Prova UFRGS 2020 com Gabarito

Prova UFRGS 2020 com Gabarito LÍNGUA PORTUGUESA Instrução: As questões de 01 a 09 estão relacionadas ao texto abaixo . As primeiras lições q...
UFRGS

Prova UFRGS 2020 com Gabarito

LÍNGUA PORTUGUESA

Instrução:
As questões de 01 a 09 estão relacionadas ao texto abaixo.

As primeiras lições que recebi de aeronáutica foram-me dadas por um grande visionário: Júlio Verne. De 1888, mais ou menos, a 1891, quando parti pela primeira vez para a Europa, li, com grande interesse, todos os livros desse grande vidente da locomoção aérea e submarina.

Estava eu em Paris quando, na véspera de partir para o Brasil, fui, com meu pai, visitar uma exposição de máquinas no desaparecido Palácio da Indústria. Qual não foi o meu espanto quando vi, pela primeira vez, um motor a petróleo, da força de um cavalo, muito compacto, e leve, em comparação aos que eu conhecia, e... funcionando! Parei diante dele como que pregado pelo destino. Estava completamente fascinado. Meu pai, distraído, continuou a andar até que, depois de alguns passos, dando pela minha falta, voltou, perguntando-me o que havia. Contei-lhe a minha admiração de ver funcionar aquele motor, e ele me respondeu: “Por hoje basta”. Aproveitando-me dessas palavras, pedi-lhe licença para fazer meus estudos em Paris. Continuamos o passeio, e meu pai, como distraído, não me respondeu. Nessa mesma noite, no jantar de despedida, reunida a família, meu pai anunciou que pretendia fazer-me voltar a Paris para acabar meus estudos. Nessa mesma noite corri vários livreiros; comprei todos os livros que encontrei sobre balões e viagens aéreas. Diante do motor a petróleo, tinha sentido a possibilidade de tornar reais as fantasias de Júlio Verne. Ao motor a petróleo devi, mais tarde, todo o meu êxito. Tive a felicidade de ser o primeiro a empregá-lo nos ares.

Uma manhã, em São Paulo, com grande surpresa minha, convidou-me meu pai a ir à cidade e, dirigindo-se a um cartório de tabelião, mandou lavrar escritura de minha emancipação. Tinha eu dezoito anos. De volta à casa, chamou-me ao escritório e disse-me: “Já lhe dei hoje a liberdade; aqui está mais este capital”, e entregou-me títulos no valor de muitas centenas de contos. “Tenho ainda alguns anos de vida; quero ver como você se conduz; vai para Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz. Vamos ver se você se faz um adulto; prefiro que não se faça doutor; em Paris, você procurará um especialista em física, química, mecânica, eletricidade, etc., estude  essas matérias e não esqueça que o futuro do mundo está na mecânica”.
Adaptado de DUMONT, Santos. O que eu vi, o que 
nós veremos. Rio de Janeiro: Hedra, 2016. 
Organização de Marcos Villares.

UFRGS 2020QUESTÃO 01
Considere as afirmações abaixo, sobre os tempos verbais no texto. 

I - O presente verbal comparece para marcar o agora das situações de diálogo entre Santos Dumont e seu pai. 

II - O pretérito verbal marca a narrativa passada relativamente à situação presente na qual Santos Dumont escreve o texto.

III- O futuro do presente nas formas verbais envolve uma ação posterior ao tempo presente em que estavam Santos Dumont e seu pai. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa que está de acordo com os modos de organização da composição do texto.

(A) Predomina o caráter argumentativo, porque o autor quer provar ao leitor a importância da sua invenção. 

(B) Há mistura de exposição com descrição, verificada pela presença de verbos no presente e no passado. 

(C) Há mistura de narração com descrições, porque o autor relata ações passadas com caracterização de objetos.

(D) Há mistura de narração e diálogos, porque o autor movimenta-se entre o passado dos acontecimentos e o presente em que escreve.

(E) Predomina a exposição, porque o autor apresenta fatos que podem ser generalizados e universalizados para os leitores.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Considere as afirmações abaixo, sobre os sentidos expressos pelo texto.

I - O texto relata como e quando Santos Dumont decidiu criar seu primeiro avião movido a motor de petróleo.

II - Santos Dumont, no texto, enfatiza a necessidade da literatura e da criatividade para os trabalhos desenvolvidos em aeronáutica.

III- O texto conta o episódio em que o pai de Santos Dumont o emancipa e o incentiva a começar seus estudos em Paris.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa que apresenta uma oração na voz passiva.

(A) As primeiras lições que recebi de aeronáutica foram-me dadas por um grande visionário: Júlio Verne (l. 01-03).

(B) Parei diante dele como que pregado pelo destino (l. 15-16).

(C) Contei-lhe a minha admiração de ver funcionar aquele motor (l. 20-22).

(D) Diante do motor a petróleo, tinha sentido a possibilidade de tornar reais as fantasias de Júlio Verne (l. 33-35).

(E) De volta à casa, chamou-me ao escritório (l. 42-43).


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
Considere as seguintes afirmações sobre palavras e expressões do texto. 

I - A repetição da palavra grande (l. 05, l. 06) reflete o entusiasmo do autor diante de Júlio Verne e sua obra.

II - A expressão mais tarde (l. 35-36) refere-se ao êxito de o autor ter retornado, depois, para estudar em Paris.

III- As palavras hoje (l. 44) e aqui (l. 44) revelam o tempo e o espaço em que o autor escreve o texto.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
Assinale a alternativa que apresenta palavras de mesma classe gramatical.

(A) quando (l. 04) – primeira (l. 04) – uma (l. 10) – mais (l. 35)

(B) interesse (l. 05) – vidente (l. 06) – espanto (l. 12) – fantasias (l. 34)

(C) desse (l. 06) – eu (l. 08) – minha (l. 19) – mesma (l. 26)

(D) submarina (l. 07) – desaparecido (l. 10) – distraído (l. 17) – sentido (l. 33)

(E) força (l. 13) – basta (l. 22) – faça (l. 50) – esqueça (l. 53)


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Assinale a alternativa em que um pronome está desempenhando a função sintática de objeto direto.

(A) eu (l. 08).
(B) me (l. 20).
(C) lhe (l. 20).
(D) me (l. 39). 
(E) eu (l. 42).


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
Observe as propostas de reescrita para o seguinte trecho do texto.

Nessa mesma noite, no jantar de despedida, reunida a família, meu pai anunciou que pretendia fazer-me voltar a Paris para acabar meus estudos (l. 26-29).

I - Reunida a família, no jantar de despedida, meu pai anunciou que, para acabar meus estudos, nessa mesma noite pretendia me fazer voltar a Paris.

II - Nessa mesma noite, reunida a família, meu pai anunciou que pretendia, no jantar de despedida, me fazer voltar a Paris para acabar meus estudos.

III- Reunida a família, meu pai anunciou, no jantar de despedida nessa mesma noite, que pretendia me fazer voltar a Paris para acabar meus estudos.

Quais estão corretas e preservam a significação do trecho original?

(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Assinale a alternativa que realiza adequadamente a transposição do trecho a seguir para o discurso indireto.

Tenho ainda alguns anos de vida; quero ver como você se conduz; vai para Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz (l. 46-49).

(A) Seu pai disse que ele ainda tem alguns anos de vida e quer ver como o filho se conduz; pediu para ir para Paris, que era à época o lugar mais perigoso para um rapaz.

(B) Seu pai afirmou ter ainda alguns anos de vida e querer ver como você se conduziria; ordenou que fosse a Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz.

(C) Seu pai afirmou que ainda tinha alguns anos de vida e esboçou o desejo de ver como seu filho se conduziria nesses anos finais; por isso, pediu-lhe que fosse para o lugar mais perigoso para um rapaz, Paris.

(D) Seu pai disse que, por ter ainda alguns anos de vida, queria ver como eles se conduziriam em Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz.

(E) Seu pai disse que ainda tinha alguns anos de vida e queria ver como o filho se conduziria; disse que fosse a Paris, o lugar mais perigoso para um rapaz.


Instrução:
As questões de 10 a 17 estão relacionadas ao texto abaixo.

Da sua janela, ponto culminante da Travessa das Acácias, o Prof. Clarimundo viaja o olhar pela paisagem. No pátio de D. Veva um cachorro magro fuça na lata do lixo. Mais no fundo, um pomar com bergamoteiras e laranjeiras pontilhadas de frutos dum amarelo de gemada. Quintais e telhados, fachadas cinzentas com a boca aberta das janelas. Na frente da sapataria do Fiorello, dois homens conversam em voz alta. A fileira das acácias se estende rua afora. As sombras são dum violeta profundo. O céu está levemente enfumaçado e a luz do sol é de um amarelo oleoso e fluido. Vem de outras ruas a trovoada dos bondes atenuada pela distância. Grasnar de buzinas. Num trecho do Guaíba que se avista longe, entre duas paredes caiadas, passa um veleiro.

Para Clarimundo tudo é novidade. Esta hora é uma espécie de parêntese que ele abre em sua vida interior, para contemplar o mundo chamado real. E ele verifica, com divertida surpresa, que continuam a existir os cães e as latas de lixo, apesar de Einstein. O sol brilha e os veleiros passam sobre as águas, não obstante Aristóteles. Seus olhos contemplam a paisagem com a alegria meio inibida duma criança que, vendo-se de repente solta num bazar de brinquedos maravilhosos, não quer no primeiro momento acreditar no testemunho de seus próprios olhos.

Clarimundo debruça-se à janela... Então tudo isto existia antes, enquanto ele passava ........ horas ........ voltas com números e teorias e cogitações, tudo isto tinha realidade? (Este pensamento é de todas as tardes à mesma hora: mas a surpresa é sempre nova.) E depois, quando ele voltar para os livros, para as aulas, para dentro de si mesmo, a vida ali fora continuará assim, sem o menor hiato, sem o menor colapso?

Um galo canta num quintal. Roupas brancas se balouçam ao vento, pendentes de cordas. Clarimundo ali está como um deus onipresente que tudo vê e ouve. A impressão que ........ causam aquelas cenas domésticas ........ levam a pensar no seu livro.

A sua obra... Agora ele já não enxerga mais a paisagem. O mundo objetivo se esvaeceu misteriosamente. Os olhos do professor estão fitos na fachada amarela da casa fronteira, mas o que ele vê agora são as suas próprias teorias e ideias. Imagina o livro já impresso... Sorri, exterior e interiormente. O leitor (a palavra leitor corresponde, na mente de Clarimundo, à imagem dum homem debruçado sobre um livro aberto: e esse homem — extraordinário! — é sempre o sapateiro Fiorello) — o leitor vai se ver diante dum assunto inédito, diferente, original.
Adaptado de: VERISSIMO. Erico. Caminhos 
Cruzados. 26. ed. Porto Alegre/Rio de Janeiro: 
Editora Globo, 1982. p. 57-58.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 33, 44 e 45, nessa ordem.

(A) às – às – lhe – o

(B) as – as – o – lhe

(C) as – às – lhe – lhe

(D) às – as – o – o

(E) as – às – lhe – o


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Considere as seguintes afirmações a respeito do texto.

I - Clarimundo é um professor envolvido com o mundo interior das ideias e teorias, mas também é observador do mundo real. 

II - Clarimundo narra a sua experiência de viver em Porto Alegre, escrever livros e dar aulas.

III- O caráter descritivo, marcado por verbos no pretérito imperfeito e no presente, predomina no texto. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Assinale a alternativa correta, acerca de palavras do texto.

(A) A palavra culminante (l. 01) é formada por derivação sufixal a partir do substantivo culmo.

(B) A forma verbal olhar (l. 03) está empregada como verbo principal, em sua forma infinitiva, na locução verbal viaja o olhar (l. 02-03).

(C) As palavras bergamoteiras (l. 05) e laranjeiras (l. 06) são formadas por processo de derivação prefixal e sufixal a partir de substantivos.

(D) O adjetivo alta (l. 10) poderia ser substituído pelo advérbio alto, sem que se incorresse em erro gramatical.

(E) Os advérbios levemente (l. 12), misteriosamente (l. 49) e interiormente (l. 53) são formados por derivação sufixal a partir de adjetivos.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
Observe as afirmações abaixo, sobre a função sintática desempenhada por certos elementos das orações.

I - os cães e as latas de lixo (l. 22-23) desempenha a função sintática de objeto direto.

II - à janela (l. 31) desempenha a função sintática de complemento nominal.

III- tudo (l. 44) desempenha a função sintática de objeto direto.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Considere as seguintes propostas de substituição de nexos do texto e assinale com 1 aquelas que mantêm o sentido do texto e com 2 aquelas que alteram.

( ) não obstante (l. 24-25) por apesar de.
( ) enquanto (l. 32) por como.
( ) depois (l. 37) por ademais.
( ) mas (l. 50) por porém

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

(A) 2 – 2 – 1 – 1.
(B) 1 – 1 – 2 – 2.
(C) 2 – 1 – 1 – 2.
(D) 1 – 2 – 2 – 1.
(E) 2 – 1 – 2 – 2.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
Se a expressão duma criança (l. 26-27) fosse substituída por de crianças, quantas outras palavras, no segmento que vai da linha 25 à linha 30, deveriam sofrer alterações para fins de concordância?

(A) Uma.
(B) Duas.
(C) Três.
(D) Quatro.
(E) Cinco.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Considere as seguintes propostas de substituição de palavras do texto.

1 - testemunho (l. 29) por declaração.
2 - cogitações (l. 34) por proposições
3 - esvaeceu (l. 48) por dissipou

Quais propostas indicam que a segunda palavra constitui sinônimo adequado da primeira, considerando o contexto de ocorrência?

(A) Apenas 1.
(B) Apenas 2.
(C) Apenas 3.
(D) Apenas 2 e 3.
(E) 1, 2 e 3.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
A passagem E depois, quando ele voltar para os livros, para as aulas, para dentro de si mesmo, a vida ali fora continuará assim, sem o menor hiato, sem o menor colapso? (l. 37-40), no texto, é

(A) um diálogo do leitor com o autor. 

(B) uma mescla da voz do narrador com a do personagem.

(C) a voz do narrador, que também é personagem. 

(D) a voz do personagem Clarimundo. 

(E) a voz do leitor projetada pelo narrador.


Instrução:
As questões de 18 a 25 estão relacionadas ao texto abaixo.

No início do século XXI, um geneticista inglês chamado Anthony Monaco, professor da Universidade de Oxford e integrante do Projeto Genoma Humano, anunciou a descoberta do que poderá ser o primeiro gene que, aparentemente, está associado à competência linguística humana: o FOXP2. Monaco proclamou sua possível descoberta após estudar diferentes gerações dos K. E., uma família inglesa de classe média. O geneticista constatou que muitos membros dessa família possuíam distúrbios de linguagem, os quais não pareciam estar associados a algum mero problema de desempenho linguístico, como língua presa, audição ineficiente etc. Tais distúrbios diziam respeito à conjugação verbal, à distribuição e à referencialidade dos pronomes, à elaboração de estruturas sintáticas complexas, como ........ orações subordinadas etc. O interessante é que os avós, pais, filhos e netos da família K. E. não possuíam aparentemente nenhum outro distúrbio cognitivo além desses problemas com o conhecimento linguístico. Monaco analisou amostras de DNA dessa família e descobriu queuma única unidade de DNA de um único gene estava corrompida: o FOXP2.

O FOXP2 é um dos 70 genes diferentes que ........ o cromossomo 7, que é responsável pela arquitetura genética do cérebro humano. Ou seja, trata-se de um gene que cria neurônios, neurotransmissores e afins. Esse gene, o FOXP2, possui 2.500 unidades de DNA, e só uma delas apresentava problemas na genética da família K. E. Monaco estava convencido de que esse gene deveria ser, pelo menos em parte, responsável pela capacidade linguística humana. Ele confirmou suas intuições quando descobriu o jovem inglês C. S., que não possuía parentesco com os K. E., mas apresentava os mesmos distúrbios linguísticos manifestados pelos membros daquela família. Monaco analisou o FOXP2 de C. S. e constatou aquilo que presumia: C. S. apresentava um defeito na mesma unidade de DNA do FOXP2 deficiente na família K. E. A partir desse achado, o geneticista divulgou o que pode ser a descoberta do primeiro gene aparentemente responsável pela genética da linguagem humana: o FOXP2.

A lógica subjacente ........ afirmação de Monaco é a seguinte: como parte do FOXP2 está danificada nos K. E. e também em C. S., e isso parece ter como correlato comportamental dificuldades exclusivamente linguísticas, então esse gene deve ser responsável pelas habilidades linguísticas deficientes nos K. E. e em C. S. Se isso for verdadeiro, então, nas pessoas com o FOXP2 sem anomalias, esse gene deve ter a função de produzir os neurônios que virão a formar as sinapses responsáveis pelo conhecimento linguístico.

Independentemente de as pesquisas de Anthony Monaco ........ a ser confirmadas ou não nas pesquisas mais recentes sobre genética humana (e há, de fato, muitos geneticistas que as refutam com muito bons argumentos e evidências), o importante é que elas abriram ou aprofundaram a discussão a respeito dos fundamentos biológicos da linguagem humana.
Adaptado de: KENEDY, E. Curso básico de linguística 
gerativa. São Paulo: Contexto, 2013. p. 79-80.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 19, 29, 51 e 64, nessa ordem.

(A) às – compõe – à – vierem
(B) as – compõem – a – vierem
(C) às – compõe – a – virem
(D) as – compõem – à – virem
(E) as – compõem – à – vierem


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Considere as seguintes afirmações sobre os parágrafos do texto.

I - O primeiro parágrafo apresenta o contexto da descoberta do gene FOXP2 pelo geneticista inglês Anthony Monaco. Nessa contextualização, o autor mostra que problemas genéticos ligados a esse gene, nos pais, acarreta problemas linguísticos – como língua presa e audição ineficiente – nos filhos e netos. 

II - O segundo e o terceiro parágrafos apresentam a argumentação do autor a favor da tese de que o gene FOXP2 está envolvido na genética da linguagem humana, porque, se esse gene estiver corrompido, há distúrbios de linguagem, fato comprovado em pesquisa com humanos sem relação de parentesco, o que leva o autor à generalização. 

III- O último parágrafo relaciona o achado do geneticista com as pesquisas recentes sobre a genética humana e, a partir disso, o autor finaliza o texto apontando não haver consenso acerca das descobertas sobre a relação entre genética e conhecimento linguístico, fato que desconstrói os fundamentos biológicos da linguagem humana.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Assinale a afirmação que está de acordo com o sentido global do texto.

(A) O autor relata uma investigação que diz respeito à relação entre a linguagem e a biologia humanas.

(B) O autor relata a investigação, feita no início deste século, do gene que é responsável pelo conhecimento linguístico.

(C) O autor traz à tona o debate sobre se a linguagem é biológica ou social, apresentando argumentos favoráveis aos dois lados da questão.

(D) O autor discute conceitos básicos de genética que são essenciais para a compreensão e o estudo da linguagem.

(E) O autor relata uma pesquisa sobre um gene que possivelmente está associado ao domínio da língua inglesa, e afirma que futuras pesquisas genéticas em outras línguas devem ser feitas para corroborar, ou não, a pesquisa relatada.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Assinale a alternativa em que a substituição proposta mantém o sentido da passagem do texto, considerando o contexto em que a palavra ou expressão é empregada.

(A) aparentemente (l. 06) por superficialmente.

(B) associados (l. 13) por dissociados.

(C) mero problema (l. 13-14) por problema excepcional.

(D) subjacente (l. 51) por implícita.

(E) anomalias (l. 59) por dislexias.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) As palavras linguística (l. 07), humana (l. 07) e cognitivo (l. 23) têm mais letras do que fonemas.

( ) As palavras classe (l. 10), corrompida (l. 27) e arquitetura (l. 30) têm mais letras do que fonemas.

( ) As palavras geneticista (l. 10), conhecimento (l. 24) e cromossomo (l. 29) têm mais fonemas do que letras.

( ) As palavras complexas (l. 19), neurotransmissores (l. 32) e sinapses (l. 61) têm mais fonemas do que letras. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) F – V – V – F.
(B) V – F – V – F.
(C) F – F – V – V.
(D) V – V – F – V.
(E) F – V – F – F.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
Na coluna da esquerda, abaixo, estão listados sinais de pontuação e marcações gráficas; na da direita, o sentido ou a função que expressam no contexto em que ocorrem.

Associe corretamente a coluna da direita à da esquerda.

( ) vírgula (l. 01)
( ) vírgula (l. 09)
( ) dois-pontos (l. 50)
( ) parênteses (l. 66-68)

1 – Permite inserir enumerações.
2 – Permite inserir um comentário elucidativo.
3 – Permite realçar a inserção de termo técnico.
4 – Permite inserir um aposto.
5 – Permite deslocar um adjunto.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 5 – 4 – 3 – 2.
(B) 1 – 5 – 3 – 2.
(C) 4 – 1 – 3 – 2.
(D) 5 – 4 – 2 – 4.
(E) 4 – 2 – 4 – 3.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Assinale a alternativa que apresenta relações de sentido, contextualmente adequadas no texto, para os nexos de articulação como (l. 19), Ou seja (l. 30-31) e então (l. 58), nessa ordem.

(A) comparação – paráfrase – explicação

(B) explicação – alternância – conclusão

(C) exemplificação – paráfrase – conclusão

(D) paráfrase – explicação – conclusão

(E) comparação – exemplificação – explicação


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Assinale a alternativa que corresponde, respectivamente, às remissões estabelecidas pelas expressões desse achado (l. 47) e isso (l. 58) no texto.

(A) Refere-se ao achado apresentado no primeiro parágrafo; refere-se à lógica presente na relação entre o gene FOXP2 e o comportamento linguístico.

(B) Refere-se ao achado apresentado, no mesmo parágrafo, anterior à expressão; refere-se à descoberta apresentada no primeiro parágrafo do texto. 

(C) Refere-se ao achado apresentado no primeiro parágrafo; refere-se à lógica presente na relação entre o gene FOXP2 e o comportamento linguístico.

(D) Refere-se ao achado apresentado, no mesmo parágrafo, anterior à expressão; refere-se à lógica presente na relação entre o gene FOXP2 e o comportamento linguístico.

(E) Refere-se à lógica presente na relação entre o gene FOXP2 e o comportamento linguístico; refere-se ao achado apresentado, no mesmo parágrafo, anterior à expressão.


ALEMÃO

Instrução:
As questões 01 a 07 estão relacionadas ao texto abaixo.

Der 66-jährige Ljupco Gjelevski betreibt in Bad Reichenhall ein kleines Café. ........ kommt er aus Mazedonien, lebt aber schon seit mehr als 40 Jahren im deutschösterreichischen Grenzgebiet. Anfangs in Hallein, dann in Ramsau und Bad Reichenhall. Wer hätte damals geahnt, dass ich hierbleibe! 1978 bin ich aus Mazedonien ins österreichische Hallein gefahren, zu Besuch. Ich wollte einen Monat bleiben, vielleicht zwei - der Liebe wegen. Nun bin ich nach mehr als 40 Jahren immer noch da. Und ich fühle mich hier nicht nur wohl, Bad Reichenhall ist meine Heimat geworden.

"Ich fahre nach Hause" sagt Ljupco Gjelevski, wenn er nach Mazedonien fährt. Aber auch, wenn er wieder zurück nach Deutschland fährt.

Heimat gibt es für mich nicht nur einmal. Meine erste Heimat ist Mazedonien, wo ich geboren und aufgewachsen bin. Diese Heimat bleibt ........ ewig, weil man da seine Wurzeln hat. Aber meine zweite Heimat ist hier in Bad Reichenhall. Manchmal komme ich da im Kopfschon durcheinander. Wenn ich in Mazedonien bin und zurückfahre, sage ich: 

"Ich fahre nach Hause." Das sage ich aber auch, wenn ich von hier aus nach Mazedonienaufbreche. Anfangs war es hier ganz schön hart. Zwei Jahre lang habe ich in einem Wirtshaus in Ramsau bei Berchtesgaden gearbeitet - da war die Geschichte in Hallein schon vorbei -, ohne jemanden zu kennen und vor allem, ohne gut Deutsch zu können. In dieser Zeit habe ich kein einziges Mal meine Muttersprache gehört. Da hatte ich großes Heimweh. Jetzt, im Nachhinein ist mir klar, dass das ganz gut war. Anders ........ ich nie so gut Deutsch gelernt.
Adaptado de: 
<https://www.sueddeutsche.de/kultur/werkstattdemokratie-heimat-europa-protokolle-renzgebieteinheimische-zugezogene-1.4385800-4 html>. 
Acesso em: 10 abr. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 02, 22 e 38, nesta ordem.

(A) Anfangs – einer – habe
(B) Zu Beginn – einem – hätten
(C) Ursprünglich – einem – hätte
(D) Zu Beginn – einem – hätte 
(E) Ursprünglich – einen – hätte


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa que melhor expressa a ideia central do texto.

(A) Ljupco Gjelevski diz que se sente mais em casa na Macedônia. 

(B) Ljupco Gjelevski considera bom trabalhar na Alemanha, mas sente falta da vida social da Macedônia.

(C) Ljupco Gjelevski considera que os problemas com a língua alemã fazem com que ele sinta saudades da Macedônia. 

(D) Ljupco Gjelevski veio para a Alemanha por causa de uma relação amorosa, mas não conseguiu integrar-se na vida desse país. 

(E) Ljupco Gjelevski sente-se em casa tanto na Alemanha como na Macedônia.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) Ljupco Gjelevski é atualmente empregado de um café. 

( ) Ljupco Gjelevski veio para a Alemanha com o plano de ficar para sempre. 

( ) Ljupco Gjelevski trabalhou durante dois anos em um restaurante na cidade de Hallein.

( ) Ljupco Gjelevski aprendeu bem a língua alemã, pois não tinha ninguém com quem falar sua língua materna. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – F – V – F.
(B) F – F – F – V.
(C) F – V – V – F.
(D) V – F – F – V.
(E) F – V – F – F.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Considere o enunciado abaixo e as três propostas para completá-lo.

Nach Ljupco Gjelevskir 

O enunciado poderia ser escrito com formas verbais do conjuntivo I, de forma indireta. Isso implicaria, por exemplo, substituir as seguintes expressões.

1 - lebt (l. 03) por lebe.
2 - gibt (l. 19) por gebe.
3 - bleibt (l. 22) por blieb.

Quais propostas estão corretas?

(A) Apenas 1. 
(B) Apenas 3.
(C) Apenas 1 e 2.
(D) Apenas 2 e 3.
(E) 1, 2 e 3.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
O antônimo mais adequado para a expressão ewig (l. 22), no contexto em que se encontra, é

(A) versprochen.
(B) wenig.
(C) einfach.
(D) erhalten.
(E) zeitweise.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
A melhor tradução do segmento Manchmal komme ich da im Kopf schon durcheinander (l. 24-25) é

(A) Às vezes, minha cabeça me confunde. 

(B) Vezes sim, vezes não, fico confuso devido a um problema mental.

(C) Frequentemente, minha cabeça confunde as coisas.

(D) Tenho uma cabeça confusa, de vez em quando. 

(E) Às vezes, fico confuso na minha cabeça.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Substituindo a palavra jemanden (l. 33) por Menschenseele, que alternativa preenche corretamente a lacuna abaixo?

ohne ........ Menschenseele zu kennen

(A) ein
(B) einen
(C) eine
(D) eins
(E) eines


Instrução:
As questões 08 a 14 referem-se ao texto abaixo.

Du willst gehen, ich lieber springen
Wenn du redest, will ich singen
Du schlägst Wurzeln, ich muss fliegen
Wir haben die Stille um uns totgeschwiegen
Wo ist die Liebe geblieben
Ich fühl' mich jung und du dich alt
So fallen wir um, uns fehlt der Halt
Wir müssen uns bewegen
Ich bin dafür, du dagegen
Wir gehen auf anderen Wegen

(Refrain) Mein Herz schlägt schneller als deins
Sie schlagen nicht mehr wie eins
Wir leuchten heller allein,
Vielleicht muss es so sein

Wir sind ein festgefahrenes Ritual,
Das immer stärker brennt
Und ich frage nicht mehr nach,
Was uns verbindet oder trennt,
Weil ich weiß
Wir fahren weiter im Kreis
Wir müssen atmen, wieder wachsen
Bis die alten Schalen platzen
Und wo wir uns selbst begegnen,
Fallen wir mitten ins Leben
Adaptado de: 
<https://www.google.com/search?q=Auf+anderen+W
egen&oq=Auf+anderen+Wegen&aqs=chrome..69i57&s
ourceid=chrome&ie=UTF-8.html>. 
Acesso em: 25 maio 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I - Fala de um casal feliz que gosta de coisas bem diferentes.

II - Versa sobre um casal que está prestes a se separar. 

III- Mostra duas pessoas que tentam se aproximar.

Quais estão corretas? 

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III. 
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Considere as seguintes propostas de substituição de palavras do texto.

I - lieber (l. 01) - gerne
II - anderen (l. 10) - verschiedenen
III- platzen (l. 24) - zerbrechen

Quais propostas estão corretas e são contextualmente adequadas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Assinale a alternativa em que a palavra ou expressão, extraída do texto, está acompanhada de sua tradução correta.

(A) Wurzeln (l. 03) – raízes

(B) Stille (l. 04) – parada

(C) fehlt (l. 07) – erra 

(D) leuchten (l. 14) – queimamos

(E) Kreis (l. 22) – volta


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
A frase Wo ist die Liebe geblieben (l. 05) pode ser formulada de outra maneira. 

Considerando essa nova formulação, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. 

Ich frage mich, wo ........ ........ ........ .

(A) geblieben – die Liebe – ist 
(B) ist – geblieben – die Liebe 
(C) die Liebe – ist – geblieben
(D) die Liebe – geblieben – ist
(E) geblieben – ist – die Liebe


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
As expressões festgefahrenes (l. 17) e Fallen (l. 26) têm, no texto, respectivamente, o mesmo sentido que 

(A) erstarrtes e stürzen.

(B) geblieben e stürzen.

(C) hart e erreichen.

(D) erstarrtes e untergehen.

(E) geblieben e untergegangen.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
Um antônimo da palavra stärker (l. 18), no contexto em que se encontra, é

(A) langsamer.
(B) schwächer.
(C) untertrieben.
(D) weniger.
(E) kürzer.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Pode-se substituir a palavra Leben (l. 26) por Wirklichkeit.

Considerando a substituição, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo. 

Fallen wir mitten ........ ........ .

(A) im – die Wirklichkeit
(B) in – der Wirklichkeit 
(C) ins – die Wirklichkeit
(D) in – die Wirklichkeit
(E) im – der Wirklichkeit


Instrução:
As questões 15 a 25 referem-se ao texto abaixo.

Interview mit der Sängerin Lena Meyer-Landrut

Frau Meyer-Landrut, im April erscheint ein 
neues Album. Was können Sie über Ihr 
musikalisches Comeback sagen?

Die erste Single „Thank you“ ist bereits 
veröffentlicht, das Album wird „Only Love, L“ 
heißen. Der Albumtitel ist meine Signatur, die 
ich unter jeden Text setze, weil ich es schön 
finde, alles was ich schreibe – auch wenn das 
Thema eines Liedes vielleicht mal
unangenehm ist – mit Liebe zu beenden und 
keine schlechte Energie stehen zu lassen.

Was ist das zentrale Thema der neuen Lieder?

Das ganze Album dreht sich um Liebe, ob es 
nun eine platonische Liebe ist, die Liebe zu
sich selber oder auch eine romantische Liebe. 
Da gibt es ja viele Facetten. Das Album ist auf 
vielen Ebenen selbstreflektiert, vielleicht auch 
selbstironisch.

2018 wurden die Veröffentlichung und die 
dazugehörige Tournee verschoben, immer 
wieder war zu lesen, dass Sie in einer Krise 
stecken. War das so?

Man kann es schon als Krise bezeichnen, auch 
wenn ich das Wort irgendwann nicht mehr 
hören konnte.

Warum nicht?
Jeder kennt doch Momente, in denen man 
nicht so happy ist wie zu anderen Zeiten, und 
ich hatte einige davon. Es kommt aufs richtige 
Krisenmanagement an, darauf, wie man damit 
umgeht. Ob man daran verzweifelt, oder ob 
man die Krisen für sich nutzen kann und sagt: 
Ich ziehe meine Schlüsse und mache etwas 
Positives für mich daraus.
Nach: <https://www.rundschauonline.de/erleben/interview-mit
-der-influencerin-wiesaengerin-lena-meyer-landrut-ihre-krise-abhakt-32028054 
html>. Abgerufen am 2. Mai 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
Welche Information steht im Text?

(A) Lena wird jetzt ihr neues Album veröffentlichen, das eigentlich schon 2018 erscheinen sollte. 

(B) Lena hatte 2018 viele Probleme, über die sie in ihrem neuen Album singt. 

(C) Im neuen Album geht es hauptsächlich um Lieder über die Liebe zwischen Mann und Frau.

(D) Lena hat ihre Krise immer noch nicht richtig überwunden.

(E) Trotz ihrer Verzweifelung will Lena weiter Musik machen und auf Tournee gehen.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Lesen Sie die folgenden Sätze

I - Alle Lieder ihres neuen Albums haben ein positives Ende.

II - Für Lena ist es wichtig, dass man aus Krisen etwas lernt. 

III- Lena hat lange überlegt, ob sie ihre Karriere beenden soll. 

Welche Informationen stehen im Text?

(A) Nur I.
(B) Nur II.
(C) Nur III.
(D) Nur I und II.
(E) I, II und III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
Den Satz Frau Meyer-Landrut, im April erscheint ein neues Album (Z. 03-04) kann man auch mit einem Modalverb formulieren.

Markieren Sie die Alternative, die die Lücken korrekt ausfüllt.

Frau Meyer-Landrut, im April ........ ein neues Album ........ .

(A) soll – erschien
(B) solle – erscheint 
(C) soll – erscheinen 
(D) sollt – erscheinen 
(E) sollt – erschienen


UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Lesen Sie die folgenden Aussagen.

I - Der Ausdruck bereits (Z. 07) bedeutet in etwa schon.

II - Der Ausdruck jeden Text (Z. 10) ist eine Ergänzung im Dativ. 

III- das Wort verschoben (Z. 26) kann man durch das Wort abgesetzt ersetzen, ohne dass sich im Satz etwas ändert.

Welche Aussagen sind richtig?

(A) Nur I.
(B) Nur II.
(C) Nur III.
(D) Nur I und III.
(E) I, II und III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Wenn man in dem Satzteil der neuen Lieder (Z. 16) das Wort Lieder durch Album ersetzt, welche Antwort füllt dann die Lücke richtig aus?

........ ........ Albums.

(A) das – neue
(B) des – neue
(C) des – neuen
(D) der – neues
(E) die – neue


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Der Ausdruck dreht sich um (Z. 18) bedeutet

(A) handelt von. 
(B) erwartet von.
(C) spricht für. 
(D) glaubt an. 
(E) verlässt sich auf.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Der Ausdruck immer wieder war zu lesen (Z. 26-27) kann man auch anders formulieren.

(A) immer wieder durfte man lesen.

(B) immer wieder konnte man lesen.

(C) immer wieder liest man.

(D) ab und zu las man. 

(E) ab und zu durfte man lesen.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Das Wort schon (Z. 30) bedeutet hier in etwa 

(A) durchaus.
(B) manchmal.
(C) kaum.
(D) nicht.
(E) früher.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
Die portugiesische Übersetzung des Satzes Es kommt aufs richtige Krisenmanagement an (Z. 37-38) lautet 

(A) A crise precisa ser gerenciada de forma direta.

(B) Uma gestão correta acaba com a crise. 

(C) Tudo depende da forma como a crise se manifesta.

(D) A gestão da crise veio na hora certa.

(E) Tudo depende de uma gestão adequada da crise.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Der Ausdruck Ich ziehe meine Schlüsse (Z. 41) bedeutet auf Portugiesisch 

(A) Eu termino com isso.

(B) Eu tiro minhas conclusões. 

(C) Vou aceitar os resultados. 

(D) Tirei minhas próprias conclusões. 

(E) Rejeito conclusões precipitadas.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Das Personalpronomen mich (Z. 42) soll erfragt werden.

Welches Fragepronomen füllt die Lücke richtig aus?

Und mache etwas Positives für........ daraus?

(A) wer
(B) was
(C) wem
(D) wen
(E) wessen


ESPANHOL

Instrução:
As questões 01 a 08 referem-se ao texto abaixo.

Hay una deuda histórica con las 
poblaciones afrodescendientes

“Hay que participar del desarrollo en donde los afrodescendientes viven. El gobierno del Perú está implementando un plan de desarrollo y hay que apoyarlos y reconocerlos”. Así afirmó Firmin Edouard Motoko, Subdirector General de la UNESCO, quien llegó a Lima para ofrecer una charla magistral durante el evento “Palabra y vida: el aporte de África a las lenguas del Perú”.

El evento, realizado el martes 28 de mayo del 2019 y organizado conjuntamente por la Oficina de Lima de la UNESCO y el Ministerio de Cultura del Perú, se llevó a cabo en el marco del Año Internacional de las Lenguas Indígenas. De este modo, se buscó destacar el aporte de las lenguas africanas en el Perú que, si bien no son lenguas indígenas del país, han sido fundamentales tanto para el castellano del Perú como para la propia identidad nacional.

El castellano en el Perú es producto de la dinámica con lenguas indígenas, de las partes altas y bajas del país, y las lenguas afro, lo que es único en América Latina. Respecto a esto, la Viceministra de Interculturalidad, Elena Burga, afirmó que: “Estas son poblaciones que han sido históricamente excluidas y en las que las brechas en temas de educación, salud y servicios básicos siguen siendo enormes. Tenemos retos importantes. Que la alegría por esta diversidad no nos haga olvidar la deuda histórica que tenemos con la población afroperuana y nos ayude a encontrar espacios de reflexión”.

Magaly Robalino Campos, representante de la UNESCO en Perú, presentó el evento en el contexto del Decenio de los Pueblos Afrodescendientes y el compromiso de la UNESCO con los derechos de los seres humanos alrededor del globo: “Hablar de la población afro no es solo hablar de su música y de su arte, sino también reconocer el pensamiento y la cosmovisión de la vida de África que se sembró aquí en nuestro continente. Hoy somos lo que somos también por esta riquísima vertiente africana”, señaló.

El evento cerró con la presentación artística en vivo del grupo Sabor del 900, quienes tocaron canciones criollas de origen afroperuano de los siglos XIX y XX. Entre ellas, una zamacueca, género que dio origen eventualmente a la marinera que deriva de ritmos españoles y africanos. Las canciones fueron elegidas por la presencia de palabras de origen africano en su letra.
Adaptado de: 
<http://www.unesco.org/new/es/lima/workareas/unidad-informacion-publica/officenews/hay-una-deuda-historica-con-laspoblaciones-afrodescendientes-copia-1/>. 
Acesso em: 29 ago. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
A ideia central do texto é

(A) provar que o castelhano peruano se diferencia das línguas dos demais países hispânicos da América Latina.

(B) afirmar que as línguas africanas também são consideradas línguas indígenas, tanto das partes altas quanto das partes baixas do Peru.

(C) dar destaque à importante contribuição das línguas africanas na formação do castelhano no Peru.

(D) denunciar que existe uma exclusão das populações afrodescendentes de educação, saúde e serviços básicos.

(E) exaltar as populações afrodescendentes em um país que privilegia a inserção social das populações indígenas.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Considere as seguintes afirmações a respeito do evento “Palabra y vida: el aporte de África a las lenguas del Perú” (l. 08-09).

I - O evento foi realizado por conta da comemoração do Ano Internacional das Línguas Indígenas.

II - A palestra mais importante do evento foi a de Magaly Robalino Campos.

III- O evento foi realizado na quinta-feira, 29 de maio de 2019.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as informações sobre o texto.

( ) O Peru é o único país da América Latina que legitima a dinâmica das línguas indígenas e das línguas de origem africana no castelhano oficial.

( ) O Peru conta com um Ministerio de Interculturalidad que trata de questões relacionadas às populações excluídas de sua história.

( ) O Peru é um país que reconhece a contribuição artística e cultural dos povos afrodescendentes, como também o pensamento e a cosmovisão africana.

( ) A UNESCO, ainda no ano de 2019, considera importante realizar eventos que reconheçam as comunidades afrodescendentes no Peru. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – V – F.
(B) V – V – F – V.
(C) F – F – V – F.
(D) F – V – F – V.
(E) F – F – V – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa correta em relação aos participantes e ao local do evento referido no texto.

(A) Firmín Edouard Motoko criticou o governo do Peru pela falta de um plano de desenvolvimento para as populações afrodescendentes.

(B) Elena Burga comentou que ainda existem desafios importantes em relação àinclusão das populações afrodescendentes no Peru.

(C) Magaly Robalino Campos apresentou o evento no contexto do 12° ano dos Povos Afrodescentes no Peru.

(D) O grupo Sabor del 900 tocou na cerimônia de abertura do evento.

(E) O evento aconteceu no Escritório da UNESCO, em Lima.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
A expressão se llevó a cabo (l. 13) significa

(A) finalizou.
(B) durou.
(C) iniciou.
(D) comparou.
(E) realizou.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
A forma verbal han sido (l. 17-18) poderia ser substituída, sem alterar o sentido do texto, por

(A) fueron.
(B) fueran.
(C) serían.
(D) son.
(E) habrían sido.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
A melhor tradução para a palavra brechas (l. 27), de acordo com o texto, é 

(A) soluções.
(B) problemas.
(C) alternativas.
(D) canais.
(E) definições.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
Na frase “Hablar de la población afro no es solo hablar de su música y de su arte, sino también reconocer el pensamiento y la cosmovisión de la vida de África que se sembró aquí en nuestro continente. [...]” (l. 39-44), o verbo sembrar é usado metaforicamente para expressar a ideia de

(A) organizar.
(B) chegar.
(C) propor.
(D) assemelhar.
(E) disseminar.


Instrução:
As questões 09 a 17 referem-se ao texto abaixo.

Un laboratorio del mundo para entender la vida

Colombia, gracias al investigador Carlos Arturo Granada Torres, al Instituto de Astrobiología de Colombia (IAC), a la Universidad de Manizales y a muchos otros investigadores, lidera en América Latina el estudio de organismos extremófilos, el cual hace parte de la astrobiología, disciplina que tiene como meta entender cómo empezó la vida en el planeta, la forma en la que se distribuyó (en reinos, especies, etc.) al pasar los años y finalmente entender cuál podría ser el futuro de la misma en la Tierra y en otros lugares del universo, explicó Daniel Bacheldor, Ph.D en astrofísica y Director del Departamento de Ciencias y Física del Instituto Tecnológico de Florida (FIT por sus siglas en inglés).

Siempre se ha hablado de la gran biodiversidad de ese país pero con la astrobiología, Colombia llega a otro nivel. “Penny Boston, la directora del Instituto de Astrobiología de la Nasa dijo que Colombia es el único país de América Latina que va en punta de lanza en esta temática”, explicó Jorge Enrique Bueno Prieto, director del IAC. Además afirmó que actualmente adelantan un catálogo de ambientes extremos de todo el país de manera independiente, sin embargo “nos faltan apoyo y recursos”.

Una de las situaciones que tiene maravillados a los científicos está en el Nevado del Ruíz que desde el 2010 está en alerta amarilla por presentar actividad sísmica, emisión de ceniza y tremores volcánicos, lo que ha aumentado el deshielo generado por el cambio climático y una modificación súbita del medio. Granada Torres confirma que “se pueden encontrar sistemas que están en transición, que se están adaptando y deben hacerlo muy rápido para poder asegurar la supervivencia de la especie”. Igualmente cuenta que los metabolismos de los microorganismos que viven allí están trabajando al 100 por ciento, lo que los hace muy interesantes, ya que los científicos están viendo cambios moleculares en vivo y en directo.

Aparte del Nevado del Ruíz, está el desierto de La Tatacoa, la Sierra Nevada de Santa Marta, el Nevado del Cocuy, la cueva de los Guácharos (Antioquia), Caño Cristales, las minas de sal de La Guajira, entre muchos otros. Estas zonas son apetecidas por científicos de todo el mundo, no solo por los microorganismos extremófilos que allí viven sino por contar con condiciones parecidas a las de Marte, “En América Latina y en Colombia puntualmente hay ambientes parecidos a las superficies de Marte, entonces si queremos practicar vivir allá, estos son muy buenos lugares”, dice Bacheldor.

El aporte de Colombia a la astrobiología sirve para comprender cuáles son las propiedades químicas que debe tener la vida y si en otros lugares del universo se encuentran.
Adaptado de: URREGO, Carlos Andrés. 2017.
Disponível em: <http://revistaconciencia.com/colombia-laboratorio-del-mundo-para-entenderla-vida/>. Acesso em: 19 ago. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Considerando as informações gerais do texto, é possível afirmar que ele

(A) trata da evolução das espécies em diferentes ambientes na Colômbia, e como isso contribui para entender o ambiente e a vida em Marte.

(B) trata da evolução das espécies em ambientes extremos na Colômbia, e como isso contribui para entender o ambiente e a vida em Marte.

(C) mostra a importância de ambientes extremos, parecidos aos de Marte, existentes na Colômbia, para o estudo de microrganismos que ali se desenvolvem.

(D) mostra a importância dos ambientes naturais na Colômbia para o estudo de microrganismos que ali se desenvolvem, ambientes esses parecidos aos de Marte.

(E) mostra a importância de ambientes extremos, existentes na Colômbia, para o estudo de microrganismos que também se desenvolvem em Marte.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Considere as seguintes afirmações a respeito da astrobiologia na Colômbia.

I - O país é o mais adiantado mundialmente nesse tipo de estudo, mas isso está ameaçado pela falta de financiamento e apoio.

II - Uma catalogação dos ambientes extremos desse país já está em andamento, mas isso está ameaçado pela falta de financiamento e apoio.

III- O estudo corre riscos pela falta de financiamento e apoio às pesquisas, fator que interrompeu a elaboração de um catálogo dos ambientes extremos nesse país.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Desde que o Nevado del Ruíz está em alerta amarelo, os cientistas 

(A) estão focados nas atividades sísmicas e nas consequentes emissões de cinzas e tremores vulcânicos, vindos desse tipo de fenômeno natural.

(B) observam como o degelo, decorrente das atividades sísmicas, ocasionou uma mudança repentina no meio e na forma como os microrganismos estão se adaptando a isso.

(C) estão conseguindo estabelecer a relação entre os efeitos das cinzas e os tremores vulcânicos, e como isso impede o derretimento da geleira.

(D) estudam o intenso metabolismo dos microrganismos que acabam não se adaptando ao novo ambiente, devido às mudanças súbitas provocadas pelo degelo.

(E) estão admirados com as várias mudanças moleculares que, desde antes do derretimento da geleira, estão ocorrendo com os microrganismos na tentativa de se adaptarem.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as informações sobre o texto.

( ) Outros ambientes extremos, existentes na Colômbia, são importantes para os estudos dos organismos extremófilos, por propiciarem estudos científicos da comprovação da vida em Marte.

( ) A Colômbia é um país especial para o estudo dos organismos extremófilos, por ser o único na América Latina a apresentar ambientes extremos para o desenvolvimento da vida.

( ) Cientistas do mundo inteiro interessam-se pelos ambientes extremos da Colômbia, pela possibilidade de estudar os microrganismos extremófilos que vivem em condições parecidas ao ambiente de Marte.

( ) Diferentes ambientes extremos da Colômbia, como geleiras, desertos, cavernas, minas de sal, são muito importantes para os cientistas de todo o mundo, por apresentarem condições parecidas às da vida em Marte.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – V – F.
(B) V – V – F – V.
(C) F – V – F – F.
(D) F – F – V – V.
(E) F – F – V – F.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
Considerando o contexto em que se insere a expressão de la misma en la Tierra (l. 11-12), a parte destacada retoma

(A) a Colômbia.
(B) a América Latina.
(C) a vida.
(D) a astrobiologia.
(E) a ciência.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Na frase Además afirmó que actualmente adelantan un catálogo de ambientes extremos de todo el país de manera independiente, sin embargo “nos faltan apoyo y recursos” (l. 24-28), a expressão sublinhada poderia ser substituída, sem alteração do sentido, por

(A) mientras.
(B) ya que.
(C) pero.
(D) más.
(E) todavía.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
No texto, aparecem os números 2010 (l. 31), 100 (l. 42) e 2017 (referência). Assinale a alternativa que apresenta a grafia correta desses números.

(A) dos mil diez – cien – dos mil diecisiete

(B) dos mil diez – cien – dos mil diez y siete

(C) dos mil y diez – cien – dos mil y diecisiete

(D) dos mil diez – ciento – dos mil diecisiete

(E) dos mil y diez – ciento – dos mil y diecisiete


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Considere o segmento abaixo.

Igualmente cuenta que los metabolismos de los microorganismos que viven allí están trabajando al 100 por ciento, lo que los hace muy interesantes, ya que los científicos están viendo cambios moleculares en vivo y en directo (l. 40-45).

A expressão ya que, em destaque, estabelece uma relação de

(A) conclusão.
(B) oposição.
(C) tempo.
(D) causa.
(E) modo.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
Considere o contexto em que aparecem as palavras Aparte (l. 46) e aporte (l. 60) e indique a alternativa que apresenta, respectivamente, o melhor significado em português.

(A) Além – contribuição

(B) Além – investimento

(C) Uma parte – investimento

(D) Uma parte – contribuição

(E) Parte – contribuição


Instrução:
As questões 18 a 25 referem-se ao texto abaixo

Paraguay, una isla rodeada de tierra

En un pequeño ensayo publicado hace muchos
años escribí que en el panorama general de la 
cultura hispanoamericana el Paraguay ha sido 
siempre una tierra poco menos que 
desconocida: una isla rodeada de tierra en el 
corazón del continente. En aquel estudio 
llamaba la atención sobre el hecho de que los 
indagadores de la cultura de nuestra América 
no se habían esforzado mucho en desentrañar 
las causas que hacen de la cultura paraguaya 
una terra incognita, vedada al parecer por 
misteriosos motivos a la exploración y al 
análisis. Ocurre, sin embargo, que el Paraguay
como nación y como pueblo es uno de los 
países que en América ha sufrido la mayor 
carga de peripecias y vicisitudes.

Los principales hechos podrían resumirse como
sigue: desde esta isla rodeada de tierra, se 
desarrolló la expansión colonial en busca del 
alucinante, del huidizo mito de Eldorado. En el 
tiempo de los comienzos, la pequeña isla 
configuró la mayor posesión territorial que 
detentaba en una sola zona administrativa la 
dominación colonial. El Paraguay fue entonces 
la Provincia Gigante de las Indias que abarcaba
casi medio continente, desde las tórridas selvas
tropicales hasta los hielos del extremo sur en 
la Tierra del Fuego. La Provincia Gigante tuvo 
su apogeo hacia finales del XVI. Cuando el 
espejismo del áureo metal se esfumó, solo les 
quedó a los conquistadores la enorme cantera 
humana de la población indígena, que les 
resultó al final una magra compensación.

Comenzaron a explotar "el oro de sus cuerpos",
ese metal oscuro, viviente, que en lugar de 
agotarse se propagaba sin cesar, 
proveyéndolos de mano de obra esclava en la 
economía de subsistencia agraria de las 
Encomiendas de Indios; de mujeres esclavas 
en los serrallos; de una descendencia mestiza, 
la de los que luego serían los mancebos de la 
tierra o criollos, los que a su vez iban a superar
a sus padres blancos en la opresión de sus 
hermanastros nativos que no habían tenido el 
"privilegio" de ser hijos de europeos.

Hacia fines del siglo XVI y comienzos del XVII, 
la inmensa Provincia Gigante empezó a 
contraerse, a disgregarse. Perdió el mar. 
Inauguró su destino de isla rodeada de tierra,
bajo los peores auspicios. Se convirtió en la 
provincia pobre que la administración 
metropolitana abandonó a su suerte.
Adaptado de: ROA BASTOS, Augusto. Paraguay, 
una isla rodeada de tierra. El correo de la UNESCO, 
1977. Disponible en: 
<http://www.lacult.unesco.org/docc/oralidad_06
_07_56-59-paraguay.pdf>. 
Acceso en: 19 ago. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Tomando en cuenta el título y las informaciones del texto, se puede afirmar que para Roa Bastos Paraguay es una isla rodeada de tierra 

(A) porque hoy ese país es efectivamente una isla, puesto que perdió gran parte de sus tierras originales en la época de la dominación colonial.

(B) porque, al perder sus tierras originales, está aislado a causa de los distintos ríos que lo rodean.

(C) en el sentido de que ese país es el único de América que sufre hasta hoy por las consecuencias de la colonización española.

(D) en el sentido de que la cultura de ese país es poco estudiada si comparado a otros países de América Latina, lo que lo hace bastante desconocido.

(E) en el sentido de que fue el único país que obtuvo grandes beneficios mientras el mito de Eldorado no se agotó.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Considere las siguientes afirmaciones sobre el texto.

I - El autor afirma que Paraguay es un país de América en el que ocurrió una serie de sucesos prósperos y adversos.

II - El texto denuncia el aislamiento del país tras los saqueos de los conquistadores y el abandono por parte de la administración.

III- Los conquistadores europeos explotaron el oro de la tierra bien como el metal de los cuerpos de los indígenas.

¿Cuáles están correctas?

(A) Solo I.
(B) Solo II.
(C) Solo III.
(D) Solo I y II.
(E) I, II y III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
En cuanto a su posición acerca de la Conquista y Colonización del Paraguay, Roa Bastos afirma en el texto que

(A) Paraguay se volvió la Provincia Gigante de las Indias porque los conquistadores consiguieron encontrar el Eldorado, lo que posibilitó el crecimiento de la región.

(B) los conquistadores, cuando explotaron todo el oro de Eldorado, se fueron del país, abandonándolo a su suerte.

(C) las Encomiendas de Indios eran adquisiciones de indígenas para trabajar como esclavizados, sin embargo, cuando nacieron los mestizos, la situación cambió. 

(D) Paraguay, en el siglo XVIII, todavía se configuraba como la Provincia Gigante de las Indias, lo que cambia cuando pierde su acceso al mar.

(E) los estudiosos de la cultura hispanoamericana poco se han interesado en estudiar los motivos por los cuales Paraguay aún es una tierra desconocida.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Considerando los hechos sucedidos en Paraguay, señale con V (verdadero) o F (falso) las informaciones sobre el texto.

( ) El hallazgo de Eldorado tuvo éxito a partir de las tierras de ese país.

( ) Paraguay ocupaba prácticamente la mitad del continente latinoamericano en fines del siglo XVI.

( ) Paraguay ocupaba la mitad del continente latinoamericano a causa de la gran concentración de nativos en sus tierras.

( ) La reducción de las tierras paraguayas empezó cuando la explotación del oro disminuyó drásticamente.

La secuencia correcta de las afirmaciones enorden vertical descendiente es

(A) V – F – V – F.
(B) V – V – F – V.
(C) F – V – V – F.
(D) F – V – F – V.
(E) F – F – V – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Señale la alternativa en que las formas verbales extraídas del texto están conjugadas en la misma persona, el mismo tiempo y el mismo modo.

(A) escribí (l. 02) – podrían (l. 17).

(B) ha sufrido (l. 15) – habían (l. 44).

(C) configuró (l. 22) – abarcaba (l. 25).

(D) fue (l. 24) – tuvo (l. 28).

(E) iban (l. 42) – hacen (l. 10).


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
La palabra les en les quedó (l. 30-31) y en les resultó (l. 32-33) se refiere, respectivamente, a

(A) los conquistadores – los conquistadores

(B) los conquistadores – los indígenas

(C) los conquistadores – la enorme cantera humana

(D) los conquistadores – una magra compensación

(E) los indígenas – la población indígena


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Considerando el contexto, la mejor traducción para la palabra serrallos (l. 40), en portugués, es

(A) masmorras.
(B) cativeiros.
(C) porões.
(D) jaulas.
(E) calabouços.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
La palabra hacia en el contexto de hacia fines del siglo (l. 46) significa, en portugués,

(A) até.
(B) por volta de.
(C) em direção a.
(D) para.
(E) em.


FRANCÊS

Instrução:
As questões 01 a 08 estão relacionadas ao texto abaixo.

Le télétravail, apaisant ou épuisant?

Télétravailler permet-il de gagner en productivité ? D’éviter le stress ? D’avoir une vie de famille plus apaisée ? Émilie Vayre, enseignante-chercheure à l’université de Nanterre, fait la synthèse des travaux de recherche en la matière.

Selon la plupart des études, le télétravail augmente la productivité. On l’explique souvent par le fait que les télétravailleurs peuvent s’organiser librement et se concentrer plus aisément, sans être dérangés par leurs collègues. Mais pour certains auteurs, le gain de productivité serait en réalité dû à un rythme de travail plus élevé et plus dense. D’une part, les télétravailleurs ont tendance à consacrer leur ancien temps de transport au travail. D’autre part, ils fournissent un surplus d’effort pour compenser le privilège de pouvoir travailler en pyjama sur leur canapé. Ainsi, pour que le télétravail soit bénéfique, il faut que ses modalités soient clairement définies par l’entreprise et que cette possibilité soit ouverte à tous les salariés. L’inverse produit un climat de méfiance voire de rejet envers les télétravailleurs, qui les incite à surtravailler.

Dans le domaine familial, le télétravail rend plus disponible mais aussi plus exposé à la pression des sollicitations de l’entourage. La frontière entre les univers personnel et professionnel devient floue. Il est alors difficile de déconnecter de l’un ou de l’autre. Sur ce point, les chercheurs observent une différence entre les télétravailleurs ........ ont beaucoup de responsabilités familiales, et ceux ........ en ont moins. Les premiers connaissent davantage de conflit en télétravail que les seconds, pour ........ télétravailler permet au contraire de mieux gérer l’imbrication des deux sphères. Dernier point, le télétravail est d’autant bénéfique que le télétravailleur développe des compétences de planification et d’autogestion des activités professionnelles.
Adaptado de: Sciences Humaines, Que devient la 
famille?, n. 316, juillet 2019. Disponível em: 
<https://www.scienceshumaines.com/leteletravail-apaisant-ou-epuisant_fr_41115.html>. 
Acesso em: 24 jun. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas linhas 33, 34 e 37, nesta ordem.

(A) qui – qui – que
(B) qu’ – qu’ – qui
(C) qu’ – qu’ – que
(D) qui – qu’ – qui
(E) qui – qui – qui


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Considere as afirmações a respeito do aumento de produtividade relacionado ao teletrabalho, de acordo com o texto.

I - A maior parte dos estudos explica o aumento de produtividade pelo fato de os teletrabalhadores poderem organizar-se com mais liberdade e concentrar-se com mais facilidade.

II - Alguns autores mostram que os teletrabalhadores tendem a dedicar o tempo de deslocamento para as atividades do teletrabalho, o que contribui para o aumento de produtividade.

III- Alguns estudos defendem que o aumento de produtividade está ligado a um ritmo de trabalho mais acelerado e denso, que não é interrompido pelos colegas nem por demandas familiares.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações sobre o texto.

( ) O teletrabalho traz benefícios para a empresa quando seus funcionários não cedem à pressão das solicitações familiares.

( ) Os trabalhadores desconfiam dos benefícios do teletrabalho quando suas modalidades não são claramente definidas pela empresa.

( ) Os trabalhadores com menos responsabilidades familiares administram melhor a relação entre vida pessoal e vida profissional.

( ) O teletrabalho é mais benéfico quando o teletrabalhador desenvolve competências de planejamento e de autogestão.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) F – V – V – V.
(B) F – V – F – V.
(C) V – F – V – F.
(D) F – V – F – F.
(E) V – F – F – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre as relações entre diferentes elementos textuais.

( ) O pronome On (l. 08) refere-se a des études (l. 07).

( ) O segmento leurs collègues (l. 11-12) refere-se a les télétravailleurs (l. 09).

( ) O segmento ses modalités (l. 21) refere-se a le télétravail (l. 20).

( ) O segmento de l’un ou de l’autre (l. 31) refere-se a Les premiers (l. 35) e les seconds (l. 36-37).

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) F – V – V – V.
(B) F – V – V – F.
(C) V – F – V – F.
(D) F – V – F – F.
(E) V – F – F – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
A palavra Ainsi (l. 19) estabelece entre as frases uma relação de

(A) condição.
(B) causa.
(C) consequência.
(D) oposição.
(E) finalidade.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
Considere o segmento abaixo.

Il faut que ces modalités de travail soient clairement définies par l’entreprise.

Substituindo as palavras em destaque pela expressão emploi du temps, quantas palavras seriam modificadas em razão da concordância?

(A) 1 palavra.
(B) 2 palavras.
(C) 3 palavras.
(D) 4 palavras.
(E) 5 palavras.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Assinale a alternativa que apresenta a tradução mais adequada para a palavra voire (l. 24), de acordo com o sentido que ela tem no texto.

(A) consequentemente
(B) em especial
(C) visivelmente
(D) inclusive
(E) em suma


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
A palavra floue (l. 30) poderia ser substituída, sem alteração do sentido contextual, por

(A) articulée.
(B) nette.
(C) juste.
(D) fluide.
(E) trouble.


Instrução:
As questões 09 a 16 estão relacionadas ao texto abaixo.

Depuis la canicule de 2003, l’ombre du « syndrome Mattei »

L’épisode de chaleur non anticipé par le ministère avait causé une forte surmortalité. Désormais, les autorités sont sur le pont. « Prêt », tel est le maître-mot du moment face à la canicule qui arrive. « On est prêt, on sait ce qu’il y a à faire, et si cela s’aggrave, on déprogrammera des interventions dans d’autres services », souligne Philippe Juvin, chef du service des urgences de l’hôpital Georges-Pompidou à Paris. Sous-entendu : dans les hôpitaux on laissera de côté certaines tâches moins prioritaires pour s’occuper des victimes de la canicule si besoin. Même son de cloche de la part de Bruno Riou, ex-chef des urgences de l’hôpital la Pitié-Salpêtrière et doyen de la fac de médecine, avec néanmoins une pointe d’inquiétude : « Ça ira, les équipes sont très réactives. Sauf si ça dure trop longtemps. Là il pourrait y avoir des problèmes car ça intervient à un moment où les urgences sont dans un état d’extrême tension. »

Prise de conscience : « Prêt »… C’est ce qualificatif qui fait toute la différence avec ce qu’il s’est passé au mois d’août 2003 lors d’un long et dramatique épisode caniculaire marquépar un excès de mortalité de l’ordre de 15 000 personnes. A l’époque, rien n’était prêt. Et surtout, personne ne s’y attendait. « Comment prévoir et imaginer des réponses face à ce que l’on n’avait pas envisagé », nous expliquait alors le professeur William Dab, chargé des questions de santé publique au cabinet de Jean-François Mattei, ministre de la Santé en 2003.

Les fortes températures avaient beau s’installer et cela pendant plusieurs semaines, nul ne s’en inquiétait d’un point de vue sanitaire. Oui il fait chaud, et alors ? Le ministre était resté tranquillement en vacances dans sa maison du sud de la France. Et les deux conseillers de permanence au cabinet de Mattei à Paris – Cédric Grouchka, en charge des hôpitaux, et Dab en charge de la santé – avaient beau recueillir l’un et l’autre des signes alarmants, avec une montée inquiétante du nombre de passage aux urgences mais aussi des études montrant les conséquences sanitaires des épisodes caniculaires, chacun restait dans ........ domaine. Et personne ne faisait de liens entre les deux. Il faudra les gueulantes répétées d’un urgentiste, Patrick Pelloux, personnalité forte et rebelle du milieu, pour se rendre compte que la canicule pouvait tuer. Faut-il rappeler qu’en 2003, aux urgences, parfois on se trompait. Alors qu´une personne âgée se présentait avec une forte température, les médecins mettaient cela sur le compte d’un épisode infectieux plutôt que sur les effets de la chaleur.

Seize ans plus tard, tout a changé. L’expérience terrible de l’été 2003 a provoqué une forte prise de conscience des autorités sanitaires, qui ont commencé peu après à élaborer de véritables politiques publiques de prévention de la canicule. Avec la mise au point de plans qui comportent des échelles de gravité et de réactions. Et surtout, une collaboration entre les différents acteurs sur le terrain.

« Pendant la période estivale, est-il ainsi écrit dans le plan national canicule, les agences sanitaires s’assurent de l’organisation de la permanence des soins en médecine ambulatoire dans les départements.» Et aussi de la « programmation anticipée et coordonnée au niveau régional et au sein de chaque territoire de santé, des capacités d’hospitalisation et de ........ adaptation en fonction des fluctuations saisonnières ». Autrement dit, les agences sanitaires et ........ équipes sont en première ligne.
Adaptado de:
<https://www.liberation.fr/france/2019/06/23/
depuis-la-canicule-de-2003-l-ombre-dusyndrome-mattei_1735729>.
Acesso em: 24 jun. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas linhas 49, 78 e 80, nesta ordem.

(A) son – leur – leurs
(B) leur – son – ses
(C) leur – leur – leurs
(D) son – son – ses
(E) son – leur – ses


UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações sobre o texto.

( ) As autoridades ministeriais francesas não relacionaram, em 2003, o aumento de atendimentos de urgência à onda de calor intenso.

( ) Os médicos urgentistas rapidamente associaram o aumento de casos infecciosos, em 2003, aos efeitos da onda de calor.

( ) O ministro Mattei não cancelou suas férias, durante a onda de calor em 2003, porque seus conselheiros tinham a situação sob controle.

( ) O forte calor de 2003 causou em torno de 15 000 mortes na França.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – V.
(B) V – F – F – V.
(C) V – F – F – F.
(D) F – V – V – F.
(E) F – F – V – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I - Contrariamente a 2003, as equipes médicas formadas para enfrentar os efeitos do calor são hoje muito reativas.

II - Atualmente, as autoridades francesas consideram-se prontas para enfrentar as consequências de um calor excessivo, desde que não duradouro.

III- Desde 2003, um plano nacional envolve agências sanitárias e plantões médicos responsáveis por ações antecipadas e coordenadas que visam atender às necessidades de hospitalização da população idosa.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Considere o segmento abaixo.

« On est prêt et si cela s’aggrave, on déprogrammera des interventions dans d’autres services », souligne Philippe Juvin (l. 05-08)

Na passagem desse segmento para o discurso indireto, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem.

Philippe Juvin a souligné qu´on ........ prêt et si cela ........, on ........ des interventions dans d’autres services.

(A) serait – s’aggravera – déprogrammerait 

(B) serait – s’aggravera – déprogrammait

(C) était – s’aggravait – déprogrammerait 

(D) était – s’aggravera – déprogrammerait

(E) était – s’aggravait – déprogrammait


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
A palavra néanmoins (l. 16) poderia ser substituída, sem alteração do sentido contextual, por

(A) surtout.
(B) toutefois.
(C) en plus.
(D) aussi.
(E) pas du tout.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Considere o segmento abaixo.

Les fortes températures avaient beau s’installer, [...] nul ne s’en inquiétait d’un point de vue sanitaire (l. 35-37).

Assinale a alternativa que apresenta a tradução mais adequada para o segmento em destaque, de acordo com o sentido que ele tem no texto.

(A) Apesar da permanência das altas temperaturas

(B) Quando as altas temperaturas chegaram

(C) Visto que as altas temperaturas traziam beleza

(D) Embora as altas temperaturas deixassem os dias mais belos

(E) Como as temperaturas muito altas tinham um lindo efeito


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
Considere as afirmações abaixo.

I - A substituição da palavra signes, em des signes alarmants (l. 44), pela forma no singular acarreta duas alterações no segmento.

II - A substituição da palavra montée, em une montée inquiétante du nombre de passage aux urgences (l. 45-46), pela palavra croissance não acarreta nenhuma alteração no segmento.

III- O segmento des études montrant les conséquences sanitaires des épisodes caniculaires (l. 46-48) poderia ser substituído por des études qui montraient les conséquences sanitaires des épisodes caniculaires, sem alteração do sentido contextual.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Considere o segmento abaixo.

Faut-il rappeler qu’en 2003, aux urgences, parfois on se trompait. Alors qu´une personne âgée se présentait avec une forte température, les médecins mettaient cela sur le compte d’un épisode infectieux plutôt que sur les effets de la chaleur. (l. 54 a 59)

Assinale a alternativa que apresenta a tradução mais adequada para a expressão Alors qu´, em destaque, de acordo com o sentido que ela tem no texto.

(A) Ao passo que
(B) Nem sempre que
(C) Sabendo que
(D) No momento em que 
(E) A não ser que


Instrução:
As questões 17 a 25 estão relacionadas ao texto abaixo.

J´étais dans le jardin, je m´occupais des roses. Je l´ai vu apparaître. Il avait poussé la vieille porte en fer. Il avait traversé le jardin dans toute sa longueur, et le voilà qui débarquait ........ mon territoire.

Je déteste qu´on m´envahisse, qu´on viole mes frontières, je me sens dépossédée à l´instant même. Mon univers se rétrécit, se déprécie, il est souillé, gâché par l´occupant. Je me ferme, je me protège, j´ai l´air hostile. Je le suis. Je suis sauvage, je l´ai dit. Il a dû le sentir, puisqu´il s´est excusé de son impolitesse.

- ... Mais il fallait que je vous voie... a-t-il ajouté aussitôt.

Alors, après, je ne sais pas.

Il y a des gens ........ qui tout vous semble facile. Qui vous apportent un sentiment de complicité immédiate, quelque chose de fraternel, d´évident.

Il a voulu me parler de son père. Il l´a fait avec simplicité, en confiance, comme si nous nous connaissions depuis longtemps, depuis que nous étions enfants. Et l´image de ce vieil homme ........ nous réveillait celle de ma mère, sans douleur. J´étais dans le jardin, près des buissons de roses et je la revoyais, avec son grand chapeau de paille ridicule et touchant, ses gants de jardinage un peu trop grands, sa robe blanche.

Ce qu´il m´a dit, à propos de son père ? Je ne me souviens plus vraiment : l´âge, la maladie, le veuvage, autre chose...

Il en parlait avec des mots très doux. Très doux, voilà. Pas comme d´un enfant, dont il aurait la charge. Il ne l´infantilisait pas, même s´il me disait : « Il ne faut pas que je le lâche. Il a des oublis, des absences, il se perd. »

Alzheimer?

Je n´ai pas posé la question. Je préférais ne pas savoir. Les douleurs, il suffit qu´on les nomme pour qu´elles prennent toute la place. Pour qu´elles cachent les hommes. On devient un diabète, une ostéoporose, une tumeur. Un diagnostic. Un pronostic.

Il m´a expliqué qu´il venait d´acheter la maison d´à côté, qu´il y vivait depuis six mois.

- Vous n´êtes pas souvent là, vous-même, si ?
- Non, c´est vrai. Je ne viens que de temps en temps. C´était la maison de ma mère.

Comme il ne me demandait rien, je lui ai parlé d´elle à mon tour. Pas longtemps. Il ne faut pas me demander de parler de ce qui me touche. J´élude. C´est ma façon d´esquiver les chagrins.

Son père s´appelle Pierre, il était artisan. Luthier.

- Mon père a deux passions, la musique et les roses. Lorsqu´il se perd, je fouille les jardins. 
En ville, je devais le chercher aussi chez tous les marchands de musique... J´ai ri.

- Je voudrais rester avec lui le plus longtemps possible. Je suis sûr que vous comprenez... Je suis désolé, pour son irruption chez vous... et pour la mienne ! Je vais réparer la porte du fond, il ne vous ennuiera plus, je vous le promets.

J´ai cueilli deux très belles roses. Des roses thé. J´ai dit :

- C´étaient celles que préférait ma mère.

- Mon père et votre mère auraient sans doute eu quelques points communs... Je lui ai donné les roses.

- C´est pour Pierre, j´ai dit. Et ne réparez pas la porte du jardin.
Adapté de : ROGER, Marie-Sabine. 
Les encombrants. Arles : Babel, 2007. p. 79-82.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
Indiquez l’option qui complète correctement les blancs des lignes 05, 17 et 25, dans cet ordre.

(A) au milieu de – autour de – parmi

(B) dedans – auprès de – parmi

(C) au milieu de – auprès de – entre

(D) dedans – autour de – entre

(E) au milieu de – auprès de – parmi


UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Marquez d’un V (vrai) ou d’un F (faux) les affirmations suivantes concernant le texte.

( ) La dame, toujours très hostile, se dispute avec le voisinage à cause des limites du jardin. 

( ) Ayant beaucoup d´affection envers son père, le fils de Pierre ne le délaisse pas. 

( ) C´est sa mère qui s´occupe du jardinage quand la dame n´est pas là.

( ) La dame, ne se sentant pas gênée, finit par permettre les incursions de Pierre dans son jardin.

L’ordre correct des réponses, de haut en bas, est

(A) V – F – V – F.
(B) F – V – F – F.
(C) V – V – V – F.
(D) F – V – F – V.
(E) F – F – F – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Considérez les affirmations suivantes concernant Pierre.

I - Il n´est pas âgé mais il a des absences car il souffre de la maladie d´Alzheimer. 

II - Après avoir quitté la ville, il habite la maison d´à côté avec son fils.

III- Il aime surtout les roses et il a l´habitude de fouiller le jardin de sa voisine.

Quelles affirmations sont correctes?

(A) Seulement I.
(B) Seulement II.
(C) Seulement III.
(D) Seulement I et II.
(E) I, II et III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Considérez le passage suivant.

Je l´ai vu apparaître. Il avait poussé la vieille porte en fer. (l. 02-03)

En remplaçant le mot souligné ci-dessus par Elles, combien d’autres mots seraient modifiés en raison de l’accord?

(A) 1 mot.
(B) 2 mots
(C) 3 mots.
(D) 4 mots.
(E) 5 mots.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Dans le texte, le mot puisqu´ (l. 12) établit avec la phrase précédente un rapport

(A) de cause.
(B) de temps.
(C) d’opposition.
(D) de but.
(E) de conséquence.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Dans le texte, le mot aussitôt (l. 15) pourrait être remplacé par

(A) quand même.
(B) aussi.
(C) d’abord.
(D) par la suite.
(E) sur-le-champ.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
Marquez d´un V (vrai) ou d´un F (faux) les affirmations suivantes concernant les rapports entre différents éléments textuels.

( ) Le mot en (l. 34) se réfère à de son père (l. 31).

( ) Le mot les (l. 42) se réfère à un diabète, une ostéoporose, une tumeur (l. 44-45).

( ) Le mot y (l. 48) se réfère à la maison d´à côté (l. 47-48).

( ) Le segment celles (l. 72) se réfère à deux très belles roses (l. 70).

L’ordre correct des réponses, de haut en bas, est

(A) V – V – F – F.
(B) V – F – V – F.
(C) F – F – F – V.
(D) V – V – V – F.
(E) F – F – V – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Considérez le passage suivant.

« Il a des oublis, des absences, il se perd. » (l. 38).

Indiquez l’option qui présente les verbes soulignés ci-dessus conjugués au plus-que-parfait de l´indicatif.

(A) avait eu – se perdait
(B) a eu – s´est perdu
(C) aurait eu – serait perdu
(D) eut eu – se fut perdu
(E) avait eu – s´était perdu 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Dans le texte, le mot Comme (l. 52) pourrait être remplacé par

(A) Étant donné qu´.
(B) Pendant qu´.
(C) Ainsi qu´.
(D) Si bien qu´.
(E) À partir du moment où.


INGLÊS

Instrução:
As questões 01 a 09 estão relacionadas ao texto abaixo.

Juliet had a book open on her lap, but she was not reading. She did not take her eyes from what was going by. She was alone in a double seat and there was an empty double seat across from her. This was the space in which her bed was made up at night. The porter was busy at the moment, dismantling the car’s nighttime arrangements. In some places, the dark-green zippered shrouds still hung down to the floor. There was the smell of that cloth, like tent cloth, and a slight smell of nightclothes and toilets. A blast of fresh winter air was felt whenever anyone opened the doors at either end of the car. The last people were going to breakfast, other people coming back.

There were tracks in the snow, small animal tracks. Strings of beads, looping, vanishing. Juliet was twenty-one years old and already the possessor of a B.A. and an M.A. in classics. She was working on her Ph.D. thesis in Toronto, but had decided to take some time out to teach Latin at a private girls’ school in Vancouver. She had no training as a teacher, but an unexpected vacancy at half-term had made the school willing to hire her. Probably no one else had answered the ad. The salary was less than any qualified teacher would be likely to accept. But Juliet was happy to be earning any money at all, after her years on stingy scholarships.

She was a tall girl, fair -skinned and fine-boned, with light-brown hair that would not retain a bouffant style, even when sprayed. She had the look of an alert schoolgirl: head held high, a neat rounded chin, wide thin-lipped mouth, snub nose, bright eyes, and a forehead that was often flushed with effort or appreciation. Her professors were delighted with her — they were grateful these days for anybody who took up ancient languages, and particularly for someone so gifted — but they were worried as well. The problem was that she was a girl. If she got married — which might happen, as she was not bad-looking for a scholarship girl, not bad-looking at all — she would waste all her hard work and theirs. And if she did not get married, her life would probably become bleak and isolated — she would lose out on promotions to men (who needed them more, since they had families to support). Either way, she would not be able to defend the oddity of her choice, to defy what people would see as the irrelevance, or dreariness, of classics, to slough off that prejudice the way a man could. Odd choices were simply easier for men, most of whom would still find women glad to marry them. Not so the other way around.
Adaptado de: MUNRO, Alice. Chance. 
In: Runaway. London: Vintage, 2013. p. 52-53.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I - As condições climáticas são perceptíveis através do que Juliet vê pela janela do trem e através da temperatura do ar. 

II - Juliet aceitou uma proposta de trabalho muito aquém de sua formação acadêmica e experiência como professora. 

III- Uma das hipóteses sobre o futuro de Juliet combina a sensação de isolamento com a dificuldade de obter promoções no trabalho. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa correta a respeito do texto. 

(A) Juliet, apesar de sua juventude, sente-se estimulada pelo reconhecimento profissional, proporcionado pelo novo emprego.

(B) Tanto casar quanto ficar solteira são cenários que a voz narrativa associa a aspectos da vida profissional de Juliet.

(C) A escolha por cursar Letras Clássicas levou Juliet a sair de sua casa em Toronto.

(D) O impacto de uma escolha acadêmica potencialmente estranha, por parte de uma mulher atraente, pode ser socialmente atenuado por meio do casamento.

(E) Juliet combate o preconceito de algumas pessoas contra os livros clássicos, reagindo com assertividade.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Considere as possibilidades de reescrita do segmento Juliet had a book open on her lap, but she was not reading (l. 01-02).

I - Even though she was not reading it, Juliet had a book open on her lap.
II - Despite she was not reading it, Juliet had a book open on her lap.
III- In spite of the fact that she was not reading it, Juliet had a book open on her lap.

Quais poderiam substituir o segmento, sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I - O segmento She was working on her PhD thesis (l. 20) indica um processo já finalizado no momento descrito pelo texto.

II - O segmento Probably no one else had answered the ad (l. 25-26) faz alusão a uma situação anterior ao momento descrito entre as linhas 1 e 15.

III- O segmento If she got married (l. 42-43) indica uma possibilidade para o futuro de Juliet.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
Associe as palavras da coluna da esquerda a seus respectivos sinônimos na coluna da direita, de acordo com o sentido com que estão empregadas no texto.

( ) stingy (l. 30)
( ) snub (l. 36)
( ) dreariness (l. 53)

1. miserable
2. upturned
3. despair
4. meager
5. narrow
6. joylessness

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 4 – 5 – 3.
(B) 1 – 5 – 3.
(C) 1 – 2 – 6.
(D) 4 – 5 – 6.
(E) 4 – 2 – 6.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
Considere as seguintes afirmações acerca da descrição física de Juliet no texto.

I - O cabelo de Juliet não consegue manter um determinado penteado, mesmo com o auxílio de produto específico.

II - Os adjetivos fair-skinned (l. 31), light-brown (l. 32) e bright (l. 36) denotam cores claras. 

III- A timidez e a retração de Juliet são sugeridas pela cabeça baixa e pela facilidade com que seu rosto fica corado. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, acerca do texto.

( ) A palavra would (l. 32) indica a recorrência de uma situação.

( ) A palavra as (l. 43) poderia ser substituída tanto por given that quanto por due to, sem prejuízo da correção gramatical e do significado original do texto.

( ) O segmento who needed them more, since they had families to support (l. 49-50) poderia ser substituído por who needed them more, inasmuch as they had families to support, sem prejuízo da correção gramatical e do significado original do texto.

( ) O segmento Odd choices were simply easier for men, most of whom would still find women glad to marry them (l. 55-57) poderia ser substituído por Odd choices were simply easier for those men who would still find women glad to marry them, sem prejuízo da correção gramatical e do significado original do texto.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) F – F – V – V.
(B) V – F – V – F.
(C) F – V – F – V.
(D) V – F – F – V.
(E) V – V – V – F.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
Considere as seguintes afirmações acerca do texto.

I - A palavra who (l. 49) poderia ser substituída por that, sem prejuízo da correção gramatical e do significado original do texto.

II - A palavra what (l. 52) poderia ser substituída por which, sem prejuízo da correção gramatical e do significado original do texto.

III- As palavras whom (l. 56) e them (l. 57) referem-se à mesma palavra.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Assinale a alternativa que poderia substituir adequadamente o segmento slough off (l. 54).

(A) postpone
(B) prevent
(C) shake up
(D) shake off
(E) put away


Instrução:
As questões 10 a 16 estão relacionadas ao texto abaixo.

“Mistrust all enterprises that require new clothes,” says EM Forster in A Room With a View, adapting a quote ........ Henry David Thoreau. What a spoilsport. With the acquisition of new and unusual kit comes the chance to become someone fresher, sexier or, at the very least, someone who is prepared to give yellow a go.

The reason we are so desperate to buy or borrow new clothes, says the academic and broadcaster Shahidha Bari in her clever, subtle book, is because they appear to bestow ........ us a charm and intellect that we can’t quite muster for ourselves. Yet the moment we acquire that new coat or those new trousers, we realise that nothing much has changed at all. For no matter how fancy we look on the surface, ........we still come with metaphorical trailing threads and odd socks.

Bari wants us to think not so much about what clothes say as how they make us feel. Take the suit. The one that she has in mind is worn by Cary Grant in North by Northwest (1959). Designed by Grant’s Savile Row tailor, Kilgour, French and Stanley, this suit combines a ventless jacket with high-waisted, forward pleated trousers. It is a suit (or suits – during the five month shoot Grant got through eight replicas, since hanging from Mount Rushmore by your fingertips involves a certain wear and tear) that is simultaneously authoritative and insouciant.

_____ the appeal of the suit is that it doesn’t look as if it’s trying too hard, Bari is convinced that beneath that sheeny worsted surface, it is doing important work. She is good at dresses too. By rights, of course, they have no business being in any modern woman’s wardrobe. Nearly a hundred years after it became acceptable for “advanced” females to wear “divided skirts” ........ the tennis court, why would anyone voluntarily shimmy themselves into a garment designed to cling to one’s body while simultaneously restricting its movement? Bari is particularly good on how a dress looks while on a hanger – like a second skin waiting for flesh and blood to make it live. It is this sense of the dress as an alternative self that makes it so potent, far more charged, say, than well-cut trousers or Merino jumpers: “This dress – not a poem, not a painting but a dress – is something, maybe even all things, that we are not.” Which is why it is the item most likely to be languishing, unworn, at the back of the wardrobe, waiting for the moment when we feel good enough – thin enough, feminine enough, just enough enough – to put it on.
Adaptado de 
<https://www.3quarksdaily.com/3quarks 
daily/2019/06/dressed-by-shahidha-bari-and-the-pocket-two-books-on-thesecret-life-of-clothes.html>.
Acesso em: 19 jul. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas das linhas 03, 12, 18 e 41, respectivamente.

(A) from – to – under – on 
(B) from – on – underneath – on
(C) of – on – under – in
(D) in – to – below – on
(E) from – to – underneath – in 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Assinale a alternativa que preenche adequadamente a lacuna da linha 33.

(A) Despite 
(B) In spite 
(C) Although
(D) However
(E) Regardless 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Assinale a alternativa que apresenta termos que, conforme empregados no texto, pertencem à mesma classe de palavras.

(A) spoilsport (l. 04) – high-waisted (l. 26) – authoritative (l. 31)

(B) academic (l. 10) – fancy (l. 17) – ventless (l. 26)

(C) desperate (l. 09) – subtle (l. 11) – simultaneously (l. 31)

(D) clever (l. 11) – sheeny (l. 35) – shimmy (l. 42)

(E) insouciant (l. 32) – worsted (l. 35) – well-cut (l. 50) – well-cut (l. 50)


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
Considere as seguintes afirmações acerca do vocabulário do texto.

I - A expressão give yellow a go (l. 08) indica que amarelo não é uma cor popular para roupas. 

II - A expressão wear and tear (l. 30) diz respeito aos vários ternos rasgados durante a gravação do filme em que Cary Grant atuou. 

III- O paralelismo das ocorrências da palavra enough permite afirmar que, na construção enough enough (l. 57), o primeiro termo funciona como um adjetivo, ao passo que o segundo é um advérbio. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, acerca do texto.

( ) O trecho Bari wants us to think not so much about what clothes say as how they make us feel (l. 20-21) pode ser substituído por Bari wants us to think more of how clothes make us feel rather than of what they say, sem prejuízo da correção gramatical e do significado original do texto.

( ) O segmento it is (l. 47) pode ser omitido, sem prejuízo da correção gramatical e do significado original do texto.

( ) O trecho It is this sense of the dress as an alternative self that (l. 47-48) pode ser substituído por This sense of the dress as an alternative self is what, sem prejuízo da correção gramatical e do significado original do texto.

( ) A palavra since (l. 29) pode ser substituída por as from, sem prejuízo de correção gramatical e do significado original do texto.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – F – V – F.
(B) F – V – F – V.
(C) F – F – V – V.
(D) V – F – F – V.
(E) V – V – V – F.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
Assinale a alternativa que contém o verbo usado na mesma estrutura gramatical e função sintática de Designed (l. 24).

(A) The outfit, which was sewn by my best friend, won the competition.

(B) The actress had that dress created specially for her.

(C) Custom-made, my friend’s gown cost her a fortune.

(D) Wasted jeans like this are trendy nowadays.

(E) Unworn by my brothers for many years, that suit was my choice for our sister’s wedding.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I - Roupas novas nos dão satisfação e nos fazem sentir inteligentes desde o momento em que as compramos. 

II - A expressão waiting for flesh and blood (l. 46-47) denota a expectativa por parte das mulheres de que a roupa se ajuste ao corpo.

III- O vestido é apresentado como uma peça de vestuário associada a diferentes situações da vida da mulher e a aspectos de sua identidade.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


Instrução:
As questões 17 a 25 estão relacionadas ao texto abaixo.

The earliest experience of art must have been that it was incantatory, magical; art was an instrument of ritual. The earliest theory of art, that of the Greek philosophers, proposed that art was mimesis, imitation of reality. It is at this point that the peculiar question of the value of art arose. ........ the mimetic theory, by its very terms, challenges art to justify itself.

Plato, who proposed the theory, seems to have done so in order to rule that the value of art is dubious. ........ he considered ordinary material things as themselves mimetic objects, imitations of transcendent forms or structures, even the best painting of a bed would be only an “imitation of an imitation.” For Plato, art was not particularly useful (the painting of a bed is no good to sleep on), nor, in the strict sense, true. And Aristotle’s arguments in defense of art do not really challenge Plato’s view that all art is ........ a lie. But he does dispute Plato’s idea that art is useless. Lie or not, art has a certain value according to Aristotle because it is a form of therapy. Art is useful, after all, Aristotle counters, medicinally useful ........ it arouses and purges dangerous emotions.

In Plato and Aristotle, the mimetic theory of art goes hand in hand with the assumption that art is always figurative. But advocates of the mimetic theory need not close their eyes to decorative and abstract art. The fallacy that art is necessarily a “realism” can be modified or scrapped without ever moving outside the problems delimited by the mimetic theory.

The fact is, all Western consciousness of and reflection upon art have remained within the confines staked out by the Greek theory of art as mimesis or representation. It is through this theory that art as such becomes problematic, in need of defense. And it is the defense of art which gives birth to the odd vision by which something we have learned to call “form” is separated off from something we have learned to call “content,” and to the well-intentioned move which makes content essential and form accessory.

Even in modern times, when most artists and critics have discarded the theory of art as representation of an outer reality in favor of the theory of art as subjective expression, the main feature of the mimetic theory persists. Whether we conceive of the work of art on the model of a picture or on the model of a statement, content still comes first. The content may have changed. It may now be less figurative, less lucidly realistic. But it is still assumed that a work of art is its content. Or, as it’s usually put today, that a work of art by definition says something.
Adapted from: SONTAG, Susan. Against 
Interpretation and Other Essays. Penguin Modern 
Classics, Straus and Giroux, 2009. p. 3-4.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
Select the alternative that contains the words that fill in the gaps in lines 07, 11, 20 and 24, respectively.

(A) For – Despite – moreover – in that 
(B) Because – Since – thus – due to
(C) Because – Although – thus – considering 
(D) Due to – Because – regardless – as long as
(E) For – Since – therefore – in that


UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Which alternative contains a correct statement about the text?

(A) Despite their different views, Aristotle and Plato have similar beliefs regarding the relationship between art and truth, as well as that between art and usefulness. 

(B) Despite the fact that many artists and critics have discarded the theory of art as a subjective expression in favor of a theory of art as representation of an outer reality, art is still in need of defense, as society still reproduces its earliest experiences with art.

(C) The Greek theory of art has radically changed throughout the years, but the assumption that a work of art should say something is still present nowadays, despite some contemporary views by artists and critics.

(D) As a result of the claims made by the Greek theory of art, the defense of art remains necessary today, a time when the content of art may even be less figurative.

(E) According to Plato, the value of art was dubious because it is an imitation, not the real object, and this caused art to be seen as incantatory and magical, as objects themselves were not considered to be real.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Mark the statements below with T (true) or F (false), according to the text.

( ) Plato's theory suggests that the value of art is questionable. 

( ) Art has been expected to justify itself since people had their earliest experience with it.

( ) Rather than seen as a representation of reality, art is nowadays regarded as a subjective expression by most artists.

( ) The dichotomy between form and content does not prevail, regardless of the contemporary view of art as subjective expression.

The sequence should read, from top to bottom, 

(A) T – T – T – F.
(B) F – F – F – T.
(C) T – T – F – F.
(D) F – T – T – T.
(E) T – F – T – T.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Consider the statements about the uses of the word that in the following segments retrieved from the text.

I - In must have been that it was incantatory (l. 01-02), it belongs to the same word class as in that of the Greek philosophers (l. 04).

II - In that of the Greek philosophers (l. 04), it belongs to the same word class as in proposed that art was mimesis, imitation of reality (l. 04-05).

III- In must have been that it was incantatory (l. 01-02), it belongs to the same word class as in proposed that art was mimesis, imitation of reality (l. 04-05).

Which ones are correct?

(A) Only I.
(B) Only II.
(C) Only III.
(D) Only II and III.
(E) I, II and III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Select the alternative in which the word even has the same meaning and grammatical class as in the fragment even the best painting of a bed would be only an “imitation of an imitation.” (l. 14-15).

(A) Courts usually have an even number of members.

(B) The road ran even throughout the trip.

(C) The new rules helped even the competition up.

(D) The market can run even higher as big funds out money back into stocks.

(E) The odds were even before the season started.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Consider the following statements.

I - The word it (l. 22) refers to art (l. 21)
II - The word it (l. 39) refers to the defense of art (l. 39)
III- The word its (l. 56) refers to art (l. 57)

Which ones are correct?

(A) Only I.
(B) Only II.
(C) Only III.
(D) Only I and III.
(E) I, II and III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
The words advocates (l. 28), scrapped (l. 32) and accessory (l. 45) can be replaced, without change in meaning, by

(A) supporters – discarded – secondary

(B) lawyers – retired – dependent

(C) defendants – considered – subsidiary

(D) attorneys – regarded – complementary

(E) campaigners – scratched – supplementary 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Consider the following propositions for rephrasing the sentence Whether we conceive of the work of art on the model of a picture or on the model of a statement, content still comes first (l. 50-53).

I - Content still comes first regardless of whether we conceive of the work of an art on the model of a picture or on the model of a statement.

II - Content, whether conceived on the model of a picture or on the model of a statement, still comes first.

III- Whether being conceived the work of art on the model of a picture or on the model of a statement, content still comes first.

If applied to the text, which ones would be correct and keep the literal meaning?

(A) Only I.
(B) Only III.
(C) Only I and II.
(D) Only II and III.
(E) I, II and III. 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Consider the use of the modal verb in the following sentence. 

The earliest experience of art must have been incantatory, magical.

Select the alternative that best presents its negative form.

(A) The earliest experience of art mustn’t have been incantatory, magical.

(B) The earliest experience of art shouldn't have been incantatory, magical.

(C) The earliest experience of art mustn’t be incantatory, magical.

(D) The earliest experience of art can’t have been incantatory, magical.

(E) The earliest experience of art doesn’t have to be incantatory, magical.



ITALIANO

Instrução:
As questões 01 a 09 estão relacionadas ao texto abaixo.

L’Automa Cavaliere: il Robot di Leonardo da Vinci nascosto nei suoi “Codici”
di Annalisa Lo Monaco

Leonardo da Vinci, genio multiforme del Rinascimento italiano, è universalmente conosciuto per le sue opere pittoriche, come la Gioconda, o l’Ultima Cena. Sono ovviamente noti anche i suoi progetti di strumenti avveniristici, come la macchina volante, il paracadute, lo scafandro e molti altri.

L’Automa Cavaliere è un progetto ideato intorno al 1495, probabilmente a seguito degli studi di anatomia del grande inventore. Si suppone che Leonardo abbia presentato il suo cavaliere meccanico durante una festa ........ corte di Ludovico Sforza, forse in occasione ........ nozze della nipote. Tuttavia non esistono prove certe dell’effettiva realizzazione del robot.

Solo nel 1950, grazie agli studi condotti da Carlo Pedretti, uno dei massimi esperti delle opere di Leonardo, si comprese che alcuni disegni, contenuti nel Codice Atlantico ed in altri taccuini sparsi, potevano rappresentare un robot. A seguito di questa intuizione, seguendo fedelmente i disegni, è stato costruito un automa perfettamente funzionante. La realizzazione non è stata facile, perché ogni parte del robot era disegnata in un singolo foglio, senza spiegazioni su come collegarle tra loro, e talvolta insieme a disegni di altri progetti, che hanno molto confuso le idee degli studiosi.

Si tratta di un soldato rivestito da un’armatura medioevale, capace di alcuni movimenti simili a quelli ........ esseri umani come alzarsi in piedi o muovere le braccia e la testa. I movimentisono azionati da una serie di cavi e pulegge. La macchina si compone di due diversi meccanismi che controllano, in maniera indipendente, uno la parte superiore del corpo e l’altro quella inferiore. La metà superiore del cavaliere robotico è messa in movimento da un sistema che controlla il movimento delle spalle, delle mani, dei gomiti e dei polsi; la metà inferiore ha meccanismi che consentono il movimento di anche, gambe, ginocchia e caviglie.

Un primo modello dell’Automa Cavaliere fu realizzato nel 1996 da Mark Elling Rosheim, un esperto di robotica statunitense, che prese ispirazione ......... progetti di Leonardo per realizzare in seguito i robot sviluppati per la NASA. Oggi, molte repliche dell’Automa 
Cavaliere sono esposte in numerosi musei di tutto il mondo. 
Disponível em: 
<https://www.vanillamagazine.it/l-automa-cavaliere-il-
robot-di-leonardo-da-vinci-nascosto-nei-suoi-codici/>. Acesso em 20 jun. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
Assinale a alternativa que preenche corretamente, e de acordo com o sentido do texto, as lacunas das linhas 12, 14, 33 e 49, nesta ordem.

(A) alla – delle – degli – dai 

(B) nella – dalle – degli – dei 

(C) nella – delle – dagli – dai 

(D) alla – dalle – degli – dei 

(E) alla – delle – dagli – dei 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, de acordo com o sentido do texto.

( ) Foi possível construir um robô idealizado por Leonardo Da Vinci, depois de reunir suas diversas partes em diferentes desenhos.

( ) O robô de Da Vinci poderia movimentar pés, braços e cabeça, de modo muito similar a um ser humano.

( ) O “robô soldado” entrava em movimento através de fios conectados a mãos, pernas e pés da pessoa que iria manipulá-lo.

( ) O projeto de Leonardo serviu como base para a construção de robôs feitos pela NASA, a partir do final do Século XX. 

(A) V – V – F – V.
(B) F – V – F – V.
(C) F – V – V – F.
(D) V – F – V - V.
(E) F – F – V – F.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Considere as seguintes informações sobre o texto.

I - A expressão strumenti avveniristic (l. 05-06) refere-se a ferramentas já criadas por Da Vinci.

II - O projeto do Automa Cavaliere, provavelmente, precedeu os estudos de Leonardo sobre a anatomia humana.

III- A expressão soldato rivestito da un'armatura medioevale (l. 31-32) refere-se a L'Automa Cavaliere (l. 08).

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Na coluna da esquerda abaixo, encontram-se palavras retiradas do texto; na da direita, traduções para essas palavras, de acordo com o sentido que têm no texto.

Associe adequadamente a coluna da esquerda à da direita.

( ) paracadute (l. 07)
( ) taccuini (l. 21)
( ) gomiti (l. 42)

1 – anotações 
2 – paraquedas
3 – cotovelos
4 – cinto de segurança
5 – cadernos
6 – clavículas

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

(A) 2 – 5 – 6.
(B) 4 – 5 – 3.
(C) 2 – 5 – 3.
(D) 2 – 1 – 6.
(E) 4 – 1 – 3.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
Considere as seguintes afirmações sobre expressões do texto.

I - A forma abbia presentato (l. 11) está no tempo passato do modo congiuntivo.

II - A expressão si comprese (l. 19) é uma forma impessoal no passato remoto.

III- A forma è stato costruito (l. 23), conjugada no passato remoto, resultaria fu costruito.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
Assinale a alternativa que contém os artigos definidos que poderiam, respectivamente, preceder as palavras esperti (l. 18), spalle (l. 41), mani (l. 42) e polsi (l. 42) no singular.

(A) lo – l’ – la – il 
(B) l’ – la – la – il 
(C) il – la – il – lo 
(D) l’ – la – il – il 
(E) lo – l’ – la – lo


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
O pronome le na expressão collegarle (l. 27) refere-se a

(A) un automa (l. 23-24).

(B) La realizzazione (l. 24-25).

(C) ogni parte (l. 25-26).

(D) singolo foglio (l. 26-27).

(E) senza spiegazioni (l. 27).


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
A palavra talvolta (l. 28) pode ser substituída, sem alteração do sentido contextual, por

(A) mai.
(B) qualche volta.
(C) piuttosto.
(D) sempre.
(E) tutte le volte.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
A melhor tradução para a palavra caviglie (l. 45), de acordo com o sentido que tem no texto, é 

(A) tornozelos.
(B) calcanhares.
(C) panturrilhas.
(D) pernas.
(E) joelhos.


Instrução:
As questões 10 a 18 estão relacionadas ao texto abaixo.

Giovani e futuro
di Francesco Alberoni

Da alcuni anni i giovani si sentono continuamente ripetere in tutti i telegiornali, in tutti i dibattiti politici dalla mattina a tarda notte che per loro non c’è lavoro e che non ci sarà per chissà quanto tempo ancora. In questa situazione, alcuni hanno smesso di studiare, fanno lavoretti, si fanno mantenere dai genitori. Altri studiano solo materie tradizionali e partecipano ai concorsi pubblici anche se ci sono diecimila candidati per un solo posto. Una minoranza si agita nel tentativo di vivere di attività creativa, di diventare giornalista, scrittore, pittore, di lavorare con la televisione, col cinema. Ma la depressione chiude le strade, non c’è mercato, migliaia di loro mettono i loro libri, le loro musiche, i loro documentari in internet come i naviganti lasciavano ........... messaggio in una bottiglia. Quale sarebbe allora la via da seguire? Mi vengono in mente tre strade: studiare, conoscere il mondo, fare oggetti materiali. Però studiare ciò che è all’avanguardia, più nuovo, ciò che incorpora le conoscenze scientifiche e le tecnologie più avanzate. Bisogna conoscere perfettamente l’inglese, usare internet per trovare le scuole e i master da seguire, per partecipare ai programmi tipo Erasmus. La seconda strada è conoscere fisicamente il mondo. Però non come turisti ma andandovi a studiare, a fare stage in grandi imprese o a lavorare anche facendo lavori umili. E poi visitando biblioteche, università, industrie, centri di ricerca. La terza strada infine è esprimere la propria creatività nel campo degli oggetti materiali avendo sempre di mira l’altissima qualità e il mercato estero. Questo tipo di creatività è un dono che abbiamo sempre avuto noi italiani. Lo so che le tre strade indicate richiedono uno sforzo prolungato e non assicurano subito un lavoro come un posto di vigile urbano o di funzionario di banca. Ma ti fanno entrare nell’élite internazionale di un mondo globalizzato formata da persone che sanno e sanno fare. A loro si apriranno le porte in qualsiasi Paese del mondo e daranno un forte impulso anche allo sviluppo del nostro Paese.
Adaptado de: 
<http://www.alberoni.it/giovani-e-futuro/>.
Acesso em: 04 ago. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Assinale a alternativa que preenche corretamente, e de acordo com o sentido do texto, a lacuna da linha 17.

(A) il suo
(B) loro
(C) suo
(D) i loro
(E) il loro


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Assinale a alternativa que melhor expressa a ideia central do texto.

(A) O apoio familiar é fundamental para que os jovens tenham sucesso na carreira.

(B) O desemprego apresenta-se como um desafio a ser enfrentado pelos jovens de hoje.

(C) A violência nas grandes cidades é um obstáculo para a criação de novos postos de trabalho.

(D) A falta de uma estrutura sólida no ensino técnico afeta as escolhas profissionais dos jovens que ingressam no mercado de trabalho.

(E) As experiências negativas na escola podem afetar as escolhas profissionais na vida adulta.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Leia o segmento abaixo e as três propostas para completá-lo.

Segundo o autor, para que as portas do mundo do trabalho se abram, é fundamental que os jovens

1 - estejam atentos às novas descobertas científicas e tecnológicas.

2 - sejam fluentes na língua inglesa.

3 - mantenham-se afastados das redes sociais da internet.

Quais propostas estão de acordo com o texto?

(A) Apenas 1.
(B) Apenas 2.
(C) Apenas 3.
(D) Apenas 1 e 2.
(E) 1, 2 e 3.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, de acordo com o sentido do texto.

( ) Alguns jovens, com a falta de perspectiva no mercado de trabalho, abandonam os estudos e acabam sendo mantidos pelos pais.

( ) O número de inscritos em concursos públicos diminui em época de crise.

( ) As profissões ligadas à área científicotecnológica oferecem mais postos de trabalho às novas gerações.

( ) A oportunidade de estudar e trabalhar no exterior é um diferencial importante na formação dos jovens.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

(A) F – V – F – V.
(B) V – F – F – V.
(C) V – F – V – F.
(D) V – V – F – F.
(E) F – F – V – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Considere as afirmações abaixo, sobre palavras e expressões do texto.

I - A forma verbal c’è (l. 04) pode ser substituída por ha.
II - O infinitivo da expressão verbal hanno smesso (l. 06) é smettere.
III- Chiude (l. 14) é o contrário de apre.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
Assinale a alternativa que apresenta a tradução mais adequada, de acordo com o contexto, para a palavra bottiglia (l. 18).

(A) caixa
(B) botina
(C) canoa
(D) garrafa
(E) arca


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
O infinitivo do verbo so (l. 37) é

(A) essere.
(B) stare.
(C) sapere.
(D) uscire.
(E) sentire.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
A palavra qualsiasi (l. 44) pode ser substituída, sem alteração do sentido contextual, por

(A) nessuno.
(B) chiunque.
(C) alcuno.
(D) altro.
(E) qualunque.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Assinale a alternativa que apresenta a tradução mais adequada, de acordo com o contexto, para a palavra anche (l. 45).

(A) somente
(B) efetivamente
(C) também
(D) quiçá
(E) assim


Instrução:
As questões 19 a 25 estão relacionadas ao texto abaixo.

Per i bimbi d'oggi il pollo ha sei cosce
di Andrea Camilleri

Qualche decina d'anni addietro al nipotino d'un mio amico assegnarono un tema da svolgere a casa che pressappoco sonava così: "Parlate del vostro gatto". E come fare? Al bambino avevano sempre proibito, a malgrado di suppliche e pianti, di tenere animali domestici (e nella stessa classificazione dovevano rientrare magari i compagnucci di scuola, dato che non lo mandavano mai fora di casa). 

Munito di carta e penna, guardato a vista dalla madre affacciata al balcone, il bambino scese in strada e si appuntò le fattezze di un gatto randagio che transitava. Ne venne fora un tema ........ si contava come equamente il suo gatto avesse tre zampe, un orecchio, la coda rosicchiata e la rogna diffusa. Queste cose aveva visto e queste aveva raccontate. In famiglia quel compito fu a lungo motivo di grosse risate. "Bei tempi! - mi viene da esclamare ora. Perché quel bambino aveva in fondo fatto un ritratto "dal vero" come si diceva una volta, vale a dire rapportato alla natura, ancora legato alla realtà. Ma sempre più appare evidente come, giorno presso giorno, si faccia non drammatico ma addirittura tragico il divario tra la vita quotidiana in città e la natura. C'è un esempio di queste ore che mi appare terrificante. Un'agenzia specializzata ha fatto un'inchiesta tra bimbi romani per conoscere se sapevano come era fatto un pollo. Ebbene i bambini, compresi mi pare in un arco che andava dai 3 agli 8 anni, hanno risposto a maggioranza che il pollo non esiste allo stato naturale ma viene prodotto in fabbriche apposite, vale a dire che è artificiale. Tanto artificiale che in commercio la fabbrica ne immette di due tipi: pollo crudo (per gli sfiziosi che se lo vogliono magari alla cacciatora) e pollo arrosto.

C'è molta incertezza tra i bambini sul numero delle cosce che ogni pollo possiede, c'è chi dice che ne abbiano sei e chi giura e spergiura che ne possiedano otto. Ad ogni modo c'è stato uno solo che ha affermato che il pollo di cosce ne ha due, ma è stato subissato da tagliate e parole di scherno. L'incertezza ha poi regnato sovrana sul numero delle ali: comunque i bambini sono arrivati alla comune conclusione che in un pollo il numero delle ali è sempre nferiore di gran lunga a quello delle cosce, tant'è vero che a tavola si portano più cosce che ali.
Adattato da: <https://www.wuz.it/archivio/ 
cafeletterario.it/204/8890041145.htm>.
Accesso il: 04 ago. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Segnalare l'alternativa che riempie correttamente lo spazio in bianco della riga 14.

(A) nello quale
(B) nei quali
(C) nel quale
(D) nelle quali
(E) nella quale


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Leggere la seguente affermazione e le tre proposte che vengono presentate per completarla.

Quando afferma nel titolo che per i bimbi d’oggi il pollo ha sei cosce, Camilleri

1 - critica l’insegnamento delle scienze esatte nella scuola elementare.

2 - riflette con ironia sulla distanza tra la vita in città e la Natura.

3 - allerta per la crescente manipolazione artificiale dei prodotti di origine animale.

Quali proposte sono d’accordo con il testo?

(A) Soltanto la 1.
(B) Soltanto la 2.
(C) Soltanto la 3.
(D) Soltanto la 1 e la 2.
(E) La 1, la 2 e la 3.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Per svolgere il tema del compito richiesto a scuola il bambino prende come riferimento il gatto

(A) che gli aveva regalato il nonno.
(B) del vicino di casa.
(C) che la mamma gli ha descritto.
(D) che passava per strada sotto casa sua.
(E) di un cartone animato.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Nel testo, l’espressione pressappoco (riga 03) può essere sostituita, senza alterarne il senso nel contesto, da 

(A) più o meno.
(B) precisamente.
(C) intanto.
(D) esattamente.
(E) nonostante.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
D’accordo con il senso che hanno nel testo, associare ognuna delle parole della prima colonna alla sua traduzione, che si trova fra le parole della seconda colonna.

( ) carta (riga 10)
( ) penna (riga 10)
( ) balcone (riga 11)

1. sacada
2. pasta
3. janela
4. lápis
5. caneta
6. papel

La sequenza corretta per riempire le parentesi, dall’alto in basso, è

(A) 6 – 5 – 1.
(B) 2 – 4 – 1. 
(C) 6 – 4 – 3.
(D) 2 – 5 – 1.
(E) 6 – 5 – 3. 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Leggere le affermazioni che seguono.

I - La particella Ne (riga 13) potrebbe essere sostituita, senza alterarne il senso, dall’espressione Da questo.

II - La particella ne, nell’espressione ne immette di due tipi (riga 36-37) si riferisce a pollo (riga 33).

III- Le particelle ne , nelle espressioni ne abbiano sei (riga 42) e ne possiedano otto (riga 43) si riferiscono alla parola cosce (riga 41).

Quali sono corrette?

(A) Soltanto la I.
(B) Soltanto la II.
(C) Soltanto la III.
(D) Soltanto la I e la II.
(E) La I, la II e la III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Leggere le affermazioni che seguono.

I - L'espressione C’è (riga 27) potrebbe essere sostituita al futuro, senza alterarne il senso, da ci saranno.

II - La forma C’è, nell’espressione C'è molta incertezza (riga 40), potrebbe essere sostituita, senza alterarne il senso, da esiste.

III- L'espressione c’è stato (riga 43) è una forma del verbo esserci.

Quali sono corrette?

(A) Soltanto la I.
(B) Soltanto la II.
(C) Soltanto la III.
(D) Soltanto la II e la III.
(E) La I, la II e la III.


LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a peça Hamlet, de William Shakespeare.

( ) Hamlet é incitado pelo espectro do pai a vingar sua morte e busca descobrir por quem o pai foi assassinado.

( ) Rei Cláudio oferece recompensa a quem descobrir o assassino do irmão.

( ) Hamlet finge-se de louco como forma de vingar a morte do pai.

( ) Ofélia aceita o conselho de Hamlet e vai para um convento.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – F – V – F.
(B) V – V – F – V.
(C) F – V – F – F.
(D) F – F – V – V.
(E) V – V – V – F.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis.

( ) O romance é narrado em primeira pessoa por Úrsula, jovem negra escrava, que aprendeu a ler com a patroa, D. Susana.

( ) Adelaide é a menina pobre que busca ascensão social através do casamento, como muitas mulheres faziam na época.

( ) A crítica ao modelo patriarcal está especialmente centrada nas figuras de Tancredo e de seu pai.

( ) O romance caracteriza-se como transgressor à produção romanesca do período, ao apresentar Túlio e Antero como sujeitos constituídos de humanidade.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – F.
(B) V – F – F – V.
(C) F – V – V – V.
(D) F – F – V – V.
(E) V – V – V – F.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o Partenon Literário.

( ) Foi um empreendimento cultural, inaugurado em 1868, responsável por 20 anos de atividades culturais no Rio Grande do Sul.

( ) Publicou, durante uma década, a Revista Mensal do Partenon Literário.

( ) Contribuiu para a implantação do Regionalismo, adotando o tipo humano rural como base da representação artística.

( ) Inspirou-se no Romantismo de José de Alencar como forma de construção da identidade sul-rio grandense.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – F.
(B) V – V – V – V.
(C) V – V – F – V.
(D) F – F – V – V.
(E) F – F – V – F.


Instrução:

As questões 04 e 05 referem-se à obra de Machado de Assis.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
No livro de contos Papéis avulsos, “a recusa assídua dos mitos”, conforme Alfredo Bosi assinala em ensaio sobre a obra machadiana, manifesta-se na crítica a teorias e a pretensas verdades, que são satirizadas.

A respeito dessa crítica nos contos, considere as afirmações abaixo.

I - Há, em “A chinela turca”, a história de Duarte, um jovem escritor responsável pela criação de obras renovadoras da tradição literária, no entanto não reconhecido pela crítica, que privilegia apenas os autores consagrados.

II - Há, em “O segredo do Bonzo”, os personagens Patimau e Languru, considerados “grandes físicos e filósofos”, que arrastam consigo multidões e “pessoas capazes de dar a vida por eles”, pelas ideias que divulgam, tais como a origem dos grilos e o princípio da vida futura, contido na gota de sangue de uma vaca.

III- Há, em “A sereníssima República”, conto cujo título se refere ao nome de uma sociedade de aranhas falantes, um governo que adotava um sistema eleitoral em que bolas com os nomes dos candidatos eram postas dentro de um saco, de onde se extraíam anualmente um certo número de eleitos para as carreiras públicas. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
Em Papéis avulsos, há pouca ação, predominando exposição de doutrinas sobre o comportamento humano, por meio do diálogo ou da fala de um personagem que assume a narração. 

Esse recurso formal pode ser observado em

(A) “O alienista” e “A chinela turca”.
(B) “A sereníssima República” e “Uma visita de Alcebíades”.
(C) “O segredo do Bonzo” e “D. Benedita”.
(D) “O empréstimo” e “Verba testamentária”.
(E) “Teoria do medalhão” e “O espelho”.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
Considere as seguintes afirmações sobre os romances abaixo.

I - A personagem Bertoleza, de O cortiço, representa um entrave às ambições de João Romão de ascender socialmente, razão pela qual ele planeja devolvê-la ao seu antigo senhor, na condição de escrava que era. 

II - Euclides da Cunha narra, em “A luta”, terceira parte de Os sertões, as formas de organização e as estratégias de combate dos sertanejos, liderados por Antonio Conselheiro, que derrotam o Exército Republicano.

III- O personagem Ricardo Coração dos Outros, em Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, é um músico popular, que goza da estima da mais alta sociedade carioca, por ser a expressão característica da alma nacional.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Leia as seguintes afirmações sobre os sonetos “Horas rubras” e “Suavidade”, de Florbela Espanca.

I - Em ambos os sonetos, o sujeito lírico discute o fazer poético, ao lado da temática amorosa.

II - Em “Horas rubras”, o sujeito lírico fala do amor sensual.

III- Em “Suavidade”, o sujeito lírico fala do amor fraternal.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
No bloco superior abaixo, estão listados movimentos literários brasileiros; no inferior, características desses movimentos.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Barroco
2. Romantismo
3. Modernismo

( ) Utiliza manifestos como grande meio de divulgação das intenções estéticas e ideológicas.

( ) Caracteriza-se como retorno a uma intensa religiosidade.

( ) Procura configurar os dilemas e as contradições do ser humano.

( ) Busca a identidade nacional como temática, mantendo a forma conforme o padrão europeu.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 3 – 1 – 1 – 2.
(B) 2 – 3 – 1 – 3.
(C) 3 – 1 – 2 – 2.
(D) 2 – 3 – 3 – 1.
(E) 3 – 1 – 3 – 2.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Considere o poema abaixo, de Oswald de Andrade, do livro Pau-Brasil, de 1925.

RIQUEZAS NATURAIS

Muitos metaes pepinos romans e figos
De muitas castas
Cidras limões e laranjas
Uma infinidade
Muitas cannas daçucre
Infinito algodam
Também há muito paobrasil

Nestas capitanias

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o poema.

( ) Insere-se no contexto do primitivismo das vanguardas do Modernismo brasileiro, remetendo particularmente às propostas do Manifesto Pau-Brasil, de Oswald de Andrade. 

( ) Constrói imagens incompatíveis com os ideais de progresso e civilização, trazidos pelas vanguardas europeias, inspiradoras do Modernismo brasileiro.

( ) Reforça os elementos naturais da paisagem, remetendo à “cor local”, tal como o nacionalismo presente em José de Alencar e Gonçalves Dias.

( ) Descreve a exuberância da natureza tropical, apropriando-se de maneira paródica dos discursos dos primeiros cronistas, que alardeavam as belezas naturais das terras recém-descobertas.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) F – V – F – F.
(B) V – F – F – V.
(C) V – F – V – V.
(D) F – F – V – F.
(E) V – V – F – V.


Instrução:
As questões 10 e 11 referem-se à obra São Bernardo, de Graciliano Ramos.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Assinale a alternativa correta a respeito do romance.

(A) O romance inicia com uma discussão sobre o processo de escrita, que o narrador delega a pessoas cultas, por julgá-las mais capazes de representar literariamente os modos de falar da gente do sertão. 

(B) Paulo Honório, apesar da realidade hostil e da decadência moral e material que se abate sobre ele, registra, ao escrever suas memórias, as amizades que acumulou ao longo da vida, o amor e a harmoniosa convivência ao lado da esposa Madalena.

(C) O sentimento de posse e de propriedade por bens materiais domina a personalidade de Paulo Honório, estendendo-se às suas relações afetivas, concretizadas em termos utilitários.

(D) A narrativa de Paulo Honório é objetiva, seca e curta, uma vez que reflete a personalidade autoritária de seu autor, sem abrir espaço para indagações, hesitações, negações ou dúvidas.

(E) A objetividade e a assertividade da escrita, diante dos fatos duros e cruéis do mundo, impedem que se desencadeie um processo de tomada de consciência, revelador das contradições do narrador.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Considere as afirmações abaixo, sobre o romance.

I - A obra está integrada à Geração de 30, momento do Modernismo brasileiro voltado sobretudo para a representação das contradições entre o processo de modernização e o atraso das estruturas patriarcais da sociedade brasileira.

II - As tensões psicológicas do narrador e personagem Paulo Honório conferem uma carga intimista que enfraquece as pressões da natureza e do meio social sobre as ações do romance.

III- As tensões psicológicas e a problematização do processo de escrita caracterizam a obra, que, assim, ultrapassa os limites do regionalismo, afeito ao descritivismo da paisagem local. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


Instrução:
As questões 12 e 13 referem-se à obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Um tema em Quarto de despejo é encontrado também no poema “O bicho”, de Manuel Bandeira, transcrito a seguir.

O bicho

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Assinale a alternativa que identifica esse tema recorrente nas duas obras.

(A) A revolta e a indignação daqueles que sofrem a miséria e a marginalização social.

(B) O problema da fome, que avilta a dignidade humana.

(C) A aceitação da pobreza, que se tornou uma condição inerente às sociedades modernas. 

(D) A esperança como forma de enfrentar o sofrimento da fome e de garantir a sobrevivência.

(E) O ato de escrever funciona como modo de driblar a fome. 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
Leia os fragmentos abaixo.

Quando eu fui catar papel encontrei um preto. Estava rasgado e sujo que dava pena. Nos seus trajes rôtosêle podia representar-se como diretor do sindicato dos miseráveis.

2 de maio de 1958 […] Passei o dia catando papel. A noite meus pés doíam tanto que eu não podia andar.

14 de junho … Está chovendo. Eu não posso ir catar papel. O dia que chove eu sou mendiga.

3 de maio ... Fui na feira da Rua Carlos de Campos, catar qualquer coisa.

Depois fui catar lenha. Parece que vim ao mundo predestinada a catar. Só não cato a felicidade. 

Considere as seguintes afirmações sobre a ação de “catar”.

I - Relaciona-se ao título da obra, uma vez que Quarto de despejo serve de metáfora à situação da própria personagem, que vive na favela como um objeto descartado.

II - Associa-se à atividade da escritora, que recolhe da experiência de viver do lixo a própria matéria para a sua criação literária. 

III- Refere-se à descoberta dos diários de Carolina pelo jornalista Audálio Dantas, graças ao qual ela se torna uma escritora de grande sucesso editorial, condição que lhe garante sustentabilidade financeira e saída definitiva da miséria. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Leia o fragmento da canção Funeral de um lavrador, feita por Chico Buarque de Holanda, em 1968, a partir da obra Morte e vida Severina (Auto de Natal pernambucano), de João Cabral de Melo Neto.

É uma cova grande pra tua carne pouca
Mas a terra dada, não se abre a boca
É a conta menor que tiraste em vida
É a parte que te cabe deste latifúndio
É a terra que querias ver dividida
Estarás mais ancho que estavas no mundo
Mas a terra dada, não se abre a boca

Considere as afirmações abaixo, sobre o fragmento.

I - O tema da reforma agrária, recuperado por Chico Buarque de Holanda, também está presente no Auto de João Cabral de Melo Neto.

II - A magreza do lavrador faz a cova parecer um latifúndio.

III- A morte, para o lavrador pobre, parece ser mais vantajosa do que a miséria em vida.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


Instrução:
As questões 15 e 16 referem-se à obra As meninas, de Lygia Fagundes Telles.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
No bloco superior abaixo, estão listadas personagens do romance; no inferior, características dessas personagens.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Lorena Vaz Leme
2. Lia de Melo Shultz
3. Ana Clara Conceição

( ) É modelo, viciada em drogas, e divide-se entre o noivo rico e o amante traficante. 

( ) Envolve-se na militância política contra a ditadura e presencia a prisão de seu namorado.

( ) É culta, vive trancada em seu quartoconcha, possui um passado trágico, relacionado à morte do irmão e à loucura do pai.

( ) É filha de mãe baiana, vai para São Paulo estudar Ciências Sociais, fugindo do passado sombrio do pai, um ex-militar nazista. 

A sequência correta, de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 3 – 2 – 1 – 3.
(B) 2 – 3 – 3 – 2.
(C) 2 – 3 – 3 – 1.
(D) 1 – 2 – 1 – 2.
(E) 3 – 2 – 1 – 2.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Leia o fragmento a seguir da obra, em que a personagem Lia conversa com o motorista de Lorena.

- A filha também lhe dá alegria? Ele demora na resposta. Vejo sua boca entortar. - Essa moda que vocês têm, essa de liberdade. Cismou de andar solta demais e não topo isso. Agora inventou de estudar de novo. Entrou num curso de madureza. 

- E isso não é bom? - Só sei que antes de fechar os olhos quero ver a garota casada, é só o que peço a Deus. Ver ela casada. 

- Garantida, o senhor quer dizer. Mas ela pode estudar, ter uma profissão e casar também, não é mais garantido assim? Se casar errado, fica desempregada. Mais velha, com filhos, entende 

[...]. 

- A Loreninha também fala assim mas vocês são de família rica, podem ter esses luxos. Minha filha é moça pobre e lugar de moça pobre é em casa, com o marido, com os filhos. Estudar só serve pra atrapalhar a cabeça dela quando estiver lavando roupa no tanque.

Considere as afirmações abaixo, a respeito da situação da mulher, tema ilustrado no fragmento acima e presente em outros momentos do romance.

I - O discurso do motorista é exemplo de postura patriarcalista, que desaprova a liberdade da mulher, especialmente se ela for de classe baixa, pois a maior aspiração que ela pode ter na vida é o casamento.

II - A sexualidade feminina não é tema tratado no romance, aparecendo apenas de modo difuso, a fim de escapar da censura vigente à época de sua publicação, em 1973.

III- As ideias de Lia mostram sua postura libertária em relação ao papel da mulher na sociedade, contrariando as visões estereotipadas que a reduzem a um ser passivo e dependente dos homens.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
Leia os segmentos abaixo do ensaio A nova narrativa, de Antonio Candido, sobre a ficção brasileira a partir da década de 1960.

O esforço do escritor atual é inverso. Ele deseja apagar as distâncias sociais, identificando-se com a matéria popular. Por isso usa a primeira pessoa como recurso para confundir autor e personagem, adotando uma espécie de discurso direto permanente e desconvencionalizado, que permite fusão maior que a do indireto livre. Esta abdicação estilística é um traço da maior importância na atual ficção brasileira.

[...]

Este ânimo de experimentar e renovar talvez enfraqueça a ambição criadora, porque se concentra no pequeno fazer de cada texto. Daí o abandono dos grandes projetos de antanho. [...] O ímpeto narrativo se atomiza e a unidade ideal acaba sendo o conto, a crônica, o sketch, que permitem manter a tensão difícil da violência, do insólito ou da visão fulgurante.

Considere as seguintes afirmações.

I - O autor procura justificar a tendência crescente de romances brasileiros narrados em primeira pessoa, que se verifica até hoje.

II - Os “grandes projetos” podem ser exemplificados em obras como o Ciclo da cana-de-açúcar, de José Lins do Rego, como os Romances da Bahia, de Jorge Amado, como O tempo e o vento, de Erico Verissimo.

III- O autor procura justificar a emergência de narrativas curtas no Brasil, como o conto e a crônica.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


Instrução:
As questões 19 e 20 referem-se à obra Bagagem, de Adélia Prado.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Leia as seguintes afirmações sobre o poema “Ensinamento”.

I - O sujeito lírico mostra que o sentimento é revelado pelas ações das pessoas.

II - A cena recuperada mostra o gesto de amor da mãe para com o pai.

III- O ensinamento do poema é que o amor é mais importante do que a instrução.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre poemas da obra.

( ) “Com licença poética” apresenta intertextualidade com a obra de Carlos Drummond de Andrade.

( ) “Sedução” trata do homem amado, prometido para o casamento.

( ) “Antes do nome” caracteriza-se como reflexão sobre o fazer poético.

( ) “Páscoa” caracteriza a velhice.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) F – V – F – F.
(B) V – V – F – V.
(C) V – F – V – V.
(D) F – V – V – V.
(E) V – F – V – F.


Instrução:
As questões 21 e 22 referem-se à obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a obra.

( ) O romance parte da memória individual do protagonista e abrange a memória coletiva, referente a acontecimentos da história brasileira. 

( ) Os fatos narrados no romance não estabelecem relação com o contexto social brasileiro, visto que o narrador detém-se basicamente na recordação de aspectos do acidente que o deixara tetraplégico.

( ) O romance dá voz à cultura de uma geração, nascida nos anos 1960, crescida nos anos 1970 e que chega, na década de 1980, em busca de novas alternativas políticas e culturais. 

( ) O romance configura-se como realização artística de caráter subjetivo que não se presta à reflexão sobre o passado histórico. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – F – V – V.
(B) V – F – V – F.
(C) V – V – F – F.
(D) F – F – V – F.
(E) F – V – F – V.


Instrução:
As questões 20 e 22 referem-se à obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a obra.

( ) O romance parte da memória individual do protagonista e abrange a memória coletiva, referente a acontecimentos da história brasileira. 

( ) Os fatos narrados no romance não estabelecem relação com o contexto social brasileiro, visto que o narrador detém-se basicamente na recordação de aspectos do acidente que o deixara tetraplégico.

( ) O romance dá voz à cultura de uma geração, nascida nos anos 1960, crescida nos anos 1970 e que chega, na década de 1980, em busca de novas alternativas políticas e culturais. 

( ) O romance configura-se como realização artística de caráter subjetivo que não se presta à reflexão sobre o passado histórico. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – F – V – V.
(B) V – F – V – F.
(C) V – V – F – F.
(D) F – F – V – F.
(E) F – V – F – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
A propósito da obra, é correto afirmar que

(A) o romance é marcadamente autobiográfico, sem deixar de abarcar reflexões sobre a época da redemocratização no Brasil, momento que despertava sentimentos de euforia e dúvida vividos pelas personagens.

(B) o romance foi escrito em época anterior à Lei de Anistia, promulgada em 1979, no governo de João Batista Figueiredo. 

(C) a frase Mesmo com ditadura, o carioca sabe usar o que tem de melhor: a praia não se aplica ao contexto do romance, pois as ações narradas transcorrem em São Paulo e Belo Horizonte. 

(D) o narrador conta, em terceira pessoa, a história de um adolescente envolvido em um grave acidente que vai mudar radicalmente a sua vida.

(E) a perda do pai na infância e o acidente que impede o protagonista de andar dão a ele muita certeza sobre seu futuro, com coragem para transmitir força e lições de superação às pessoas.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
Leia a crônica “Forra”, de Millôr Fernandes.

Nossa modesta profissão – “artista” ou “escritor” – tem uma incrível concorrência amadora. Todo médico, engenheiro, ou físico, sempre desenha melhor do que nós; todo arquiteto, biólogo ou construtor, nas horas de folga, escrevem coisas que... nem Flaubert, pô! Todos, naturalmente, esperando se aposentar de suas coisas mais sérias e profundas para se dedicar full-time a estas (nossas) atividades e provar que apenas não tinham tempo disponível. Mas se pensam que não vou reagir, estão enganados. Também estou apenas esperando me aposentar para ser um militar amador ou melhor, por que não?, um ginecologista amador. Ou não pode?

Considere as seguintes afirmações sobre a crônica.

I - O uso de aspas em “artista” e “escritor” marca a ironia em relação a profissões reconhecidas, como médico, engenheiro ou físico.

II - O autor quer se aposentar para ser ginecologista amador.

III- O uso da ironia permite discutir o que é ser profissional ou amador.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Assinale a alternativa correta sobre o romance a máquina de fazer espanhóis, de Valter Hugo Mãe.

(A) O romance apresenta intertextualidade com o poema "Mensagem", de Fernando Pessoa.

(B) A morte da mãe Laura leva os filhos a internarem o pai, Antônio Silva, no Lar da Feliz Idade.

(C) A relação com os filhos, Ricardo e Elisa, estreita-se depois da morte de Laura.

(D) O romance constrói-se a partir da narração precisa e linear de Antônio Silva, que quer contar a própria história.

(E) A ditadura salazarista aparece na narrativa, através da participação de Antônio Silva na luta armada.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Assinale a alternativa correta sobre o romance Diário da queda, de Michel Laub.

(A) A doença do pai e a notícia da gravidez da esposa são estímulos para o narrador parar de beber.

(B) O narrador relembra a estreita relação que teve com o avô, motivo para escrever o diário.

(C) O diário do avô é marcado por revelações importantes sobre o passado de judeu imigrante.

(D) A narrativa constrói-se como diário, respeitando a forma tradicional, com registro de datas precisas.

(E) Os diários do romance são uma forma lúdica de lidar com a memória



HISTÓRIA

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
Leia o texto abaixo que apresenta um trecho do Discurso Fúnebre de Péricles, citado pelo historiador Tucídides (460-396 a.C.). 

A nossa constituição não imita as leis dos estados vizinhos. Em vez disso, somos mais um modelo para os outros do que imitadores. O governo favorece a maioria em vez de poucos – por isso é chamado de democracia. Se consultarmos a lei, veremos que ela garante justiça igual para todos em suas diferenças particulares; quanto à condição social, o avanço na vida pública depende da reputação de capacidade.

As questões de classe não têm permissão de interferir no mérito, tampouco a pobreza constitui um empecilho: se um homem está apto a servir ao Estado, não será tolhido pela simplicidade da sua condição.
THUCYDIDE. Œuvres complètes. Paris: Gallimard, 1998. p. 811-812.

Com relação à democracia ateniense no século V a.C., considere as afirmações abaixo.

I - A isonomia – igualdade de direitos para todos os cidadãos perante a lei – era uma característica da democracia ateniense.

II - Todos os cidadãos, na Assembleia, tinham o direito ao voto, mas somente os cidadãos de origem nobre tinham o direito a discursar.

III- Atenas vetava a participação política das mulheres, estrangeiros e escravos, uma vez que esses não eram considerados cidadãos.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Leia o enunciado abaixo.

No dia 15 de abril de 2019, um incêndio destruiu uma parte importante da Catedral de Notre-Dame, em Paris, um dos mais famosos edifícios medievais franceses. Embora construções anteriores tenham existido no mesmo local, foi a partir dos séculos XII e XIII que a igreja passou a tomar sua forma mais conhecida, período em que houve a consolidação ........ na Europa. Sua arquitetura é hoje uma das mais conhecidas manifestações do estilo ........, predominantemente ......... e marcado pela grandiosidade para abrigar o número crescente de fiéis. Trata-se de um modelo arquitetônico que obedece a uma ........ e que mantém relações de fundo com a filosofia escolástica. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.

(A) do feudalismo – barroco – feudal – ordem capitalista 

(B) da cristandade – gótico – burguês – ordem escolástica

(C) do feudalismo – barroco – rural – ordem iluminista 

(D) do feudalismo – gótico – católico – ordem protestante 

(E) da cristandade – gótico – urbano – ordem racional


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
A coluna da esquerda abaixo lista eventos que relacionam política e religião no contexto das reformas religiosas; a da direita, descrições desses eventos. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.

(1) Noite de São Bartolomeu
(2) Concílio de Trento
(3) Paz de Augsburgo
(4) Companhia de Jesus

( ) Definição da liberdade religiosa para os príncipes do Império Romano-Germânico.

( ) Atuação na difusão do cristianismo e na recuperação de fiéis para a Igreja Católica.

( ) Conflito violento ocorrido entre católicos e calvinistas na cidade de Paris.

( ) Rigorismo dos tribunais da Inquisição e criação do Index: lista de livros proibidos para os fiéis.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

(A) 1 – 2 – 4 – 3.
(B) 2 – 4 – 3 – 1.
(C) 2 – 3 – 1 – 4.
(D) 3 – 4 – 1 – 2.
(E) 4 – 1 – 2 – 3.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Com relação à história das sociedades nativas das Américas, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo. 

( ) A civilização Maia caracterizou-se pela hierarquia política fraca, pelo monoteísmo e pelo desinteresse ao conhecimento da natureza.

( ) O império Asteca notabilizou-se pelo desenvolvimento urbano de sua capital, Tenochtitlán, pela crença em vários deuses e por uma estrutura política centralizada.

( ) A sociedade Inca foi marcada pela rígida separação entre poder político e religião, pelo baixo desenvolvimento agrícola e pela economia de caráter exclusivamente pecuário.

( ) Os povos Tupi-Guaranis garantiam sua subsistência a partir da caça, da pesca e do cultivo de vegetais como a mandioca.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – F.
(B) V – F – F – V.
(C) F – V – F – V.
(D) F – V – V – F.
(E) F – F – V – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
Leia o enunciado abaixo.

No contexto das grandes navegações, iniciou-se um processo de deslocamento do eixo comercial e econômico europeu do ........ para o ........ . Em função da ........ do comércio, desenvolveram-se concepções econômicas na Europa, no século XVI, que ficaram conhecidas como ........ .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima, na ordem em que aparecem.

(A) Mar Mediterrâneo – Oceano Índico – expansão – industrialismo

(B) Oceano Índico – Oceano Atlântico – retração – imperialismo

(C) Oceano Atlântico – Mar Mediterrâneo – expansão – mercantilismo

(D) Mar Mediterrâneo – Oceano Atlântico – expansão – mercantilismo

(E) Oceano Atlântico – Mar Mediterrâneo – retração – industrialismo


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
A respeito da expansão europeia, da conquista e da ocupação da América Espanhola, considere as afirmações abaixo.

I - A encomienda era um sistema no qual indígenas deveriam fornecer mão de obra e pagar tributos a colonos espanhóis.

II - A conquista foi pacífica em relação aos Estados indígenas organizados, elemento que facilitou a rendição dessas populações.

III- A escravidão de povos autóctones foi um expediente comum, utilizado pela Coroa, contra indígenas capturados em guerras ou que se rebelassem.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II. 
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Leia o seguinte texto a respeito das disputas fronteiriças entre as coroas ibéricas no sul do continente americano, ao longo do século XVIII, e o protagonismo indígena no contexto de tais disputas.

Durante um período de conflito agudo nas reduções, em meados do século XVIII, os Guarani escreveram intensamente, os documentos produzidos por eles permitem repensar as relações estabelecidas com o território missioneiro e, especialmente, suas formas de ação política. Esse conjunto de documentos indica uma discussão pouco referida pela historiografia dedicada ao tema, ou seja, a existência da defesa por escrito de um direito a resistir a uma ordem real injusta dos Guarani em redução [...]. A disputa pelas fronteiras na América do Sul, resultado da rivalidade entre as duas monarquias ibéricas, esteve caracterizada por uma ativa participação dos agentes locais. Diante das implicações dessa permuta, a elite indígena procurou estabelecer negociações que lhe garantissem o controle das terras orientais.
NEUMANN, Eduardo Santos; BOIDIN, Capucine. A escrita política e
o pensamento dos Guarani em tempos de autogoverno (c.1753). Revista 
Brasileira de História, v. 37, n. 75, 2017, p. 98.

Em relação a essas disputas, é correto afirmar que

(A) a escrita serviu como importante fator de resistência e de negociação dos interesses indígenas e de mediação com os coloniza-dores europeus.

(B) as rivalidades entre Portugal e Espanha, pelo controle das terras na região das Missões, desconsiderou a participação dos indígenas.

(C) a historiografia sempre se referiu ao papel desempenhado pelas lideranças indígenas como parte da elite letrada na América do Sul.

(D) os conflitos pela definição das fronteiras garantiram a completa submissão das populações indígenas às reduções jesuíticas.

(E) as sociedades guaranis tinham o costume de resistir às ordens reais emitidas por escrito pelas coroas ibéricas.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
Com relação à Revolução Industrial, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.

( ) Os cercamentos das terras comunais, promovidos pelo governo desde o século XVI, e o êxodo rural contribuíram para o florescimento da revolução industrial na Inglaterra.

( ) A substituição do trabalho artesanal pela manufatura, forma de divisão do trabalho que considera o critério de faixa etária para realização de tarefas, caracterizou a primeira etapa da revolução industrial.

( ) O acesso a matérias-primas, como o ferro e o carvão, utilizados no sistema fabril, possibilitou a construção e o funcionamento do maquinário e a produção de energia.

( ) As fábricas, no século XIX, adotaram um modelo de produção toyotista, caracterizado pela produção de pequenos lotes que atendem a demanda individual do consumidor.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – F.
(B) V – F – V – F.
(C) F – F – V – V.
(D) V – F – V – V.
(E) F – V – F – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Leia o segmento abaixo.

Estes líderes, geralmente de origem militar, oriundos, em sua grande maioria, da desmobilização dos exércitos que combateram nas guerras de independência, de 1810 em diante, provinham, em certos casos, de estratos sociais inferiores ou de grupos étnicos discriminados (mestiços, índios, mulatos, negros). […]. Valiam-se do seu magnetismo pessoal na condução das tropas, que haviam recrutado geralmente nas áreas rurais e mantinham como reses requisitadas em ações guerreiras, seja contra o ainda mal consolidado poder central, seja contra os seus iguais [...].
BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, 
GianFranco. Dicionário de Política. 13. ed. Brasília: 
Editora Universidade de Brasília, 2007.

O segmento faz referência a uma categoria que designa os líderes políticos e os chefes militares que, após os movimentos de emancipação da América espanhola, tornaram-se governantes personalistas de suas nações ou regiões. 

Assinale a alternativa correta que apresenta essa categoria.

(A) Chapetones
(B) Inconfidentes
(C) Criollos
(D) Alcaldes
(E) Caudilhos 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Considere o texto a seguir.

Digo, sem fazer maiores declarações, que, se a Razão oferece sua sóbria luz, se as mulheres são realmente capazes de agir como criaturas racionais, que não sejam tratadas como escravas, nem como animais que, submetidos ao homem, dependem de sua razão; mas, ao contrário, cultivem sua mente, deem a elas o limite sublime e salutar dos princípios e deixem que alcancem a dignidade consciente, sentindo elas próprias que dependem apenas de Deus. Ensinem-nas, como aos homens, a se submeter à necessidade, em vez de atribuírem a um sexo a moral para torná-las mais agradáveis.
WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos 
Direitos da Mulher. São Paulo: 
Boitempo, 2016. p. 57.

O texto, escrito pela filósofa inglesa Mary Wollstonecraft, no século XVIII, expressa ideais do

(A) Absolutismo.
(B) Iluminismo.
(C) Socialismo.
(D) Romantismo.
(E) Darwinismo.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Considerando o contexto histórico e os desdobramentos da Revolução Francesa, assinale a alternativa que caracteriza a “Era Napoleônica”. 

(A) Consolidação da revolução burguesa na França, por meio da contenção dos inimigos internos (monarquistas e jacobinos), e sua expansão para a Europa.

(B) Retorno da monarquia absolutista ao poder, por intermédio da extinção da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

(C) Ascensão política das camadas populares, conhecidas como sans-cullotes, o que provocou a radicalização do processo.

(D) Fim do Antigo Regime e implementação da Monarquia Constitucionalista, inspirada nos ideais jacobinos.

(E) Início da Assembleia dos Estados Gerais, repressão aos monarquistas e derrota da Primeira Coligação Europeia Antifrancesa.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Com relação às dimensões políticas, econômicas e sociais da escravidão, na formação do Estado brasileiro no século XIX, considere as seguintes afirmações.

I - A proibição do tráfico de africanos, colocada em prática em 1850, ocasionou um aumento do fluxo interno de escravizados, oriundos da região norte, para atender a demanda de mão de obra nas lavouras cafeeiras do sudeste.

II - As ameaças internacionais de grupos e entidades abolicionistas motivaram esforços de defesa do regime escravista, articulando interesses comuns de setores da elite brasileira com comerciantes da América hispânica e dos Estados Unidos. 

III- A dinâmica do mercado externo e o desenvolvimento do capitalismo industrial tornaram consensual, na elite política imperial, o apoio ao fim da escravidão, aproximando Luzias e Saquaremas, durante a chamada “grande conciliação”, ocorrida no Segundo Reinado. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
No contexto da chamada Primeira República, dois conflitos armados foram registrados no Rio Grande do Sul: a “Revolução Federalista” (1893-1895) e a “Revolução de 1923”.

Associe os fatos históricos apresentados na coluna da direita aos conflitos indicados na coluna da esquerda.

1 - Revolução Federalista
2 - Revolução de 1923

( ) Movimento iniciado por partidários de Gaspar Silveira Martins, conhecidos como “maragatos”, defendia a deposição do presidente do Estado, Júlio de Castilhos, e a realização de um plebiscito para escolha da forma de governo.

( ) Movimento iniciado por partidários de Assis Brasil, que formavam oposição ao governo do Estado, contestava a eleição de Borges de Medeiros e defendia a intervenção do governo federal no Rio Grande do Sul. 

( ) Conflito finalizado com mudanças no sistema eleitoral gaúcho, após várias tentativas de acordo, mediadas pela presidência da República. 

( ) Conflito cuja extensão chegou a Santa Catarina e ao Paraná, onde as forças revoltosas foram contidas no episódio conhecido como “Cerco da Lapa”.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 1 – 2 – 2 – 1.
(B) 2 – 1 – 1 – 2.
(C) 1 – 2 – 1 – 2.
(D) 2 – 1 – 2 – 1.
(E) 1 – 2 – 2 – 2.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Sobre a crise econômica de 1929, que iniciou com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, considere as seguintes afirmações.

I - A causa principal da crise foi o alto endividamento dos Estados Unidos, após o fim da Primeira Guerra Mundial.

II - A economia mundial foi rapidamente afetada pela crise, devido à redução das importações dos Estados Unidos e ao repatriamento de capitais norte-americanos que estavam em outros países.

III- A economia brasileira manteve-se estável, graças à valorização do café no mercado mundial. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
Considere as seguintes afirmações sobre as condições históricas para a ascensão do nazismo na Alemanha.

I - Um nacionalismo radical ocasionado pelo clima de revanche, após a derrota alemã na Primeira Guerra, e pelas sanções a que foi submetido o país.

II - Uma profunda crise social e econômica, intensificada após 1929, com a redução da atividade industrial e o aumento no número de desempregados.

III- Um disseminado sentimento anticomunista, apoiado por grupos de extrema-direita e por setores das camadas conservadoras da sociedade.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução Cubana. 

( ) O movimento revolucionário foi uma resposta à ditadura de Fulgêncio Batista, que assumiu o poder em 1953 e promoveu a exclusão política de setores da sociedade cubana.

( ) A reforma agrária e a nacionalização das refinarias de açúcar, usinas e indústrias, pertencentes a empresas norte-americanas, foram realizadas com a vitória da Revolução.

( ) Cuba, após a tomada do poder pelos revolucionários, criou a Aliança para o Progresso, um programa de colaboração entre os partidos comunistas da América Latina, com o objetivo de implantar o socialismo no continente.

( ) A Revolução Cubana inspirou diversos movimentos de esquerda na América Latina, como a Frente Sandinista de Libertação Nacional, na Nicarágua.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – V.
(B) V – F – V – F.
(C) F – V – V – V.
(D) V – F – F – F.
(E) F – V – V – F.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
Leia o texto a seguir.

[…] Ele retira sua força de sua própria mobilização, do laço de fraternidade (hermandad) que une seus membros, e de sua devoção ao chefe. Mas a recusa necessária de uma concepção parlamentar dos partidos políticos não deve levar a ver neles somente os instrumentos de uma ambição ou de um culto pessoal. A força do líder vem do fato de que só ele consegue unir demandas muito diversas, que se unem apenas por meio da prioridade dada às forças fundamentais da vida pública: primeiro a Nação, afirmada em suas lutas contra o imperialismo ianque e contra a oligarquia nacional a serviço dos mercados estrangeiros; também a cidade, no momento em que aparecem as grandes metrópoles; enfim, e sempre, o Povo.
TOURAINE, Alain. Palavra e sangue: política e 
sociedade na América Latina. 
São Paulo: Trajetória Cultural: Editora da 
Universidade de Campinas, 1989. p. 196.

Sobre o texto, é correto afirmar que 

(A) explica as ideias das elites oligárquicas latino-americanas, comprometidas com a modernização nacional e a vontade popular.

(B) analisa a luta de classes e os movimentos revolucionários de caráter socialista na América Latina dos anos 1970.

(C) faz referência à ideologia que caracterizou diversos governos da América Latina no século XX, chamada de populismo.

(D) faz referência ao alinhamento da social democracia latino-americana com o pensamento oligárquico, com a defesa do Estado mínimo e com a ampliação da participação política popular.

(E) examina as características dos partidos políticos liberais que, na década de 1990, defendiam a integração da América Latina à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).


UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Em agosto de 1969, foi realizado, no estado de Nova Iorque, um grande festival de música e arte que ficou conhecido como “Woodstock”, considerado marco e expressão do movimento de contracultura. 

A respeito dos objetivos desse movimento, é correto afirmar que

(A) era composto, majoritariamente, por jovens apoiadores da expansão imperialista dos Estados Unidos no Oriente Médio.

(B) representou os ideais conservadores de artistas e intelectuais do Partido Republicano, contrários à expansão de uma nova cultura juvenil que pregava a liberdade sexual.

(C) foi um movimento engajado na luta pacifista e contrário à participação dos Estados Unidos na guerra do Vietnã.

(D) foi um movimento que, fundado por jovens oriundos do sul do continente, pregava a valorização do folclore e da cultura da América Latina.

(E) foi liderado por artistas como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Joan Baez e Bob Dylan, defensores do caráter neutro da cultura em relação aos assuntos políticos.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Leia o seguinte texto.

Durante anos [...], os quenianos foram educados em inglês, desde a creche até a universidade. Não é complicado imaginar o quão difícil que deve ter sido para todas aquelas crianças. Sua educação em inglês provocava uma fratura entre a língua que usavam em suas casas e a língua que usavam nas escolas, com a qual conceitualizavam o mundo. Na atualidade, há toda uma geração de jovens quenianos que vivem entre dois mundos. Têm um domínio perfeito do inglês, mas a cultura majoritária do Quênia pós-colonial, na qual vivem e trabalham, não é de fala inglesa. 
Ngūgī wa Thiong’o. Desplazar el centro. La lucha por las libertades
culturales. Barcelona: Rayo Verde, 2017. p. 164.

Assinale a alternativa que, segundo o texto, indica uma das principais consequências do colonialismo europeu no continente africano.

(A) A imposição do conhecimento de várias línguas para a inserção de africanos no mundo globalizado.

(B) A precarização da educação formal que impossibilita a correta formação para o mercado de trabalho.

(C) A negação, por parte dos africanos, de conceitualizar o mundo, a partir das línguas nativas, no contexto pós-colonial.

(D) A experiência de intercâmbio promovida pelas antigas colônias, permitindo que os africanos tenham dupla cidadania. 

(E) A distância entre as formas culturais das sociedades africanas e o caráter eurocêntrico da formação escolar colonial.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Sobre a história do colonialismo português, considere as afirmações abaixo.

I - A partir do século XV, Portugal estabeleceu colônias, entrepostos comerciais e feitorias na África, na América e na Ásia, o que lhe permitiu transformar-se em um extenso império ultramarino.

II - No continente americano, as colônias portuguesas permaneceram sob o comando da metrópole até o final do século XIX, quando o fim da escravidão no Brasil rompeu com a rede comercial no Atlântico Sul. 

III- Na segunda metade do século XX, iniciaram-se os levantes independentistas das colônias portuguesas na África, impulsionados pela Revolução dos Cravos de 1974.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Em meados da década de 1970, intensificaram-se no Brasil as demandas de diferentes setores da sociedade brasileira por uma “anistia ampla, geral e irrestrita”. 

Com relação a esse contexto histórico e suas consequências nos dias de hoje, considere as afirmações abaixo.

I - A promulgação da Lei da Anistia, em 1979, insere-se no processo de transição política para a democracia junto com outras medidas, como a revogação do Ato Institucional n. 5 e a reorganização do sistema partidário brasileiro.

II - A anistia obedeceu ao grande acordo nacional, organizado pelo partido governista e pela oposição, que previa a permanência dos militares no poder por mais uma década.

III- Um processo de revisão da anistia, concedida aos agentes da repressão, iniciou-se a partir da década de 1990, e esses agentes passaram a ser criminalizados com o início dos trabalhos da Comissão Nacional da Verdade, em 2012.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Observe o cartum abaixo.

Alex Solnik e Chico Caruso. “Bar Brasil. Não ria de
Alex Solnik e Chico Caruso. “Bar Brasil. Não ria de 
mim, Argentina”. Revista Senhor, n. 138, 
09/11/1983, p. 78. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/wpcontent/uploads/2016/12/senhor002.jpg>. 
Acesso em: 23 jul. 2019.

A charge retrata o presidente João Batista Figueiredo e o deputado federal Ulisses Guimarães em 1983, e faz referência

(A) à proposta legislativa liderada pelos deputados da oposição em defesa do modelo argentino de abertura democrática para o Brasil.

(B) ao projeto elaborado por Ulisses Guimarães para a realização de eleições indiretas no Brasil, contrariando a campanha pela reeleição de João Batista Figueiredo.

(C) ao movimento político criado em defesa de eleições diretas para a Presidência da República, durante a sucessão de João Batista Figueiredo.

(D) à imposição de eleições diretas para o Congresso Nacional, feita pelo Presidente aos parlamentares, que perderiam seu poder no Colégio Eleitoral.

(E) à proibição de eleições indiretas para a Presidência da República, estabelecida pelo Exército no contexto da abertura política, iniciada na década de 1970.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
Leia os versos do poema Lira Itabirana, escrito por Carlos Drummond de Andrade e publicado em 1984.

O Rio? É doce.
A Vale? Amarga.
Ai, antes fosse
Mais leve a carga.
Entre estatais
E multinacionais,
Quantos ais!
A dívida interna.
A dívida externa
A dívida eterna.
Quantas toneladas exportamos
De ferro?
Quantas lágrimas disfarçamos
Sem berro?

O poeta faz referência à exploração de minérios no Brasil e suas consequências sociais. A respeito do papel da mineração na história brasileira, considere as seguintes afirmações.

I - No século XVIII, a exploração de metais preciosos na região de Minas Gerais desenvolveu redes internas de comércio na colônia, articulando a região com zonas de produção pecuária do sul e com fornecedores de mão de obra escravizada do nordeste.

II - Durante o Estado Novo, o projeto político, imposto por Getúlio Vargas para reduzir a dívida externa brasileira, estabelecia a privatização das grandes empresas nacionais e ocasionou a venda da Companhia Vale do Rio Doce para o capital estrangeiro.

III- No Brasil contemporâneo, a exportação em larga escala de minérios ocupa uma posição central na economia, tornando o país suscetível a crises, em razão das variações nos preços internacionais e de desastres ambientais de vastas proporções. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Leia o segmento abaixo de Mariana Cassino, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Tudo indica que é uma floresta cultural, que foi sendo enriquecida e construída ao longo dos anos de ocupação da área pelas pessoas que viveram ali. Até mesmo o solo que tem indícios de transformação humana [...]. Esse manejo é fundamental para a manutenção da Amazônia que temos hoje. Sem isso, ela não seria a mesma [...] Essas populações são fundamentais para a conservação da floresta. Nossa sociedade tende a separar a natureza e a cultura, mas as populações indígenas da Amazônia não fazem essa separação. Tendo em vista essa história de longa duração da Amazônia, de íntima ligação entre pessoas e florestas, esse manejo é fundamental para pensarmos o modelo da Amazônia hoje.
ELLER, Johanns. Complexo arqueológico de grandes
proporções é descoberto na Amazônia central. O 
Globo, 08/09/2019.

A partir do segmento acima, considere as afirmações a respeito da história da ocupação da Amazônia.

I - A ocupação indígena na Amazônia caracterizou-se pela monocultura intensiva, provocando transformações no solo.

II - A conservação da floresta amazônica deve-se em grande parte às formas de relação com o meio ambiente, mantidas pelas populações locais.

III- A separação entre natureza e cultura, característica das sociedades ocidentais, foi fundamental para a manutenção da riqueza ambiental da floresta.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Leia os versos de um trecho da música Maria da Vila Matilde, interpretada por Elza Soares.

Cadê meu celular?
Eu vou ligar pro 180
Vou entregar teu nome
E explicar meu endereço
Aqui você não entra mais [...]

A letra faz referência ao tema da violência doméstica contra as mulheres que, segundo as estatísticas do Instituto Maria da Penha, atinge uma brasileira a cada 2 segundos. 

Em relação à história da atuação do Brasil na prevenção e combate à violência, considere as afirmações abaixo.

I - O “Disque 180”, implementado em 2005, passou a disponibilizar informações sobre os direitos e os locais de atendimento às mulheres em situação de violência.

II - A Lei Maria da Penha foi sancionada, em 2006, para combater a violência de gênero, uma vez que se trata de violação aos direitos humanos.

III- A Lei do Feminicídio, que alterou o Código Penal de 1940, passou a qualificar o homicídio relacionado à condição do sexo feminino como crime hediondo.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II. 
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


GEOGRAFIA

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
Um geógrafo está viajando do Ponto A (175° Oeste - um local latitudinalmente próximo ao Alasca), onde são 10h da manhã de quarta-feira, em direção ao Ponto B (165° Leste - um local na Sibéria). 

Em que dia da semana e horário, nesse percurso, ele cruzará a Linha Internacional de Mudança de Data?

(A) Terça-feira às 09h.
(B) Quarta-feira às 11h.
(C) Quarta-feira às 09h.
(D) Quinta-feira às 24h.
(E) Quinta-feira às 10h.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa correta sobre o polo Norte magnético e geográfico da Terra.

(A) O polo Norte geográfico orienta as bússolas atuais.

(B) O polo Norte magnético, nos últimos 150 anos, vem-se deslocando do Canadá para a Sibéria.

(C) O polo Norte magnético possui a mesma localização latitudinal do polo Norte geográfico.

(D) O polo Norte magnético poderá estar extinto nos próximos anos.

(E) O polo Norte magnético acompanha as mudanças na circulação do vórtex polar.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Eratóstenes (276-194 a.C), matemático, poeta, geógrafo e bibliotecário da Biblioteca de Alexandria, nascido na Grécia Antiga há mais de 2000 anos, calculou as dimensões da Terra pela primeira vez com um erro muito pequeno. Seus cálculos utilizavam um modelo ........ da Terra que, na realidade, apresenta a forma ........ .

(A) cilíndrico – esférica
(B) plano – esférica
(C) esférico – plana
(D) esférico – geoidal
(E) geoidal – esférica


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Considere o segmento abaixo.

Cerca de 600 alpinistas escalaram o Monte Everest na temporada deste ano de 2019 - de 14 a 28 de maio. Houve até mesmo filas de espera para alcançar o pico. E houve quem morresse à espera. 
Adaptado de: <https://www.tsf.pt/mundo/ 
interior/filas-de-espera-e-corpos-pelo-caminhocaos
-e-carnificina-para-subir-o-evereste10962607.html>. Acesso em: 31 mai. 2019.

Sobre as regiões de montanhas, pode-se afirmar que, quanto maior for a altitude, ocorre

(A) a diminuição de 6,5 °C/km na temperatura média superficial do ar.

(B) a rarefação do Oxigênio, pois o Argônio passa a predominar na composição do ar.

(C) o aumento dos raios cósmicos, e as temperaturas médias do ar aumentam 0,5 °C a cada 100m.

(D) o aumento do efeito estufa, devido à maior quantidade de gases como o Ozônio troposférico, CO2 e vapor d’água.

(E) o aumento da precipitação líquida, se a montanha estiver localizada na região tropical, pois as temperaturas são altas, independentemente da elevação topográfica.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
Considere as seguintes afirmações a respeito da problemática do lixo. 

I - São Paulo, do ponto de vista logístico, está entre as cidades que mais geram resíduos, superada, nos dias atuais, por Tóquio e Nova Iorque. 

II - Resíduos de equipamentos eletrônicos dos EUA, Coreia do Sul, Japão, Cingapura e Canadá, mediante pagamento, são recepcionados em Guiyu, na China, o que é um exemplo de sustentabilidade ambiental na gestão de tais resíduos. 

III- Lixões e aterros sanitários, formados pela atividade humana, podem ser considerados depósitos tecnogênicos e são exemplos marcantes da interferência do homem nos processos naturais planetários.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
Considere as seguintes afirmações sobre o período geológico Quinário.

I - No período que inicia após o Quaternário, as ações humanas na superfície terrestre implicam o reconhecimento dos depósitos superficiais e das formas de relevo antropogênicas.

II - No atual período geológico, o homem é um importante agente geológico no planeta e desencadeia processos geomorfológicos cujas intensidades superam muitos processos naturais.

III- Diante das projeções da escassez dos recursos naturais não renováveis, a denominação de Quinário, para o atual período de reconhecimento do homem como agente geológico e geomorfológico, será proposta a partir do final do próximo século. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Considere o texto e a figura abaixo.

A tendência à diminuição do gelo marinho Ártico possui repercussões na geopolítica mundial. Uma delas é o surgimento de novas rotas de transporte marítimo, visando ao comércio internacional que, dessa forma, pode envolver diferentes países em conflitos na região.

Adaptado de: Basic Olic, N. Geopolítica dos Oceanos, Mares e Rios. Ed. Moderna: São Paulo, SP, 2011.

Adaptado de: Basic Olic, N. Geopolítica dos Oceanos, Mares e Rios.
Ed. Moderna: São Paulo, SP, 2011.

Considere as seguintes afirmações sobre as atuais questões geopolíticas no Ártico. 

I - Há, entre as tensões territoriais no Ártico, conflitos de interesse entre Canadá, Estados Unidos, Rússia e China, os quais seriam maiores se existissem recursos como petróleo e gás no mar territorial Ártico.

II - Há, por parte de Dinamarca, Suécia, Japão e China, crescente interesse na região, pois, com a nova rota marítima, a viagem entre China e Suécia será reduzida em distância e tempo, rendendo economia de combustível.

III- Há o aumento de choques culturais com as populações autóctones, além das crescentes preocupações geopolíticas advindas do aumento de fluxo marítimo e comercial.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
O final de 2018 e os meses iniciais de 2019 caracterizaram-se por um aumento de incertezas e uma perda de dinamismo da economia mundial. 

Considere as seguintes afirmações a respeito das principais fontes de incerteza.

I - A desaceleração do comércio internacional, em parte associada a conflitos comerciais, como entre Estados Unidos e China. 

II - A interferência de questões políticas, com destaque para a perspectiva de saída (Brexit) do Reino Unido da União Europeia.

III- As perspectivas de crescimento nos Estados Unidos, o risco de uma recessão na Europa e a desaceleração da economia chinesa. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Leia o segmento abaixo.

A União Europeia conseguiu fechar em 28/06/2019 com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) um ambicioso acordo comercial que dará acesso às empresas europeias a um mercado de 260 milhões de consumidores, segundo confirmaram fontes comunitárias. Com o pacto, que levou quase duas décadas de negociações, a UE se reivindica como bastião do livre comércio em uma época marcada pelas políticas protecionistas dos Estados Unidos e China.
Disponível em: 
<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/06/28/int
ernacional/1561741765_ 367243.html>. 
Acesso em: 02 jul. 2019.

Considere as seguintes afirmações a respeito do MERCOSUL.

I - A tendência, a partir do tratado firmado com a União Europeia em junho de 2019, é a alteração no papel tradicional dos países do MERCOSUL, conhecidos como exportadores de bens primários agrícolas e minerais e importadores de produtos industrializados de alto valor agregado. 

II - As missões Jesuíticas-Guaranis são um dos eixos da política de patrimonialização supranacional do MERCOSUL e uma via fundamental para o desenvolvimento econômico e social de áreas de fronteira.

III- A previsão de harmonia das normas ambientais dos países integrantes do MERCOSUL implica ordenamento ambiental único.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Considere as seguintes afirmações a respeito das relações entre os Estados Unidos da América e a China.

I - As duas potências mundiais estão em crescente clima de tensão a partir da postura de disputa comercial adotada pelo atual governo norte-americano.

II - As duas nações apresentam matrizes energéticas distintas, com os Estados Unidos da América baseados em matriz de carvão e com a China baseada em matriz hidrelétrica.

III- Os dois apresentam postura semelhante nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas, definidas em termos do interesse desenvolvimentista dos países, embora a China seja o maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, ultrapassando os Estados Unidos da América.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Leia o segmento abaixo.

Estas pessoas que estão vindo agora são refugiados que não são famintos, sem pão ou água. São pessoas que, ontem, tinham orgulho de seus lares, de suas posições na sociedade, que, frequentemente, tinham um alto grau de educação e assim por diante. Mas, agora eles são refugiados.
Disponível em: 
<https://www.fronteiras.com/artigos/zygmunt-
bauman-o-medo-dos-refugiados>.
Acesso em: 02 jul. 2019.

Sobre o tema refugiados no mundo, é correto afirmar que

(A) parte do grupo de imigrantes consegue obter melhores condições de vida nos locais de destino e enviar aos seus países de origem recursos financeiros importantes.

(B) os refugiados migram principalmente por motivos de insegurança, desastres ambientais e destinam-se aos países com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

(C) a inserção de políticas antimigração nos países de destino zerou as taxas de recebimento de fluxo migratório.

(D) a legalização de imigrantes tem ocorrido em alguns países da Europa e com regras iguais entre as nações, mas a erradicação da discriminação contra o imigrante tem sido motivo de preocupação entre as autoridades. 

(E) os venezuelanos, na América do Sul, somente migram para o Brasil, pois há ausência de vazios demográficos em outros países para ocupar e povoar.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Leia o segmento abaixo.

Conflitos internacionais têm como pano de fundo as disputas por petróleo. 
BARROS. E. V. A matriz energética mundial e a 
competitividade das nações: bases de uma 
nova geopolítica. Engevista, v. 9,
n. 1, p. 47-56, junho 2007.

Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

As maiores reservas de petróleo na África estão localizadas ........, e as maiores da América do Sul estão localizadas ........ .

(A) na Nigéria – no Brasil
(B) na Líbia – na Venezuela
(C) na Nigéria – na Venezuela
(D) no Sudão do Sul – na Colômbia
(E) na Líbia – na Colômbia


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
Assinale a afirmação correta sobre os fluxos e as rotas aéreas no mundo.

(A) Os fluxos e as rotas aéreas provenientes de todos os continentes concentram-se na Europa.

(B) A América do Sul apresenta maior fluxo de rotas aéreas para a Ásia.

(C) Os fluxos aeroviários estão distribuídos de forma proporcional entre as regiões do Planeta.

(D) Os principais aeroportos asiáticos estão no interior do continente.

(E) O transporte aeroviário aumenta as distâncias e torna mais dinâmica a relação de interdependência entre os lugares.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Observe a ilustração abaixo.

Observe a ilustração abaixo

Assinale a alternativa correta sobre o local indicado no mapa com uma estrela.

(A) Trata-se do Estreito Médio, e as questões geopolíticas mundiais são pouco influenciadas pelo que ocorre no local, pois ele está localizado longe de nações consideradas superpotências.

(B) Trata-se do Estreito de Ormuz, e o preço mundial do barril de petróleo é influenciado pelas tensões que ocorrem no local.

(C) Trata-se do Estreito de Omã, e as tensões na região ocorrem principalmente pela influência militar chinesa nos países do Golfo Pérsico.

(D) Trata-se do Estreito de Dacar, considerado uma área degradada e estratégica para conservação da biodiversidade, de acordo com a convenção de Madrid.

(E) Trata-se do Estreito de Gibraltar, reivindicado pelos países limítrofes, devido ao controle do Canadá e Estados Unidos da América.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
Leia os segmentos abaixo.

No caso de Brumadinho, o lodo invadiu o ribeirão Ferro-Carvão, e dali já seguiu para o [rio] Paraopeba. O ribeirão, devido à sua topografia, acabou retendo em seu vale boa parte dos rejeitos. Isso significa que as chuvas que estão caindo hoje e que vão cair nos próximos anos vão carrear esses rejeitos continuamente para o [rio] Paraopeba. 
Disponível em: 
<https://www.nationalgeographicbrasil.com/mei
o-ambiente/2019/02/lama-toxica-poluicao-barragem-fundao-samarco-mariana-abrolhos>. 
Acesso em: 21 mar. 2019.

Pesquisadores confirmaram que a lama do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), percorreu cerca de 660 km do rio Doce e depois chegou ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos. 
Disponível em: < https://www1.folha.uol.com.br/
cotidiano/2019/02/lama-avanca-por-rio-e-moradores-deixam-casas.shtml>.
Acesso em: 21 mar. 2019.

Considere as afirmações abaixo, sobre os problemas ambientais associados ao rompimento de barragens de mineração.

I - Os danos ambientais do rompimento das barragens de rejeitos de mineração reportados envolvem biota, microclima, solos, recursos hídricos (drenagem superficial e subterrânea), população, dinâmica sedimentar e processos de formação do relevo.

II - Os impactos ambientais acontecem a montante e a jusante de onde ocorreu o evento, pois o entendimento da extensão dos danos envolve o conceito de bacia hidrográfica.

III- O impacto do rompimento da barragem da Samarco, no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, está relacionado à ação da corrente oceânica de Humboldt.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
No Brasil, as unidades de geração eólica concentram-se nos Estados da região

(A) Nordeste.
(B) Norte.
(C) Centro-oeste.
(D) Sudeste.
(E) Sul.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
Considere as seguintes afirmações a respeito da questão do desmatamento na Amazônia.

I - O efeito inibidor do desmatamento da Floresta Amazônica está relacionado à presença e à criação de Terras Indígenas.

II - O desmatamento apresenta um elevado índice na emissão de dióxido de carbono e é um fator que aumenta a capacidade de sequestro de carbono do ecossistema amazônico.

III- O aumento dos conflitos no campo, no período 2017-2018, registra o avanço da fronteira agrícola sobre a Amazônia, bem como o aumento na taxa de desmatamento. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Observe o gráfico abaixo.

Observe o gráfico abaixo.

Sobre o tema, é correto afirmar que

(A) o Brasil e a União Europeia apresentam políticas públicas semelhantes com respeito às permissões de agrotóxicos.

(B) o aumento recente no número de agrotóxicos autorizados no Brasil está relacionado com a adoção de políticas ambientais mais rígidas pelos órgãos estatais brasileiros.

(C) as commodities apresentam o menor número de agrotóxicos autorizados no Brasil e proibidos na União Europeia.

(D) os dados do gráfico refletem a visão de desenvolvimento adotada pelo Brasil, com ênfase em commodities e agrocombustíveis que demandam o uso intensivo de agrotóxicos.

(E) a adoção de uma política permissiva ao uso de agrotóxicos está ausente no plantio de espécies arbóreas exóticas para exportação brasileira. 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Estão em discussão, na atualidade, diferentes projetos de empreendimentos com potencialidade para geração de impactos ambientais preocupantes em diferentes bacias hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul. Entre esses projetos, estão os de mineração, localizados na Bacia do ........ que podem afetar o ........, e os de hidrelétricas na Bacia do ........ que podem afetar o ........ .

(A) Lago Guaíba – Parque Estadual do Delta do Jacuí – Rio Uruguai – Parque Estadual do Turvo

(B) Rio Uruguai – Parque Estadual do Turvo – Lago Guaíba – Parque Estadual do Delta do Jacuí

(C) Rio Uruguai – Parque Estadual do Espinilho – Lago Guaíba – Parque Estadual do Tainhas

(D) Lago Guaíba – Parque Estadual do Tainhas – Litoral – Parque Nacional de Aparados da Serra

(E) Litoral – Parque Nacional de Aparados da Serra – Rio Uruguai – Parque Estadual do Turvo


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Observe a tabela abaixo.

Evolução das taxas de homicídios (número de homicídios por 100 mil habitantes) 
das regiões brasileiras entre 2000 e 2016.

Evolução das taxas de homicídios (número de homicídios por 100 mil habitantes)  das regiões brasileiras entre 2000 e 2016.
Adaptado de Atlas Nacional de Violência:
http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/dados-series/20. 
Acesso em: 31 mai. 2019.

Considere as seguintes afirmações sobre a dinâmica da distribuição espacial da violência no Brasil e os dados apresentados na tabela.

I - O aumento das taxas referentes à criminalidade nas Regiões Norte e Nordeste está relacionado à disputa pelo domínio de mercados varejistas, nessas regiões, por facções criminosas, oriundas do Sudeste.

II - A queda das taxas de violência no Sudeste está relacionada às políticas de desarmamento implementadas desde o início dos anos 2000 e à transição demográfica rumo ao envelhecimento da população.

III- A Região Sul apresenta estabilidade nas taxas de violência, mantendo-se com as mais baixas taxas de violência do país.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Considere as seguintes afirmações a respeito da situação do trabalho em condições análogas à escravidão, no Brasil atual. 

I - O número de trabalhadores em condições análogas à escravidão e o Índice de Desenvolvimento Humano nas regiões brasileiras estão associados.

II - O elevado número de trabalhadores em condições análogas à escravidão, resgatados na região Norte, está relacionado à expansão da fronteira agrícola.

III- O alto número de trabalhadores em condições análogas à escravidão nas regiões metropolitanas do Sudeste apresenta relação com as taxas de migração de estrangeiros.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Sobre o tema demografia no Brasil, é correto afirmar que

(A) a esperança de vida considera a taxa de mortalidade projetada para cinco décadas posteriores ao período de análise.

(B) a esperança de vida ao nascer vem aumentando para mulheres e diminuindo para homens, desde 1940, influenciada pelas condições de saúde.

(C) o aumento nas taxas de expectativa de vida e a diminuição nas taxas de fecundidade influenciam na tendência de envelhecimento da população.

(D) as variações nas taxas de natalidade são consideradas no cálculo da expectativa de vida, podendo-se, assim, diferenciar as regiões. 

(E) os valores de expectativa de vida mais altos para homens estão no Nordeste. 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
Observe a tabela abaixo.

Evolução da população brasileira total, urbana e rural 
(indígena e não indígena) entre 1991 e 2010.

Evolução da população brasileira total, urbana e rural  (indígena e não indígena) entre 1991 e 2010.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: 
<https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html>.
Acesso em: 31 mai. 2019.

Considere as seguintes afirmações a respeito da situação demográfica da população indígena no Brasil, apresentada na tabela.

I - A população indígena aumentou em ritmo mais rápido do que a população não indígena brasileira, entre 1991 e 2010.

II - A população indígena, no espaço urbano, diminuiu entre 2000 e 2010.

zIII- A população indígena, nos espaços rurais, aumentou entre 1991 e 2010.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Leia o segmento abaixo.

A lei federal 7.661, de 1988, estabelece, no seu artigo X, que no Brasil as praias "(...) são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas por legislação específica".
Disponível em: <https://apublica.org/colecaoparticular/>. 
Acesso em: 31 mai. 2019.

Sobre a situação de espaços públicos no Brasil, considere as afirmações abaixo. 

I - O controle de acesso em praias é realizado normalmente pelas comunidades tradicionais sem a autorização do poder público.

II - O controle de acesso em praias é um direito do proprietário, de acordo com princípios constitucionais.

III- O controle de acesso em praias é realizado normalmente por moradores, com finalidade de privatização de espaços públicos.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Observe a tabela abaixo, que apresenta a taxa de desocupação (%) das pessoas de 14 anos ou mais de idade, por Unidades da Federação do Brasil.

Observe a tabela abaixo, que apresenta a taxa de desocupação (%) das pessoas de 14 anos ou mais de idade, por Unidades da Federação do Brasil

Sobre os dados apresentados na tabela, é correto afirmar que

(A) o Amapá teve a menor taxa de desocupação no quarto trimestre de 2018 e no primeiro trimestre de 2019.

(B) a taxa de desocupação diminuiu no primeiro trimestre de 2019, em todos os Estados, em relação ao quarto trimestre de 2018. 

(C) o Estado de Santa Catarina apresenta a maior taxa de desocupação.

(D) as Unidades da Federação que apresentaram, nos dois períodos, as menores taxas de desocupação foram Santa Catarina e Bahia.

(E) as maiores variações foram no Acre, Goiás e Mato Grosso do Sul.


BIOLOGIA

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
Cientistas encontraram compostos de ferro, cianeto e monóxido de carbono em meteoritos que bombardearam a Terra durante sua formação, o que pode fornecer pistas sobre a origem da vida no planeta. Essa composição assemelha-se à hidrogenase, enzima que quebra o hidrogênio: “É possível que esses complexos de cianeto, ferro e monóxido de carbono tenham sido precursores para as ações das enzimas e depois incorporados a proteínas”, acredita Karen Smith, pesquisadora sênior de Boise.
Adaptado de: Redação Galileu, 27/06/2019. 
Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2019/06/veneno-em-meteoritos-fornece-pistas-sobre-origem-da-vida-na-terra.html>.
Acesso em: 12 jun. 2019.

Em relação às teorias de origem da vida no planeta Terra, é correto afirmar que

(A) a notícia reforça a possibilidade da vinda de seres vivos de outros planetas, tal como postulado por Pasteur em 1860.

(B) a teoria da biogênese argumenta que os primeiros seres vivos surgiram a partir da matéria inanimada.

(C) os primeiros seres vivos que surgiram na Terra foram os coacervatos, formados por um agregado de moléculas inorgânicas.

(D) a teoria da geração espontânea sustenta que os seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas da atmosfera primitiva.

(E) os experimentos de Redi com pedaços de carne, no século XVII, corroboram a teoria da biogênese.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Os cílios e os flagelos de células eucarióticas são estruturas responsáveis pela locomoção e organizam-se a partir de microtúbulos especializados.

Considere as seguintes afirmações sobre cílios e flagelos.

I - Ambos, em corte transversal, têm a mesma estrutura interna, com nove conjuntos duplos de microtúbulos periféricos e dois microtúbulos centrais.

II - Os centríolos de células eucarióticas apresentam estrutura idêntica aos cílios e flagelos.

III- Os cílios e os flagelos são originados do corpúsculo basal que apresenta nove conjuntos triplos de microtúbulos periféricos.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Os cloroplastos presentes no citoplasma das células de angiospermas são envoltos por duas membranas externas. Internamente apresentam pequenas bolsas em forma de disco chamadas ........, que se empilham e formam um complexo membranoso denominado ........ . 

(A) tilacoides – grana
(B) vacúolos – estroma
(C) cristas – vesícula
(D) grana – estroma
(E) cisternas – crista


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa correta sobre a síntese de proteínas em células eucarióticas.

(A) O sítio E do ribossomo é ocupado pelo RNA ribossômico, que promove a formação da cadeia polipeptídica.

(B) Os RNA mensageiros têm como função determinar a sequência em que os aminoácidos devem ser unidos para formar os polipeptídeos.

(C) A informação inscrita na sequência de bases do RNA ribossômico é traduzida na sequência de aminoácidos da proteína.

(D) Os RNA ribossômicos capturam aminoácidos livres no citoplasma da célula e os transportam até o núcleo da célula.

(E) A ligação entre os aminoácidos na cadeia polipeptídica em formação é catalisada pelo RNA mensageiro.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
George W. Beadle e Edward L. Tatum, na década de 1940, realizaram experimentos com o mofo do pão, Neurospora crassa, observando uma rota metabólica para a síntese de arginina. Esse fungo tem o genoma haploide na maior parte do seu ciclo de vida. 

Para realizar a investigação, os cientistas provocaram mutações na cepa do tipo selvagem, por meio de raios X, e colocaram diferentes tipos de mutantes em meios de cultivo mínimo, com nutrientes básicos originais, e em meios com diferentes suplementos. 

O quadro abaixo mostra os resultados obtidos pelos pesquisadores: o sinal "+" indica que houve crescimento da colônia de fungos, e o sinal "–" indica que não houve crescimento.

O quadro abaixo mostra os resultados obtidos pelos pesquisadores: o sinal "+" indica que houve crescimento da colônia de fungos, e o sinal "–" indica que não houve crescimento.

Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que

(A) a cepa mutante 2 apresenta mutação no gene que codifica a enzima, a qual converte citrulina em arginina.

(B) o experimento indica que há quatro genes envolvidos na produção de uma enzima que permite a conversão direta de um precursor inicial em arginina.

(C) a cepa mutante 3 apresenta mutação no gene que codifica a enzima, a qual converte o precursor em ornitina.

(D) o crescimento da colônia na cepa mutante 1, apenas com a adição de arginina no meio, indica que ela consegue converter a citrulina e a ornitina em arginina.

(E) a cepa selvagem apresenta mutações em todos os genes que codificam as enzimas.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre a função renal e a manutenção do equilíbrio hídrico nos seres humanos.

( ) O sangue chega no glomérulo para ser filtrado através da arteríola aferente.

( ) A taxa de filtração glomerular é mantida por um mecanismo autorregulatório que contrai as arteríolas aferentes quando a pressão sanguínea diminui.

( ) A reabsorção de sódio nos rins é controlada pelos hormônios aldosterona e angiotensina. 

( ) O hormônio antidiurético (ADH) é liberado pelas glândulas suprarrenais e aumenta a permeabilidade à agua da membrana das células dos glomérulos. 

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – F – V.
(B) V – F – V – F.
(C) F – F – V – F.
(D) F – V – V – F.
(E) F – V – F – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Sobre a bainha de mielina, é correto afirmar que ela

(A) é formada por proteínas secretadas pelos astrócitos, permitindo o isolamento elétrico do axônio.

(B) gera uma barreira hematoencefálica, protegendo os neurônios de substâncias nocivas.

(C) promove uma condução de potenciais de ação mais lentamente do que os axônios não mielinizados.

(D) é produzida pelas células da glia, que têm como função propagar os sinais elétricos captados pelo sistema nervoso periférico.

(E) tem origem no sistema nervoso central a partir dos oligodentrócitos e, no sistema nervoso periférico, é produzida pelas células de Schwann.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
No bloco superior abaixo, estão denominadas as duas linhagens de células-tronco medulares que ocorrem na medula óssea vermelha; no inferior, tipos de células e de elementos figurados do sangue que se originam dessas linhagens.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Células-tronco mieloides
2. Células-tronco linfoides

( ) Hemácias
( ) Linfócitos T
( ) Monócitos
( ) Plaquetas

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 1 – 2 – 1 – 1.
(B) 1 – 2 – 1 – 2.
(C) 2 – 1 – 2 – 1.
(D) 1 – 2 – 2 – 1.
(E) 2 – 1 – 1 – 2.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
No bloco superior abaixo, estão denominados padrões de clivagem de ovos de diferentes espécies; no inferior, imagens de padrões de segmentação das células-ovo.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Clivagem completa
2. Clivagem incompleta
3. Clivagem superficial

No bloco superior abaixo, estão denominados padrões de clivagem de ovos de diferentes espécies; no inferior, imagens de padrões de segmentação das células-ovo.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 3 – 2 – 1 – 2.
(B) 1 – 2 – 3 – 1.
(C) 2 – 3 – 1 – 1.
(D) 1 – 3 – 1 – 2.
(E) 2 – 3 – 2 – 1.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Considere as seguintes afirmações sobre as Archea.

I - São organismos que possuem em seu citoplasma organelas envolvidas por membranas.

II - Apresentam ancestral comum mais recente com Eukaria do que com o domínio Bacteria.

III- Utilizam a quimiossíntese como modo de nutrição, processo que usa a luz como fonte principal de energia.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
A hidatidose cística é uma verminose provocada pelo Echinococcus granulosus, verme chamado popularmente de “tênia-anã”, enquanto a teníase tem como organismo causador a Taenia solium ou “tênia”.

Em relação às tênias, é correto afirmar que

(A) a Taenia solium desenvolve os cisticercos nos músculos do boi, que é seu hospedeiro intermediário.

(B) a Taenia solium e o Echinococcus granulosus são vermes com sistema digestório completo.

(C) a Taenia solium desenvolve a fase larval em ambientes de água doce.

(D) a Taenia solium e o Echinococcus granulosus pertencem ao grupo dos platelmintos, que engloba também espécies de vida livre.

(E) a Taenia solium adulta realiza a reprodução no intestino do hospedeiro intermediário.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
A lista abaixo apresenta características e estruturas de seres vivos.

1. Sistema digestório completo
2. Sistema digestório incompleto
3. Protostômio
4. Deuterostômio
5. Simetria bilateral na fase larval
6. Simetria radial na fase larval

Quais dessas características e estruturas são comuns aos equinodermos?

(A) 1, 4 e 5.
(B) 1, 3 e 5.
(C) 1, 3 e 6.
(D) 2, 3 e 6.
(E) 2, 4 e 5.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
O Parque Zoológico da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul possui representantes de vertebrados nativos do nosso Estado. Entre eles podem ser citados o jacaré-de-papo-amarelo, a capivara, o gavião-chimango, o puma, o cágado-de-barbichas e a ema. 

Com relação a esses animais, são feitas as seguintes afirmações.

I - O jacaré-de-papo-amarelo e o cágado-de-barbichas são répteis, grupo que tem como uma das adaptações ao ambiente terrestre o ovo amniótico.

II - O cágado-de-barbichas, a capivara e a ema possuem coração formado por dois átrios e dois ventrículos completamente separados.

III- As excretas nitrogenadas do jacaré-de-papo-amarelo, do puma e do gavião-chimango são, respectivamente, a amônia, a ureia e o ácido úrico.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Assinale a alternativa que apresenta características das monocotiledôneas.

(A) Grão-de-pólen com três aberturas, feixes vasculares do caule dispersos e sistema radicular fasciculado.

(B) Grão-de-pólen com três aberturas, feixes vasculares do caule dispostos em forma de anel e sistema radicular fasciculado.

(C) Grão-de-pólen com uma abertura, feixes vasculares do caule dispersos e sistema radicular fasciculado.

(D) Grão-de-pólen com três aberturas, feixes vasculares do caule dispersos e sistema radicular pivotante.

(E) Grão-de-pólen com uma abertura, feixes vasculares do caule dispostos em forma de anel e sistema radicular pivotante.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
No bloco superior abaixo, estão listadas características de tecidos vegetais; no inferior, estão listados tecidos vegetais.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1. Tecido com função de assimilação, formado por células clorofiladas.
2. Responsável por transportar a seiva bruta.
3. Tecido de sustentação das plantas, formado por células mortas.
4. Responsável por transportar a seiva elaborada.

( ) esclerênquima
( ) clorênquima
( ) xilema

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 1 – 3 – 2.
(B) 3 – 1 – 4.
(C) 3 – 2 – 4.
(D) 1 – 3 – 4.
(E) 3 – 1 – 2.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Em relação à reprodução das plantas, é correto afirmar que

(A) nas gimnospermas, o gametófito é mais desenvolvido, e o esporófito muito reduzido.

(B) nas pteridófitas homósporas, o megásporo dá origem ao gametófito feminino, e o micrósporo origina o gametófito masculino.

(C) ao longo da evolução das plantas, observa-se a redução do esporófito e o maior desenvolvimento do gametófito.

(D) nas gimnospermas e nas angiospermas, os gametófitos desenvolvem-se no interior de estruturas reprodutivas do esporófito.

(E) nas briófitas e nas pteridófitas, o gametófito é mais desenvolvido do que o esporófito.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes às fases da meiose.

( ) Na subfase de zigóteno da prófase I, ocorre a formação do complexo sinaptonêmico.
( ) Na prófase II, na subfase de diplóteno, ocorre o crossing-over.
( ) Na fase de diacinese I, ocorre a separação das cromátides-irmãs.
( ) Ao final da anáfase I, os cromossomos homólogos estão separados.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) F – V – F – V.
(B) V – F – V – V.
(C) F – V – V – F.
(D) V – V – F – F.
(E) V – F – F – V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Na espécie de abóbora Cucurbita pepo, a forma do fruto pode ser esférica ou discoide e pode também ocorrer uma variação na cor, apresentando cor de abóbora ou branco-amarelada.

O cruzamento de plantas que têm frutos de forma esférica e cor de abóbora, com plantas de frutos de forma discoide e cor branco-amarelada, resultou em uma F1 com o fenótipo discoide e cor de abóbora. 

O cruzamento das plantas da geração F1 produziu uma F2 com 224 indivíduos, com os seguintes fenótipos: 126 discoides e cor-de-abóbora; 42 discoides e cor branco-amarelada; 40 esféricas e cor-de-abóbora; 16 esféricas e branco-amarelada.

Considerando a proporção fenotípica em F2, é correto afirmar que

(A) as proporções de cor e de forma dos frutos obtidos indicam que existem alelos múltiplos para cada uma das características no genoma da planta. 

(B) os resultados demonstram um tipo de herança condicionada por alelos codominantes.

(C) os alelos que condicionam a forma do fruto segregam de forma independente daqueles que condicionam a cor do fruto.

(D) os indivíduos da F1 eram homozigotos dominantes.

(E) cada um dos alelos apresenta expressividade gênica variável.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
O daltonismo é um tipo de cegueira nos seres humanos, referente às cores e condicionado por herança ligada ao X. O lobo solto da orelha, herança autossômica, é um fenótipo dominante em relação ao lobo aderido.

No heredrograma a seguir, estão representados os indivíduos com as respectivas características.

No heredrograma a seguir, estão representados os indivíduos com as respectivas características.

Considerando a genealogia apresentada e considerando que o indivíduo II-4 é heterozigoto para daltonismo, a probabilidade de os indivíduos III-1, III-2 e III-3 serem daltônicos e terem lobo da orelha solto, respectivamente, é

(A) 12,5% , 0% e 25%.
(B) 0% , 12,5% e 25%.
(C) 12,5% , 12,5% e 50%.
(D) 25% , 0% e 50%.
(E) 12,5% , 50% e 75%.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Características herdadas de um ancestral comum e que são compartilhadas por duas ou mais espécies denominam-se

(A) análogas.
(B) divergentes.
(C) homólogas.
(D) homoplasias.
(E) heterólogas.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Observe a tira abaixo.

Observe a tira abaixo.

Assinale a alternativa que justifica corretamente o fato de dinossauros e humanos terem vivido em períodos distintos.

(A) A extinção dos dinossauros ocorreu no período Cretáceo, e os primeiros representantes do gênero Homo surgiram há cerca de 3 milhões de anos.

(B) Os dinossauros são do período Devoniano, e os primeiros hominídeos surgiram no Permiano. 

(C) A presença dos seres humanos é recente no planeta, e os primeiros hominídeos surgiram há aproximadamente 5 mil anos.

(D) Os primeiros hominídeos viveram há aproximadamente 500 milhões de anos; e os dinossauros,há cerca de 700 milhões de anos.

(E) A diversificação das linhagens de primatas que originaram os hominídeos ocorreu no período Carbonífero, logo após a extinção dos dinossauros.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
A Floresta Nacional de São Francisco de Paula é uma unidade de conservação localizada no nordeste do Rio Grande do Sul, onde há matas de araucária. 

Com relação às matas de araucária, é correto afirmar que

(A) estão localizadas na área de abrangência da mata atlântica.

(B) são restritas aos climas tropicais e estão presentes no Rio Grande do Sul e no Uruguai.

(C) têm o fenômeno da desertificação como principal ameaça a sua conservação.

(D) estão presentes em regiões com clima caracterizado pela baixa pluviosidade e pela alta temperatura.

(E) possuem como espécies nativas dominantes a araucária, o pinheiro (Pinus sp.) e o eucalipto.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
Considere as seguintes afirmações sobre pirâmides ecológicas.

I - A produtividade secundária líquida representa, na pirâmide de energia, a matéria orgânica acumulada pelos autótrofos em um período de tempo.

II - A pirâmide de biomassa é invertida nos oceanos, pois o fitoplâncton tem alta taxa de reprodução e é rapidamente consumido pelo zooplâncton.

III- A pirâmide de energia representa as transformações e o fluxo unidirecional de energia nos ecossistemas.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Assinale a alternativa que apresenta exemplos de interações ecológicas interespecífica positiva, interespecífica negativa e intraespecífica, respectivamente.

(A) colônia – predação – parasitismo
(B) comensalismo– competição – sociedade
(C) mutualismo – inquilinismo – sociedade
(D) competição – parasitismo – colônia
(E) amensalismo – competição – colônia


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre sucessão ecológica.

( ) O estágio máximo de homeostase é atingido quando a sucessão chega à comunidade clímax.

( ) A sucessão permite o aumento da biomassa e da variedade de nichos ecológicos do ambiente.

( ) A sucessão primária ocorre em locais que foram desmatados e encontram-se desabitados.

( ) As espécies que compõem as comunidades clímax são resistentes a condições ambientais inóspitas.

(A) V – F – V – F.
(B) F – F – V – V.
(C) F – V – F – V.
(D) V – V – F – F.
(E) F – V – V – F.


QUÍMICA

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
O sal de cozinha (cloreto de sódio) tem solubilidade de 35,6 g em 100 mL de água em temperatura próxima a 0 °C. Ao juntar, em um copo, 200 mL de água a 0,1 °C, três cubos de gelo e 80 g de cloreto de sódio, o número de componentes e fases presentes no sistema, imediatamente após a mistura, será

(A) um componente e uma fase.

(B) dois componentes e duas fases.

(C) dois componentes e três fases.

(D) três componentes e duas fases.

(E) três componentes e quatro fases.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Os compostos abaixo apresentam a seguinte ordem decrescente de pressão de vapor a 15 °C: 

éter dimetílico >> etanol > água.

Considere as afirmações abaixo que explicam esse efeito.

I - Deve-se à maior massa molar das substâncias menos voláteis.

II - Deve-se à presença de ligações de hidrogênio em maior proporção na água do que no etanol e ausentes no éter dimetílico.

III- Deve-se à elevada polaridade do éter. 

Quais estão corretas? 

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I , II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Em 2019, o mundo celebra o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, em reconhecimento a sua importância para o desenvolvimento da ciência moderna.

Considere os elementos X, Y e Z da tabela periódica, levando em conta as seguintes afirmações.

1 - X tem 3 elétrons na última camada.

2 - Y tem tendência a formar quatro ligações covalentes.

3 - Z necessita receber dois elétrons para adquirir a configuração de um gás nobre.

4 - Z tem raio atômico semelhante a Y.

Os elementos X, Y e Z são, respectivamente,

(A) Al – Si – Se.
(B) B – Ge – O.
(C) P – C – Te.
(D) Ga – Ge – As.
(E) In – Ba – I.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
O Brasil concentra 98% das reservas conhecidas de nióbio no mundo. O nióbio é muito utilizado na produção de aços especiais, que apresentam alta resistência mecânica e são usados na fabricação de dutos para óleo e gás, automóveis, navios, pontes e viadutos. 

Considere as afirmações abaixo, sobre esse elemento químico.

I - Está localizado no Grupo 10 e no quarto período da tabela periódica.

II - Apresenta, em um de seus isótopos, 41 prótons e 52 nêutrons no núcleo atômico.

III- Pode ser classificado como um lantanídeo.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III. 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
Considere a tira abaixo.

Considere a tira abaixo
Adaptado de: <www.reddit.com>. Acesso em: 05 ago. 2019.

O conceito químico, associado a essa tira, pode ser interpretado como

(A) substâncias apolares são menos densas que a água.

(B) substâncias polares são geralmente solúveis em água.

(C) substâncias polares são mais densas que substâncias apolares.

(D) substâncias apolares são mais solúveis em água que polares.

(E) substâncias polares e apolares são miscíveis entre si.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
Considere as afirmações abaixo, sobre o óxido de cálcio, CaO.

I - É um sólido iônico.
II - É bastante reativo frente à água. 
III- Possui características metálicas.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Nos aterros sanitários, o processo de biodegradação da matéria orgânica ocorre geralmente em condições anaeróbicas (em ausência de oxigênio ou de ar), produzindo gases causadores do efeito estufa, metano e gás carbônico, conforme mostrado na equação abaixo, exemplificada para a glicose.

C6H12O6(s) → 3 CH4(g) + 3 CO2(g)

O volume de gases do efeito estufa, gerado pela decomposição anaeróbica de 0,9 kg de glicose nas CNTP (0 ºC e 1 atm), será de aproximadamente

(A) 22,4 L.
(B) 67,2 L.
(C) 125,4 L.
(D) 336,0 L.
(E) 672,0 L.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
O ácido cítrico, presente em quase todos os seres vivos, é um ácido fraco, encontrado em grande quantidade nas chamadas frutas cítricas. 

Sabe-se que sua massa molar é 192 g mol⁻¹ e que a sua composição percentual em massa é de 37,5% de carbono, 58,3% de oxigênio e o restante de hidrogênio. Sua fórmula molecular é, portanto,

(A) C5H5O7.
(B) C5H6O7.
(C) C6H8O7.
(D) C6H9O8.
(E) C7H12O6.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Mariscos possuem uma concha feita de carbonato de cálcio, a qual se forma quando os íons cálcio, secretados a partir das células do marisco, encontram a água do mar, rica em dióxido de carbono dissolvido. 

Considere as afirmações sobre esse processo.

I - Uma das reações que ocorre é Ca²⁺ (aq) + CO3²⁻(aq) → CaCO3 (s).

II - A reação envolvendo os ions cálcio na formação da concha é uma reação do tipo ácido-base.

III- O produto formado é classificado como um óxido básico.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e II.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
Descobertas por Gustav Rose, em 1839, as perovskitas representam uma classe de materiais com características únicas que hoje estão revelando inúmeras e versáteis aplicações em uma ampla gama de dispositivos tecnológicos. 

Um tipo de perovskita muito utilizado em células solares é a baseada em haletos orgânico-inorgânicos, cuja fórmula geral é ABX3, em que A e B são cátions e X é um íon haleto.

O cátion A é orgânico, maior e mais eletropositivo que o cátion B, que é tipicamente um íon metálico bivalente. 

Um exemplo desse tipo de material é 

(A) CaTiO3.
(B) (CH3NH3)PbI3.
(C) (CH3NH3)FeO3.
(D) (CH3COO)SnBr3.
(E) CsPbCl3.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Teoricamente, prevê-se que um ciclo com dezoito átomos de carbono seria o menor anel de carbono possível de existir.

Depois de inúmeras tentativas e fracassos, pesquisadores da Universidade de Oxford e da IBM Research conseguiram pela primeira vez sintetizar uma molécula de carbono em forma de anel com dezoito átomos de carbono, o ciclo[18]carbono (estrutura mostrada abaixo). 

A descoberta, publicada na revista Science em agosto de 2019, abre novas perspectivas de aplicações em eletrônica e nanodispositivos.

Assinale a alternativa correta em relação ao ciclo[18]carbono. 

(A) O ciclo[18]carbono constitui uma nova forma alotrópica do carbono.

(B) O ciclo[18]carbono é classificado como um alceno.

(C) A combustão completa de um mol de ciclo[18]carbono leva à formação da mesma quantidade de CO2 e H2O que a combustão completa de três moles de benzeno.

(D) Todos os carbonos apresentam geometria trigonal plana.

(E) A estrutura das ligações entre carbonos é semelhante à do diamante. 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Recentemente, estudantes brasileiros foram premiados pela NASA (Agência Espacial Americana) pela invenção de um chiclete de pimenta, o “Chiliclete”, que auxilia os astronautas a recuperarem o paladar e o olfato. A capsaicina, molécula representada abaixo, é o componente ativo das pimentas.

A capsaicina, molécula representada abaixo, é o componente ativo das pimentas.

A cadeia carbônica desse composto pode ser classificada como

(A) alifática, ramificada e homogênea.

(B) aromática, ramificada e homogênea.

(C) alicíclica, linear e insaturada.

(D) mista, insaturada e heterogênea.

(E) acíclica, linear e heterogênea.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
Na coluna da direita, são apresentados compostos de origem natural (fontes renováveis); na da esquerda, o principal componente desses compostos.

Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.

(1) Glicídios
(2) Proteínas
(3) Lipídios

( ) Melaço de cana
( ) Cera de abelha
( ) Amido de milho
( ) Clara de ovo
( ) Banha de porco

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) 1 – 3 – 1 – 2 – 3.
(B) 1 – 3 – 3 – 2 – 3.
(C) 2 – 3 – 1 – 3 – 1.
(D) 2 – 1 – 1 – 2 – 3.
(E) 3 – 1 – 2 – 3 – 1.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
O óleo de rícino ou óleo de mamona é extraído das sementes da planta Ricinus communis e é constituído por, aproximadamente, 90% de triglicerídeos do ácido ricinoleico, cuja fórmula é representada na molécula abaixo.

Ricinus communis

Sobre essa molécula, é correto afirmar que

(A) é totalmente solúvel em meio aquoso.

(B) possui somente carbonos secundários.

(C) é o ácido 12-hidróxi-9-trans-octadecenoico, de acordo com a nomenclatura da IUPAC.

(D) possui fórmula molecular C18H34O3.

(E) apresenta isomeria ótica.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
O estireno, composto utilizado para a produção de poli(estireno), pode ser sintetizado industrialmente através da rota sintética apresentada abaixo.

O estireno, composto utilizado para a produção de poli(estireno), pode ser sintetizado industrialmente através da rota sintética apresentada abaixo.

Considere as afirmações abaixo, sobre essa rota sintética.

I - A reação A é uma reação de substituição no anel aromático.

II - A reação B é uma reação de hidrogenação com catálise heterogênea.

III- O composto AlCl3 é um ácido de Lewis.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III. 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Na reação de cloração do 2-metilbutano em presença de luz ultravioleta, há formação de produtos monossubstituídos e HCl. O número de produto(s) monossubstituído(s) diferente(s) que podem ser formados é igual a 

(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
(E) 5.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
A dessalinização da água do mar é um processo que transforma água do mar em água potável e garante o abastecimento de milhões de pessoas no mundo. Abaixo são descritas algumas técnicas empregadas nesse processo.

1 - Aquecimento da água do mar, seguido de evaporação e condensação do vapor d´água.

2 - Resfriamento da água do mar até formação de gelo, composto essencialmente de água pura. 

3 - Passagem da água do mar por uma membrana semipermeável, através da aplicação de uma pressão elevada.

As propriedades coligativas, envolvidas nas técnicas descritas nos itens 1, 2 e 3, podem ser classificadas, respectivamente, como

(A) ebulioscopia, crioscopia e osmose reversa.

(B) destilação, cristalização e filtração a vácuo.

(C) destilação, congelamento e filtração a vácuo.

(D) ebulioscopia, tonoscopia e osmose reversa.

(E) tonoscopia, crioscopia e osmose.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
Uma suspensão de sulfato de bário pode ser usada como agente de contraste em exames de raios-X. O sulfato de bário é um sal pouco solúvel, com constante do produto de solubilidade 1,1 × 10⁻¹⁰. 

Em relação a uma solução aquosa saturada desse sal, contendo uma certa quantidade de sal sólido, não dissolvido, são feitas as seguintes afirmações.

I - A adição de nitrato de bário diminui a quantidade de sólido não dissolvido. 

II - A adição de sulfato de sódio aumenta a quantidade de sólido não dissolvido. 

III- Uma reação reversível, na qual a dissolução do sal é exatamente contrabalançada pela sua precipitação, é estabelecida nessa situação.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Uma solução é preparada misturando-se 40,00 mL de NaOH de concentração 0,30 mol L⁻¹ e 60,00 mL de KOH 0,20 mol L⁻¹. 

As concentrações molares de íons Na⁺, K⁺ e OH⁻ na solução resultante serão, em mol L⁻¹, respectivamente,

(A) 0,012; 0,012 e 0,024.
(B) 0,04; 0,06 e 0,10.
(C) 0,12; 0,12 e 0,12.
(D) 0,12; 0,12 e 0,24.
(E) 0,30; 0,20 e 0,50.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
A reação de formação do etanol é definida abaixo.

2 C (s) + 3 H2 (g) + ½ O2 (g) → C2H5OH (l)

Embora essa reação, tal como está escrita, não possa ser realizada em laboratório, pode-se calcular seu efeito térmico, mediante uma combinação adequada de outras reações. 

Usando as reações abaixo, 

C (s) + O2 (g) → CO2 (g)
∆f H° = -394 kJ mol⁻¹

H2 (g) + ½ O2 (g) → 2O (l)
∆f H° = -286 kJ mol⁻¹

C2H5OH (l) + 3 O2 (g) → 2 CO2 (g) + 3 H2O (l)
∆f H° = -1368 kJ mol⁻¹

a entalpia da reação de formação do etanol, em kJ mol⁻¹, é

(A) – 2048.
(B) – 1368.
(C) – 278.
(D) + 394.
(E) + 2048.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Em altas temperaturas, o hidrogênio molecular pode estar em equilíbrio com o hidrogênio atômico através da seguinte reação

H2 (g) ⇆ 2 H (g)

Sobre essa reação, são feitas as seguintes afirmações.

I - A quantidade de hidrogênio atômico aumenta com o aumento da temperatura, porque a reação é endotérmica.

II - Em condições de baixa temperatura, não há energia suficiente para romper a ligação.

III- A variação de entalpia envolvida na reação é o dobro da entalpia de formação do hidrogênio atômico nas condições da reação. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III. 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
A reação do relógio de iodo é bastante comum em feiras de ciências e em demonstrações didáticas. Nela, a ocorrência de várias reações que envolvem iodo e compostos, contendo enxofre em diversos estados de oxidação, leva à formação de uma coloração azul súbita, dependente da concentração dos reagentes. 

Uma possibilidade de realização dessa reação usa persulfato, tiossulfato e iodeto, e, nesse caso, uma das etapas é a reação entre o íon persulfato (S2O8²⁻) e o íon iodeto (I⁻), cuja velocidade de decomposição do persulfato foi determinada e encontra-se na tabela abaixo.

Uma possibilidade de realização dessa reação usa persulfato, tiossulfato e iodeto, e, nesse caso, uma das etapas é a reação entre o íon persulfato (S2O8²⁻) e o íon iodeto (I⁻), cuja velocidade de decomposição do persulfato foi determinada e encontra-se na tabela abaixo.

Assinale a alternativa que apresenta a velocidade inicial x do experimento 4, em mol L⁻¹ s⁻¹, tendo em vista as condições expressas acima.

(A) 0,512
(B) 2,048
(C) 2,560
(D) 6,400
(E) 8,120


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
A combustão incompleta de substâncias, contendo carbono, pode formar o monóxido de carbono, o qual é extremamente tóxico.

O monóxido de carbono, na presença de oxigênio, pode ser convertido no dióxido de carbono, em catalisadores automotivos, de acordo com a reação abaixo.

2 CO (g) + O2 (g) ⇆ 2 CO2 (g)

Em um determinado recipiente, contendo inicialmente monóxido de carbono e oxigênio, estabeleceu-se um equilíbrio em que se pode determinar a pressão total da mistura, 6,1 atm, e as pressões parciais de monóxido de carbono e de dióxido de carbono, as quais foram, respectivamente, 0,5 atm e 4,0 atm. 

O valor da constante de equilíbrio será igual a

(A) 1,6.
(B) 10,6.
(C) 22,4.
(D) 32.
(E) 40.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
O ácido nitroso, HNO2, é um ácido fraco com KA = 4,3 x 10⁻⁴.

A respeito de uma solução aquosa de NaNO2, considere as seguintes afirmações.

I - É uma solução de pH menor que 7. 

II - É mais alcalina do que uma solução aquosa de NaCl.

III- É mais ácida do que uma solução aquosa de NaOH de mesma concentração. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Baterias de Li – CO2 são de grande interesse atual, devido a questões ambientais e energéticas, pois utilizam CO2 e abrem um novo caminho para conversão e armazenamento de energia.

Uma das propostas sobre as semirreações eletroquímicas envolvidas nessa bateria é apresentada abaixo.

3CO2 (g) + 4Li⁺ + 4e⁻ → 2Li2CO3(s) + C (s) E° = 2,8V

2CO2 (g) + O2 (g)+ 4Li⁺ + 4e- → 2Li2CO3 (s) E° = - 3,8V

Sobre essas baterias, é correto afirmar que

(A) o cátion lítio é o agente oxidante; e o gás carbônico, o agente redutor.

(B) no funcionamento da bateria, 1 mol de CO2 é consumido gerando 1 mol de O2.

(C) no ânodo, ocorre formação de carbono elementar e carbonato de lítio.

(D) para recarregar a bateria, é necessário aplicar uma força eletromotriz de 3,8 V.

(E) o oxigênio sofre redução espontânea no cátodo.


FÍSICA

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
No Sistema Internacional de Unidades (SI), utiliza-se o metro (m), o quilograma (kg) e o segundo (s), respectivamente, como unidades de comprimento, massa e tempo.

Em Astronomia, são definidas unidades de medida mais apropriadas para o estudo de objetos astronômicos no Sistema Solar. 

A tabela abaixo mostra a equivalência entre as duas notações.

A tabela abaixo mostra a equivalência entre as duas notações

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo, na ordem em que aparecem.

A órbita do planeta Netuno em torno do Sol tem um raio médio de 4,5 x 10⁹ km. Essa distância corresponde, aproximadamente, a ........ UA.

Júpiter, o planeta mais massivo do Sistema Solar, tem massa MJ aproximadamente igual a 2 x 10²² kg, o que corresponde a ........ MSol.

O módulo da velocidade da luz, c = 3 x 10⁵ km/s, corresponde a, aproximadamente, ........ UA/ano.

(A) 30 – 1,0 x 10⁸ – 1,4 x 10⁹

(B) 30 – 1,0 x 10⁻⁸ – 6,3 x 10⁴

(C) 3 – 1,0 x 10⁻⁸ – 6,3 x 10¹

(D) 0,03 – 1,0 x 10⁻⁸ – 6,3 x 10⁴

(E) 0,03 – 1,0 x 10⁸ – 1,4 x 10⁹


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Dois projéteis são disparados simultaneamente no vácuo, a partir da mesma posição no solo, com ângulos de lançamento diferentes, θ1 < θ2, conforme representa a figura abaixo.

Dois projéteis são disparados simultaneamente no vácuo, a partir da mesma posição no solo, com ângulos de lançamento diferentes, θ1 < θ2, conforme representa a figura abaixo.

Os gráficos a seguir mostram, respectivamente, as posições verticais y como função do tempo t, as posições horizontais x como função do tempo t e as posições verticais y como função das posições horizontais x, dos dois projéteis.

Os gráficos a seguir mostram, respectivamente, as posições verticais y como função do tempo t, as posições horizontais x como função do tempo t e as posições verticais y como função das posições horizontais x, dos dois projéteis.

Analisando os gráficos, pode-se afirmar que

I - o valor inicial da componente vertical da velocidade do projétil 2 é maior do que o valor inicial da componente vertical da velocidade do projétil 1.

II - o valor inicial da componente horizontal da velocidade do projétil 2 é maior do que o valor inicial da componente horizontal da velocidade do projétil 1.

III- os dois projéteis atingem o solo no mesmo instante. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
A figura abaixo representa um bloco de massa 2,0 kg, que se mantém em repouso, sobre uma superfície plana horizontal, enquanto submetido a uma força F paralela à superfície e de intensidade variável.

A figura abaixo representa um bloco de massa 2,0 kg, que se mantém em repouso, sobre uma superfície plana horizontal, enquanto submetido a uma força F paralela à superfície e de intensidade variável.

O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a superfície vale 0,25. Considere g=10 m/s².

Assinale a alternativa que melhor representa o gráfico do módulo da força de atrito estático fe em função do módulo da força aplicada.








UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
A figura abaixo mostra a imagem de um buraco negro na galáxia elíptica Messier 87, obtida através do uso de um conjunto de telescópios espalhados ao redor da Terra.



No centro da nossa galáxia, também há um buraco negro, chamado Sagittarius A*.

Usando o Sistema Internacional de unidades, a relação entre o raio da órbita, R, e o período de revolução T de um corpo que orbita em torno de um astro de massa M é dada pela 3ª Lei de Kepler r3 em que G=6,67 x 10⁻¹¹ N m²/kg² é a constante de gravitação universal.

Quando T e R são expressos, respectivamente, em anos e em unidades astronômicas (UA), a 3ª Lei de Kepler pode ser escrita como r3t2 em que a massa M é expressa em unidades de massa do Sol, MSol.

Tendo sido observada uma estrela em órbita circular com R ≅ 800 UA e T ≅ 16 anos, conclui-se que a massa do buraco negro na nossa galáxia é, aproximadamente,

(A) 2,0 x10⁶ MSol.
(B) 6,4 x10⁴ MSol
(C) 2,0 x10⁴ MSol
(D) 6,4 x10³ MSol.
(E) 2,0 x10² MSol.


Instrução:
As questões 05, 06 e 07 referem-se ao enunciado abaixo.

Em 16 de julho de 1969, o foguete Saturno V, com aproximadamente 3.000 toneladas de massa, foi lançado carregando a cápsula tripulada Apollo 11, que pousaria na Lua quatro dias depois.

Em 16 de julho de 1969, o foguete Saturno V, com aproximadamente 3.000 toneladas de massa, foi lançado carregando a cápsula tripulada Apollo 11, que pousaria na Lua quatro dias depois.
Disponível em:
<https://airandspace.si.edu/multimedia-gallery/39526jpg>.
Acesso em: 29 ago. 2019.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
Em sua trajetória rumo à Lua, a espaçonave Apollo 11 esteve sujeita às forças de atração gravitacional exercidas pela Terra e pela Lua, com preponderância de uma ou de outra, dependendo da sua distância à Terra ou à Lua.

Considere ML = MT/81, em que ML e MT são, respectivamente, as massas da Lua e da Terra. 

Na figura abaixo, a distância do centro da Terra ao centro da Lua está representada pelo segmento de reta, dividido em 10 partes iguais.

Na figura abaixo, a distância do centro da Terra ao centro da Lua está representada pelo segmento de reta, dividido em 10 partes iguais.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo.

Em sua viagem para a Lua, quando a Apollo 11 ultrapassa o ponto ........, o módulo da força gravitacional da Lua sobre a espaçonave passa a ser maior do que o módulo da força gravitacional que a Terra exerce sobre essa espaçonave. 

(A) I.
(B) II.
(C) III.
(D) IV.
(E) V.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
O gráfico abaixo apresenta a posição vertical y do foguete Saturno V durante os 15 primeiros segundos após o lançamento (símbolos +).

A linha contínua ajusta esses pontos com a função y(t) = 1,25 t².

O gráfico abaixo apresenta a posição vertical y do foguete Saturno V durante os 15 primeiros segundos após o lançamento (símbolos +).

Com base nesse gráfico, a energia cinética adquirida pelo foguete após 10 s de voo é de, aproximadamente,

(A) 937,5 MJ.
(B) 375,0 MJ.
(C) 234,4 MJ.
(D) 187,5 MJ.
(E) 93,8 MJ.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Na preparação para executarem tarefas na Lua, onde o módulo da aceleração da gravidade é cerca de 1/6 do módulo da aceleração da gravidade na superfície da Terra, astronautas em trajes espaciais praticam totalmente submersos em uma piscina, em um centro de treinamento.

Como um astronauta com um traje espacial tem peso de módulo P na Terra, qual deve ser o módulo da força de empuxo para que seu peso aparente na água seja igual ao peso na Lua?

(A) P/6.
(B) P/3.
(C) P/2.
(D) 2P/3.
(E) 5P/6.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
A figura abaixo representa um pêndulo cônico: um pequeno corpo de massa m, preso à extremidade de um fio, gira, descrevendo uma circunferência horizontal com velocidade constante em módulo, e o fio forma um ângulo θ com a vertical.


T e P são, respectivamente, a força de tração, exercida pelo fio, e a força peso. Considere as afirmações sobre o trabalho realizado por essas forças.

I - O trabalho realizado pela componente vertical da força de tração, |T|cosθ, é nulo.

II - O trabalho realizado pela componente radial da força de tração, |T|senθ, é nulo.

III- O trabalho realizado pela força P é nulo.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
A figura abaixo mostra dois corpos, identificados como X e Y, cada um de massa 1 kg, movendo-se sobre uma superfície horizontal sem atrito. Os módulos de suas velocidades são vX = 4m/s e vY = 6m/s.

Os módulos de suas velocidades são vX = 4m/s e vY = 6m/s.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo, na ordem em que aparecem.

Se os corpos X e Y sofrem uma colisão elástica, a energia cinética final do sistema é ........ .

Se os corpos X e Y sofrem uma colisão perfeitamente inelástica, a energia cinética final do sistema vale ........ .

Qualquer que seja o tipo de colisão, o módulo da velocidade do centro de massa do sistema é ........ .

(A) 10J – 4J – 2m/s
(B) 10J – 2J – 1m/s
(C) 26J – 1J – 1m/s
(D) 26J – 1J – 2m/s
(E) 26J – 2J – 1m/s


UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
A figura abaixo representa esquematicamente o braço e o antebraço de uma pessoa que está sustentando um peso P. O antebraço forma um ângulo de 90° com o braço. 

FB é a força exercida pelo bíceps sobre o antebraço, e FC é a força na articulação do cotovelo.

FB é a força exercida pelo bíceps sobre o antebraço, e FC é a força na articulação do cotovelo.

Sendo o módulo do peso P = 50 N e o módulo do peso do antebraço Pa = 20 N, qual é o módulo da força FB?

(A) 70 N.
(B) 370 N. 
(C) 450 N. 
(D) 460 N. 
(E) 530 N.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
O diâmetro de um disco de metal aumenta 0,22% quando o disco é submetido a uma variação de temperatura de 100 °C. 

Qual é o valor que melhor representa o coeficiente de dilatação linear do metal de que é feito o disco?

(A) 22 x 10⁻³/°C.
(B) 22 x 10⁻⁴/°C.
(C) 11 x 10⁻⁴/°C.
(D) 22 x 10⁻⁶/°C.
(E) 11 x 10⁻⁶/°C.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
No início do mês de julho de 2019, foram registradas temperaturas muito baixas em várias cidades do país. Em Esmeralda, no Rio Grande do Sul, a temperatura atingiu -2 °C e pingentes de água congelada formaram-se em alguns lugares na cidade. 

O calor específico do gelo é 2,1 kJ/(kg °C), e o calor latente de fusão da água é igual a 330 kJ/kg. 

Sabendo que o calor específico da água é o dobro do calor específico do gelo, calcule a quantidade de calor por unidade de massa necessária para que o gelo a -2 °C se transforme em água a 10 °C.

(A) 355,2 kJ/kg 
(B) 367,8 kJ/kg 
(C) 376,2 kJ/kg 
(D) 380,4 kJ/kg 
(E) 384,6 kJ/kg


UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
Uma amostra de gás ideal monoatômico encontra-se em um estado inicial 1. O gás sofre três transformações sucessivas até completar um ciclo: passa do estado 1 para o estado 2 através de uma compressão adiabática; depois, passa do estado 2 para o estado 3 através de uma transformação isocórica; e, finalmente, retorna ao estado inicial 1, sofrendo uma expansão isotérmica.

Qual dos diagramas volume (V) x temperatura absoluta (T) abaixo melhor representa esse ciclo?








UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Uma máquina de Carnot apresenta um rendimento de 40%, e a temperatura de sua fonte quente é 500 K. A máquina opera a uma potência de 4,2 kW e efetua 10 ciclos por segundo. 

Qual é a temperatura de sua fonte fria e o trabalho que a máquina realiza em cada ciclo?

(A) 200 K – 42 J.
(B) 200 K – 420 J.
(C) 200 K – 42.000 J.
(D) 300 K – 42 J.
(E) 300 K – 420 J.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
Duas cargas negativas e uma carga positiva, as três de mesmo módulo, estão arranjadas, em posições fixas, de três maneiras distintas, conforme representa a figura abaixo.

Duas cargas negativas e uma carga positiva, as três de mesmo módulo, estão arranjadas, em posições fixas, de três maneiras distintas, conforme representa a figura abaixo.

Assinale a alternativa que ordena corretamente os valores da energia potencial eletrostática armazenada U.

(A) U(1) > U(2) = U(3)

(B) U(1) > U(2) > U(3)

(C) U(1) = U(2) = U(3)

(D) U(1) < U(2) < U(3)

(E) U(1) < U(2) = U(3)


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
No circuito da figura abaixo, todas as fontes de tensão são ideais e de 10 V, e todos os resistores são de 4Ω.

No circuito da figura abaixo, todas as fontes de tensão são ideais e de 10 V, e todos os resistores são de 4Ω.

Quando a chave C for fechada, a potência, em W, dissipada no resistor R, será de

(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
(E) 5.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
Em dada região do espaço, existem campos elétrico (E) e magnético (B), orientados perpendicularmente entre si. A figura abaixo representa a situação.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Para que uma carga positiva movendo-se paralelamente ao eixo z atravesse essa região sem sofrer desvio em sua trajetória, o módulo de sua velocidade deve ser igual a ........ e o sentido do seu movimento deve ser ........ .

(A) |B|/|E| ; +z
(B) |E|x|B| ; +z
(C) |E|/|B| ; +z
(D) |B|x|E| ; -z
(E) |E|/|B| ; -z


UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
A figura representa um ímã suspenso verticalmente ao longo do eixo de uma bobina ligada a um galvanômetro.

A deflexão do ponteiro do galvanômetro para direita/esquerda indica que a corrente elétrica fluindo na espira, vista desde o ponto de suspensão do ímã, tem sentido horário/anti-horário. 

Em t = 0, o ímã é liberado e cai. Considere três instantes de queda, (1), (2) e (3), mostrados abaixo.

Escolha a alternativa que indica, aproximadamente, a posição do ponteiro do galvanômetro nos instantes mostrados acima.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 18

UFRGS 2020 - QUESTÃO 18

UFRGS 2020 - QUESTÃO 18

UFRGS 2020 - QUESTÃO 18

UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Na figura abaixo, O, P e Q representam três diferentes posições de um objeto real, e L é uma lente, imersa no ar, cuja distância focal coincide com a distância da posição P à lente.

As setas 1, 2 e 3 representam imagens do objeto, formadas pela lente.

Na figura abaixo, O, P e Q representam três diferentes posições de um objeto real, e L é uma lente, imersa no ar, cuja distância focal coincide com a distância da posição P à lente.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

A lente L é ........, e as imagens do objeto quando colocado nas posições O, P e Q são, respectivamente, ........ .

(A) convergente − 1, 2 e 3
(B) divergente − 1, 2 e 3
(C) convergente – 2, 3 e 1
(D) divergente − 3, 2 e 1
(E) convergente − 3, 2 e 1


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
Um bonito efeito de cor pode ser observado quando a luz solar incide sobre finas películas de óleo ou água. 

Ocorre que, quando um feixe de luz incide sobre a película, ele sofre duas reflexões, uma na superfície anterior e outra na superfície posterior. Assim, esses raios de luz refletidos percorrem diferentes caminhos, e sua superposição resulta em reforço de alguns comprimentos de onda e aniquilação de outros, dando origem às cores observadas. 

O fenômeno responsável por esse efeito é a

(A) difração.
(B) interferência.
(C) polarização.
(D) reflexão total.
(E) refração.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Uma onda sonora propagando-se em um meio fluido, com velocidade de módulo 1.440 m/s, sofre reflexão entre duas barreiras de modo a formar nesse meio uma onda estacionária.

Se a distância entre dois nós consecutivos dessa onda estacionária é 4,0 cm, a frequência da onda sonora é

(A) 180 Hz.
(B) 360 Hz.
(C) 1.800 Hz.
(D) 3.600 Hz.
(E) 18.000 Hz.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Na figura abaixo, a onda 1 consiste em um pulso retangular que se propaga horizontalmente para a direita. As ondas 2, 3 e 4 são ondas semelhantes que se propagam para a esquerda ao longo dessa mesma direção.

Na figura abaixo, a onda 1 consiste em um pulso retangular que se propaga horizontalmente para a direita. As ondas 2, 3 e 4 são ondas semelhantes que se propagam para a esquerda ao longo dessa mesma direção.

As figuras abaixo representam interferências que ocorrem quando a onda 1 passa por cada uma das outras ondas.

As figuras abaixo representam interferências que ocorrem quando a onda 1 passa por cada uma das outras ondas

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

As formas de ondas X, Y e Z resultam, respectivamente, da superposição da onda 1 com as ondas ........, ........ e ........ .

(A) 2 – 3 − 4
(B) 2 – 4 – 3
(C) 3 – 2 – 4
(D) 3 – 4 – 2
(E) 4 – 2 – 3


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
No início do século XX, a Física Clássica começou a ter problemas para explicar fenômenos físicos que tinham sido recentemente observados. Assim começou uma revolução científica que estabeleceu as bases do que hoje se chama Física Moderna.

Entre os problemas antes inexplicáveis e resolvidos nesse novo período, podem-se citar

(A) a indução eletromagnética, o efeito fotoelétrico e a radioatividade. 

(B) a radiação do corpo negro, a 1ª lei da Termodinâmica e a radioatividade. 

(C) a radiação do corpo negro, a indução eletromagnética e a 1ª lei da Termodinâmica. 

(D) a radiação do corpo negro, o efeito fotoelétrico e a radioatividade.

(E) a radiação do corpo negro, o efeito fotoelétrico e a indução eletromagnética. 


UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Em 26 de abril de 1986, o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl, na atual Ucrânia, explodiu durante um teste de segurança, devido a uma combinação de erros humanos. Esse foi o pior desastre nuclear da história.

Entre os resíduos radioativos mais poluentes provenientes do desastre, estão os isótopos, com a respectiva meia-vida entre parênteses: Xenônio-133 (¹³³Xe - 5,2 dias), Iodo-131 (¹³¹I - 8 dias), Césio-134 (¹³⁴Ce - 2 anos), Estrôncio-90 (⁹⁰Sr - 28,8 anos) e Césio-137 (137Ce - 32,2 anos). 

Atualmente, e por vários anos a seguir, o ⁹⁰Sr e o ¹³⁷Ce são as principais fontes de radiação na região afetada pela explosão. 

A figura abaixo mostra, em particular, a cadeia de decaimentos que leva o ¹³⁷Ce ao isótopo estável Bário-137 (¹³⁷Ba).

A figura abaixo mostra, em particular, a cadeia de decaimentos que leva o ¹³⁷Ce ao isótopo estável Bário-137 (¹³⁷Ba).

Os processos indicados pelas setas (1), (2) e (3) são, respectivamente, decaimentos

(A) β⁻, β⁻ e y.
(B) β⁺, β⁻ e y.
(C) β⁺, β⁻ e β⁻.
(D) β⁻, β⁻ e β⁺.
(E) β⁺, β⁺ e y.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
Em maio de 2019, comemorou-se o centenário do eclipse solar total observado desde a cidade de Sobral, no Ceará, por diversos cientistas de todo o mundo. 

No momento em que a Lua encobriu o Sol, câmeras acopladas a telescópios registraram, em chapas fotográficas, posições de estrelas que apareciam próximas ao Sol, destacando-se as duas mais próximas, uma de cada lado, conforme figura 1 abaixo.

No momento em que a Lua encobriu o Sol, câmeras acopladas a telescópios registraram, em chapas fotográficas, posições de estrelas que apareciam próximas ao Sol, destacando-se as duas mais próximas, uma de cada lado, conforme figura 1 abaixo.

Alguns meses após o eclipse, novas fotografias foram tiradas da mesma região do céu. Nelas as duas estrelas estavam mais próximas uma da outra, conforme figura 2 abaixo.

Alguns meses após o eclipse, novas fotografias foram tiradas da mesma região do céu. Nelas as duas estrelas estavam mais próximas uma da outra, conforme figura 2 abaixo.

A comparação entre as duas imagens mostrou que a presença do Sol havia desviado a trajetória da luz proveniente das estrelas, conforme esquematizado na figura 3 abaixo.

A comparação entre as duas imagens mostrou que a presença do Sol havia desviado a trajetória da luz proveniente das estrelas, conforme esquematizado na figura 3 abaixo.

Os desvios observados, durante o eclipse, serviram para comprovar uma previsão

(A) das Leis de Kepler.
(B) da Lei da Gravitação Universal.
(C) da Mecânica Newtoniana.
(D) da Relatividade de Einstein.
(E) da Mecânica Quântica.


MATEMÁTICA

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01
O valor de  é

UFRGS 2020 - QUESTÃO 01


UFRGS 2020 - QUESTÃO 02
Considere as seguintes afirmações sobre números racionais.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 02

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 03
Se a equação x² + 2x - 8 = 0 tem as raízes a e b, então o valor de  é

UFRGS 2020 - QUESTÃO 03


UFRGS 2020 - QUESTÃO 04
Na figura abaixo, tem-se um retângulo ABCD, de lados  e  e um triângulo equilátero BEC, construído sobre o lado 

UFRGS 2020 - QUESTÃO 04

A medida de  é



UFRGS 2020 - QUESTÃO 05
Considere dois círculos de centros A e C, raio 1 e tangentes entre si. O segmento  é diagonal do quadrado ABCD. Os círculos de centros B e D são tangentes aos círculos de centros A e C, como mostra a figura abaixo.

Os círculos de centros B e D são tangentes aos círculos de centros A e C, como mostra a figura abaixo.

O raio dos círculos de centros B e D é

(A) √2 - 1.
(B) 1.
(C) 2.
(D) √2 + 1.
(E) 2√2.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 06
Considere o hexágono regular ABCDEF de lado 1. Sobre o lado  do hexágono, constrói-se o quadrado AGHF, como mostra a figura abaixo. Sendo M o ponto médio de , constrói-se o triângulo CDM.


A área do triângulo CDM é



UFRGS 2020 - QUESTÃO 07
Considere o cubo ABCDEFGH, representado na figura abaixo, cuja aresta mede 4 e M é o ponto médio da aresta


A área do triângulo MHG é

(A) 2√2.
(B) 4√2.
(C) 8√2.
(D) 16√2.
(E) 32√2.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 08
Considere o cubo e os tetraedros ABCD, EFGD e HIJD, nos quais os pontos A, C, E, G, H e J são pontos médios de arestas do cubo, como representado na figura abaixo.


A razão entre a soma dos volumes dos tetraedros ABCD, EFGD e HIJD e o volume do cubo é



UFRGS 2020 - QUESTÃO 09
Considere os pontos A, B e C, de coordenadas inteiras, que determinam os vértices do triângulo ABC, representado no sistema de coordenadas cartesianas abaixo. 

A revolução do triângulo ABC, em torno do eixo x, gera o sólido P, e a revolução do triângulo ABC, em torno do eixo y, gera o sólido Q.

A revolução do triângulo ABC, em torno do eixo x, gera o sólido P, e a revolução do triângulo ABC, em torno do eixo y, gera o sólido Q.

A razão entre os volumes de P e Q é



UFRGS 2020 - QUESTÃO 10
A área da região determinada pela interseção das desigualdades   é



UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Considere um retângulo ABCD, de lados  e  e um ponto P construído sobre o lado
   . Traçando a reta r perpendicular ao lado   que passa pelo ponto P, determina-se o polígono ADEF, em que E e F são pontos de interseção de r com os segmentos   respectivamente, como mostra a figura abaixo.


Tomando x como a medida do segmento  a função A(x) que expressa a área de ADEF em função de x, entre as alternativas abaixo, é




UFRGS 2020 - QUESTÃO 12
Considere as funções f(x) = |x + 1| e 𝑔(x) = -|x| - 1.

O intervalo tal que f(x) > 𝑔(x) é



UFRGS 2020 - QUESTÃO 13
A concentração de alguns medicamentos no organismo está relacionada com a meia-vida, ou seja, o tempo necessário para que a quantidade inicial do medicamento no organismo seja reduzida pela metade. 

Considere que a meia-vida de determinado medicamento é de 6 horas. Sabendo que um paciente ingeriu 120 mg desse medicamento às 10 horas, assinale a alternativa que representa a melhor aproximação para a concentração desse medicamento, no organismo desse paciente, às 16 horas do dia seguinte.

(A) 2,75 mg.
(B) 3 mg.
(C) 3,75 mg.
(D) 4 mg.
(E) 4,25 mg.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 14
Considere o padrão de construção de triângulos com palitos, representado nas figuras abaixo.

Considere o padrão de construção de triângulos com palitos, representado nas figuras abaixo.

Na etapa n, serão utilizados 245 palitos. Nessas condições, n é igual a 

(A) 120.
(B) 121.
(C) 122.
(D) 123.
(E) 124.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 15
A figura a seguir é formada por quadrados de lados  e assim sucessivamente.

A construção é tal que os pontos P1, P2, P3, ..., B são colineares, e as bases dos quadrados têm medida   e assim por diante. O ponto A é vértice do quadrado de lado  como representado na figura abaixo.


A medida do segmento   é

(A) 1.
(B) √2.
(C) √3.
(D) 2.
(E) √5.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 16
Se log 2 = x e log 3 = y, então log 288 é

(A) 2x + 5y.
(B) 5x + 2y.
(C) 10xy.
(D) x² + y².
(E) x² - y².


UFRGS 2020 - QUESTÃO 17
O gráfico de f(x) = x³ está representado na imagem a seguir.

O gráfico de f(x) = x³ está representado na imagem a seguir.

O esboço do gráfico de g(x) = x³ + 3x² + 3x + 1 está representado na alternativa









UFRGS 2020 - QUESTÃO 18
O valor máximo da função trigonométrica f(x) = √2sen(x) + √2cos(x) é

(A) √2.
(B) 2.
(C) 3.
(D) √5.
(E) π.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 19
Considere dois círculos tangentes entre si, de centros A e B sobre a reta r, e tais que o raio de cada um tenha medida 10. 

Os segmentos  e   são tangentes aos círculos e têm extremidades nos pontos de tangência C, D, E e F, como representado na figura a seguir.


A área da região sombreada é

(A) 100 - 25π.
(B) 200 - 50π.
(C) 200 + 50π.
(D) 400 - 100π.
(E) 400 + 100π.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 20
A área do quadrilátero formado pelos pontos de interseção da circunferência de equação (x + 1)² + y² = 4 com os eixos coordenados é

(A) √3.
(B) 2√3.
(C) 3√3.
(D) 4√3.
(E) 12.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 21
Para que o sistema de equações lineares  seja possível e determinado, é necessário e suficiente que

(A) α ∈ R.
(B) α = 2.
(C) α = 1.
(D) α ≠ 1.
(E) α ≠ 2.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 22
Um aplicativo de transporte disponibiliza em sua plataforma a visualização de um mapa com ruas horizontais e verticais que permitem realizar deslocamentos partindo do ponto A e chegando ao ponto B, conforme representado na figura abaixo.


O número de menores caminhos possíveis que partem de A e chegam a B, passando por C, é

(A) 28.
(B) 35.
(C) 100.
(D) 300.
(E) 792.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 23
Um jogador, ao marcar números em um cartão de aposta, como o representado na figura abaixo, decidiu utilizar apenas seis números primos.


A probabilidade de que os seis números sorteados no cartão premiado sejam todos números primos é



UFRGS 2020 - QUESTÃO 24
Após a aplicação de uma prova de Matemática, em uma turma de Ensino Médio com 30 estudantes, o professor organizou os resultados, conforme a tabela a seguir.


A nota mediana dessa prova de Matemática é

(A) 6,0.
(B) 7,0.
(C) 8,0.
(D) 9,0.
(E) 9,5.


UFRGS 2020 - QUESTÃO 25
O gráfico abaixo representa a quantidade de dados armazenados no mundo inteiro, em zettabytes.

O gráfico abaixo representa a quantidade de dados armazenados no mundo inteiro, em zettabytes
Fonte: Gráfico adaptado de UNECE Statistics Wikis
(United Nations Economic Commission for Europe).

Com base nos dados do gráfico, considere as afirmações abaixo.

I - Em relação a 2019, a expectativa é que a quantidade de dados armazenados cresça mais de 20% em 2020.

II - De 2017 a 2019, em termos percentuais, a quantidade de dados armazenadoscresceu mais de 100%.

III- Em termos percentuais, pode-se afirmar que a quantidade de dados armazenadoscresceu mais no período de 2012 a 2016 do que no período de 2016 a 2019.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III. 
(D) Apenas I e II. 
(E) I, II e III.

COMENTÁRIOS

CONTEÚDO EM DESTAQUE
Continua após a publicidade..
Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,3,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,159,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,382,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1411,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,381,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,21,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,468,provas vunesp,1,psicologia,36,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,875,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3757,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,421,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29861,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8365,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60788,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,941,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova UFRGS 2020 com Gabarito
Prova UFRGS 2020 com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhnYSakdtc1BR0T3_jGlCGP4Mott1Q6i62gJx_CzgtQ1zGN-1rG2kgi2LVXqgC2_A5dl-ZqKk5OCyhV2povizwnOqIJxIGGOHjIHRGci_Z_7HBJDQl-R-zVjvPJvPCaeBlqpCBXWLM61IYNRgCPqcuA3dfAn5BbICadUZzZ8-vXCi3ZvjN40g9XkqS3=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhnYSakdtc1BR0T3_jGlCGP4Mott1Q6i62gJx_CzgtQ1zGN-1rG2kgi2LVXqgC2_A5dl-ZqKk5OCyhV2povizwnOqIJxIGGOHjIHRGci_Z_7HBJDQl-R-zVjvPJvPCaeBlqpCBXWLM61IYNRgCPqcuA3dfAn5BbICadUZzZ8-vXCi3ZvjN40g9XkqS3=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/10/prova-ufrgs-2020-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/10/prova-ufrgs-2020-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo