A figura ao lado mostra um hexágono regular ABCDEF e os pontos médios P, Q, R, S e T dos lados

A figura ao lado mostra um hexágono regular ABCDEF e os pontos médios P, Q, R, S e T dos lados
OBMEP 2021 - QUESTÃO 05
A figura ao lado mostra um hexágono regular ABCDEF e os pontos médios P, Q, R, S e T dos lados AB, CD, DE, EF e FA, respectivamente.


a) Se a área do triângulo AST for igual a 1 cm², qual será a área do triângulo FTS?


b) Qual é a razão entre as áreas dos triângulos APR e PBQ?



c) Qual é a razão entre as áreas sombreada e não sombreada na figura abaixo?


QUESTÃO ANTERIOR:

RESOLUÇÃO:
Item A
Os triângulos AST e FTS têm a mesma área e, portanto, a área de FTS é igual a 1 cm². De fato, o segmento GS, na figura, é perpendicular à reta que contém os lados AT e TF dos triângulos AST e FTS e é a altura comum desses triângulos relativa a esses lados. Como T é ponto médio de AT, os triângulos AST e FTS têm a mesma área.



Item B
A razão entre as áreas dos triângulos APR e PBQ é 

De fato, os lados AP e PB dos triângulos APR e PBQ, respectivamente, são colineares e têm a mesma medida. Os segmentos paralelos a eles, pelos pontos médios T, S e pelo vértice F do hexágono, como indicado na figura ao lado, dividem as alturas dos triângulos APR e PBQ na razão  pois esses segmentos paralelos a AB e ED, recém-traçados são equidistantes.

Como as bases têm a mesma medida, a razão entre as áreas coincide com a razão entre as alturas e é igual a 


Item C


Para calcular a razão entre as áreas sombreada e não sombreada, façamos o seguinte: tracemos os segmentos AEe P’R’, paralelos à diagonal BD do hexágono ABCDEF, sendo P’ e R’ determinados pela intersecção da reta paralela a BD passando pelo vértice F com os prolongamentos dos lados BA e DE, respectivamente, conforme a figura à esquerda.

Esses segmentos determinam um paralelogramo BDR’P’, que é um retângulo (os ângulos ABD e BDE são retos).

Além disso, como o triângulo BCD tem a mesma área que a reunião dos triângulos AFP´ e ER´F, por congruência, o retângulo BDR’P’ tem a mesma área que o hexágono original, que denotaremos por H.

Podemos comparar a área de cada um dos triângulos sombreados com a área H do hexágono.

• A área do triângulo APR é a metade da área do retângulo APRE, que, por sua vez, é igual a 

Daí, a área desse triângulo é igual a 

• A área do triângulo PBQ é  da área do triângulo APR, conforme visto no item b) e, portanto, sua área será 

• A área do triângulo AST é metade da área do triângulo ASF — vide item a) —, que, por sua  vez, é igual a da área do retângulo P´AER´, portanto, sua área será 


Temos, portanto, que a área sombreada é  e, consequentemente, a área não sombreada é igual a 

Conclusão: a razão entre as áreas sombreada e não sombreada é igual a 

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

COMENTÁRIOS

Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo