Uma camada de espuma branca cobria o leito do Rio Tietê no dia 21/09/2019, em Salto – SP

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 04 TEXTO I Uma camada de espuma branca cobria o leito do Rio Tietê no dia 21/09/2019, em Salto – SP. O lenço...
ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 04
TEXTO I
Uma camada de espuma branca cobria o leito do Rio Tietê no dia 21/09/2019, em Salto – SP. O lençol de espuma se formava a partir da barragem da Usina São Pedro e atingia toda a largura do rio, estendendo-se por cerca de seis quilômetros. A espuma é resultado dos produtos químicos, especialmente detergentes e sabão em pó, que são despejados junto ao esgoto, em municípios da Grande São Paulo cortados pelo Tietê.
O Estado de Minas Nacional. Camada de espuma branca e tóxica
cobre trecho do Rio Tietê em Salto, 22 jun. 2019 (adaptado).

TEXTO II
Os moradores de Pirapora do Bom Jesus, na Região Metropolitana de São Paulo, surpreenderam-se nos últimos dias com a quantidade de espuma que cobriu o rio Tietê e tomou as ruas da cidade, chegando, inclusive, até a porta de algumas casas. O fenômeno é frequente nesta época do ano, quando as chuvas diminuem e o problema da poluição no rio se agrava. Segundo a prefeitura, o problema ocorre há mais de 30 anos e prejudica, inclusive, o turismo e as práticas de lazer no rio. Além disso, causa também problemas de saúde e mau cheiro. A recomendação para os moradores é manter distância da espuma.
O Estado de Minas Nacional. Espuma com mais de 3 metros
de altura cobre leito do Rio Tietê, 23 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO III
A biodegradabilidade dos surfactantes do tipo Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS), principal componente utilizado na fabricação de xampu, detergente e sabão em pó pode ser um critério adicional para avaliação da utilização de tais produtos. Entretanto, diversos microorganismos são capazes de degradar o LESS. Pesquisadores da Universidade de Mutah, na Jordânia, descrevem que dois consórcios de bactérias capazes de degradar o LESS foram isolados de uma estação de tratamento de águas residuais. Os dois consórcios consistiam em três membros, Acinetobacter calcoacetiacus e Klebsiella oxytoca em uma co-cultura de Serratia odorifera e Acinetobacter calcoacetiacus.
KHLEIFAT, K. M. Biodegradation of sodium lauryl 
ether sulfate (SLES) by two different bacterial consortia.  
Current Microbiology, Braunschweig, v.53, n.1, p. 444-448, 2006 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Explique como podemos evitar a formação de espumas sobre o leito de rios. (valor: 5,0 pontos)

b) Descreva como a genética molecular e a biotecnologia podem auxiliar na biodegradação de compostos formadores de espuma. (valor: 5,0 pontos)

QUESTÃO ANTERIOR:

PADRÃO DE RESPOSTA:
(EM BREVE..)

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

VEJA TAMBÉM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo