Considerando a família e o sofrimento psíquico, marque V, para verdadeiro, ou F, para falso:

UNESC 2022 - QUESTÃO 13
Considerando a família e o sofrimento psíquico, marque V, para verdadeiro, ou F, para falso:

(__) Os profissionais de saúde, em muitas situações, esperam que a família aceite e cuide da pessoa em sofrimento psíquico intenso sem se dar conta de que não estão lhe oferecendo suporte nem orientações; ou percebem o familiar como um simples informante das alterações apresentadas pela pessoa em tratamento, que deve seguir passivamente suas prescrições de tratamento. Considerar a família como protagonista do cuidado reabilitador é um verdadeiro desafio. Ao acolher suas demandas e dificuldades de convívio com um familiar em sofrimento psíquico intenso, o profissional promove o suporte possível para as solicitações manifestas.

(__) Para uma abordagem familiar é importante aliar conhecimentos teóricos às habilidades de acolhimento, observação, comunicação e intervenção, o que requer empatia. Na abordagem familiar, considera-se que a saúde da família é a soma da saúde dos indivíduos.

(__) O profissional que trabalha com família precisa aperfeiçoar em si mesmo os seguintes aspectos fundamentais: uma existência sem preconceitos, a disponibilidade para os outros e a capacidade de se focar no problema.

(__) O prontuário familiar, que contém os prontuários individuais e é utilizado por todos os membros da equipe de saúde, facilita o acesso a todas as informações da família, sua história, queixas ou motivos das consultas, atenção recebida, problemas e formas de enfrentamento, dinâmica de relacionamento familiar, etc.

(__) A Estratégia Saúde da Família - ESF, eixo estruturante da Atenção Básica à Saúde, concebe a família de forma integral e sistêmica, como espaço de desenvolvimento individual e grupal, dinâmico e passível de crises, inseparável de seu contexto de relações sociais no território em que vive. A família é, ao mesmo tempo, objeto e sujeito do processo de cuidado e de promoção da saúde pelas equipes de Saúde da Família. Na ESF o vínculo entre os profissionais de Saúde, a família e a comunidade, é concebido como fundamental para que as ações da equipe tenham impacto positivo na saúde da população. Esse vínculo de confiança vai sendo fortalecido por meio da escuta, do acolhimento, da garantia da participação da família na construção do Projeto Terapêutico Singular - PTS, da valorização da família enquanto participante ativa do tratamento.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

(A) V, V, F, V, F.
(B) V, V, F, V, V.
(C) F, F, V, V, V.
(D) V, V, V, V, V.
(E) V, F, F, V, V.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(E) V, F, F, V, V.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.