Um dos episódios mais controvertidos e menos elucidados da História do Brasil foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 53
Um dos episódios mais controvertidos e menos elucidados da História do Brasil foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, que completa cinquenta anos. A esse respeito, considere I, II, III e IV abaixo.

I. O vice- presidente João Goulart, considerado, por setores da elite, propenso ao comunismo, foi impedido de assumir o governo logo após a renúncia de Jânio.

II. A Campanha da Legalidade, liderada por Leonel Brizola, defendeu o cumprimento da Constituição federal, exigindo a posse de Jango na presidência. 

III. Para diminuir os conflitos resultantes da renúncia de Jânio, o Congresso instituiu o parlamentarismo, sendo, assim, garantida a posse de Jango, mas com poderes sensivelmente diminuídos.

IV. Resultou em uma crise política, uma vez que setores poderosos faziam oposição a Jango, acusado de comunismo, sendo esse fato uma das justificativas para o Golpe militar em 1964.

Então,

a) somente I, III e IV estão corretas.

b) somente I, II e III estão corretas.

c) somente II e III estão corretas.

d) somente II e IV estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
e) I, II, III e IV estão corretas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.