Prova ENADE 2021 Ciências biológicas (bacharelado e licenciatura) com Gabarito

ENADE - Indagação

Prova ENADE 2021 Ciências biológicas (bacharelado e licenciatura) com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 03
TEXTO I
Algumas proposições de educação ambiental dão ênfase ao processo científico, com o objetivo de abordar com rigor as realidades e problemáticas ambientais e de compreendê-las melhor, identificando mais especificamente as relações de causa e efeito. O processo está centrado na indução de hipóteses a partir de observações e na verificação de hipóteses, por meio de novas observações ou por experimentação.

Nesse caso, a educação ambiental está seguidamente associada ao desenvolvimento de conhecimentos e de habilidades relativas às ciências do meio ambiente, do campo de pesquisa essencialmente interdisciplinar para a transdisciplinaridade. O enfoque é sobretudo cognitivo: o meio ambiente é objeto de conhecimento para escolher uma solução ou ação apropriada. As habilidades ligadas à observação e à experimentação são particularmente necessárias.
SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em educação ambiental.
Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/. 
Acesso em: 15 dez. 2020 (adaptado).

TEXTO II
Os líquens são capazes de viver em alguns dos ambientes mais inóspitos da Terra e, portanto, estão amplamente distribuídos. Estão presentes em regiões diversas, desde as desérticas e áridas até o Ártico, e crescem em solos nus, em troncos de árvores, em rochas aquecidas pelo sol, em mourões de cerca e nos picos alpinos varridos pelo vento em todo o mundo.

Alguns talos de líquens são tão pequenos que são quase invisíveis a olho nu; outros, como os chamados “musgos das renas”, podem cobrir quilômetros de terra, crescendo até a altura dos tornozelos.

Os líquens são capazes de viver em alguns dos ambientes mais inóspitos da Terra e, portanto, estão amplamente distribuídos. Estão presentes em regiões diversas, desde as desérticas e áridas até o Ártico, e crescem em solos nus, em troncos de árvores, em rochas aquecidas pelo sol, em mourões de cerca e nos picos alpinos varridos pelo vento em todo o mundo.

A partir dos textos apresentados, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Explique como é formado o líquen, indicando sua composição e a relação ecológica que permite sua formação. (valor: 4,0 pontos)

b) Apresente um objetivo de aprendizagem, o público a que se destina a atividade e os recursos necessários para o desenvolvimento de uma ação educativa sobre o tema “Líquens como bioindicadores da qualidade do ar”. (valor: 6,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 04
TEXTO I
Uma camada de espuma branca cobria o leito do Rio Tietê no dia 21/09/2019, em Salto – SP. O lençol de espuma se formava a partir da barragem da Usina São Pedro e atingia toda a largura do rio, estendendo-se por cerca de seis quilômetros. A espuma é resultado dos produtos químicos, especialmente detergentes e sabão em pó, que são despejados junto ao esgoto, em municípios da Grande São Paulo cortados pelo Tietê.
O Estado de Minas Nacional. Camada de espuma branca e tóxica
cobre trecho do Rio Tietê em Salto, 22 jun. 2019 (adaptado).

TEXTO II
Os moradores de Pirapora do Bom Jesus, na Região Metropolitana de São Paulo, surpreenderam-se nos últimos dias com a quantidade de espuma que cobriu o rio Tietê e tomou as ruas da cidade, chegando, inclusive, até a porta de algumas casas. O fenômeno é frequente nesta época do ano, quando as chuvas diminuem e o problema da poluição no rio se agrava. Segundo a prefeitura, o problema ocorre há mais de 30 anos e prejudica, inclusive, o turismo e as práticas de lazer no rio. Além disso, causa também problemas de saúde e mau cheiro. A recomendação para os moradores é manter distância da espuma.
O Estado de Minas Nacional. Espuma com mais de 3 metros
de altura cobre leito do Rio Tietê, 23 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO III
A biodegradabilidade dos surfactantes do tipo Lauril Éter Sulfato de Sódio (LESS), principal componente utilizado na fabricação de xampu, detergente e sabão em pó pode ser um critério adicional para avaliação da utilização de tais produtos. Entretanto, diversos microorganismos são capazes de degradar o LESS. Pesquisadores da Universidade de Mutah, na Jordânia, descrevem que dois consórcios de bactérias capazes de degradar o LESS foram isolados de uma estação de tratamento de águas residuais. Os dois consórcios consistiam em três membros, Acinetobacter calcoacetiacus e Klebsiella oxytoca em uma co-cultura de Serratia odorifera e Acinetobacter calcoacetiacus.
KHLEIFAT, K. M. Biodegradation of sodium lauryl 
ether sulfate (SLES) by two different bacterial consortia.  
Current Microbiology, Braunschweig, v.53, n.1, p. 444-448, 2006 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Explique como podemos evitar a formação de espumas sobre o leito de rios. (valor: 5,0 pontos)

b) Descreva como a genética molecular e a biotecnologia podem auxiliar na biodegradação de compostos formadores de espuma. (valor: 5,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 05
A saúde ambiental é uma área da saúde pública que relaciona o conhecimento científico com a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento de intervenções que integram a saúde humana e os fatores do meio ambiente. Essas ações, associadas ao artigo 225 da Constituição Federal de 1988, que prevê o direito a uma vida digna com saúde socioambiental, perpassam por questões bioéticas e orçamentárias.

Considerando o contexto, redija um texto argumentativo demonstrando como o desenvolvimento sustentável pode ser uma ferramenta para a proposição de ações de política pública de saúde ambiental compatíveis com os princípios bioéticos. (valor: 10,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 05 - LICENCIATURA
ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 05 - LICENCIATURA

A agressão ambiental causada pela ação do homem é tão grande que reciclar não resolve o problema, sendo necessário buscar alternativas que controlem o consumo ou evitá-lo. Algumas empresas se atualizaram e fazem uso dos 7R’s, conhecidos como reduza o número de componentes; reutilize tudo que é possível; recicle todos os materiais possíveis; recupere a energia; respeite códigos e leis; redefina materiais, peças e equipamentos; repense. Os 7R’s podem ser aplicados em quaisquer momentos, seja na fabricação, no transporte e no descarte dos produtos e serviços.
DONATO, V. Logística verde: uma abordagem sócio-ambiental.
Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

A partir das informações apresentadas, redija um texto acerca do tema:

Alternativas ao consumo crescente de derivados da madeira

Em seu texto aborde os seguintes aspectos:
• Importância das árvores na absorção de CO2 e consequente estoque de carbono; 
• Dois produtos que podem servir como substitutos sustentáveis aos derivados da madeira e dois exemplos de aplicação dos 7R’s nessa substituição.

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO 09
O transplante de células e órgãos tem uma longa história, sendo a transfusão de sangue e os enxertos de pele algumas das primeiras intervenções da medicina moderna. A geração de órgãos e outras estruturas biológicas in vitro, ou engenharia de tecidos, têm sido uma área ativa de pesquisa. 

Sobre esse assunto, é correto afirmar que

A) os transplantes de células e órgãos correm o risco de rejeição imunológica, inclusive se forem realizados entre gêmeos idênticos.

B) as sequências de aminoácidos das proteínas de membrana que identificam as células de um determinado indivíduo podem ser alteradas com a utilização de anticorpos, sem modificação genômica.

C) as células-tronco têm sido utilizadas na produção de tecidos e organoides in vitro, diminuindo consideravelmente a necessidade de doadores de órgãos para transplantes.

D) a utilização de órgãos retirados de porcos é comum nessa área da Medicina porque eles apresentam baixo risco de rejeição imunológica, uma vez que os antígenos porcinos induzem resposta imune em humanos.

E) a modificação genética de órgãos ou tecidos no laboratório, levando à retirada ou alteração das proteínas imunogênicas e evitando a rejeição, é uma possibilidade para gerar órgãos compatíveis com os pacientes.


ENADE 2021 - QUESTÃO 10
O Coronavírus, também denominado SARS-CoV-2, é o vírus que provoca a COVID-19. Em 2020, verificou-se uma busca desenfreada por uma vacina e/ou tratamento contra essa doença. Desde março de 2020, o mundo foi bombardeado diariamente com notícias sobre os testes em laboratório e posteriormente em humanos, sempre prezando por um processo bioeticamente adequado e pela biossegurança.

Considerando o texto e os princípios bioéticos que permeiam as pesquisas com seres humanos, avalie as afirmações a seguir.

I. Um protocolo simplificado de testes com vacinas inclui pelo menos três fases, sendo a primeira realizada em laboratório, a segunda em um pequeno grupo de pessoas sadias e uma terceira fase em um grande grupo, que deve ser distribuído em diferentes países e em diferentes grupos sociais e étnicos.

II. Uma vacina sintética, produzida a partir de um peptídeo que imita a estrutura protéica do Coronavírus, pode ser diretamente aplicada em larga escala sem os devidos testes complementares, uma vez que não apresenta riscos à sociedade pelo fato de não conter vírus ou fragmento de vírus em sua composição.

III. De forma a acelerar o processo de registro da vacina contra o Coronavírus, podem ser dispensadas uma ou mais fases de testes, tendo como base o princípio mundial de preservação à saúde, preconizado pelas Nações Unidas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 11
Os gráficos a seguir representam o desenvolvimento da respiração externa na rã-touro (Lithobatescatesbeianus). Neles são demonstrados os percentuais de captação de O2 e de excreção de CO2, através das brânquias, dos pulmões e da pele da rã-touro nos diferentes estágios de vida (girino a adulto). Os animais foram estudados a 20 °C e tinham livre acesso à água bem aerada e ao ar.
BURGGREN, W. W.; WEST, N. H. Changing respiratory importance of
gills, lungs and skin during metamorphosis in the bullfrog, 
Rana catesbeiana. Respir. Physiol. n. 47, p. 151-164, 1982 (adaptado).

HILL, R. W.; WYSE, G. A.; ANDERSON, M. Fisiologia animal.
HILL, R. W.; WYSE, G. A.; ANDERSON, M. Fisiologia animal.
2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.

A) Em girinos aquáticos, as brânquias são responsáveis por mais da metade da captação de O2.

B) O padrão observado em rãs touro adultas é que os pulmões são responsáveis pela excreção do CO2,embora a pele capte a maior parte de O2.

C) Em sapinhos pós-metamorfose, a porcentagem da captação de O2 pela pele é maior quando comparadas à obtenção de O2 pela pele dos girinos de respiração aérea.

D) Sapinhos pós-metamorfose apresentam brânquias bem desenvolvidas e sua pele é responsável pela excreção de CO2.

E) Nos indivíduos adultos, os pulmões captam maior taxa de O2 e a pele é a responsável pela maior excreção do CO2.


ENADE 2021 - QUESTÃO 12
Em meio à grande pressão antrópica exercida sobre os ambientes naturais, emergem as grandes metrópoles para acomodar cada vez mais pessoas que buscam, nos centros urbanos, trabalho e renda. Há uma modificação significativa da paisagem com a verticalização de moradias e a impermeabilização dos solos com a pavimentação de ruas e calçadas. Sem planejamento, as cidades modernas crescem sem controle.

A desarborização progressiva altera o clima urbano, elevando sua temperatura e diminuindo o tempo de residência da água no sistema. Por outro lado, há muitas ações sendo desenvolvidas por diferentes profissionais, dentre os quais está o biólogo que pode atuar, também, na implementação e gerenciamento de Florestas Urbanas que se interconectam com os outros espaços verdes em uma significativa rede ecológica.

Considerando o texto e a importância da arborização urbana, avalie as afirmações a seguir.

I. O conceito de Florestas Urbanas desconsidera elementos da paisagem das cidades, quaisquer formas de vegetação exóticas situadas em espaços livres urbanos e que, diante de possibilidades, possam conectar fragmentos florestais remanescentes.

II. A vegetação urbana contribui para mitigar os impactos da expansão urbana sobre a biodiversidade e minimiza os efeitos das ilhas de calor, além de favorecer a fauna local, principalmente a avifauna, que pode utilizar a vegetação como abrigo, fonte de alimento e local de nidificação.

III. Em um projeto de arborização urbana devem-se considerar as etapas de planejamento, implantação e manutenção com o intuito de evitar problemas futuros, já que sem essas etapas é possível ocorrer conflito de árvores com a rede elétrica e rompimento de calçadas pelo sistema radicular das plantas.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 13
A dengue é uma doença febril grave causada por arbovírus, que são vírus transmitidos por meio de picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Atualmente, são conhecidos quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele.

A vacina contra o vírus é atenuada, composta pelos quatro sorotipos vivos do vírus da dengue, obtidos separadamente por tecnologia de DNA recombinante, sendo permitida sua aplicação para crianças a partir de 9 anos de idade, adolescentes, adultos até 45 anos e indivíduos previamente infectados por um dos vírus da dengue (soropositivos com ou sem história da doença).
Disponível em: http://antigo.saude.gov.br/. Acesso em: 17 nov. 
2020 (adaptado).

Com base no texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. A resposta imune prolongada, induzida pela presença do vírus atenuado na vacina aplicada, envolve essencialmente linfócitos B, descartando, portanto, a participação de resposta imune adaptativa do tipo celular por linfócitos T.

II. A ocorrência de mutação nos vírus é uma barreira importante para o desenvolvimento de vacinas, por induzir a síntese de diferentes antígenos que dificilmente serão reconhecidos pelo sistema imunológico do hospedeiro.

III. A aplicação de vacina com vírus atenuado em pessoas imunodeprimidas e/ou sem contato prévio com o vírus da dengue (soronegativos) é contraindicada, já que a condição dessas pessoas é de pouca ou nenhuma memória imunológica.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 14
A vacinação é um processo em que se administra substâncias preparadas, oriundas de vírus ou bactérias com o objetivo de estimular a resposta imunológica e assim prevenir doenças em uma população. Com vacinas foi possível restringir (tétano, poliomielite e sarampo) ou erradicar (varíola) doenças circulantes no país.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/. Acesso em: 2 set. 2021 (adaptado).

Foi realizado um estudo experimental para testar uma vacina contra pneumonia em fumantes crônicos. Neste estudo, foi administrada a vacina em teste em um grupo denominado imunizado e, em outro grupo, denominado não imunizado, foi administrado placebo. Os resultados do teste estão apresentados na tabela a seguir:

Estudo do tipo experimental (ensaio clínico randomizado) para avaliar a eficácia de uma vacina antipneumocóccica em fumantes crônicos

Estudo do tipo experimental (ensaio clínico randomizado) para avaliar a eficácia de uma vacina antipneumocóccica em fumantes crônicos

Com base no texto e na tabela apresentados, é correto afirmar que

A) em virtude dos indivíduos do grupo imunizado serem fumantes crônicos, o estudo apresentará um viés em resposta a essa condição.

B) o cálculo da chance de ocorrer (odds ratio) mostra que a vacinação não é capaz de proteger o grupo imunizado.

C) a eficácia de uma vacina é uma variável complementar em testes experimentais e independe do fator protetivo no grupo em estudo.

D) a incidência de pneumonia no grupo imunizado foi maior do que a incidência no grupo não imunizado.

E) a chance de desenvolver pneumonia pelos indivíduos do grupo imunizado (Risco relativo) é 0,5 vezes menor quando comparada ao grupo não imunizado.


ENADE 2021 - QUESTÃO 15
A Educação Ambiental compreende os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. A educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.
ICMBIO. Política Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: 
https://www.icmbio.gov.br/. Acesso em: 27 nov. 2020 (adaptado).

Considerando o texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A Educação Ambiental deve ser um processo contínuo e disciplinar, sob responsabilidade das escolas de Ensino Fundamental, Médio e Superior, devendo-se considerar os ambientes construídos pelo homem para a implementação de programas socioeducativos, respeitando-se as diversas culturas.

PORQUE

II. Os trabalhos em Educação Ambiental devem promover o valor e a necessidade de cooperação em nível local, nacional e internacional, visando a solução de problemas ao tratar de questões críticas, suas causas e inter-relações em uma perspectiva holística e em diferentes contextos sociais, políticos, econômicos, culturais, históricos e ecológicos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 16
Muitas plantas exibem adaptações não exatamente para atrair certos visitantes, mas para dificultar o acesso de outros. Uma vez retirado de uma flor por um animal visitante, o pólen precisa alcançar outra flor da mesma espécie para que contribua com o sucesso reprodutivo da planta que o produziu.

Se a próxima flor que o animal visitar pertencer a outra espécie, o grão de pólen será depositado no lugar errado. Da perspectiva da planta, o melhor polinizador visita só uma espécie, garantindo que o pólen vá para o local certo. A limitação de visitantes a um pequeno grupo de polinizadores aumentaria a chance de que a próxima planta visitada fosse da mesma espécie.
GUREVITCH, J.; SCHEINER, S. M.; FOX, G. A. Ecologia vegetal. 
2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).

A partir do contexto apresentado e considerando características da polinização, avalie as afirmações a seguir.

I. Muitas flores possuem estruturas diferenciadas e específicas, cujas modificações dificultam o acesso de polinizadores indesejáveis, mas favorecem os mais especializados, ao passo que também há flores como as das angiospermas primitivas, que são polinizadas por insetos mais generalistas, como besouros.

II. Os diferentes formatos das flores, suas cores e odores, os tipos e os ajustes temporais das recompensas, tais como produção de pólen, de néctar, de óleos e de substâncias odoríferas que simulam feromônios, afetam as quantidades e os tipos de visitantes florais, atraindo tipos particulares de polinizadores.

III. Flores polinizadas por abelhas têm produção noturna de néctar adocicado, cores amareladas e são grandes o bastante para que esses insetos cumpram seu papel e façam contato com as anteras e os estigmas, enquanto flores polinizadas por aves apresentam néctar muito odorífero e estruturas como tubos longos.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 17
Em uma universidade, um grupo de especialistas estava estudando a composição genética de uma população humana brasileira. O geneticista do grupo mostrou a tabela a seguir, que apresenta a proporção de genes marcadores de europeus, africanos e ameríndios, de linhagem materna (aferida por marcadores do DNA mitocondrial: mtDNA) e de linhagem paterna (aferida por marcadores do cromossomo Y), em indivíduos autodeclarados brancos ou negros.

PENA, S.D. J.; BASTOS-RODRIGUES, L.; PIMENTA, J. R.; BYDLOWSKI, S. P. DNA tests probe the genomic ancestry of Brazilians. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, n. 42, 2009, p. 870-876 (adaptado).
PENA, S.D. J.; BASTOS-RODRIGUES, L.; PIMENTA, J. R.; BYDLOWSKI, S. P. DNA
tests probe the genomic ancestry of Brazilians. Brazilian Journal of Medical
and Biological Research, n. 42, 2009, p. 870-876 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. As pessoas autodeclaradas brancas têm uma linhagem paterna mais miscigenada quando comparadas à linhagem materna, mas essa distinção não aparece na comparação entre pessoas autodeclaradas negras.

II. A tabela reflete o fato histórico de que, quando chegaram ao Brasil, imigrantes europeus (homens e brancos) geraram descendentes com índias e negras escravizadas.

III. A proporção de ancestralidade indígena é maior do que a proporção de ancestralidade negra nos brasileiros, considerando os dois marcadores moleculares.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 18
O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) esteve presente em todos os seis biomas brasileiros. Suas populações têm diminuído nas últimas décadas por motivos que vão da fragmentação do habitat aos incêndios, caça e atropelamentos. Tamanduás-bandeiras podem servir de alimento para algumas espécies de grandes predadores carnívoros, como a onça-pintada e a onça-parda.

Além disso, os tamanduás atuam no controle das populações de insetos, como formigas e cupins. Ao perdermos uma espécie, uma parte importante da história evolutiva se perde com ela – os tamanduás pertencem a um grupo muitoantigo de mamíferos, originados no nosso continente, e são animais únicos pela sua anatomia, fisiologia, ecologia e genética.

SÁ, G. Se não agirmos rápido, o tamanduá-bandeira corre o risco de ser extinto. National Geographic
SÁ, G. Se não agirmos rápido, o tamanduá-bandeira corre o risco de ser extinto. National Geographic. 
Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/. Acesso em: 03 dez. 2020 (adaptado).

Com relação às informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em projetos de conservação de ecossistemas e espécies, muitas vezes uma espécie carismática, como o tamanduá-bandeira, é utilizada como chamariz, uma vez que tem um apelo afetivo para o ser humano.

PORQUE

II. A aprovação das medidas de conservação da espécie carismática possibilita também a preservação de sua área de ocorrência, o que permite conservar não apenas a espécie carismática, mas também todas as outras espécies que vivem no mesmo habitat.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 19
A metamorfose é um fenômeno biológico comum a muitos animais

A metamorfose é um fenômeno biológico comum a muitos animais. Entre eles, destacam-se os anfíbios anuros que passam por grandes mudanças morfológicas desencadeadas pela ação hormonal, envolvendo quase todos os tecidos do seu corpo. Durante o clímax metamórfico os membros anteriores emergem e a cauda rapidamente regride.
POUGH, F. H.; JANIS, C. M.; HEISER, J. B. A vida dos vertebrados.
3. ed. São Paulo: Atheneu. 2003 (adaptado).

Considerando a metamorfose dos anfíbios anuros, avalie as afirmações a seguir.

I. Sinais químicos são emitidos para as células da região caudal do girino e estimulam lisossomos a realizar sucessivas autólises, que culminam na regressão de cauda.

II. Em anfíbios anuros, hormônios tireoidianos controlam todo o processo de metamorfose, marcado pelo aumento de concentração de tiroxina (T4).

III. A regressão da cauda de anfíbios anuros é resultado da interação entre a apoptose celular e a fagocitose, no processo de autofagia da cauda do girino.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 20
Na década de 70, pesquisadores brasileiros e estrangeiros iniciaram o projeto do mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), quando perceberam que a população natural de apenas 200 micos estava fadada à extinção, devido à alta mortalidade infantil.

Os micos eram caçados ilegalmente para serem vendidos a zoológicos e centros de pesquisa de primatas em todo o mundo. Assim, o objetivo do projeto era trazer de volta micos vivos que estavam nessas instituições. Mais de 500 organizações contribuíram para salvar a única população natural da espécie, conseguindo restabelecer a população para os níveis atuais com cerca de 3 mil indivíduos.

Sobre a população de mico-leão-dourado, avalie as afirmações a seguir.

I. A depressão endogâmica aumentou a homozigosidade, o que ocasionou a redução da viabilidade dos filhotes.

II. A deriva genética atua com maior força em populações pequenas, aumentando a perda de variação gênica e, assim, deixando as populações mais vulneráveis geneticamente.

III. Com esse projeto, foi possível aumentar a variabilidade genética da população, uma vez que instituições de todo o mundo contribuíram com os indivíduos provenientes de um grupo familiar dessa mesma população.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 21
Alguns tipos de coleções biológicas destinam-se a exposição, demonstração, treinamento ou educação. Para as coleções entomológicas existem três formas de preservação: a seco (feita com alfinetes entomológicos), em meio líquido (feita em soluções alcoólicas) e em lâminas para microscopia.
Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/. Acesso em: 20 nov. 2020 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Exemplares adultos de Lepidoptera devem ser conservados a seco para preservar a integridade de caracteres taxonômicos, como as asas.

II. Exemplares adultos de Coleoptera, devido ao corpo mole, devem ser preservados em meio líquido para evitar a deformação.

III. A preservação em lâminas é destinada a pequenos insetos, não sendo útil para coleções cujos organismos são facilmente visíveis a olho nu.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 22
As doenças negligenciadas são causadas por agentes infecciosos ou parasitas, e são endêmicas em populações de baixa renda. O que caracteriza a doença como negligenciada são as alterações significativas nos indicadores de saúde, investimentos reduzidos em pesquisas, produção de medicamentos e profilaxia.
Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/. Acesso em: 18 nov. 2020 (adaptado).

Entre essas doenças destaca-se a doença de Chagas, cujo agente etiológico é o protozoário sanguíneo Trypanosoma cruzi, transmitido durante o repasto do triatomíneo (vetor), por meio de fezes contaminadas. Embora o Brasil tenha recebido o certificado de erradicação de transmissão vetorial do parasito no ano de 2006, é possível verificar outras espécies de triatomíneo ocupando nichos do Triatoma infestans (barbeiro).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. As ações de controle de doenças transmitidas por vetores no Brasil consideram aspectos importantes, como a urbanização da população e a urbanização dessas doenças antes caracterizadas como essencialmente rurais, ocupando áreas domiciliares e peri-domicilares.

II. Por se tratar de uma doença negligenciada, a insuficiência de políticas públicas de saúde contribui para a disseminação da doença de Chagas e a sua manutenção na população, caracterizando uma enfermidade crônica, muitas vezes debilitante.

III. Entre as vias de contaminação pelo Triatoma infestans destaca-se a ingestão de alimentos contaminados com fezes de triatomíneos encontradas em frutos do açaí, palmeira que abriga animais como o gambá, considerado reservatório do parasito.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 23
Pelo conceito biológico, espécie é definida como uma população de organismos naturais que se entrecruzam e que estão isolados reprodutivamente de grupos semelhantes por características biológicas ou biogeográficas.

Entretanto, para organismos fósseis, exclusivamente assexuados ou híbridos viáveis e férteis, define-se espécie como uma única linhagem de população ancestral-descendente que mantém sua identidade em relação a outras linhagens e que possui sua própria tendência evolutiva e destino histórico.
COLLEY, E.; FISCHER, M. L. Especiação e seus mecanismos:
histórico conceitual e avanços recentes. 
História, Ciências, Saúde-Manguinhos.
Rio de Janeiro, v. 20, n. 4. 2013 (adaptado).

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Populações geograficamente isoladas de uma mesma espécie ancestral podem, por especiação alopátrica, originar novas espécies que se distinguem por seu isolamento reprodutivo.

PORQUE

II. A vicariância e a dispersão podem atuar diretamente como agentes temporais, sendo a extinção o resultado de um processo de inadequação de características de populações naturais e ancestrais-descendentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 24
Em tempos de pandemia, existe uma forte tendência de que os laboratórios das mais diversas áreas conjuguem esforços no sentido de desenvolver tecnologias novas, eficazes e acessíveis para aumentar a segurança de todos, principalmente das pessoas como os profissionais de saúde, que estão mais expostos ao risco de contaminação. Alguns desses equipamentos contêm tecnologias seguras que, reconhecidamente, são capazes de inativar os vírus sem prejudicar a saúde humana.

Sobre as tecnologias de inativação de vírus, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma fina lâmina adesiva de cobre, aplicada em portas, maçanetas, alças, corrimãos e barras de apoio, libera íons que atacam a membrana viral e danificam seu material genético, impedindo que o mesmo prolifere.

II. Uma roupa que recebe uma cobertura de íons de ouro, cujas propriedades rompem a estrutura envoltória dos vírus, é capaz de inativar o RNA ou o DNA e, consequentemente, inativar a partícula viral.

III. Um avental cirúrgico que recebe um tratamento de íons de prata, conhecidos por sua capacidade de inativar bactérias e vírus, possibilita o rompimento de sua membrana e de seu material genético.

IV. Um equipamento que emite luz ultravioleta do tipo C é capaz de eliminar vírus que estejam sobre a pele dos profissionais de saúde.

V. Uma câmara de esterilização de objetos que vaporiza ozônio, cuja ação oxidante, quando comparada à do cloro, é maior e mais rápida, é capaz de romper o material envoltório do vírus.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) I, IV e V.
D) II, III e IV.
E) II, III e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 25
A primeira cana-de-açúcar transgênica já pode ser usada comercialmente no Brasil. A cana Bt recebe esse nome devido ao transgene oriundo da bactéria Bacillus thuringiensis (Bt), que leva à produção de uma toxina que combate a broca, principal praga que ameaça a cultura.

A figura a seguir apresenta a demonstração da técnica de produção de planta transgênica.

A figura a seguir apresenta a demonstração da técnica de produção de planta transgênica
Disponível em: http://geneticavirtual.webnode.com.br/. Acesso em: 19 jul. 2017 (adaptado)

A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir.

I. A reprodução da cana-de-açúcar transgênica é similar à introdução de uma variedade convencional, ou seja, por sementes.

II. A inserção do transgene no tecido da cana-de-açúcar e consequente produção da toxina que combate a broca só é possível devido à universalidade do código genético.

III. A clonagem do DNA bacteriano nada mais é que a replicação semiconservativa desse ácido nucléico.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 26
Os organismos bioindicadores devem possuir exigências particulares com relação a um conjunto conhecido de variáveis físicas, químicas ou ambientais, de tal modo que mudanças na presença/ausência, número, morfologia, fisiologia, ou comportamento do organismo considerado, poderá indicar que uma dada variável física ou química está fora de seus limites.
QUEIROZ, J. F.; SILVA, M. S. G. M.; STRIXINO, S. T. Organismos bioindicadores – biomonitoramento de qualidade de água. 
1. ed. Jaguariuna: Embrapa Meio Ambiente, 2008 (adaptado).

O texto apresentado se refere a organismos que podem ser utilizados como bioindicadores em um estudo de Impacto Ambiental, em especial alguns organismos que são encontrados nos sedimentos dos sistemas aquáticos continentais (lóticos e lênticos).

De acordo com o que foi apresentado, quais organismos abaixo podem ser considerados bioindicadores ao analisarmos o sedimento destes sistemas aquáticos?

A) Foraminiferos.
B) Ictioplânctons.
C) Cianobactérias.
D) Cladocera e Copépoda.
E) Larvas de quironomídeos.


ENADE 2021 - QUESTÃO 27
Considerada revolucionária, a técnica de edição de genes conhecida pela sigla Crispr-Cas9 começa a tornar mais próxima da realidade a alteração ou substituição de genes para tratar ou evitar doenças. Por causa da facilidade e da versatilidade, em pouco tempo pesquisadores no mundo todo passaram a testar a Crispr em plantas e animais com os mais variados objetivos, de aprimorar a produção de alimentos a criar modelos para estudar doenças humanas.

Camundongos, ratos, coelhos, porcos, cães e macacos já foram alterados geneticamente com a Crispr, muitos de modo pioneiro por pesquisadores na China. Menos de cinco anos após a publicação dos artigos na Science, surgiram trabalhos mostrando ser possível corrigir genes defeituosos em embriões humanos e começaram os tratamentos experimentais em pessoas.
Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/a-tesoura-dos-genes.
Acesso em: 20 nov. 2020 (adaptado).

Sobre a técnica Crispr-Cas9, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A manipulação genética possibilitada pela Crispr inaugurou um leque de possibilidades na produção de animais transgênicos, terapia gênica e correção de doenças em embriões humanos, enquanto as técnicas anteriores de transgenia só podiam ser utilizadas com segurança em plantas.

PORQUE

II. A técnica Crispr-Cas9 usa um complexo de proteína (Cas9) e RNA muito simples de ser desenhado em laboratório e que traz extrema especificidade ao processo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 27 - LICENCIATURA
Uma das habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para ciências no ensino fundamental é selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 17 dez. 2020 (adaptado).

Com relação às informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A inclusão no currículo escolar da abordagem das múltiplas dimensões da sexualidade humana não se restringe ao ensino da anatomia humana, uma vez que o reconhecimento da diversidade é um recurso dotado de alta potencialidade pedagógica.

PORQUE

II. Políticas socioeducacionais e práticas pedagógicas que desenvolvam a inclusão de todos os indivíduos contribuem para a melhoria do contexto educacional e apresentam um potencial transformador da sociedade.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 28
Em alguns campos, como a ciência da conservação ou a saúde pública, os pesquisadores devem, dependendo das circunstâncias, se tornar defensores de seu assunto. Existe um continuum de “informar” a “persuadir” e os pesquisadores devem escolher sua posição sobre isso conscientemente. Reconhecemos que o mundo está em uma “infodemia”, com informações falsas espalhando-se de forma viral nas redes sociais.

Portanto, muitos cientistas sentem que estão em uma corrida de técnicas de comunicação. Mas essa crise se deve, pelo menos em parte, aos pesquisadores serem incentivados a vender seu trabalho e concentrarem-se em uma história, em vez de relatar de forma completa e neutra (sem viés) o que fizeram. Tememos que a necessidade de persuadir ou de contar uma história simples possa prejudicar a credibilidade e a confiabilidade.

Em nossa pesquisa vemos como a vontade das pessoas de serem vacinadas contra Covid-19 correlaciona-se com seus níveis de confiança na ciência, pesquisadores científicos e médicos, juntamente com sua preocupação em relação ao vírus, além de suas crenças gerais na eficácia das vacinas.A confiança é crucial. Isso requer uma boa comunicação de evidências.
BLASTLAND, M. et al. Five rules for evidence communication.
Nature. Nov; v. 587(7834), p. 362-364. 2020 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e o papel do biólogo como pesquisador, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os biólogos e demais pesquisadores, que precisam informar a população e engajarem-se na divulgação científica, devem utilizar-se de técnicas de retórica, aproveitando as ferramentas usadas pela mídia e pela indústria do entretenimento para moldar as emoções e crenças das pessoas.

PORQUE

II. Em tempos de “infodemia”, os cientistas têm o dever ético de agir em prol da máxima comunicação de evidências, de forma a desmistificar as informações falsas recebidas diariamente pela população leiga, sem criar novas “verdades absolutas”.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - LICENCIATURA
A biodiversidade está relacionada com a diversidade dos seres vivos e do ecossistema, e é representada pela diversidade genética, diversidade de espécies e diversidade de hábitats. A biotecnologia/saúde, aqui compreendida em toda a sua abrangência, está relacionada com qualquer exploração tecnológica da biodiversidade para resolver problemas de saúde do homem.

No momento, o desafio é conseguir uma coexistência sustentável entre biodiversidade, biotecnologia e saúde, a qual reflita a relação e a integração da natureza com a sociedade. Esse modelo deve ser interativo, cooperativo e inter-relacionado e dependente de um maior debate com a sociedade.
GARCIA, E. S. Biodiversidade, biotecnologia e saúde. Cadernos de Saúde Pública. Rio de Janeiro. v. 11, n. 3, p. 495-500, 1995 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Apesar da interferência antrópica nos sistemas naturais ter alcançado proporções jamais vistas na história geológica do planeta e já ter levado à extinção inúmeras espécies, há um crescente incentivo para o desenvolvimento de tecnologias que reduzam impactos contemporâneos e estimulem estudos da biodiversidade, determinando sua importância, inclusive, na descoberta de novos bioativos naturais e plantas medicinais.

II. O desenvolvimento tecnológico e econômico na agropecuária tem sido um dos principais responsáveis pela derrubada de florestas para abertura de campos agropastoris, entretanto o desenvolvimento biotecnológico nessa área, associado às boas práticas sustentáveis pautadas em um modelo cooperativo, pode identificar e aplicar alternativas viáveis ao consorciar as necessidades humanas à conservação do meio ambiente.

III. Em um futuro próximo, cerca de menos de 30 anos, há a possibilidade de desaparecimento de mais 80% da biota global, em função da possibilidade de a população humana triplicar em número de indivíduos e provocar um aumento no desmatamento e no lançamento de poluentes na atmosfera, além de causar uma redução da disponibilidade de água doce, com consequente redução do efeito estufa.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 29
A seca registrada em Santa Catarina em 2020 levou a uma descoberta "pré-histórica": fósseis de Mesossaurus, de 280 milhões de anos, foram encontrados em rochas de Três Barras, cidade do Planalto norte catarinense. Um pesquisador especialista no assunto explicou que uma característica interessante é que fósseis de Mesossaurus são encontrados tanto aqui, nas rochas do sul do Brasil, quanto nas rochas da África do Sul.

Ele afirmou, ainda, que a identificação da mesma espécie em horizontes sedimentares semelhantes tanto aqui quanto lá corroborou com as primeiras ideias acerca da deriva continental. Esse pode ser considerado um fóssil-guia gondwânico e essa descoberta é mais uma evidência da existência de Gondwana, o antigo "super-continente".
Disponível em: https://www.nsctotal.com.br/. Acesso em: 01 dez. 2020 (adaptado).

Figura 1 - Ilustração simplificada de Gondwana, constituído pelo que chamamos hoje de América do Sul, África, Índia, Austrália  e Antártida e que, há 200 milhões de anos atrás, formavam um bloco único de terras contínuas.
Figura 1 - Ilustração simplificada de Gondwana, constituído pelo que chamamos hoje de América do Sul, África, Índia, Austrália  e Antártida e que, há 200 milhões de anos atrás, formavam um bloco único de terras contínuas.
MANZIG, P. C. Deriva Continental & Tectônica de Placas. Disponível em: http://www.geoturismobrasil.com. Acesso em 27 nov. 2020.

Considerando o texto e a imagem apresentados, avalie as afirmações a seguir.

I. Os Mesosaurus apresentam ampla distribuição vertical e horizontal, sendo, anatomicamente, de difícil reconhecimento e pouco abundantes.

II. O Cynognatus, um táxon presente nos mesmos sedimentos da América do Sul e da África, identifica o tempo geológico de formação desses estratos rochosos.

III. Os achados paleontológicos de Lystrosaurus, em formações gondwânicas na Antártida, na Índia e na África, contribuem para apoiar a ideia da Deriva Continental.

IV. A flora de Glossopteris, abundante e de ampla distribuição geográfica, pode ser considerada fóssil-guia, utilizada como evidência paleontológica para auxiliar no estabelecimento das sequências gondwânicas.

É correto apenas o que afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 29 - LICENCIATURA
Oferecer igualdade de oportunidades, difundir conhecimentos estimulando sua crítica e utilização conscientes, valorizar a diversidade como um elemento transformador e libertador impulsionando o desenvolvimento de uma sociedade que aprende com suas diferenças e que se preocupa com o coletivo, é o papel da escola contemporânea, principalmente em tempos de pandemia, ao eliminar barreiras e preconceitos, bem como a transmitir e a discutir informações confiáveis e pertinentes, sem rótulos.

Atualmente, percebe-se um foco imediato no problema de saúde, mas é importante ressaltar que, além  do enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus, deve-se manter a atenção ao controle de  doenças causadas por falhas no cuidado com o meio ambiente e por descaso com a saúde pública, como  por exemplo Dengue, Zika e Chikungunya, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

lavar as mãos
Disponível em: https://www.midiamax.com.br/. Acesso em: 24 nov. 2020 (adaptado).

Considerando o texto e a imagem apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Apesar de uma situação de pandemia, existem oportunidades para a escola interagir com a comunidade, cumprindo seu papel social, difundindo e construindo conhecimento, sem deixar de lado antigos problemas de saúde que ainda suscitam atenção frente a uma nova e preocupante situação.

PORQUE

II. O educador, como mediador do processo ensino-aprendizagem, pode propor práticas pedagógicas inovadoras, interativas, utilizando novas tecnologias de informação e comunicação, permitindo aos estudantes avaliar situações emergentes e desenvolver atitudes autônomas e sem preconceitos ao ampliar sua visão crítica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 30
As lagartas de algumas espécies das famílias Lycaenidae e Riodinidae possuem glândulas que produzem uma substância doce, das quais as formigas se beneficiam. Em contrapartida, essas lagartas são protegidas de outros inimigos naturais e podem se alimentar das plantas ocupadas pelas formigas sem correr risco de serem atacadas.
Disponível em: https://www.unicamp.br/. Acesso em: 22 nov. 2020 (adaptado)

Nesse contexto, a preservação dessas lagartas é estendida às formigas devido à relação ecológica que ocorre de forma similar entre vegetais e

A) bactérias em nódulos radiculares que promovem a fixação do nitrogênio.

B) consumidores de néctar que buscam nectários extraflorais.

C) fungos em micorrizas que aumentam a superfície da rizosfera.

D) animais polinizadores que se nutrem de peças florais.

E) líquens que atuam como bioindicadores de poluição.


ENADE 2021 - QUESTÃO 30 - LICENCIATURA
Os fósseis são reconhecidos como parte do patrimônio cultural. Uma forma de propiciar o entendimento e a valorização dessa riqueza paleontológica é a realização de ações educativas nas escolas. Nos livros didáticos, a Paleontologia é citada de forma sucinta, dando geralmente ênfase aos grandes répteis. Assim, mesmo a Paleontologia sendo uma ciência importante para se compreender as temáticas geológicas, biológicas e ambientais em um sentido amplo, existe pouca divulgação desses conteúdos para os estudantes dos ensinos fundamental e médio.
IZAGUIRRY, B. B. D. et al. A paleontologia na escola:
uma proposta lúdica e pedagógica em escolas do município de São Gabriel, RS. 
Cadernos da Pedagogia, São Carlos, v. 7, n. 13, p. 2-16, 2013 (adaptado).

A partir do texto e considerando o papel do educador no ensino de Paleontologia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O desenvolvimento de vivências a partir de oficinas de réplicas de fósseis, de atividades de natureza lúdica, do uso de vídeos e de visitas presenciais ou virtuais a museus e exposições, podem ser consideradas boas estratégias para despertar o interesse dos educandos pelo ensino de Paleontologia, bem como para estimular a busca por novos conhecimentos.

PORQUE

II. A complexidade da linguagem científica, as lacunas existentes nos currículos escolares, a formação docente e o pouco tempo destinado a essa área do conhecimento na graduação, são fatores que dificultam a aproximação das pessoas ao conhecimento paleontológico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 31
Desde a divulgação, em fevereiro de 1997, do sucesso da clonagem da ovelha Dolly a partir de células da glândula mamária de uma ovelha adulta, iniciou-se um amplo debate que envolveu a comunidade científica e a sociedade em geral. O centro da discussão, obviamente, era o fato de que a clonagem de ovelhas sinalizava que, em um futuro próximo, talvez pudesse ser possível clonar seres humanos. Essa possibilidade gerou tanto entusiasmo quanto preocupação e a grande pergunta tornou-se: a clonagem deveria ser permitida, regulamentada ou banida?
Disponível em: https://www.ufmg.br/. Acesso em: 04 dez. 2020 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, acerca dos tipos de clonagem.

I. Na clonagem reprodutiva, assim como feito com a ovelha Dolly, o núcleo de uma célula somática adulta é inserido em um óvulo enucleado e transferido para um útero receptor que gerará um feto, geneticamente idêntico ao doador.

II. Na clonagem terapêutica, as células-tronco são cultivadas em laboratório, para produção de tecidos idênticos aos do doador, oferecendo dezenas de possíveis aplicações na área da saúde, com potencial para salvar vidas.

III. Apesar dos avanços tecnológicos envolvendo experimentos com clonagem reprodutiva e terapêutica, por questões éticas e pela Lei de Biossegurança, ambas são proibidas no Brasil.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III. 


ENADE 2021 - QUESTÃO 32
O desmatamento de florestas nativas no Brasil conduz a uma contínua perda de biodiversidade e de serviços ecossistêmicos, com consequente queda na qualidade de vida. Um grupo de pesquisadores elaborou um projeto de plantio de mudas de espécies nativas para recuperação florestal de uma área pública degradada por corte raso da vegetação, pouco conhecida em termos estruturais e ecológicos. 

Após considerar diversas possibilidades, o grupo propôs as seguintes fases para o projeto:

Fase 1: Estudo florístico e fitossociológico de várias áreas remanescentes próximas à área degradada que deveria ser recuperada.

Fase 2: Marcação de matrizes com o intuito de definir as plantas das quais a população local, envolvida no projeto, colheria sementes para utilização na produção das mudas que seriam plantadas na área a ser recuperada, garantindo a diversidade genética regional.

Fase 3: Preparo do solo e plantio das mudas produzidas nos viveiros florestais regionais, com o máximo de biodiversidade, bem como com o envolvimento das comunidades de entorno, com o intuito de envolver a comunidade local e despertar o sentimento de pertencimento.

Fase 4: Monitoramento e manutenção das mudas em campo, além da reposição de mudas perdidas, pelo período de tempo determinado pela legislação ambiental vigente.

Considerando o contexto anterior e a importância da conservação da biodiversidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A equipe selecionou adequadamente as atividades das fases 1, 2 e 3 ao planejar a recuperação florestal da área degradada, levando em consideração a diversidade natural e o tipo de ecossistema que pretendiam recuperar, assim como ao considerar os processos regionais de dispersão e de seleção de espécies e as interações das ações implementadas com a comunidade de entorno.

PORQUE

II. Para garantir o sucesso do restabelecimento de processos ecológicos e de parte da biodiversidade que foi comprometida com a degradação antrópica, deve-se garantir a diversidade de espécies nativas regionais que sejam representativas em grupos funcionais compatíveis com o observado em ecossistemas de referência, assim como deve-se monitorar o desenvolvimento da vegetação, como proposto na Fase 4.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33
Um consultor ambiental preparou uma palestra sobre a importância de uma região em franco processo de desenvolvimento industrial na China, onde residem os últimos cavalos selvagens do planeta, os cavalos de Przewalski, que deram origem aos cavalos domesticados que vemos ao redor do planeta.

Nesse contexto, foram propostas duas análises filogenéticas a fim de comparar as populações de cavalos domésticos e de cavalos de Przewalski. A primeira delas foi realizada usando o genoma mitocondrial, já a segunda utilizou o genoma nuclear. O resultado dessas análises está ilustrado nas figuras a seguir.

O resultado dessas análises está ilustrado nas figuras a seguir.

Considerando as duas filogenias e as conclusões possíveis para essas análises, avalie as afirmações a seguir.

I. A filogenia com DNA mitocondrial sugere que durante a história dessas linhagens ocorreu mais de um evento de domesticação, mas a filogenia com DNA nuclear indica que um único evento de domesticação é suficiente para explicar o padrão encontrado.

II. Uma maior diversidade de fundadores machos do que de fundadores fêmeas das populações domesticadas explica a diferença entre as duas filogenias.

III. A diferença entre o número de eventos de domesticação em cada filogenia poderia ser explicada por uma baixa amostragem com DNA nuclear e uma alta amostragem com DNA mitocondrial.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 34
Um técnico avaliou a quantidade de ração que deveria comprar para algumas espécies de mamíferos. Após determinar a massa corporal e o tipo de alimento de cada animal, ele analisou o gráfico a seguir, que mostra em escala logarítmica o consumo de oxigênio em relação à massa do corpo.

KARDONG, K. V. Vertebrates comparative anatomy, function, evolution. New York: McGraw-Hill, 2019 (adaptado).
KARDONG, K. V. Vertebrates comparative anatomy, function, evolution.
New York: McGraw-Hill, 2019 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir sobre as decisões do técnico.

I. Na média, o técnico deverá comprar proporcionalmente mais comida para espécies com menos massa corporal do que para aquelas com mais massa corporal.

II. O técnico vai precisar comprar um pouco mais de comida para o esquilo do que o esperado para sua massa corporal, já que ele consome proporcionalmente mais oxigênio.

III. O técnico precisaria comprar mais alimento para o camundongo manter sua temperatura corporal, caso ele tivesse o metabolismo do cavalo.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35
Hans Adolf Krebs é o biólogo, médico e bioquímico alemão mais conhecido por sua identificação de dois ciclos metabólicos importantes, dentre os quais se inclui o Ciclo do Ácido Tricarboxílico (antigamente denominado de Ciclo de Krebs). Krebs, juntamente com o seu colega Hans Leo Kornberg, bioquímico e professor de Bioquímica da Universidade de Cambridge, descreveram também o Ciclo do Glioxilato.

Ambos os ciclos, representados na figura a seguir, denotam um conjunto de reações bioenergéticas que se processam no interior das mitocôndrias, mas podem englobar também o glioxiossomo e o citosol. Esses ciclos têm como principal função a formação e a decomposição repetida do ácido cítrico com eliminação de gás carbônico.
KORNBERG H.; KREBS, H. Synthesis of cell constituents
from C2-units by a modified Tricarboxylic Acid Cycle. 
Nature, Cambridge, v.179, n.1, p.988-991, 1957 (adaptado).

CRONAN J. E.; LAPORTE D. Tricarboxylic Acid Cycle and Glyoxylate Bypass. EcoSal Plus,
CRONAN J. E.; LAPORTE D. Tricarboxylic Acid Cycle and Glyoxylate Bypass. EcoSal Plus, Washington, v.1, n.2, p.1-23, 2005 (adaptado).

Considerando o Ciclo do Ácido Tricarboxílico e o Ciclo do Glioxilato ilustrados na imagem apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. Uma disfunção do Ciclo do Ácido Tricarboxílico, apontado com setas verdes na imagem, provoca o escorbuto.

II. O Ciclo do Glioxilato, apontado com setas vermelhas na imagem, é exclusivo das células vegetais, em especial das células do embrião em germinação.

III. O processo apontado com setas pretas acontece tanto no Ciclo do Ácido Tricarboxílico quanto no Ciclo do Glioxilato.

IV. O alfa-cetoglutarato, apontado com o número 1 no centro da imagem, tem grande importância na biologia clínica, uma vez que sua deficiência é marcador para a Doença de Hodenberg.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV. 
B) II e III.
C) II e IV .
D) I, II e III.
E) I, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - LICENCIATURA
Os quilombolas, compreendidos também como povos ou comunidades tradicionais, exigem que as políticas públicas a eles destinadas considerem a sua inter-relação com as dimensões históricas, políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais que acompanham a constituição dos quilombos no Brasil. Consequentemente, a Educação Escolar Quilombola não pode ser pensada somente se levando em conta os aspectos normativos, burocráticos e institucionais relacionados à configuração das políticas educacionais. A sua implementação deverá ser sempre acompanhada de consulta prévia e realizada pelo poder público junto às comunidades quilombolas e suas organizações.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CEB n. 16/2012. Diretrizes Curriculares 
Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, 2012 (adaptado).

Considerando o texto e as discussões sobre políticas de articulação escola/comunidade quilombola, avalie as afirmações a seguir.

I. A relação entre educação e movimentos sociais na educação quilombola objetiva adequar essa organização cultural ao sistema educacional.

II. A história, a memória, o território, a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais da comunidade quilombola são aspectos considerados na garanti a do direito à educação quilombola.

III. O papel da comunidade quilombola é determinante nos processos decisórios acerca da educação escolar a ser nela implementada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III. 


ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - LICENCIATURA
O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção de um Brasil que fosse dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire : uma bibliografia. 
São Paulo: Cortez, 1996.

Com base no texto e nas ideias freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.

PORQUE

II. A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - LICENCIATURA
O Decreto n. 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) considera a pessoa surda como aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais. Em consonância com o decreto, nas escolas públicas em que há crianças surdas ou com deficiência auditiva matriculadas, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas capazes de garantir o seu direito à educação.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm.
Acesso em 20 abr. 2020 (adaptado).

Considerando as ações necessárias para a escola garanti r o direito à educação das crianças surdas, avalie as afirmações a seguir.

I. É necessário criar situações em sala de aula que promovam o convívio social entres as crianças, que estimule o respeito às diferenças, promovendo o reconhecimento das suas potencialidades e o desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural.

II. A Libras deve ser assegurada como a primeira língua da criança surda, considerando-se a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como a segunda.

III. É fundamental disponibilizar intérpretes de Libras para as crianças surdas, e caso não seja possível, é preciso solicitar aos familiares que procurem outra escola mais preparada.

IV. A escola deve fomentar parcerias com os pais com o objetivo de acolhê-los e ajudá-los a constituir uma imagem positiva de seu filho surdo, auxiliando-o na compreensão da sua realidade.

V. Os professores precisam desenvolver, em relação aos alunos surdos, processos de avaliação mais subjetivos com foco nas dificuldades de aprendizagem desses alunos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e V.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - LICENCIATURA
As percepções sobre o termo liderança revelam uma configuração ainda precária da realidade brasileira no campo da gestão escolar. As pesquisas internacionais apresentam uma gama significativa de resultados sobre o tema há, pelo menos, mais de duas décadas. Vale lembrar que os estudos sobre escolas eficazes, na sua maioria, apontam o efeito da liderança do gestor como um dos principais fatores explicativos dessa equação.

Um sobrevoo nos dados da pesquisa Olhares Cotidianos sobre a Gestão Escolar (OCGE), realizada com gestores e professores de seis escolas de um município brasileiro, permite identificar, de forma geral, noções sobre o termo, ao se solicitar ao grupo algum tipo de caracterização mais precisa de liderança:

"Isso aí é uma coisa que se tem ou não se tem." (Ana, Grupo Liderança).
"O dom da palavra, do convencimento..." (Andrea, Grupo Liderança).
"Carisma" (Cíntia, Grupo Liderança).
"A pessoa nasce com isso ou não." (Adriana, Grupo Liderança).
COELHO, F. M. O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas. 
educação & realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, out./dez. 2015, p. 1.261-1.276 (adaptado).

Relacionando as ideias de liderança expostas pelas participantes da pesquisa sobre o exercício da gestão escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. As respostas de Ana e Adriana reforçam as concepções defendidas pelas investi gaçõescientíficas do campo educacional contemporâneo sobre liderança, que afirmam que nem todos podem ser gestores escolares e que é preciso ter a qualidade de empreendedor para ocupar esse cargo. 

II. Ana e Cíntia expõem ideias que são coerentes com os estudos atuais sobre a prática da gestão escolar, pois enfatizam o estilo administrativo do gestor, que é um fator fundamental para se compreender a liderança e as suas relações com os objetivos educacionais das escolas.

III. Em suas respostas, Andrea e Cíntia expressam a ideia de liderança a parti r de um de seus aspectos, o interpessoal, embora outros fatores relevantes interfiram na gestão escolar, como o administrativo e/ou o pedagógico.

IV. As afirmações das participantes relacionam a liderança a uma capacidade de convencimento e a uma habilidade inata do líder – concepções já ultrapassadas pelas investigações educacionais sobre o tema no cenário contemporâneo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - LICENCIATURA
As redes sociais promovem formas de interação entre indivíduos agrupados por interesses mútuos, identidades semelhantes e também por valores compartilhados. Nesse contexto, a Internet vem se tornando um importante espaço para movimentos sociais por possibilitar uma acelerada e ampla difusão de ideias e absorção de novos elementos em busca de algo em comum. Assim, o s movimentos sociais se fazem valer cada vez mais da “ democracia informaciona l”, da “ ciberdemocracia” e da prática do “ ciberativismo”. 

A parti r das ideias sobre comunicação e interação virtual, avalie as afirmações a seguir.

I. Os movimentos sociais tendem a perder força, prestígio e visibilidade com o crescimento da virtualidade junto à nova geração de jovens e adultos.

II. Ciberdemocracia, democracia informacional e ciberativismo podem ser classificados como movimentos advindos da virtualidade.

III. As redes sociais potencializam o ativismo fazendo uso da virtualidade, no entanto, ainda são pouco exploradas pelos movimentos sociais da atualidade.

IV. Tempo e espaço são conceitos a serem repensados a parti r da inserção cada vez maior da virtualidade na vida social.

V. É papel do educador formar e preparar os alunos para uma atuação responsável e crítica frente à virtualidade, explorando suas potencialidades.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.


COMENTÁRIOS

DESTAQUE
Nome

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saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,343,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,8,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,2,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,385,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,155,direito administrativo,26,direito ambiental,2,direito civil,26,direito constitucional,27,direito do trabalho,24,direito eleitoral,1,direito empresarial,25,direito financeiro,1,direito penal,27,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,25,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,16,educação infantil,337,eleicoes,1,enade,262,enare,1,encceja,44,enem,86,enfermagem,13,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,1,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,309,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,27,famerp,13,farmacia,8,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,26,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,65,fisioterapia,7,fmabc,2,fmo,2,fonoaudiologia,5,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,19,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifpe,70,ifpi,3,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,57,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,14,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,1,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,13,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,79,medicina legal,2,medicina veterinaria,6,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,92,nubank,4,nutrição,11,o que e,2,oab,189,obmep,6,odontologia,9,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,156,praticapsi,3,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,7,pronatec,3,prouni,5,provas,936,provas albert einstein,5,provas amrigs,2,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,161,provas enade,261,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,31,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,14,provas famerp,7,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,1,provas fmabc,1,provas fundatec,2,provas fuvest,9,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifpi,5,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,1,provas nível fundamental,1,provas nível médio,13,provas nível superior,92,provas oab,190,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas residencia,23,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesp,5,provas unicamp,7,provas uniceub,2,provas unichristus,3,provas unifenas,4,provas unifesp,19,provas unifor,4,provas unioeste,2,provas unirg,5,provas unitins,2,provas upe,7,provas usp,25,provas vestibular,321,psicologia,21,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão albert einstein,362,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,124,questão ciências da computação,64,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da aocp,50,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,441,questão da fasa,102,questão da fatec,929,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fgv,664,questão da fuvest,577,questão da oab,3103,questão da obmep,164,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,270,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufrgs,25,questão da unesp,785,questão da unicamp,619,questão da unicentro,155,questão da uniceub,108,questão da unifesp,785,questão da unioeste,80,questão da unirg,297,questão da usp,677,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,30,questão de agronomia,111,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1153,questão de biomedicina,164,questão de ciências,730,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências sociais,86,questão de concurso,4454,questão de conhecimento geral,5,questão de contabilidade,236,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,86,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,2817,questão de direito administrativo,230,questão de direito ambiental,18,questão de direito civil,176,questão de direito constitucional,225,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do trabalho,125,questão de direito eleitoral,5,questão de direito empresarial,126,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,174,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,55,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,44,questão de direito tributário,163,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de educação física,162,questão de enfermagem,187,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de espanhol,556,questão de estatistica,29,questão de farmácia,239,questão de filosofia,265,questão de física,1452,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,180,questão de fonoaudiologia,135,questão de frances,139,questão de geografia,1131,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de história,1702,questão de informática,134,questão de inglês,1178,questão de jornalismo,158,questão de legislação,221,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de literatura,368,questão de marketing,54,questão de matemática,2704,questão de medicina,541,questão de medicina legal,15,questão de medicina veterinária,157,questão de música,5,questão de necropsia,20,questão de nutrição,206,questão de odontologia,152,questão de português,3512,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,261,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1305,questão de raciocínio lógico,150,questão de radiologia,79,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,25,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,55,questão de sociologia,184,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em redes de computadores,27,questão de terapia ocupacional,128,questão de turismo,83,questão de vestibular,20064,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,988,questão do cfc,394,questão do enade,4731,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2625,questão do iff,53,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,391,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmabc,80,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,49,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,100,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifpi,295,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,62,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão pedagogia,67,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unichristus,253,questão unifaminas,54,questão unifenas,330,questão unifil,29,questão unifor,258,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão unitins,52,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,38409,quimica,65,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,152,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,4,resumo,5,revalida,5,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,1,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,7,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,4,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,4,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,16,unicamp,17,unicentro,14,uniceub,4,unichristus,12,unifaminas,1,unifenas,5,unifesp,38,unifor,8,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unirg,9,unirv,41,unitins,4,upe,21,urbanismo,1,usp,27,vestibular,801,videos,5,vivo,1,zootecnia,5,
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INDAGAÇÃO: Prova ENADE 2021 Ciências biológicas (bacharelado e licenciatura) com Gabarito
Prova ENADE 2021 Ciências biológicas (bacharelado e licenciatura) com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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