Prova de Residência Saúde Pública/Coletiva (USP 2022) com Gabarito

Residência USP

Prova de Residência Saúde Pública/Coletiva (USP 2022) com Gabarito

SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA

USP 2022 - QUESTÃO 16
Relatório de Recomendação da Conitec – maio 2021

Tecnologia: Oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) 

Indicação: Suporte de pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente de infecções virais, refratária à ventilação mecânica convencional. 

Demandante: Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde - SCTIE do Ministério da Saúde – MS, SCTIE/MS. 

Introdução: Na atualidade, com a pandemia pelo novo Coronavírus, SARS-CoV-2, 15% dos casos (> 2 milhões) são hospitalizados. Dentre estes pacientes internados, >50% tiveram requerimento de cuidados intensivos, e em UTI, ≈80% dos casos necessitaram/ necessitam ventilação mecânica invasiva, VMi. Quando refratários à VM, um certo número de pacientes, sobretudo mais jovens sem ou com apenas uma comorbidade, têm se beneficiado de suporte com a ECMO. 

Perguntas: A oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) possui efetividade em reduzir complicações e mortalidade ou em melhorar a qualidade de vida dos pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente de infecções virais, refratária à ventilação mecânica convencional em comparação às alternativas terapêuticas para o tratamento da ventilação mecânica convencional isolada? 

Recomendação preliminar da Conitec: Os membros da Conitec entenderam que apesar dos benefícios do tratamento, há uma grande dificuldade de ampliação e cobertura de tratamento para todos os pacientes que porventura iriam necessitar da terapia. O plenário pontuou que de 30 equipes e centros reconhecidos e cadastrados na ELSO (Certificação para Organizações que fazem Suporte de Vida Extracorpórea) que oferecem o suporte com ECMO, apenas nove são pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a maioria deles concentrados em grandes centros na região Sudeste. Assim, haveria uma inequidade no atendimento à população em tratamento no SUS devido à concentração de equipe especializada em uma região e dificuldades de transferência destes pacientes para esses grandes centros. Pelo exposto, o Plenário deliberou que a matéria fosse disponibilizada em Consulta Pública com recomendação preliminar desfavorável à incorporação da oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO) para o suporte de pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente de infecções virais, refratária à ventilação mecânica convencional no âmbito do SUS. 
Disponível em https://conitec.gov.br/. 

Todas as alternativas a seguir dizem respeito à competência da CONITEC. Dentre elas, qual combina ação da CONITEC na análise da ECMO com um dos princípios do SUS? 

(A) Gerenciar o processo de incorporação de novas tecnologias no âmbito dos serviços públicos. 

(B) Analisar o impacto financeiro da incorporação. 

(C) Verificar a compatibilidade da tecnologia analisada com as evidências científicas disponíveis. 

(D) Submeter suas recomendações à Consulta Pública mesmo com recomendação desfavorável. 

(E) Analisar a equidade na alocação da tecnologia.


USP 2022 - QUESTÃO 17
Há um conjunto de siglas que indicam os vários instrumentos/estratégias que já foram usados para avaliar a atenção básica no Brasil: AMQ, PCAtool, QualiAB, PMAQ-AB. 

O PMAQ-AB constitui uma estratégia avaliativa implementada pelo Ministério da Saúde (MS), entre 2010 e 2017, em ciclos subsequentes. Sobre esse programa, é correto afirmar: 

(A) Foi realizado somente nas capitais dos estados brasileiros.

(B) Foi descontinuado pelo MS após a conclusão do último ciclo.

(C) Não contemplou exercícios de autoavaliação pelas equipes. 

(D) A avaliação externa, em campo, desenvolvida por entrevistadores em contato com as equipes teve caráter amostral. 

(E) Os usuários dos serviços não foram entrevistados pelo PMAQ.


USP 2022 - QUESTÃO 18
Em 1986, aconteceu no Brasil a VIII Conferência Nacional de Saúde, e no Canadá, Ottawa a 1ª Conferência Global de Promoção da Saúde, organizada pela OMS. Nas declarações finais das duas Conferências houve apontamentos de conceitos e ações para “ampliar o conceito de saúde”. Ambos os movimentos entenderam que essa aspiração tem caráter intersetorial e que não é de atribuição exclusiva do setor de saúde. 

Qual das alternativas contrasta com a necessidade de se ampliar o conceito de saúde e ativar ações intersetoriais para sua realização? 

(A) O impulso à cultura da saúde, modificando valores, crenças, atitudes e relações que permitam a produção e autilização de ambientes saudáveis. 

(B) A promoção da responsabilidade social com o “empoderamento” da população e o aumento da capacidade da comunidade para atuar nesse campo. 

(C) A definição de espaços e ambientes para a atuação no processo de promoção da saúde e o intercâmbio de informações sobre a efetividade de estratégias. 

(D) A melhoria do acesso de usuários aos especialistas e aos procedimentos de média complexidade.

(E) A convocação e mobilização de um grande compromisso social para assumir a vontade política de fazer da saúde uma prioridade.


USP 2022 - QUESTÃO 19
A pandemia do SARS-COV2 foi decretada pela Organização Mundial de Saúde em 11 de março de 2020. Desde então esteve em destaque o debate sobre as medidas farmacológicas e assistenciais contra o novo coronavírus, como as Unidades de Terapia Intensiva, os medicamentos, a ventilação mecânica, os hospitais de campanha e agora a vacina. Está claro que o fogo precisa ser apagado, mas o que provocou o incêndio? Como diz Castiel, “uma perspectiva normativa reduz as doenças à sua adaptação a parâmetros classificatórios, desconsiderando aspectos econômicos, políticos e culturais inevitáveis para seu tratamento”.

A Covid-19 não caiu do céu, “não saiu de uma sopa de morcego de Wuhan” (Žižek), e está intimamente conectada com desmatamento e as más condições sociais da vida na superfície da Terra para a maioria de seus moradores. Entretanto, quando sobra espaço nesse debate, aparece uma outra expressão complementar e acessória que vem sendo chamada de medidas não farmacológicas. O que seria esse agregado de medidas? A que se destinam? Como se situam na complementação das medidas farmacológicas? As medidas não farmacológicas têm uma eficácia maior que as medidas farmacológicas no sentido de atuar na raiz do problema pandêmico, se ampliarmos o conceito de medidas não farmacológicas para aspectos “ecossociais, tecnológicos, econômicos, políticos, culturais, simbólicos para um enfrentamento da covid-19 que seja multidimensional, interdisciplinar, intersetorial, interprofissional”, segundo Almeida Filho.

Portanto, no centro da resposta à crise da Covid-19 está a necessidade de aumentar não só as margens de controle das pessoas sobre o seu estado de saúde e sobre os serviços de saúde, mas de enfatizar as dimensões políticas, a coesão social e a solidariedade como valores, (re)criando confiança pública e responsabilidade coletiva pela saúde e pelo bem-estar da população para além do âmbito sanitário e do envolvimento bem-sucedido da comunidade, apoiada por ferramentas digitais de comunicação que enfrentem a difusão de desinformações, é essencial para lidar com sucesso com esta crise e suas múltiplas consequências sociais. 
Trecho extraído de artigo publicado no Le Mond Diplomatique Brasil: 
https://diplomatique.org.br/as-medidas-nao-farmacologicas-e-a-ampliacao-do-seu-uso-pandemiologico/. 

Com base no texto, assinale a alternativa correta: 

(A) Há que se priorizar as medidas farmacológicas e assistenciais durante a pandemia da COVID-19.

(B) A identificação das causas do “incêndio” provocado pela pandemia da COVID-19 deve ser adiada para o período pós- pandêmico.

(C) As medidas não farmacológicas competem com as medidas farmacológicas e assistenciais. 

(D) As medidas não farmacológicas carregam a potência para chegar à raiz das causas da pandemia.

(E) As ferramentas digitais aumentaram o nível de desinformação da população durante a pandemia.


USP 2022 - QUESTÃO 20
São listadas, a seguir, seis ações em relação à COVID-19, algumas com natureza protetiva (PT) e outras de natureza preventiva (PV) e promocional (PM): 

1. Lavar as mãos e usar máscaras; 
2. Distribuição de cestas básicas; 
3. Quarentena para sintomáticos; 
4. Mobilização social no território; 
5. Priorizar vacinação para moradores em situação de rua; 
6. Formação de cooperativas para fabricação de máscaras. 

Que alternativa indica a relação mais adequada entre as ações e suas respectivas naturezas? 

(A) 2 e 3 (PT); 1 e 5 (PV); 4 e 6 (PM). 

(B) 1 e 3 (PT); 2 e 4 (PV); 5 e 6 (PM). 

(C) 1 e 2 (PT), 3 e 4 (PV); 5 e 6 (PM). 

(D) 2 e 5 (PT); 1 e 3 (PV); 4 e 6 (PM).

(E) 3 e 5 (PT); 1 e 4 (PV); 2 e 6 (PM).


USP 2022 - QUESTÃO 21
As Desigualdades Étnicas Necessariamente Significam Racismo? 

A maioria das desigualdades sociais em saúde é injusta porque reflete a distribuição dos determinantes sociais da saúde na sociedade, remetendo, portanto, à distribuição desigual de poder e propriedade. Na perspectiva liberal, as desigualdades sociais em saúde são vistas como reflexo das escolhas pessoais que levam alguns a alcançar posições sociais de prestígio, que lhes conferem poder e posses na sociedade, enquanto outros permanecem em posições desvantajosas sem poder usufruir a riqueza social, semdesfrutar de prestígio ou poder político.

Na perspectiva do materialismo histórico, a posição dos indivíduos na estrutura de classes sociais representa um conjunto de constrangimentos e circunstâncias que acabam por moldar as escolhas individuais, de modo que o pertencimento de classe leva os diferentes indivíduos a compartilharem modos de vida semelhantes.

Essas visões de mundo que competem na explicação das desigualdades e iniquidades sociais, entretanto, não dão conta das iniquidades relacionadas com o pertencimento a determinados grupos étnicos,uma vez que os indivíduos não são livres para escolher a qual grupo pertencer, nem esta determinação está relacionada diretamente com a posição de classe. Qualquer consideração das desigualdades sociais em relação a grupos étnicos carrega a dupla determinação: a posição social que tais grupos ocupam na sociedade e a aceitação/rechaço que possam ter frente aos grupos majoritários.

Segundo a teoria ecossocial, apresentada no primeiro capítulo, nossas características biológicas, decorrentes da história evolutiva da espécie, do contexto ecológico em que vivemos e da trajetória de vida de cada indivíduo concreto, somam-se aos arranjos societais de distribuição de poder e propriedade, definindo padrões de produção e consumo próprios de cada classe social. Este conjunto de determinações estrutura exposições e vulnerabilidades distintas, além de definir as opções de resistência e enfrentamento das agressões e vicissitudes ao longo da vida.

Nesse contexto teórico, a discriminação praticada contra determinados grupos étnicos é um meio de expressar e institucionalizar relações sociais de dominação e repressão. É um fenômeno sancionado socialmente, justificado pela ideologia e expresso em relações pessoais e institucionais, visando ao privilégio dos grupos dominantes às custas da exclusão e dominação dos outros. 
BARATA, R. B. Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde. 
Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009. 

Assinale a alternativa que melhor qualifica a resposta afirmativa da autora à pergunta do título: “As Desigualdades Étnicas Necessariamente Significam Racismo?”: 

(A) A maioria das desigualdades sociais em saúde é injusta porque reflete a distribuição dos determinantes sociais da saúde na sociedade. 

(B) A posição dos indivíduos na estrutura de classes sociais representa um conjunto de constrangimentos. 

(C) Para os grupos étnicos há uma dupla determinação: a posição social que tais grupos ocupam na sociedade e a aceitação/rechaço que possam ter frente aos grupos majoritários.

(D) A posição dos indivíduos na estrutura de classes representa um conjunto de circunstâncias, e o pertencimento de classe leva os diferentes indivíduos a compartilharem modos de vida semelhantes.

(E) Os determinantes sociais explicam a distribuição desigual de poder e propriedade ente os indivíduos.


USP 2022 - QUESTÃO 22
Ilona Szabó de Carvalho, colunista do jornal Folha de S. Paulo,que muito respeitamos, escreveu na sua coluna de 8 de abril de 2020, que “Somos todos vulneráveis ao vírus Sars-Cov-2”. 

O termo epidemiológico correto seria que “somos todos suscetíveis ao vírus Sars-Cov-2”, pois a vulnerabilidade é profundamente desigual entre as pessoas. Tenho certeza de que Ilona reconhece isso, pois seu artigo é justamente para dizer que “ninguém pode ficar para trás”.

O sentimento de perder o mundo pode ser coletivo e isso pressupõe o compartilhamento de um destino comum da humanidade, mas certamente, não estamos todos no mesmo barco singrando para o fim do mundo. Há transatlânticos, iates, lanchas, veleiros, escunas, caiaques, barcos a remo, jangadas, e até náufragos agarrados em troncos no meio da correnteza. 
Disponível em https://diplomatique.org.br/covid-19-nao-estamos-nomesmo-barco/. 

A determinação social do processo saúde-doença-cuidado, no texto representado por diferenças de tipos de embarcações, indica distribuição desigual de recursos, serviços e poder, caracterizando múltiplos diferenciais em saúde. Qual das alternativas evidencia resultados de estudos que analisam diferenciais intraurbanos em saúde? 

(A) Estudos mostraram que as pessoas negras têm maior risco de contrair a COVID-19 e, também, terem a forma mais grave da doença. 

(B) Distritos das periferias de São Paulo foram os que mais registraram mortes por COVID-19, como Sapopemba, Grajaú e Brasilândia.

(C) A COVID-19 mostra maior vulnerabilidade para trabalhadores informais. 

(D) O isolamento social aumentou a vulnerabilidade das mulheres ao burnout e à violência doméstica. 

(E) O número de comorbidades tende a aumentar com a idade e, com isso, também cresce a vulnerabilidade à COVID-19 entre os idosos.


USP 2022 - QUESTÃO 23
No início do ano de 2008 o Ministério da Saúde (MS) publicou a portaria que criava o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). A proposta era formar equipes com profissionais de diferentes áreas do conhecimento que atuassem “em parceria com os profissionais das equipes Saúde da Família – eSF”.

O apoio matricial, que é a metodologia de trabalho na qual se pauta a atuação do Nasf, busca se afastar do modelo hierarquizado composto por mecanismos de referência e contrarreferência, protocolos e centros de regulação, de forma a “oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico pedagógico às equipes de referência”. Em 2017, no entanto, começamos a observar movimentos diferentes em termos de política nacional. Em outra republicação da Política Nacional de Atenção Básica, o Nasf foi rebatizado: passou a ser Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

A dimensão do apoio foi subtraída do nome e do texto da política, embora a descrição da sua atuação ainda o traduzisse. Também se ampliou o escopo de atuação do Nasf para além das eSF, incluindo também outras equipes de AB. Por fim, o programa Previne Brasil, lançado no final de 2019, trouxe mudanças significativas no modelo de financiamento da Atenção Primária no SUS que impactam, também, sobre o Nasf-AB. Não existe mais valor fixo e regularmente repassado ao município em função da existência de eSF e Nasf-AB. Então o Nasf-AB acabou? O Ministério da Saúde e o Conasems têm dito que não. 
Disponível em http://cebes.org.br/2020/02/novo-financiamento-da-
atencao-basica-impactos-sobre-o-nasf-ab/. 

Que mudança nas novas regulamentações do Nasf-AB terá impacto no cerne da proposta original do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em “oferecer tanto retaguarda assistencial quanto suporte técnico pedagógico às equipes de referência”? 

(A) Ficará a cargo do gestor local decidir em que ponto de atenção manterá a equipe Nasf-AB. 

(B) Caberá ao gestor local definir em que formato os manterá (vinculados a equipes Nasf-AB, às eSF, apenas cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde). 

(C) A avaliação das equipes Nasf-AB será feita por desempenho. 

(D) Não há mais qualquer tipo de estímulo financeiro por parte do MS ao modus operandi do Nasf-AB e à lógica do apoio matricial.

(E) As Residências Multiprofissionais em Saúde da Família/ Atenção Básica podem perder campos de estágio.


USP 2022 - QUESTÃO 24
Qual das alternativas representa uma definição que valoriza mais a avaliação de serviços voltada para resultados dos cuidados individuais e que não se encontra marcada no conjunto de princípios e valores ético-políticos da APS? 

(A) Estar ancorada em valores de dignidade humana, equidade, solidariedade e ética profissional. 

(B) Estar baseada em resultados clínicos mensuráveis.

(C) Permitir que os cidadãos influenciem a gestão dos serviços de saúde. 

(D) Ter financiamento sustentável para permitir a cobertura universal e o acesso equitativo. 

(E) Ter equilíbrio entre necessidades de saúde, serviço e tecnologia focados na qualidade e relação custo-efetividade.


USP 2022 - QUESTÃO 25
Comparações internacionais de sistemas de APS entre os países podem ser úteis para gerar pesquisas, recomendações de mudanças e teste de inovações. Categorias relacionadas ao Sistema de Saúde ou às Unidades de Saúde são utilizadas. 

Assinale a alternativa que representa uma característica de Unidade de Saúde e não do Sistema de Saúde? 

(A) Distribuição de profissionais e serviços de acordo com as necessidades de saúde. 

(B) Extensão na qual as pessoas buscam o primeiro atendimento com seu médico de atenção primária antes de ir a qualquer outro lugar.

(C) O número de médicos de atenção primária em relação a outros especialistas. 

(D) O tipo de equipe designada de atenção primária. 

(E) A definição de cobertura populacional para equipes de APS.


USP 2022 - QUESTÃO 26
Palavras nem sempre definem o que é realmente feito na prática, mas entender nuances entre elas pode ajudar a identificar se a prática que se desenvolve é a mais adequada para enfrentar um desafio formativo em questão. Nesse sentido, qual das alternativas melhor caracteriza, na literatura, o debate sobre os distintos modelos de formação: uniprofissional, multiprofissional e interprofissional? 

(A) A literatura não mostra qualquer diferença conceitual substancial entre elas, apenas que suas diferenças repousam no número de estudantes envolvidos no processo formativo.

(B) Não há destaques na literatura para diferenças entre interdisciplinaridade e interprofissionalidade. 

(C) O ensino uniprofissional deveria ser extinto pois, diante dos problemas complexos a serem enfrentados no mundo do trabalho, não tem mais razão de ser. 

(D) Para que o trabalho interprofissional seja efetivo, é necessário se afastar dos conhecimentos especializados de cada uma das profissões.

(E) A educação uni e multiprofissional precisa ser revista a partir de uma perspectiva interprofissional para melhorar a prática colaborativa no trabalho em equipe de saúde.


USP 2022 - QUESTÃO 27
Utilizando-se uma metáfora, é possível estabelecer uma comparação entre fazer uma “vitamina de frutas” e uma “salada de frutas” para caracterizar o trabalho interprofissional ou a gestão intersetorial de políticas públicas com o seguinte raciocínio: 

É provável que os(as) __________ ou os(as) ________ não queiram participar de um arranjo interprofissional ou intersetorial em que seus(suas) __________ e _________ deixem de existir, como a das frutas numa vitamina, que perdem cheiro, gosto e sabor. Talvez o melhor arranjo para uma articulação ____________ ou __________ seja a salada de fruta, em que as frutas não perdem gosto, cheiro e sabor e se misturam no caldo. Se o morango sair da salada, ela, como um todo, muda de gosto. 

Quais palavras preenchem as lacunas, corretamente e respectivamente, da metáfora para caracterizar interprofissionalidade e intersetorialidade? 

(A) pessoas, atores, funções, tarefas, profissional, setorial. 

(B) mulheres, homens, qualidades, experiências, masculina, feminina. 

(C) profissionais, setores, identidades, especificidades, interprofissional, intersetorial.

(D) psicólogas, fisioterapeutas, qualificações, queixas, terápêutica, física. 

(E) ONGs, sindicatos, convicções, reivindicações, política, social.


USP 2022 - QUESTÃO 28
Em vários lugares do SUS existem iniciativas de utilização da EPS como estratégia para implementar, de maneira participativa, determinadas linhas de ação, tais como trabalho sobre indicadores, humanização, implementação de ações programáticas e inclusive certas iniciativas de capacitação. Parte-se do pressuposto de que somente desde a realidade local e da singularidade dos atores é possível construir processos que façam sentido e que sejam efetivamente apropriados pelos trabalhadores em seu cotidiano. Cada local tem produzido certos movimentos a seu modo. Há movimentos interessantes de construção de processos formativos pelos próprios municípios (inclusive de pequeno porte), em que se forjam redes de sustentação com base nas experiências acumuladas.

Mas há também lugares operando a EPS como estratégia ou como objeto de ação da própria gestão do sistema e/ou das unidades de saúde, considerando sobretudo a multiplicidade de projetos em disputa, por meio de encontros, confrontos e negociações entre os vários atores/sujeitos do cotidiano do mundo do trabalho em saúde. De certo modo, sempre há um processo de aprendizagem envolvido na produção de novos acordos e de novos arranjos, pois eles são constituídos a partir de uma ressignificação do cotidiano vivenciado e analisado no coletivo.

Aqui a novidade é que o movimento acontece nos dois sentidos: a gestão pauta certos temas, mas as equipes pautam outros. E há trabalho organizado de reflexão e produção de alternativas nos dois casos. São evidentes as tensões nesse processo: problematização sobre o processo de trabalho produz mobilização e questionamentos de várias ordens. Incômodo para gestão se esta não desejar democratizar processos de decisão ou não der conta de enfrentar os problemas identificados. 

Incômodo para os trabalhadores se usarem seu trabalho vivo em ato para “escapar” de iniciativas inovadoras que trazem desconforto (desconhecido, outra agenda etc.), reproduzindo o modo hegemônico de agir em saúde. Potência para gestão se esta compreende ser este o espaço privilegiado para problematizar, desterritorializar, disputar projetos, produzir novas negociações, construir equipes/coletivos: indispensável para os que desejam transformar o atual modo predominante de se produzir saúde. Potência para os trabalhadores se interessados em trabalhar sua autonomia para produzir melhores e mais potentes encontros - entre trabalhadores e entre trabalhadores e usuários. 

Considerando o texto, é correto afirmar: 

(A) A EPS é ainda muito pouco utilizada no SUS. 

(B) O Ministério da Saúde precisa contribuir mais com cursos que retratam a realidade nacional para que a EPS seja mais efetiva.

(C) A EPS não tem tido impacto na gestão das Unidades de Saúde.

(D) Os processos de EPS têm sido desenvolvidos sem qualquer grau de tensão entre trabalhadores e a gestão. 

(E) Apesar dos desafios, há evidências de produção de diversos e potentes processos de aprendizagem.


USP 2022 - QUESTÃO 29
Os métodos de observação e os tratamentos analíticos em epidemiologia dependem da categorização de variáveis. A respeito disso, assinale a alternativa correta: 

(A) As variáveis são divididas em discretas e alinhadas, de acordo com a possibilidade de existência de outras categorias no intervalo entre elas. 

(B) Uma variável nominal dicotômica possui duas categorias ou mais. 

(C) A identificação das categorias das variáveis contínuas não depende dos instrumentos de mensuração do evento. 

(D) As variáveis contínuas possuem um número infinito de categorias. 

(E) Medidas em escalas nominais ou ordinais não são consideradas variáveis discretas.


USP 2022 - QUESTÃO 30
Com relação à epidemiologia da COVID-19, tem sido observado, a partir de agosto de 2021, uma tendência de queda da média móvel do número de óbitos no Brasil. Considerando essa informação, indique a resposta correta: 

(A) Médias móveis de mortes podem ser usadas em séries temporais para suavizar flutuações curtas e destacar tendências de médio e longo prazo.

(B) A mortalidade proporcional, na qual tanto numeradores como denominadores correspondem a óbitos, representaria melhor o risco de morte. 

(C) O cálculo de letalidade fica prejudicado em função da imprecisão dos óbitos apesar da precisão do real número de casos. 

(D) A taxa de mortalidade por COVID-19 não é influenciada pela pirâmide populacional dos diversos países. 

(E) Médias móveis não devem ser calculadas onde testagem e acesso aos serviços de saúde estão mais disponíveis.


USP 2022 - QUESTÃO 31
Steele et al, 2020, em seu artigo intitulado “Mudanças alimentares na coorte NutriNet Brasil durante a pandemia de covid-19” indica que “Os dados deste estudo provêm de coorte de adultos criada para investigar prospectivamente a relação entre alimentação e morbimortalidade por doenças crônicas não transmissíveis no Brasil.

O questionário indaga sobre o consumo de marcadores de alimentação saudável e não saudável. Comparações de indicadores baseados no consumo desses marcadores antes e na vigência da pandemia são apresentadas para o conjunto da população estudada e segundo sexo, faixa etária, macrorregião de residência e escolaridade”.

São consideradas vantagens de um estudo de coorte: 

(A) Há problemas éticos relacionados à exposição a fatores de risco como no caso dos estudos de intervenção. 

(B) Os resultados são expressos em coeficientes de incidência de expostos e não expostos impossibilitando cálculos de risco. 

(C) Vários desfechos clínicos podem ser investigados simultaneamente. 

(D) A seleção dos controles é razoavelmente simples pois pertencem a mesma população em estudo. 

(E) Como nos estudos seccionais ou transversais as variáveis são coletadas em diferentes períodos de tempo.


USP 2022 - QUESTÃO 32
Um teste para verificar a eficácia de uma vacina que usa técnicas de randomização em uma população saudável e, a partir de um grupo que utiliza a vacina e outro, um grupo de controle, que utiliza um placebo, comparando a conversão sorológica e a ocorrência de doença e mortes nos dois grupos, trata-se de um __________ e mede a __________ da vacina. 

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas: 

(A) estudo coorte prospectiva; efetividade. 

(B) inquérito vacinal; soroprevalência. 

(C) ensaio clínico; eficácia.

(D) estudo caso controle; eficácia. 

(E) estudo ecológico; eficiência.


USP 2022 - QUESTÃO 33
As informações dos sistemas de informação em saúde são utilizadas para a tomada de decisões na área da saúde, e os sistemas nacionais de saúde são de grande importância. Eles são sistemas de informação universais, ou seja, consideram todo o conjunto de informações da população existente, da rede pública e privada. Qual deles se relaciona mais à estrutura da oferta de serviços do que a processos de trabalho assistenciais? 

(A) SIM - Sistema de Informações sobre mortalidade. 

(B) SINASC – Sistema de Informações sobre nascidos vivos. 

(C) SINAN – Sistema de Informações de agravos sobre notificação. 

(D) CNES – Cadastro de estabelecimentos de saúde.

(E) API - Avaliação do Programa de Imunização.


USP 2022 - QUESTÃO 34
Os Sistemas de Informação em Saúde permitem o cálculo de indicadores para o planejamento, monitoramento e avaliação das ações e serviços de saúde. São consideradas boas características para um indicador de saúde: 

(A) Simplicidade, capacidade analítica e disponibilidade. 

(B) Sinteticidade, flexibilidade e discriminatoriedade. 

(C) Robustez, complexidade e singularidade. 

(D) Cobertura, robustez e generalidade. 

(E) Validade, confiabilidade e mensurabilidade.


USP 2022 - QUESTÃO 35
O Manual de Planejamento do SUS de 2016 demonstra o ciclogeral de planejamento regional integrado no SUS, conforme indica o texto a seguir: 

“A coordenação do processo do planejamento regional integrado é da gestão estadual e envolve todos os Municípios que compõem a Região de Saúde, o Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, e a União, por meio do Ministério da Saúde. O planejamento da saúde realizado no âmbito da Região de Saúde, denominado planejamento regional integrado (PRI), vem contribuir para o alinhamento do conjunto de processos relacionados à harmonização das políticas de saúde, que estão expressos nos instrumentos de planejamento dos entes federados que compõe a Região de Saúde, com destaque para os planos de saúde e respectivas programações anuais”. 

No SUS, portanto, o planejamento regional integrado poderá expressar: 

(A) Identificação das necessidades de saúde da população e a análise da situação de saúde do território.

(B) As diretrizes, os objetivos plurianuais e as metas mensais, bem como os prazos de execução de âmbito local e regional. 

(C) A Programação Geral das Ações e Serviços de Saúde, apenas relacionadas à recuperação e reabilitação em saúde. 

(D) A discricionariedade dos orçamentos municipais participativos. 

(E) As diretrizes dos conselhos e conferências regionais de saúde.


USP 2022 - QUESTÃO 36
Para se pensar a mudança das práticas de saúde no sentido de avançar nas diretrizes do SUS de universalidade, integralidade e equidade, é necessário a constituição de arranjos inovadores, organizacionais e de cuidado. Com relação a isso, assinale a alternativa correta: 

(A) O acolhimento pode ser um importante disparador da mudança nas práticas de saúde, mas não reconhece o acesso universal e singular. 

(B) A qualificação e humanização da gestão e da atenção pressupõe reconhecer e manter o desequilíbrio dos poderes nas relações entre trabalhadores e usuários. 

(C) O projeto terapêutico singular pode ser dividido nos momentos de prescrição, recomendação e negociação.

(D) Novas concepções sobre o processo saúde-doença remetem ao desafio de repensar a prática clínica hegemônica, reconhecendo suas limitações na produção do cuidado.

(E) O encontro com as necessidades de saúde no território não está relacionado com a ampliação do processo cuidador.


USP 2022 - QUESTÃO 37
O Sistema Único de Saúde ampliou o acesso ao cuidado com a saúde para muitos brasileiros. Na pandemia de COVID-19 o sistema público tem sido bem avaliado, apesar de todas as dificuldades encontradas, como consta da manchete de jornal de 29 de abril de 2021, na Folha de São Paulo: “SUS aparece pela primeira vez ente os melhores serviços públicos de São Paulo”.

Além da maior visibilidade da mídia, o que se entende que pode ter contribuído para isso com relação ao funcionamento do SUS? 

(A) Apoio ao setor privado com a concentração de serviços de saúde nas regiões mais desenvolvidas. 

(B) Capilaridade da atenção básica e das emergências, com cobertura universal de vacinação. 

(C) Atenção abrangente e universal por meio da gestão e prestação centralizada de serviços de saúde. 

(D) Investimento importante na expansão de ciência e tecnologia fabricando os produtos essenciais. 

(E) Carreira de estado com qualificação e fixação dos recursos humanos necessários ao SUS.


USP 2022 - QUESTÃO 38
Consta no artigo “O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios”, de Jairnilson Paim e cols, de 2011: 

“A tendência à criação e ao fortalecimento de estruturas regulatórias nas secretarias municipais de saúde e nas unidades de saúde da família, embora ainda esteja em seus estágios iniciais, tem sido fortemente influenciada pela expansão do PSF. Alguns municípios investiram em sistemas regulatórios descentralizados e computadorizados para monitorar as listas de espera para serviços especializados, aumentar a oferta de serviços, implementar diretrizes clínicas e utilizar prontuários médicos eletrônicos como estratégias para a integração do cuidado primário com a rede de serviços especializados.” 

As centrais de regulação municipais têm a função de 

(A) garantir o acesso aos serviços de saúde especializados, de internação e de urgência, a partir da atenção básica.

(B) organizar as informações de gerenciamento do Fundo Municipal de Saúde, relacionados ao piso de atenção básica e à média e alta complexidade. 

(C) receber queixas de usuários e conselhos de saúde relacionadas a desabastecimento e desassistência. 

(D) regular o horário de funcionamento e agendas da atenção básica em blocos de horário.

(E) realizar contratos com serviços especializados de gestão estadual.


USP 2022 - QUESTÃO 39
A figura dos Determinantes Sociais da Saúde proposta por Dahlgren e Whitehead (1991) coloca em posição central as condições de vida e de trabalho:

A figura dos Determinantes Sociais da Saúde proposta por Dahlgren e Whitehead (1991) coloca em posição central as condições de vida e de trabalho

A organização das ações de saúde direcionadas ao(à) trabalhador(a) no SUS deve considerar:

(A) O processo saúde-doença dos(as) trabalhadores(as) tem múltiplas determinações, mas está organicamente relacionada ao estilo de vida de cada indivíduo. 

(B) O(a) trabalhador(a) possui saberes e conhecimentos acerca de seu trabalho e das repercussões deste sobre sua saúde, mas esse conhecimento não pode ser considerado no planejamento e na execução das ações de saúde. 

(C) É essencial a participação dos(as) trabalhadores(as), da comunidade e do controle social em todas as instâncias e etapas da organização das ações e serviços de saúde.

(D) A integralidade das ações de saúde pressupõe que as ações preventivas e curativas são indissociáveis, porém com primazia das ações curativas e de reabilitação. 

(E) A articulação intra e intersetorial das políticas e práticas de saúde na perspectiva da transversalidade não contribui com o avanço para um cuidado resolutivo e de qualidade ao trabalhador.


USP 2022 - QUESTÃO 40
“Um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco e das doenças ou agravos” está relacionado à: 

(A) Vigilância ambiental em saúde

(B) Vigilância Sanitária 

(C) Vigilância Epidemiológica 

(D) Vigilância em saúde 

(E) Vigilância da atenção à saúde


COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39562,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,10,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,409,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,11,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,30,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1080,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,9,provas concurso,228,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,9,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,130,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,5,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,6,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,13,provas usp,39,provas vestibular,369,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,340,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,387,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1378,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,89,questão de ciências naturais,117,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7536,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,349,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,618,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,319,questão de física,1692,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1475,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,2003,questão de informática,179,questão de inglês,1471,questão de jornalismo,168,questão de legislação,246,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3373,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4320,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1575,questão de raciocínio lógico,185,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,197,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23622,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,442,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,872,questão urologia,15,questão web design,40,questões,47126,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,25,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,11,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,856,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
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INDAGAÇÃO: Prova de Residência Saúde Pública/Coletiva (USP 2022) com Gabarito
Prova de Residência Saúde Pública/Coletiva (USP 2022) com Gabarito
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INDAGAÇÃO
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