Prova de Zootecnia ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Zootecnia ENADE 2013 com Gabarito OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão d...
Prova de Zootecnia ENADE 2013 com Gabarito

Prova de Zootecnia ENADE 2013 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2013 - QUESTÃO 09
A genética e o melhoramento animal vêm transformando, para melhor, a realidade da pecuária de corte brasileira. Uma das ferramentas mais eficientes à disposição dos pecuaristas é a Diferença Esperada na Progênie (DEP).

Essa ferramenta permite prever o desempenho das crias de um dado reprodutor, comparado ao desempenho das crias de todos os reprodutores incluídos no programa de avaliação genética, acasalados com vacas semelhantes. Suponha um animal “A” com DEP 15 kg; outro animal, “B”, com DEP 7 kg; e ainda outro animal “C” com DEP de -5 kg, para o peso à desmama. Essas DEPs significam que

A) os filhos do touro A terão em média 8 kg a mais do que a média dos filhos do touro B, e 20 kg a mais do que a média dos filhos do touro C, enquanto os filhos do touro B terão em média 12 kg a mais do que a média dos filhos do touro C.

B) os filhos do touro A, em condições de ambiente semelhantes às verificadas na avaliação desses touros, serão, em média, 15 kg mais pesados dos que os do touro B, e os filhos do touro B, 7 kg mais pesados do que os do touro C.

C) os filhos dos três touros, A, B e C, serão em média, aproximadamente, 6 kg mais pesados do que a média de touros da mesma raça avaliados em outros programas de melhoramento genético animal.

D) o touro A deve ser o escolhido como touro melhorador no programa por possuir uma DEP para peso à desmama superior em 15 kg em relação às DEPs dos touros B e C.

E) o touro A deve ser o escolhido como touro melhorador por possuir DEP para peso à desmama superior em 8 kg em relação aos outros dois touros avaliados.


ENADE 2013 - QUESTÃO 10
A proteína ideal é definida como uma mistura ou balanço exato de aminoácidos essenciais e o suprimento adequado de aminoácidos nãoessenciais, capaz de atender, sem excessos nem deficiências, às necessidades absolutas de todos os aminoácidos fundamentais para a manutenção animal e máxima deposição proteica.
LELIS, G.R.; CALDERANO, A.A. Utilização do conceito de proteína ideal
para poedeiras. Revista Eletrônica Nutritime. Disponível em:
<http://www.nutritime.com.br >. Acesso em: 20 set. 2013.

Considerando a importância da adoção de proteína ideal na nutrição animal, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso da proteína ideal na formulação de dietas é possível com o uso de aminoácidos sintéticos.

II. O uso da proteína ideal na formulação de dietas proporciona aumento no teor de proteína da ração.

III. O uso da proteína ideal leva à necessidade da adição de maior quantidade de farelo de soja às rações.

IV. O uso da proteína ideal proporciona redução do impacto ao meio ambiente, devido à redução do nitrogênio excretado.

V. O uso da proteína ideal leva à obtenção de uma ração mais econômica e com melhor aproveitamento dos aminoácidos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e V.

C) I, IV e V.

D) II, III e IV.

E) III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 11
A vantagem nutricional dos ovos está associada à qualidade do produto oferecido ao consumidor, que é determinada por um conjunto de características que podem influenciar na aceitabilidade comercial do produto. A qualidade do ovo é uma medida das características desejadas e valorizadas pelos consumidores, considerando aspectos nutricionais, sanitários e a ausência de resíduos químicos, entre outros.
ALCÂNTARA, J.B. Qualidade físico-química de ovos comerciais: avaliação
e manutenção da qualidade. 2012. Universidade Federal de Goiás,
Goiânia, 2012 (adaptado).

A respeito da qualidade do ovo, é correto afirmar que

A) a dieta das poedeiras interfere na quantidade e qualidade dos nutrientes do ovo, o que permite que sejam disponibilizados ao mercado diferentes tipos de ovos, tais como os enriquecidos comácidos graxos poli-insaturados.

B) a coloração da casca do ovo não é controlada geneticamente, pois a deposição de pigmentos depende de fatores relacionados à nutrição das poedeiras.

C) os ovos produzidos por poedeiras velhas apresentam qualidade de casca igual ou superior aos ovos produzidos por poedeiras jovens.

D) o complexo de proteínas do ovo não serve como fonte significativa de aminoácidos na alimentação humana.

E) a conservação por refrigeração, após a postura, impede a perda da qualidade do ovo.


ENADE 2013 - QUESTÃO 12
Nos dias de hoje, há grande preocupação, por parte dos governos e da população mundial, quanto ao acúmulo de gases causadores do efeito estufa (GEE) na atmosfera, pois eles contribuem para o aquecimento global. Entre esses gases, o CO2, o CH4 e o N2O são os mais importantes no âmbito da atividade agropecuária.

Diante disso, a pecuária bovina brasileira tem sido alvo de inúmeras críticas relacionadas ao aquecimento global, devido ao rebanho numeroso, à prática de desflorestamento para expansão das áreas de pastagens, à baixa produtividade da maioria dos sistemas produtivos e à produção de metano no rúmen dos bovinos.

Com base no texto acima, avalie as afirmações que se seguem.

I. A produção de metano é maior no rúmen, onde a fermentação favorece a produção do propionato e butirato.

II. A monensina e a lasalocida apresentam a capacidade de alterar o metabolismo de nitrogênio no rúmen, aumentando, ali, a degradabilidade da proteína dietética, o que é favorável para melhorar a eficiência dos animais. 

III. O uso de sistemas de terminação de animais mais precoces é interessante para a gestão ambiental, porque a produção de metano por quilograma de produto é inferior quando comparada a sistemas de produção tardios.

IV. Animais a pasto possuem como principal fonte de energia os carboidratos fibrosos (celulose e hemicelulose) presentes nas forrageiras, que, ao serem fermentados, produzem grande quantidade de propionato em relação aos outros ácidos graxos voláteis (AGV).

V. Os aditivos ionóforos podem reduzir a produção de metano no rúmen, tanto em sistemas de produção a pasto, como em confinamento, já que essas moléculas inibem o crescimento de bactérias gram-positivas, por meio de alterações na permeabilidade das membranas plasmáticas dessas bactérias.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e IV.

C) II e V.

D) III e IV.

E) III e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 13
A figura a seguir representa um esquema de fazendas que adotam um sistema de produção de leite, utilizando apenas novilhas e vacas F1 (½ Zebu x ½ Holandês). Nessa situação, nas fazendas leiteiras, novilhas e vacas F1 são inseminadas com sêmen de touros de raças de corte, e todos os produtos, machos e fêmeas, são destinados à venda.

A aquisição de novilhas de reposição é feita em fazendas comerciais de gado de corte, que destinam parte de suas vacas Zebu à inseminação com sêmen de touro Holandês, visando à produção e comercialização de fêmeas F1 às fazendas produtoras de leite. 

enade

Considerando o esquema apresentado na figura, avalie as afirmações que se seguem.

I. A heterose é máxima no grupo genético F1, consequentemente os produtores de leite terão maior rentabilidade na produção com fêmeas F1 devido à melhor eficiência reprodutiva, melhor adaptação, maior longevidade e lucratividade desse grupo genético, quando comparada às fêmeas das raças puras e aos demais grupos genéticos que poderiam ser produzidos a partir do cruzamento das fêmeas F1.

II. A heterose é máxima no grupo genético F1, consequentemente os produtores de bovinos de corte terão boa rentabilidade e maior flexibilidade de produção com a venda de novilhas F1 aos produtores de leite e, também, com a comercialização de machos F1 destinados ao mercado de reprodutores, dado que a elevada heterose propicia alto valor genético. 

III. A aquisição de novilhas de reposição fora do rebanho leiteiro simplifica o processo de substituição de vacas descartadas, pois o produtor de leite pode adquirir novilhas de elevado valor genético por preço compensador.

IV. A aquisição de novilhas de reposição fora do rebanho leiteiro dificulta o processo de substituição de vacas descartadas, pois o produtor de leite não participa do processo de cruzamento dos reprodutores e tem que comprar as novilhas que estão disponíveis no mercado.

V. Os cruzamentos empregados nas fazendas de leite têm a vantagem adicional de tornar esse sistema mais flexível, o que possibilita a oferta de produtos a diferentes mercados. Além de venderem leite, os produtores também comercializam bovinos cruzados no mercado de carne, tornando o sistema de produção menos dependente das flutuações do mercado lácteo.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e III.

B) I, II e IV.

C) I, III e V.

D) I, IV e V.

E) II, III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 14
No processo de avaliação genética e seleção dos animais, considera-se que o desempenho do indivíduo (P), também chamado de fenótipo, é influenciado por sua constituição genética (G) e pelo ambiente (E), como demonstra o modelo: P = G + E.

Entretanto, do ponto de vista biológico, o efeito do genótipo de um indivíduo está sujeito a condições ambientais do local em que ele é criado. Assim, surge um terceiro componente que é a interação genótipo-ambiente (GxE), gerando o modelo clássico composto por três elementos, como segue: P = G + E + (GxE). A interação genótipo-ambiente pode ser conceituada como a mudança no desempenho de genótipos medidos em dois ou mais ambientes.

Genótipo pode ser entendido como raças ou composições raciais, linhagens etc. Já o ambiente abrange uma ampla gama de fatores como regiões geográficas, sistemas de manejo, tipo de alimentação, época de produção, entre outros.

As figuras a seguir mostram o peso dos animais de duas diferentes raças (A e B) criados em dois ambientes distintos (1 e 2). 

enade

Com base nas figuras apresentadas, avalie as afirmações que se seguem.

I. Houve interação genótipo-ambiente nas figuras 1, 2 e 3, pois o comportamento das duas raças quanto ao peso foi diferente nos dois ambientes observados.

II. Na figura 2, não houve alteração no mérito relativo dos animais quanto ao peso das duas raças. Entretanto, verificou-se interação genótipo-ambiente devido à magnitude das diferenças do peso das duas raças nos ambientes 1 e 2.

III. Na figura 3, houve interação genótipo-ambiente, pois observou-se que o comportamento dos animais das raças A e B, quanto ao mérito relativo nos ambientes 1 e 2, em relação ao peso, foi diferente nos dois ambientes considerados. 

IV. Houve interação genótipo-ambiente nas figuras 2 e 3; na figura 2, a interação é observada pela alteração nas diferenças de peso entre as duas raças; e, na figura 3, houve alteração no ranking dos animais nos dois ambientes.

V. Nas figuras 1, 2 e 3, houve interação genótipo-ambiente caracterizada pelo mérito relativo referente ao peso dos animais ser diferente nos dois ambientes. Entretanto, a figura 1 mostra uma diferença mais discreta em relação às outras duas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e V.

B) I, III e IV.

C) I, IV e V.

D) II, III e IV.

E) II, III e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 15
Os consumidores brasileiros estão dispostos a pagar mais pela garantia de maciez, sabor e origem da carne e passaram a ficar mais atentos à rastreabilidade, marcas e rótulos de cortes nobres. Dessa forma, para atender a essa demanda, nos últimos anos a indústria da carne tem investido em produtos diferenciados para clientes exigentes e dispostos a pagar mais pela qualidade. De modo semelhante, o crescimento das pesquisas nessa área no Brasil foi significativo, disponibilizando grande número de informações sobre o tema.
Disponível em: <http://www.beefpoint.com.br>.
Acesso em: 10 jul. 2013 (adaptado).

Acerca de informações provenientes de estudos relativos à qualidade da carne, avalie as afirmações a seguir.

I. Quanto maior a proporção de fibras glicolíticas no músculo dos animais, menor será a queda no pH muscular após o abate, o que favorecerá a obtenção de carne com qualidade.

II. Fibras musculares é uma nomenclatura correta para as células que constituem o músculo e estão presentes em três diferentes tipos nos mamíferos: glicolíticas, intermediárias e oxidativas.

III. O processo de transformação de músculo em carne depende da redução do pH e da ativação do complexo enzimático calpaína-calpastatina.

IV. A formação do tecido muscular é denominada miogênese e ocorre durante o desenvolvimento pré-natal e o pós-natal, quando o processo de hiperplasia das células musculares se manifesta. 

V. O correto manejo pré-abate permite o aumento do pH do músculo post-mortem, o qual é fundamental para assegurar a qualidade da carne bovina.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e V.

C) II e III.

D) III e IV.

E) IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 16
A cólica em equinos é uma das mais frequentes causas de óbito, principalmente em animais mantidos estabulados. Entre os fatores predisponentes à sua ocorrência incluem-se: mudanças bruscas na dieta, excesso de amido na dieta, arraçoamento após longo período de jejum, uso de ingredientes de má qualidade, entre outros.

Acerca da cólica em equinos, avalie as afirmações a seguir.

I. O fornecimento de concentrado em cochos coletivos constitui-se em fator predisponente à ocorrência de cólica, recomendando-se o arraçoamento individual. 

II. O fornecimento de volumosos com alto teor de lignina pode predispor a ocorrência de cólica, devido ao aumento da fermentação cecal.

III. Devido à alta demanda energética após o exercício, recomenda-se o pronto fornecimento, ad libitum, de dieta de alta energia no intuito de evitar o catabolismo muscular e a cólica.

IV. Um correto programa sanitário, que inclua desverminações periódicas, contribui para diminuir a ocorrência de cólica.

V. O fornecimento de água logo após o exercício é recomendado em razão da necessidade de reposição hídrica nesse momento, além de prevenir a ocorrência de cólica.

É correto apenas o que se afirma em

A) II e III.

B) I, II e IV.

C) I, II e V.

D) III, IV e V.

E) I, III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 17
O manejo pré-abate está diretamente ligado ao bem-estar animal, sendo que em diversos países vigora a adoção das técnicas de abate humanitário. Essas técnicas são definidas como o conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais durante o embarque na propriedade rural e o manejo no frigorífico. Cumpre ressaltar que o abate humanitário não é só sinônimo de qualidade sanitária, mas também de qualidade ética, além de fazer parte da preocupação dos consumidores.
Disponível em: <http://www.wspabrasil.org>.
Acesso em: 4 set. 2013 (adaptado).

Acerca do abate humanitário, avalie as afirmações que se seguem.

I. O transporte é uma das etapas importantes do abate humanitário e, se realizado de forma inadequada, poderá ocasionar grande estresse aos animais, o que pode comprometer a qualidade da carcaça. 

II. Caso os procedimentos de abate provoquem estresse nos animais, há possibilidade de que sejam produzidas carnes de pior qualidade, devido à redução nas concentrações de glicogênio no músculo, que impede a produção de lactato e a queda do pH.

III. O uso de currais de espera nos frigoríficos deve ser evitado, pois os animais são entregues após serem submetidos ao jejum nas propriedades rurais. 

IV. A insensibilização é uma etapa imprescindível ao abate humanitário e é responsável por deixar o animal inconsciente até o final da sangria.

V. A produção de carne escura, firme e seca (DFD) pode ocorrer quando os animais são submetidos ao estresse e não possui relação com o tempo de prateleira.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, III e V.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 18
A suinocultura é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil. Porém, o manejo inadequado de seus resíduos causam a contaminação da água e do solo, além da emissão de gases de efeito estufa.

Um dos processos para tratamento dos dejetos de suínos é a digestão anaeróbica, processo em que bactérias atuam na ausência de oxigênio, atacando a estrutura de materiais orgânicos complexos e produzindo compostos simples, como o metano.

O biogás pode ser aproveitado no estabelecimento rural como fonte de energia térmica ou elétrica em substituição aos combustíveis fósseis ou à lenha.

Na tecnologia de digestão anaeróbica, o biogás é

A) um produto que pode conter quantidades variáveis de substâncias nocivas e de gases corrosivos, exigindo monitoramento contínuo de sua qualidade e manejo adequado dos dejetos que são encaminhados para o biodigestor.

B) uma mistura cuja qualidade energética dependerá do maior teor de água existente nos dejetos, pois a água é essencial para a sobrevivência e a eficiência das bactérias anaeróbicas no biodigestor.

C) um produto inodoro e livre de gases poluentes; no entanto, o resíduo da biodigestão necessita passar por processos de remoção de substâncias nocivas ao ambiente.

D) um produto cujo poder calorífico não está diretamente relacionado ao teor de metano e sim à eficiência do biodigestor em digerir maior quantidade de resíduos orgânicos.

E) uma alternativa ecologicamente correta, tendo em vista que os gases produzidos não contribuem para o efeito estufa.


ENADE 2013 - QUESTÃO 19
O solo constitui o substrato para as atividades agropastoris e sua qualidade é dependente do manejo ao qual é submetido.

Na definição de qualidade do solo, está implícita a noção de sustentabilidade, na qual um sistema sustentável deve ser o mais parecido possível com um sistema natural, em que a interferência do ser humano seja a mínima necessária.

Porém, para a implantação de uma cultura, o preparo do solo deverá fornecer condições necessárias até certa profundidade, favorecendo o desenvolvimento do sistema radicular e, consequentemente, levando a uma produção máxima dentro das possibilidades de clima e nutrição da planta.
EVANGELISTA, A.R.; LIMA, J.A. Formação de pastagem: primeiro
passo para a sustentabilidade. In: OBEID, J.A.; PEREIRA, O.G.;
FONSECA, D.M.; NASCIMENTO JUNIOR, D. (Coord.). Simpósio sobre
manejo estratégico de pastagem. 1ª ed. Viçosa-MG: Universidade
Federal de Viçosa, 2002. p.1-41.

Considerando a importância do preparo e do manejo sustentável do solo, avalie as afirmações que se seguem.

I. O preparo do solo deve propiciar o máximo escoamento da água da chuva, a fim de evitar acúmulo da água.

II. No preparo do solo, devem ser incorporados restos de culturas e deve ser feito o controle de plantas daninhas.

III. As operações de preparo do solo, tais como a aração e a gradagem, proporcionam modificações físicas que diminuem os riscos de erosão.

IV. O solo preparado deve ficar suficientemente solto e em condições adequadas para receber as sementes ou as mudas da espécie forrageira a ser implantada.

V. No preparo do solo, devem ser utilizadas práticas de uso e manejo que evitem a pulverização e a compactação e que o protejam da ação erosiva das chuvas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) I, III e V.

D) II, IV e V.

E) III, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 20
A introdução de árvores e arbustos em pastagens de gramíneas pode acarretar vários benefícios, ocorrendo, em alguns casos, externalidades positivas que ultrapassam os limites da pastagem ou da propriedade.

Em relação ao sistema silvipastoril, avalie as afirmações que se seguem.

I. Com o objetivo de otimizar a produção forrageira, deve-se plantar as árvores no sentido norte-sul a fim de maximizar o efeito da sombra sobre os animais.

II. Uma maneira de aumentar a biomassa e a diversidade vegetal em um sistema de produção animal é a utilização do silvipastoralismo, que consiste na implantação de pastagem em áreas de reflorestamento.

III. O desenvolvimento do sistema radicular das árvores favorece as condições físicas do solo, melhorando sua estrutura e aumentando a porosidade e a capacidade de retenção de água, o que gera benefícios para as espécies forrageiras utilizadas no sistema silvipastoril.

IV. O sistema silvipastoril contribui para a conservação do solo e melhora o aproveitamento da água das chuvas, além de possibilitar outros serviços ambientais, como a conservação da biodiversidade e o armazenamento de carbono no solo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 21
Em um dia de campo, foi abordado o conjunto de operações destinadas à produção de silagem de milho, entre as quais, foi discutida a determinação do ponto de colheita.

O ponto de colheita é uma etapa primordial para a obtenção de uma silagem de alta qualidade e, no campo, esse ponto pode ser determinado com o “teste da mão”, que consiste em averiguar o equilíbrio entre o ponto ideal de corte dos grãos (farináceo-duro) e da planta (de 32 a 38% de matéria seca).

Para isso, são cortadas de 5 a 10 plantas ao acaso no meio da lavoura, passam-se as plantas na ensiladeira/picadeira, retira-se uma amostra na mão e, comprimindo-a fortemente com os dedos, observa-se, ao abrir lentamente a mão, a condição da amostra.
Guia de campo silagem. Disponível em: <www.sementesagroceres.com.br>.
Acesso em: 2 ago. 2013.

A respeito do “teste da mão” na determinação do ponto de colheita para ensilagem das plantas de milho, é importante observar se a amostra

I. é desfeita rapidamente, o que indica que as plantas estão muito secas.

II. umedece a mão, o que indica que as plantas estão no ponto ideal de silagem.

III. é desfeita lentamente, o que indica que a planta está na faixa correta de matéria seca para ensilagem.

IV. permanece agrupada, o que indica que a planta está com baixa percentagem de matéria seca, necessitando mais tempo de espera.

V. fica quebradiça, o que indica que as plantas estão com alta percentagem de umidade e que há necessidade de pré-secagem para a ensilagem.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e V.

B) I, III e IV.

C) I, III e V.

D) II, III e IV.

E) II, IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 22
A sustentabilidade ambiental e econômica de pequenas propriedades rurais prioriza a utilização, de forma racional e adequada, da terra e dos recursos naturais disponíveis, mantendo o potencial produtivo da propriedade.

Nesse contexto, considerando a apicultura uma atividade econômica e ecologicamente importante para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de agricultura familiar, avalie as afirmações que se seguem.

I. A apicultura gera inúmeras vantagens à agricultura familiar e à própria vegetação, pois as abelhas atuam na polinização de diversas espécies vegetais.

II. A apicultura se adapta a quaisquer condições climáticas e consiste em uma atividade intimamente ligada aos recursos naturais, dependendo de sua manutenção e incentivando a proliferação das espécies vegetais melíferas.

III. A apicultura pode ser atividade econômica principal ou complementar, sendo que seus produtos (mel, geleia real, própolis, pólen, cera e apitoxina) e serviços de polinização (aluguel de colmeias) podem alcançar valores superiores aos de muitos produtos da agricultura familiar.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 23
A caprinocultura no Brasil enfrenta diversos desafios sanitários, destacando-se as verminoses. As pastagens são a principal via de contaminação do rebanho por parasitas internos e externos e, em sistemas de produção extensivos ou semiextensivos, o contato diário dos animais com os parasitas aumenta as chances de contaminação e perpetuação do problema.

Para o controle das verminoses em caprinos, entre outros procedimentos, recomenda-se o manejo da pastagem de forma 

A) contínua, associado à utilização do controle biológico, com o pastoreio em conjunto de caprinos com outras espécies. 

B) rotacionada, associado à utilização do controle biológico, com o pastoreio alternado entrecaprinos e outras espécies.

C) contínua e com alta lotação, visando reduzir a altura da vegetação e, assim, melhorar a insolação sobre as plantas e o solo, o que auxilia na redução do número de larvas e de ovos de parasitas.

D) rotacionada e com alta lotação, visando reduzir a altura da vegetação e, assim, melhorar a insolação sobre as plantas e o solo, o que auxilia na redução do número de larvas e de ovos de parasitas.

E) rotacionada e priorizando a sua utilização nas primeiras horas do dia, quando a pastagem apresenta maior teor de umidade, o que auxilia na redução do número de larvas e de ovos de parasitas.


ENADE 2013 - QUESTÃO 24
Atualmente, a avicultura brasileira apresenta diferentes tipos de instalações e equipamentos, dependendo do tempo de implantação da granja e do seu grau de atualização tecnológica. A localização da granja e as características da região têm forte influência sobre os parâmetros produtivos do frango de corte.

Como exemplo, considere uma granja avícola localizada em uma região com altitude variando de 800 até 1 000 metros, temperatura média de 33°C e umidade relativa do ar de 82%. As aves dessa granja, aos 28 dias de idade, foram alojadas em um galpão do tipo convencional. Diante dessa situação e objetivando garantir um bom desempenho zootécnico, está correto

A) reduzir o valor do balanço eletrolítico dietético para auxiliar o organismo a combater o quadro de alcalose respiratória.

B) aumentar o número de aves alojadas dentro do galpão para obter produção média de 44 kg de frango por metro quadrado.

C) adicionar menadiona na água de beber das aves, com intuito de melhorar a digestibilidade dos carboidratos da dieta.

D) fornecer fotoperíodo de 23 horas de luz por dia, para estimular o consumo de ração e garantir um ganho de peso diário médio de 40 gramas.

E) pintar as telhas de amianto do telhado do galpão, na cor branca, para reduzir a temperatura interna até atingir a faixa de conforto térmico do frango de corte.


ENADE 2013 - QUESTÃO 25
Os microminerais, em razão de seu envolvimento na estrutura de muitas enzimas e alguns hormônios, geralmente, estão diretamente relacionados a alguns distúrbios da função reprodutora. Na nutrição de ruminantes, a suplementação com microminerais tem por finalidade corrigir deficiências, minimizar o estresse e melhorar a eficiência de produção. Diante disso, avalie o estudo de caso a seguir. 

Como consultor de uma propriedade que atua na pecuária leiteira, você verificou que a aquisição dos concentrados e misturas minerais era feita exclusivamente com base no preço e não na sua qualidade (valor nutricional) e isso poderia ser um indicativo do elevado intervalo de partos no rebanho.

Ao avaliar a composição da mistura mineral, verificou-se que a concentração dos minerais estava inadequada. Considerando a situação apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. A dieta continha alta concentração de cálcio, o que é prejudicial para a absorção de selênio, mineral fundamental para o correto funcionamento do eixo hipotalâmico-hipofisário-gonadal.

II. A dieta apresentava baixo nível de selênio, pois, como parte da enzima glutationa peroxidase, esse mineral protege o citosol contra peróxidos produzidos durante a queima respiratória e seus níveis adequados na dieta são fundamentais para o correto funcionamento do aparelho reprodutor.

III. A dieta apresentava baixo teor de cobre, mineral presente na vitamina B12, que é sintetizada pelos micro-organismos ruminais. Essa vitamina age como coenzima e tem fundamental importância por estar envolvida na transferência de grupamento metil para o propionato gerando succinato.

IV. A dieta apresentava baixo nível de zinco, que é essencial para a síntese do DNA e para o metabolismo dos ácidos nucleicos e proteínas. Desse modo, todos os sistemas do organismo são afetados pela deficiência do mineral, particularmente quando as células estão em acelerado processo de divisão, crescimento ou síntese.

V. Os concentrados e minerais não continham cromo em sua composição, mineral este envolvido na síntese dos hormônios da tireoide e potencialização da ação da insulina, necessários para o corretofuncionamento do ciclo estral.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e III.

B) I e V.

C) II e III.

D) II e IV.

E) IV e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 26
O fósforo é um nutriente essencial para todas as plantas e animais. Ele também é um dos três macronutrientes básicos (NPK) dos fertilizantes químicos comerciais, sendo, portanto, fundamental para o atual sistema de produção mundial de alimentos. As frequentes preocupações ambientais a respeito das reservas naturais de fosfatos têm incentivado a busca por fontes alternativas.

Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Entre as soluções para a escassez das reservas de fosfato, estão a reciclagem, o aumento da eficiência na gestão dos nutrientes na agricultura e a recuperação dos nutrientes contidos nos resíduos (tais como águas servidas, esterco animal e excreta humana).

PORQUE

II. As reservas naturais de fosfatos conhecidas e que são de exploração economicamente viável são renováveis.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.
 

ENADE 2013 - QUESTÃO 27
Para se implantar um projeto de criação de suínos, deve-se considerar desde a capacidade de investimento do produtor e a viabilidade econômica do negócio até a produtividade que se deseja atingir e o manejo a ser adotado.

O bem-estar animal e a ambiência também constituem fatores indispensáveis. O aumento da escala de produção e a migração da atividade para regiões de clima mais quente também despertam maior interesse na construção de instalações que amenizem as condições climáticas menos favoráveis.
Manual brasileiro de boas práticas agropecuárias na produção de
suínos - ABCS. Disponível em: <http://www.abcs.org.br >.
Acesso em: 27 de jul. 2013.

Levando em consideração aspectos fundamentais na construção de instalações para suinocultura, avalie as afirmações que se seguem.

I. As construções para suinocultura devem levar em consideração aspectos de biosseguridade, como a construção de cercas e barreiras verdes para diminuir as chances de contaminação das granjas.

II. As construções para suinocultura devem levar em consideração a ventilação (natural e/ou forçada), pois tem importância fundamental na dissipação do calor e na renovação do ar, expulsando os gases tóxicos produzidos pela decomposição da matéria orgânica existente dentro das instalações. 

III. As construções para suinocultura devem estar posicionadas no sentido norte-sul, considerando que o sol do verão deve passar sobre a cobertura do galpão.

IV. As construções para suinocultura devem ser planejadas considerando-se o vazio sanitário das instalações, de forma a permitir o trabalho no sistema de “todos dentro – todos fora” e a produção dos suínos em lotes, objetivando manter os animais de diferentes idades na mesma sala em cada fase da produção.

É correto o que se afirma em

A) I e II, apenas.

B) II e III, apenas.

C) III e IV, apenas.

D) I, III e IV, apenas.

E) I, II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 28
Atualmente a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) pode ser aplicada rotineiramente nas fazendas. Os programas de IATF são desenvolvidos para controlar a função luteínica e folicular, permitindo, assim, uma taxa de prenhez satisfatória por inseminação. Esses programas podem ser considerados uma importante ferramenta de manejo reprodutivo de bovinos.
BARUSELLI, P.S. ; SALES, J.N.S. ; SALA, R.V. ; VIEIRA, L.M. ; SÁ FILHO, M.
F. History, evolution and perspectives of timed artificial insemination
programs in Brazil. Animal Reproduction, v. 9, p. 139-152, 2012.

Acerca dos benefícios proporcionados por essa técnica, avalie as afirmações que se seguem.

I. A redução do manejo de observação de cios juntamente com a possibilidade de maior uniformização dos lotes estão entre as maiores vantagens da técnica.

II. A IATF em comparação com a inseminação artificial convencional proporciona a obtenção de animais com valor genético superior.

III. A utilização de touros com altos valores genéticos na IATF reduzirá o intervalo de gerações da população, permitindo, assim, maior ganho genético.

IV. O protocolo hormonal utilizado na IATF proporciona superovulação e, assim, permite inseminação de todos os animais em horário preestabelecido, o que facilita o manejo.

V. A técnica permite a inseminação de um grande número de animais em curto período de tempo, possibilitando, assim, a obtenção de maiores índices de prenhez no início da estação de monta.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) I e V.

C) II e III.

D) IV e V.

E) II, III e IV.


ENADE 2013 - QUESTÃO 29
Inúmeros fatores interferem na qualidade da água na piscicultura, resultantes dos processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem nos ecossistemas aquáticos.

O principal fator responsável pela presença de amônia nos sistemas de criação de peixes é a entrada de grandes quantidades de compostos orgânicos e inorgânicos, por meio de adubos, fertilizantes e rações, os quais contêm níveis elevados de nitrogênio e fósforo.
PEREIRA, L.P.F.; MERCANTE, C.T.J. A amônia nos sistemas de criação
de peixes e seus efeitos sobre a qualidade da água. Uma revisão.
Boletim do Instituto de Pesca, São Paulo, v.31, n.1, p.81-88, 2005.

Considerando os efeitos da amônia sobre a qualidade da água nos sistemas artificiais de criação de peixes, avalie as afirmações que se seguem.

I. O nível de amônia aumenta proporcionalmente ao aumento da quantidade de alimento fornecido aos peixes e em situação de temperatura e pH elevados, promovendo a formação de amônia não ionizada (NH3), tóxica para os organismos aquáticos.

II. Nos viveiros em piscicultura, o principal local de ocorrência da desnitrificação é no sedimento, pois, além das baixas condições de oxigenação, há disponibilidade de grande quantidade de substratos orgânicos.

III. Nos viveiros em piscicultura, especialmente quando o pH é ácido ou neutro, a amônia formada é instável, sendo convertida por hidratação a íon amônio (NH4).

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 30
O Decreto nº 4.895, de 25 de novembro de 2003, estabelece diretrizes para a implantação de parques aquícolas em espaços físicos de corpos d’água de domínio da União.

Segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), há empreendimentos de piscicultura em reservatórios como Itaipu Binacional, Castanhão, Furnas, Três Marias, Tucuruí e Ilha Solteira que estão operando em parques aquícolas demarcados e com cessões de uso concedidas.

Considerando que o estabelecimento da capacidade de suporte dos parques aquícolas em grandes reservatórios é fundamental para assegurar a compatibilidade ambiental da piscicultura em tanques-rede, avalie as afirmações que se seguem. 

I. A capacidade volumétrica e a recarga hídrica do local de implantação do parque aquícola podem influenciar o potencial de diluição de nutrientes e de absorção do impacto ambiental. 

II. As estratégias e índices de produção deverão considerar a conversão alimentar média observada nos cultivos para estimar o balanço em nutrientes e potencial poluente das rações utilizadas. 

III. O nível trófico que se deseja manter nas áreas de influência dos parques aquícolas deverá ser definido de acordo com os limites toleráveis das alterações na estrutura das comunidades aquáticas e o grau de eutrofização.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 31
A Anemia Infecciosa Equina (AIE) é uma doença cosmopolita causada por um RNA vírus que atinge equinos, asininos e muares. Uma vez instalado no organismo do animal, esse vírus permanece por toda a vida, mesmo quando não manifesta sintomas.

É uma doença essencialmente crônica, embora possa se apresentar em fases hiperaguda, aguda e subaguda. A transmissão ocorre por meio da picada de mutucas e das moscas dos estábulos, materiais contaminados com sangue infectado, além da placenta, colostro e acasalamento com animais portadores.

Para entrada de equinos em eventos agropecuários, são requisitos obrigatórios para o controle e erradicação da anemia infecciosa equina (AIE), a apresentação 

I. da Guia de Trânsito Animal (GTA).

II. do exame negativo para anemia infecciosa equina (AIE).

III. do comprovante de vacinação contra a anemia infecciosa equina (AIE).

Está correto o que se afirma em

A) II, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) I e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 32
Os animais mantidos em zoológicos geralmente são submetidos a ambientes muito restritos, com espaço reduzido, pouca variação, baixo nível de estimulação sensorial, limitações para interações sociais e poucas oportunidades para expressar muitos dos comportamentos próprios de cada espécie.

Essa condição pode ser agravada quando associada a outras, também de caráter negativo, como, por exemplo, e paradoxalmente, a hiperestimulação derivada de um único estímulo (p.ex.: som constante e repetitivo). Situações como essas invariavelmente levam os animais ao estresse, gerando uma série de alterações fisiológicas e comportamentais.

Pode-se promover o enriquecimento ambiental dos cativeiros aumentando a exposição dos animais a situações novas e oferecendo a eles maior controle sobre seu ambiente, sendo esperado que 

I. a exposição a novidades reduza o medo.

II. as novidades aumentem o nível de estimulação visual.

III. o controle sobre o ambiente reduza o nível de estresse.

IV. as novidades tenham efeitos de longo prazo.

V. O controle do ambiente permita ao animal evitar situações incômodas.

É correto apenas o que se afirma em

A) IV e V.

B) I, II e III.

C) I, IV e V.

D) II, III e IV.

E) I, II, III e V.


ENADE 2013 - QUESTÃO 33
Na formulação de rações, deve ser levada em consideração a qualidade dos ingredientes ou matérias-primas em sua forma natural ou subprodutos derivados de processamentos diversos. O controle de qualidade das matérias-primas é parte do sistema de produção de rações. 

Considerando os aspectos relacionados ao controle de qualidade na matéria-prima para ração de cães ou gatos, avalie as afirmações que se seguem.

I. No controle de qualidade dos ingredientes de origem animal, destacam-se presença de contaminação bacteriana, peroxidação de gorduras, presença de poliaminas, variabilidade na composição e digestibilidade de nutrientes e energia.

II. No controle de qualidade dos ingredientes vegetais, destacam-se presença das micotoxinas, contaminação química, variações na composição dos ingredientes, presença de fatores antinutricionais e, em determinadas situações, a deterioração.

III. No controle de qualidade dos ingredientes, deve-se estabelecer o programa de seleção dos fornecedores, que são previamente cadastrados e qualificados. As matériasprimas com contaminação química, física ou microbiológica que não podem ser eliminadas, ou manipuladas em limites dentro dos padrões estabelecidos, devem ser rejeitadas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2013 - QUESTÃO 34
O capim-elefante (Pennisetum purpureum), assim como as demais gramíneas forrageiras tropicais, utiliza a via C4 da fotossíntese e, por isso, apresenta elevada produção de biomassa. Porém, grande parte da produção anual concentra-se na época de chuvas. Por isso, uma opção é conservar parte dessa produção na forma de silagem a fim de utilizá-la na alimentação animal durante a época seca.

O capimelefante tem razoável valor nutritivo, mas apresenta inconvenientes para ensilagem: alto teor de umidade e baixos teores de carboidratos solúveis. Nesse caso, recomenda-se a utilização de aditivos para melhorar a qualidade da silagem. Pesquisadores realizaram um experimento para avaliar a qualidade de silagem de capim elefante (Pennisetum hybridum cv. Paraíso), com e sem a presença de aditivos.

Aos 100 dias de idade, o capim foi cortado e ensilado conforme os seguintes tratamentos: silagem de capim paraíso sem aditivo (CP); CP + 5% de polpa cítrica; CP + 10% de polpa cítrica; CP + 1% de óxido de cálcio; CP + aditivo comercial, composto de Lactobacillus plantarum e Pediococcus pentosaceus.

A tabela abaixo apresenta os valores médios de pH, percentuais de matéria seca (MS), nitrogênio amoniacal em relação ao nitrogênio total (NH3/NT), ácido lático (LAT), ácido acético (ACE) e ácido butírico (BUT) obtidos nesse experimento.

enade

Considerando os tratamentos experimentais e a análise da tabela apresentada, conclui-se que

A) a adição da polpa cítrica não alterou o pH nem o percentual de matéria seca da silagem quando comparado ao tratamento sem aditivo.

B) a adição de 10% de polpa cítrica promoveu uma silagem rica em matéria seca e com padrão fermentativo adequado para uma silagem de boa qualidade.

C) o aditivo comercial propiciou efeitos similares aos tratamentos com polpa cítrica no que se refere aos percentuais de matéria seca e padrão fermentativo da silagem.

D) a adição de óxido de cálcio proporcionou silagem de boa qualidade, considerando-se as concentrações de nitrogênio amoniacal e de ácido lático.

E) o óxido de cálcio elevou significativamente o pH da silagem e o teor de nitrogênio amoniacal em relação ao nitrogênio total, o que promoveu uma silagem de melhor qualidade nutricional e mais estável.


ENADE 2013 - QUESTÃO 35
A mastite bovina tem sido descrita como a principal doença que causa prejuízos à produção leiteira, resultando em redução da produção e qualidade do leite e em aumento dos custos de produção.

A contagem de células somáticas (CCS) é comumente usada como indicador da incidência de mastite subclínica em vacas leiteiras.

Na incidência de mastite, diversas mudanças na composição do leite ocorrem: diminuição da concentração de caseína, aumento da concentração de ácidos graxos livres, alteração na concentração de minerais, aumento da atividade proteolítica e lipolítica do leite.
SANTOS, M.V. Influência da qualidade do leite na manufatura e vida
de prateleira dos produtos lácteos: papel das células somáticas. In:
Brito, J.R.F.; Portugal, J.A.B. (Org.). Diagnóstico da qualidade do leite,
impacto para a indústria e a questão dos resíduos de antibióticos.
Juiz de Fora, 2003, v. 1, p. 139-149.

Com relação à qualidade do leite e seus derivados, avalie as afirmações que se seguem.

I. Um leite em que se verifique elevada contagem de CCS apresenta variação na composição química e nas características organolépticas. 

II. O processo de pasteurização diminui a CCS, tornando o produto final adequado à comercialização ou à fabricação de derivados lácteos.

III. Um animal com mastite apresenta diminuição na síntese de lactose; consequentemente, a concentração desse açúcar é menor no leite de vacas com mastite quando em comparação ao leite das vacas saudáveis.

IV. Queijos produzidos com leite que apresentam CCS elevados apresentam maior tempo de coagulação, diminuição da firmeza do coágulo, maior perda de componentes do leite para o soro e menor rendimento de fabricação.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) I, III e IV.


COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Zootecnia ENADE 2013 com Gabarito
Prova de Zootecnia ENADE 2013 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s16000/enade-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhWLIIXvdh1YV33oqbffzW4te_RKdc_nMXvuybt63Bxu8DghhsDKTUVvMmuE1snF57ixkjo8n_EhXqYYKyWFzjh8YJ28uYNa50q5nFsNYgtfAwZh64A2YGH1adJ0_Poaw_nxi6qWFmgtMA/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-zootecnia-enade-2013-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-zootecnia-enade-2013-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo