Considere as seguintes afirmações a respeito do texto

Da sua janela, ponto culminante da Travessa das Acácias, o Prof. Clarimundo viaja o olhar pela paisagem. No pátio de D. Veva um cachorro mag...
Da sua janela, ponto culminante da Travessa das Acácias, o Prof. Clarimundo viaja o olhar pela paisagem. No pátio de D. Veva um cachorro magro fuça na lata do lixo. Mais no fundo, um pomar com bergamoteiras e laranjeiras pontilhadas de frutos dum amarelo de gemada. Quintais e telhados, fachadas cinzentas com a boca aberta das janelas. Na frente da sapataria do Fiorello, dois homens conversam em voz alta. A fileira das acácias se estende rua afora. As sombras são dum violeta profundo. O céu está levemente enfumaçado e a luz do sol é de um amarelo oleoso e fluido. Vem de outras ruas a trovoada dos bondes atenuada pela distância. Grasnar de buzinas. Num trecho do Guaíba que se avista longe, entre duas paredes caiadas, passa um veleiro.

Para Clarimundo tudo é novidade. Esta hora é uma espécie de parêntese que ele abre em sua vida interior, para contemplar o mundo chamado real. E ele verifica, com divertida surpresa, que continuam a existir os cães e as latas de lixo, apesar de Einstein. O sol brilha e os veleiros passam sobre as águas, não obstante Aristóteles. Seus olhos contemplam a paisagem com a alegria meio inibida duma criança que, vendo-se de repente solta num bazar de brinquedos maravilhosos, não quer no primeiro momento acreditar no testemunho de seus próprios olhos.

Clarimundo debruça-se à janela... Então tudo isto existia antes, enquanto ele passava ........ horas ........ voltas com números e teorias e cogitações, tudo isto tinha realidade? (Este pensamento é de todas as tardes à mesma hora: mas a surpresa é sempre nova.) E depois, quando ele voltar para os livros, para as aulas, para dentro de si mesmo, a vida ali fora continuará assim, sem o menor hiato, sem o menor colapso?

Um galo canta num quintal. Roupas brancas se balouçam ao vento, pendentes de cordas. Clarimundo ali está como um deus onipresente que tudo vê e ouve. A impressão que ........ causam aquelas cenas domésticas ........ levam a pensar no seu livro.

A sua obra... Agora ele já não enxerga mais a paisagem. O mundo objetivo se esvaeceu misteriosamente. Os olhos do professor estão fitos na fachada amarela da casa fronteira, mas o que ele vê agora são as suas próprias teorias e ideias. Imagina o livro já impresso... Sorri, exterior e interiormente. O leitor (a palavra leitor corresponde, na mente de Clarimundo, à imagem dum homem debruçado sobre um livro aberto: e esse homem — extraordinário! — é sempre o sapateiro Fiorello) — o leitor vai se ver diante dum assunto inédito, diferente, original.
Adaptado de: VERISSIMO. Erico. Caminhos 
Cruzados. 26. ed. Porto Alegre/Rio de Janeiro: 
Editora Globo, 1982. p. 57-58.

UFRGS 2020 - QUESTÃO 11
Considere as seguintes afirmações a respeito do texto.

I - Clarimundo é um professor envolvido com o mundo interior das ideias e teorias, mas também é observador do mundo real. 

II - Clarimundo narra a sua experiência de viver em Porto Alegre, escrever livros e dar aulas.

III- O caráter descritivo, marcado por verbos no pretérito imperfeito e no presente, predomina no texto. 

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Esta é uma questão de leitura e compreensão do texto em termos de sentido e em termos de organização linguística. A resposta certa é a alternativa D, porque essa alternativa contempla duas afirmações que dizem respeito aos sentidos expressos pelo texto e ao seu funcionamento linguístico:

I- Clarimundo é um professor envolvido com o mundo interior de ideias e teorias, mas também é observador do mundo real e III- O caráter descritivo, marcado por verbos no pretérito imperfeito e no presente, predomina no texto.

De fato, Clarimundo vive experiências internas, mas também é observador da realidade. Além disso, o texto apresenta a descrição dos mundos interno e externo do personagem, linguisticamente organizada por meio de verbos no presente e no pretérito imperfeito.

Já a opção II, que traz a afirmação de que o texto narra a experiência de Clarimundo viver em Porto Alegre, escrever livros e dar aulas está incorreta, visto o texto não ter a predominância do modo composicional narrativo e, portanto, não narrar ações de Clarimundo de escrever e de dar aulas em Porto Alegre. Por isso, a alternativa certa é a D, por contemplar as afirmações I e III como corretas.

GABARITO:
(D) Apenas I e III.

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo