A escravidão, nas duas funções que exercerá na sociedade colonial, fator trabalho e fator sexual, não determinará senão relações elementares a muito simples

ENADE 2021 - QUESTÃO 21 TEXTO I A escravidão, nas duas funções que exercerá na sociedade colonial, fator trabalho e fator sexual, não determ...
ENADE 2021 - QUESTÃO 21
TEXTO I
A escravidão, nas duas funções que exercerá na sociedade colonial, fator trabalho e fator sexual, não determinará senão relações elementares a muito simples. A função da mulher escrava, instrumento de satisfação das necessidades sexuais de seus senhores e dominadores, não ultrapassará também o nível primário e puramente animal do contato sexual, não se aproximando senão muito remotamente da esfera propriamente humana do amor, em que o ato sexual se envolve de todo um complexo de emoções e sentimentos.
PRADO JUNIOR, C. Formação do Brasil Contemporâneo
– Colônia. São Paulo: Brasiliense, 1976. p. 342 (adaptado).

TEXTO II
Caio Prado Júnior aponta para além do que pretende analisar. No momento em que fala de alguma coisa, negando-a, ele revela desconhecimento de si mesmo. Nessa perspectiva, ele pouco teria a dizer sobre essa mulher negra, porque ele lhe nega o estatuto de sujeito humano. Trata-a sempre como objeto. Até mesmo como objeto de saber. É por aí que a gente compreende a resistência de certas análises que, ao insistirem na prioridade da luta de classes, negam-se a incorporar as categorias de raça e gênero.
GONZÁLES, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira.
Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244 (adaptado).

Com base nas críticas da socióloga brasileira Lélia Gonzáles à análise do historiador Caio Prado Júnior, avalie as afirmações a seguir.

I. Os questionamentos de Gonzáles partem de uma perspectiva interseccional, já que envolve categorias como gênero e raça para análise da sociedade.

II. A autora se posiciona contrariamente à possibilidade de homens brancos realizarem análises sobre a condição das mulheres escravizadas.

III. Gonzáles sustenta que a negação da subjetividade da mulher escravizada relaciona-se à ausência de reconhecimento racial do próprio autor.

IV. O estudo de Gonzáles demonstra que os aspectos de classe foram fundamentais para se evitar o esquecimento da experiência das mulheres negras escravizadas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
B) I e III.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

VEJA TAMBÉM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo