Prova de Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2013 com Gabarito OBS: As questões objetiva...
Prova de Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2013 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2013QUESTÃO 09
A figura mostra a área de influência direta do Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) de Belo Monte, delimitada em amarelo. As planícies aluviais existentes fora da calha do Rio Xingu estão representadas em vermelho, das quais 43% encontram-se recobertas por florestas aluviais.

enade

Considerando o contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 

I. As planícies de inundação mais significativas e com maior cobertura vegetal, na Área de Influência Direta, encontram-se nos afluentes da margem direita do Rio Xingu, sobretudo ao longo do Rio Bacajá.

PORQUE

II. Após a confluência do Rio Xingu com o Rio Bacajá, as planícies de inundação são mais escassas, apresentando maior número na margem esquerda, na área do reservatório dos canais, e maior área nas proximidades de Belo Monte.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 10
O Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) de Belo Monte tem previsão para conclusão das obras para 2015 e, quando entrar em operação, será a terceira maior hidrelétrica do mundo, perdendo para a Usina Três Gargantas, localizada na China, e Itaipu, localizada no Brasil.
Disponível em: <http://www.brasil.gov.br>. Acesso em: 15 jul. 2013.

Localizada no Rio Xingu, no estado do Pará, o AHE de Belo Monte produzirá energia suficiente para satisfazer 40% do consumo residencial de todo o Brasil. É a maior obra de infraestrutura do País e já tem cerca de 30% de suas obras concluídas. A previsão é que a primeira das 24 turbinas da usina comece a operar em fevereiro de 2015, e a última, em janeiro de 2019. A hidrelétrica terá capacidade instalada de 11,2 mil megawatts (MW) de potência e geração anual prevista de 38,8 milhões de megawatts-hora (MWh) ou 4,6 mil MW médios. O AHE de Belo Monte deve representar cerca de 7% da expansão de capacidade de energia prevista para o País, entre 2011 e 2021.

Em uma perspectiva multidisciplinar, analise a matriz de avaliação de impactos ambientais apresentada a seguir.

enade

No que se refere à flora (meio biótico), o impacto da “retirada de vegetação, com perda de ambientes naturais e recursos extrativistas”, de acordo com a metodologia de Avaliação de Impactos Ambientais será corretamente avaliado como

A) do tipo direto, categoria negativa, abrangência regional, duração permanente, caráter irreversível, prazo imediato, magnitude forte, relevância alta.

B) do tipo indireto, categoria positiva, abrangência local, duração permanente, caráter reversível, prazo longo, magnitude média, relevância baixa.

C) do tipo indireto, categoria negativa, abrangência local, duração temporária, caráter irreversível, prazo médio, magnitude fraca, relevância média.

D) do tipo direto, categoria negativa, abrangência estratégica, duração temporária, caráter reversível, prazo imediato, magnitude média, relevância média.

E) do tipo indireto, categoria positiva, abrangência regional, duração permanente, caráter irreversível, prazo médio, magnitude forte, relevância alta.


ENADE 2013 - QUESTÃO 11
A elaboração de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) ou Áreas Alteradas deve seguir normas específicas estabelecidas pelo IBAMA (Instrução Normativa IBAMA nº 04/2011).

Em relação ao PRAD e à matriz de aspectos e impactos ambientais referente ao Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) de Belo Monte, assinale a alternativa correta.

A) O empreendimento em questão é causador de impactos ambientais e, portanto, mesmo se as condições da área a ser recuperada forem favoráveis para a regeneração natural, esta deve ser conduzida com a utilização de técnicas de reflorestamento, em função do longo prazo necessário para a recuperação da área.

B) A coleta das camadas superficiais de solo dos locais que serão inundados pode ser realizada para a futura recuperação de áreas degradadas, a fim de realizar posterior transposição do solo com o objetivo de acumular uma maior quantidade de sementes nas áreas a serem recuperadas. 

C) O PRAD deverá informar os métodos e técnicas a serem empregados de acordo com as peculiaridades de cada área, sendo preferenciais os de eficácia já comprovada, o que faz com que a implantação da técnica de poleiros artificiais não seja recomendada.

D) O impacto causado na flora pela supressão da vegetação requer atenção na definição das espécies a serem empregadas na recuperação, dando preferência às espécies vegetais adaptadas às condições da área degradada, independentemente do local de ocorrência natural da espécie.

E) No monitoramento do processo de recuperação, devem ser aplicadas técnicas capazes de detectar os sucessos ou insucessos das estratégias utilizadas, bem como analisar os fatos que conduziram aos resultados obtidos, a exemplo do monitoramente da ausência de indivíduos regenerantes, que é um indicador de área recuperada.


ENADE 2013 - QUESTÃO 12
O Programa Nacional de Educação Ambiental, publicado em 2005 pelo Ministério do Meio Ambiente, propõe que a prática de Educação Ambiental deve ir além da disponibilização de informações:

A participação e o controle social destinam-se ao empoderamento dos grupos sociais para intervirem, de modo qualificado, nos processos decisórios sobre o acesso aos recursos ambientais e seu uso. Neste sentido, é necessário que a educação ambiental busque superar assimetrias nos planos cognitivos e organizativos, já que a desigualdade e a injustiça social ainda são características da sociedade. Assim, a prática da educação ambiental deve ir além da disponibilização de informações.

Essa perspectiva deve contribuir para a socialização de conhecimentos, inclusive por intermédio do uso de tecnologias voltadas, por exemplo, para reciclagem e desenvolvimento de produtos biodegradáveis, desenvolvidas em universidades, organizações não-governamentais e empresas privadas. Deve-se buscar ainda o aproveitamento adequado de espaços ociosos das universidades públicas e privadas, como laboratórios de pesquisa e outros.
Disponível em: <http://www.mma.gov.br>. Acesso em: 27 ago. 2013.
Com base nos princípios acima, diferentes atores sociais que sofrem ou sofrerão interferência direta ou indireta do Aproveitamento Hidroelétrico (AHE) de Belo Monte devem ser contemplados com iniciativas de Educação Ambiental. Assinale a alternativa que apresenta propostas de Educação Ambiental alinhadas a esses princípios.

A) O foco das propostas de Educação Ambiental para os pescadores enfatizará os estudos da ictiofauna local, tais como dourada, pirarucu e piramutaba, com vistas a garantir seu estoque futuro. Este estudo será realizado por equipes formadas por pesquisadores de universidades consorciadas.

B) O foco das propostas de Educação Ambiental para os quilombolas preverá a conservação da cultura local, bem como sua disseminação como prática norteadora do desenvolvimento local e do empoderamento dos demais grupos sociais.

C) O foco das propostas de Educação Ambiental para a população urbana será estruturado na busca por maior justiça social a partir da produção de energia elétrica, por meio da escolha de uma nova matriz de desenvolvimento local que gere empregos e dissemine esta proposta.

D) O foco das propostas de Educação Ambiental para os grupos indígenas estará no incentivo à continuidade da exploração de recursos naturais e do extrativismo vegetal, meios de subsistência dessas culturas, estratégia que deve se estender à população da área de influência indireta.

E) O foco das propostas de Educação Ambiental para a população da área de influência direta será a disseminação de conhecimentos, incentivando ações conservacionistas para as áreas naturais, que podem contribuir para a prevenção de doenças como malária, leishmaniose tegumentar e dengue.


ENADE 2013 - QUESTÃO 13
O primeiro passo para o Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos parte de um diagnóstico da disponibilidade hídrica. 

O gráfico a seguir apresenta o acompanhamento mensal da flutuação hídrica do reservatório Mirorós/BA, no período de junho de 2010 a maio de 2012.

enade

O barramento é realizado no afluente do Rio São Francisco e abastece vários municípios. O déficit hídrico observado na região de Mirorós nos últimos anos determinou que o volume de água armazenado pelo reservatório alcançasse níveis preocupantes quanto à segurança hídrica necessária para o abastecimento e a manutenção das atividades do perímetro de irrigação.

Visando à segurança hídrica, a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) traz um importante instrumento de gerenciamento das águas, a outorga. Com relação à outorga de água e considerando o contexto apresentado acima, assinale a alternativa correta.

A) A outorga de direitos de uso de recursos hídricos tem como objetivo assegurar, exclusivamente, o controle qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício do direito de acesso à água.

B) A outorga do reservatório Mirorós deverá observar a cota inferior a 500,67 m (nível de alerta 2), propiciando o abastecimento humano e não permitindo o uso para a irrigação e dessedentação de animais.

C) A outorga do reservatório Mirorós poderá liberar o uso da água tanto para abastecimento quanto para irrigação quando a cota for inferior a 507,76 m (nível de alerta 1) e igual ou superior a 500,67 m (nível de alerta 2).

D) A outorga do reservatório Mirorós poderá liberar o uso da água para fins industriais mesmo com a cota igual ou inferior a 492,80 m (cota de volume morto).

E) A outorga do reservatório Mirorós pode permitir a priorização de um único uso da água com a cota superior a 507,76 m (nível de alerta 2).


ENADE 2013 - QUESTÃO 14
A figura a seguir apresenta um esquema para representar um sistema de abastecimento de água para consumo humano, desde a captação até a distribuição.

enade

Com base nos elementos e nas operações do sistema de distribuição de água representado acima, assinale a alternativa correta.

A) A eficiência do sistema de tratamento de água é avaliada mediante a comparação dos resultados das análises de amostras de água coletadas nos pontos 1 e de seu monitoramento no ponto 6.

B) O monitoramento do pH e do teor de cloro residual livre no ponto 7 serve como instrumento de verificação da eficiência das operações realizadas no ponto 6.

C) O monitoramento da qualidade microbiológica da água no ponto 1 influencia a dosagem de coagulante que será realizada no ponto 2.

D) Os resultados de análises de amostras de água coletadas no ponto 9 dispensam a condição depotabilidade.

E) As etapas físicas do processo podem ser realizadas de maneira alternada, sem comprometer a qualidade da água fornecida em 9.


ENADE 2013 - QUESTÃO 15
O gráfico a seguir apresenta a eficiência média de remoção de Coliformes Totais (CT) e o custo per capita de implantação de alguns processos de tratamento de esgotos.

enade

Considerando uma cidade com população de 10 000 habitantes (hab), que gera um esgoto bruto com concentração de CT de 5 x 10⁹ NMP.100 mL-¹, é correto concluir que

A) os processos de tratamento de efluentes de nível primário apresentados têm predominância de mecanismos de remoção biológica de poluentes.

B) os micro-organismos citados são utilizados como indicadores de contaminação hídrica por serem bactérias causadoras de doenças nos seres humanos.

C) o custo de implantação de um sistema de tratamento com decantador primário e lodos ativados para atendimento dessa cidade é de US$ 1 milhão.

D) a concentração de CT no efluente tratado por um sistema composto por decantador primário e lagoa de estabilização facultativa é de 4 x 10⁸ NMP.100 mL-¹.

E) as lagoas de estabilização possuem baixo custo de implantação e alto custo de operação.


ENADE 2013 - QUESTÃO 16
Em agosto de 2010, foi publicada a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos sólidos.

Acerca desse assunto, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

A) faculta a atribuição de responsabilidade técnica em suas etapas de elaboração, implementação, operacionalização, monitoramento e controle da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

B) permite o lançamento de resíduos sólidos in natura a céu aberto, desde que esta forma de disposição final seja prevista e descrita no plano original.

C) requer a apresentação de documentação de passivos ambientais apenas quando houver o gerenciamento de resíduos.

D) dispensa a apresentação de ações preventivas e corretivas relacionadas a acidentes de trabalho, pois esta é uma competência do setor de segurança do trabalho.

E) deve contemplar diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, bem como volume e caracterização de resíduos.


ENADE 2013 - QUESTÃO 17
No âmbito do meio ambiente urbano, os principais instrumentos de planejamento ambiental são: o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), o Plano Diretor Municipal, o Plano de Bacia Hidrográfica, o Plano Ambiental Municipal, a Agenda 21 Local, o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) e o Plano de Gestão Integrada da Orla.

No entanto, todos os planos setoriais ligados à qualidade de vida no processo de urbanização, como saneamento básico, moradia, transporte e mobilidade, também constituem instrumentos de planejamento ambiental.
Disponível em: <http://www.mma.gov.br >. Acesso em: 22 jul. 2013 (adaptado).

Com relação às definições dos instrumentos de planejamento ambiental, avalie as afirmações a seguir.

I. A Agenda 21 Local é um instrumento de planejamento de políticas públicas municipais constituída a partir da discussão, no âmbito do poder público, dos problemas ambientais.

II. O Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV) é um instrumento de planejamento urbano que tem por objetivo promover uma melhor distribuição das moradias de maneira a evitar os aglomerados.

III. O Plano e os Comitês de Bacias Hidrográficas delimitam os impactos territoriais das zonas urbana e rural, respeitando a bacia hidrográfica como unidade territorial.

IV. O Plano Ambiental Municipal abrange múltiplos contextos e constitui as diretrizes para a integração dos planos setoriais na perspectiva da sustentabilidade.

É correto o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 18
Segundo as Organizações das Nações Unidas (ONU), o Brasil está entre os países que mais sofrem com catástrofes climáticas. Há muito por fazer para melhorar a infraestrutura do país contra enchentes. A criação do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais promete marcar uma nova fase na prevenção de enchentes no Brasil, para diminuir impactos causados por catástrofes como a de 2011, no Rio de Janeiro, quando foram contabilizadas mais de mil mortes.
 Disponível em: <http://noticias.terra.com.br> Acesso em: 10 jul. 2013 (adaptado).

enade

A partir das informações do texto, das figuras 1 e 2, e com base nos conceitos de drenagem, planejamento urbano e zoneamento ambiental, avalie as afirmações a seguir.

I. A enchente caracteriza-se por uma vazão relativamente grande de escoamento superficial, enquanto a inundação caracteriza-se pelo extravasamento do canal.

II. Uma enchente pode não causar inundação, desde que o planejamento urbano da região em questão possua obras de controle construídas para esse fim.

III. A instalação de estações meteorológicas é uma das principais estratégias de prevenção de desastres naturais e de catástrofes, uma vez que é possível conhecer a série histórica da chuva local e planejar ações estratégicas.

IV. A cheia de projeto está associada a um período de retorno (TR), que corresponde ao tempo médio, em anos, em que o evento é igualado ou superado pelo menos uma vez. Essa informação pode ser obtida por meio de registros fotográficos, como os apresentados nas figuras 1 e 2.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) III e IV.

D) I, II e III.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 19
O estado do Rio de Janeiro vai ser palco do plantio de 34 milhões de árvores até 2016, com a geração de 5 000 empregos verdes. O plantio dessas mudas será suficiente para o poder público cumprir suas obrigações de plantio de árvores para compensar as emissões de gases-estufa que deverão ser liberadas durante a realização da Copa do Mundo, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016.
Disponível em: <http://www.rj.gov.br>.
Acesso em: 10 jul. 2013 (adaptado).

A respeito do aquecimento global e do plantio de árvores para a compensação de emissões de gases causadores do efeito estufa, avalie as afirmações a seguir.

I. Replantios realizados por órgãos governamentais e setores produtivos com objetivo de aumentar a absorção de dióxido de carbono, aliados à substituição de combustíveis fósseis por combustíveis renováveis, contribuem para a redução do aquecimento global. 

II. No licenciamento ambiental, o replantio da vegetação arbórea como ação corretiva pode ser convertido em créditos de carbono.

III. Replantios realizados com objetivo de aumentar a absorção de dióxido de carbono em áreas urbanas cercadas por florestas naturais maduras, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro, têm impacto mínimo porque essas florestas são as principais sequestradoras de carbono.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 20
Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo. Considerando o conceito de impacto ambiental (apresentado na Resolução CONAMA nº 001/86) e de sustentabilidade, é correto afirmar que a Copa do Mundo propiciará

A) o desenvolvimento do turismo e da infraestrutura agregada, atendendo à disponibilidade de vazios urbanos.

B) a geração de empregos temporários e fortalecimento do mercado informal.

C) a adequação de serviços públicos básicos, como saneamento, transporte e energia, à demanda de pico.

D) a aplicação de técnicas construtivas aos estádios seguindo tecnologias alternativas de energia, saneamento e conforto ambiental.

E) a expansão da malha viária urbana, estimulando o acesso dos automóveis aos estádios.


ENADE 2013 - QUESTÃO 21
De acordo com o Novo Código Florestal brasileiro, sancionado em 2012, são consideradas Áreas de Preservação Permanentes

I. as faixas marginais de qualquer curso d’água natural perene e intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de 30 metros, para os cursos d’água de menos de 10 metros de largura, em zonas rurais ou urbanas. 

II. os manguezais, em toda a sua extensão.

III. o entorno das nascentes e dos olhos d’água perenes apenas em áreas rurais, haja vista que em áreas urbanas as nascentes não desempenham papel ecológico.

IV. as áreas localizadas em altitudes superiores a 1 800 metros, desde que estejam recobertas por vegetação nativa.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 22
Foi solicitado ao órgão ambiental competente o licenciamento para a implantação de um Resort na região apontada na fotografia. A área foi revegetada com espécies exóticas há mais de 30 anos, e a vegetação nativa, a restinga, já se encontra em estágio avançado de regeneração.

Uma importante característica do local é a fauna que utiliza esta área para reprodução. O empreendedor se compromete a transformar uma parte dessa área em Unidade de Conservação (UC) do tipo Proteção Integral, como compensação ambiental pela área que será desmatada e construída.

A equipe multidisciplinar contratada para fazer o EIA/RIMA do empreendimento fará estudos da fauna, para apontar possíveis fluxos migratórios das espécies locais para regiões próximas que tenham características ambientais semelhantes.

enade

A partir dessas informações e com base na fotografia acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A equipe multidisciplinar pode utilizar código computacional de exclusiva operação vetorial para trabalhar as imagens a fim de determinar a área com características ambientais semelhantes à área do empreendimento.

II. A restinga, apesar de estar em estágio avançado de regeneração em uma área com vegetação exótica, é considerada pelo Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) como área de preservação permanente, razão pela qual não pode ser suprimida.

III. A Audiência Pública com a presença da comunidade interessada é uma das etapas do licenciamento, na qual o empreendedor deve apresentar a criação da Unidade de Conservação como medida compensatória. Caso a comunidade considere a medida insuficiente para a magnitude dos impactos gerados, o órgão ambiental poderá solicitar estudos complementares.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 23
Os indicadores do estado de conservação do meio ambiente apresentam sinais preocupantes em várias partes do Brasil e do mundo. A dívida ambiental cresce em paralelo com a dívida social e palavras como dano, passivo e degradação têm sido usadas para descrever o processo de redução na qualidade ambiental.

Entre os conceitos-chave do planejamento e gerenciamento para a prevenção e controle dos danos e passivos ambientais, figura o de recuperação de áreas degradadas, que, marcado por diferentes concepções conforme a época, ocupa, frequentemente, lugar central nos debates acadêmicos.
SÁNCHEZ, L.E. Curso Interdisciplinar de Direito Ambiental, São Paulo, 2005.

enade

Considerando o conceito de recuperação de áreas degradadas e o diagrama esquemático acima, assinale a alternativa correta.

A) Uma área de cerrado em que se tenha provocado uma queimada para criação de áreas de pastagem e que mantém vizinhança com áreas conservadas/pristinas pode ser recuperada espontaneamente.

B) Uma empresa produtora de papel e celulose instalada em área de Mata Atlântica pode propor em seu Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), como ação corretiva, o processo de reabilitação.

C) Um posto de gasolina abandonado que tenha sofrido vazamento nos tanques de armazenamento pode ser remediado por medida de atenuação não-natural.

D) O dano econômico decorrente do dano ambiental causado por um empreendimento imobiliário pode ser medido com uso de matrizes e fórmulas que aferem as perdas e as perturbações de funções ecológicas desempenhadas pelos ecossistemas.

E) A obrigação de reparar os danos causados por uma siderúrgica não pode ser associada ao princípio do poluidor-pagador do ponto de vista da gestão crítica, devendo ser imputada ao princípio do poluidor-degradador.


ENADE 2013 - QUESTÃO 24
Os Sistemas de Gestão Integrados (SGI) são criados a partir de comprometimentos e políticas comuns no nível estratégico.

A esse respeito, é correto afirmar que

A) a Gestão Integrada define-se pela congregação do Sistema de Gestão de Qualidade e Meio Ambiente.

B) o processo de implantação do SGI atribui mais importância aos recursos financeiros do que aos humanos.

C) as informações sobre os controles e as condições ambientais e trabalhistas da unidade, de acordo com o gerenciamento do sistema, são de acesso restrito aos acionistas e funcionários das empresas.

D) o SGI amplia o conceito de qualidade, pois o cliente considera as características do produto ou serviço, mesmo que ele já contemple um valor agregado.

E) o Sistema de Gestão Ambiental constitui uma alternativa eficaz ao SGI.


ENADE 2013 - QUESTÃO 25
Uma montadora de automóveis, certificada pela ABNT NBR ISO 14001:2004, recebe parte de suas peças em caixas de madeira. Tais caixas, quando desmontadas, geram um resíduo de madeira que é enviado para um aterro industrial licenciado.

Com o intuito de aprimorar o seu sistema de gestão ambiental, foi implantado um programa de produção mais limpa, que estabeleceu a seguinte ordem de prioridade para a gestão dos resíduos: eliminação – redução – reaproveitamento – tratamento – disposição final.

Analisando o exposto acima, a melhor proposta a ser indicada para esse resíduo é

A) o envio para unidades de pirólise.

B) a doação para empresas recicladoras.

C) a incineração com recuperação de energia.

D) o coprocessamento em unidades de produção de clínquer.

E) a substituição das caixas de madeira por embalagens retornáveis.


ENADE 2013 - QUESTÃO 26
Conforme o Decreto nº 4.297/2002, Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) é um instrumento de organização do território a ser obrigatoriamente seguido na implantação de planos, obras e atividades públicas e privadas.

Esse instrumento estabelece medidas e padrões de proteção ambiental destinadas a assegurar a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo e a conservação da biodiversidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população.

Além disso, visa organizar, de forma vinculada, as decisões dos agentes públicos e privados quanto a planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a plena manutenção do capital e dos serviços ambientais dos ecossistemas.

Considerando o tema do decreto mencionado, assinale a alternativa correta.

A) O ZEE dividirá o território em zonas, de acordo com as necessidades econômicas, públicas e privadas de cada região, levando em consideração suas peculiaridades.

B) As potencialidades naturais, os corredores ecológicos, as tendências de ocupação e as condições de vida da população são alguns dos aspectos que devem ser contemplados no diagnóstico de recursos naturais.

C) O mapeamento de terras indígenas, as unidades de conservação e as áreas de fronteiras estão dispensadas do diagnóstico de recursos naturais.

D) As atividades madeireiras, agrícolas, pecuárias, pesqueiras e de piscicultura estão desobrigadas quanto às diretrizes gerais e específicas.

E) O ZEE prevê que as áreas degradadas sejam excluídas do zoneamento, por não assegurarem a manutenção dos serviços ambientais.


ENADE 2013 - QUESTÃO 27
Os mapas a seguir mostram emissões de gases de efeito estufa, por milhões de toneladas de CO2, em dois momentos: 1990 e 2005.

enade

A partir da análise da situação e considerando a evolução das emissões de gases de efeito estufa apresentada nos mapas, avalie as afirmações a seguir.

I. A evolução apresentada pode ser explicada pela adoção das medidas propostas pelo Protocolo de Quioto, que prevê a regressão das emissões de gases de efeito estufa aos índices registrados em 1990.

II. A África e a América do Sul são as regiões que menos emitem CO2, mas, proporcionalmente, o aumento das emissões brasileiras tem um peso maior para a América do Sul do que o aumento das emissões pela África do Sul tem para o continente africano, considerando o período que vai de 1990 a 2005.

III. A situação da Ásia manteve-se inalterada no período, porque embora os índices da China tenham aumentado de 2,2 mil toneladas de CO2, em 1990, para 5,3 mil toneladas de CO2, em 2005, os índices da Rússia (antiga União Soviética) diminuíram de 3,8 mil toneladas de CO2, em 1990, para 1,7 mil toneladas de CO2, em 2005.

IV. O aumento dos índices de emissão observados na Europa, América do Norte, Oceania e em parte significativa da Ásia reflete as dificuldades enfrentadas para a diminuição das altas concentrações de CO2 na atmosfera da Terra.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e III.

D) II e IV.

E) III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 28
Os gráficos abaixo indicam a evolução das empresas brasileiras na implementação de práticas ambientais do ano de 2007 a 2012. Para a obtenção dos dados, mais de 800 empresas foram pesquisadas, evidenciando-se um aumento do peso da questão ambiental na estratégia de negócio das companhias.

enade

Com base nos gráficos apresentados e nas normas vigentes, é correto concluir que

A) o aumento de 21% de empresas que usam fontes de energia renováveis pode ser explicado pela Lei Federal de Energias Renováveis, publicada em 2008, que obriga todas as empresas a utilizarem produtos renováveis como fonte de energia no processo de produção.

B) as empresas que fazem o reúso da água (61%, em 2012) podem utilizar a água residuária em processos, atividades e operações industriais e para consumo humano dentro da própria indústria, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

C) o aumento do número de empresas que adotam políticas para mudanças climáticas pode estar relacionado com a publicação, em 2009, da Política Nacional de Mudanças Climáticas, que prevê linhas de crédito para desenvolver atividades voltadas para a redução de emissões de gases do efeito estufa.

D) as empresas estão preocupadas com o meio ambiente, pois se observa redução de 15% da poluição ambiental, devido ao aumento do número de companhias que usam energia eólica como alternativa na maneira de se produzir e de se consumir no Brasil.

E) as emissões atmosféricas do processo produtivo industrial são de inteira responsabilidade do órgão ambiental que fornece a Licença de Operação do empreendimento, o que explica o fato de a maioria das empresas (77% em 2012) possuir monitoramento de emissões.


ENADE 2013 - QUESTÃO 29
PDCA é uma ferramenta que auxilia no processo de Sistemas de Gestão. Considerando os itens abaixo, a sequência do PDCA que ilustra práticas das etapas do ciclo conforme a Norma ABNT NBR ISO 14.001:2004.
 
A) elaboração de diagnóstico; monitoramento ambiental; elaboração de manual de SGA; melhoria dosprocessos em função dos resultados.

B) estabelecimento de objetivos; treinamento dos colaboradores; coleta de indicadores ambientais; divulgação dos resultados.

C) recuperação de danos; definição da política ambiental; sensibilização ambiental; ações corretivas.

D) análise do problema; controle da poluição; verificação dos resultados; execução dos planos de ação.

E) padronização dos resultados positivos; diagnóstico dos impactos significativos; realização de auditoria interna; elaboração dos instrumentos de trabalhos.


ENADE 2013 - QUESTÃO 30
A Norma Técnica ABNT NBR ISO 19.011:2012 estabelece diretrizes para auditorias de sistemas de gestão. As etapas de uma auditoria estão exemplificadas na figura a seguir.

enade

De acordo com a referida norma e considerando as informações da figura, é correto afirmar que

A) a auditoria compulsória é uma intervenção que depende da fase C.

B) a auditoria de terceira parte é realizada por órgão certificador.

C) as análises críticas de documentos são realizadas na etapa D.

D) a reunião de encerramento da auditoria ocorre na etapa E.

E) a preparação do plano de auditoria é realizada na etapa A.


ENADE 2013 - QUESTÃO 31
Para avaliar os aspectos e impactos ambientais na cadeia produtiva de uma “peça X”, de uma empresa de usinagem de componentes mecânicos, tomou-se por base o fluxo de processos, desde a entrada da matériaprima, a usinagem em torno e as operações complementares de acabamento até a embalagem final da peça.

A partir desse fluxo, o técnico responsável identificou os aspectos e os impactos ambientais provenientes do processo de fabricação da “peça X”, relacionados no quadro a seguir.

enade

Considerando o quadro acima, assinale a alternativa correta.

A) A classificação do aspecto “derramamento de óleo” está incorreta com relação ao impacto ambiental de contaminação de solo e água, pois não pode ser considerado aspecto desprezível.

B) O “descarte de estopas contaminadas com óleo” não precisa ser contemplado na relação de aspectos e impactos ambientais, pois esses materiais serão descartados e tratados em empresa terceirizada.

C) O impacto ambiental "poluição atmosférica e redução da qualidade do ar" pode ser classificado como moderado.

D) A frequência em que uma situação pode gerar impacto apresenta menor relevância na construção da matriz de aspectos e impactos.

E) O consumo de óleo de corte, ainda que sofra mudanças quanto aos insumos, mantém seu enquadramento no que se refere ao impacto ambiental. 


ENADE 2013 - QUESTÃO 32
O perfil profissional do Tecnólogo em Gestão Ambiental é descrito no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, de 2006, constituindo um guia de informações sobre suas competências. Nos âmbitos profissional e socioambiental, o gestor ambiental exerce inúmeras atividades em interface com outros profissionais.

Nessa perspectiva e considerando as atividades em que os gestores ambientais atuam em interface com outros profissionais, avalie as afirmações a seguir.

I. Implantação, nos municípios, de alguns dos instrumentos que regulam a gestão dos recursos hídricos previstos na Lei nº 9.433/1997, a saber: enquadramento dos corpos de água em classes, cobrança pelo uso da água, outorga dos direitos de uso dos recursos hídricos.

II. Aplicação de instrumentos e diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981) que embasam planos, programas e políticas na área ambiental, como o zoneamento ambiental.

III. Licenciamento ambiental, que é um procedimento administrativo necessário e obrigatório para todos que tenham intenção de instalar, operar ou ampliar empreendimento considerado potencial ou efetivamente degradador do meio ambiente, conforme Resolução CONAMA nº 237/1997.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 33
O projeto Amigos da Restinga foi lançado este ano, 2013, em Vila Velha, no Espírito Santo. A intenção é começar a preservar e a manter as áreas onde existe esse tipo de ecossistema no município.

O projeto ainda prevê um trabalho de educação ambiental nas escolas da rede municipal. Além da importância para a fauna e a flora, a restinga é protegida pela legislação, pelo que qualquer interferência não autorizada constitui crime ambiental.
Disponível em: <http://m.g1.globo.com>.
Acesso em: 31 jul. 2013 (adaptado).

Esse projeto exemplifica a aplicação de diretrizes a projetos de gestão ambiental porque

I. elege uma Área de Preservação Permanente de acordo com o Novo Código Florestal, dado o papel preponderante na fixação de dunas e estabilização de mangues exercido por este ecossistema.

II. utiliza a educação ambiental como ferramenta de apropriação responsável do espaço, articulando segmentos sociais em uma perspectiva ética, cultural, social, ambiental e econômica que garanta o uso adequado dos recursos naturais.

III. caracteriza, por intermédio de um estudo ambiental, os fatores bióticos e abióticos que subsidiarão propostas de recuperação de áreas previstas no licenciamento ambiental.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 34
As águas residuárias são aquelas que, após utilização, apresentam suas características naturais alteradas. Esses efluentes líquidos são produzidos por indústrias ou são resultantes dos esgotos domésticos urbanos. A devolução das águas residuárias de qualquer fonte poluidora ao meio ambiente deve prever seu tratamento, se necessário.

Para verificar a conformidade legal deste tipo de efluente, antes de lançá-lo são analisados parâmetros, como temperatura, pH, materiais sedimentáveis, DBO5,20 (demanda bioquímica de oxigênio), elementos químicos, entre outros.
Disponível em: <www.cetesb.sp.gov.br>. Acesso em: 20 jul. 2013.

O monitoramento do parâmetro DBO5,20 em corpos d’água é importante para

A) verificar a quantidade de matéria inorgânica consumida em 48 horas.

B) observar a quantidade de matéria orgânica consumida em 48 horas.

C) determinar a demanda de oxigênio dissolvido em 24 horas.

D) aferir o grau de eutrofização de um corpo d`água.

E) avaliar a matéria orgânica aerobicamente biodegradável.


ENADE 2013 - QUESTÃO 35
Um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei nº 12.305/2010) é o incentivo à formação de consórcios ou outros tipos de cooperação entre os entes federados.

Com base nas legislações pertinentes, avalie as afirmações a seguir.

I. Os consórcios públicos recebem, no âmbito da PNRS, prioridade absoluta no acesso aos recursos da União, ou àqueles por ela controlados. Essa prioridade também é concedida aos Estados que instituírem microrregiões para a gestão, e ao Distrito Federal e municípios que optem por soluções consorciadas intermunicipais para gestão associada. 

II. Os consórcios têm sido apontados como instrumento que permite ganhos de escala nas políticas públicas, além de ser um novo modelo gerencial que pode viabilizar a gestão microrregional. Eles têm possibilitado a discussão de um planejamento regional, a ampliação da oferta de serviços por parte dos municípios, a racionalização de equipamentos, a ampliação de cooperação regional, a flexibilização dos mecanismos de aquisição de equipamentos e de contratação de pessoal, entre outras vantagens.

III. A PNRS contempla recursos da União por meio de processos licitatórios para a priorização da organização e do funcionamento de associações, viabilizando a descentralização e a prestação de serviços públicos que envolvam resíduos sólidos e favorecendo soluções consorciadas intermunicipais para a gestão desses resíduos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8391,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60814,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2013 com Gabarito
Prova de Tecnologia em Gestão Ambiental ENADE 2013 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-tecnologia-em-gestao-ambiental-enade-2013-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-tecnologia-em-gestao-ambiental-enade-2013-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo