Prova de Jornalismo ENADE 2012 com Gabarito

Prova de Jornalismo ENADE 2012 com Gabarito

Prova de Jornalismo ENADE 2012 com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta.

ENADE 2012QUESTÃO 09
Entre os principais elementos que compõem o processo comunicativo proposto por Lasswell, é possível identificar: o emissor, o canal, a mensagem e o receptor. Entretanto, com o advento das tecnologias digitais, os elementos constituintes do processo comunicativo inauguram uma nova lógica comunicacional.

Considerando esse contexto, avalie as afirmações abaixo.

I. O processo de comunicação proposto por Lasswell corresponde a uma lógica comunicacional linear, e os elementos que integram esse processo podem ser representados da seguinte forma:

Emissor – Mensagem – Canal – Receptor.

II. A nova lógica comunicacional, com o surgimento das tecnologias digitais, rompe com a perspectiva transmissionista e inaugura o seguinte modelo:

Emissor/Receptor – Mensagem/Canal – Emissor/Receptor 

III. Na nova lógica comunicacional, o emissor adquire a centralidade do processo de comunicação e pode ser representado da seguinte forma:

Receptor

Receptor Emissor Receptor

Receptor

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 10
A Internet não é simplesmente uma tecnologia; é o meio de comunicação que constitui a forma organizativa de nossas sociedades; é o equivalente ao que foi a fábrica ou a grande corporação na era industrial. A Internet é o coração de um novo paradigma sociotécnico, que constitui na realidade a base material de nossas vidas e de nossas formas de relação, de trabalho e de comunicação. O que a Internet faz é processar a virtualidade e transformá-la em nossa realidade, constituindo a sociedade em rede, que é a sociedade em que vivemos.
CASTELLS, M. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. (org.) Por uma
outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder.
Rio de Janeiro: Record, 2003, p. 287.

Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As teorias da comunicação estudam não só os meios e seus produtos, mas o ambiente simbólico que se instala a cada nova tecnologia, suas significações, seus processos e suas implicações sociais.

PORQUE

II. A Internet, como espaço de convergência de mídias, é o meio que possibilita uma nova configuração social, em que a lógica da “rede” redefine os processos de comunicação.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.
 

ENADE 2012 - QUESTÃO 11
Agenda-setting significa estabelecer um conjunto de temas que compõem uma agenda, em função da transferência de relevância desses temas. O processo de agenda-setting pode ser entendido como uma permanente concorrência entre proponentes de temas, com o objetivo de ganhar a atenção dos media, do público, e de elites políticas, sendo os media de massa a “arena pública” partilhada, em que diferentes questões ganham e perdem importância ao longo do tempo.
DEARING, J.W.; ROGERS, E. M. Agenda-setting. Communication concepts 6.
Thousand Oak: Sage, 1996 (adaptado).

A partir do texto acima e com relação à teoria do agenda setting, avalie as afirmações abaixo.

I. É possível repensar a validade do conceito de agenda-setting considerando a premissa de que o agendamento pode partir da sociedade para a mídia. Haveria, portanto, mudança do paradigma que permaneceu ao longo de várias décadas, ou seja, agora, a agenda pública pode pautar a agenda midiática.

II. Um dos paradigmas do agenda-setting postula que diferentes grupos da sociedade, sejam eles jornalistas, políticos ou públicos, determinam a posição de um tema na ordem do dia e desconsideram outras questões, devido à limitação de espaço e tempo na agenda dos media e em suas agendas.

III. Os efeitos de agenda-setting não são idênticos em todos os indivíduos nem todo tipo de cobertura influencia os indivíduos de modo semelhante, pois há alguns fatores que intervêm nesse processo.

IV. Os métodos quantitativos empregados para o estudo da correlação entre diversas agendas são teoricamente satisfatórios e contêm todos os elementos necessários à análise de processos de compreensão e interpretação referentes aos temas/atributos mais relevantes acerca das agendas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I.

B) II.

C) I e IV.

D) II e III.

E) III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 12
Os estudos culturais atribuem à cultura um papel que não é meramente ligado às determinações da esfera econômica: uma sociologia das comunicações de massa deve ter como objetivo expor a discussão entre o sistema social, a continuidade e as transformações do sistema cultural e o controle social.
McQUAIL, D. Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 2003 (adaptado).

Considerando o texto acima, avalie as afirmações abaixo.

I. Os efeitos culturais e ideológicos dos mass media analisados por meio da dinâmica econômica mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais tornam-se mais claras, visto que aos estudos culturais interessa apenas o aspecto mais geral da forma de mercadoria.

II. Os estudos culturais rejeitam a ideia de uma audiência indiferenciável e passiva e consideram o destinatário um sujeito ativo nos processos comunicativos, visto que pode colocar em prática processos de interpretação com relativa autonomia.

III. Analisados pelos estudos culturais sob a perspectiva da produção de sentido e da apropriação da cultura, os efeitos ideológicos dos mass media mostram que as diferenças entre as diversas práticas culturais tornam-se mais evidentes entre grupos sociais e subculturas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) I e III, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 13

Texto I

enade


Texto 2

A manipulação do público — perseguida e conseguida pela indústria cultural entendida como forma de domínio das sociedades altamente desenvolvidas — passa assim para o meio televisivo, mediante efeitos que se põem em prática nos níveis latentes das mensagens. Estas fingem dizer uma coisa e dizem outra, fingem ser frívolas mas, ao situaremse para além do conhecimento do público, reforçam o seu estado de servidão. Através do material que observa, o observador é continuamente colocado, sem o saber, na situação de absorver ordens, indicações, proibições.
WOLF, M. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1999, p. 91.

Os dois textos apresentados acima evocam uma discussão a respeito dos efeitos negativos da televisão, entendida como meio de comunicação de massa. Nesse sentido, em ambos os textos,

A) evidenciam-se as preocupações acerca dos objetivos alcançados na recepção televisiva, com base nas análises da audiência e dos efeitos que caracterizaram os estudos de viés administrativo-funcional, determinantes na mass communication research.

B) consideram-se os efeitos de manipulação exercidos pelos mass media, especificamente pela televisão, em públicos considerados mais vulneráveis, como crianças e adolescentes, tese reforçada pela visão da Teoria Hipodérmica (ou Teoria da Bala Mágica).

C) ressaltam-se os danos provocados pela falta de raciocínio crítico imposta pela televisão, ao transformar cultura erudita em cultura de massa, esta compreendida pelos teóricos da Teoria Crítica como sinônimo de indústria cultural.

D) enfatizam-se as intenções dominadoras do meio televisão, desde sua invenção, após o término da Segunda Guerra Mundial, que foi amplamente utilizado como instrumento político-ideológico que visa atingir a razão dos telespectadores, em detrimento de suas emoções genuínas.

E) identificam-se as marcas da indústria cultural, termo que, cunhado pelos teóricos frankfurtianos Adorno e Horkheimer, se refere à produção industrial dos bens culturais e, assim, transformados em mercadorias a serviço da alienação e dominação operadas pelos mass media.


ENADE 2012 - QUESTÃO 14
Quando as capacidades de memória e de transmissão aumentam, quando são inventadas novas interfaces com o corpo e o sistema cognitivo humano, quando se traduz o conteúdo das antigas mídias para o ciberespaço, quando o digital comunica e coloca em um ciclo de retroalimentação processos físicos, econômicos ou industriais anteriormente estanques, suas implicações culturais e sociais devem ser reavaliadas sempre.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000, p. 25.

Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O comunicador social opera como mediador entre o excesso de conteúdos e a construção de informações no ciberespaço.

PORQUE

II. Com o desenvolvimento das tecnologias digitais e o aumento das informações, nota-se crescente centralização da produção e do consumo de conteúdos na Internet.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 15
Entre os teóricos da comunicação, merecem destaque Theodor Adorno, Marshall McLuhan e Paul Lazarsfeld.

A respeito dessas personalidades, avalie as afirmações abaixo.

I. Theodor Adorno, um dos expoentes da Escola de Frankfurt, juntamente com Max Horkheimer, publicou a obra Dialética do Iluminismo, na qual afirma que a indústria cultural está interessada nos homens como consumidores ou empregados, adaptando seus produtos ao consumo das massas e, em larga medida, determinando o próprio consumo.

II. Marshall McLuhan, um dos precursores dos estudos sobre os meios de comunicação, propôs a expressão “aldeia global” para descrever a interconexão humana em escala global via meios eletrônicos de comunicação.

III. Paul Lazarsfeld, importante sociólogo do século XX, concebeu um novo paradigma — o da comunicação dialógica — postulando que o fluxo de informações, transmitido e captado pelos meios de comunicação, atinge o público de maneira ampla e direta.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 16
Nos estudos conceituais em Jornalismo, a teoria do Newsmaking, que se ocupa das práticas de produção da notícia, está relacionada ao exercício de avaliação e seleção dos fatos que podem virar notícia. Esse procedimento é vinculado a um conjunto de fatores, detectados nos acontecimentos, que, na produção jornalística, recebe o nome de

A) critérios de noticiabilidade.

B) interesse humano.

C) maneiras de ver.

D) hábitos mentais.

E) proximidade.


ENADE 2012 - QUESTÃO 17
Repórteres, não acreditem na primeira versão sobre o que quer que seja. Nem na segunda, mesmo que ela coincida ou se pareça com a primeira. Sejam céticos. Extremamente céticos. Duvidem de tudo e de todo o mundo. Duvidem de vocês mesmos, da própria capacidade de apurar bem. Duvidem até do que imaginam ter visto. Duvidem da memória. Por isso, apurem bem. Anotem tudo que puderem anotar — desde que a tarefa não desvie sua atenção da notícia.
NOBLAT, R. A arte de fazer um jornal diário. São Paulo:
Contexto, 2004, p. 54 (adaptado).

De acordo com o autor do texto acima, o repórter deve ser

A) cauteloso: checar as informações obtidas, registrar tudo o que for possível e conferir-lhe a veracidade.

B) desconfiado: duvidar das informações obtidas e desconsiderar qualquer fonte secundária.

C) cético: não acreditar em nada nem em ninguém, para manter uma postura de total imparcialidade.

D) esperto: acreditar em seus familiares e colegas, desenvolver boas amizades e se valer delas.

E) cuidadoso: dispensar fontes desconhecidas e recorrer à agenda de contatos construída em sua carreira.


ENADE 2012 - QUESTÃO 18
Depois da filha, Antonio sepulta a mulher

No entardecer de 22 de junho, um homem chamado Antonio Antunes, 37 anos de idade, sepultou a filha em uma cova rasa do Campo Santo, no Cemitério da Santa Casa, em Porto Alegre. Ao final do enterro, Antonio, descascador de eucalipto no município de Butiá, pronunciou uma frase que calou os poucos que o acompanhavam no Campo Santo:

— Esse é o caminho do pobre.

Antonio sabia o que estava dizendo, mas não tinha ideia de o quanto a frase se revelaria ao mesmo tempo sentença e profecia. Cinco dias depois de sepultar o bebê, sua mulher, Lizete, morreu em um leito de hospital.
BRUM, E. A vida que ninguém vê. Porto Alegre: Arquipélago, 2006.

No trecho de abertura da reportagem acima, a jornalista utiliza-se do recurso de evocação de imagens para compor a narrativa. A aplicação dessa técnica associa a reportagem ao gênero

A) literário.

B) ficcional.

C) opinativo.

D) descritivo.

E) informativo.


ENADE 2012 - QUESTÃO 19
Todos os dias, produções jornalísticas divulgam informações diversas em jornais, revistas, emissoras de rádio e de televisão e Internet. Constantemente, ao lado de notícias relevantes a respeito de mudanças na política ou na economia do país, convivem “notícias” acerca dos últimos acontecimentos na vida particular de alguma celebridade, por exemplo. 

Acerca desse tema e no que se refere às Teorias do Jornalismo, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Para o newsmaking, o jornalismo é construção social (e não espelho) da realidade, ou seja, considera-se o próprio “fazer noticioso” na transformação de fatos do mundo em notícias.

PORQUE 

II. O newsmaking tem como função central a seleção realizada pelo jornalista, que atua como um “porteiro”, filtrando o que é ou não relevante para ser noticiado.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 20
O jornalista precisa se atualizar, constantemente, ter visão empreendedora e procurar atender aos diferentes grupos sociais e às suas respectivas necessidades na contemporaneidade.

Acerca desse tema, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Diferentes práticas e novas ferramentas foram incorporadas à rotina jornalística, entre as quais o uso de tecnologias móveis digitais e conexões sem fio como plataformas de produção, além da utilização de recursos como os blogs, os microblogs e as mídias sociais.

PORQUE 

II. Atualmente, são exigidas novas habilidades do jornalista no trato com a notícia, com o público e com as ferramentas disponíveis e utilizadas no fazer jornalístico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 21
Os atentados londrinos de 7 de julho de 2005, ao mesmo tempo em que assinalam a expansão e o fortalecimento da ideia de um papel ativo dos cidadãos no processo de coletar, reportar e difundir fotografia de caráter jornalístico, devem ser considerados também um marco para o jornalismo participativo no uso de tecnologias digitais móveis na cobertura de um evento de grandes proporções.

Recentes e dramáticos acontecimentos globais têm evidenciado um forte e consistente crescimento da força da produção imagética alternativa e cidadã e uma maior consciência quanto à agilidade e à praticidade dos dispositivos móveis na transmissão de dados em tempo real, sem intermediação de mídias convencionais.
PALACIOS, M.; MUNHOZ, P. Fotografia, Blogs e Jornalismo na Internet:
oposições, apropriações e simbiosis. In: BARBOSA, S. (Org).
Jornalismo Digital de Terceira Geração. Covilhã:
Labcom Books, 2007, p. 63-84.

Considerando o contexto acima, avalie as afirmações que se seguem.

I. O crescimento do fotojornalismo cidadão obsolesce as funções do fotojornalista profissional, uma vez que a mídia convencional passa a fazer uso do material disponibilizado na Internet como fonte para suas coberturas.

II. A crescente massa de imagens disponíveis na Internet facilita a produção de contextos interpretativos, pois confere significado mais amplo e verdadeiro aos acontecimentos.

III. A produção de imagens com valor jornalístico por cidadãos comuns força a mídia tradicional a conviver com novos circuitos alternativos de informação, sejam esses jornalísticos ou não.

IV. Uma das maiores vantagens do uso da fotografia na Internet pelas corporações jornalísticas é ampliar as possibilidades de narrativas jornalísticas que, passam a oferecer, em seus sites e portais noticiosos, galerias de imagens sobre os acontecimentos, explorando recursos em multimídia.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 22
Fizemos o que deveria ser feito. Aniquilamos o mundo diante dos seus ouvidos e destruímos a CBS. Mas vocês ficarão aliviados em saber que tudo não passou de um entretenimento de fim de semana. Tanto o mundo como a CBS continuam funcionando bem.

Adeus e lembrem-se, pelo menos até amanhã, da terrível lição que aprenderam hoje à noite: aquele ser inquieto, sorridente e luminoso que invadiu sua sala de estar é um representante do mundo das abóboras e, se a campainha de sua porta tocar e ninguém estiver lá, não era um marciano... é Halloween!
ORTRIWANO, G. S. Ok, marcianos: vocês venceram! In: MEDITSCH, E. (org.).
Rádio e pânico: a guerra dos mundos 60 anos depois.
Florianópolis: Insular, 1998 (adaptado).

O trecho acima é a reprodução de um comentário feito por Orson Welles no Dia das Bruxas de 1938, após espantar a todos com a leitura do livro de H. G. Wells: A guerra dos mundos. Muitos espectadores entraram em pânico, achando que marcianos realmente tinham invadido os Estados Unidos.

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de rotatividade da audiência já era cogitado na época da transmissão radiofônica de Welles, em que a recepção era intimista e individualizada.

II. Além da informação, a ambientação sonora é essencial para criar o efeito de dramatização no rádio. 

III. Ao utilizar o formato jornalístico como padrão, Orson Welles explorou a credibilidade que tal formato possuía.

IV. Na peça radiofônica, Welles misturou elementos presentes no noticiário (o verossímil, a realidade convertida em fatos) com elementos específicos da estética radioteatral (a ficção e a dramatização).

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 23

enade

Em qual dos seguintes textos, seria adequado inserir a charge acima como ilustração de ideias nele contidas?

A) O estudo da retórica, arte de discursar e persuadir, iniciou-se na Grécia Antiga e evoluiu para os estudos acadêmicos, que alicerçaram as teorias da comunicação no século XX, que eclodiu com a expansão das tecnologias da informação e comunicação.

B) A notícia é resultado da interação histórica e da combinação de uma série de fatores: pessoais, culturais, ideológicos, sociais, tecnológicos e midiáticos. Estamos em um momento de mudanças profundas na Teoria do Jornalismo, dado o desaparecimento do jornal impresso.

C) O jornalista deve considerar que os enunciados produzidos, nas diversas mídias, por meio das notícias, reportagens e outros gêneros jornalísticos, são capazes de provocar reações diferentes no público-alvo nos diversos locais em que esse se encontra.

D) O jornalismo é considerado um negócio, pois prioriza a produção jornalística, em detrimento do espaço comercial. Assim, notícias e reportagens merecem destaque porque alcançaram uma quantidade maior de público, que, atualmente, acessa a informação por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, por exemplo.

E) O hábito de leitura dos jornais impressos vem cedendo lugar à leitura diária de conteúdos jornalísticos por meio de dispositivos móveis. A simples transposição do impresso para a Internet, como aconteceu, no início, com as primeiras experiências dos grandes veículos, ficou para trás. De fato, constata-se que algumas rotinas jornalísticas foram modificadas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 24
Na gestão de organizações jornalísticas, há a necessidade de se conciliar interesses comerciais ao mesmo tempo em que se deve garantir a independência editorial dos veículos.

Os anunciantes, para divulgarem seus produtos e empresas, investem em veículos que imprimem credibilidade junto à audiência.

Os veículos, por sua vez, dependem economicamente dos anunciantes e do valor cobrado pela disponibilização de conteúdos.

Com base no exposto acima, infere-se que as organizações jornalísticas devem

A) restringir os anunciantes do governo e a publicidade oficial, no intuito de contribuir para a imparcialidade editorial.

B) defender os interesses dos anunciantes, garantindo que esses não sejam prejudicados pelos conteúdos editoriais. 

C) encontrar um ponto de equilíbrio que garanta sua sustentabilidade econômica, mas sem que afete a credibilidade editorial, por se tratar de veículos de interesse público.

D) limitar-se à cobrança por conteúdos, tal como a venda de assinaturas, para que o veículo não dependa de anunciantes.

E) atuar de forma isenta, sem compromissos com interesses comerciais dos veículos de comunicação, visando ganhar a confiança do público.


ENADE 2012 - QUESTÃO 25

Os resistentes 

Não sucumbi ao telefone celular. Não tenho e nunca terei um telefone celular. Quando preciso usar um, uso o da minha mulher. Mas segurando-o como se fosse um grande inseto, possivelmente venenoso, desconhecido da minha tribo. 

Eu não saberia escolher a musiquinha que o identifica. Aquela que, quando toca, a pessoa diz “É o meu!”, e passa a procurá-lo freneticamente, depois o coloca no ouvido, diz “alô” várias vezes, aperta botões errados, desiste e desliga, para repetir toda a função quando a musiquinha toca outra vez. Não sei, a gente escolhe a musiquinha quando compra o celular?

Sei que alguns celulares vibram discretamente, em vez de desandarem a chamar seus donos com música. Infelizmente, os donos nem sempre mostram a mesma discrição. Não é raro você ser obrigado a ouvir alguém tratando de detalhes da sua intimidade. É como o que nos fazem os fumantes, só que, em vez do nosso espaço aéreo ser invadido por fumaça indesejada, é invadido pela vida alheia. Que também pode ser tóxica.
VERÍSSIMO, L. F. Disponível em: <http://www.estadao.com.br>.
Acesso em: 12 jul. 2012 (adaptado).

Considerando as características do texto acima, infere-se que a crônica

I. é uma composição breve relacionada à atualidade.

II. realiza uma tradução livre da realidade, frequentemente com humor e ironia.

III. é um gênero literário mais ficcional que opinativo.

IV. é um gênero jornalístico relacionado com os gêneros literários clássicos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.

B) I e III.

C) III e IV.

D) I, II e IV.

E) II, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 26
WikiLeaks, site criado para tornar públicas informações privadas ou secretas, divulgou, nos últimos anos, milhares de documentos militares sobre o Iraque e o Afeganistão, além de telegramas diplomáticos norte-americanos e brasileiros.

A esse respeito, infere-se que a questão ética que subjaz à difusão de documentos secretos governamentais vincula-se

A) à falta de credibilidade da Internet.

B) à ilegalidade do processo de obtenção das informações.

C) à mudança oficiosa da classificação das informações.

D) à desestabilização que o fato mencionado gerou no cenário político internacional.

E) ao ocorrido com o site WikiLeaks, que pode inspirar outras ações do mesmo tipo.


ENADE 2012 - QUESTÃO 27
Em jornalismo impresso, o modelo da pirâmide invertida, em que as informações são dispostas em ordem decrescente de relevância, é a opção mais comum para a elaboração de textos noticiosos.

Considerando esse modelo de construção textual, do ponto de vista da objetividade e com base nas características da redação jornalística, avalie as afirmações abaixo.

I. Na pirâmide invertida, o texto começa com o lide (ou lead) noticioso, em que são respondidas as seis questões centrais em torno do fato: Quem? O quê? Quando? Onde? Como? Por quê?

II. Escrever o texto com base na pirâmide invertida exige do jornalista percepção quanto à hierarquia das informações, ou seja, percepção de tudo que apurou e identificação do que é mais importante, avaliando público e editoria a que se destina a matéria. 

III. Para a redação do lide noticioso, é necessário utilizar citações das fontes consultadas durante o trabalho de reportagem. Elas devem ser apresentadas em discurso direto, privilegiando-se os verbos declaratórios ou declarativos.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 28
A polidez e a conveniência das intervenções — a própria noção de ser educado — variam com a natureza da cultura e as relações sociais vigentes. O mesmo ocorre com a fala por implicações — dar indiretas, sugerir, indicar sem ser explícito.

Suponhamos que um funcionário diga que acredite que a firma X irá ganhar uma licitação: pode estar apenas manifestando sua convicção de que a firma atende melhor às condições do edital, mas pode também estar sugerindo algum tipo de acerto ilegal em prejuízo dos concorrentes.
LAGE, N. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística.
Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 62 (adaptado).

Considerando a situação descrita no texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Quando um funcionário fala em nome de determinada instituição, é preciso conferir se sua fala é autorizada, a fim de se identificar se deve ser tratado como fonte oficial ou oficiosa.

II. Fontes oficiosas, em jornalismo, constantemente expressam-se em off, pois não respondem como “origem” oficial das informações que fornecem.

III. De modo geral, as fontes oficiais são mais confiáveis do que as oficiosas, pois representam, de forma legítima, instituições públicas e privadas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.


ENADE 2012 - QUESTÃO 29
Um recente estudo sobre jornalismo em mídias digitais concluiu que o uso de mídias sociais na obtenção de novas notícias é uma realidade da maioria dos jornalistas entrevistados, mas somente quando a fonte é conhecida. No Brasil, 52% dos jornalistas consultam redes sociais de fontes que conhecem.
Disponível em: <www.oriellaprnetwork.com>. Acesso em: 19 jul. 2012.

Nesse contexto, conclui-se que as mídias sociais

A) são mais eficientes para destacar os assuntos de maior repercussão do noticiário.

B) promovem maior interação por meio de compartilhamentos e debates nos comentários.

C) constituem um canal pouco confiável para descobrir novas pautas.

D) oferecem mais credibilidade, por manterem equipes dedicadas à produção de conteúdo.
 
E) atraem consumidores de notícias porque disponibilizam aplicativos específicos que oferecem o conteúdo em tempo real.


ENADE 2012 - QUESTÃO 30
Em fotojornalismo, a imagem traz informação que pode ser entendida por diferentes pessoas e tem um alcance maior que a matéria escrita.
LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER,
M. W.; GRASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som:
um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

Diversos autores argumentam que as fotos impressas ou editadas para veiculação digital devem sempre ser acompanhadas de um texto porque a foto-legenda

A) reduz a possibilidade de um entendimento ambíguo.

B) reproduz a aparência e a identidade da imagem real.

C) dá sentido imediato à mensagem visual ilustrada.

D) demonstra a história da mudança do objeto fotografado.

E) define a época histórica daquele fato jornalístico fotografado.


ENADE 2012 - QUESTÃO 31
Um repórter do Los Angeles Times desenvolveu um programa de computador que lê e faz análise dos dados disponibilizados diariamente pela Polícia da cidade de Los Angeles, relativos a prisões e crimes ocorridos na região.

Alguns dos textos produzidos pelo computador são publicados exatamente como foram gerados e os outros servem de base para a criação de matérias, inserindo-se, nelas, a emoção jornalística necessária.

O caso acima apresentado

I. diz respeito à reorganização de funções nas redações e à emergência de novas competências profissionais.

II. demonstra que a convergência midiática nas redações é uma questão resolvida e consensual.

III. é exemplo do que pode ser chamado jornalismo digital em base de dados.

IV. exemplifica o uso de softwares para estruturação e organização de informações em jornalismo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 

B) I e III. 

C) II e IV. 

D) I, III e IV. 

E) II, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 32
Ouço uma explosão fantástica. É um tuimmm interminável que me atravessa os ouvidos de um para o outro lado, dá-me uma sensação de grandiosidade. Sinto-me no ar, voando, mas, ainda assim, com uma certa tranquilidade para pensar:

— A guerra é de fato emocionante. Agora entendo como há gente que possa gostar de guerra. Uma cortina espessa de fumaça bloqueou-me toda a visão. Tive a certeza, então, de que a bomba tinha explodido a alguns metros de mim, exatamente sobre o Henry (...) Foi aí que senti a perna esquerda. Os músculos repuxavam para a coxa com tal intensidade que eu não me equilibrava sentado. Para não cair, rodopiava sobre mim mesmo, em círculos e aos saltos. Instintivamente, levei as duas mãos para “acalmar”.

A calça no lado esquerdo havia desaparecido. A visão foi terrível. O sangue brotava como de torneiras. Depois do joelho, a perna se abria em tiras, e um pedaço largo de pele, retorcido, estava no chão. Olhei em volta e não achei meu pé. Fiz um balanço rápido da situação. Senti a cabeça muito quente e um fio de sangue no rosto. A perna direita, empapada de sangue, parecia ferida, mas estava com a perna da calça e com a bota — senti certo alívio. A mão direita, muito queimada, minava sangue. Não sentia absolutamente nenhuma dor. O que mais incomodava era o incrível retesamento dos músculos da perna esquerda.
RIBEIRO, J. H. O repórter do século. São Paulo: Geração Editorial, 2006.

No fragmento acima, José Hamilton Ribeiro narra o acidente que sofreu quando estava cobrindo a Guerra do Vietnã. Depois de duas semanas no Vietnã, Ribeiro foi ferido quando pisou em uma mina, ao longo da Estrada sem Alegria, dez quilômetros a sudoeste da cidade de Quang Tri.

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Percebe-se, no texto, influência do New Journalism, pois há envolvimento do repórter, que relata o que está vivendo, descrevendo o episódio em detalhes.

II. No trecho “É um tuimmm interminável que me atravessa os ouvidos de um para o outro lado”, há uma onomatopeia, recurso comum no jornalismo literário.

III. No jornalismo literário, não há compromisso com a objetividade, podendo o jornalista inventar cenas ou episódios como recurso narrativo.

IV. A digressão e a utilização de texto em primeira pessoa são recursos presentes no jornalismo literário.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 

B) I e III. 

C) III e IV. 

D) I, II e IV. 

E) II, III e IV.


ENADE 2012 - QUESTÃO 33

A viagem que nos atrai e nos deixa melancólicos

Na estrada o homem está em seu elemento. Ela contempla duas realidades em aparência contraditórias. A do movimento e a do repouso, porque, sim, toda viagem supõe uma volta, pontos de parada do viajante, pausas intermediárias. A viagem é também a metáfora da mudança — e isso desde a maior entre elas, a de Ulisses, na Odisseia. Mas a obra de Homero é, também, a constatação de que tudo muda, inexoravelmente, mesmo aquilo que não gostaríamos que mudasse. Há, assim, sempre um tom de melancolia na viagem realizada. Ela nos atrai por um lado e nos atira na cara a nossa irremediável finitude, por outro.

Há de tudo isso um pouco na leitura que Walter Salles faz do clássico On the Road, de Jack Kerouac. Por isso, talvez, seja inútil esperar uma pegada esfuziante na longa trip de Sal Paradise, Dean Moriarty e Marylou. Há, nessa versão de cinema, um tom mais pausado, talvez reflexivo, exatamente onde se esperava mais exacerbação. Com certa razão, pois a viagem da trinca, sob a qual se escondem os nomes dos personagens reais — entre eles Kerouac e Neal Cassady — é também a viagem de uma geração de ruptura. Pré-hippie, de valorização da bebida, da droga e do sexo como vias de liberação da vida burguesa. Acontece que essa é uma condição dos 1950, revista num 2012 avesso a radicalismos. A releitura leva a marca desse mais de meio século transposto.
ORICCHIO, L. Z. O Estado de S. Paulo, 13/07/2012, p. D6 (adaptado).

A respeito do texto reproduzido acima, e considerando as características das diferentes produções textuais presentes no jornalismo impresso, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No texto, o autor expõe sua opinião sobre o filme On the Road, adaptação feita por Walter Salles, para o cinema, do livro de mesmo nome do escritor estadunidense Jack Kerouac.

PORQUE

II. O texto, caracterizado pela objetividade, é uma crônica com base em argumentos válidos, na qual o autor expressa seu ponto de vista acerca de obras culturais de interesse jornalístico.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da primeira.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da primeira.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 34
Aproveitando esse momento de abertura política ao final do governo do general Ernesto Geisel até a passagem do poder para o general Figueiredo, Barbosa Lima criou o que poderíamos chamar de metalinguagem televisual da abertura democrática. Pela primeira vez, depois do longo período de censura, um programa abordava aspectos políticos da realidade brasileira e encorajava outras emissoras a pautar o assunto.

O programa era produzido com verba pequena, mas com enorme capital intelectual. Segundo Barbosa Lima, a censura já vinha sendo substituída pela autocensura, e cada um era responsável pelo que dizia. Um dos homens mais entrevistados foi o temido Dr. Ulisses Guimarães. Um outro exemplo foi a entrevista que Roberto D´Ávila fez em Paris com os filhos dos exilados que não conheciam o Brasil. A repercussão foi grande, porque eram crianças imaginando como era o país.

“Alô, alô, povo do sertão, carne, arroz e feijão!” — esse era um dos brados de Glauber Rocha ao entrar no programa, como descreve a jornalista Isa Cambará. Ela o compara a Chacrinha, elegendo-o o novo mito de comunicação da TV brasileira. A jornalista acompanhou uma de suas gravações para o programa, que se tornou uma verdadeira aventura, sem roteiros. Para Glauber, quem precisava de roteiro eram os mestres-de-cerimônia. Na rua, sob a luz natural, onde qualquer um podia virar personagem, ele fazia o seu pequeno show épico.

“Será isso jornalismo?” — pergunta a repórter — e Glauber responde: “Não é jornalismo nem cinema. É a vida.”
MOTA, R. A épica eletrônica de Glauber. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001 (adaptado).

Considerando o contexto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 

I. A pergunta feita pela repórter comprova a ineficiência jornalística do sensacionalismo característico do programa, apesar desse sensacionalismo ainda estar presente na televisão até os dias de hoje.

