No fragmento acima, José Hamilton Ribeiro narra o acidente que sofreu quando estava cobrindo a Guerra do Vietnã

ENADE 2012  -  QUESTÃO 32 Ouço uma explosão fantástica. É um tuimmm interminável que me atravessa os ouvidos de um para o outro lado, dá-me ...
ENADE 2012 - QUESTÃO 32
Ouço uma explosão fantástica. É um tuimmm interminável que me atravessa os ouvidos de um para o outro lado, dá-me uma sensação de grandiosidade. Sinto-me no ar, voando, mas, ainda assim, com uma certa tranquilidade para pensar:

— A guerra é de fato emocionante. Agora entendo como há gente que possa gostar de guerra. Uma cortina espessa de fumaça bloqueou-me toda a visão. Tive a certeza, então, de que a bomba tinha explodido a alguns metros de mim, exatamente sobre o Henry (...) Foi aí que senti a perna esquerda. Os músculos repuxavam para a coxa com tal intensidade que eu não me equilibrava sentado. Para não cair, rodopiava sobre mim mesmo, em círculos e aos saltos. Instintivamente, levei as duas mãos para “acalmar”.

A calça no lado esquerdo havia desaparecido. A visão foi terrível. O sangue brotava como de torneiras. Depois do joelho, a perna se abria em tiras, e um pedaço largo de pele, retorcido, estava no chão. Olhei em volta e não achei meu pé. Fiz um balanço rápido da situação. Senti a cabeça muito quente e um fio de sangue no rosto. A perna direita, empapada de sangue, parecia ferida, mas estava com a perna da calça e com a bota — senti certo alívio. A mão direita, muito queimada, minava sangue. Não sentia absolutamente nenhuma dor. O que mais incomodava era o incrível retesamento dos músculos da perna esquerda.
RIBEIRO, J. H. O repórter do século. São Paulo: Geração Editorial, 2006.

No fragmento acima, José Hamilton Ribeiro narra o acidente que sofreu quando estava cobrindo a Guerra do Vietnã. Depois de duas semanas no Vietnã, Ribeiro foi ferido quando pisou em uma mina, ao longo da Estrada sem Alegria, dez quilômetros a sudoeste da cidade de Quang Tri.

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Percebe-se, no texto, influência do New Journalism, pois há envolvimento do repórter, que relata o que está vivendo, descrevendo o episódio em detalhes.

II. No trecho “É um tuimmm interminável que me atravessa os ouvidos de um para o outro lado”, há uma onomatopeia, recurso comum no jornalismo literário.

III. No jornalismo literário, não há compromisso com a objetividade, podendo o jornalista inventar cenas ou episódios como recurso narrativo.

IV. A digressão e a utilização de texto em primeira pessoa são recursos presentes no jornalismo literário.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II. 

B) I e III. 

C) III e IV. 

D) I, II e IV. 

E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
D) I, II e IV. 

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo