Muitos povos indígenas brasileiros costumavam matar os gêmeos antes do contato com os brancos, que combateram a prática

QUESTÃO 10 - FUVEST 2022 Muitos povos indígenas brasileiros costumavam matar os gêmeos antes do contato com os brancos, que combateram a prá...
QUESTÃO 10 - FUVEST 2022
Muitos povos indígenas brasileiros costumavam matar os gêmeos antes do contato com os brancos, que combateram a prática. “Quando chegamos lá (ao Parque Indígena da Xingu), ainda matavam. Fizemos uma campanha, mas, apesar da tolerância, os índios ainda recebem com muita reserva os gêmeos.

O repúdio ao duo é muito forte”, disse à Folha o sertanista Orlando Villas Boas. “Muitos povos indígenas têm uma atitude contrária aos gêmeos porque seriam sinal de transgressão. Eles são vistos como perigosas e, segundo os índios, poderiam trazer males e doenças”, afirma a antropóloga Betty Mindilin, autora de “Terra Grávida”, antologia de mitos indígenas.
“Índios brasileiros matavam gêmeos”. 
Redação. Folha de São Paulo, 30/01/2000.

a) Qual personagem de Terra sonâmbula é estigmatizada pelo mesmo motivo apresentado na matéria? Justifique a sua resposta.

b) No romance de Mia Couto, como a personagem Romão Pinto representa urna crítica ao dito “homem civilizado”?

QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO (Cursos Objetivo):
a) Farida e Carolinda são irmãs gêmeas, e segundo a crença da região em que se passa o romance, o nascimento de gêmeos indica grande desgraça futura. Dias depois de nascida e não alimentada, Carolinda foi tida como morta, para que a maldição não se concretizasse. Na verdade, a mãe das gêmeas simulou a morte de Carolinda e entregou a menina a uma viajante que não podia ter filhos. A desgraça, no entanto, chega ao lugarejo e, devido a isso, foi imposto um ritual de sacríficio à mãe das gêmeas. Farida cumpriu maldição de ter nascido gêmea, vivendo à margem daquela sociedade.

b) Romão Pinto representa o colonizador português, explorador, materialista, inescrupuloso, preconceituoso e estuprador, que, mesmo depois de morto, continua na atividade de negócios ilícitos.

Desse modo, Romão Pinto é o avesso do que pretensamete se considera “homem civilizado”, uma vez que seus pensamentos e atitudes revelam a irracionalidade predadora do continente e da mulher africanos . Afastam-se totalmente da atitude de homem representante da ética.

PRÓXIMA QUESTÃO:
- em breve...

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo