Prova ENADE 2021 História (bacharelado e licenciatura) com Gabarito

Prova ENADE 2021 História (bacharelado e licenciatura) com Gabarito OBS:  As  questões objetivas de 01 a 08  estão disponível na prova ...
ENADE - Indagação

Prova ENADE 2021 História (bacharelado e licenciatura) com Gabarito

OBS: As questões objetivas de 01 a 08 estão disponível na prova de Formação Geral que você pode acessar clicando neste link ou neste link e/ou neste link. As questões discursivas não foram disponibilizadas com padrão de resposta. Assim que divulgadas serão atualizadas.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 03
Quando se foram os espanhóis do México e ainda não se preparavam os espanhóis contra nós, primeiro se difundiu entre nós uma grande peste, uma enfermidade geral. Começou em Tepeílhuitl (décimo terceiro mês no calendário mexicano). Sobre nós se estendeu – grande destruidora de gente. Alguns bem os cobriu, por todas as partes de seu corpo se estendeu. Na cara, na cabeça, no peito etc. Era uma enfermidade destruidora. Muitos morreram dela, mas muitos somente de fome morreram; já ninguém cuidava de ninguém, ninguém com outros se preocupava. O tempo que esta peste se manteve forte foi de sessenta dias, sessenta dias funestos.
LEÓN-PORTILLA, M. A Visão dos Vencidos. A tragédia da conquista
narrada pelos Astecas. Col. L&PM História. 
Série: Visão dos Vencidos, vol. 2. 1. ed. Porto alegre, 1985. p. 99 (adaptado).

Considerando que León-Portilla recupera testemunhos indígenas em um esforço de ampliar as fontes por meio das quais se analisa a conquista espanhola da América, discorra sobre a importância da ampliação de fontes para a compreensão desse período da história da América. (valor: 10,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 04
As imagens do Museu Nacional do Rio de Janeiro consumido pelas chamas, que circularam por todo o Brasil em 2018, infelizmente, não são uma exceção. Incêndios são os grandes vilões do patrimônio cultural brasileiro, como aponta um especialista em gestão de risco do Centro Internacional para o Estudo da Preservação e Restauração do Patrimônio Cultural, na Itália:

“os incêndios são um grande fator de risco para museus não só no Brasil, mas em todo o mundo, pela combinação de fatores como grande quantidade de materiais orgânicos inflamáveis e falta de estrutura e de manutenção em prédios históricos antigos, além de legislação inadequada, gestores com curto período de mandato e descaso com a cultura. A soma final resulta em desastres incalculáveis como este.”
Disponível em: https://veja.abril.com.br.
Acesso em: 3 dez. 2018 (adaptado).

Com base no texto apresentado, faça o que se pede nos itens a seguir.

a. Explique a importância da preservação do patrimônio cultural brasileiro para a sociedade. (valor: 5,0 pontos)

b. Proponha duas políticas públicas que possam contribuir com a preservação dos patrimônios culturais brasileiros. (valor: 5,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO DISCURSIVA 05
Em uma pesquisa do Projeto jovens e a história no Mercosul, foi investigada a opinião de jovens brasileiros, argentinos e uruguaios sobre a história recente de seus respectivos países. Nela, os pesquisadores apontaram a recorrência, entre os jovens brasileiros, de posições em que afirmaram que a ditadura teve aspectos negativos e positivos.

Nesse ponto, distinguiram-se dos jovens argentinos e uruguaios, que condenaram e rejeitaram as ditaduras e tudo o que remetia a esse conceito. Em seus apontamentos, os pesquisadores salientaram os perigos dessa flexibilização das críticas em relação ao período ditatorial no Brasil e reforçaram a importância de um trabalho de ensino-aprendizagem com as próximas gerações.

DUARTE, G. R.; CERRI, L. F. Politização e consciência histórica em jovens brasileiros, argentinos e uruguaios.
DUARTE, G. R.; CERRI, L. F. Politização e consciência histórica
em jovens brasileiros, argentinos e uruguaios.
Revista Diálogos, Maringá, v. 16, 2012. p. 248. Suplemento especial (adaptado).

Com base no texto e no gráfico apresentados, discorra sobre a relação entre a justiça de transição no Brasil e a memória coletiva. (valor: 10,0 pontos)

PADRÃO DE RESPOSTA. (EM BREVE)

ENADE 2021 - QUESTÃO 09
Os retratos Fayum são pintados sobre madeira ou linho e sua produção é mais concentrada entre os séculos I e III d.C. Os pintores eram egípcios de origem grega ou romana. Essas obras foram encontradas no final do século XIX na província de Fayum ao sul de Mênfis e Cairo. São retratos de uma classe média urbana profissional – professores, soldados, atletas, sacerdotes serapi, mercadores e floristas.

Eventualmente sabemos seus nomes – Aline, Flaviano, Isaro, Claudine. Foram encontrados em necrópoles, pois eram pintados para serem anexados à múmia da pessoa retratada quando ele ou ela morresse, diferentemente da figura egípcia da época faraônica, que estava eternamente de perfil para garantir a perfeita continuação da vida após a morte.

Nenhum daqueles que encomendavam os retratos, nem aqueles que os pintavam, jamais imaginaram que seriam vistos pela posteridade. Essas imagens destinavam-se a serem enterradas sem um futuro à vista. Pintor e modelo, vivos no momento da pintura, colaboravam em uma preparação para a morte, preparação que asseguraria a sobrevivência. Pintar era nomear, e nomear era garantia dessa continuidade.

BERGUER, J. P. Os retratos Fayum. In: Bolsões de resistência.
BERGUER, J. P. Os retratos Fayum. In: Bolsões de resistência.
Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 2004. p. 47-53 (adaptado).

Acerca das transformações da sociedade egípcia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A frontalidade do rosto e a representação do indivíduo presentes nos retratos mortuários de Fayum são a expressão visual do contexto histórico egípcio entre os séculos I e III d.C.

PORQUE

II. Os retratos de Fayum expressam uma mudança com a estética perfilada do período faraônico, o que demonstra a ascensão das classes médias egípcias na época ptolomaica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 10
O Jardim Botânico, depois de acrescentado com a Escola de Agricultura Prática, subirá a maior grau de utilidade, quando, além de distribuir as plantas exóticas, se der ao melhoramento das indígenas. Se a uva, a pera, a maçã, e outras frutas bem pouco saborosas no estado primitivo, fazem hoje as delícias da Europa; quanto não temos nós a esperar das muitas espécies, e variedades produzidas espontaneamente em nossas matas e campos, e que ainda no estado selvagem competem com aquelas e consignar maior soma para o destino atual do mesmo Jardim.
BRASIL. Repartição dos Negócios do Império.
[Relatório da Repartição dos Negócios do Império de 1832,
apresentado à Assembleia Legislativa na sessão ordinária de 1833].
Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1833, p. 22.

Considerando os argumentos apresentados no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. Apesar da falta de apoio do imperador D. Pedro II, os jardins botânicos realizaram projetos nas áreas pedagógica, museográfica, tecnocientífica e histórica, propiciando a interdisciplinaridade.

II. No final do século XIX, diferentemente da Europa, os museus e arquivos públicos brasileiros associaram-se à agricultura com a finalidade de ampliar a exportação.

III. No século XIX, entidades científicas, a exemplo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, foram responsáveis pela ampliação de técnicas para melhoria da agricultura nacional.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 11
A História Geral da África, publicada pela UNESCO, é uma obra coletiva cujos objetivos são compreender melhor as sociedades e culturas africanas e demonstrar a importância das contribuições da África para a história do mundo. Ela nasceu da demanda feita à UNESCO pelas nações recém-independentes, que viam a importância de contar com uma história da África que oferecesse uma visão abrangente e completa do continente, para além das leituras e compreensões convencionais. Em 1964, a UNESCO assumiu o compromisso da preparação e publicação dessa obra.

Uma das suas características mais relevantes é permitir a compreensão da evolução histórica dos povos africanos em sua relação com os outros povos. Contudo, até os dias de hoje, o uso da História Geral da África tem se limitado sobretudo a um grupo restrito de historiadores e especialistas, sendo menos utilizada por professores e estudantes. No caso brasileiro, um dos motivos dessa limitação era a ausência de uma tradução do conjunto dos volumes que compõem a obra em língua portuguesa.
KI-ZERBO, J. (ed.). História Geral da África I: Metodologia e pré-história da África. 
2. ed. rev. Brasília: UNESCO, 2010. p. IX-X (adaptado).

Considerando a referida obra bem como os princípios nela contidos, que orientam os estudos contemporâneos sobre a História da África, avalie as afirmações a seguir.

I. Um dos princípios contidos na obra é proporcionar uma visão sobre a história da África que confere aos africanos o papel de sujeitos e não apenas de objeto de dominação, conversão ou escravização.

II. O preenchimento de importantes lacunas factuais relativas ao processo histórico das sociedades africanas inclui-se entre os preceitos que essa obra coletiva privilegia.

III. Por meio de uma lógica historiográfica compensatória, o ponto de vista africano norteia os trabalhos reunidos na obra.

IV. Os trabalhos contidos na obra propõem-se a apresentar a história dos povos africanos em seu conjunto, favorecendo a compreensão da diversidade na África.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 12
Os manifestantes, ao derrubarem a estátua, ergueram um novo "texto" urbano, seu texto, a partir de sua escrita, de sua gramática e de sua linguagem. Em outras palavras, elaboraram uma nova narrativa sobre a nação e as relações humanas. As respostas iconoclastas ao que sucedeu com George Floyd é a expansão rápida, intercontinental e simultânea de um valor específico, o rechaço ao racismo. Sem mais ou menos. São monumentos nas ruas e praças que mantêm homenagens a traficantes enriquecidos, intelectuais supremacistas, monarcas avarentos e políticos agradecidos aos financiamentos recebidos, provenientes do comércio de pessoas.
VINYES, R. Poder y conmemoración, el passado como soberania. 
Disponível em: https://blogs.publico.es/dominiopublico/33630/
poder-y-conmemoracion-el-pasado-como-soberania/. 
Acesso em: 27 jun. 2020 (adaptado).

A partir do texto e das discussões sobre a materialização da memória no espaço público, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os atos de derrubada de estátuas representam rejeição aos valores das elites dominantes que foram cultuados ao longo do tempo pela narrativa histórica oficial.

PORQUE

II. As iniciativas de ressignificação demonstram valores distintos daqueles que motivaram as homenagens materializadas no erguimento de estátuas, pois se opõe a perpetuação da memória dos vencedores.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 13
O documento não é inócuo. É, antes de mais nada, o resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente, da história, da época e da sociedade que o produziram, mas também das épocas sucessivas durante as quais continuou a viver, talvez esquecido, durante as quais continuou a ser manipulado, ainda que pelo silêncio.
GOFF, J. L. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 
1990. p. 547-548 (adaptado).

Considerando a visão do autor sobre acervos documentais e memória, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os documentos representam uma memória verossímil, dado que refletem a realidade do passado sem juízos de valor.

PORQUE

II. O documento é fruto das relações de poder que envolvem a memória, pois resulta de escolhas decorrentes de forças que operam no processo histórico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 14
Foi preciso uma onda de protestos antirracistas nos Estados Unidos para despertar parte da sociedade branca que fecha os olhos diante da violência policial, que se acostumou a banalizar o genocídio de jovens negros nas favelas ou a ser complacente com a ausência de representatividade negra em posições de destaque no Brasil.

Muita gente aderiu à versão brasileira de Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), espalhando nas redes sociais hashtags como a #blackouttuesday, mas, além das campanhas de ocasião, o engajamento permanente pela causa antirracista ainda segue restrito às vozes do movimento negro.
Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil.
Acesso em: 20 maio 2020 (adaptado).

A partir da reflexão apresentada no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. As teorias raciais se constituíram em fundamentos que justificavam as diferenças sociais e raciais, disseminando a noção de superioridade de algumas raças e povos sobre outros.

II. A História do racismo no Brasil se vincula às teorias raciais, que foram disseminadas entre intelectuais e permaneceram restritas ao ambiente da medicina e do direito entre o final do século XIX e o início do século XX.

III. A luta antirracial, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, como a do movimento Vidas Negras Importam, relaciona-se com a diáspora africana e as tensões raciais que permanecem vigentes na sociedade contemporânea.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e II.


ENADE 2021 - QUESTÃO 15
A partir do Renascimento artístico italiano, mais precisamente no século XV, tudo que lembrava Roma precisa ser imitado e começa a fazer parte das salas dos mecenas. Ao mesmo tempo que os pintores mesclam ideologia e mensagem política em seus quadros, as esculturas, os mosaicos, as moedas – objetos arqueológicos de uma maneira geral – também estão presentes. Essa revolução do olhar, acompanhada pela Expansão Marítima, leva as realezas europeias dos séculos XVI e XVII a adquirirem suas próprias coleções.

O modelo da Vila Albani, em Roma, era um espaço onde os intelectuais europeus se encontravam para discutir suas ideias e achados. A vila pertencia ao cardeal Albani, sobrinho do Papa Clemente XI (1649-1721), grande protetor das artes que ordenou as primeiras escavações arqueológicas nas catacumbas romanas. A construção da vila levou aproximadamente 20 anos. Nela, havia uma rica coleção greco-romana, hoje pertencente ao Museu do Louvre.
CARLAN, C. U. Os Museus e o Patrimônio Histórico: uma relação 
complexa. História, São Paulo, 27 (2): 2008, p. 77 (adaptado).

Considerando o texto apresentado e as reflexões do autor sobre a revolução do olhar e da emergência dos museus na Idade Moderna, assinale a opção correta.

A) No século XVI, os historiadores que salvaguardavam artefatos da Igreja, da realeza e da nobreza eram críticos da elite, proprietária desses objetos.

B) Na Idade Moderna, os museus difundiam o patrimônio cultural por meio de suas funções educativas.

C) Na Idade Moderna, o colecionismo era expressão de uma hierarquia política, econômica e social.

D) No século XVI, os colecionadores, com o suporte dos historiadores, elaboraram padrões científicos de catalogação, estabelecendo a organização das peças cronologicamente.

E) Na Idade Moderna, o tipo de tratamento documental utilizado assemelha-se ao método contemporâneo, em que os historiadores recolhem, recuperam e preservam relíquias para exaltar o passado.


ENADE 2021 - QUESTÃO 16
Nanaê
Cantava pra sinhazinha
Dormir ao luê
Pra ir pra debaixo do pé de café
Fazer canjerê, Nanaê

Se sinhazinha acordasse
Antes de Nanaê chegar
E começasse a chorar
Senhor mandava amarrar Nanaê
E chibatar Nanaê

Mas Nanaê se incorporava
De Nanã Buruquê
E não sentia a pancada doer
Nanaê

Sinhazinha mimada, embalada
No cantar da negra Otina Nanaê
Herdou todo seu ser
Hoje em noite de luana
É sinhazinha quem vai dançar na mujangana, Nanaê
BRÜGGER, S. M. J. Filho Brasil pede a bênção. Mãe África: identidade negra
no canto de Clara Nunes (1968-1982). In: ABREU, Martha, et al. 
(org). Cultura negra: trajetórias e lutas de intelectuais negros.
Niterói: Eduff, 2018. v. 2, p. 126-7 (adaptado).

Considerando os trechos da música Nanaê, Nanã Naiana e a complexidade do contexto da escravidão no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Os trechos elucidam tanto a violência sofrida por africanos escravizados, representados na música por Nanaê, como a resistência e a luta por meio da religião quando Nanaê incorpora Nanã Buruquê para se livrar das chibatas.

PORQUE

II. A relação conflituosa entre o senhor e Nanaê, explícita nos verbos “amarrar” e “chibatar”, interferia na relação harmoniosa entre a sinhazinha e Nanaê, perceptível pelos verbos “herdou” e “dançar”.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 17
É terrível o que está acontecendo, mas a sociedade precisa entender que não somos o sal da terra. Temos que abandonar o antropocentrismo; há muita vida além da gente, não fazemos falta na biodiversidade. Pelo contrário. Desde pequenos, aprendemos que há listas de espécies em extinção. 

Enquanto essas listas aumentam, os humanos proliferam, destruindo florestas, rios e animais. Somos piores que a Covid-19. Esse pacote chamado de humanidade vai sendo descolado de maneira absoluta desse organismo que é a Terra, vivendo em uma abstração civilizatória que suprime a diversidade, nega a pluralidade das formas de vida, de existência e de hábitos.
KRENAK, A. O amanhã não está à venda. 
São Paulo: Cia. das Letras, 2020 (adaptado).

Sobre a cultura e a história indígenas, assinale a opção correta.

A) As políticas indigenistas no Brasil demonstram o interesse dos povos indígenas em processos interculturais de assimilação propostos pelo Estado.

B) Os povos indígenas defendem posturas integracionistas propostas pelo Estado capazes de dar continuidade às estratégias de resistência secular por eles vivenciadas.

C) As políticas de aldeamento implantadas historicamente respeitaram os territórios tradicionais dos povos indígenas no processo de ocupação dos espaços economicamente estratégicos.

D) O marco constitucional de 1988 prioriza os estudos dos povos indígenas brasileiros por meio de dados e fontes históricas oficiais.

E) A participação política dos povos indígenas brasileiros contribui para a defesa da diversidade étnico-linguística e cultural do país.


ENADE 2021 - QUESTÃO 18
A produção de escritos que combinavam glifos fonéticos, logográficos e ideográficos com pinturas foi realizada por mais de dois mil anos na Mesoamérica e é considerada uma das características definidoras dessa macrorregião.

Tira de la Peregrinación ou Códice Boturini (século XVI)
Tira de la Peregrinación ou Códice Boturini (século XVI)
SANTOS, E. N. Usos historiográficos dos códices mixteco-nahuas. 
Revista de História, São Paulo: USP, n. 153, 2005, p. 70 (adaptado).
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O Códice Boturini tanto registra um conjunto de extensas migrações praticadas pelos mexicas quanto evidencia como esses povos conheceram um processo de urbanização.

II. Assim como outros códices mexicas, a Tira de la Peregrinación registra não apenas aspectos do passado desses povos como também características de sua sociedade.

III. Os mexicas narraram, por formas pictográficas de escrita, seu passado como regentes de um império, relegando ao esquecimento a migração para o planalto mexicano.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 19
Decreto de Graciano Troynes, Biblioteca Municipal, século XIII. In: LE GOFF, J.; SCHMITT. J. C.
Decreto de Graciano Troynes, Biblioteca Municipal, século XIII. In: LE GOFF, J.; SCHMITT. J. C. 
Dicionário Temático do Ocidente Medieval. São Paulo: EDUSC, 2002. v. 2, p. 163 (adaptado).

Considerando a imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A imagem expressa a correlação estabelecida entre o rei e o bispo, mostrando que havia a superioridade do poder temporal e a necessidade do poder espiritual.

PORQUE

II. O decreto de Graciano referia-se às competências do sacerdócio e da realeza e à necessidade de ambos os poderes se ajudarem na condução da sociedade cristã.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 20
Em se tratando da ditadura militar, há uma clara exclusão de vários grupos sociais dos debates mais elaborados. Isso fica bastante evidente quando observamos a superficialidade com que os temas do passado recente brasileiro são tratados publicamente. Portanto, é importante considerar as funções social e política da atividade de divulgação científica. Os profissionais que adentram essa seara acabam tomando para si o papel de melhorar a qualidade dos debates sobre os temas históricos na esfera pública. O conhecimento produzido por meio do trabalho acadêmico-científico se torna um antídoto para prevenir ações políticas mal-intencionadas, que usam memórias distorcidas e, muitas vezes, falseadas, para construir um passado idílico que acaba tendo um forte apelo no senso comum.
GOMES, P. C. História da ditadura: como tratar de regimes ditatoriais com o grande público.
In: CARVALHO, B. L. P.; TEIXEIRA, A. P. T (ed.).
História pública e divulgação de história.
São Paulo: Letra e Voz, 2019. p. 93-97 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A atuação de historiadores e professores de história na qualificação do debate no espaço público, combatendo memórias distorcidas e falseadas, tem dimensão profissional, mas também política e social.

II. A superficialidade com que, por vezes, a temática da ditadura é tratada no espaço público está relacionada com os resultados das pesquisas desenvolvidas na academia.

III. Abrir os debates qualificados sobre a ditadura a mais pessoas requer articulação do rigor dos resultados das pesquisas acadêmicas com formas didáticas envolventes e inclusivas de difusão científica da história.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 21
TEXTO I
A escravidão, nas duas funções que exercerá na sociedade colonial, fator trabalho e fator sexual, não determinará senão relações elementares a muito simples. A função da mulher escrava, instrumento de satisfação das necessidades sexuais de seus senhores e dominadores, não ultrapassará também o nível primário e puramente animal do contato sexual, não se aproximando senão muito remotamente da esfera propriamente humana do amor, em que o ato sexual se envolve de todo um complexo de emoções e sentimentos.
PRADO JUNIOR, C. Formação do Brasil Contemporâneo
– Colônia. São Paulo: Brasiliense, 1976. p. 342 (adaptado).

TEXTO II
Caio Prado Júnior aponta para além do que pretende analisar. No momento em que fala de alguma coisa, negando-a, ele revela desconhecimento de si mesmo. Nessa perspectiva, ele pouco teria a dizer sobre essa mulher negra, porque ele lhe nega o estatuto de sujeito humano. Trata-a sempre como objeto. Até mesmo como objeto de saber. É por aí que a gente compreende a resistência de certas análises que, ao insistirem na prioridade da luta de classes, negam-se a incorporar as categorias de raça e gênero.
GONZÁLES, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira.
Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, 1984, p. 223-244 (adaptado).

Com base nas críticas da socióloga brasileira Lélia Gonzáles à análise do historiador Caio Prado Júnior, avalie as afirmações a seguir.

I. Os questionamentos de Gonzáles partem de uma perspectiva interseccional, já que envolve categorias como gênero e raça para análise da sociedade.

II. A autora se posiciona contrariamente à possibilidade de homens brancos realizarem análises sobre a condição das mulheres escravizadas.

III. Gonzáles sustenta que a negação da subjetividade da mulher escravizada relaciona-se à ausência de reconhecimento racial do próprio autor.

IV. O estudo de Gonzáles demonstra que os aspectos de classe foram fundamentais para se evitar o esquecimento da experiência das mulheres negras escravizadas.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 22
Érico Veríssimo, em As aventuras de Tibicuera, narrou a história de um indiozinho frágil que cresceu e tornou-se um bravo e forte guerreiro, em obra que ganhou o primeiro lugar do concurso realizado pela Comissão Nacional de Literatura Infantil no ano de 1937.

Considerando as relações entre a informação apresentada e a política do Estado Novo relativa à construção de uma identidade nacional, assinale a opção correta.

A) A semelhança da obra vencedora do concurso em 1937 com as imagens e os debates produzidos pelas elites e por intelectuais do governo de Vargas acerca dos índios não alteraram as representações de coragem, beleza e origem utilizadas pelo Romantismo do século XIX.

B) A escolha do texto como vencedor do concurso vai ao encontro dos objetivos da campanha governamental da Marcha para o Oeste, que visava à ocupação territorial e econômica de áreas do Brasil Central e objetivava o reconhecimento, a pacificação e a inclusão dos grupos indígenas à cidadania.

C) A Comissão de Literatura teve o apoio do Serviço de Proteção ao Índio, criado no início do Estado Novo, sob a supervisão do marechal Cândido Rondon, com a finalidade de localizar, contatar e promover a coexistência pacífica entre Estado, colonizadores e indígenas.

D) Os trabalhos da Comissão de Literatura alinhavam-se ao projeto ideológico - político do Estado, materializado pela atuação do Departamento de Informação e Propaganda (DIP), de reescrever a história do país.

E) Um dos resultados da atuação da Comissão de Literatura foi a decretação do dia 19 de abril como data comemorativa do Índio, contribuindo para a política de construção de uma grande nação na qual os indígenas, por sua coragem e seu trabalho, seriam reconhecidos como agentes ativos.


ENADE 2021 - QUESTÃO 23
O Contestado pode ser uma espécie de introdução ao estudo do Brasil Republicano, por dizer respeito a um conjunto de instituições políticas e sociais que tiveram atuação de destaque no conflito, que se modificaram e se consolidaram em posições de destaque político e mando, como a Igreja, o Exército e o poder local dos Coronéis. O movimento do Contestado precisa ser entendido como um evento nacional e latino-americano, não como um evento local, circunscrito a uma região.
MACHADO, P. P. O Contestado na sala de aula. In: Cadernos do CEOM, 
Chapecó/SC, v. 30, n. 46, p. 75, jun. 2017 (adaptado).

A respeito da disputa do Contestado, avalie as afirmações a seguir.

I. O movimento do Contestado resistiu contra o avanço das empresas responsáveis pela colonização das terras e exploração da madeira.

II. Os grileiros de terra se aliaram ao movimento do Contestado na luta contra as oligarquias locais em defesa da construção da linha férrea.

III. A organização do movimento do Contestado estava firmada em tradições messiânicas, comuns a diversos movimentos sociais do Brasil.

IV. A repressão ao movimento do Contestado contou com contingentes do exército, forças públicas estaduais e "jagunços".

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) II e III.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 24
A violência da escravidão não transformava os negros em seres incapazes de ação autonômica, nem em passivos receptores de valores senhoriais, nem tampouco em rebeldes valorosos e indomáveis. Acreditar nisso pode ser apenas a opção mais cômoda: simplesmente desancar a barbárie social de um outro tempo traz implícita a sugestão de que somos menos bárbaros hoje em dia, de que fizemos realmente algum progresso dos tempos da escravidão até hoje. A ideia de que progredimos de cem anos para cá é, no mínimo, angelical e sádica: ela supõe ingenuidade e cegueira diante de tanta injustiça social, e parte também da estranha crença de que sofrimentos humanos intensos podem ser de alguma forma pesados ou medidos.
CHALHOUB, S. Visões da liberdade. Uma história das últimas décadas de escravidão na Corte. 
São Paulo:Companhia das Letras, 2011. p. 49 (adaptado).

Sobre a perspectiva do autor, que analisa a escravidão no Brasil na segunda metade do século XIX, avalie as afirmações a seguir.

I. A perspectiva apresentada no texto procura se afastar dos debates a respeito da escravidão balizados sobretudo pela teoria do escravo-coisa, na qual o cativo é apresentado apenas como mercadoria sob total controle e arbítrio de seu senhor.

II. O texto aponta para a negação da ideia de que a condição jurídica de mercadoria do cativo corresponde a sua condição social e que, portanto, os negros seriam incapazes de ação autonômica ou de produção de valores e normas.

III. A investigação histórica apresentada está pautada na tese de que os escravizados agiam, em sua busca por liberdade, de acordo com uma racionalidade própria e que suas experiências não eram apenas reflexo da experiência de seus senhores.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 25
Após a tragédia do incêndio na Catedral de Notre-Dame em Paris em 2019, muito se falou sobre o valor histórico desse monumento, mas também sobre as características das construções de outras épocas e o trabalho de restauração desse patrimônio, respeitando-se e preservando-se suas características originais.

Após a tragédia do incêndio na Catedral de Notre-Dame em Paris em 2019, muito se falou sobre o valor histórico desse monumento, mas também sobre as características das construções de outras épocas e o trabalho de restauração desse patrimônio, respeitando-se e preservando-se suas características originais.

Com relação aos materiais, técnicas e estilos de construção de igrejas, assinale a opção correta.

A) As basílicas eram formadas por uma pequena nave retangular, onde o altar ocupava um dos lados menores da construção, sem grandes destaques arquitetônicos.

B) As construções da Alta Idade Média eram feitas em madeira e ferro, com uma nave espaçosa coberta por um teto plano de madeira com vigas visíveis.

C) O estilo românico ficou marcado por um excesso de decorações nas igrejas, que tinham grandes janelas para entrada de luz, tal qual um grande salão preparado para festas.

D) Nas igrejas góticas, se comparadas com igrejas de outras épocas, usava-se maior quantidade de pedra para sustentar as abóbadas, devido à altura e ao tamanho dos edifícios.

E) O arco ogival, característico das catedrais góticas, possibilitou a construção com pé direito mais alto que o de igrejas de outros estilos, paredes mais finas e abertura de grandes janelas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 26
Refletir sobre a nação na América espanhola é se aventurar em um vasto campo de pesquisas, não só pelo número de países envolvidos, mas pela complexidade do processo de construção nacional em sociedades bem diferentes e heterogêneas. O nascimento das “nações” hispano-americanas evoca constantemente, para os não especialistas e, a fortiori, para a imensa maioria da população desses países, imagens e termos vagos.
GUERRA, F. X. A nação na América espanhola:
a questão das origens. Revista Maracanan, 
Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 9-30, 1999 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Nas últimas décadas, a historiografia veio abandonando progressivamente a interpretação que considerava que movimentos nacionalistas teriam motivado os processos de independência da América espanhola.

PORQUE

II. Antes dos movimentos independentistas, as sociedades da América espanhola eram multiculturais e pluriétnicas e inexistiam nacionalidades que se identificassem como comunidades culturais e etnicamente unificadas, que se reconhecessem como tal e buscassem autonomia.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 27 - BACHARELADO
Um inquérito que poderia ser apenas mais um entre os mais de 13 milhões de processos acumulados no arquivo judicial de um estado brasileiro e estava esquecido desde a década de 1970 nas prateleiras de um acervo foi localizado por estudantes de História de uma universidade brasileira. O documento trouxe à tona indícios de mais um falso suicídio cometido durante a ditadura militar. A versão do suicídio agora é alvo da Comissão da Verdade.

Passou a ser contestada com maior propriedade desde outubro de 2011, quando foi encontrado em meio a milhares de papéis guardados por um tribunal de justiça. Deteriorado pela ação do tempo, o inquérito foi restaurado por uma historiadora, e guardado com cuidado. Dias depois, passou pelo crivo de um professor de história e chegou ao conhecimento da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos, que ajudou os pesquisadores no contato com familiares da vítima.
Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br. Acesso em: 27 jun. 2020 (adaptado).

Com base nas informações apresentadas sobre a atuação profissional dos historiadores, avalie as afirmações a seguir.

I. As tomadas de decisão quanto à preservação e publicização de arquivos e, por consequência, a construção de seu valor cultural e histórico, competem aos historiadores.

II. Para trabalhar em arquivos, os historiadores devem conhecer a legislação arquivística e ser capacitados para compreender os princípios e práticas da Arquivologia.

III. Ao integrar equipes de difusão cultural, os historiadores possibilitam o conhecimento de acervos e de documentos, garantindo o direito de acesso à informação como exercício da cidadania.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas. 
B) III, apenas. 
C) I e II, apenas. 
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - BACHARELADO
A “invenção” patrimonial se inscreve em um campo político em que memórias são disputadas, conforme os projetos políticos em pauta, em um processo que necessita ser pensado para que a própria noção de patrimônio possa então ser desnaturalizada. A essa discussão, os historiadores têm dado contribuições significativas.
GUILLEN, I. C. M. Patrimônio e história: reflexões sobre o papel do historiador. 
Diálogos, Maringá, v. 18, n. 2, p. 638, maio-ago. 2014 (adaptado).

Considerando as referidas contribuições à discussão sobre o patrimônio cultural, assinale a opção que apresenta o principal papel do historiador nesse debate interdisciplinar.

A) Produzir o conceito de identidade nacional, definindo as manifestações culturais.

B) Promover a interdisciplinaridade, inserindo-se em campos teórico-metodológicos de outras disciplinas acadêmicas.

C) Subjetivar o debate sobre patrimônio, as concepções de passado e de tempo, para estimular o tombamento de bens culturais.

D) Evocar imagens tradicionais em busca de documentos que comprovem a autenticidade de obras artísticas, verificando a data de fundação de edifícios que precisam ser tombados.

E) Problematizar as narrativas construídas em torno da identidade nacional em sua relação com o patrimônio, discutindo as justificativas criadas para sua constituição. 


ENADE 2021 - QUESTÃO 29 - BACHARELADO
Podemos supor que o grande limite da função do historiador seja o limite do documento. Dócil ao arbítrio quase absoluto, o documento é, igualmente, senhor de quem o submeter. Na sobreposição de centenas de subjetividades e acasos, ele encerra a chave de acesso ao conhecimento do passado. Reafirmando seu senhorio dialético, criador/criatura, o documento, em si, torna-se um personagem histórico, com a beleza da contradição e da imprevisibilidade, com as marcas do humano.
PINSKY, C. B.; LUCCA, T. R. et al. O historiador e suas fontes.
São Paulo: Contexto, 2012 (adaptado).

Sobre a relação entre historiador e suas fontes, assinale a opção correta.

A) A Escola Metódica desconsiderava os documentos oficiais como fonte válida para a produção historiográfica.

B) A utilização das fontes no diálogo do historiador com a teoria produz um conhecimento objetivo sobre o passado. 

C) A problematização do conteúdo da fonte faz parte de uma concepção positivista da História.

D) Com a crítica externa do documento, buscava-se verificar a veracidade do seu conteúdo.

E) A Escola dos Annales diversificou as abordagens metodológicas sobre as fontes. 


ENADE 2021 - QUESTÃO 30 - BACHARELADO
Classe é uma formação social e cultural (frequentemente adquirindo expressão institucional), que não pode ser definida abstrata e isoladamente, mas apenas em termos de relação com outras classes; e, em última análise, a definição só pode ser feita através do tempo, isto é, ação e reação, mudança e conflito. Quando falamos de uma classe, estamos pensando em um corpo de pessoas, definido sem grande precisão, compartilhando as mesmas categorias de interesses, experiências sociais, tradição e valores.
THOMPSON, E. P. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos.
Campinas, SP: Unicamp, 1996. p. 119-120 (adaptado).

Com base nas informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O chamado "marxismo inglês" propõe uma releitura conceitual sobre a formação das classes sociais, ampliando a formulação clássica sobre o tema.

PORQUE

II. Os autores vinculados ao "marxismo inglês" entendem que as classes sociais se formam a partir dos contextos de vivência, quando homens e mulheres experienciam as mesmas relações de trabalho, de vida social e cotidiana, tomando consciência disso.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - BACHARELADO
A partir de 1948, a historiografia da África vai progressivamente se assemelhando a de qualquer outra parte do mundo. É evidente que ela possui problemas específicos, como a escassez relativa de fontes escritas para os períodos antigos e a consequente necessidade de lançar mão de outras fontes como a tradição oral, a linguística ou a arqueologia.

Mas, embora a historiografia africana tenha trazido importantes contribuições no que diz respeito ao uso e à interpretação dessas fontes, ela não se distingue fundamentalmente da historiografia de certos países da América Latina, da Ásia e da Europa que enfrentam problemas análogos. O importante é que, nos últimos 25 anos, equipes de universitários africanos vêm se dedicando ao ofício de historiador.
FAGE, J. D. Evolução da historiografia da África.
In: KI-ZERBO, J. (ed.). História Geral da África
I: metodologia e pré-história da África. 
São Paulo: Ática, 1982. p. 21 (adaptado).

Considerando o tema da produção historiográfica em história da África, avalie as afirmações a seguir.

I. A produção historiográfica da África se beneficiou com a influência da cultura intelectual europeia na historiografia que se desenvolveu após a Segunda Guerra Mundial.

II. A produção historiográfica da África aderiu ao pensamento eurocêntrico ao incorporar as mudanças propostas pela Nova História da historiografia francesa.

III. As singularidades da história africana demonstram a necessidade de um debate historiográfico que abarque a complexidade dessas sociedades.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - BACHARELADO
A história digital é uma abordagem para examinar e representar o passado que funciona em conjunto com as novas tecnologias de comunicação computadorizadas, a rede da internet e os sistemas de software. Em um nível, a história digital é uma arena aberta de produção e comunicação acadêmica, abrangendo o desenvolvimento de novos materiais didáticos e coleções de dados acadêmicos. Por outro lado, trata-se de uma abordagem metodológica enquadrada pelo poder hipertextual dessas tecnologias em fazer, definir, consultar e anotar associações no registro humano do passado.

A modificação na “materialidade” da fonte histórica nos conduz, inevitavelmente, a uma nova condição em relação ao modo de lidarmos com a informação ali contida. Se concordarmos que, no “setor da informática, não há nada de virtual”, pois os arquivos digitais “ocupam espaço” em servidores, cabos, antenas, hard disk, drives etc., a desmaterialização não é senão uma rematerialização.
BRASIL, E; NASCIMENTO, L. F. História Digital: reflexões a partir
da hemeroteca digital brasileira e do uso de caqdas na reelaboração 
da pesquisa histórica. Revista Estudos Históricos,
Rio de Janeiro, v. 33, n. 69, p. 200-201, jan./abr. 2020 (adaptado).

Sobre o impacto das novas tecnologias na produção dos documentos históricos digitais, avalie as afirmações a seguir.

I. Um registro histórico converte-se, por meio de processos computacionais, em um documento digital.

II. Por meio da história digital, a materialidade da fonte histórica desmaterializa os documentos, dificultando o trabalho do historiador.

III. Os documentos digitais provocaram impactos nas ferramentas de trabalho do historiador, porque adquiriram maior valor historiográfico do que os documentos impressos.

IV. Com o uso dos arquivos digitais, os historiadores precisam refletir também sobre os métodos de digitalização das fontes.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e IV.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - BACHARELADO
A abolição da escravidão é uma necessidade da honra e da paz nacional. O escravo é, na nossa sociedade, uma vergonha e uma ameaça. A corrente negra continuou a atravessar o Atlântico e a trazer para as nossas plagas uma população de galés, que, no tinir de suas cadeias, nos deixou o atavismo fatal da humilhação.

O escravo assimilou a nação e se tornou seu símbolo. Concentrando em si nossa riqueza, a nossa pátria está nos seus músculos. No dia em que as claridades do direito forem alvorear, na espessa e agoureira sombra de três séculos de ignorância e submissão, o dia da justiça; neste dia se interromperá de súbito para as atuais classes dirigentes a vida de prestígio e de força e o país se verá fatalmente abalado por uma crise tremenda.
PATROCÍNIO, J. Gazeta da Tarde. Rio de Janeiro, 7 ago.1882.
In: DEL PRIORE, M.; NEVES, M. F.; ALAMBERT, F. 
Documentos de história do Brasil: de Cabral aos anos 90.
São Paulo: Scipione, 1997. p. 61 (adaptado).

Considerando o texto e o movimento abolicionista do século XIX, avalie as afirmações a seguir.

I. A instabilidade do sistema escravista e a possibilidade real de sua desagregação eram ameaças concretas para o período.

II. O tráfico permanente de africanos escravizados ao longo do período colonial e imperial foi influenciado pelas doutrinas raciais do século XIX, que apontavam para a necessidade de uma miscigenação branqueadora da população.

III. A militância dos abolicionistas movia ações de liberdade contra senhores de escravos, denunciando o mau cativeiro, o castigo injusto e os ritmos de trabalho, em um momento de crescente perda de legitimidade do sistema.

IV. O movimento abolicionista apontava a necessidade de ruptura imediata com o sistema escravista, com a defesa da radicalização das ações libertadoras e emancipadoras, bem como a garantia de pagamento de indenizações aos proprietários.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e II.
B) I e III.
C) II e IV.
D) I, III e IV.
E) II, III e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - BACHARELADO
Durante a Revolução Francesa, a ação do vandalismo revolucionário ameaçava os monumentos históricos na França. Motivadas em grande parte por essas mesmas ameaças, as primeiras ações de preservação ocorreram ainda durante esse período. Antes dessa época, já havia alguma consciência da importância da preservação de monumentos e obras de arte bem como de seu uso para se promover uma certa visão de cultura.
TEIXEIRA, L. S. O Estado e a preservação do patrimônio cultural: 
a matriz francesa. In: LEAL, C. B. et al. Patrimônio cultural. 
Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014. p. 88 (adaptado).

Sobre patrimônio cultural na Idade Moderna, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A preservação do patrimônio histórico e dos acervos documentais tornou-se importante no contexto da Idade Moderna, envolvendo monumentos e objetos do passado.

PORQUE

II. Os monumentos históricos e as obras de arte passaram a ser considerados como constituintes de um patrimônio histórico, criando-se um acervo de bens classificados, inventariados e homogeneizados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - BACHARELADO
Arquivos pessoais são conjuntos documentais, de origem privada, acumulados por pessoas físicas, e que se relacionam de alguma forma às atividades desenvolvidas e aos interesses cultivados por essas pessoas, ao longo de suas vidas.

Os arquivos pessoais constituem valiosas fontes de pesquisa, seja pela especificidade dos tipos documentais que os caracterizam, seja pela possibilidade que oferecem de complementar informações constantes em arquivos de natureza pública. O crescimento das pesquisas nas áreas de história da vida privada e história do cotidiano bem como o interesse crescente pelas análises de tipo biográfico e pelas edições de correspondência escolhida têm aumentado a procura por esse tipo de fonte, chamando atenção para a importância de sua preservação, organização e abertura à consulta pública.
ACCESSUS – Documentos de Arquivos Pessoais. O que são arquivos 
pessoais. Rio de Janeiro: CPDOC/FGV (Centro de Pesquisa e 
Documentação de História Contemporânea do Brasil). 
Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/acervo/arquivospessoais. 
Acesso em: 12 jun. 2020 (adaptado).

Considerando as informações do texto, é correto afirmar que os arquivos pessoais

A) proporcionam uma história objetiva sobre a diversidade humana.

B) possibilitam análises imparciais sobre a vida do sujeito pesquisado.

C) participam da construção da democracia e da cidadania por meio de uma análise positivista.

D) colaboram para a construção da democracia e da cidadania porque proporcionam uma pluralidade de visões sobre a sociedade.

E) tornaram a história mais complexa devido à pluralidade dos documentos, prejudicando a compreensão do todo em favor das histórias particulares.


ENADE 2021 - QUESTÃO 27 - LICENCIATURA
TEXTO I
Associando imagens ou vídeos que chamam a atenção para frases ou palavras, os memes transmitem informação aos usuários da Internet, mas a viralização muitas vezes banaliza essa informação, tomada como algo com início, meio e fim em si.
PESSI, B. S. O uso de Internet no aprendizado de História: possibilidades e dificuldades. 
Revista do Lhiste, Porto Alegre, n. 3, v. 2, jul./dez. 2015. p. 939 (adaptado).

TEXTO II

MENDES, C. A. M.; COSTA, M. A. F. O sequestro do imaginário e a escrita da História
MENDES, C. A. M.; COSTA, M. A. F. O sequestro do imaginário e a escrita da História:
o caso dos memes históricos e as recepções do nazismo. Rev. Trans.
Rio de Janeiro, v. 7, n. 7, ano 3, p. 54-70, set. 2016 (adaptado).

Considerando-se o texto e a imagem, é correto afirmar que os memes devem ser

A) empregados como meio de diversificar a historiografia mediante a apresentação de novas perspectivas.

B) evitados no ensino de História, uma vez que prejudicam a interpretação dos acontecimentos históricos.

C) aproveitados para a ilustração da temática que está sendo abordada, a fim de despertar o interesse do aluno.

D) utilizados pelo professor como forma de diversão, privilegiando-se uma abordagem lúdica do conhecimento.

E) compreendidos como forma de expressão de uma cultura digital e problematizados a partir de questões éticas e historiográficas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 28 - LICENCIATURA
TEXTO I
A educação de adultos torna-se mais que um direito: é a chave para o século XXI, é tanto consequência do exercício da cidadania como condução para uma plena participação na sociedade. A educação de adultos pode modelar a identidade do cidadão e dar um significado à sua vida.
SESI; UNESCO. Declaração de Hamburgo: agenda para o futuro.
Brasília, 1999, p. 89. Conferência Internacional sobre a Educação de 
Adultos, 1997, Hamburgo, Alemanha.

TEXTO II
Historicamente, a Educação de Jovens e Adultos, no cenário brasileiro, surge da parceria dos movimentos sociais e das práticas comunitárias que buscam formas de emancipação e libertação da maioria da população, diante das diferentes maneiras e processos de exploração e submissão histórico-social. Buscou-se isto no grupos populares em círculos de cultura, utilizando-se a alfabetização e a reflexão, que apresentavam um eixo comum: a discussão dos determinantes conjunturais e estruturais que eram responsáveis pelas relações de exclusão e opressão em que vivia a maioria da população.
FREITAS, M. F. Q. Educação de jovens e adultos, educação popular
e processos de conscientização: interseções na vida cotidiana. 
Dossiê Educação de jovens: novos diálogos frente às
dimensões contextuais contemporâneas. Educ. ver. (29), 2007 (adaptado).

Considerando os textos I e II, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Em ambos os textos é destacada a importância da Educação de Jovens e Adultos, modalidade de ensino voltada para o desenvolvimento da cidadania e da atuação social, tendo-se em vista o protagonismo frente aos problemas sociais.

PORQUE

II. A escolarização é fundamental para contribuir com a produção da Consciência Histórica, que permite a atribuição de sentido às experiências vivenciadas e a compreensão do contexto social no qual o aluno está inserido.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 29 - LICENCIATURA
A organização dos currículos deve considerar as diferentes modalidades de ensino para assegurar as aprendizagens necessárias a cada etapa de ensino da educação básica. No caso da Educação Escolar Indígena, por exemplo, isso significa assegurar competências específicas fundamentadas nos princípios da coletividade, reciprocidade, integralidade, espiritualidade e alteridade indígena. Significa também em uma perspectiva intercultural, considerar suas cosmologias, suas lógicas, seus valores e princípios pedagógicos próprios.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. 
Ensino Médio. Brasília-DF, 2017, p. 17 (adaptado).

Considerando as informações apresentadas e as questões pertinentes à Educação Escolar Indígena, avalie as afirmações a seguir.

I. O uso das línguas indígenas na escola indígena brasileira contribui para valorizar os conhecimentos tradicionais, constituindo territórios étnicos educacionais.

II. A Educação Escolar Indígena assume o duplo papel de renovar as tradições e de criar oportunidades para novas inserções culturais, combinando-se a dialética de transformar para se preservar e de se preservar transformando.

III. A Educação Escolar Indígena estabelece estratégias de ensino-aprendizagem que priorizam os conhecimentos étnicos em detrimento dos conhecimentos universais, diferentemente do que se define para a modalidade regular da educação básica.

É correto o que se afirma em

A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) I e III, apenas.
E) I, II e III.


ENADE 2021 - QUESTÃO 30 - LICENCIATURA
Contos, filmes de ficção, músicas, poemas, pinturas, artigos de jornal ou revistas, leis, cartas, romances são produzidos para um público bastante amplo e diversificado, mas por intermédio de um professor e seu método podem ser utilizados como fonte documental e serem transformados em materiais didáticos.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 
São Paulo: Cortez, 2004, p. 296-297 (adaptado).

Com base nas informações do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. No ensino e na aprendizagem de História, estudos e reflexões sobre as experiências humanas podem ser desenvolvidos a partir das mais variadas fontes.

PORQUE

II. Artigos de jornais, filmes e poemas têm linguagens próprias e devem ser analisados a partir do contexto sociopolítico em que foram produzidos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 31 - LICENCIATURA
Os quilombolas, compreendidos também como povos ou comunidades tradicionais, exigem que as políticas públicas a eles destinadas considerem a sua inter-relação com as dimensões históricas, políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais que acompanham a constituição dos quilombos no Brasil. Consequentemente, a Educação Escolar Quilombola não pode ser pensada somente se levando em conta os aspectos normativos, burocráticos e institucionais relacionados à configuração das políticas educacionais. A sua implementação deverá ser sempre acompanhada de consulta prévia e realizada pelo poder público junto às comunidades quilombolas e suas organizações.
BRASIL/CNE. Parecer CNE/CEB n. 16/2012. Diretrizes Curriculares 
Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, 2012 (adaptado).

Considerando o texto e as discussões sobre políticas de articulação escola/comunidade quilombola, avalie as afirmações a seguir.

I. A relação entre educação e movimentos sociais na educação quilombola objetiva adequar essa organização cultural ao sistema educacional.

II. A história, a memória, o território, a ancestralidade e os conhecimentos tradicionais da comunidade quilombola são aspectos considerados na garanti a do direito à educação quilombola.

III. O papel da comunidade quilombola é determinante nos processos decisórios acerca da educação escolar a ser nela implementada.

É correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III. 


ENADE 2021 - QUESTÃO 32 - LICENCIATURA
O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção de um Brasil que fosse dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire : uma bibliografia. 
São Paulo: Cortez, 1996.

Com base no texto e nas ideias freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.

PORQUE

II. A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.


ENADE 2021 - QUESTÃO 33 - LICENCIATURA
O Decreto n. 5.626/2005, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) considera a pessoa surda como aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais. Em consonância com o decreto, nas escolas públicas em que há crianças surdas ou com deficiência auditiva matriculadas, faz-se necessário o desenvolvimento de práticas capazes de garantir o seu direito à educação.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm.
Acesso em 20 abr. 2020 (adaptado).

Considerando as ações necessárias para a escola garanti r o direito à educação das crianças surdas, avalie as afirmações a seguir.

I. É necessário criar situações em sala de aula que promovam o convívio social entres as crianças, que estimule o respeito às diferenças, promovendo o reconhecimento das suas potencialidades e o desenvolvimento afetivo, cognitivo, linguístico e sociocultural.

II. A Libras deve ser assegurada como a primeira língua da criança surda, considerando-se a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como a segunda.

III. É fundamental disponibilizar intérpretes de Libras para as crianças surdas, e caso não seja possível, é preciso solicitar aos familiares que procurem outra escola mais preparada.

IV. A escola deve fomentar parcerias com os pais com o objetivo de acolhê-los e ajudá-los a constituir uma imagem positiva de seu filho surdo, auxiliando-o na compreensão da sua realidade.

V. Os professores precisam desenvolver, em relação aos alunos surdos, processos de avaliação mais subjetivos com foco nas dificuldades de aprendizagem desses alunos.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e V.
B) II e III.
C) I, II e IV.
D) I, III, IV e V.
E) II, III, IV e V.


ENADE 2021 - QUESTÃO 34 - LICENCIATURA
As percepções sobre o termo liderança revelam uma configuração ainda precária da realidade brasileira no campo da gestão escolar. As pesquisas internacionais apresentam uma gama significativa de resultados sobre o tema há, pelo menos, mais de duas décadas. Vale lembrar que os estudos sobre escolas eficazes, na sua maioria, apontam o efeito da liderança do gestor como um dos principais fatores explicativos dessa equação.

Um sobrevoo nos dados da pesquisa Olhares Cotidianos sobre a Gestão Escolar (OCGE), realizada com gestores e professores de seis escolas de um município brasileiro, permite identificar, de forma geral, noções sobre o termo, ao se solicitar ao grupo algum tipo de caracterização mais precisa de liderança:

"Isso aí é uma coisa que se tem ou não se tem." (Ana, Grupo Liderança).
"O dom da palavra, do convencimento..." (Andrea, Grupo Liderança).
"Carisma" (Cíntia, Grupo Liderança).
"A pessoa nasce com isso ou não." (Adriana, Grupo Liderança).
COELHO, F. M. O Cotidiano da Gestão Escolar: o método de caso na sistematização de problemas. 
educação & realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 4, out./dez. 2015, p. 1.261-1.276 (adaptado).

Relacionando as ideias de liderança expostas pelas participantes da pesquisa sobre o exercício da gestão escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. As respostas de Ana e Adriana reforçam as concepções defendidas pelas investi gaçõescientíficas do campo educacional contemporâneo sobre liderança, que afirmam que nem todos podem ser gestores escolares e que é preciso ter a qualidade de empreendedor para ocupar esse cargo. 

II. Ana e Cíntia expõem ideias que são coerentes com os estudos atuais sobre a prática da gestão escolar, pois enfatizam o estilo administrativo do gestor, que é um fator fundamental para se compreender a liderança e as suas relações com os objetivos educacionais das escolas.

III. Em suas respostas, Andrea e Cíntia expressam a ideia de liderança a parti r de um de seus aspectos, o interpessoal, embora outros fatores relevantes interfiram na gestão escolar, como o administrativo e/ou o pedagógico.

IV. As afirmações das participantes relacionam a liderança a uma capacidade de convencimento e a uma habilidade inata do líder – concepções já ultrapassadas pelas investigações educacionais sobre o tema no cenário contemporâneo.

É correto apenas o que se afirma em

A) I e IV.
B) II e III.
C) III e IV.
D) I, II e III.
E) I, II e IV.


ENADE 2021 - QUESTÃO 35 - LICENCIATURA
As redes sociais promovem formas de interação entre indivíduos agrupados por interesses mútuos, identidades semelhantes e também por valores compartilhados. Nesse contexto, a Internet vem se tornando um importante espaço para movimentos sociais por possibilitar uma acelerada e ampla difusão de ideias e absorção de novos elementos em busca de algo em comum. Assim, o s movimentos sociais se fazem valer cada vez mais da “ democracia informaciona l”, da “ ciberdemocracia” e da prática do “ ciberativismo”. 

A parti r das ideias sobre comunicação e interação virtual, avalie as afirmações a seguir.

I. Os movimentos sociais tendem a perder força, prestígio e visibilidade com o crescimento da virtualidade junto à nova geração de jovens e adultos.

II. Ciberdemocracia, democracia informacional e ciberativismo podem ser classificados como movimentos advindos da virtualidade.

III. As redes sociais potencializam o ativismo fazendo uso da virtualidade, no entanto, ainda são pouco exploradas pelos movimentos sociais da atualidade.

IV. Tempo e espaço são conceitos a serem repensados a parti r da inserção cada vez maior da virtualidade na vida social.

V. É papel do educador formar e preparar os alunos para uma atuação responsável e crítica frente à virtualidade, explorando suas potencialidades.

É correto apenas o que se afirma em

A) I, II, e III.
B) I, III e IV.
C) I, IV e V.
D) II, III e V.
E) II, IV e V.


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova ENADE 2021 História (bacharelado e licenciatura) com Gabarito
Prova ENADE 2021 História (bacharelado e licenciatura) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhJnRyPki5DF327YmTXx7ruPUdF4MW_uiedaVFhkokHTzRy7dMNKeZ2Eva6_ICgzHd8XWHsXRzixBv7BWr8PHHcV5w8y88wdUNON5NoVE5qN7rGXGRZF9evkBrsVlnoUECJjLrvDPKScttdz8vl_w_ZIONQjX2oSEjnMFJPzUo__l9gLxj-RWt0d33U=s72-c
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2021/11/prova-enade-2021-historia-bacharelado-e-licenciatura-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2021/11/prova-enade-2021-historia-bacharelado-e-licenciatura-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo