Prova Psicólogo (Concurso Unesc 2022) com Gabarito

Unesc

Prova Psicólogo (Concurso Unesc 2022) com Gabarito

Concurso: Prefeitura de Laguna - SC - 2021 - Edital n° 02 - SMFASP
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Laguna - SC
Banca/Organizadora: Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma
Cargo: Psicólogo
Escolaridade: Superior

OBS: As questões de 01 a 10 são comuns a todas as provas desse concurso. Para acessar elas basta clicar neste link.

Conhecimento Específico

UNESC 2022 - QUESTÃO 11
Sobre os transtornos psicóticos, marque V, para verdadeiro, ou F, para falso:

(__) As funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psicóticos são linguagem, sensopercepção, pensamento, juízo da realidade e vivência do Eu.

(__) Na esquizofrenia, o déficit de atenção é central. A filtragem de informação irrelevante geralmente consiste em uma dificuldade importante dos sujeitos acometidos.

(__) Os principais sintomas negativos das síndromes esquizofrênicas são: alucinações, ilusões ou pseudoalucinações auditivas (mais frequentes), visuais ou de outro tipo, ideias delirantes, de conteúdo paranoide, auto referente, de influência ou de outra natureza, comportamento bizarro, atos impulsivos, agitação psicomotora, ideias bizarras, não necessariamente delirantes e produções linguísticas novas como neologismos e parafasias.

(__) Nas psicoses reativas predominam sintomas floridos, como ideias delirantes ou deliróides (em geral paranoides), alucinações visuais e/ou auditivas, intensa perplexidade, confusão mental, ansiedade acentuada e medos difusos.

(__) A paranoia caracteriza-se, por um delírio geralmente desorganizado, às vezes com temática complexa, que permanece como que "encistado", "cristalizado", em um domínio da personalidade do doente.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

(A) F, F, V, F, V.

(B) V, V, V, V, V.

(C) F, V, V, F, V.

(D) V, V, F, V, F.

(E) V, F, F, F, F.


UNESC 2022 - QUESTÃO 12
"Reunir-se-á a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Saúde".

O trecho acima refere-se à:

(A) Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.

(B) Fundo Nacional de Saúde.

(C) Conferência de Saúde.

(D) Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

(E) Conselho de Saúde.


UNESC 2022 - QUESTÃO 13
Considerando a família e o sofrimento psíquico, marque V, para verdadeiro, ou F, para falso:

(__) Os profissionais de saúde, em muitas situações, esperam que a família aceite e cuide da pessoa em sofrimento psíquico intenso sem se dar conta de que não estão lhe oferecendo suporte nem orientações; ou percebem o familiar como um simples informante das alterações apresentadas pela pessoa em tratamento, que deve seguir passivamente suas prescrições de tratamento. Considerar a família como protagonista do cuidado reabilitador é um verdadeiro desafio. Ao acolher suas demandas e dificuldades de convívio com um familiar em sofrimento psíquico intenso, o profissional promove o suporte possível para as solicitações manifestas.

(__) Para uma abordagem familiar é importante aliar conhecimentos teóricos às habilidades de acolhimento, observação, comunicação e intervenção, o que requer empatia. Na abordagem familiar, considera-se que a saúde da família é a soma da saúde dos indivíduos.

(__) O profissional que trabalha com família precisa aperfeiçoar em si mesmo os seguintes aspectos fundamentais: uma existência sem preconceitos, a disponibilidade para os outros e a capacidade de se focar no problema.

(__) O prontuário familiar, que contém os prontuários individuais e é utilizado por todos os membros da equipe de saúde, facilita o acesso a todas as informações da família, sua história, queixas ou motivos das consultas, atenção recebida, problemas e formas de enfrentamento, dinâmica de relacionamento familiar, etc.

(__) A Estratégia Saúde da Família - ESF, eixo estruturante da Atenção Básica à Saúde, concebe a família de forma integral e sistêmica, como espaço de desenvolvimento individual e grupal, dinâmico e passível de crises, inseparável de seu contexto de relações sociais no território em que vive. A família é, ao mesmo tempo, objeto e sujeito do processo de cuidado e de promoção da saúde pelas equipes de Saúde da Família. Na ESF o vínculo entre os profissionais de Saúde, a família e a comunidade, é concebido como fundamental para que as ações da equipe tenham impacto positivo na saúde da população. Esse vínculo de confiança vai sendo fortalecido por meio da escuta, do acolhimento, da garantia da participação da família na construção do Projeto Terapêutico Singular - PTS, da valorização da família enquanto participante ativa do tratamento.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

(A) V, V, F, V, F.
(B) V, V, F, V, V.
(C) F, F, V, V, V.
(D) V, V, V, V, V.
(E) V, F, F, V, V.


UNESC 2022 - QUESTÃO 14
É direito fundamental de toda criança e adolescente ser criado e educado no seio de sua família natural, e excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária (art.19, ECA).

Excepcionalmente, portanto, como na hipótese em que a família natural não seja capaz de garantir direitos e garantias decorrentes do princípio da proteção integral (maus-tratos, abandono, dependência a entorpecentes, orfandade, et, promover-se-á a colocação da criança e adolescente, sempre tendo em vista o melhor interesse destes, em uma família substituta, esta que compreende três espécies: a guarda, a tutela e a adoção.

Sobre essa temática, analise as afirmativas:

I. A guarda é a forma mais abrangente de colocação em família substituta.

II. Adoção de nascituro é vedada. Invoca-se, a propósito, a Convenção Internacional de Haia, pela qual exige-se consentimento da mãe em relação à adoção após o nascimento da criança.

III. A guarda destina-se a regularizar a posse de fato, podendo ser deferida liminar ou incidentalmente, nos procedimentos de tutela e adoção, exceto no caso de adoção por estrangeiros.

IV. A adoção, pressupõe, ao contrário da tutela, a prévia destituição ou suspensão do poder familiar dos pais (família natural). Visa essencialmente a suprir carência de representação legal, assumindo o tutor tal múnus na ausência dos genitores.

V. A tutela destina-se a regularizar a convivência de fato, atribuindo ao guardião vínculo e representação jurídica em relação a criança ou adolescente, obrigando-lhe a promover-lhes a assistência moral, material e educação, permitindo-lhe, todavia, opor-se a terceiros, inclusive os pais.

Estão CORRETAS as afirmativas:

(A) II e III.
(B) I, II e III.
(C) I e II.
(D) III, IV e V.
(E) IV e V.


UNESC 2022 - QUESTÃO 15
Sobre as abordagens psicológicas, é CORRETO afirmar que:

(A) As terapias cognitivas utilizam a correção de distorções cognitivas como forma de pensar a respeito do comportamento e as emoções.

(B) Na psicoterapia psicodinâmica breve, a qualificação breve refere-se à duração do tratamento e não a formulações técnicas.

(C) Reforços positivos são utilizados praticamente em todas as modalidades de terapia, embora não de forma intencional e explícita.

(D) A terapia sistêmica valoriza o contexto social e procura alterá-lo como forma de modificar os sintomas.

(E) Para o Behaviorismo, o reforço positivo é usado para controlar ou modificar o comportamento individual, mas nunca o comportamento coletivo.


UNESC 2022 - QUESTÃO 16
Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente, marque V, para verdadeiro, ou F, para falso:

(__) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. Sendo que, a garantia de prioridade compreende a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.

(__) A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. O direito à liberdade compreende os seguintes aspectos: ir, vir e estar nos logradouros públicos e espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais; opinião e expressão; crença e culto religioso; brincar, praticar esportes e divertir-se; participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação; participar da vida política, na forma da lei; e buscar refúgio, auxílio e orientação.

(__) É direito da criança e do adolescente ser criado e educado no seio de sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente que garanta seu desenvolvimento integral. Toda criança ou adolescente que estiver inserido em programa de acolhimento familiar ou institucional terá sua situação reavaliada, no máximo, a cada 6 (seis) meses, devendo a autoridade judiciária competente, com base em relatório elaborado por equipe multidisciplinar, decidir de forma fundamentada pela possibilidade de reintegração familiar ou colocação em família substituta, em quaisquer das modalidades previstas no art. 28 do ECA. A permanência da criança e do adolescente em programa de acolhimento institucional não se prolongará por mais de 24 (vinte e quatro meses), salvo comprovada necessidade que atenda ao seu superior interesse, devidamente fundamentada pela autoridade judiciária.

(__) As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no ECA forem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável e em razão de sua conduta.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

(A) V, V, F, V.
(B) V, V, V, F.
(C) F,F, F, F.
(D) V, V, V, V.
(E) V, F, V, V.


UNESC 2022 - QUESTÃO 17
Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde - SUS, no âmbito da execução de ações, EXCETO:

(A) Saúde do trabalhador.

(B) Vigilância sanitária.

(C) Assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

(D) Vigilância epidemiológica.

(E) Vigilância socioassistencial.


UNESC 2022 - QUESTÃO 18
Sobre o Psicodiagnóstico, marque a alternativa CORRETA:

(A) O psicodiagnóstico é um processo que pode utilizardiferentes procedimentos e instrumentos da psicologia.

(B) No psicodiagnóstico a técnica projetiva se torna o grande diferencial, podendo substituir todos os outros componentes dinâmicos e subjetivos.

(C) As principais técnicas utilizadas no processo de psicodiagnóstico são: inventários, técnicas psicométricas e técnicas projetivas.

(D) O objetivo do psicodiagnóstico é responder as questões formuladas a partir do encaminhamento e das entrevistas iniciais.

(E) Durante o processo de psicodiagnóstico são realizadas entrevistas individuais, familiares e vinculares.


UNESC 2022 - QUESTÃO 19
As psicoterapias de grupo surgiram a partir da necessidade de estender a um número maior de pessoas as possibilidades de atendimento psicoterápico.

É CORRETO afirmar:

(A) Candidatos à terapia de grupo não precisam de motivação ou envolvimento emocional para participar, mas ter capacidade de se revelarem e de se comprometerem a comparecer regularmente as sessões.

(B) A terapia em grupo faz uso de ingredientes terapêuticos que existem na terapia individual, mas que foram adaptados ao processo grupal.

(C) Foi particularmente após a reforma psiquiátrica, que o tratamento em grupo teve um grande desenvolvimento.

(D) Diferentemente como ocorre em um sistema familiar, no grupo terapêutico não existe uma distribuição complementária de papéis e posições.

(E) Grupos com enfoque cognitivo-comportamental têm objetivos claros e são estruturados a semelhança das sessões da terapia individual.


UNESC 2022 - QUESTÃO 20
A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do indivíduo em todos os seus aspectos desde o nascimento até a vida adulta. Existem várias teorias, elas foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas etárias ou em diferentes culturas.

Sobre essa temática, analise as afirmativas:

I. Os três fatores indissociados e em permanente interação que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico e maturação neurofisiológica.

II. O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos: físico motor, intelectual, maturacional e social.

III. A teoria da aprendizagem social sustenta que o desenvolvimento resulta da aprendizagem, uma mudança de longa duração no comportamento baseada na experiência ou adaptação ao ambiente.

IV. A perspectiva psicanalista considera que o desenvolvimento é motivado por conflitos emocionais inconscientes.

V. A abordagem piagetiana observa estágios na qualidade do funcionamento cognitivo, investiga como a mente estrutura suas atividades e adapta-se ao ambiente.

Estão CORRETAS as afirmativas:

(A) III, IV e V.
(B) I, II, IV e V.
(C) II, IV e V.
(D) I, II e V.
(E) IV e V.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.