PORQUE

II. A abertura política no Brasil possibilitou ao telejornalismo a investigação e veiculação de temas até então proibidos e também um grau inédito de experimentação formal, por meio do qual se tentava ampliar os próprios procedimentos das técnicas de reportagem, entrevista e apuração, conservando-se certo grau de objetividade, sem abrir mão de um tom vanguardista.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2012 - QUESTÃO 35

Prazeres da “melhor idade”

A voz em Congonhas anunciou: “Clientes com necessidades especiais, crianças de colo, melhor idade, gestantes e portadores do cartão tal terão preferência.” Em um rápido exercício intelectual, concluí que, não tendo necessidades especiais, nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão, só me restava a “melhor idade” — algo entre os 60 anos e a morte.

Para os que ainda não chegaram a ela, “melhor idade” é quando você pensa duas vezes antes de se abaixar para pegar o lápis que deixou cair e, se ninguém estiver olhando, chuta-o para debaixo da mesa. Ou, tendo atravessado a rua fora da faixa, arrepende-se no meio do caminho porque o sinal abriu e agora terá de correr para salvar a vida.

Outro dia, bem cedo, um jovem casal cruzou comigo no Leblon. Talvez vendo em mim um pterodáctilo da clássica boemia carioca, o rapaz perguntou: “Voltando da farra, Ruy?”. Respondi, eufórico: “Que nada! Estou voltando da farmácia!”. E esta, de fato, é uma grande vantagem da “melhor idade“: você extrai prazer de qualquer lugar a que ainda consiga ir.
CASTRO, R. Folha de S. Paulo, 28/01/2012. Disponível em: <http://www.folha.uol.com.br>. Acesso em: 13 jul. 2012 (adaptado).

Notas, notícias, reportagens, editoriais, artigos, críticas e crônicas representam a variedade discursiva presente nas páginas de jornais e revistas. Em relação à crônica apresentada acima, quais características textuais podem ser identificadas?

A) Linguagem conotativa e vocabulário erudito, pois a crônica representa o cruzamento entre jornalismo e literatura.

B) Objetividade e linguagem argumentativa, uma vez que o autor tem a intenção de promover uma reflexão sobre o envelhecimento.

C) Denotação e vocabulário coloquial, uma vez que a crônica se caracteriza pelo rebuscamento linguístico, ao mesmo tempo em que se molda aos interesses do leitor.

D) Estrutura factual e presença de lide, já que o autor narra acontecimentos do cotidiano, a partir do princípio de relevância das informações relatadas.

E) Subjetividade e recursos estilísticos, como a ironia e o humor, pois a crônica caracteriza-se pela impressão pessoal do autor e pela leveza de linguagem na abordagem de temas cotidianos.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39563,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,9,artes visucias,1,assistente social,1,atividade,277,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,56,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,164,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,7,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,350,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,156,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,338,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,86,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,310,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,28,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,20,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,79,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,93,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,196,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,156,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,11,pronatec,3,prouni,5,provas,983,provas access,1,provas albert einstein,6,provas amrigs,3,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,168,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,31,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,3,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,10,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,1,provas nível médio,15,provas nível superior,96,provas oab,197,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,24,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,4,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas uniceub,2,provas unichristus,4,provas unifenas,5,provas unifesp,19,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,350,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,25,questão da albert einstein,397,questão da aocp,50,questão da avança sp,55,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1037,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,709,questão da fmabc,120,questão da fuvest,842,questão da oab,3138,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufrgs,25,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unichristus,307,questão da unifenas,298,questão da unifesp,785,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,124,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,15,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1189,questão de biomedicina,164,questão de ciências,748,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,86,questão de concurso,4534,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2817,questão de direito administrativo,235,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,181,questão de direito constitucional,230,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,131,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,179,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,168,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,197,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,577,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1510,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,139,questão de geografia,1249,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1807,questão de informática,139,questão de inglês,1275,questão de jornalismo,158,questão de legislação,226,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,2893,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de português,3745,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1377,questão de raciocínio lógico,155,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,21434,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1164,questão do cfc,394,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2625,questão do iff,53,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,40507,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,157,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,13,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,38,unifor,10,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,10,unirv,41,unitins,4,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,835,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova de Jornalismo ENADE 2012 com Gabarito
Prova de Jornalismo ENADE 2012 com Gabarito
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s16000/enade-indagacao.png
https://1.bp.blogspot.com/-GwDDuHyQCQs/YHhqSGoS0eI/AAAAAAACufA/EBGADbX2atwos8Mh8EM6OSz7acsRQqFyACLcBGAsYHQ/s72-c/enade-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-jornalismo-enade-2012-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/07/prova-de-jornalismo-enade-2012-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo