Aproveitando esse momento de abertura política ao final do governo do general Ernesto Geisel até a passagem do poder para o general Figueiredo

ENADE 2012  -  QUESTÃO 34 Aproveitando esse momento de abertura política ao final do governo do general Ernesto Geisel até a passagem do pod...
ENADE 2012 - QUESTÃO 34
Aproveitando esse momento de abertura política ao final do governo do general Ernesto Geisel até a passagem do poder para o general Figueiredo, Barbosa Lima criou o que poderíamos chamar de metalinguagem televisual da abertura democrática. Pela primeira vez, depois do longo período de censura, um programa abordava aspectos políticos da realidade brasileira e encorajava outras emissoras a pautar o assunto.

O programa era produzido com verba pequena, mas com enorme capital intelectual. Segundo Barbosa Lima, a censura já vinha sendo substituída pela autocensura, e cada um era responsável pelo que dizia. Um dos homens mais entrevistados foi o temido Dr. Ulisses Guimarães. Um outro exemplo foi a entrevista que Roberto D´Ávila fez em Paris com os filhos dos exilados que não conheciam o Brasil. A repercussão foi grande, porque eram crianças imaginando como era o país.

“Alô, alô, povo do sertão, carne, arroz e feijão!” — esse era um dos brados de Glauber Rocha ao entrar no programa, como descreve a jornalista Isa Cambará. Ela o compara a Chacrinha, elegendo-o o novo mito de comunicação da TV brasileira. A jornalista acompanhou uma de suas gravações para o programa, que se tornou uma verdadeira aventura, sem roteiros. Para Glauber, quem precisava de roteiro eram os mestres-de-cerimônia. Na rua, sob a luz natural, onde qualquer um podia virar personagem, ele fazia o seu pequeno show épico.

“Será isso jornalismo?” — pergunta a repórter — e Glauber responde: “Não é jornalismo nem cinema. É a vida.”
MOTA, R. A épica eletrônica de Glauber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001 (adaptado).

Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 

I. A pergunta feita pela repórter comprova a ineficiência jornalística do sensacionalismo característico do programa, apesar desse sensacionalismo ainda estar presente na televisão até os dias de hoje.

PORQUE

II. A abertura política no Brasil possibilitou ao telejornalismo a investigação e veiculação de temas até então proibidos e também um grau inédito de experimentação formal, por meio do qual se tentava ampliar os próprios procedimentos das técnicas de reportagem, entrevista e apuração, conservando-se certo grau de objetividade, sem abrir mão de um tom vanguardista.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo