Prova FATEC 2017 com Gabarito

FATEC

Prova FATEC 2017 com Gabarito

Geografia

FATEC 2017 - QUESTÃO 01
Leia os textos.

Mais escolarizadas, mulheres ainda ganham menos e têm dificuldades de subir na carreira

As mulheres brasileiras já engravidam menos na adolescência, estudam mais do que os homens e tiveram aumento maior na renda média mensal, segundo mostram as Estatísticas de Gênero do IBGE, retiradas da base de dados do Censo de 2010, mas elas ainda ganham salários menores e têm dificuldades em ascender na carreira.
<http://tinyurl.com/gnbsmbs> Acesso em: 29.08.2016. Adaptado.

Homens recebem salários 30% maiores do que as mulheres no Brasil

O Brasil apresenta um grande nível de disparidade salarial. No país, os homens ganham aproximadamente 30% a mais do que as mulheres de mesma idade e de mesmo nível de instrução que eles.
<http://tinyurl.com/zuzfenl> Acesso em: 29.08.2016. Adaptado. 

Dentre os motivos que explicam essa disparidade, podemos destacar corretamente

(A) a recente incorporação das mulheres no mercado de trabalho, legalizada a partir da Constituição Federal de 1967.

(B) a grande participação das mulheres na indústria da construção civil, causando grande concorrência entre elas e reduzindo o salário das trabalhadoras.

(C) o papel dos sindicatos, que colocam a luta das mulheres trabalhadoras em segundo plano, seguindo o que está escrito na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

(D) o entendimento, por parte de alguns gestores empresariais, de que as mulheres se ausentam mais do trabalho, pois o cuidado com a família ainda é visto como função feminina.

(E) a cultura matriarcal, que valoriza mais o trabalho da mulher, e a questão reprodutiva, em que empregadores obtêm ganhos produtivos quando as funcionárias saem de licença. 

GABARITO. (D) o entendimento, por parte de alguns gestores empresariais, de que as mulheres se ausentam mais do trabalho, pois o cuidado com a família ainda é visto como função feminina.

Português

FATEC 2017 - QUESTÃO 02
O título do artigo – Mais escolarizadas, mulheres ainda ganham menos e têm dificuldades de subir na carreira – poderia ser substituído, sem causar prejuízo de sentido, por:

(A) Mulheres, mais escolarizadas, porventura ganham mais, entretanto possuem empecilhos para subir na carreira.

(B) Mulheres, mais escolarizadas, ainda ganham menos, bem como enfrentam obstáculos para subir na carreira.

(C) Mulheres, mais escolarizadas, às vezes ganham menos, por conseguinte apresentam especificidades para se elevarem na carreira.

(D) Mais escolarizadas, mulheres, ainda que enfrentem dificuldades para progredirem na carreira, ganham o mesmo ou mais.

(E) Mais escolarizadas, mulheres apresentam particularidades para subir na carreira, porquanto já ganham mais.

GABARITO. (B) Mulheres, mais escolarizadas, ainda ganham menos, bem como enfrentam obstáculos para subir na carreira.

Matemática

Leia o gráfico referente ao rendimento médio mensal na Região Metropolitana de Belo Horizonte (BH), no período de 2010 a 2013, para responder às questões de números 03 e 04.

fatec

FATEC 2017 - QUESTÃO 03
Sobre os dados do gráfico, podemos afirmar corretamente que a média do rendimento médio mensal das mulheres, no período de 2010 a 2013 foi, em reais, de

(A) 1.378,05

(B) 1.366,15

(C) 1.354,25

(D) 1.342,55

(E) 1.330,75

GABARITO. (E) 1.330,75

FATEC 2017 - QUESTÃO 04
Índices ou coeficientes como o IDH ou o de Gini servem para que a comparação dos dados de países ou regiões seja
realizada de modo mais objetivo. 

Suponha que seja criado o Coeficiente de Desigualdade do Rendimento entre os Sexos, o CDRS. Quando o CDRS é igual a zero, há ausência de desigualdade de rendimento entre os sexos; quando o CDRS é igual a 1, a desigualdade é dita plena e, nesse caso, o rendimento dos homens supera em muito o rendimento das mulheres.

Para calcular o CDRS deve-se utilizar a seguinte fórmula:

fatec
sendo:

º M, o número de mulheres de uma determinada região;
º RM, a média mensal dos rendimentos das mulheres dessa região;  

º H, o número de homens dessa mesma região; 

º RH, a média mensal dos rendimentos dos homens dessa região.

Com base na série histórica dos rendimentos de homens e de mulheres, observou-se que a razão pertence ao intervalo real [0,1].

Admita que na região metropolitana de BH, em 2013, havia 1 200 000 mulheres e 1 000 000 de homens.

O valor do CDRS para a região metropolitana de BH em 2013 é, aproximadamente, igual a

(A) 0,12

(B) 0,16

(C) 0,20

(D) 0,24

(E) 0,28

GABARITO. (B) 0,16

Inglês

FATEC 2017 - QUESTÃO 05
Considere o cartum. 

fatec

De acordo com o texto do cartum,

(A) a companhia demitiu sete mulheres.

(B) a companhia precisa contratar sete mulheres.

(C) o jornal local se recusa a negociar com as mulheres.

(D) o jornal considera que as mulheres são mais poderosas do que os homens.

(E) a companhia contratou sete mulheres para o jornal. 

GABARITO. (B) a companhia precisa contratar sete mulheres.

História

FATEC 2017 - QUESTÃO 06
A relação entre as mulheres e a política estreitou-se a partir do momento em que elas ingressaram massivamente no mercado de trabalho, durante a Primeira Revolução Industrial (século XIX). No início do século XX, na Inglaterra, mulheres de diferentes estratos sociais juntaram-se ao movimento sufragista.

A principal reivindicação das integrantes do movimento sufragista era o direito

(A) à liberdade de culto.

(B) à guarda dos filhos.

(C) ao voto feminino.

(D) ao divórcio.

(E) ao aborto. 

GABARITO. (C) ao voto feminino.

Biologia 

FATEC 2017 - QUESTÃO 07
No Brasil, as mulheres assalariadas têm assegurado o direito a uma licença de 120 dias, período durante o qual podem amamentar regularmente seus filhos. No entanto, é recomendável que as empresas busquem meios de permitir que suas funcionárias estendam o período da licença. Isso porque, além dos propósitos afetivo e social, a amamentação é uma adaptação biológica importante para os mamíferos em geral, já que ela

(A) garante que as fêmeas engravidem novamente sem que ocorra ovulação.

(B) garante que o filhote possa chegar à fase adulta sem doenças autoimunes.

(C) fornece as organelas citoplasmáticas, que formarão a bainha de mielina do filhote.

(D) fornece antígenos maternos, que permitem a digestão enzimática dos cátions Ca²+.

(E) fornece ao filhote anticorpos maternos, que fortalecem o sistema imune dele. 

GABARITO. (E) fornece ao filhote anticorpos maternos, que fortalecem o sistema imune dele. 

Química

FATEC 2017 - QUESTÃO 08
Leia o texto.

Lise Meitner, nascida na Áustria em 1878 e doutora em Física pela Universidade de Viena, começou a trabalhar, em 1906, com um campo novo e recente da época: a radioquímica. Meitner fez trabalhos significativos sobre os elementos radioativos (descobriu o protactínio, Pa, elemento 91), porém sua maior contribuição à ciência do século XX foi a explicação do processo de fissão nuclear. A fissão nuclear é de extrema importância para o desenvolvimento de usinas nucleares e bombas atômicas, pois libera grandes quantidades de energia. Neste processo, um núcleo de U–235 (número atômico 92) é bombardeado por um nêutron, formando dois núcleos menores, sendo um deles o Ba–141 (número atômico 56) e três nêutrons.

Embora Meitner não tenha recebido o prêmio Nobel, um de seus colaboradores disse:
“Lise Meitner deve ser honrada como a principal mulher cientista deste século”.
Fonte dos dados: KOTZ, J. e TREICHEL, P. Química e Reações Químicas. Rio de Janeiro. Editora LTC,1998. Adaptado.
FRANCO, Dalton. Química, Cotidiano e Transformações. São Paulo. Editora FTD,2015. Adaptado.

O número atômico do outro núcleo formado na fissão nuclear mencionada no texto é

(A) 34

(B) 35

(C) 36

(D) 37

(E) 38

GABARITO. (C) 36

Física

FATEC 2017 - QUESTÃO 09
Leia o texto.

A polonesa Maria Skodovska Curie (1867–1934) é considerada a “mãe da Física Moderna” e a “patrona da Química”. Madame Curie, como é conhecida, é famosa por sua pesquisa inovadora sobre a radioatividade e pela descoberta dos elementos polônio e rádio. Ela teve influência na trajetória de muitas outras mulheres ao redor do mundo, que enfrentavam uma época repleta de preconceitos e dificuldades profissionais.

No Brasil, na primeira metade do século XX, tivemos pelo menos três representantes de destaque na área da Física. Yolande Monteux (1910–1998), primeira mulher formada em Física pela USP no Brasil (1938), trabalhou em pesquisas sobre raios cósmicos, tornando-se uma das pioneiras na área. Logo depois, em 1942, duas outras pesquisadoras seguiram os passos dela, graduando-se, também, em Física. Uma delas, Elisa Frota-Pessoa (1921– ), graduada pela UFRJ, trabalhou com Física Experimental. Dentre sua obra, destaca-se o artigo intitulado “Sobre a desintegração do méson pesado positivo”. A outra foi Sonja Ashauer (1923–1948), também graduada pela USP, e que se tornou a primeira mulher brasileira a concluir um Doutorado em Física, na Universidade de Cambridge (Inglaterra), com uma tese sobre elétrons e radiações eletromagnéticas.

Podemos afirmar que algumas áreas da Física contempladas pelos estudos citados no texto são

(A) Termologia e Radioatividade, por estudarem a temperatura dos raios cósmicos e suas radiações.

(B) Magnetismo e Físico-Química, por terem pesquisado partículas atômicas e novos elementos.

(C) Acústica e Gases, pela descoberta do rádio e do polônio, que são gases à temperatura e pressão ambiente.

(D) Astrofísica e Física de Partículas, pelo estudo dos raios cósmicos, radioatividade e partículas subatômicas.

(E) Óptica Geométrica e Eletromagnetismo, pela observação astronômica realizada das radiações eletromagnéticas.

GABARITO. (D) Astrofísica e Física de Partículas, pelo estudo dos raios cósmicos, radioatividade e partículas subatômicas.

Raciocínio Lógico

FATEC 2017 - QUESTÃO 10
Os números naturais de 0 a 3 000 foram dispostos, consecutivamente, conforme a figura, que mostra o começo do processo.

fatec

Nessas condições, o número 2 017 está na

(A) 1ª linha.

(B) 2ª linha.

(C) 3ª linha.

(D) 4ª linha.

(E) 5ª linha.

GABARITO. (B) 2ª linha.

FATEC 2017 - QUESTÃO 11
Maria, aluna da Fatec Mococa, para garantir a segurança das mensagens que pretende transmitir, criou um sistema de criptografia da seguinte forma:

º montou uma tabela de 2 linhas e 13 colunas para colocar as 26 letras do alfabeto, sem repetição de letra;

º nas cinco células iniciais da 1ª linha, da esquerda para a direita, escreveu, uma a uma, as letras F, A, T, E, C, nessa ordem;

º ainda na 1ª linha, na 6ª célula, da esquerda para a direita, obedecendo a ordem alfabética (de A a Z), colocou a primeira letra ainda não utilizada nas células anteriores;

º da 7ª célula a 13ª célula da 1ª linha, inseriu sete letras, da esquerda para a direita, sem repetir letra, seguindo a ordem alfabética, começando pela primeira letra ainda não utilizada nas células anteriores;

º preencheu a 2º linha, da esquerda para a direita, com as letras restantes do alfabeto, também em ordem alfabética e sem repetição de qualquer letra já utilizada anteriormente.

A tabela mostra o início do processo, com as seis primeiras letras.

fatec

Tendo construído a tabela conforme o descrito, para criptografar uma mensagem, Maria substitui cada letra da 1ª linha pela que está na 2ª linha, na mesma coluna, e vice-versa. A acentuação, a pontuação e o espaço entre as palavras são desconsiderados. 

Assim, para desejar BOA PROVA para uma colega, que sabia fazer a decodificação, escreveu RTNEBTHN. 

Para João, que também sabia decodificar a mensagem, Maria escreveu:

fatec

A partir da decodificação, João entendeu que a mensagem de Maria foi

(A) Nunca pare de aprender

(B) Nunca deixe de estudar

(C) Nunca faça isso de novo

(D) Sempre tire boas notas

(E) Sempre faça boas ações

GABARITO. (A) Nunca pare de aprender

FATEC 2017 - QUESTÃO 12
Em um círculo recortado em papel cartão foi feito o desenho de um homem estilizado. Esse círculo foi utilizadopara montar uma roleta, conforme a figura 1, fixada em uma parede. Quando a roleta é acionada, o círculo gira livremente em torno do seu centro, e o triângulo indicador permanece fixo na parede.

fatec

Considerando, inicialmente, a imagem do homem na posição da figura 1, obtém-se, após a roleta realizar uma rotação de três quartos de volta, no sentido horário, a figura representada em

fatec

fatec

fatec

fatec

fatec

GABARITO

fatec

FATEC 2017 - QUESTÃO 13
Considere que:

º a sentença “Nenhum A é B” é equivalente a “Todo A é não B”;

º a negação da sentença “Todo A é B” é “Algum A é não B”;

º a negação da sentença “Algum A é B” é “Todo A é não B”.

Assim sendo, a negação da sentença “Nenhum nefelibata é pragmático” é

(A) Todo nefelibata é não pragmático.

(B) Todo não nefelibata é pragmático.

(C) Algum nefelibata é pragmático.

(D) Algum não nefelibata é pragmático.

(E) Algum não nefelibata é não pragmático.

GABARITO. (C) Algum nefelibata é pragmático.

FATEC 2017 - QUESTÃO 14
Seja N um número natural de dois algarismos não nulos. Trocando-se a posição desses dois algarismos, obtém-se umnovo número natural M de modo que N – M = 63.

A soma de todos os números naturais N que satisfazem as condições dadas é

(A) 156

(B) 164

(C) 173

(D) 187

(E) 198

GABARITO. (C) 173

História

FATEC 2017 - QUESTÃO 15
As misteriosas cidades e edificações da civilização maia que resistiram ao tempo incluem obras reconhecidas como patrimônio mundial. Tais achados vêm intrigando pesquisadores até a atualidade, já que pouco se sabe sobre as origens, a organização social e as causas do fim dessa civilização, no século X.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características da civilização maia. 

(A) Desenvolveu-se na floresta Amazônica (atuais Peru, Bolívia e Suriname) e sua economia se baseava na coleta de tributos provenientes do comércio com os incas e os astecas.

(B) Ocupava a região das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (Sul do México), e desenvolveu saberes matemáticos, astronômicos e arquitetura sofisticados para a época. 

(C) O poder era centralizado nas mãos do Imperador, cuja origem era considerada divina, e a capital, Machu Picchu, foi construída no topo de uma grande montanha para evitar ataques de povos inimigos.

(D) Habitava a região do Rio da Prata, atuais Uruguai e Argentina, onde desenvolveu a cultura de algodão, com o qual fabricava tecidos para exportação, e projetou um sistema de vigilância eficaz para se proteger de ataques inimigos.

(E) A organização social igualitária favorecia a distribuição equilibrada dos recursos naturais provenientes do comércio marítimo, realizado no Caribe, e os grandes templos e pirâmides honravam as divindades do Sol (Rá) e da Lua (Anúbis).

GABARITO. (B) Ocupava a região das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán (Sul do México), e desenvolveu saberes matemáticos, astronômicos e arquitetura sofisticados para a época. 

FATEC 2017 - QUESTÃO 16
No século VIII, tropas muçulmanas, lideradas pelo general Tarik, saíram do Norte da África, atravessaram o mar Mediterrâneo pelo Estreito de Gibraltar e conquistaram quase toda a península Ibérica.

Sobre o período de domínio muçulmano na península Ibérica, é correto afirmar que

(A) contribuiu para a consolidação do feudalismo, isolando a Europa do restante do mundo, e estimulando as pessoas a abandonarem as cidades.

(B) o desenvolvimento mercantil provocou o crescimento de cidades como Córdoba e Toledo, atraindo poetas, letrados e músicos, estimulando o ambiente intelectual.

(C) sua duração foi maior em Portugal do que na Espanha, reino do qual os muçulmanos foram expulsos pelos cruzados, cerca de trinta anos após a ocupação da península Ibérica.

(D) durou aproximadamente meio século, e foi marcado pela perseguição aos cristãos, pela obstrução das rotas mercantis e pela Peste Negra, que dizimou parte da população europeia.

(E) consolidou o sistema escravocrata medieval, fechou universidades, desestimulou o desenvolvimento científico e proibiu manifestações literárias e musicais pagãs.

GABARITO. (B) o desenvolvimento mercantil provocou o crescimento de cidades como Córdoba e Toledo, atraindo poetas, letrados e músicos, estimulando o ambiente intelectual.

FATEC 2017 - QUESTÃO 17
Após ser repartida e colonizada por países europeus (especialmente a partir da Conferência de Berlim, na década de 1880), a África passou, no século XX, por diferentes processos de independência, que deram origem aos territórios da maior parte dos países do continente. 

Esses processos, no contexto da Descolonização da África, têm como características comuns e principais

(A) o desenvolvimento de teorias raciais de superioridade do homem negro e a criação da Unidade Africana, que reuniu as principais lideranças rebeldes do continente e declarou guerra aos Estados Unidos. 

(B) o apoio da União Soviética que, no contexto da polarização política pós-Segunda Guerra Mundial, incentivou a industrialização e a rápida arrancada de desenvolvimento verificadas nas ex-colônias europeias na África.

(C) a atuação de missionários cristãos e agentes da Organização das Nações Unidas que, aliados a agências internacionais de notícias, promoveram campanhas de conscientização da opinião pública internacional pelo fim do colonialismo.

(D) a crise econômica decorrente do aumento abrupto do valor dos escravos no mercado internacional, associada à queda do preço do barril de petróleo, principal commodity da pauta de exportações africanas, o que levou os europeus a abandonar as colônias.

(E) o enfraquecimento econômico e político dos países europeus no pós-Segunda Guerra Mundial e o surgimento de movimentos de libertação em diferentes partes do continente africano, levando à gradativa perda do controle europeu sobre as colônias na África.

GABARITO. (E) o enfraquecimento econômico e político dos países europeus no pós-Segunda Guerra Mundial e o surgimento de movimentos de libertação em diferentes partes do continente africano, levando à gradativa perda do controle europeu sobre as colônias na África.

FATEC 2017 - QUESTÃO 18
Leia o texto.

Em abril de 1831, Dom Pedro I abdicou ao trono do Brasil em favor de seu filho, Dom Pedro de Alcântara que tinha, então, cinco anos de idade. Uma Regência foi criada para governar até que Dom Pedro II, como ficaria conhecido, atingisse a maioridade e pudesse ser coroado.

Durante o Período Regencial, a política brasileira foi marcada

(A) pela intensificação da política expansionista do regente Feijó, que acentuou os conflitos internacionais no Cone Sul (Guerras da Cisplatina e do Paraguai), e pelo aumento progressivo da dívida externa brasileira.

(B) pela fragmentação do Império, marcada pela perda de territórios fronteiriços (Província Cisplatina, Amazônia Colombiana) nos combates com as tropas de Simón Bolívar e José de San Martín.

(C) pelo pacto federativo, conduzido pelo jovem imperador, que favoreceu as demandas dos regionalistas, concedendo autonomia administrativa às províncias.

(D) pela promulgação da primeira Constituição do Império, que sofreu forte resistência das elites regionais por seu caráter centralizador, pela criação do poder Moderador e pela extensão do direito de voto aos analfabetos.

(E) pela criação das Assembleias Legislativas Provinciais e pela eclosão de rebeliões em diversas províncias, sendo algumas de caráter popular (como a Cabanagem) e outras comandadas pelas elites regionais (caso da Guerra dos Farrapos).

GABARITO. (E) pela criação das Assembleias Legislativas Provinciais e pela eclosão de rebeliões em diversas províncias, sendo algumas de caráter popular (como a Cabanagem) e outras comandadas pelas elites regionais (caso da Guerra dos Farrapos).

FATEC 2017 - QUESTÃO 19
Leia o texto.

O dia 24 de outubro de 1929 marca o início do que muitos historiadores consideram a pior crise econômica da história do capitalismo. Nesse dia, a bolsa de valores de Nova Iorque sofreu a maior baixa de sua história e, devido à centralidade dos Estados Unidos na economia mundial, a crise se espalhou para diversos países.

Entre os fatores causadores da crise destacam-se 

(A) a ascensão de regimes nazifascistas, com forte apelo nacionalista, na Itália e na Alemanha, e a aceleração do crescimento econômico do chamado BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

(B) o descompasso entre a produção e o consumo no mercado dos EUA, e a diminuição das exportações desse país para a Europa, o que gerou aumento dos estoques de produtos agrícolas e industrializados e a queda brusca do valor das ações das empresas no mercado financeiro.

(C) o endividamento dos Estados Unidos, em consequência da devastação que o país sofreu na Primeira Guerra Mundial, e a falência da França e da Inglaterra, que deixaram de cumprir seus compromissos financeiros com a comunidade internacional.

(D) a brusca desvalorização do dólar no mercado internacional, provocada pelo aumento do preço das commodities agrícolas dos países em desenvolvimento, e a política de substituição de importações, adotada pelas economias asiáticas.

(E) as medidas protecionistas adotadas pela União Soviética, favorecendo as indústrias dos países do Leste europeu, e as barreiras alfandegárias impostas aos produtos estadunidenses por parte dos integrantes da Zona do Euro.

GABARITO. (B) o descompasso entre a produção e o consumo no mercado dos EUA, e a diminuição das exportações desse país para a Europa, o que gerou aumento dos estoques de produtos agrícolas e industrializados e a queda brusca do valor das ações das empresas no mercado financeiro.

Química

Leia o texto para responder às questões de números 20 a 22.  

fatec

FATEC 2017 - QUESTÃO 20
Observando os cartões, é correto afirmar que o(a) vencedor(a) foi

(A) Júlia.

(B) Paulo.

(C) Pedro.

(D) Gabriela.

(E) Fernanda

GABARITO. (E) Fernanda

FATEC 2017 - QUESTÃO 21
Os isótopos representados contidos nos cartões de Paulo e Gabriela podem reagir entre si para formar óxido de lítio, segundo a reação balanceada

4 Li (s) + O2 (g) → 2 Li2O (s)

A massa de lítio necessária para reagir completamente com 3,2 kg de oxigênio é, em quilogramas,

(A) 1,4

(B) 1,8

(C) 2,8

(D) 4,3

(E) 7,1

GABARITO. (C) 2,8

FATEC 2017 - QUESTÃO 22
A ligação química que ocorre na combinação entre os isótopos apresentados por Júlia e Pedro é

(A) iônica, e a fórmula do composto formado é CaCl.

(B) iônica, e a fórmula do composto formado é CaCl2.

(C) covalente, e a fórmula do composto formado é ClCa.

(D) covalente, e a fórmula do composto formado é Ca2Cl.

(E) covalente, e a fórmula do composto formado é CaCl2.

GABARITO. (B) iônica, e a fórmula do composto formado é CaCl2.

FATEC 2017 - QUESTÃO 23
Leia o texto.

Um dos piores acidentes nucleares de todos os tempos completa 30 anos em 2016. Na madrugada do dia 25 de abril, o reator número 4 da Estação Nuclear de Chernobyl explodiu, liberando uma grande quantidade de Sr–90 no meio ambiente que persiste até hoje em locais próximos ao acidente. Isso se deve ao período de meia-vida do Sr–90, que é de aproximadamente 28 anos.

O Sr–90 é um beta emissor, ou seja, emite uma partícula beta, transformando-se em Y–90. A contaminação pelo Y–90 representa um sério risco à saúde humana, pois esse elemento substitui com facilidade o cálcio dos ossos, dificultando a sua eliminação pelo corpo humano.
<http://tinyurl.com/jzljzwc> Acesso em: 30.08.2016. Adaptado.

Em 2016, em relação à quantidade de Sr–90 liberada no acidente, a quantidade de Sr–90 que se transformou em Y–90 foi, aproximadamente, de

fatec

GABARITO

fatec

FATEC 2017 - QUESTÃO 24
Leia o texto.

Feromônios são substâncias químicas secretadas pelos indivíduos que permitem a comunicação com outros seres vivos. Nos seres humanos, há evidências de que algumas substâncias, como o androstenol e a copulina, atuam como feromônios.
<http://tinyurl.com/hqfrxbb> Acesso em: 17.09.2016. Adaptado.

As fórmulas estruturais do androstenol e da copulina encontram-se representadas

fatec

As funções orgânicas oxigenadas encontradas no androstenol e na copulina são, respectivamente,

(A) fenol e ácido carboxílico.

(B) álcool e ácido carboxílico.

(C) álcool e aldeído.

(D) álcool e cetona.

(E) fenol e éster.

GABARITO. (B) álcool e ácido carboxílico.

Inglês

Leia o texto para responder às questões de números 25 a 29.

Here’s how long you can work before your  brain 1shuts down

I’m having a hard time starting this article. According to research out of the University of Melbourne, that might be because I’m middle-aged and work too much. Economists determined that burning the midnight oil makes you, well, dumber.” Our study highlights that too much work can have adverse effects on cognitive functioning,” they conclude.

Tell us something we didn’t know. Who hasn’t, at the end of a seemingly endless workweek, found themselves staring blankly at their computer screen or into space unable to remember what they had for lunch, let alone form a coherent thought about the task at hand?

For some employees, of course – the average resident 2 physician or, these days, that “3 gig economy” worker who makes ends meet by banging away at multiple projects – long hours are a fact of modern working life. And there’s a cost. Medical researchers have shown that working too much can affect employees’ physical and mental health.

So how much is too much? For people age 40 and older, working up to roughly 25 hours per week boosts memory, the ability to quickly process information and other aspects of cognitive function, according to the study, which drew on a longitudinal survey that tracks the well-being of 6,000 Australians. Beyond 25 hours a week, the middle-aged brain doesn’t work as well, the study indicates, noting that the findings apply to both men and women.
<http://tinyurl.com/j4os8ck> Acesso em: 24.08.2016. Adaptado.

FATEC 2017 - QUESTÃO 25
Ao escrever, no início do texto, “I’m having a hard time starting this article”, o autor

(A) afirma discordar de pesquisas feitas na Universidade de Melbourne.

(B) afirma trabalhar melhor em horários próximos à meia-noite.

(C) expressa a dificuldade em começar a escrever o artigo.

(D) expressa a dificuldade dos economistas em explicar as altas do petróleo.

(E) expressa a falta de tempo dos economistas que trabalham na indústria de óleo.

GABARITO. (C) expressa a dificuldade em começar a escrever o artigo.

FATEC 2017 - QUESTÃO 26
A respeito do autor, o primeiro parágrafo nos informa que ele

(A) trabalha pouco para a idade dele.

(B) é de meia-idade e trabalha demais.

(C) é muito jovem para sentir-se cansado.

(D) sente-se como um trabalhador na Idade Média.

(E) deixou a Universidade de Melbourne na metade do ano.

GABARITO. (B) é de meia-idade e trabalha demais.

FATEC 2017 - QUESTÃO 27
Considere a afirmação: “Our study highlights that too much work can have adverse effects on cognitive functioning.”

Um dos efeitos adversos do trabalho excessivo apresentado pelo autor é

(A) não lembrar do que almoçara.

(B) sentir-se sozinho na hora do almoço.

(C) sentir-se sozinho sem o computador.

(D) não conseguir escrever à mão, sem o computador.

(E) não suportar a luz forte, pelo uso prolongado do computador.

GABARITO. (A) não lembrar do que almoçara.

FATEC 2017 - QUESTÃO 28
Afirma-se, no terceiro parágrafo, que

(A) o tratamento de doenças decorrentes de trabalhos físicos é mais caro do que o de trabalhos mentais.

(B) os médicos apresentam, em média, jornadas de trabalho mais curtas do que os economistas.

(C) o trabalho em excesso é um fator de risco somente para pessoas que têm trabalhos físicos.

(D) jornadas longas fazem parte da vida moderna de trabalho para alguns médicos residentes.

(E) muitas horas de trabalho não afetam a saúde física e mental dos empregados.

GABARITO. (D) jornadas longas fazem parte da vida moderna de trabalho para alguns médicos residentes.

FATEC 2017 - QUESTÃO 29
O pronome relativo that, em “that tracks the well-being of 6,000 Australians”, pode ser corretamente substituído, sem alteração do sentido original, por

(A) wit.

(B) with.

(C) wish.

(D) witch.

(E) which.

GABARITO. (E) which.

Matemática

Leia o texto para responder às questões de números 30 e 31. 

Uma tela de computador pode ser representada por uma matriz de cores, de forma que cada elemento da matriz corresponda a um pixel* na tela.

Numa tela em escala de cinza, por exemplo, podemos atribuir 256 cores diferentes para cada pixel, do preto absoluto (código da cor: 0) passando pelo cinza intermediário (código da cor: 127) ao branco absoluto (código da cor: 255).

*Menor elemento em uma tela ao qual é possível atribuir-se uma cor.

Suponha que na figura estejam representados 25 pixels de uma tela. 

fatec

A matriz numérica correspondente às cores da figura apresentada é dada por

fatec

FATEC 2017 - QUESTÃO 30
Uma matriz M = (aij), quadrada de ordem 5, em que i representa o número da linha e j representa o número da coluna, é definida da seguinte forma:

A matriz M corresponde a uma matriz de cores em escala de cinza, descrita pelo texto, em uma tela.

fatec

Sobre essa matriz de cores, pode-se afirmar que ela

(A) terá o mesmo número de pixels brancos e cinzas.

(B) terá o mesmo número de pixels brancos e pretos.

(C) terá o mesmo número de pixels pretos e cinzas.

(D) terá uma diagonal com cinco pixels brancos.

(E) terá uma diagonal com cinco pixels cinzas.

GABARITO. (A) terá o mesmo número de pixels brancos e cinzas.

FATEC 2017 - QUESTÃO 31
O número máximo de matrizes distintas que podem ser formadas com 25 pixels de tamanho, em que se possa preencher cada pixel com qualquer uma dentre as 256 cores da escala de cinza, é igual a

(A) 255 ²⁵⁶

(B) 127²⁵

(C) 25²⁵

(D) 256²⁵

(E) 0²⁵⁶

GABARITO. (D) 256²⁵

Leia o texto publicado em maio de 2013 para responder às questões de números 32 a 34.

Os Estados Unidos se preparam para uma invasão de insetos após 17 anos

Elas vivem a pelo menos 20 centímetros sob o solo há 17 anos. E neste segundo trimestre, bilhões de cigarras (Magicicada septendecim)  emergirão para invadir partes da Costa Leste, enchendo os céus e as árvores, e fazendo muito barulho.

Há mais de 170 espécies de cigarras na América do Norte, e mais de 2 mil espécies ao redor do mundo. A maioria aparece todos os anos, mas alguns tipos surgem a cada 13 ou 17 anos. Os visitantes deste ano, conhecidos como Brood II (Ninhada II, em tradução livre) foram vistos pela última vez em 1996.

Os moradores da Carolina do Norte e de Connecticut talvez tenham de usar rastelos e pás para retirá-las do caminho, já que as estimativas do número de insetos são de 30 bilhões a 1 trilhão.

Um estudo brasileiro descobriu que intervalos baseados em números primos ofereciam a melhor estratégia de sobrevivência para as cigarras.
<http://tinyurl.com/zh8daj6> Acesso em: 30.08.2016. Adaptado.

FATEC 2017 - QUESTÃO 32
Suponha a existência de uma espécie C1 de cigarras, emergindo na superfície a cada 13 anos, e de uma espécie C2 de cigarras, emergindo a cada 17 anos.

Se essas duas espécies emergirem juntas em 2016, elas emergirão juntas novamente no ano de

(A) 2271.

(B) 2237.

(C) 2145.

(D) 2033.

(E) 2029.

GABARITO. (B) 2237.

FATEC 2017 - QUESTÃO 33
O texto afirma que os habitantes das áreas próximas às da população de cigarras da Ninhada II talvez tenham que retirá-las do caminho. Imagine que 30 bilhões dessas cigarras ocupem totalmente uma estrada em formato retangular, com 10 metros de largura. Nesse cenário hipotético, as cigarras estariam posicionadas lado a lado, sem sobreposição de indivíduos.

Considerando que a área ocupada por uma cigarra dessa espécie é igual a 7 x10–⁴ metros quadrados, então N quilômetros dessa estrada ficarão ocupados por essa população.

O menor valor de N será igual a

(A) 2,1

(B) 21

(C) 210

(D) 2 100

(E) 21 000

GABARITO. (D) 2 100

FATEC 2017 - QUESTÃO 34
Com relação à Ninhada II, e adotando o ano de 1996 como o 1º termo de uma Progressão Aritmética, a expressão algébrica que melhor representa o termo geral  (a1) (an) da sequência de anos em que essas cigarras sairão à superfície, com n e IN*, é dada por

(A) an = 17 n + 1979

(B) an = 17 n + 1998

(C) an = 17 n + 2013

(D) an = 1996 n + 17

(E) an = 1979 n + 17

GABARITO. (A) an = 17 n + 1979

Física

FATEC 2017 - QUESTÃO 35
A tabela apresenta dados extraídos diretamente de um texto divulgado na internet pelo Comitê Organizador da Rio 2016, referente ao revezamento da Tocha Olímpica em território brasileiro, por ocasião da realização dos XXXI Jogos Olímpicos Modernos no Rio de Janeiro.

fatec

Utilizando como base apenas as informações fornecidas na tabela, podemos dizer que a velocidade média da Tocha Olímpica ao longo de todo percurso é, em km/h, aproximadamente, igual a

(A) 3,2 x 10²

(B) 1,6 x 10¹

(C) 8,8 x 10°

(D) 7,0 x 10°

(E) 4,4 x 10°

GABARITO. (B) 1,6 x 10¹

FATEC 2017 - QUESTÃO 36
Sabe-se que a grandeza física potência pode ser expressa como sendo a energia utilizada pela unidade de tempo em um determinado sistema. Considerando como grandezas fundamentais o tempo (T), o comprimento (L) e a massa (M), podemos afirmar corretamente que a fórmula dimensional da potência é

(A) M L T

(B) M L² T

(C) M L² T²

(D) M L² T –²

(E) M L² T –³

GABARITO. (E) M L² T –³

FATEC 2017 - QUESTÃO 37
Em uma disciplina de circuitos elétricos da FATEC, o Professor de Física pede aos alunos que determinem o valor da resistência elétrica de um dispositivo com comportamento inicial ôhmico, ou seja, que obedece à primeira lei de Ohm. Para isso, os alunos utilizam um multímetro ideal de precisão e submetem o dispositivo a uma variação na diferença de potencial elétrico anotando os respectivos valores das correntes elétricas observadas. Dessa forma, eles decidem construir um gráfico contendo a curva característica do dispositivo resistivo, apresentada na figura.

fatec

Com os dados obtidos pelos alunos, e considerando apenas o trecho com comportamento ôhmico, podemos afirmar que o valor encontrado para a resistência elétrica foi, em kΩ, de

(A) 3,0

(B) 1,5

(C) 0,8

(D) 0,3

(E) 0,1 

GABARITO. (D) 0,3

FATEC 2017 - QUESTÃO 38
Em um jogo de futebol, o goleiro, para aproveitar um contra-ataque, arremessa a bola no sentido do campo adversário. Ela percorre, então, uma trajetória parabólica, conforme representado na figura, em 4 segundos. 

fatec

Desprezando a resistência do ar e com base nas informações apresentadas, podemos concluir que os módulos da velocidade V, de lançamento, e da velocidade Vh , na altura máxima, são, em metros por segundos, iguais a, respectivamente,

(A) 15 e 25.

(B) 15 e 50.

(C) 25 e 15.

(D) 25 e 25.

(E) 25 e 50.

GABARITO. (C) 25 e 15.

FATEC 2017 - QUESTÃO 39
Um professor do curso de Eletrônica Industrial da FATEC decide apresentar aos alunos a eficiência da bateria de um telefone celular hipotético, modelo smartphone. Ele destaca que alguns fatores são determinantes para que a carga elétrica da bateria seja consumida mais rapidamente. O professor mostra que há um aumento de consumo devido à conexão WiFi, ao uso permanente de Bluetooth e de NFC (Near Field Communication), à elevada luminosidade de fundo de tela, à instabilidade das conexões 3G e 4G, ao localizador GPS ligado constantemente, ao uso de toque vibratório e ao excessivo armazenamento de apps (aplicativos diversos).

Os dados são apresentados aos alunos por meio de um infográfico, contendo o quanto a bateria fornece de energia, quanta energia o aparelho celular consome (utiliza) e o valor da dissipação de energia.

fatec

Desprezando quaisquer outras perdas do sistema, e considerando apenas as informações apresentadas no texto e no infográfico, é correto afirmar que

(A) o rendimento do sistema é de 25%.

(B) o rendimento da bateria na utilização do aparelho é de 80%.

(C) a potência nominal máxima gerada pela bateria em 1,5 h é de 5 W.

(D) a energia dissipada pelo dispositivo independe do uso das funcionalidades descritas no texto. 

(E) funcionalidades como Blue

GABARITO. (B) o rendimento da bateria na utilização do aparelho é de 80%.

Geografia

FATEC 2017 - QUESTÃO 40
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) foi fundada em abril de 1941, durante o governo Getúlio Vargas, com o financiamento estadunidense, em troca da cessão do uso do porto de Natal (RN) como base militar dos Estados Unidos no decorrer da Segunda Guerra Mundial.

Essa siderúrgica foi construída no município de

(A) Cubatão, localizado no estado de São Paulo, entre a capital e o porto de Santos, maior porto brasileiro na ocasião.

(B) Carajás, no interior do estado do Pará, para aproveitar a maior reserva mundial de minério de ferro, situada naquela localidade.

(C) Volta Redonda, situado entre São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores cidades brasileiras na época, e próximo ao Quadrilátero Ferrífero.

(D) São Paulo, capital do estado mais rico da federação naquele período e maior consumidor de produtos siderúrgicos e metalúrgicos da América Latina.

(E) Salvador, capital do país naquele momento, grande centro financeiro e industrial, cortado pelas linhas da Rede Ferroviária Federal, que abasteciam os fornos da companhia.

GABARITO. (C) Volta Redonda, situado entre São Paulo e Rio de Janeiro, as duas maiores cidades brasileiras na época, e próximo ao Quadrilátero Ferrífero.

FATEC 2017 - QUESTÃO 41
A cartografia temática trata da representação de temas específicos, como geologia, geomorfologia, pedologia, uso e ocupação do solo de um determinado espaço geográfico.

O mapa de uso e ocupação do solo é elaborado a partir da interpretação de imagens de satélites e fotografias aéreas, e é amplamente empregado no planejamento

(A) agrícola, pois nesse mapa está indicada a profundidade do solo, fator determinante para a definição de áreas prioritárias para conservação ambiental.

(B) agrícola, pois nesse mapa estão indicadas as áreas mais férteis para o desenvolvimento de determinadas culturas.

(C) agrícola, pois nesse mapa estão definidos os tamanhos dos lotes e o índice pluviométrico da área cartografada.

(D) urbano, pois nesse mapa estão presentes informações que podem ser utilizadas no direcionamento da expansão das cidades.

(E) urbano, pois nesse mapa estão localizadas e detalhadas as informações sobre os equipamentos urbanos existentes no subsolo de uma determinada área.

GABARITO. (D) urbano, pois nesse mapa estão presentes informações que podem ser utilizadas no direcionamento da expansão das cidades.

FATEC 2017 - QUESTÃO 42
Leia o texto.

No dia 23 de junho de 2016, o Reino Unido realizou um referendo sobre sua permanência na União Europeia (UE). Aproximadamente 17,4 milhões de britânicos votaram a favor do Brexit (saída), enquanto cerca de 16 milhões votaram contra. Representantes de diversos órgãos da UE lançaram uma declaração conjunta sobre o resultado do referendo do Reino Unido. Um dos trechos da declaração afirma que “...trata-se de uma situação sem precedentes, mas estamos unidos na nossa resposta. Permaneceremos fortes e defenderemos os valores essenciais da UE de promover a paz e o bem-estar dos seus povos. A União de 27 Estados-Membros irá continuar. 
Aguardamos agora que o governo do Reino Unido concretize essa decisão do povo britânico o mais rapidamente possível, por mais doloroso que esse processo se possa revelar. Qualquer atraso prolongaria desnecessariamente a incerteza. Estamos prontos para lançar rapidamente as negociações com o Reino Unido relativamente aos termos e às condições da sua saída da União Europeia. Até esse processo estar concluído, o Reino Unido continua a ser um membro da União Europeia com todos os direitos e obrigações que daí decorrem.“
 <http://tinyurl.com/h5szb75> Acesso em: 05.10.2016. Adaptado. 

Oficialmente, o referendo não torna obrigatória a saída do Reino Unido da UE. Caso esse processo se concretize, pode-se afirmar corretamente que a UE

(A) retirará do Reino Unido as prerrogativas de Estado-Membro, como a isenção de tarifas alfandegárias entre todos os outros signatários da UE.

(B) voltará ao estágio de Zona de Livre Comércio, acabando com a livre circulação de mercadorias entre os Estados-Membros restantes.

(C) substituirá a moeda do Reino Unido pelo marco alemão, uma vez que a libra não será mais aceita pelos Estados-Membros da UE.

(D) deverá excluir o Reino Unido do Parlamento Europeu, substituindo-o pela Escócia, uma república da Grã-Bretanha.

(E) fechará o Banco Central Europeu, retirando o euro de circulação nos Estados-Membros que ainda compõem a UE. 

GABARITO. (A) retirará do Reino Unido as prerrogativas de Estado-Membro, como a isenção de tarifas alfandegárias entre todos os outros signatários da UE.

FATEC 2017 - QUESTÃO 43
Leia o texto.

O Estado Islâmico no Iraque e no Levante, ou apenas Estado Islâmico (EI), é atualmente a organização terrorista jihadista mais poderosa do mundo em termos de efetivos e rendas e que prega a jihad armada.

O objetivo prioritário do EI é instaurar um Estado regido pela lei islâmica, a xaria, e governado por um só chefe político e religioso.

Em 29 de junho de 2014, ao destruir simbolicamente com escavadeiras o muro de areia que separa a Síria do Iraque, o EI anunciou ter atingido a sua meta.
(FOTTORINO, Éric (org.). Quem é o Estado Islâmico? Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. p. 115 e 116. Adaptado.)

Atualmente, essa organização possui o controle territorial de

(A) cidades isoladas, em sua maioria no vale do rio Eufrates, não configurando, portanto, um país.

(B) vastas áreas ao sul do Sahel, na África Subsaariana, favorecidas pelo apoio dos Estados Unidos.

(C) quase metade do território da Líbia e possui o reconhecimento formal da maioria dos países do mundo.

(D) todo o Oriente Médio e, com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), vem reconstruindo o seu califado.

(E) importantes áreas no Irã e na China, explorando imensas jazidas de petróleo, comercializado no mercado paralelo.

GABARITO. (A) cidades isoladas, em sua maioria no vale do rio Eufrates, não configurando, portanto, um país.

FATEC 2017 - QUESTÃO 44
Analise o climograma.

fatec

 Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do domínio morfoclimático com as características representadas no climograma.

(A) Pradaria

(B) Cerrado

(C) Caatinga

(D) Araucária

(E) Amazônico

GABARITO. (E) Amazônico

Biologia

Leia o texto para responder às questões de números 45 a 47.

Hormônio do crescimento de plantas é alvo de pesquisa chinesa

Um grupo de pesquisadores tem como principal objetivo desvendar o funcionamento dos hormônios nas plantas.

“Um desses fitormônios é o etileno, molécula de gás que regula uma ampla gama de processos, incluindoo amadurecimento de frutos, o envelhecimento de folhas e de flores, a tolerância ao estresse e a defesa contra patógenos”, explicou o pesquisador Hongwei Guo, professor da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Pequim.

“Temos estudado fatores que medeiam a regulação de respostas de plantas ao etileno, como a interação com outros fitormônios. Essas interações indicam a existência de complexas redes de sinalização na ação do etileno nas plantas”. Entre esses outros hormônios, o pesquisador mencionou a citocinina, a auxina e a giberelina.

“Identificamos que os fatores de transcrição conhecidos como EIN3 e EIL1 representam uma integração fundamental nas ações entre o etileno e outros fitormônios”, disse Guo.
<http://tinyurl.com/jrz82hw> Acesso em: 24.08.2016. Adaptado

FATEC 2017 - QUESTÃO 45
Na caatinga brasileira, plantas como os mulungus (Erythrina spp.) são classificadas como caducifólias porque apresentam a perda sazonal das folhas.

O hormônio e a adaptação diretamente relacionados a esse mecanismo fisiológico são, respectivamente,

(A) ácido abcísico e aumento da transpiração.

(B) auxina e diminuição da fotossíntese.

(C) citocinina e aumento da transpiração.

(D) etileno e diminuição da transpiração.

(E) giberelina e aumento da fotossíntese.

GABARITO. (D) etileno e diminuição da transpiração.

FATEC 2017 - QUESTÃO 46
Fatores de transcrição como o EIN3 e EIL1 são proteínas essenciais no controle da expressão genética. Quando elas se ligam ao DNA de células eucarióticas, permitem que haja uma ligação entre a enzima RNA-polimerase e o DNA, possibilitando, assim, a transcrição e a futura tradução. Caso a equipe de pesquisadores consiga suprimir fatores de transcrição como o EIN3 e o EIL1 em algumas células, elas deverão apresentar, quando comparadas às demais células,

(A) maior concentração de DNA.

(B) maior concentração de clorofilas.

(C) maior concentração de cloroplastos.

(D) menor concentração de celulose.

(E) menor concentração de RNA.

GABARITO. (E) menor concentração de RNA.

FATEC 2017 - QUESTÃO 47
Considere o cladograma a seguir.

fatec

Suponha que uma via bioquímica relacionada ao etileno tenha sido encontrada em diversas ordens de plantas terrestres e algas vermelhas, mas não em algas pardas.

De acordo com o cladograma, essa via bioquímica deveria ser encontrada em algas verdes, dado que essas algas são

(A) mais aparentadas às algas pardas e vermelhas do que às plantas terrestres.

(B) mais aparentadas às plantas terrestres e algas vermelhas do que às algas pardas.

(C) intermediárias evolutivas entre as algas vermelhas e as plantas terrestres.

(D) originárias do grupo das plantas terrestres.

(E) mais evoluídas que as algas pardas.

GABARITO. (B) mais aparentadas às plantas terrestres e algas vermelhas do que às algas pardas.

FATEC 2017 - QUESTÃO 48
Após a detecção de animais de uma determinada espécie no galpão principal, os proprietários de uma empresa decidiram minimizar os riscos que os funcionários estariam correndo e acionaram o Centro de Controle de Zoonoses. Os técnicos do centro, após chegarem, notaram que os organismos em questão eram adultos, possuíam tamanho e formato aproximados de um grão de lentilha, exoesqueleto, quelíceras e quatro pares de apêndices locomotores. Por fim, após a identificação taxonômica, concluíram tratar-se de um gênero hematófago.

O laudo dos técnicos indicou que os animais encontrados no galpão fazem parte de uma espécie de 

(A) aranhas.

(B) baratas.

(C) carrapatos.

(D) morcegos. 

(E) pernilongos.

GABARITO. (C) carrapatos.

Leia o texto para responder à questão de número 49.

Em uma espécie de felídeos, uma alteração anatômica na laringe permite que alguns indivíduos tenham a capacidade de rugir. Essa característica é determinada exclusivamente por um único par de genes, com herança dominante ligada ao sexo. 

Em um determinado zoológico, uma fêmea rugidora heterozigota está prenha de um macho incapaz de rugir, ambos da mesma espécie de felídeos.

FATEC 2017 - QUESTÃO 49
A probabilidade de que o filhote desse acasalamento seja uma fêmea rugidora, desprezando a ocorrência de mutações genéticas e de recombinações gênicas, é de

(A) 0%

(B) 25%

(C) 50%

(D) 75%

(E) 100% 

GABARITO. (B) 25%

Portugûes 

Leia o texto de Jacques Fux para responder às questões de números 50 a 52.

Literatura e Matemática

Letras e números costumam ser vistos como símbolos opostos, correspondentes a sistemas de pensamento e linguagens completamente diferentes e, muitas vezes, incomunicáveis. Essa perspectiva, no entanto, foi muitas vezes recusada pela própria literatura, que em diversas ocasiões valeu-se de elementos e pensamentos matemáticos como forma de melhor explorar sua potencialidade e de amplificar suas possibilidades criativas.

A utilização da matemática no campo literário se dá por meio das diversas estruturas e rigores, mas também através da apresentação, reflexão e transformação em matéria narrativa de problemas de ordem lógica. Nenhuma leitura é única: o texto, por si só, não diz nada; ele só vai produzir sentido no momento em que há a recepção por parte do leitor. A matemática pode, também, potencializar o texto, tornando ainda mais amplo o seu campo de leituras possíveis a partir de regras ou restrições.

Muitas passagens de  Alice no País das Maravilhas  e  Alice através do espelho, de Lewis Carroll,  estão repletas de enigmas e problemas que até os dias de hoje permitem aos leitores múltiplas interpretações. Edgar Allan Poe é outro escritor a construir personagens que utilizam exaustivamente a lógica matemática como instrumento para a resolução dos enigmas propostos.

Explorar as relações entre literatura e matemática é resgatar o romantismo grego da possibilidade do encontro de todas as ciências. É fazer uma viagem pelo mundo das letras e dos números, da literatura comparada e das ficções e romances de diversos autores que beberam (e continuarão bebendo) de diversas e potenciais fontes científicas, poéticas e matemáticas.
<http://tinyurl.com/h9z7jot > Acesso em: 17.08.2016. Adaptado.

FATEC 2017 - QUESTÃO 50
Segundo o texto, pode-se afirmar que

(A) a separação entre Literatura e Matemática tem origem no romantismo grego.

(B) a separação entre Literatura e Matemática é necessária, pois a lógica só está presente em uma delas.

(C) a relação entre Literatura e Matemática prejudica os leitores, por apresentar problemas e enigmas.

(D) a relação entre Literatura e Matemática só é possível quando as letras e os números são vistos como símbolos opostos.

(E) a relação entre Literatura e Matemática faz com que as produções artísticas se apresentem de maneira integrada e produtiva.

GABARITO. (E) a relação entre Literatura e Matemática faz com que as produções artísticas se apresentem de maneira integrada e produtiva.

FATEC 2017.1 - QUESTÃO 51
No trecho “correspondentes a sistemas de pensamento e linguagens”, a palavra destacada é

(A) um artigo definido feminino que concorda com o substantivo sistemas.

(B) um pronome possessivo referente ao substantivo pensamento.

(C) uma conjugação no presente do indicativo para o verbo haver.

(D) uma preposição regida pelo adjetivo correspondentes.

(E) um adjetivo para destacar o advérbio linguagens

GABARITO. (D) uma preposição regida pelo adjetivo correspondentes.

FATEC 2017 - QUESTÃO 52
No texto, entende-se que

(A) o substantivo literatura, no primeiro parágrafo, está utilizado no sentido denotativo, pois se refere à produção escrita informal.

(B) o verbo dizer, no segundo parágrafo, está utilizado no sentido denotativo, pois há um substantivo que possui voz ativa.

(C) o substantivo matemática, no segundo parágrafo, está utilizado no sentido denotativo, pois as incógnitas são representadas por letras gregas.

(D) o advérbio exaustivamente, no terceiro parágrafo, está utilizado no sentido conotativo, pois está relacionado ao cansaço dos escritores.

(E) o verbo beber, no quarto parágrafo, está utilizado no sentido conotativo, pois remete ao sentido de absorver intelectualmente.

GABARITO. (E) o verbo beber, no quarto parágrafo, está utilizado no sentido conotativo, pois remete ao sentido de absorver intelectualmente.

Leia o poema de Camilo Pessanha para responder às questões de números 53 e 54.

INTERROGAÇÃO

Não sei se isto é amor. Procuro o teu olhar, 
Se alguma dor me fere, em busca de um abrigo; 
E apesar disso, crês? nunca pensei num lar 
Onde fosses feliz, e eu feliz contigo.
Por ti nunca chorei nenhum ideal desfeito. 
E nunca te escrevi nenhuns versos românticos. 
Nem depois de acordar te procurei no leito, 
Como a esposa sensual do Cântico dos Cânticos.
Se é amar-te não sei. Não sei se te idealizo
A tua cor sadia, o teu sorriso terno...
Mas sinto-me sorrir de ver esse sorriso
Que me penetra bem, como este sol de Inverno.
Passo contigo a tarde e sempre sem receio 
Da luz crepuscular, que enerva, que provoca. 
Eu não demoro o olhar na curva do teu seio 
Nem me lembrei jamais de te beijar na boca.
Eu não sei se é amor. Será talvez começo.
Eu não sei que mudança a minha alma pressente... 
Amor não sei se o é, mas sei que te estremeço, 
Que adoecia talvez de te saber doente.
(PESSANHA, Camilo. Clepsidra. São Paulo: Núcleo, 1989.)

FATEC 2017 - QUESTÃO 53
O escritor português Camilo Pessanha faz parte da escola literária denominada Simbolismo. Assinale a alternativa que possui uma característica desse movimento artístico presente no poema.

(A) Elipse, pois o autor omite todos os pronomes pessoais a fim de criar musicalidade.

(B) Bucolismo, pois o amor faz grande reverência à natureza ao evocar a sua sonoridade.

(C) Aliteração, pois o autor explora a repetição harmônica e ritmada de sons consonantais.

(D) Determinismo, pois o meio em que vive a pessoa amada determina o ritmo de sua vida.

(E) Ornamentação exagerada, pois há vocabulário ritmado com exclusividade de rimas ricas. 

GABARITO. (C) Aliteração, pois o autor explora a repetição harmônica e ritmada de sons consonantais.

FATEC 2017 - QUESTÃO 54
No poema, o eu-lírico demonstra que

(A) apresenta uma atração explicitamente física e carnal pela pessoa citada.

(B) possui plena antipatia por versos românticos, pois a razão realista é o que o move.

(C) resiste à mudança que sua alma imagina, pois ele não dá espaço para sentimentos.

(D) procura abrigo quando já está curado, pensando em não ser um devedor à pessoa amada.

(E) possui várias dúvidas a respeito de seu sentimento, o qual apresenta uma série de contradições.

GABARITO. (E) possui várias dúvidas a respeito de seu sentimento, o qual apresenta uma série de contradições.

Redação

Texto 1

O aumento representativo do número de mulheres inseridas no mercado de trabalho, em 2016, é notável, inclusive com a conquista de cargos de chefias e outros até então ocupados quase que exclusivamente por homens. É o caso, por exemplo, das gerentes de banco, engenheiras e motoristas.

As mulheres já são 44% da população economicamente ativa do Brasil, segundo a Organização Internacional do Trabalho. Em uma década, 10,7 milhões de brasileiras ingressaram no mercado de trabalho. Seu poder crescente terá um impacto cada vez maior no desenvolvimento do país.

É de fácil constatação a importância da Constituição Federal de 1988 para esse quadro atual, por ter conferido à mulher igualdade em relação aos homens, impedindo, com isso, diferenças entre gêneros. Da mesma maneira, também a CLT é, sem dúvida, essencial para o ordenamento jurídico e para a mulher, regulamentando o trabalho feminino, possibilitando benefícios e resguardando-a em seu ambiente de labor.
<http://tinyurl.com/jat6bfy> Acesso em: 09.09.2016. Adaptado. 

Texto 2

Se você tem 21 anos de idade em 2016, suas chances de ver a igualdade de gênero no mercado de trabalho em todo o mundo são pequenas. Segundo a previsão do Fórum Econômico Mundial, será preciso esperar até 2095 para que isso aconteça, caso o ritmo das transformações continue o mesmo.

Estatísticas mostram que a desigualdade de gênero – da qual a diferença salarial faz parte – tem diminuído na última década. No entanto, esta diminuição tem sido lenta e irregular. O Brasil está na posição 124, entre 142 países, no ranking de igualdade de salários por gênero. Entre os 22 países das Américas nesse ranking, aparece em 21º lugar.

Segundo o relatório Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016: Transformações nas economias para realizar os direitos, publicado pela ONU em 2015, a diferença entre a remuneração de homens e mulheres diminuiu de 38% em 1995 para 29% em 2007. Mesmo assim, de acordo com a pesquisa Estatísticas de Gênero 2014, do IBGE, a renda média das brasileiras corresponde a cerca de 68% da renda média dos homens.
<http://tinyurl.com/hufb5cy> Acesso em: 30.08.2016. Adaptado.

A partir dessa coletânea, elabore um texto narrativo ou um texto dissertativo-argumentativo explorando o seguinte tema: Perspectivas de igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.  

Orientações

. Se escolher uma narração, explore adequadamente os elementos desse gênero: fato(s), personagem(s), tempo e lugar.

. Se escolher uma dissertação, selecione, organize e relacione os argumentos, fatos e opiniões de modo a sustentar suas ideias e seus pontos de vista.

Ao elaborar seu texto:

. atribua um título para sua redação;

. não o redija em versos;

. organize-o em parágrafos;

. empregue apenas a norma-padrão da língua portuguesa;

. não copie os textos apresentados na coletânea;

. utilize apenas caneta de tinta azul ou preta para elaborar a versão definitiva; e

. é aconselhável que faça um rascunho antes de passar para a folha de redação.

COMENTÁRIOS

DESTAQUE

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39155,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,22,alfabeto,2,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,271,atividade biologia,8,atividade ciências,67,atividade de português,55,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,159,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,24,atividade quimica,6,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,64,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,2,celpebras,1,cesgranrio,50,cfc,8,ciencias,82,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,288,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,29,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,333,eleicoes,1,enade,241,encceja,34,enem,81,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,38,espcex,30,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,23,fiscal de obras e posturas,1,fisica,64,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,6,frases,1,fuvest,11,fuvest2018,79,gabaritos,33,gastronomia,2,geografia,73,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,184,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,56,insper,52,instituto acesso,138,ita,18,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,114,matemática financeira,1,medicina,29,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,91,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,188,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,152,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,817,provas albert einstein,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,7,provas concurso,107,provas enade,240,provas encceja,27,provas enem,29,provas espcex,1,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,7,provas mackenzie,1,provas nível médio,11,provas nível superior,42,provas oab,189,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,21,provas revalida,4,provas santa casa,6,provas uece,5,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,3,provas uerj,2,provas unemat,1,provas unesp,4,provas unicamp,6,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,1,provas unirg,3,provas unitins,1,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,289,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cesgranrio,72,questão cespe,124,questão ciências da computação,29,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da espcex,300,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,553,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,644,questão da fuvest,411,questão da oab,3024,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,300,questão da uece,638,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da unesp,695,questão da unicamp,547,questão da unicentro,155,questão da unifesp,715,questão da unirg,179,questão da usp,677,questão de administração,124,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1073,questão de biomedicina,164,questão de ciências,700,questão de ciências contábeis,78,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,80,questão de ciências sociais,51,questão de concurso,4230,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,59,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2733,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,157,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,503,questão de estatistica,24,questão de farmácia,213,questão de filosofia,233,questão de física,1338,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,152,questão de fonoaudiologia,108,questão de frances,111,questão de geografia,1023,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,54,questão de história,1598,questão de informática,127,questão de inglês,1045,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,349,questão de marketing,54,questão de matemática,2510,questão de medicina,514,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,130,questão de música,5,questão de necropsia,20,questão de nutrição,180,questão de odontologia,127,questão de português,3312,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,234,questão de química,1173,questão de raciocínio lógico,110,questão de relações internacionais,51,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,80,questão de segurança pública,5,questão de serviço social,55,questão de sociologia,152,questão de teatro,48,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,18149,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,988,questão do cfc,344,questão do enade,3996,questão do encceja,900,questão do enem,2440,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,315,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão jornalismo,131,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,35,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,67,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão publicidade e propaganda,27,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão radiologia,52,questão servico social,75,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia agronegocio,26,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia gestao ambiental,27,questão tecnologia gestao hospitalar,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uema,193,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questão zootecnia,69,questões,35083,quimica,64,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,144,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,5,rhinsight,8,santacasa,90,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,13,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,47,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,8,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,1,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,15,unicamp,16,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,38,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,4,unirg,5,unirv,41,unitins,2,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,763,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova FATEC 2017 com Gabarito
Prova FATEC 2017 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-y5OvEY0ZpOk/XvoUlmLglwI/AAAAAAACg8E/wsxxhLouMM421W2ZAxHyg7ifm15bniYoACLcBGAsYHQ/s16000/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-y5OvEY0ZpOk/XvoUlmLglwI/AAAAAAACg8E/wsxxhLouMM421W2ZAxHyg7ifm15bniYoACLcBGAsYHQ/s72-c/prova-fatec-2020-1-questoes-com-gabarito-e-resolucao.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-fatec-2017-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/09/prova-fatec-2017-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo