Prova Médico (Concurso Prefeitura de Areado - MG 2022) com Gabarito


Prova Médico (Concurso Prefeitura de Areado - MG 2022) com Gabarito

Concurso: Prefeitura de Areado - MG - 2021 - Edital nº 001
Órgão/Instituição: Prefeitura Municipal de Areado
Banca/Organizadora: Portal Acesso 7 Ltda
Cargo: Médico
Escolaridade: Superior

OBS: as questões de 01 a 20 são comuns em todas as provas desses concurso, então, você pode encontrar elas nessa página.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

QUESTÃO 21
A lei 8.080/1990 define as competências de cada esfera de governo do SUS. Correlacione as competências listadas com o âmbito administrativo responsável e a seguir marque a opção que corresponde à sequência CORRETA.

I. Direção Nacional do SUS;
II. Direção Estadual do SUS;
III. Direção Municipal do SUS. 

( ) Formar consórcios administrativos intermunicipais. 

( ) Promover a descentralização para os Municípios dos serviços e das ações de saúde. 

( ) Definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade 

( ) Formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição. 

( ) Identificar estabelecimentos hospitalares de referência e gerir sistemas públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional. 

A. I, II, III, II, I. 
B. III, I, II, II, I. 
C. III, II, I, I, II.
D. III, I, II, I, III.


QUESTÃO 22
Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, a Atenção Básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, são elas:

A. Ser a modalidade de atenção e de serviço de saúde com o mais elevado grau de centralização, cuja participação no cuidado se faz sempre necessária.

B. Ser resolutiva, identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando tecnologias de cuidado individual, por meio de uma clínica capaz de construir vínculos positivos, centrada na doença do usuário.

C. Coordenar o cuidado, elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das Rede de Atenção à Saúde.

D. Atuar como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, encaminhando o usuário e transferindo a responsabilidade pelo cuidado para os serviços de maior complexidade, com o objetivo de produzir a gestão compartilhada da atenção integral.


QUESTÃO 23
De acordo com o Art. 5° do CAPÍTULO I (Dos Objetivos e Atribuições) da LEI Nº 8.080, são objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei.

III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. 

Assinale a alternativa que inclui o (s) item (ns) CORRETO (s).

A. I 
B. II 
C. I, II
D. I, II, III


QUESTÃO 24
Entende-se por vigilância sanitária:

A. Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

B. Um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. 

C. Um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

D. Apenas o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.


QUESTÃO 25
Sr. Mário, 61 anos, tabagista 40 anos-maço, realiza TC de tórax como prevenção secundária para câncer de pulmão. No exame, foi observado nódulo de 6 mm, em vidro fosco, sem componente sólido, em lobo superior direito. Qual a recomendação CORRETA para esse paciente?

A. Pode-se interromper o seguimento, caso o nódulo permaneça estável por 3 anos.

B. Recomenda-se uma nova TC entre 6 e 12 meses, para confirmar a persistência da lesão. 

C. Não se é necessário acompanhamento, por se tratar de um nódulo menor do que 10 mm, sem componente sólido.

D. Recomenda-se PET-TC, biópsia ou ressecção cirúrgica por videotoracoscopia, visto que se trata de um procedimento menos invasivo.


QUESTÃO 26
Paciente de 46 anos, feminino, com sobrepeso, vem ao consultório com queixa de poliúria, polidipsia e polifagia nos últimos seis meses. Refere ser filha de diabéticos.

Apresentou resultado de glicemia de jejum de 136 mg/dL em um primeiro teste e 138 mg/dL em um segundo, realizado na semana seguinte.

Assinale a afirmativa CORRETA sobre a conduta inicial adequada para o caso.

A. Deve-se prescrever o uso de hipoglicemiante oral como primeira medida devido à baixa eficácia do tratamento não-farmacológico. 

B. Deve-se informar o paciente de que ele tem diagnóstico de “tolerância à glicose diminuída” e orientá-lo para retornar em seis meses para novos exames. 

C. O paciente deve ser encaminhado para internação hospitalar, pois só assim poderá ter restabelecida sua taxa glicêmica normal. 

D. O tratamento não-farmacológico da hiperglicemia deve iniciar de imediato, com ênfase na educação do paciente para controle de peso, dieta adequada, exercícios físicos regulares e mudança de hábitos.


QUESTÃO 27
Maria José, 57 anos, comparece a ESF de seu bairro para consulta médica pois, faz tratamento de diabetes mellitus. Histórico de dislipidemia, hipertensão arterial e tabagismo crônico. Faz uso de 1000mg de metformina, 20 mg de enalapril e 20 mg de sinvastatina por dia, há 6 meses. Exame físico: PA = 134x84 mmHg, FC = 90 bpm, IMC = 29 kg/m2.

Exames laboratoriais: glicemia de jejum = 147 mg/dl, hemoglobina glicada = 8,1%, LDL-colesterol = 135 mg/dl; triglicérides = 176mg/dl; creatinina = 1,2 mg/dl; relação albumina/creatinina urinária = 360 mg/24h e TFG (CKD-EPI) 56 ml/min. Qual a conduta CORRETA para esse caso? 

A. Manter dose de metformina, associar sulfonilureia e associar ezetimiba. 

B. Manter dose de metformina, associar insulina basal e manter dose de sinvastatina. 

C. Aumentar dose de metformina, associar insulina basal e associar fibrato.

D. Aumentar dose de metformina, associar canagliflozina e trocar classe de estatina.


QUESTÃO 28
Juliana é primigesta, com 25 semanas de gestação e IMC de 33 kg/m2. Ela vinha realizando pré-natal sem intercorrências, realizou 4 consultas regulares com média pressórica de 120x75 mmHg, exames complementares normais e feto com crescimento adequado.

O quociente tirosina quinase/fator de crescimento placentário (sFlt1/PlGF) está aumentado. Com base nessa informação, Juliana apresenta risco aumentado para:

A. pré-eclâmpsia. 

B. descolamento prematuro de placenta. 

C. Trombofilia.

D. diabetes gestacional.


QUESTÃO 29
Qual dos itens abaixo, mostra elos da cadeia de transmissão de infecção:

A. Agente infeccioso, reservatório e hospedeiro suscetível.

B. Agente infeccioso e reservatório. 

C. Fômite e vetor.

D. Reservatório, agente infeccioso e fômite.


QUESTÃO 30
Os sintomas de hipoglicemia podem não ser específicos e nem sempre não evidentes no recém-nascido, sendo os mais frequentes:

I. Letargia.
II. Facilidade na alimentação.
III. Hipotermia.
IV. Tremores.

É correto o que se afirmar em:

A. I, III e IV
B. I, II, III e IV 
C. I
D. III


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.