Prova FUVEST 2022 (2ª fase) com Resolução

FUVEST

Prova FUVEST 2022 (2ª fase) com Resolução

1º DIA

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022
Texto 1
QUESTÃO 01 - FUVEST 2022
Disponível em https://www.publicitarioscriativos.com/21-
propagandas-surpreendemente-criativas/.Traduzido e adaptado.

Texto 2
Por respeito à natureza, artista Tikuna levou 16 anos para criar um cocar

As primeiras penas de gavião real que conseguiu chegaram em 2005. Um amigo o encontrou na aldeia certa vez e ofereceu algumas penas do animal que tinha encontrado morto no meio do mato tempos antes. “Depois, em 2011, um cacique me disse que tinha algumas também, perguntou se eu queria, eram umas oito. Juntando com as que eu tinha, já dava para fazer um pedaço do cocar”, conta José Tikuna.

Para completar a peça, ele precisou contar com mais doações de amigos e conhecidos. José mesmo chegou a rodar pela floresta atrás das penas do bicho, mas não encontrava nada. Os anos passavam, e ele seguia procurando e esperando.

Só em 2014 encontrou novas penas. Dessa vez, um colega o procurou para que ele usasse seus dotes artísticos para criar um amarrador de cabelo com pena. José topou fazer e ainda conseguiu ficar com algumas para colocar em seu cocar.

José lembra das conversas com amigos tocadores de tambor que sempre falam que se um animal ou uma árvore sofreu ou morreu para que conseguissem produzir o instrumento musical, o mínimo que eles deveriam ter é respeito.
Paula Rodrigues. Disponível em
https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/09/08/porrespeito-a-natureza-tikuna-levou-16-anos-para-criar-um-cocar.htm. 08/09/2021. Adaptado.

a) Explique o sentido da expressão “mais assustador” no contexto do anúncio, comparando-a com o processo de produção do cocar mencionado na notícia.

b) Aponte a função sintática de “por respeito à natureza” e explique como a expressão contribui para o sentido do título e do texto.


QUESTÃO 02 - FUVEST 2022
Fico imaginando se, em uma visita à casa de amigos, alguém me receber de cara fechada ou demorar para abrir a porta, sem demonstrar o mínimo de acolhimento. Talvez eu perca o tesão do encontro, deixando toda minha empolgação do lado de fora. Para mim, não é diferente do serviço em um restaurante.

Por mais que a comida seja meu ponto principal, já perdi literalmente a fome quando fui ignorada, presenciei erros e mais erros de anotações de pratos, causando estresse nos comensais e na cozinha, sem contar as atitudes desagradáveis da brigada, quando resolve discutir no meio do salão.

De outro lado, criei laços com restaurantes e bares por conta do atendimento impecável, dos quais os comes e bebes não são necessariamente maravilhosos. O fato de me sentir acolhido e bem atendida causa um grande peso naquilo que tanto se fala na gastronomia: a experiência.
Beatriz Marques. “A arte de servir”. Revista Menu. 
Março/2019. Adaptado.

a) Explique o sentido do termo “literalmente” no trecho “Por mais que a comida seja meu ponto principal, já perdi literalmente a fome quando fui ignorada”.

b) Reescreva o excerto “causando estresse nos comensais e na cozinha, sem contar as atitudes desagradáveis da brigada”, substituindo os termos grifados por outros de sentido equivalente.


QUESTÃO 03 - FUVEST 2022
Ela desatinou
Ela desatinou
Viu chegar quarta-feira
Acabar brincadeira
Bandeiras se desmanchando
E ela inda está sambando

Ela desatinou
Viu morrer alegrias
Rasgar fantasias
Os dias sem sol raiando
E ela inda está sambando

Ela não vê que toda gente
Já está sofrendo normalmente
Toda a cidade anda esquecida
Da falsa vida da avenida onde

Ela desatinou
Viu chegar quarta-feira
Acabar brincadeira
Bandeiras se desmanchando
E ela inda está sambando

Ela desatinou
Viu morrer alegrias
Rasgar fantasias
Os dias sem sol raiando
E elo inda está sambando
Quem não inveja a infeliz
Feliz no seu mundo de cetim
Assim debochando
Da dor, do pecado
Do tempo perdido
Do jogo acabado
Chico Buarque de Hollanda, 1958.

a) Explique quais são os universos em oposição apresentados na letra da canção e exemplifique com dois versos.

b) Considerando a ambiguidade presente no verso “Os dias sem sol raiando”, transforme a oração reduzida de gerúndio em duas possíveis orações desenvolvidas, contemplando os diferentes sentidos do verso.


QUESTÃO 04 - FUVEST 2022
Existe o Rio de Janeiro, o Rio de Janeiro e o Rio de Janeiro. O primeiro Rio é aquele que ainda anseia por Ipanemas perdidas, de um tempo em que os amores eram recatados e silenciosos, o povo sorridente e polido, a água do mar cristalina e tépida e a música suave e gingada. O segundo Rio é a terra de ninguém, trombeteada nos noticiários de TV, em que cada esquina é um Vietnã ou Iraque e não há lugar seguro para correr.

Uma cidade de favelas que cercam os redutos de cidadania, favelas dominadas por traficantes e demais bandidos que cada vez mais transbordam para o asfalto a sua violência. Mas há ainda um terceiro Rio de Janeiro. Aquele de quem anda de ônibus, compra nas bancas os jornais populares, zanza pelo camelódromo, permite-se um churrasquinho de gato com cerveja na esquina e sabe que existem muitos matizes entre o preto e o branco, a favela e o asfalto, a lei e o crime.

Cidade de pessoas que, seja qual for a cor e a classe social, andam pra lá e pra cá com celulares, rádios minúsculos, CDs piratas ou não e DVDs idem. É uma cidade que pode ir do samba de roda ao techno music, da umbanda ao padre pop, do grito para a casa da vizinha à internet num microinstante.

É o Rio de Janeiro que, musicalmente, não cabe mais no compasso da bossa nova — por mais que alguns tenham tentado aditivar eletronicamente o seu balanço — e nem no chamado samba de raiz, cultuado por setores jovens da classe média, mas definitivamente trocado pela grande massa pelo flexível pagode romântico, que assume sem preconceitos as formas úteis de toda a música popular, seja ela o rock, o sertanejo, o pop negro americano.
Silvio Essinger. Batidão. Uma história do Funk. Rio de Janeiro:
Record, 2005. Adaptado.

a) Aponte a figura de linguagem utilizada para descrever o “segundo Rio” e explique como o seu uso contribui para a caracterização em curso no texto.

b) Com base no texto, explique em que consiste o “terceiro Rio de Janeiro”.


QUESTÃO 05 - FUVEST 2022
QUESTÃO 05 - FUVEST 2022

a) Como as formas verbais “gostaria” e “acho” contribuem para a construção de sentido dos quadros 1 e 2?

b) Considerando o contexto da tirinha, como o enunciador se vê no último quadro?


QUESTÃO 06 - FUVEST 2022
A crise atual no mundo — no Oriente Médio, em Israel e na Palestina — não diz respeito aos valores do Islã. Não diz respeito, de jeito algum, à mentalidade dos árabes, como querem alguns racistas. Diz respeito à luta antiga entre fanatismo e pragmatismo. Entre fanatismo e pluralismo. Entre fanatismo e tolerância. O 11 de setembro não tem a ver nem mesmo com a questão de se a América é boa ou má, se o capitalismo é ameaçador ou transparente, se a globalização deveria cessar ou não. Diz respeito, isto sim, à reivindicação típica dos fanáticos: se julgo algo mau, elimino-o, junto com seus vizinhos. (...) Minha própria infância em Jerusalém tornou-me um especialista em fanatismo comparado.

Jerusalém do minha infância, lá pelos idos dos anos 1940, era cheia de profetas espontâneos, Redentores e Messias. Mesmo atualmente, cada um dos jerosolimitanos tem sua fórmula pessoal de salvação instantânea. Todos dizem que vieram a Jerusalém — e aqui cito uma frase famosa de uma velha canção — para construí-la e para serem construídos por ela. De fato, alguns deles e algumas delas, judeus, cristãos e muçulmanos, realmente vieram a Jerusalém não tanto para construí-la, para serem construídos por ela, mas antes para serem crucificados, ou para crucificar outros, ou ambas as coisas. Há um transtorno mental reconhecido, uma doença mental designada “síndrome de Jerusalém”: as pessoas vão pra Jerusalém, inalam o maravilhoso ar transparente da montanha e, em seguida, repentinamente, inflamam-se e põem fogo numa mesquita, numa igreja ou sinagoga. Ou, de outra forma, tiram as roupas, sobem numa pedra e começam a profetizar. Ninguém escuta, jamais.
Amós Oz. Contra o fanatismo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

a) Como a “síndrome de Jerusalém” pode ser relacionada a’ “reivindicação típica dos fanáticos”?

b) As duas ocorrências da palavra “transparente” apresentam o mesmo sentido no texto? Justifique.


QUESTÃO 07 - FUVEST 2022
Sweet Home

Quebra-luz, aconchego.
Teu braço morno me envolvendo.
A fumaça de meu cachimbo subindo.

Como estou bem nesta poltrona de humorista inglês.

O jornal conto histórias, mentiras...

Ora afinal! a vida é um bruto romance
e nós vivemos folhetins sem o saber.

Mas surge o imenso chá com torradas,
chá de minha burguesia contente.
Ó gozo de minha poltrona!
ó doçura de folhetim!
Ó bocejo de felicidade!
Carlos Drummond de Andrade. Alguma Poesia.

a) Por que a expressão em inglês sweet home suscita, no título do poema, um teor de ironia?

b) Na circunstância do poema, os termos “bruto romance” e “folhetins”, como formas literárias, representam diferentes visões de mundo, estabelecendo entre si um contraste simbólico. Comente.


QUESTÃO 08 - FUVEST 2022
O que me espanta não é a traição que dá na vista, não é o tolice que brilho em público: é a decência que se mantém, é a dignidade que se preserva, é a honradez que se resguarda, é o sacrifício obscuro e cotidiano que se continua. Eu lhe digo, porque tenho vivido em muitos cantos do Brasil e mexido com muita gente — eu posso lhe dizer que, entre milhares de homens tão diferentes de caráter e mesmo de ideias, sempre se tem conservado, através de todas as tribulações e contingências, um patrimônio comum. E você, Graciliano Ramos, faz parte deste nosso patrimônio.

O que senti vontade de lhe dizer hoje, e fica dito agora, é o seguinte: que tanto quanto eu, há milhares de pessoas no Brasil que não estão presentes ao banquete mas que desejam que você fique sabendo que estão ao seu lado. Conte conosco, não apenas na hora de beber e de comer, como também na hora de ter ódio de Julião Tavares, de lutar contra Juliâo Tavares — e de matar Julião Tavares. Rubem Braga — “Discurso de um ausente’, mensagem do cronista a seu amigo Graciliano Ramos por ocasião do jantar em homenagem aos cinquenta anos do autor de Angústia.

a) Como os valores éticos descritos por Rubem Braga constituem a resistência (e Togo a tensão) que forma o ponto de vista em Angústia?

b) Caracterize o perfil de Julião Tavares, de modo a explicar por que o cronista o considera um inimigo do “patrimônio comum”.


QUESTÃO 09 - FUVEST 2022
Quem ficava mais vezes de castigo era ele, Miguilim; mas quem apanhava mais era a Chica. A Chica tinha malgênio — todos diziam. Ela aprontava birra, encapelava no chão, capeteava; mordia as pessoas, não tinha respeito nem do pai. Mas o pai não devia de dizer que um dia punha ele Miguilim de castigo pior, amarrado em árvore, na beirada do mato. Fizessem isso, ele morria da estrangulação do medo? Do mato de cimo do morro, vinha onça. Como o pai podia imaginar judiação, querer amarrar um menino no escuro do mato? Só o pai de Joãozinho mais Maria, na estória, o pai e a mãe levaram eles dois, para desnortear no meio da mata, em distantes, porque não tinham de-comer para dar a eles. Miguilim sofria tanta pena, por Joãozinho mais Maria, que voltava a vontade de chorar.
João Guimarães Rosa, Campo Geral.

A estória não quer ser história. A estória, em rigor, deve ser contra a História. A estória ria, às vezes, quer se um pouco parecida à anedota. A anedota, pela etimologia e para a finalidade, requer fechado ineditismo. Uma anedota é como um fósforo: riscado, deflagrada, foi-se a serventia. Mas sirva talvez ainda a outro emprego a já usada, qual mão de indução ou por exemplo instrumento de análise, nos tratos da poesia e da transcendência. Nem será sem razão que a palavra “graça” guarde os sentidos de gracejo, de domsobrenatural e de atrativo.
João Guimarães Rosa. “Aletria e hernenêutica”, Tutaméia.

a) Por que Miguilim, ao recordar as personagens do conto de fadas, se comove tanto e tem vontade de chorar?

b) Considerando as ideias do autor em torno das palavras história, História e anedota, pode-se dizer que Campo Geral é uma estória? Desenvolva a sua resposta com base na leitura da obra.


QUESTÃO 10 - FUVEST 2022
Muitos povos indígenas brasileiros costumavam matar os gêmeos antes do contato com os brancos, que combateram a prática. “Quando chegamos lá (ao Parque Indígena da Xingu), ainda matavam. Fizemos uma campanha, mas, apesar da tolerância, os índios ainda recebem com muita reserva os gêmeos.

O repúdio ao duo é muito forte”, disse à Folha o sertanista Orlando Villas Boas. “Muitos povos indígenas têm uma atitude contrária aos gêmeos porque seriam sinal de transgressão. Eles são vistos como perigosas e, segundo os índios, poderiam trazer males e doenças”, afirma a antropóloga Betty Mindilin, autora de “Terra Grávida”, antologia de mitos indígenas.
“Índios brasileiros matavam gêmeos”. 
Redação. Folha de São Paulo, 30/01/2000.

a) Qual personagem de Terra sonâmbula é estigmatizada pelo mesmo motivo apresentado na matéria? Justifique a sua resposta.

b) No romance de Mia Couto, como a personagem Romão Pinto representa urna crítica ao dito “homem civilizado”?


2º DIA

Matemática

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022
Uma sequência de números naturais é construída da seguinte forma: seu primeiro termo 𝑡1 é escolhido como sendo um número natural qualquer. Se 𝑡2 for par, então 𝑡2 e, se 𝑡2 for ímpar, então 𝑡2 = 3𝑡1 + 1. Os termos seguintes 𝑡n são obtidos de acordo com essa mesma regra. Por exemplo, se 𝑡1 = 3, então 𝑡2 = 10, 𝑡3 = 5, 𝑡4 = 16 e assim por diante.

Dessa forma, a partir de 𝑡1 ∈ ℕ, para cada 𝑛 ∈ ℕ, 𝑛 ≥ 2, a sequência 𝑡n é definida como

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022

a) Para 𝑡1 = 22, determine 𝑡4
b) Determine todos os possíveis 𝑡1 para os quais 𝑡4 = 10. 
c) Para 𝑡1 = 26, determine 𝑡2022


QUESTÃO 02 - FUVEST 2022
Uma função 𝑓 está definida no intervalo [−2 , 9] da seguinte forma: para 𝑥 ∈ [−2 , 2], 𝑓 leva 𝑥 em 𝑥² e, no restante do domínio, o seu gráfico é formado por dois segmentos de reta conforme mostra a figura.

QUESTÃO 02 - FUVEST 2022

a) Apresente todos os intervalos do domínio da função 𝑓 nos quais ela é crescente. 

b) Determine os valores de 𝑓 nos pontos 

c) Para cada valor de 𝑥 ∈ ]0 , 9[ , considere o retângulo 𝑅x com vértices nos pontos 𝐴 = (𝑥 , 0), 𝐵 = (9 , 0), 𝐶 = (9 , 𝑓(𝑥)) e 𝐷 = (𝑥, 𝑓(𝑥)). Escreva a expressão da área de 𝑅x, em função de 𝑥, para 𝑥 no intervalo ]0 , 9[.


QUESTÃO 03 - FUVEST 2022
Considere o conjunto 𝐶 de pontos do plano cartesiano da forma (𝑚 , 𝑛), com 𝑚 e 𝑛 pertencentes a {3, 4, 5, 6, 7, 8, 9}.

a) Apresente todos os pontos (𝑚 , 𝑛) de 𝐶 para os quais o produto 𝑚∙𝑛 é maior do que 60.

b) Sorteando-se um ponto (𝑚 , 𝑛) de 𝐶, com iguais probabilidades para todos os pontos, qual é a probabilidade de que a fração  seja redutível?

c) Sorteando-se, com iguais probabilidades, dois pontos distintos de 𝐶, qual é a probabilidade de que a distância entre eles seja igual a 

Note e Adote:
Uma fração   é redutível quando 𝑚 e 𝑛 possuem um divisor natural em comum, além do 1.


QUESTÃO 04 - FUVEST 2022
Uma pirâmide P tem base quadrada A0B0C0D0 de lado medindo 1 u.m apoiada em um plano Π, e quatro faces que são triângulos equiláteros, ligando a base ao ápice E0 de de P. Os dezesseis pontos A1, A2, A3, B1, B2, B3, C1, C2, C3, D1, D2, D3, E1, E2, E3 e E4, indicados na figura, dividem cada aresta da pirâmide em três segmentos de igual medida.

QUESTÃO 04 - FUVEST 2022

Um novo sólido S, em destaque na figura, é produzido subtraindo-se de P as cinco pirâmides A0A1A2A3, B0B1B2B3, C0C1C2C3, D0D1D2D3, E0E1E2E3E4.

Determine:

a) o perímetro da face de S que se apoia em Π, cujos vértices são A1, A3, B1, B3, C1, C3, D1 e D3.
b) o volume de S.
c) a distância entre A1 e E2.


QUESTÃO 05 - FUVEST 2022
Considere, no plano cartesiano, a circunferência com centro no ponto (0, 3) e com raio 2 e, para cada a ∈ ℝ, a ≠ 0, a parábola cuja equação é y = ax² + 1.

a) Para a = −1, encontre o ponto comum entre a circunferência e a parábola.

b) Para a = 1, apresente 3 pontos em comum entre a circunferência e a parábola.

c) Encontre todos os valores de a para os quais a circunferência e a parábola possuam exatamente 3 pontos em comum.


QUESTÃO 06 - FUVEST 2022
Uma empresa distribuidora de alimentos tem latas de ervilha (E) e latas de milho (M), em dois pesos, 1kg e 2kg, totalizando 4 (quatro) tipos de latas: E1 e E2 (ervilha, em pesos de 1kg e 2kg, respectivamente) e M1 e M2 (milho, em pesos de 1kg e 2kg, respectivamente).

Essas latas são agrupadas em pacotes para envio aos comerciantes. Dois pacotes de latas são considerados iguais se contiverem a mesma quantidade de latas de cada tipo, independentemente da maneira como são organizadas no pacote.

a) Quantos pacotes diferentes pesando, cada um, exatamente 200kg (duzentos quilos) podem ser montados usando-se apenas latas dos tipos E1 e E2? Na contagem, deve-se também levar em conta pacotes formados por apenas 1 tipo dessas latas.

b) Quantos pacotes diferentes pesando, cada um, exatamente 200kg (duzentos quilos) podem ser montados usando-se apenas latas dos tipos E1, E2 e M1? Na contagem, deve-se também levar em conta pacotes formados por apenas 1 ou 2 tipos dessas latas.

c) Quantos pacotes diferentes pesando, cada um, exatamente 20kg (vinte quilos) podem ser montados usando-se latas dos tipos E1, E2, M1 e M2? Na contagem, deve-se também levar em conta pacotes formados por apenas 1, 2 ou 3 tipos dessas latas.


Física

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022
Diversos processos celulares presentes no corpo humano envolvem fenômenos elétricos. Um dos mais importantes é o fato de uma membrana celular, que separa o interior celular do exterior, apresentar um acúmulo de ânions (cargas negativas) e cátions (cargas positivas) nas superfícies interna e externa, respectivamente, o que resulta no surgimento de uma diferença de potencial U ao longo da membrana. Considere que U cresce linearmente de 0 a U0 na região entre x = 0 e x = d, como mostra a figura.

Diversos processos celulares presentes no corpo humano envolvem fenômenos elétricos.

a) Indique o sentido do vetor campo elétrico no interior da membrana (se está apontando para o interior ou para o exterior da célula). Justifique sua resposta.

b) Obtenha o módulo do campo elétrico (em V/m) considerando que a membrana tenha espessura d = 64 Å e que U0 = 0,08 V.

c) Supondo agora uma membrana em que o campo elétrico tenha intensidade 10⁷ V/m, encontre a razão Fe /Fg, em que Fe é o módulo da força eletrostática e Fg é o módulo da força gravitacional, ambas exercidas sobre um íon monovalente localizado na região 0 < x < d, conforme a figura.

Note e adote:
1Å = 10⁻¹⁰ m
Carga de um íon monovalente = 1,6 × 10⁻¹⁹ C.
Considere, para efeitos de cálculo desta questão, a massa de um íon como 10⁻³⁰ kg.
Aceleração da gravidade: g = 10m/s2²


QUESTÃO 02 - FUVEST 2022
A conversão de energia mecânica das ondas do mar é uma promissora fonte alternativa de energia limpa, e vários protótipos têm sido desenvolvidos para este fim. Uma das possíveis aplicações é o uso de câmaras de ar pressurizadas que usem a oscilação das ondas do mar para fazer girar o eixo de um dínamo ou de uma turbina, gerando energia elétrica.

QUESTÃO 02 - FUVEST 2022

Considere o esquema mostrado na figura: uma boia flutua no mar e seu movimento vertical faz mover o pistão 1 de área A que comprime o ar em uma câmara pressurizada a uma pressão P0. A distância máxima entre o pistão 1 e o topo da câmara é L. Um segundo pistão (pistão 2) de área A/10 colocado horizontalmente na lateral superior da câmara é acoplado a um mecanismo que faz girar um dínamo.

Considere inicialmente que ambos os pistões são livres para se movimentarem sem atrito e que a pressão e a temperatura do gás no interior da câmara não se alterem significativamente.

a) Se as ondas do mar forem ondas perfeitamente harmônicas com velocidade de 3 m/s e a distância entre as cristas for de 5 m, calcule o período de rotação do dínamo.

b) Se a amplitude das ondas do mar é h, calcule a distância horizontal máxima d percorrida pelo pistão 2. Considere agora uma situação em que o gerador é desativado, travando-se o pistão 2, de modo que ele não possa se mover.

c) Calcule a pressão máxima na câmara considerando que a temperatura do gás em seu interior não varie. Expresse sua resposta em termos da pressão inicial na câmara P0, e de L e h.

Note e adote:
Considere o gás no interior da câmara como sendo ideal e em equilíbrio termodinâmico em todas as etapas do processo.


QUESTÃO 03 - FUVEST 2022
O laser consiste em uma fonte de luz coerente e monocromática, sendo largamente utilizado em leitores de códigos de barras e também em aplicações na física, na medicina e em outras áreas. Seu princípio de funcionamento é baseado na emissão estimulada de fótons.

Em um tipo comum de laser, uma quantidade de átomos é excitada para um estado de energia E2. Em seguida alguns desses átomos são estimulados a decair para um estado de energia menor E1, emitindo um fóton com energia dada pela diferença entre E2 e E1. De modo similar, esse de caimento estimula outros átomos a emitirem fótons formando um processo em cadeia com geração de luz.

Espectro visível

a) Qual tipo de laser emite fótons com maior energia: o de luz vermelha ou o de luz azul? Justifique sua resposta.

b) Determine a frequência (em Hz) de um fóton com comprimento de onda na região de cor laranja mostrada na figura.

c) Determine o comprimento de onda de um fóton (em nm) considerando um laser cujas energias E2 e E1 correspondem aproximadamente a 20,2 eV e 18,7 eV, respectivamente.

Note e adote:
A energia E de um fóton relaciona-se com sua frequência f por meio da relação E = hf, onde h = 4 × 10⁻¹⁵ eV.s e a frequência é dada em Hz.
Velocidade da luz no vácuo: c = 3 × 10⁸ m/s.
Legenda para daltônicos: Gráfico do espectro visível com cores em função do comprimento de onda, que se inicia no azul (lado esquerdo a 400 nm), passando pelo verde (500 nm), amarelo (550 nm), laranja (600 nm) e terminando no vermelho (lado direito a 700 nm).


QUESTÃO 04 - FUVEST 2022
Uma bola de borracha de massa m = 50 gramas é abandonada do repouso, a partir de uma certa altura h. A resistência do ar não é desprezível, e o movimento da bola durante 0,6 segundo após o início da queda é registrado por uma câmera de alta resolução.

Considerando o esquema da situação inicial e os gráficos da dependência temporal da altura y e da velocidade vertical vy da bola, responda às questões a seguir.

QUESTÃO 04 - FUVEST 2022

QUESTÃO 04 - FUVEST 2022

QUESTÃO 04 - FUVEST 2022

a) No instante t = 0,2 s, a força resultante que atua sobre a bola tem sentido para cima, sentido para baixo ou tem intensidade nula? Justifique sua resposta.

b) Calcule a energia cinética perdida pela bola entre os instantes imediatamente antes e imediatamente depois do choque com o solo.

c) Calcule o módulo da força média de resistência do ar atuando sobre a bola entre o instante inicial e o instante imediatamente antes de ela atingir o solo pela primeira vez.

Note e adote:
Despreze as dimensões da bola frente à altura inicial.
Aceleração da gravidade: g = 10 m/s².


QUESTÃO 05 - FUVEST 2022
Duas esferas de massa m, ambas carregadas eletricamente com a mesma carga q, estão localizadas nas extremidades de fios isolantes, de comprimento L, presos ao teto, e formam o arranjo estático mostrado na figura.

Duas esferas de massa m, ambas carregadas eletricamente com a mesma carga q, estão localizadas nas extremidades de fios isolantes, de comprimento L, presos ao teto, e formam o arranjo estático mostrado na figura.

a) Na folha de respostas, faça um diagrama de corpo livre da esfera 1, indicando todas as forças que atuam sobre ela.


b) Determine a razão q²/m em termos do comprimento L dos fios, da aceleração da gravidade 𝑔 e da constante eletrostática do vácuo k.

c) Considere que as mesmas esferas são desconectadas dos fios e conectadas às extremidades de uma mola de constante elástica igual a 50 N/m. O conjunto é deixado sobre uma superfície isolante e sem atrito, atingindo o equilíbrio quando a força elétrica entre elas é de 0,1 N. Nessas condições, qual será o valor da energia armazenada na mola?

Note e adote:
Despreze as dimensões das esferas frente ao comprimento dos fios.


QUESTÃO 06 - FUVEST 2022
O último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) mostra que uma parcela significativa do aumento dos níveis dos oceanos vem da expansão térmica da água. Essa expansão ocorre principalmente nas camadas superiores dos oceanos, até cerca de 700 m de profundidade.

O gráfico a seguir mostra a variação da razão v(T) / v(T = 6°C) onde v(T) é o volume de 1 g de água (em cm3) à pressão ambiente (também chamado de volume específico) em função da temperatura T expressa em graus Celsius.

QUESTÃO 06 - FUVEST 2022

a) Se uma coluna de água inicialmente a uma temperatura de 1°C for aquecida até 3°C, sua altura aumenta ou diminui? Justifique com base nos dados do gráfico.

b) Considere uma coluna de água cuja altura a 6°C é de 700 m. Assumindo que toda a expansão volumétrica ocorra na direção vertical e que sua massa não varie, estime, com base nos dados do gráfico, a variação de altura da coluna quando esta é aquecida de 6°C até 9°C. Expresse seu resultado em centímetros.

c) Considere uma coluna de água de 700 m de altura que sofre um aumento de temperatura de 2°C. Assumindo que a massa dessa coluna de água não varie, desprezando a variação da massa específica da água com a temperatura e admitindo que esta seja constante e igual a 1 g/cm³, calcule o calor absorvido pela coluna por unidade de área de superfície. Expresse seu resultado em J/m².

Note e adote:
Considere que o volume específico da água (definida pelo inverso da massa específica) não varie com a profundidade. 
Calor específico da água: 4,2 J/(g°C).


Química

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022
Para se obter o café descafeinado, sem que ocorra a perda dos compostos de sabor e aroma, pode ser realizada a extração seletiva.

Para promover essa extração, pode-se, por exemplo, utilizar um solvente concentrado com os compostos que não se desejam extrair. Um dos procedimentos para a descafeinação do café por extração seletiva é apresentado no diagrama a seguir:

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022

Com base nas informações do texto, do diagrama e em seus conhecimentos, responda:

a) Entre as soluções A, B, C e D, qual(is) pode(m) ser considerada(s) descafeinada(s)?

b) Os grãos de café (I) estão descafeinados? Por que eles não são aproveitados para preparar café?

c) Na etapa de extração dos compostos do café a partir dos grãos crus é feito o cozimento. Sabendo-se que o comportamento de solubilidade dos compostos do café é similar ao da maioria dos compostos orgânicos, qual a relação entre a temperatura da água e a eficiência da extração? Justifique sua resposta


QUESTÃO 02 - FUVEST 2022
Para possibilitar a exploração de Marte, é necessário viabilizar a viagem de retorno à Terra. Uma das formas de tornar os voos de retorno possíveis é produzir combustível a partir da água encontrada em Marte. Para tanto, o hidrogênio seria gerado por eletrólise da água e, posteriormente, utilizado na reação de Sabatier.

Nessa reação, o combustível é gerado pela reação do hidrogênio com dióxido de carbono em temperaturas e pressões elevadas na presença de um catalisador de níquel, resultando na produção de metano e água e na liberação de aproximadamente 165 kJ de energia por mol de CO2.

a) No gráfico da folha de respostas, está representada a quantidade de metano gerado pela reação de Sabatier em função do tempo na temperatura T1, depois que o equilíbrio foi estabelecido. Nesse mesmo gráfico, represente a quantidade de metano em função do tempo em uma temperatura T2 maior que T1, após o estabelecimento do equilíbrio.


b) No gráfico da folha de respostas, está representada a quantidade de metano gerado pela reação de Sabatier em função do tempo na presença de Ni. No mesmo gráfico, represente a quantidade de metano esperada em função do tempo na ausência de Ni. Explique o efeito do catalisador na energia de ativação da reação de Sabatier.


c) Escreva a equação balanceada da reação de Sabatier. Considerando apenas a composição atmosférica da Terra e de Marte apresentada na tabela a seguir, explique, com base nesse equilíbrio químico, por que essa reação não seria indicada para gerar metano na Terra.

Composição atmosférica


QUESTÃO 03 - FUVEST 2022
As afirmações a seguir baseiam-se na descrição da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo):

Afirmação 1: “O dióxido de enxofre (SO2) é liberado para a atmosfera por gases vulcânicos e fontes antropogênicas, principalmente atividades industriais que processam materiais contendo enxofre, como termelétricas, fabricação de fertilizantes, fundição de alumínio e aço, produção de ácido sulfúrico e papel.”

Afirmação 2: “O dióxido de enxofre é um gás incolor com forte odor pungente. É muito irritante quando em contato com superfícies úmidas, pois se transforma em trióxido de enxofre (SO3) e passa rapidamente a ácido sulfúrico (H2SO4).”

a) Represente a estrutura de Lewis do dióxido de enxofre.

b) A afirmação 2 refere-se à formação da chuva ácida. Represente a reação balanceada da formação da chuva ácida a partir de SO3 e a reação balanceada da chuva ácida com o carbonato de cálcio (CaCO3), que é um dos componentes de construções que são danificadas por ela.

c) Considere uma determinada amostra de carvão que contém 1% em massa de enxofre. Quando esse carvão é queimado, o enxofre é convertido em dióxido de enxofre pela reação S(s) + O2(g) → SO2(g). Para evitar a poluição do ar, este dióxido de enxofre pode ser tratado com óxido de cálcio para formar sulfito de cálcio, como representado pela reação SO2(g) + CaO(s) → CaSO3(s). Calcule a massa diária, em quilogramas, de CaO necessária para tratar o SO2 em uma usina que consome 3,2 x 10⁶ kg de carvão por dia.

Note e adote:
Distribuição eletrônica: O = 1s², 2s², 2p⁴;
S = 1s², 2s², 2p⁶, 3s², 3p⁴.
Massas molares (g/mol): O = 16; S = 32;
Ca = 40.


QUESTÃO 04 - FUVEST 2022
Considere as substâncias cujas estruturas estão representadas a seguir:

éter mentil-terc-butílico

éter dietílico

etanol

1-butanol

a) Considerando que tanto o etanol quanto o 1-butanol interagem por ligação de hidrogênio com a água, por que o etanol é mais solúvel em água do que o 1-butanol à mesma temperatura?

b) Escreva, no quadro da folha de respostas, as estruturas de dois álcoois que são isômeros do 1-butanol.


c) O 1-butanol e o éter dietílico são compostos que possuem a mesma fórmula química, C4H10O, porém pontos de ebulição diferentes, sendo que um deles entra em ebulição a 34,6 °C e o outro, a 117 °C a 1 atm. Preencha o quadro, na folha de respostas, relacionando os nomes das substâncias com os respectivos pontos de ebulição. Justifique sua resposta.



QUESTÃO 05 - FUVEST 2022
Nas vias públicas, é possível encontrar totens conforme os representados na figura. Em um deles há a inscrição “COMGAS”, indicando que ali passa um gasoduto da empresa distribuidora de gás; no outro está escrito “PROT CATÓDICA”, o que indica que há uma proteção catódica no gasoduto.

QUESTÃO 05 - FUVEST 2022

Sabendo que o gasoduto é constituído de aço, responda:

a) No sistema do gasoduto apresentado, o gasoduto é o ânodo ou o cátodo da célula eletroquímica? Justifique a sua resposta.

b) Considere os seguintes potenciais de redução dos metais (ε⁰):

Considere os seguintes potenciais de redução dos metais (ε⁰):

Qual(is) desses metais pode(m) ser utilizado(s) para a proteção catódica do gasoduto? Esse(s) metal(is) será(ão) o polo positivo ou negativo da célula eletroquímica?

c) Considere que a composição molar do gás transportado pelo gasoduto Brasil-Bolívia é de, aproximadamente, 93,5% metano, 4,1% etano e 2,4% N2. Calcule a massa, em kg, de etano existente em uma seção de 1 m³ do duto sabendo que a pressão no interior do duto é de 100 atm à temperatura de 27°C. Apresente os cálculos.

Note e adote:
Constante universal dos gases ideais: 
R = 8,2 x 10⁻⁵m³ atm K⁻¹ mol⁻¹.
T(K) = T(°C) + 273
Massas molares (g/mol): H = 1; C = 12.


QUESTÃO 06 - FUVEST 2022
O limite de detecção de um método analítico é a menor quantidade de um determinado composto numa amostra que esse método é capaz de detectar. Caso algum composto esteja em concentração inferior a tal limite, não se pode determinar a sua presença, tampouco a sua concentração.

A tabela nutricional a seguir foi encontrada numa embalagem de pão de queijo:

O limite de detecção de um método analítico é a menor quantidade de um determinado composto numa amostra que esse método é capaz de detectar.

Uma vez que a quantificação de todos os compostos é realizada por métodos analíticos específicos, responda as questões:

a) Por que, na porção de pão de queijo apresentada, as quantidades de gorduras trans e fibra alimentar não são, necessariamente, zero?

b) Gorduras podem ser entendidas como ácidos graxos de cadeia carbônica longa. O termo “trans” faz referência à isomeria geométrica da molécula de ácido graxo. Gorduras saturadas podem apresentar isomeria trans? Explique com base na estrutura da molécula de ácido graxo.

c) Caso tivesse sido utilizado um método analítico para determinação de sódio cujo limite de detecção fosse de 0,03 g de sódio por g de pão de queijo, teria sido possível detectar esse elemento nesse pão de queijo? Justifique apresentando os cálculos.


Biologia

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022
A extinção de espécies animais é causada principalmente pela destruição dos seus habitats, e uma das principais formas de evitar essa ameaça é o estabelecimento de áreas protegidas.

A tabela fornece, para cada bioma terrestre brasileiro, as porcentagens de cobertura, em relação à sua área original, de ambientes utilizados pelo ser humano e de áreas protegidas, a porcentagem da fauna que se encontra ameaçada de extinção e a população humana.

A extinção de espécies animais é causada principalmente pela destruição dos seus habitats, e uma das principais formas de evitar essa ameaça é o estabelecimento de áreas protegidas.

1. MapBiomas (2021).
2. WWF factsheet: Unidades de Conservação no Brasil (2019).
3. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (2018).
4. Censo IBGE (2010).

Considerando somente os dados fornecidos na tabela, responda:

a) Utilizando os eixos fornecidos na folha de resposta, construa um gráfico relacionando as porcentagens de ambientes utilizados pelo ser humano e de fauna ameaçada de extinção em todos os biomas brasileiros. Adicione ao gráfico uma reta que sintetize a tendência indicada pelos pontos.

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022

b) Apresente duas razões que justifiquem por que a porcentagem de fauna ameaçada de extinção na Mata Atlântica é cerca de quatro vezes maior que na Amazônia.

c) É correto afirmar que a porcentagem de animais ameaçados de extinção tende a diminuir à medida que aumenta a porcentagem de áreas protegidas nos biomas brasileiros? Justifique a sua resposta utilizando duas evidências baseadas na proporção de ambientes utilizados pelo ser humano e/ou na população humana do bioma.


QUESTÃO 02 - FUVEST 2022
A figura mostra um cladograma simplificado das hipóteses filogenéticas já propostas para a evolução da vida na Terra. Ele inclui dois grupos de bactérias, seis de protistas, dois de animais, dois de fungos e dois de plantas, e seus pontos A a P indicam o surgimento de características específicas durante a evolução.

A figura mostra um cladograma simplificado das hipóteses filogenéticas já propostas para a evolução da vida na Terra.

Burki et al. 2020, TREE 35(1): 43-55. Adaptado.

Com base no cladograma apresentado, responda:

a) Cite uma característica que aparece no ponto E da hipótese filogenética.

b) Na folha de resposta, classifique os grupos “bactérias”, “protistas”, “animais”, “fungos” e “plantas” como monofiléticos ou não monofiléticos.

Na folha de resposta, classifique os grupos “bactérias”, “protistas”, “animais”, “fungos” e “plantas” como monofiléticos ou não monofiléticos.

c) Indique dois pontos (de A a P) da hipótese filogenética em que há o aparecimento da condição multicelular. Cite uma característica de qualquer grupo que só foi possível devido à evolução da multicelularidade.

Note e adote:
Grupos monofiléticos, algumas vezes referidos como grupos naturais, são aqueles em que todas as suas linhagens têm uma única origem evolutiva exclusiva, isto é, essa origem não é compartilhada com linhagens de outros grupos.


QUESTÃO 03 - FUVEST 2022
A figura ilustra o ciclo de vida da giárdia:

A figura ilustra o ciclo de vida da giárdia

a) Cite uma medida para evitar a giardíase.

b) Qual a relação ecológica entre a giárdia e o mamífero? Justifique sua resposta.

c) Sabendo que há perda das microvilosidades intestinais devido à giardíase, explique o que acontece com a absorção de substâncias pelo organismo do mamífero? Indique um exemplo de substância absorvida pelo intestino delgado e uma pelo intestino grosso.


QUESTÃO 04 - FUVEST 2022
A figura ilustra as etapas do ciclo de vida do ipê-amarelo:

A figura ilustra as etapas do ciclo de vida do ipê-amarelo
Guia Pedagógico do Jardim Botânico. Adaptado.

a) Qual é o modo de dispersão das sementes do ipê-amarelo?

b) Cite uma etapa do ciclo representado que possua células com número haploide de cromossomos. Cite outra etapa que possua células com número diploide.

c) Cite uma etapa presente no ciclo de vida do ipê-amarelo que não aparece no ciclo de samambaias e justifique seu significado evolutivo.


QUESTÃO 05 - FUVEST 2022
Os grandes centros urbanos sofrem efeitos de vários tipos de poluição, provenientes de diferentes fontes de poluentes.

a) Cite um poluente resultante da lavagem de louças nas residências.

b) Cite um impacto direto à saúde humana causado pela poluição do ar característica dos grandes centros urbanos. Justifique sua resposta.

c) Proponha uma medida de controle de poluição que teria grande impacto na redução da emissão de CO2 em áreas centrais de grandes cidades. Justifique sua resposta.


QUESTÃO 06 - FUVEST 2022
A figura apresenta dois tipos diferentes de sistema circulatório: o aberto, de moluscos, e o fechado, de peixes. As setas mostram o sentido da circulação nos sistemas, e as cores vermelha e azul em peixes significam sangue oxigenado e não oxigenado, respectivamente.

A figura apresenta dois tipos diferentes de sistema circulatório: o aberto, de moluscos, e o fechado, de peixes

a) Cite um grupo, além dos peixes, que possui sistema circulatório fechado.

b) Indique as estruturas correspondentes às letras A, C, E, G e I na tabela da folha de respostas.

Indique as estruturas correspondentes às letras A, C, E, G e I na tabela da folha de respostas.

c) Embora moluscos (exceto cefalópodes) e insetos tenham sistema circulatório aberto, a resposta aos estímulos em insetos é muito mais rápida que em moluscos. Considerando-se as trocas gasosas, por que ocorre essa diferença?


Geografia

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022
Em 1975, as encostas de uma escarpa na Etiópia (África) foram severamente degradadas pelo pisoteio do gado. A recuperação dessas encostas degradadas pela erosão do solo pode ocorrer se a atividade humana respeitar os ciclos naturais e a resiliência de um ambiente, como mostram as imagens e o gráfico a seguir.

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022

Slaymaker, O., Spencer, T., Embleton-Hamann, C.
Geomorphology and Global Environmental Change.
Cambridge University Press, 2011. Adaptado.

Com base no exemplo e em seus conhecimentos, responda:

a) O que é resiliência de um ambiente?

b) Segundo os dados apresentados, o que houve com a erosão do solo e qual foi a prática conservacionista utilizada? Explique o que é erosão do solo e exemplifique uma prática agrícola conservacionista diferente da demonstrada na imagem de 2006.


QUESTÃO 02 - FUVEST 2022
O Sistema Nacional de Meteorologia e demais órgãos responsáveis pelo monitoramento climático do país emitiram alerta de emergência hídrica associado à escassez de precipitação para a região hidrográfica da Bacia do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, para o período de junho a setembro/2021. A análise das chuvas de outubro/2019 a abril/2021 indica que houve predomínio de déficit de precipitação, principalmente a partir de fevereiro/2021.
INMET, 2021. Adaptado.

Com base nas informações apresentadas no texto e em seus conhecimentos sobre os aspectos socioeconômicos dessa região brasileira, responda:

a) Conceitue crise hídrica.

b) Indique dois impactos econômicos negativos resultantes da redução das precipitações.

c) Explique duas medidas de mitigação dos efeitos da crise hídrica que podem ser adotadas pela população residente nessa região.


QUESTÃO 03 - FUVEST 2022
Observe os gráficos a seguir.

Gráfico 1: Geração de energia elétrica por tipo de fonte (Terawatts-hora TWh) e participação das fontes renováveis (%) no Brasil (2001-2019).

Geração de energia elétrica por tipo de fonte (Terawatts-hora TWh) e participação das fontes renováveis (%) no Brasil (2001-2019).

Gráfico 2: Geração de energia elétrica por fontes renováveis.

Geração de energia elétrica por fontes renováveis.

A partir dos dados apresentados,

a) apresente uma diferença entre a matriz energética do Brasil e da China.

b) aponte duas razões que dificultam ao Brasil assumir a liderança no ranking mundial de geração de energia elétrica por fontes renováveis.

c) explique duas razões para o aumento da produção de energia não renovável no Brasil entre 2011 e 2015.


QUESTÃO 04 - FUVEST 2022
Em agosto de 2021, ocorreu desestabilização do terreno com a exploração de sal-gema em Maceió, capital de Alagoas, atingindo cerca de 57 mil pessoas em cinco bairros da cidade. O incidente teve início com tremores de terra três anos antes, seguidos de afundamentos de terreno. O bairro do Pinheiro, um dos mais atingidos, teve suas casas condenadas pela Defesa Civil por risco de desabarem.
Folha de São Paulo, 02 de Agosto de 2021. Adaptado.

QUESTÃO 04 - FUVEST 2022
SBG-CPRM, 2019. Adaptado.

Considerando as informações fornecidas e seus conhecimentos, responda:

a) Que tipo de falha geológica é representada na figura?

b) Indique e explique uma causa de desestabilização do terreno devido à exploração de sal-gema no caso citado.

c) Indique e explique uma consequência negativa do problema ambiental citado para a dinâmica urbana de Maceió/AL. 


QUESTÃO 05 - FUVEST 2022
Os mapas A e B representam as alterações climáticas observadas na América do Sul durante os meses do verão (dezembro, janeiro e fevereiro), e o mapa C, as áreas suscetíveis à desertificação no Brasil.

A
QUESTÃO 05 - FUVEST 2022

B
QUESTÃO 05 - FUVEST 2022

C

QUESTÃO 05 - FUVEST 2022
Disponível em http://enos.cptec.inpe.br/. Adaptado. Atlas das
áreas suscetíveis à desertificação do Brasil / MMA,
Secretaria de Recursos Hídricos, 2007. Adaptado.

El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, que pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento em nível mundial, alterando, assim, o regime das chuvas em regiões tropicais e de latitudes médias. La Niña representa um fenômeno oceânico-atmosférico com características opostas às do El Niño e se caracteriza por um esfriamento anormal nas águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical.

A partir dos mapas e do texto, responda:

a) Qual dos mapas, A ou B, representa as alterações climáticas na América do Sul em anos de ocorrência de La Niña? Justifique a sua resposta.

b) Conceitue desertificação e descreva uma característica da vegetação predominante nas áreas suscetíveis à desertificação delimitadas no mapa C.

c) Cite uma alteração climática e uma consequência ambiental para a população nas áreas suscetíveis à desertificação em anos de El Niño.


QUESTÃO 06 - FUVEST 2022
O retorno dos Talibãs ao poder no Afeganistão após anos de intervenção estadunidense trouxe à tona discussões geopolíticas sobre as dinâmicas demográficas do país, bem como sobre os interesses de diversos países na região. O mapa a seguir indica características acerca da geografia do Afeganistão.

QUESTÃO 06 - FUVEST 2022

Sobre esse assunto,

a) cite um país que, assim como os EUA, encontrou dificuldades no processo de invasão do território afegão.

b) indique duas causas para o fracasso da invasão estadunidense no Afeganistão.

c) indique dois países e explique seus respectivos interesses geopolíticos na região.


História

QUESTÃO 01 - FUVEST 2022
Analise a imagem:

El Greco, Alegoria da Santa Aliança (Sonho de Filipe II), 1579.
El Greco, Alegoria da Santa Aliança (Sonho de Filipe II), 1579. 
El Escorial, Espanha. Óleo sobre tela. PUPPI, Lionello. El Grecco. 
Florença: Sadea Editore, 1977, prancha 8.

A partir da pintura de El Greco:

a) Identifique um aspecto religioso característico do império espanhol ao final do século XVI.

b) Identifique e explique um aspecto social característico do império espanhol ao final do século XVI.

c) Explique o papel da religião na formulação das justificativas para a colonização da América.


QUESTÃO 02 - FUVEST 2022
“A busca da felicidade” é ainda mais familiar aos americanos do que “devemos cultivar nosso jardim” o é para os franceses. É a frase mais memorável da Declaração de Independência americana, o clímax retórico da enunciação de Thomas Jefferson dos direitos naturais e da teoria revolucionária: “Consideramos como verdades evidentes que todos os homens são criados iguais, que a todos o Criador dotou de certos direitos inalienáveis, entre os quais estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade”. O que Jefferson entendia por “busca da felicidade”? (...).

Frequentemente, os analistas do discurso político estabelecem um significado mostrando o que não é dito, tanto quanto o que é dito. “Vida, liberdade e propriedade” foi a fórmula-padrão nos debates políticos do mundo de língua inglesa durante os séculos XVII e XVIII. (...) Se a “busca da felicidade” deve ser vista como um recurso de retórica, seu significado deve fundar-se, pelo menos em parte, numa comparação implícita com o direito de propriedade.
DARNTON, Robert. Os dentes falsos de George Washington: umguia
não convencional para o século XVIII. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 112-113.

a) Indique um dos direitos naturais do Homem evocados por Thomas Jefferson na Declaração de Independência americana.

b) Qual é a relação estabelecida pelo texto entre “busca da felicidade” e “direito de propriedade”?

c) É possível afirmar que a Declaração de Independência dos Estados Unidos contém uma teoria revolucionária? Justifique.


QUESTÃO 03 - FUVEST 2022

O material publicitário apareceu em 1935 nas páginas do Almanaque Fontoura, distribuído gratuitamente nas farmácias e que reunia curiosidades e informações. A partir da leitura da propaganda, responda

O material publicitário apareceu em 1935 nas páginas do Almanaque Fontoura, distribuído gratuitamente nas farmácias e que reunia curiosidades e informações. A partir da leitura da propaganda, responda:

a) Qual o tema da propaganda?

b) Quem é o Jeca Tatu e que categoria social ele representa?

c) Aponte duas razões do emprego do personagem Jeca Tatu na propaganda.


QUESTÃO 04 - FUVEST 2022
No dia 22 de agosto de 1988, o Governo Federal fundou a primeira instituição pública voltada para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira: a Fundação Cultural Palmares (FCP), entidade vinculada ao Ministério da Cidadania. Ao longo dos anos, a FCP tem trabalhado para promover uma política cultural igualitária e inclusiva, que contribua para a valorização da história e das manifestações culturais e artísticas negras brasileiras como patrimônios nacionais.
“Apresentação”. www.palmares.gov.br

A partir da leitura do excerto e de seus conhecimentos sobre o tema:

a) Justifique o nome da instituição.

b) Identifique o contexto em que a instituição foi criada.

c) Cite duas políticas públicas, hoje vigentes no Brasil, que estejam em sintonia com as orientações dessa instituição mencionadas no texto.


QUESTÃO 05 - FUVEST 2022
À medida que a construção prosseguia, Rondon iniciava a segunda fase do seu projeto: a crucial exploração das terras da bacia amazônica onde hoje está situado o estado de Rondônia, pois a linha telegráfica atravessaria aquelas terras. Essa era a região que incendiava a imaginação de Rondon e seus oficiais, e também a de muitos brasileiros das cidades costeiras. Era o Brasil desconhecido. (...) Na verdade, o projeto do telégrafo parecia dar muito mais satisfação a Rondon pela chance de explorar aquelas terras do que pela construção da linha telegráfica (...) Rondon planejou uma expedição em 1907 para descobrir a nascente do rio Juruena e fazer contato com os indígenas conhecidos como nambikwara.
DIACON, Todd A. Rondon: o marechal da floresta. 
São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 32-33.

a) Indique qual a importância da expansão da linha telegráfica no Brasil dessa época.
b) Explique o sentido da frase “Era o Brasil desconhecido”.
c) Caracterize a política indigenista desenvolvida por Cândido Rondon para “aquelas terras”.


QUESTÃO 06 - FUVEST 2022
No dia 01 de janeiro de 1849 foi divulgado na imprensa pernambucana o “Manifesto ao Mundo”, escrito por Borges da Fonseca, que apresentava as seguintes reivindicações:

Protestamos só largar as armas, quando virmos instalada uma Assembleia Constituinte. Esta Assembleia deve realizar os seguintes princípios: 1. O voto livre e universal do Povo Brasileiro; 2. A plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio da imprensa; 3. O trabalho como garantia de vida para o cidadão Brasileiro; 4. O comércio a retalho só para os cidadãos brasileiros; 5. A inteira e efetiva independência dos poderes constituídos; 6. A extinção do poder moderador e do direito de agraciar; 7. O elemento federal na nova organização; 8. Completa reforma do poder judicial, em ordem a segurar as garantias dos direitos individuais dos Cidadãos; 9. Extinção da lei do juro convencional; 10. Extinção do atual sistema de recrutamento.
Vamireh Chacon (sel. e intro.). Nunes Machado. Perfis parlamentares.
Brasília: Câmara dos Deputados, 1978, p. 22.

a) Como ficou conhecido esse movimento na história imperial brasileira?

b) Explique o teor de duas das reivindicações indicadas no Manifesto.

c) Indique dois elementos comuns entre o evento pernambucano e as revoluções europeias de 1848.


COMENTÁRIOS

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empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação 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veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4262,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1546,questão de raciocínio lógico,180,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,186,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e 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Prova FUVEST 2022 (2ª fase) com Resolução
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