nos diferentes espaços sócio-ocupacionais enfrenta situações desafiadoras, que envolvem a cultura política conservadora. Esse tipo de situação interfere direta ou indiretamente em seu cotidiano profissional.

Nesse contexto, assinale a alternativa que contém apenas fenômenos que facilitam o acesso aos direitos sociais.

A) Clientelismo político, desfiliação e cidadania.

B) Democracia, participação social e cidadania.

C) Clientelismo político, coronelismo e populismo.

D) Assistência social, clientelismo político e saúde.

E) Desigualdade social, participação social e desfiliação.


ENADE 2013 - QUESTÃO 30
O tema da violência atravessa o cotidiano do trabalho do assistente social em suas diversas manifestações, como, por exemplo, violência contra crianças e mulheres, homofobia, violência urbana e outras, revelando a violação de direitos humanos fundamentais.

Considerando o projeto ético-político do Serviço Social, o profissional, ao se deparar com essa situação, deve buscar apreendê-la 

A) como um fenômeno pontual e localizado, produzido e reproduzido no âmbito das relações interpessoais.

B) a partir das relações singulares entre os sujeitos envolvidos, sem considerar a relação entre o singular e o universal.

C) no circuito restrito das relações domésticas, as quais estão dissociadas das relações sociais no âmbito macrossocial.

D) por meio do movimento que a produz e reproduz em uma dada sociedade a partir de condições sócio-históricas específicas, ultrapassando a imediaticidade e a sua naturalização.

E) no movimento que reproduz direta e mecanicamente as relações macrossocietárias.


ENADE 2013 - QUESTÃO 31
A questão da dicotomia entre teoria e prática tem sido bastante criticada por autores do Serviço Social. A necessidade e relevância da unidade entre teoria e prática é bastante ressaltada.

Para uma intervenção mais propositiva e com maior qualidade, as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional devem ser contempladas.

Com base no texto apresentado, conclui-se que

A) as três dimensões são essenciais e devem estar articuladas.

B) a dimensão teórico-metodológica deve ter prioridade, pois fundamenta a prática profissional.

C) a dimensão ético-político é fundamental e deve ser priorizada, visto a necessidade da atuação ética do profissional de Serviço Social.

D) As três dimensões são fundamentais, entretanto, o profissional deve priorizar as dimensões teórico-metodológica e ético-política.

E) a dimensão técnico-operacional deve ser priorizada, visto que o assistente social tem que conhecer muito bem as técnicas de intervenção.


ENADE 2013 - QUESTÃO 32
Tendo como base os valores e princípios contidos no Código de Ética Profissional, de 1993, e considerando um contexto de perda de direitos historicamente conquistados e de banalização da vida, o profissional de Serviço Social defronta-se com situações desafiadoras que requerem

I. ações de resistência, na direção do enfrentamento da restrição dos direitos e dos valores que orientam a ação profissional.

II. flexibilidade dos princípios éticos. 

III. crítica à ideologia neoliberal conservadora.

IV. construção de um novo ethos alinhado às demandas contemporâneas postas ao Serviço Social.

V. desenvolvimento de um trabalho profissional para reconhecer a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e V.

B) I, III e IV.

C) I, III e V.

D) II, III e IV.   

E) II, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 33
Ainda que dispondo de relativa autonomia na efetivação de seu trabalho, o assistente social, na organização de sua atividade, depende do Estado, da empresa, de entidades não-governamentais que viabilizam aos usuários acesso aos seus serviços, fornecem meios e recursos para sua realização, estabelecem prioridades a serem cumpridas e interferem na definição de papéis e funções que compõem o cotidiano do trabalho institucional. Ora, se assim é, a instituição não é um condicionante a mais do trabalho do assistente social, ela organiza o processo de trabalho do qual ele participa.
IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 8ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005, p. 63 (adaptado).

Com base no texto, conclui-se que

A) as instituições representam obstáculos para o exercício profissional do assistente social.

B) o processo de trabalho é o conjunto de meios e recursos disponibilizados pelas instituições.

C) o assistente social depende da instância institucional para acessar os meios necessários à efetivação do seu trabalho.

D) os meios colocados à disposição do assistente social restringem a sua atuação às demandas institucionais, impedindo procedimentos para além desses limites.

E) o estabelecimento de prioridades e a definição de papéis e funções nas instituições interferem indevidamente nos procedimentos necessários à garantia de acesso dos usuários aos serviços.


ENADE 2013 - QUESTÃO 34
A implementação das políticas de ajuste estrutural recomendadas pelo ideário neoliberal tem impactado na ampliação das desigualdades sociais, com redução dos investimentos na área social por parte dos Estados.

Nesse contexto, a política social pública assume a característica de

A) universalidade dos serviços sociais.       

B) restrição das políticas compensatórias.

C) privatização seletiva dos serviços sociais.

D) subordinação da política econômica à política social.

E) integração das políticas que formam o tripé da seguridade social. 


QUESTÃO 35 - ANULADA

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo