Prova Mackenzie 2012.1 (1° e 2° dias) com Gabarito

Prova Mackenzie 2012.1 (1° e 2° dias) com Gabarito 1° Dia Redação Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos texto...
Mackenzie

Prova Mackenzie 2012.1 (1° e 2° dias) com Gabarito

1° Dia

Redação

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.

Texto I 

Depois da catástrofe da Primeira Guerra Mundial, evaporou-se o sonho de que algum dia os seres humanos saberiam tudo o que necessitam saber e a certeza substituiria a incerteza. Ao contrário, a explosão de conhecimento ao longo dos anos tem servido apenas para tornar a vida mais incerta e o mundo mais difícil de ser compreendido.
Peter Bernstein (1919-2009), historiador e economista americano

Texto II

Em artigo publicado no jornal norte-americano New York Times, Neal Gabler sustenta que as ideias não são mais o que eram antes. As atuais não incendeiam debates, não incitam revoluções nem alteram a maneira como vemos e pensamos o mundo. Há uma falta de gênios públicos. Gabler não acha que as mentes de hoje sejam inferiores às das gerações passadas. O problema não é de burrice. A questão é que ninguém dá a mínima para as grandes ideias. Prestamos atenção só naquelas que podem ser transformadas em lucro. Daí o fascínio pelos empreendedores da web. Para Garber, a Era da Informação transformou todos em acumuladores de fatos e não em pensadores. Maldita internet.
Adaptado de http://blogsdoalem.com.br/einstein/

Texto III

Sem dúvida, o acesso a novas tecnologias, a globalização, a relação cada vez mais intensa entre as culturas fizeram com que as pessoas pudessem adquirir mais informação. Não se pode ter uma visão pessimista dessa mudança de hábitos. Agora, num mundo em que as diferenças se aproximam e as informações nos chegam de forma mais rápida, só não sabe das coisas quem não quer.
Henrique Brenani, jornalista

Texto IV

O ciclo infinito de ideias e ação,
Infinita experiência, infinita invenção,
Traz o saber do movimento, mas não da paz...
Onde está a vida que perdemos vivendo?
Onde está a sabedoria que perdemos no conhecimento?
Onde está o conhecimento que perdemos na informação?
T.S.Eliot (1888-1965), poeta 

Língua Portuguesa

Texto para as questões de 01 a 05

O leão e a raposa

Um leão envelhecido, não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando recebia a visita de outros animais, ele os pegava e os comia. Depois que muitas feras já tinham morrido, uma raposa, ciente da armadilha, parou a certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele respondesse: “Mal!” e lhe perguntasse por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria se não visse marcas de muitos entrando mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 01
Considere as seguintes afirmações:

I. O texto é uma fábula, pois, a partir de uma pequena história envolvendo animais, há uma lição a ser tirada dos fatos relatados.

II. No texto há a representação de estereótipos do comportamento humano: o leão, representando a velhice e o poder; e a raposa, representando a esperteza.

III. O texto apresenta na breve narrativa um conflito que evidencia uma oposição de interesses, levando a história para sua conclusão.

Assinale:

a) se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.

b) se apenas as alternativas I e III estiverem corretas.

c) se apenas as alternativas II e III estiverem corretas.

d) se todas as alternativas estiverem corretas.

e) se nenhuma das alternativas estiver correta.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 02
Assinale a alternativa que melhor expressa a moral depreendida pela leitura do texto.

a) Os homens sensatos, tendo prova dos perigos, podem prevê-los e evitá-los.

b) São insensatos os homens que, na esperança de bens maiores, deixam escapar o que têm na mão.

c) Alguns homens, não conseguindo realizar seus negócios por incapacidade, acusam as circunstâncias.

d) Entre os homens, os mentirosos se vangloriam apenas quando não há ninguém para contestá-los.

e) É preciso reconhecer aquele que fez o bem e a esse dar o reconhecimento.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 03
Assinale a alternativa correta.

a) O fragmento não podendo mais procurar alimento por sua própria conta (linhas 01 e 02) apresenta a causa da decisão assumida pelo leão.

b) A narrativa contém apenas discurso indireto, aquele em que o narrador faz uma paráfrase da fala dos personagens.

c) O uso do subjuntivo em respondesse e perguntasse (linha 07) denota a mesma ideia de hipótese presente em “O que você faria se ganhasse na loteria?”.

d) Na linha 04, o pronome os nas duas ocorrências evidencia que a relação de coesão é estabelecida com elemento que será apresentado no texto apenas após os pronomes.

e) A partícula já (linha 05) denota temporalidade relacionada exatamente a um momento presente, como em “Faça isso já, agora mesmo!”.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa correta.

a) É indiferente o emprego das grafias se não (linha 08) ou “senão” para a formação dos sentidos textuais.

b) A forma verbal recebia (linha 04) exprime um fato passado já concluído, anterior a outro fato também passado.

c) A troca da posição da palavra certa (linha 06) altera os sentidos: a uma certa distância / “a uma distância certa”.

d) O uso de por que (linha 08) está de acordo com a norma culta, como em “Ele explicou novamente todos os exercícios por que os alunos pediram”.

e) As palavras leão (linha 01) e raposa (linha 05) apresentam sentido generalizado, enquanto animais (linha 04) e feras (linha 05) têm sentido mais específico.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 05
Assinale a melhor paráfrase do trecho abaixo, considerando a manutenção dos sentidos, a clareza, a concisão e o uso da norma culta.

Depois que muitas feras já tinham morrido, uma raposa, ciente da armadilha, parou a certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava.

a) Consciente da armadilha, uma raposa depois que muitas feras morrerão parou de perto da caverna para ver como o leão estava e o perguntou sobre a saúde.

b) Uma raposa, após a morte de muitos outros animais, atenta às artimanhas do leão, aproximou-se um pouco do local em que a fera estava, indagando a respeito de seu estado.

c) Após a morte de feras, uma raposa medrosa, das artimanhas do leão, se deparou com uma caverna que ficava a uma certa distância do leão para ver como ele estava.

d) Uma raposa perguntou ao leão como ele estava, pois ela sabia que haviam armadilhas que ficava a uma certa distância da caverna aonde muitas feras já tinham morrido.

e) Uma raposa que viu a morte de muitas feras na armadilha que ficava à uma distância da caverna perguntou para o leão como ele estava e era ciente da armadilha.


Texto para as questões 06 e 07

Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa alta piedade me despido,
Porque, quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
Gregório de Matos, “A Jesus Cristo Nosso Senhor”

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 06
Na estrofe, o poeta

a) dirige-se ao Senhor para confessar os pecados e submete-se à penitência para obter a redenção espiritual.

b) invoca Deus para manifestar, com muito respeito e humildade, a intenção de não mais pecar.

c) estabelece um diálogo de igual para igual com a divindade, sugerindo sua pretensão de livrar-se do castigo e da piedade de Deus.

d) confessa-se pecador e expressa a convicção de que será abençoado com a graça divina.

e) arrepende-se dos pecados cometidos, acreditando que, assim, terá assegurada a salvação da alma. 


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 07
É traço relevante na caracterização do estilo de época a que pertence o texto:

a) a progressão temática que constrói forças de tensão entre pecado e salvação.

b) a linguagem musical que sugere os enigmas do mundo onírico do poeta.

c) os aspectos formais, como métrica, cadência e esquema rímico, que refletem o desequilíbrio emocional do eu lírico.

d) a fé incondicional nos desígnios de Deus, única via para o conhecimento verdadeiro e redentor.

e) a força argumentativa de uma poesia com marcas exclusivas de ideais antropocêntricos.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 08
Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap.IX, vers. 1: “Não tenhas ciúmes de tua mulher, para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti”. Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca.
Machado de Assis, D.Casmurro

Considerado o fragmento no contexto do romance, assinale a alternativa correta.

a) O narrador onisciente, ao confirmar sua insegurança afetiva, dá pistas ao leitor de que Capitu, mesmo adulta, manteve o comportamento ingênuo da infância, tendo na verdade sido vítima da malícia do amigo Escobar.

b) O narrador protagonista, buscando a cumplicidade do leitor (e tu concordarás comigo, linha 04), afirma sua convicção de que a esposa, já falecida, desde muito jovem já manifestara indícios de um comportamento suspeito.

c) A ambiguidade do discurso de Bento Santiago converge para a expressão como a fruta dentro da casca (linha 06) que pode ser lida tanto como prova da inocência da esposa como, ao contrário, prova de sua culpa.

d) Valendo-se de um discurso tendencioso, o advogado Bento Santiago evita ressalvas e modalizações na fala, expondo ao leitor inquestionáveis indícios da traição de sua mulher Capitu.

e) O discurso bíblico citado no início do fragmento revela que o narrador, preocupado em caracterizar o comportamento da esposa infiel, omite informações importantes acerca de si próprio.

Textos para as questões de 09 a 11

Texto I 

Uma transformação, lenta e profunda, operava-se nele, dia a dia, hora a hora, reviscerando-lhe o corpo e alando-lhe os sentidos [...]. A vida americana e a natureza do Brasil patenteavam-lhe agora aspectos imprevistos e sedutores que o comoviam [...]. E assim, pouco a pouco, se foram reformando todos os seus hábitos singelos de aldeão português: e Jerônimo abrasileirou-se.
Aluísio Azevedo, O cortiço

Texto II

Atravessa a vida entre ciladas, surpresas repentinas de uma natureza incompreensível, e não perde um minuto de tréguas. É o batalhador perenemente combalido e exausto, perenemente audacioso e forte [...]. Reflete, nestas aparências que se contrabatem, a própria natureza que o rodeia.
Euclides da Cunha, Os sertões

Texto III

Vivia longe dos homens, só se dava bem com os animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado, confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia.
Graciliano Ramos, Vidas secas

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 09
Considerado o fragmento transcrito no contexto do romance, a expressão abrasileirou-se (linha 06) do texto I revela que Jerônimo

a) adquiriu comportamento solto e criativo, voltando-se para a fruição artística.

b) transformou-se num homem amoroso e mais inteligente.

c) ficou motivado a ascender social e economicamente.

d) recuperou a saúde física, graças aos estímulos da natureza tropical.

e) tornou-se mais inclinado aos prazeres sensuais. 


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 10
No texto III, a descrição do personagem Fabiano aponta para as seguintes características, EXCETO:

a) adaptação do personagem ao meio natural.

b) identificação com o animal.

c) caráter antissocial.

d) comportamento primitivo e espontâneo.

e) revolta devido a sua condição familiar.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 11
Considere as seguintes afirmações acerca dos textos I, II e III:

I. Nos três fragmentos o narrador descreve aspectos físicos e comportamentais de personagens do sertão brasileiro, marcados pela vida agreste e miserável.

II. Embora publicadas em contextos diferentes, as respectivas obras se enquadram no mesmo estilo de época: o Realismo.

III. Nos três fragmentos revela-se uma concepção determinista do homem.

Assinale:

a) se apenas a afirmação I estiver correta.

b) se apenas a afirmação II estiver correta.

c) se apenas a afirmação III estiver correta.

d) se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.

e) se nenhuma afirmação estiver correta.


Língua Inglesa

The following text refers to questions 12 to 14.

American Genius Steve Jobs – How He Changed Our World
By Alan Deutschman

If ever there was a showman who knew how to end on a high note - leaving his awed and adoring audience begging for more - it is the man in the trademark black mock turtleneck. Even as an ailing Steve Jobs announced to the world last week that “unfortunately, that day has come” for him to step down as chief executive officer of Apple, his timing was - yet again - _( I )_. In the 14 years since Jobs regained control of his company in the summer of 1997 after a long, _( II )_ exile, Apple shares have increased a _( III )_ 57-fold. Having surpassed rival Microsoft a year ago, Apple’s $350 billion in market capitalization places it behind only ExxonMobil as the most _( IV )_ company in the world. Apple has made money so quickly and so prodigiously that it holds an _( V )_ $76 billion in cash and investments - an _( VI )_ sum thought to be parked in an obscure subsidiary, Braeburn Capital, located across the California border in Reno because the state of Nevada doesn’t have corporate or capital-gains taxes.

In his second time around at Apple, Jobs ultimately achieved what had eluded him in his early years there, from 1976 to 1985, when he was acclaimed as a visionary and a brilliant promoter but wasn’t respected as a businessman - not even by his board of directors, who pushed him aside for a more experienced executive. Now Jobs, 56, retires, having closely rivaled (or some might say eclipsed) Bill Gates as the most highly regarded business figure of our times. He proved himself the ultimate willful leader, forging his singular vision through a combination of inspiration, unilateralism, and gut instinct. Jobs didn’t just create products that instilled lust in consumers and enriched his company. He upended entire industries. Personal computing. The music business. Publishing. Hollywood. All have been radically transformed because of Steve Jobs.
www.newsweek.com

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 12
According to the text, Steve Jobs

a) has become a respected visionary with impeccable ideas concerning unilateralism geared to his entire industries.

b) has made Apple’s turnover skyrocket.

c) has invested in market capitalization, generating enough profit to dedicate to the music and movie industry in Hollywood.

d) has always applied his business instinct to create products that have rivaled Microsoft and pushed him aside.

e) has surpassed ExxonMobil in the marketing rank of the most profitable IT company (Apple) in the world.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 13
The verb “to elude” in the text means

a) to defraud, swindle or deceive someone.

b) to shade an area from exposure for a period.

c) to reveal or disclose in violation of confidence.

d) to withdrawn or remove from observation.

e) to escape the understanding, perception or appreciation of.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 14
The right sequence of adjectives that properly fill in blanks I, II, III, IV, V and VI in the text are

a) impeccable, bitter, stunning, valuable, outrageous and awesome.

b) bitter, impeccable, valuable, stunning, awesome and outrageous.

c) stunning, awesome, bitter, valuable, outrageous and impeccable.

d) valuable, outrageous, stunning, bitter, impeccable and awesome.

e) outrageous, valuable, bitter, stunning, awesome and impeccable.


The following text refers to questions 15 and 16.

Go Easy on Yourself
By Stuart Bradford

Do you treat yourself as well as you treat your friends and family?

That simple question is the basis for a new area of psychological research called self-compassion — how __( I )__ people view themselves. People who find it __( II )__ to be supportive and understanding to others often score __( III )__ low on self-compassion tests. They get __( IV )__ with themselves for perceived failures like being overweight or not exercising. ANXIOUS

The research suggests that accepting our imperfections may be the first step toward better health. People who score high on tests of selfcompassion have less depression and anxiety, and tend to be happier and more optimistic. Preliminary data suggest that self-compassion can even influence how much we eat and may help some people lose weight.

This idea does to contrast with the advice of many doctors and self-help books, which suggest that willpower and self-discipline are the keys to better health. But Kristin Neff, a pioneer in the field, says self-compassion is not to be confused with self-indulgence or lower standards.

“I found in my research that the biggest reason people aren’t more selfcompassionate is that they are afraid they’ll become self-indulgent,” said Dr. Neff, an associate professor of human development at the University of Texas at Austin. “They believe self-criticism is what keeps them in line. Most people have gotten it wrong because our culture says being hard on yourself is the way to be.”
www.nytimes.com

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 15
The message conveyed by the text states that

a) anxiety and depression can be overcome by reading self-help books.

b) being hard on yourself is the way to be.

c) self-criticism is immediately linked with self-indulgence.

d) we’d better forgive and love ourselves even if we fail.

e) willpower is a psychological side of self-compassion if associated with selfcriticism and overcoming of personal failures .


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 16
The words that properly fill in the blanks I, II, III and IV in the text are

a) kind, easily, surprising and anger.

b) kind, easily, surprise and angrily.

c) kindly, easy, surprisingly and angry.

d) kindly, easily, surprisingly and angrily.

e) kind, ease, surprising and anger.


The following quotation refers to questions 17 and 18.

“You have to motivate yourself with challenges. That’s how you know you’re still alive. Once you start doing only what you __( I )__ you can do, you __( II )__ on the road to death.”
Jerry Seinfeld

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 17
The verb forms that correctly complete the blanks I and II in the quotation are

a) should have proved, will be

b) had proven, would be

c) have proven, are

d) may have proven, can be

e) will be proving, will have been


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 18
What Seinfeld meant by what he said is that

a) it’s proven that people who don’t motivate themselves die within a year of inactivity.

b) nobody can prove that death is brought by challenges not faced or taken into consideration.

c) whether you challenge yourself or not, the road to death is ahead of you, though you’re still alive right now.

d) you need to challenge people at least once to be able to succeed. If not, you’ll soon drive on the road to death.

e) unless you give up doing ordinary stuff, you’ll never be able to accomplish more in life.


Matemática

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 19
mackezine

A tabela acima refere-se a uma prova aplicada a 200 alunos, distribuídos em 4 turmas A, B, C e D. A média aritmética das notas dessa prova é

a) 4,65

b) 4,25

c) 4,45

d) 4,55

e) 4,35


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 20
macekzine

O número mínimo de cubos de mesmo volume e dimensões inteiras, que preenchem completamente o paralelepípedo retângulo da figura, é

a) 64

b) 90

c) 48

d) 125

e) 100


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 21
Na figura, as retas r e s são paralelas. Se (x,y) é um ponto de s, então x – y vale

mackzine

a) 2

b) √2

c) 4

d) 2√2

e) 4√2


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 22
O maior valor que o número real  mackezine pode assumir é

mackzine


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 23
Na figura, se a circunferência tem centro O e BC = OA, então a razão entre as medidas dos ângulos AÔD e CÔB é 

mackezine

mackezine


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 24
Tendo-se 5 objetos diferentes e 7 caixas numeradas de 1 a 7, o número de formas distintas de se guardar um objeto em cada caixa é

a) 2.520

b) 75

c) 57

d) 1.260

e) 840


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 25
Se log 16 = a, então log 40 ³√40 vale

mackezine


Geografia 

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 26
Mapa Físico dos Estados Unidos

mackezine

 A identificação correta, de 1 a 5, é, respectivamente,

a) 1- Montanhas Rochosas; 2- Golfo da Flórida; 3- Montes Apalaches; 4- Península de São Francisco; 5- Península Atlântica.

b) 1- Sierra Madre Oriental; 2- Golfo do México; 3- Planalto Laurenciano; 4- Península da Califórnia; 5- Península do Caribe.

c) 1- Cadeia da Costa; 2- Golfo do Caribe; 3- Montes Apalaches; 4- Península de São Francisco; 5- Península do Atacama.

d) 1- Grande Vale Central; 2- Golfo do México; 3- Planalto Atlântico; 4- Península da Califórnia; 5- Península da Flórida.

e) 1- Montanhas Rochosas; 2- Golfo do México; 3- Montes Apalaches; 4-Península da Califórnia; 5- Península da Flórida.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 27
Bolívia é entrave à expansão do Brasil na América Latina
03 de outubro de 2011

A paralisação, na Bolívia, de uma obra brasileira de 420 milhões de dólares, rejeitada por grupos indígenas, expõe a volatilidade de alguns lugares da América Latina e pode se repetir conforme construtoras brasileiras acelerarem sua agressiva expansão regional. 

A oposição a uma rodovia de 300 quilômetros, que a empreiteira OAS pretende abrir na Amazônia boliviana, gerou uma situação delicada para Evo Morales, primeiro presidente indígena da história da Bolívia. 

Os indígenas iniciaram uma marcha de protesto com a intenção de chegar a La Paz, mas foram dissolvidos com violência pela polícia na metade da manifestação, em um incidente que levou à demissão de dois ministros. Depois disso, Morales prometeu submeter a obra a um referendo, cuja data ainda não foi acertada.
http://www.estadao.com.br

Após a leitura do texto, julgue as afirmações abaixo, assinalando verdadeiro (V) ou falso (F).

( ) A paralisação da construção da rodovia inviabiliza a ambição do Brasil de obter um acesso ao oceano Pacífico para exportar, principalmente, para a China.

( ) O Maciço de Urucum possui grandes reservas de ferro e de manganês, porém pouco exploradas. A rodovia facilitaria a exportação e a implementação de projetos nessa região brasileira. Sua produção de ferro é destinada, principalmente, ao mercado argentino.

( ) O Presidente Evo Morales é o primeiro indígena a assumir o cargo. Promoveu reformas estruturais, sobretudo a nacionalização dos hidrocarbonetos (gás e petróleo), e, por meio de um decreto presidencial, estabeleceu a recuperação da propriedade, da posse e do controle de tais recursos para a Bolívia.

( ) A Bolívia é um país situado no centro-oeste da América do Sul e, no seu território, a Cordilheira dos Andes atinge a largura máxima. É politicamente importante para o Brasil, devido à sua faixa litorânea com o oceano Pacífico.

Dessa forma, a sequência correta, de cima para baixo, é

a) V, F, V e V.

b) V, F, F e V.

c) V, V, V e V.

d) F, F, V e F.

e) V, V, V e F.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 28

mackezine

A ilustração acima representa o fenômeno que

a) pouco altera as condições de circulação atmosférica, especialmente na zona intertropical, sem maiores consequências para os níveis de pluviosidade.

b) ocorre periodicamente, sobretudo nos meses de novembro e dezembro, sendo o principal fator de normalidade nos regimes de chuvas da América do Sul.

c) decorre, exclusivamente, do processo de aquecimento global e explica anormalidades como chuvas excessivas no interior do Nordeste brasileiro.

d) provoca o aquecimento das águas do Pacífico Sul- equatorial, com alterações na circulação atmosférica que resultam em chuvas excessivas na região Sul do Brasil e estiagem mais acentuada no Sertão Nordestino.

e) provoca o aquecimento das águas do Pacífico Sul - equatorial, com alterações  na circulação atmosférica, que resultam em invernos mais rigorosos nas regiões Sul e Sudeste, além de um aumento da pluviosidade no Nordeste brasileiro.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 29
Observe a ilustração

mackezine

Com base na observação da figura e no processo de ocupação e de uso do solo da Região Metropolitana de São Paulo, considere I, II, III e IV abaixo.

I. A construção de vias de grande fluxo, em fundo de vale, foi uma decisão acertada do ponto de vista socioambiental, pois viabilizou a circulação em terrenos aplanados, com reduzidos impactos na cidade.

II. A ocupação da várzea do rio Tietê foi acompanhada pela especulação imobiliária, que avançou sobre áreas naturais de transbordamento do rio. Isso agravou o problema das enchentes, por ocasião das chuvas de verão.

III. A construção de avenidas marginais ao longo da várzea do rio Tietê foi feita com grande preocupação socioambiental. Contudo, a falta de cuidados da população, que insiste em depositar lixo nas vias públicas, constitui a causa maior dos problemas com enchentes da cidade de São Paulo.

IV. Somam-se, à ocupação inadequada da várzea do rio Tietê, problemas como o assoreamento, a impermeabilização dos solos e a remoção da vegetação na cidade. Esses fatores, combinados, reduzem a capacidade de absorção das águas pluviais, aumentam a velocidade de escoamento e comprometem a capacidade de vazão do rio, o que favorece enchentes na cidade.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) III e IV.

e) II e IV. 


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 30
Flagrantes mostram roupas da Zara sendo fabricadas por escravos

“O quadro encontrado pelos agentes do poder público, e acompanhado pela Repórter Brasil, incluía contratações completamente ilegais, trabalho infantil, condições degradantes, jornadas exaustivas de até 16h diárias e cerceamento de liberdade (seja pela cobrança e desconto irregular de dívidas dos salários, o truck system, seja pela proibição de deixar o local de trabalho sem prévia autorização). Apesar do clima de medo entre as vítimas, um dos trabalhadores explorados confirmou que só conseguia sair da casa com a autorização do dono da oficina, só concedida em casos urgentes, como quando levou seu filho ao médico (...)

As vítimas libertadas pela fiscalização foram aliciadas na Bolívia e no Peru. (...) Em busca de melhores condições de vida, deixam os seus países rumo ao “sonho brasileiro”.
http://noticias.uol.com.br

O conteúdo da reportagem tem relação com a questão do trabalho no mundo contemporâneo e

a) ocorre apenas em países subdesenvolvidos, fato que justifica a opção de instalação da empresa mencionada no Brasil.

b) caracteriza a exploração de trabalhadores em condições desumanas, seja em países ricos ou pobres, no que se convencionou chamar de “precarização do trabalho”.

c) tem se tornado cada vez menos frequente, pois o processo de Globalização tem permitido o combate desse fenômeno em todos os países do mundo.

d) não ocorre na Europa e na América do Norte, regiões onde os imigrantes são tratados segundo o respeito às leis trabalhistas, em países cujos governos igualam o tratamento entre trabalhadores nativos e estrangeiros.

e) envolve apenas trabalhadores estrangeiros em áreas urbanas do Brasil, não se verificando condições desse tipo de superexploração do trabalho nas áreas rurais.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 31
“Para funcionar, o mercado precisa realmente de um agente catalizador, que é invisível, que é a confiança. Sem esse agente, o mercado não funciona. Durante esses anos todos, os governos foram permitindo que a imaginação ampliasse os negócios, que se criassem derivativos, se criassem novas instituições. Em algum momento, ocorreu um problema, que foi a crise do subprime. Na verdade, essa crise era uma coisa restrita, inicialmente.”

(...)

“Sobre isso não há dúvida. O mais grave, no entanto, é que ele (o Fed) continuou com a ideia de que não precisava regular, de que os agentes do mercado teriam aquilo que Adam Smith (economista inglês do século 18) chamou de o observador imparcial. Ou seja, acreditaram na hipótese de que os agentes não fariam sacanagem nenhuma. Mas ficou visível que esse mercado, com essa imaginação e com os incentivos perversos que ele estabeleceu, como aquele sistema de bônus absurdo, construiu isso que está aí. Em minha opinião, o Fed errou duas vezes. Errou porque manteve a taxa de juros muito baixa durante muito tempo. Ela foi permissiva, foi laxista e permitiu que tudo isso acontecesse. O mais grave, no entanto, é que não houve o menor controle da qualidade das operações.”
Delfim Neto

No trecho da entrevista acima, a respeito da crise financeira de 2008, é correto afirmar que o economista Delfim Neto 

a) indica a liberdade irrestrita dos agentes financeiros como a solução para os problemas que dela resultaram.

b) aponta que o problema central da crise foi o excesso de regulação das atividades financeiras e o desvio dos governos em relação às práticas neoliberais.

c) entende que o problema se restringia ao subprime, pois os agentes econômicos se autoregulariam.

d) acredita que a falta de confiança, ou seja, uma crise de crédito foi o fator preponderante da crise deflagrada com o problema do subprime. 

e) critica as práticas socialistas de controle e defende explicitamente a ampla liberdade dos agentes financeiros.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 32
mackezine

A charge acima faz referência

a) à manutenção do embargo econômico imposto pelos EUA à Cuba desde 1961.

b) ao controle militar que os EUA exercem sobre todo o território cubano desde a crise dos mísseis de 1962.

c) ao fracasso das mudanças em Cuba, que resultaram na ampla abertura econômica e na volta da democracia, com a eleição direta de Raul Castro.

d) à aliança entre os EUA e Cuba, agora sob o comando de Raul Castro, para o combate à pobreza na ilha.

e) ao isolamento que a Organização dos Estados Americanos, OEA, impôs à Cuba, recentemente, para pressionar a volta da democracia.


Química

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 33
Inquietude, dificuldade de concentração, notas baixas na escola, esquecimento. Esses são alguns sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Alguns estudos sugerem que a doença esteja relacionada a alterações na região frontal do cérebro. Essas possíveis alterações estão diretamente relacionadas aos neurotransmissores, dopamina e noradrenalina, que passam informações entre os neurônios. Abaixo estão representadas as fórmulas estruturais desses dois neurotransmissores.

mackezine

Observando as moléculas orgânicas dadas, é correto afirmar que ambas

a) apresentam átomos de carbono quiral.

b) são capazes de formar ligações de hidrogênio intermoleculares.

c) possuem as funções orgânicas álcool e amina primária.

d) são isômeros de cadeia.

e) possuem cadeia carbônica mista, saturada e heterogênea.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 34
As reações de combustão são responsáveis pela produção de energia, como, por exemplo, em transporte (carros, aviões, trens, navios, etc), usinas termoelétricas, processos industriais, geradores, e outros. O processo de combustão completa além de produzir energia, libera uma certa quantidade de dióxido de carbono e de vapor de água, na atmosfera.

Assim, a relação entre os volumes de gás oxigênio, nas CNTP, necessária para consumir, em um processo de combustão completa, um mol de metanol, um mol de butano, e um mol de octano, é, respectivamente,

a) 2 : 4 : 6.

b) 1 : 8 : 16.

c) 3 : 13 : 25.

d) 1 : 2 : 4.

e) 4 : 13 : 25.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 35
A tabela contém os valores dos pontos de ebulição (P.E.) e a massa molar de alguns compostos orgânicos, todos sob a mesma pressão.

mackezine

Observando a tabela, considere I, II, III e IV abaixo.

I. A –45ºC o composto A apresenta maior pressão de vapor em relação ao composto B.

II. Quanto maior a massa molar de um alcano não-ramificado, maior será o seu ponto de ebulição.

III. São isômeros de cadeia os compostos B, C e D.

IV. A presença de ramificações diminui o ponto de ebulição dos compostos orgânicos que são isômeros de cadeia.

Estão corretas, somente,

a) I, II e III.

b) II, III.

c) I, II e IV.

d) III e IV.

e) II, III e IV.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 36
Comemora-se, neste ano de 2011, o centenário do modelo atômico proposto pelo físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937), prêmio Nobel da Química em 1908. Em 1911, Rutherford, bombardeou uma finíssima lâmina de ouro com partículas alfa, oriundas de uma amostra contendo o elemento químico polônio.

De acordo com o seu experimento, Rutherford concluiu que

a) o átomo é uma partícula maciça e indestrutível.

b) existe, no centro do átomo, um núcleo pequeno, denso e negativamente carregado.

c) os elétrons estão mergulhados em uma massa homogênea de carga positiva.

d) a maioria das partículas alfa sofria um desvio ao atravessar a lâmina de ouro.

e) existem, no átomo, mais espaços vazios do que preenchidos.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 37
O diagrama abaixo se refere a um processo químico representado pela equação química X2(g) + Y2(g) → 2 XY(g), realizado por meio de dois caminhos reacionais diferentes, ambos nas mesmas condições de temperatura e de pressão.


A respeito desse diagrama, é INCORRETO afirmar que

a) a diferença entre os valores de energia, representados pelas letras A e B, corresponde à diminuição da energia de ativação do processo, provocada pelo uso de um catalisador.

b) o valor de energia representado pela letra C identifica a entalpia do produto.

c) o valor de energia representado pela letra D se refere à entalpia dos reagentes.

d) a diferença entre os valores de energia, representados pelas letras A e D, corresponde à energia de ativação do processo catalisado.

e) a diferença entre os valores de energia, representados pelas letras C e D, corresponde à variação da entalpia do processo.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 38
O equilíbrio químico estabelecido a partir da decomposição do gás amônia, ocorrida em condições de temperatura e pressão adequadas, é representado pela equação química 2 NH3(g) →← N2(g) + 3 H2(g). Considerando que, no início, foram adicionados 10 mol de gás amônia em um recipiente de 2 litros de volume e que, no equilíbrio, havia 5 mol desse mesmo gás, é correto afirmar que 

a) ao ser estabelecido o equilíbrio, a concentração do gás N2 será de 1,25 mol/L.

b) foram formados, até ser estabelecido o equilíbrio, 15 mol de H2(g).

c) a concentração do gás amônia no equilíbrio será de 5 mol/L.

d) haverá, no equilíbrio, maior quantidade em mols de gás amônia do que do gás hidrogênio.

e) a concentração do gás hidrogênio no equilíbrio é 2,5 mol/L.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 39
Os radiofármacos são fármacos radioativos utilizados no diagnóstico ou tratamento de doenças e disfunções do organismo humano. O molibdênio-99 serve para produzir geradores de tecnécio-99, o radiofármaco usado em mais de 80% dos procedimentos adotados na medicina nuclear, cujo papel é fundamental no diagnóstico de doenças associadas ao coração, fígado, rim, cérebro, pulmão, tireóide, estômago e sistema ósseo, entre outras. Usando seus conhecimentos, a respeito das reações nucleares e dos símbolos dos elementos químicos, a alternativa que melhor representa, simplificadamente, a transformação de molibdênio-99 em tecnécio-99 é

mackesine

Biologia 

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 40
mackezine

A ilustração mostra uma situação conhecida como convergência adaptativa, em que os indivíduos envolvidos possuem estruturas análogas. Nesse caso, é correto afirmar que

a) esses indivíduos possuem ancestrais comuns.

b) o ambiente provoca mutações semelhantes, resultando nessas estruturas análogas.

c) esses indivíduos são híbridos.

d) a convergência adaptativa é um importante mecanismo de especiação.

e) a convergência adaptativa reflete a ação de pressões seletivas semelhantes, levando ao surgimento de analogias.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 41
Um casal, ambos polidáctilos e com pigmentação normal da pele, tem um filho polidáctilo e albino. Considerando que ambos os caracteres são condicionados por genes autossômicos, e que o gene para polidactilia é dominante, assinale a alternativa correta.

a) Essa criança é recessiva para ambos os caracteres.

b) Esse casal tem 50% de probabilidade de ter outra criança albina.

c) Se esse filho se casar com uma mulher também polidáctila, todos os filhos serão polidáctilos.

d) Os pais são heterozigotos para ambos os caracteres.

e) Esse casal não pode ter filhos normais para ambos os caracteres.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 42
A respeito do pâncreas, assinale a alternativa correta.

a) É a única glândula mista existente no organismo.

b) Um de seus hormônios é responsável pelo controle da quantidade de água eliminada pela urina.

c) O controle da secreção de seus hormônios é realizado por hormônios hipofisários.

d) É responsável pela produção de enzimas digestivas que são secretadas no duodeno.

e) A deficiência na produção de um de seus hormônios na infância causa o nanismo.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 43
A China contra os pardais

[...] em 1958, enquanto colocava em ação seus planos para o Grande Salto à Frente, Mao deflagrou uma ampla campanha de combate aos pardais. A ave era um dos alvos da chamada Campanha das Quatro Pestes, que pretendia eliminar também os ratos, as moscas e os mosquitos, considerados inimigos públicos pelo líder chinês. Mao dizia que cada pardal, ciscando nas plantações, consumia 4 quilos de grãos por ano.

[...] os chineses, então, saíram às ruas e começaram a caça aos pardais. Seus ninhos eram destruídos, os ovos quebrados e os filhotes mortos.

[...] A campanha foi um retumbante fracasso. Não se levou em conta que os pardais, além de comer grãos, se alimentam também de insetos, e que uma de suas iguarias prediletas são os gafanhotos. A população de gafanhotos se multiplicou pelos campos chineses, arruinando plantações e causando desequilíbrio ao ecossistema.
Revista Veja, 14/09/2011

Relacionando esse episódio com uma cadeia alimentar, é correto afirmar que

a) os pardais podem ser considerados como consumidores de 1ª e de 2ª ordens.

b) os ratos podem ser considerados somente como consumidores de 2ª ordem.

c) os gafanhotos podem ser considerados como consumidores de 1ª e de 2ª ordens.

d) o homem pode ser considerado somente como consumidor de 2ª ordem.

e) todos os consumidores envolvidos podem ser considerados de 2ª ordem.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 44
Em uma cirurgia de ponte de safena, retira-se um pedaço da veia safena (situada na perna), com o objetivo de restabelecer a oxigenação do coração. Considere I, II e III, abaixo.

I. A falta de oxigenação no coração provoca morte das células do miocárdio, condição conhecida como infarto.

II. A oxigenação do coração é feita pela circulação coronária.

III. O sangue que é desviado para as pontes é proveniente da artéria pulmonar.

Dessa forma,

a) somente II está correta.

b) somente I e II estão corretas.

c) somente I está correta.

d) I, II e III estão corretas.

e) somente II e III estão corretas.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 45
Em setembro deste ano, foram noticiados casos de pessoas que morreram em Sauípe, na Bahia, vitimadas por meningite.

A respeito dessa doença, considere I, II, III e IV, abaixo.

I. Pode ser provocada por bactéria, por vírus ou por outros tipos de micro-organismos. 

II. Algumas formas podem ser prevenidas por meio da vacinação.

III. O tratamento habitual para a meningite bacteriana é a pronta administração de antibióticos.

IV. Remédios à base de ácido acetilsalicílico (AAS), são recomendados em casos mais graves.

Estão corretas

a) I, II, III, apenas.

b) I, II e IV, apenas.

c) II, III e IV, apenas.

d) I, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 46
Os líquens são formados por uma associação mutualística, envolvendo dois organismos, um fotossintetizante e outro heterótrofo.

A respeito deles, considere I, II, III e IV, abaixo.

I. Possuem alto metabolismo e, por essa razão, crescem bastante durante o seu ciclo de vida.

II. São muito resistentes a poluentes e, por isso, são usados como indicadores da poluição atmosférica.

III. O organismo fotossintetizante pode ser uma alga ou uma cianobactéria.

IV. O organismo heterótrofo é sempre um fungo, geralmente um ascomiceto.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) I e III.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV.


História 

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 47
mackezine

Estímulo à venda de eletrodomésticos nos Estados Unidos na primeira metade do século XX. As imagens

I. baseiam-se no american way of life (estilo de vida americano), em que o consumismo era incentivado como meio de manter a produção industrial aquecida.

II. revelam padrões semelhantes, uma vez que levam a crer que a felicidade depende da satisfação pela compra de produtos industrializados.

III. apresentam concepções culturais muito parecidas: a crença de que a felicidade e o bem-estar de uma família dependem do poder de compra dos indivíduos que as compõem.

IV. demonstram estar nas qualidades morais e psíquicas dos seres humanos o fundamento e o bem-estar de toda a sociedade.

Estão corretas

a) I, II e III, apenas.

b) II e III, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) I, II, III e IV.

e) II e IV, apenas.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 48
mackezine

Essas obras

a) inserem-se no contexto de uma época em transformação, marcada pela deflagração de conflitos em escala muito maior, mas revelam condutas semelhantes de guerra: o ataque a populações civis era evitado, de acordo com as convenções existentes desde o século XIX e reafirmadas nos conflitos do século XX.

b) demonstram a perplexidade do mundo em relação a conflitos que, apesar de distintos, foram baseados em ideias semelhantes: a primeira refere-se ao massacre de povos bascos durante a Guerra Civil Espanhola e, a segunda, às mortes realizadas nos campos de concentração nazistas durante a Segunda Guerra.

c) representam mudanças em relação às práticas de guerra, denunciando as atrocidades cometidas em épocas diferentes na Espanha: a primeira refere-se à invasão francesa no contexto das Guerras Napoleônicas e, a segunda, às atrocidades cometidas pelos nazistas, no contexto da Guerra Civil Espanhola.

d) foram produzidas em épocas diferentes, pouco contribuindo para o entendimento de padrões artísticos e bélicos, por dois motivos: primeiro, foram financiadas pelos sucessivos governos espanhóis, socialistas, com a clara intenção de denunciar as atrocidades capitalistas e, segundo, glorificam a vitória desses governos sobre os inimigos.

e) demonstram que, há muito tempo, os seres humanos se preocupam com as mortes em guerras: a primeira, sobre as Guerras Napoleônicas, retrata a invasão da França pelos espanhóis e, a segunda refere-se às atrocidades cometidas na Espanha pelas tropas nazistas, no contexto da Guerra Civil Espanhola.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 49
“Ao lado dos sinos dos conventos e das igrejas, destinados a soar e a impor as horas canônicas dos ofícios religiosos, aparecem os sinos laicos, sobretudo utilizados para a proclamação do tempo do trabalho (início, interrupções e fim). Nas cidades do nordeste da Europa, importante região têxtil, os novos sinos opõem à autoridade dos campanários da igreja a altivez das torres que os desafiam. Em face do tempo da Igreja, afirma-se o tempo do mercador, senhor do processo de trabalho”.
Dicionário temático do Ocidente Medieval, v.II, p.163

O texto aponta

a) os erros de certas análises historiográficas a respeito das concepções medievais de tempo e de trabalho. De forma precipitada, tais análises tendem a considerar a Igreja detentora absoluta de tais concepções, durante toda a Idade Média, demonstrando a falta de análises históricas empíricas.

b) que as estruturas e as mentalidades medievais não sofreram transformações substanciais. De fato, como apontado no texto, as ideias acerca do trabalho e do tempo continuaram as mesmas durante o período, demonstrando que mentalidades não se alteram rapidamente.

c) para as transformações processadas na Idade Média acerca do papel regulador da Igreja e do mercador. Aquela atenta à nova realidade, adaptando-se cada vez mais; este, senhor do comércio e das mercadorias, demonstra o seu poder ao impor o domínio sobre os sinos e os campanários medievais.

d) para as transformações processadas no final da Idade Média em relação ao tempo e ao trabalho. De fato, se antes tais conceitos eram regidos e dominados pela Igreja, a partir daquele momento as concepções valorativas acerca deles passam a predominar na transição feudo-capitalista, sobretudo nos ambientes laicos.

e) que as concepções de tempo e de trabalho se alteraram ao longo do tempo, exceto na Idade Média. De fato, analisado empiricamente, o período é rico em representações a respeito desses conceitos, sempre demonstrando a fragilidade eclesiástica em impor seus conceitos para a população em geral.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 50
“(...) Recordo-me de como ouvi, pela primeira vez, na minha meninice, falar desse grande seridoense (Seridó, Rio Grande do Norte) [José Bezerra do Araújo-Galvão]. O seu nome soava como uma nota de clarim, vibrando nas quebradas das serras e dos vales, como defensor da honra alheia, dos limites da propriedade privada, da moça ofendida, do pobre que apelava para a sua proteção, inimigo da prepotência, defensor dos hábitos e costumes do seu povo, transformados por uma sedimentação de vários séculos em norma de vida ou código de lei. No seu município predominou por muito tempo o regime do Estado sou eu. O município era ele. A lei era ele. O juiz, o delegado, o padre, eram ele”.
MELO, M. R. de. Patriarcas e Carreiros. Rio de Janeiro: Pongetti, 1954, p.273

O trecho trata de um fenômeno que, no Brasil,

a) possui profundas raízes históricas, tendo surgido na República Velha e se modificado ao longo do tempo, uma vez que, se antes não se valia de métodos coercitivos, hoje é uma prática corrente nos meios políticos.

b) apesar de possuir raízes históricas, não pode ser aplicado à realidade atual do país, uma vez que os avanços democráticos verificados nos últimos anos impossibilitam o surgimento dos chamados “coronéis”.

c) está ligado às transformações urbanas do pós-Segunda Guerra Mundial, já que tal conflito trouxe alterações significativas para a estrutura social e política do país, possibilitando a emergência de novas camadas sociais.

d) não tem nenhuma ligação com o passado, mesmo porque, falar de práticas coercitivas e métodos baseados no “mandonismo”, não faz parte da realidade política brasileira, baseada na democracia desde sua fundação.

e) possui profundas raízes históricas, relacionado a uma concepção de governo que inclui práticas de “mandonismo local”, com métodos coercitivos e/ ou paternalistas em relação à população e aos trabalhadores.


MACKENZIE  2012.1 - QUESTÃO 51
mackezine

Josephine Baker foi uma célebre cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa em 1937, e conhecida pelo apelido de Vênus Negra. Em 1925, estreou em Paris, no Théâtre des Champs-Élysées, fazendo enorme sucesso com sua dança, dentre elas uma em que vestia uma saia feita de bananas. A explicação para a trajetória vitoriosa dessa artista negra, mulher e estrangeira nos palcos franceses, na década de 1920, deveu-se

a) à busca de maiores relações diplomáticas e artísticas com os EUA, que após a Primeira Grande Guerra, se tornaram o maior credor dos países europeus envolvidos no conflito, especialmente da França.

b) à idealização da beleza da mulher africana, que contrastava com os padrões femininos europeus, desgastado pela pseudo-masculinização da mulher após a efetiva participação das mesmas no esforço de guerra.

c) a seu enorme talento pessoal, que se impôs em meio a um ambiente ainda dominado por preconceitos raciais e pela prepotência cultural francesa perante a cultura dos demais países.

d) à busca por inspiração e motivação em expressões artísticas consideradas exóticas, como era considerada a cultura negra, capaz de dar um novo sentido às sociedades europeias, ainda desiludidas após o epísódio da Grande  Guerra.

e) ao intercâmbio cultural e artístico entre a França e os Estados Unidos da América, estabelecido entre os dois países no pós-guerra, na tentativa de estreitar as relações diplomáticas entre eles.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 52
“Atacar não significa apenas assaltar cidades muradas ou golpear um exército em ordem de batalha, deve também incluir o ato de assaltar o inimigo no seu equilíbrio mental.”
Sun Tzu-Ping-fa, A Arte da Guerra, séc.IV a. C. 

Terrorismo: 1. Modo de coagir, ameaçar ou influenciar outras pessoas, ou de impor-lhes a vontade pelo uso sistemático do terror; 2. Forma de ação política que combate o poder estabelecido mediante o emprego da violência.
Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa

A respeito do atentado terrorista, ocorrido em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, e as consequências desse episódio para as relações geopolíticas internacionais no século XXI, é correto afirmar que

a) foi mais uma ação liderada pelos grupos extremistas Hamas e do Hezbollah, contra a política norte-americana no Oriente Médio, utilizando, para tais ações suicidas, somente jovens de baixa renda e de pouca instrução, que acreditavam que tais atos lhes garantiriam o direito de ingressar no paraíso celestial.

b) a resposta americana ao ataque de 11 de setembro foi a perseguição sistemática ao milionário saudita Osama bin Laden que, em transmissões realizadas pela mídia na época, assumiu publicamente a autoria do atentado, provocando o aumento do sentimento xenofobista do povo norte-americano aos imigrantes de origem árabe residentes no país.

c) formou-se uma coalização internacional contando, principalmente, com o apoio da Inglaterra junto aos Estados Unidos, a fim de combater os focos terroristas no Oriente Médio, dando início à Guerra do Golfo e a um esforço, perante as agências internacionais de notícia, de combater o islamismo fundamendalista.

d) o ataque sofrido pelos EUA em 2001 tem relação direta com a atuação política norte-americana no Oriente Médio, que sempre visou atender aos interesses econômicos americanos na região, e resultou no aumento da insegurança junto à sociedade americana, jamais atacada anteriormente em seu próprio território.

e) a partir desse episódio, os EUA cortaram relações diplomáticas com o Paquistão, pois houve relutância, por parte da liderança religiosa paquistanesa, em indicar o local exato do esconderijo de bin Laden, o que possibilitaria a sua prisão imediatamente após o atentado de 11 de setembro.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 53
mackezine

Atribui-se ao governador mineiro Antônio Carlos uma frase que simboliza a tensão existente no Brasil, em 1930: “Façamos a revolução, antes que o povo a faça.” Tal demostração de preocupação, por parte das elites da Aliança Liberal, mostra que elas tinham consciência de que era necessário agir para assumir o controle político e conter as insatisfações populares. A respeito da Revolução de 1930, como ilustra a foto da época, é correto afirmar que

a) a ascensão do gaúcho Getúlio Vargas, como novo presidente, representava a aliança das antigas oligarquias e também dos setores sociais urbanos e do tenentismo, aparentemente vitorioso dentro das Forças Armadas. O compromisso entre esses grupos era o de permanência do sistema econômico e político do governo anterior com o apoio das Forças Armadas.

b) a Revolução de 1930 não pode ser considerada um rompimento decisivo na história do país, pois além da permanência de grupos ligados ao governo anterior, não ocorreu nenhuma mudança no sistema representativo brasileiro. Continuamos verificando a defesa dos interesses políticos e econômicos de uma única categoria social e o prestígio dos militares.

c) os que assumiram o poder, com a Revolução de 1930, buscaram, de todas as maneiras, criar a imagem de um Brasil totalmente diferente a partir do levante. Podemos considerar tal episódio político como sendo a vitória da burguesia industrial sobre as tradicionais oligarquias cafeeiras e que as Forças Armadas promoveriam a integração e a união nacional.

d) a derrota do paulista Júlio Prestes, nas eleições presidenciais de 1930, precipitou o levante revolucionário, responsável por entregar o poder a Getúlio Vargas, que governou durante 15 anos. Para se manter na liderança política, o político gaúcho contou com o apoio irrestrito das Forças Armadas.

e) ao assumir o comando político da nação, logo após o movimento de 1930, Getúlio Vargas divulgou imagens envergando um uniforme militar, influenciando a opinião pública de que, sob sua liderança, iniciava-se um novo período de combate aos males da Velha República e em prol da ordem e do progresso.


Física

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 54
Um avião, após deslocar-se 120 km para nordeste (NE), desloca-se 160 km para sudeste (SE). Sendo um quarto de hora, o tempo total dessa viagem, o módulo da velocidade vetorial média do avião, nesse tempo, foi de

a) 320 km/h

b) 480 km/h

c) 540 km/h

d) 640 km/h

e) 800 km/h


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 55
Dois automóveis realizam uma corrida em um circuito “oval”. Observa-se que o automóvel A dá uma volta completa a cada intervalo de 1min20s , enquanto que o B realiza, nesse mesmo tempo, 90% de volta. Estando o carro A meia volta atrás do carro B, o tempo necessário para que o carro A alcance o B será de

a) 9min10s

b) 8min50s

c) 7min20s

d) 7min50s

e) 6min40s


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 56
Um corpo de 5 kg está em movimento devido à ação da força F, de intensidade 50 N, como mostra a figura ao lado. O coeficiente de atrito cinético entre a superfície de apoio horizontal e o bloco é 0,6 e a aceleração da gravidade no local tem módulo igual a 10 m/s². A aceleração com a qual o corpo está se deslocando tem intensidade
mackezine

a) 2,4 m/s²

b) 3,6 m/s²

c) 4,2 m/s²

d) 5,6 m/s²

e) 6,2 m/s²


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 57
Certo estudante, em um laboratório de Física, na Inglaterra, realizou uma experiência que envolvia trocas de calor. Durante uma parte do trabalho, teve de aquecer um corpo de massa 1,00 kg, constituído de uma liga de alumínio, cujo calor específico é c = 0,215 cal/(g.°C). A temperatura do corpo variou de 212 °F até 392 °F. Considerando que 1 caloria = 4,2 J, a energia térmica recebida por esse corpo foi aproximadamente

a) 160 kJ

b) 90 kJ

c) 40 kJ

d) 16 kJ

e) 9 kJ


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 58
Um raio de luz monocromático que se propaga no ar (índice de refração = 1) atinge a superfície de separação com um meio homogêneo e transparente, sob determinado ângulo de incidência, diferente de 0º. Considerando os meios da tabela abaixo, aquele para o qual o raio luminoso tem o menor desvio é

mackezine

a) Água

b) Álcool etílico

c) Diamante

d) Glicerina

e) Vidro comum


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 59
Um aluno, ao estudar Física, encontra no seu livro a seguinte questão: “No vácuo ( k = 9.10 Nm²/C²), uma carga puntiforme Q gera, à distância D, um campo elétrico de intensidade 360 N/C e um potencial elétrico de 180 V, em relação ao infinito”. A partir dessa afirmação, o aluno determinou o valor correto dessa carga como sendo

a) 24 µC

b) 10 µC

c) 30 nC

d) 18 nC

e) 10 nC


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 60
No circuito elétrico abaixo esquematizado, o gerador elétrico possui resistência elétrica desprezível. Tanto o amperímetro, quanto o voltímetro, são considerados ideais. As lâmpadas ilustradas são idênticas e trazem as informações nominais (1 W — 10 V). Após fechar-se a chave K, o amperímetro e o voltímetro indicarão, respectivamente,

mackezine

a) 50 mA e 1,25 V

b) 25 mA e 1,25 V

c) 50 mA e 2,50 V

d) 25 mA e 2,50 V

e) 75 mA e 5,00 V



2° Dia

Redação

Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo. 

Texto I

Art. 2º-A. Considera-se torcida organizada, para os efeitos desta Lei, a pessoa jurídica de direito privado ou existente de fato, que se organize para o fim de torcer e apoiar entidade de prática esportiva de qualquer natureza ou modalidade.

[...]

Art. 39-A. A torcida organizada que, em evento esportivo, promover tumulto; praticar ou incitar a violência; ou invadir local restrito aos competidores, árbitros, fiscais, dirigentes, organizadores ou jornalistas será impedida, assim como seus associados ou membros, de comparecer a eventos esportivos pelo prazo de até 3 (três) anos. Art. 39-B. A torcida organizada responde civilmente, de forma objetiva e solidária, pelos danos causados por qualquer dos seus associados ou membros no local do evento esportivo, em suas imediações ou no trajeto de ida e volta para o evento.
Estatuto do Torcedor, lei nº 10.671/2003, alterada pela lei n º 12.299/2010

Texto II

A violência entre “torcidas organizadas” passou a ser uma preocupação social, uma vez que assumiu característica de acontecimento banal, débil e vazio. Na mesma proporção, passou a ser, também, um incômodo aos interesses em torno do evento esportivo. [...] Três aspectos convergem para justificar e explicar a violência entre “torcidas”: a juventude, cada vez mais esvaziada de consciência social e coletiva; o modelo de sociedade de consumo instaurado no Brasil, que valoriza a individualidade, o banal e o vazio; e o prazer e a excitação gerados pela violência ou pelos confrontos agressivos.
Carlos Alberto Máximo Pimenta, sociólogo

Texto III

Quero dizer também que o futebol é o que motiva a união das pessoas em torno dessas torcidas e o futebol envolve disputas. Mas isso não é motivo para guerras. Futebol deve ser motivo para comemorações. Não importa quem perca ou ganhe uma partida, o futebol é sempre festa. Você, que participa ou lidera uma torcida organizada, sabe o poder que tem uma união tão forte em torno de um amor comum. Então, vamos usar essa força e esse amor pelo seu time para fazer uma diferença significativa e positiva no mundo.

                                                                             Roberto Shinyashiki, psiquiatra e consultor empresarial

Língua Portuguesa

Texto para as questões de 01 a 05

Vença a guerra contra a obesidade

Enxugar as medidas deixou de ser há algum tempo uma questão puramente estética. Desde que a ciência passou a relacionar obesidade à hipertensão, colesterol alto e diabete, entre outros problemas, afinar a cintura virou o alvo de todos aqueles que buscam uma vida saudável. E esse desafio se apresenta com força total ao Brasil. Nos últimos 35 anos, o número de homens com mais de 20 anos acima do peso subiu de 18,5 para 50%, e o de mulheres cresceu de 28,7 para 48%.

Se nada for feito, em menos de dez anos alcançaremos as mesmas estatísticas de obesidade dos Estados Unidos, um dos primeiros colocados no ranking mundial do problema, mas dá para reverter esse quadro. Exercitar-se 150 minutos por semana, dormir bem e até levar o cachorro para passear são pequenos passos para a grande vitória contra a síndrome do excesso de peso no país.
www.emagrecebrasil.com.br

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 01
Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Vença a guerra contra a obesidade (título) e enxugar as medidas (linha 01) exemplificam a presença de linguagem metafórica no texto.

b) A partícula até (linha 13) apresenta mesmo sentido daquele presente em “Ele correu tanto como maratonista que chegou até a ponte da outra cidade”.

c) A presença de dados estatísticos (linhas 06 a 08) fortalece o argumento central, pois os números contribuem para evidenciar o assunto tratado.

d) Em Se nada for feito (linha 09), a partícula Se denota condição para que algo possa ser concretizado.

e) O título apresenta verbo no modo imperativo, expressando a noção, na globalidade da unidade textual, de conselho, de atitude a ser tomada pelo leitor.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 02
Considere as seguintes afirmações:

I. Em afinar a cintura (linha 04), há uso de metonímia, considerando que a expressão se relaciona com o excesso de peso em determinado indivíduo.

II. Em mas dá para reverter esse quadro (linhas 11 e 12), a conjunção atribui sentido de oposição à estrutura sintática.

III. É opcional a presença da partícula se na forma verbal exercitar-se (linha 12), já que sua ausência mantém inalterada a semântica do verbo.

Assinale:

a) se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.

b) se apenas as alternativas I e III estiverem corretas.

c) se apenas as alternativas II e III estiverem corretas.

d) se todas as alternativas estiverem corretas.

e) se nenhuma das alternativas estiver correta.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 03
Assinale a alternativa correta sobre o texto.

a) É uma carta aberta com estrutura rígida que apresenta o ponto de vista de seu autor sem chegar, no entanto, a uma conclusão específica.

b) É um relato, considerando que há transmissão de um posicionamento pessoal situado num tempo e espaço específicos.

c) Por conter dados estatísticos, caracteriza-se essencialmente como um relatório de apresentação de resultados obtidos em um procedimento específico.

d) A narração no tempo presente de um fato cotidiano permite que se classifique o texto como um gênero leve de narrativa, tal como na crônica.

e) A finalidade do texto é esclarecer e orientar a população sobre determinado assunto e persuadi-la a uma mudança de comportamento.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 04
Assinale a alternativa que melhor explica o significado de síndrome (linha 14) tal como presente no texto.

a) Estado de obesidade em que se encontra a população.

b) Associação de uma situação crítica a um conjunto de sinais e características.

c) Equivalente a hipertensão, obesidade e colesterol alto.

d) Medo diante de uma situação muito crítica.

e) Restrição física, mental ou sensorial, causada por fatores sociais.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 05
Assinale a alternativa correta.

a) O texto explora fundamentalmente uma questão estética em relação ao aumento de peso, sugerindo, na sua conclusão, estratégias para voltar à boa forma.

b) Por meio de um confronto de argumentos, há no texto uma discussão implícita a respeito de a obesidade ser incorretamente tachada de doença no mundo ocidental.

c) Há, na exposição das ideias do texto, comparações que possibilitam ao leitor verificar que a obesidade é um problema exclusivamente norte-americano.

d) O texto defende que a obesidade é um problema essencialmente masculino, relacionado ao sedentarismo dos envolvidos exclusivamente com o trabalho.

e) Por meio de uma linguagem clara e objetiva, o texto associa a obesidade não só a uma questão de saúde pública, mas também a uma necessária alteração de hábitos.



Texto para as questões de 06 a 08

É a vaidade, Fábio, nesta vida,
Rosa, que da manhã lisonjeada,
Púrpuras mil, com ambição dourada,
Airosa rompe, arrasta presumida.
Gregório de Matos

Observação:
1. lisonjeada: envaidecida
2. airosa: elegante
3. presumida: convencida

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 06
Na estrofe, o poeta

a) dirige-se a seu interlocutor com o objetivo de caracterizar um sentimento muito comum entre os homens, concretizando-o expressivamente por meio de linguagem metafórica.

b) alerta Fábio acerca dos perigos da ambição humana, utilizando-se de processo metonímico: imagens de brilho e luz são usadas para representar a riqueza.

c) chama a atenção do leitor para os pecados mundanos mais comuns, como vaidade, ambição e luxúria, valendo-se de linguagem rica em analogias e requintes lexicais.

d) dirige-se ao amigo a fim de exaltar os prazeres da vida, representados em seu discurso por metáforas antitéticas e paradoxais.

e) descreve conotativamente o seu interlocutor, deixando implícito seu juízo de valor negativo com relação ao comportamento vaidoso de Fábio. 


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 07
Todas as alternativas trazem aspectos temático-expressivos relevantes no texto, EXCETO:

a) discurso em estilo elevado, com foco no sentido da vida.

b) inversões sintáticas.

c) progressão textual apoiada em desdobramentos metafóricos.

d) identificação do poeta com um pastor.

e) linguagem culta, com marcas de preciosismo formal.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 08
O tema da efemeridade da vida é um dos traços que caracterizam o estilo de época a que pertence Gregório de Matos. Recorrente não só no século XVII, mas de um modo geral em toda a história da literatura, esse tema está presente nos seguintes versos:

a) Senhor Deus dos desgraçados! / Dizei-me vós, Senhor Deus! / Se é loucura... se é verdade / Tanto horror perante os céus... (Castro Alves)

b) Sabeis, cristãos, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa dos pregadores. Sabeis, pregadores, por que não faz fruto a palavra de Deus? Por culpa nossa. (Pe. Antônio Vieira)

c) Já o verme – este operário das ruínas – [...] / Anda a espreitar meus olhos para roê-los, / E há de deixar-me apenas os cabelos, / Na frialdade inorgânica da terra! (Augusto dos Anjos)

d) Quero morrer! Este mundo / Com seu sarcasmo profundo / Manchoume de lodo e fel! ( Fagundes Varela)

e) Infinitos espíritos dispersos [...] fecundai o Mistério destes versos / com a chama ideal de todos os mistérios. (Cruz e Sousa)


Texto para as questões de 09 a 11

Na cabeceira da mesa, a toalha manchada de coca-cola, o bolo desabado, ela era a mãe. A aniversariante piscou. 

Eles se mexiam agitados, rindo, a sua família. E ela era a mãe de todos. E se de repente não se ergueu, como um morto se levanta devagar e obriga mudez e terror aos vivos, a aniversariante ficou mais dura na cadeira, e mais alta. Ela era a mãe de todos. E como a presilha a sufocasse, ela era a mãe de todos e, impotente à cadeira, desprezava-os. Todos aqueles seus filhos e netos e bisnetos que não passavam de carne de seu joelho, pensou de repente como se cuspisse. Rodrigo, o neto de sete anos, era o único a ser a carne de seu coração, Rodrigo, com aquela carinha dura, viril e despenteada. Cadê Rodrigo? Rodrigo com olhar sonolento e intumescido naquela cabecinha ardente, confusa. Aquele seria um homem. Mas, piscando, ela olhava os outros, a aniversariante. Oh o desprezo pela vida que falhava.
Clarice Lispector, “Feliz aniversário”. In: Laços de família

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 09
No excerto, está presente um

a) narrador onisciente que descreve cena familiar construída a partir da perspectiva da mãe aniversariante, valendo-se, para isso, do discurso indireto livre.

b) narrador observador que procura caracterizar uma comemoração entre familiares – a festa de aniversário da mãe –, posicionando-se de forma neutra e objetiva.

c) narrador protagonista que, confundindo-se com a personagem mãe, rememora uma festa de aniversário conflituosa.

d) narrador de terceira pessoa que, ao retratar a festa, utiliza também a voz em primeira pessoa da protagonista, formalizada em discurso indireto.

e) narrador onipresente que, valendo-se apenas da observação direta, descreve as reações negativas da família, na ocasião em que se comemora a festa de aniversário da mãe.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 10
No fragmento em análise, a repetição da expressão ela era a mãe (linhas 02, 03, 06 e 07) conota

a) o orgulho de uma senhora que, embora não gostasse muito dos familiares, fica surpresa ao ver a família reunida.

b) a preocupação da protagonista ao se reconhecer responsável por familiares que desprezava.

c) a importância que o narrador atribui à matriarca nos destinos daquela família que, no fundo, não merecia nenhuma atenção.

d) a percepção irônica daquela situação, motivada pelo sentimento de frustração da personagem.

e) o ódio da mãe por se sentir rejeitada por todos, justamente num momento de confraternização familiar.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 11
Considere as seguintes afirmações:

I. No excerto transcrito, a descrição inicial (linhas 01 e 02) não só caracteriza o ambiente da narrativa como também aponta, conotativamente, para a ideia de desconstrução de um modelo familiar.

II. A frase E como a presilha a sufocasse (linhas 06 e 07), no contexto em que está inserida aponta, denotativamente, para o incômodo provocado pelo traje de festa e, conotativamente, para a angústia existencial da personagem.

III. É índice da contemporaneidade de Clarice Lispector a visão idealizada das relações familiares, inscrita, por exemplo, no sentido do título do conto (“Feliz aniversário”) e da coletânea (Laços de família).

Assinale:

a) se todas as afirmações estiverem corretas.

b) se nenhuma afirmação estiver correta.

c) se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.

d) se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.

e) se apenas a afirmação II estiver correta.


Língua Inglesa

The following text refers to questions 12 to 14.

TEN YEARS OF FEAR, GRIEF, REVENGE AND RESILIENCE

The Samaritan
By John Maguire

It is one of the day’s most familiar and most chilling images: rescue workers carrying the beloved Fire Department chaplain Father Mychal Judge from the rubble. But the man nearest Judge was no rescue worker: he was a 28-year-old associate at Goldman Sachs. Seeing papers flying in the air outside his office, he headed into the chaos on the ground. Just after the first tower fell, he found the men struggling to carry the dying Judge. It was too late to perform CPR, so John Maguire started back toward Ground Zero. Then the second tower collapsed. “I jumped under a truck, and everything went black,” he recalls. “I thought, ‘I guess this is how it’s going to end.’ “

Maguire eventually made it to the apartment of his sister, who showed him the photo the next day: “It seemed surreal.” He found solace in an unexpected place. Recalled to active duty, the West Point graduate served as a civic-affairs officer in Iraq from 2006 to 2007. Doing so was his therapy, alleviating a crushing sense of futility. Today, Maguire is back at Goldman. “_________( I )________ because I commute through that site every day.”
www.newsweek.com

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 12
The text states that

a) Father Mychal Judge was a rescue worker working near the site of the 9/11 attacks. He was also a CPR expert.

b) Ground Zero, where the WTC towers collapsed, is on the west side of New York City, next to Maguire’s sister’s apartment.

c) John Maguire escaped the attacks as he left his office in search of the sheets of paper which had flown away with the first explosion.

d) The work Maguire did some time after the tragedy gave him some consolation and comfort in his sorrow.

e) Maguire’s sister showed him the photo she had taken from her apartment on that surreal day.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 13
The word “rubble” in the text means

a) broken bits and pieces of anything.

b) explosive device used as a weapon to disperse crowds.

c) violent expansion or bursting with noise, as of gunpowder.

d) a premature spontaneous burning due to the high temperature of air compressed in a cylinder.

e) combustion or consumption of fuel in such a way as to give off heat, gases and light.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 14
The right sequence of words that properly fill in blank I in the text are

a) It’s hard for myself to really don’t think about…

b) It’s hard for me to really not think about…

c) It’s hard for me to really think not about…

d) It’s hard to really don’t think about for me…

e) It’s hard for me not to really think about…


The following text refers to questions 15 and 16.

Buffalo Springfield, Pearl Jam
Rock Bridge School Benefit

S. Stills, R. Furay and N. Young of Buffalo Springfield perform together during the Bridge School Benefit concert in Mountain View, Calif. Associated Press photo/Eric Risber.

The annual Bridge School Benefit has featured special acoustic sets by everybody from David Bowie and Paul McCartney to Metallica and Phish. But for the 24th edition, on October 23rd and 24th, organizer Neil Young unveiled a stunning finale: the first set since 1968 by his old band Buffalo Springfield. “From my perspective, we just picked up where we left off many, many years ago,” says singer Richie Furay. “It was almost like going back in time.”

Over two chilly, wet days at the Shoreline Amphitheater near San Francisco, babyboomers and local dot-com kids gathered for a remarkable, eclectic lineup: Jackson Browne and David Lindley tackled Bruce Springsteen’s 1983 “Brothers Under the Bridge”; Kris Kristofferson broke out “Me and Bobby McGee”; Billy Idol revved up the crowd with a singalong on “Rebel Yell”; and Pearl Jam blasted through their eighth appearance at the benefit. At the end of their set, which included “Black” and “Better Man”, Young joined them on his new tune “Walk With Me.” “We played it for him backstage, and he said, ‘That’s basically it, but let me show you what you aren’t playing,’ ”says Pearl Jam guitarist Stone Gossard. “We _____( I )_____ an interaction with him that __( II )__ a lesson in the sheer, raw love of rock.”
Rolling Stone

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 15
The text DOES NOT state that

a) the weather during the festival was awful.

b) Buffalo Springfield had their first live set at the Annual Bridge School Benefit.

c) both adults and teenagers had a chance to enjoy the concerts side by side.

d) Neil Young presented new material and played along with many other renowned artists at the benefit.

e) Singer Richie Furay feels as if he had never left his old band, Buffalo Springfield.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 16
The right forms of the verbs have and be which appropriately complete blanks I and II in the text are

a) had better never have, isn’t

b) have never had, wasn’t

c) should never have, hasn’t been

d) had never had, had been

e) will never have, is

The following quotation refers to questions 17 and 18.

“When I look back on all these women, I remember the story of an old man who said on his deathbed that he __( I )__ a lot of trouble in his life, most of which __( II )__ .”
Winston Churchill

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 17
The verb forms that correctly complete the blanks I and II in the quotation are

a) has had, has never happened

b) had, never happened

c) would have had, had happened

d) should have, wouldn’t happen

e) had had, had never happened


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 18
What Churchill meant by what he said is that

a) one should never worry about anything on one’s deathbed.

b) everybody is expected to have trouble in life; however, solutions are never welcome.

c) all the trouble you assume you have may actually not even get hold of you.

d) a man and his troubles must always be dealt with care and attention, leaving no trace for worries.

e) 90% of the trouble you have is supposed to be worked out by your death.


Matemática

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 19
A soma dos naturais positivos, que divididos por 37 dão resto igual ao cubo do quociente, é

a) 258

b) 290

c) 301

d) 320

e) 348


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 20
As medidas dos lados de um triângulo retângulo estão em progressão aritmética. Se a área do triângulo é 1/6 ,o seu perímetro é 

mackezine


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 21
Dentre as alternativas abaixo, o melhor esboço gráfico da função real definida pormackezine

mackezine

mackezine




mackezine

mackezine



MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 22
Considere as raízes positivas a e b da equação x³– 7x + 6 = 0, com a < b, e seja a circunferência de centro P(a,b). Se essa circunferência é tangente externamente à curva x² + y² – 10x + 2y + 17 = 0, o raio da circunferência de centro P é

a) 1

b) √2

c) √3

d) 2

e) 2√3


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 23
Em uma pirâmide regular, o número de arestas da base, a medida da aresta da base e a altura são, nessa ordem, os três primeiros termos de uma progressão aritmética, cujo primeiro termo é igual à razão. Se o trigésimo primeiro termo dessa progressão é 93, o volume da pirâmide é

a) 18√3

b) 27√3

c) 8√3

d) 9√3

e) 12√3


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 24
Sempre que joga, um time tem probabilidade 2/3 de vencer uma partida. Em quatro jogos, a probabilidade de esse time vencer, exatamente dois deles, é

mackezine


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 25
I. Se a e b são números reais positivos e diferentes de 1, tais que loga b- 1/3 log b=0, então o valor de a é 0,001.

II. Se (1 – sen x, 1 – cos x, 1 + sen x), 0 < x < π/2 , é uma progressão geométrica, cos 3 x é igual a –1.

III. Se a representação gráfica dos pares (x,y), soluções do sistema { x - 3y = k { 2x - py = 8, com k e p reais, é uma reta, então k + p = 10.

Considerando as afirmações I, II e III acima, é correto afirmar que

a) somente I e II são verdadeiras.

b) somente II é verdadeira.

c) somente III é verdadeira.

d) somente II e III são verdadeiras.

e) todas são verdadeiras.


Geografia

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 26
mackezine

No mapa, estão assinaladas

a) áreas de maior produção de minério de Ferro, com exportações voltadas, principalmente, para o mercado chinês.

b) regiões onde se concentra a pecuária melhorada ou semi-intensiva, com destacável participação nas exportações do país.

c) áreas com maior produção de soja.

d) principais áreas produtoras e consumidoras de gás natural.

e) áreas de maior produção de etanol.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 27
Rússia: Moscou bate recorde de natalidade

Segundo informação da vice-prefeita e responsável pela política social da capital, Liudmila Shvetsova, em agosto deste ano foram registrados em Moscou 12 mil nascimentos – um evento a ser comemorado no momento em que a Rússia, preocupada com o decréscimo de sua população, faz campanhas de natalidade.

Ainda de acordo com Shvetsova, em Moscou a natalidade está crescendo e a mortalidade diminuindo, resultado que tranquiliza a viceprefeita, ela mesma incentivadora e participante de campanhas pelo aumento da população nacional.
http://www.diariodarussia.com.br

Relacionadas à notícia dada, considere as afirmações I, II e III.

I. O envolvimento do país em conflitos na região do Cáucaso, como na Chechência, Daguestão, Iguchétia e Estônia, foi responsável por um expressivo aumento nos índices de mortalidade do país, equivalente ao que ocorreu na Segunda Guerra Mundial.

II. A baixa natalidade, comum a diversos países europeus, é um fator que preocupa as autoridades do país em relação à sustentabilidade do sistema previdenciário e à reposição de mão de obra.

III. Além da questão socioeconômica, há questões étnico-religiosas, pois muitos russos se preocupam com o maior ritmo de crescimento demográfico entre minorias com religião islâmica, o que poderia acentuar conflitos e tensões já existentes no país.

Dessa forma,

a) apenas I e II estão corretas.

b) apenas II e III estão corretas.

c) apenas I e III estão corretas.

d) I, II e III estão corretas.

e) apenas I está correta.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 28
Brasil não tolerará internacionalização da Amazônia, diz Jobim. Brasília, 12/04/2011 – O Brasil cuidará de seu território por si mesmo e não tolerará a pretensão de internacionalização da Amazônia, disse nesta terça-feira o ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao falar no III Seminário de Defesa, um dos eventos promovidos pela LAAD 2011 (Latin America Aerospace & Defence), maior feira de tecnologia de defesa e de segurança da América Latina. A LAAD 2011 foi aberta nesta terça-feira (12/04), no Riocentro, Rio de Janeiro.
https://www.defesa.gov.br

O texto acima é parte de uma reportagem sobre o espaço Amazônico e de uma preocupação estratégica nacional. A respeito do tema, considere I, II e III.

I. O então ministro Nelson Jobim fez referência à resolução que determina a administração internacional da Amazônia Brasileira, aprovada no Conselho de Segurança da ONU. 

II. O tema de uma suposta internacionalização da Amazônia é recorrente no Brasil e serviu para justificar políticas de ocupação com grandes projetos de desenvolvimento, principalmente durante o período da ditadura militar.

III. A presença de organizações não-governamentais estrangeiras, práticas de biopirataria e manifestações de autoridades estrangeiras, que questionam a soberania nacional a respeito da Amazônia, são alguns dos fatores que têm motivado reações como a do então ministro da Defesa, assim como de setores civis e militares do país.

Estão corretas, apenas,

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) I, II e III.

e) I.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 29
mackezine

Observando os fluxos migratórios destacados no mapa, é correto afirmar, a respeito da Região Nordeste, que

a) nos primeiros séculos de ocupação europeia da Região Nordeste, desenvolveram-se as primeiras atividades de grande expressão econômica para o país, como a extração do pau-brasil, do cacau e, posteriormente, do babaçu, em que a grande quantidade de mão-de-obra se fazia essencial.

b) as plantations de cana-de-açúcar, desenvolvidas nos estados de Rondônia, Pará e Goiás, nos séculos XVI e XVII, tornaram essas áreas focos de migrantes em busca de prosperidade, já que o produto visava ao mercado europeu, gerando uma decadência produtiva para a Região Nordeste.

c) de acordo com a Divisão Política do IBGE, a Região Nordeste é composta por cerca de 47 milhões de habitantes, distribuídos em 10 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, parte do estado do Maranhão e parte do estado de Minas Gerais (Vale do Jequitinhonha).

d) devido aos graves problemas socioeconômicos e ambientais, como as grandes desigualdades de renda, a forte concentração fundiária e as secas no Sertão nordestino durante o século XX, a região passou a representar um cenário de intenso movimento de repulsão populacional. Muitos habitantes saíram, sobretudo entre as décadas de 1940 e 1980, em busca de oportunidades de trabalho em outras regiões do país.

e) com o abandono persistente de áreas produtivas nordestinas, o governo federal criou, na década de 1930, no governo de Getúlio Vargas, a SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste). Porém, devido aos desvios de capitais que nunca chegavam aos seus verdadeiros destinos, o órgão foi desativado na década de 1990.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 30
Desempenho de alunos brasileiros está bem abaixo do ideal

Relatório divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) mostra déficit brasileiro nas categorias leitura, matemática e ciência.

A colocação do Brasil, a exemplo do que aconteceu na última edição, em 2006, não foi positiva. Segundo dados do relatório de 2009, divulgado neste mês, o país atingiu 412 pontos em leitura, 386 pontos em matemática e 405 pontos em ciência. A média sugerida pela OCDE é de 492, 496 e 501, respectivamente. O objetivo do “Pisa” (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) é comparar o desempenho da educação no mundo. Ao todo foram analisados 65 países (34 membros da organização e 31 parceiros).
http://veja.abril.com.br - 07/12/2010

mackezine

Observando o texto e os dados divulgados pelo PISA, considere I, II e III abaixo.

I. Os dados divulgados pelo PISA justificam, claramente, a preocupação de países como a China, que também faz parte do BRICS, em investimentos prioritários na área educacional, mantendo-a em primeiro lugar, seguida pela Coreia do Sul e pela Finlândia.

II. A Constituição Brasileira de 1988 estabelece que pelo menos 18% da receita com impostos da União e 25% da dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, devem ser investidos em educação. Diversas Constituições estaduais e municipais ampliaram seus percentuais para, até, 35%.

III. Os resultados das pesquisas realizadas pelo PISA são enviados ao PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento); países com resultados insatisfatórios devem promover medidas emergentes de recuperação, podendo sofrer sanções de ordem econômica ou social caso não as adotem.

Estão corretas

a) I e III, apenas.

b) I e II, apenas.

c) I, II e III.

d) II e III, apenas.

e) I, apenas.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 31
A Questão Basca: grupo separatista ETA anuncia trégua permanente.
Silvana Aline Soares Simon (Divulgação Científica em Relações Internacionais) - 10/01/2011 

A imprensa internacional, nas últimas décadas, tem dado destaque às atividades do grupo basco ETA que, por meio de seus atentados, se chocava com o Estado espanhol. No último dia 10 de janeiro, 51 anos após o início de suas atividades, o grupo anunciou, no jornal independente basco Gara, uma trégua geral e permanente.

A respeito do tema, é correto afirmar que

a) os bascos são um povo de origem desconhecida e estão divididos entre a Espanha e o norte de Portugal. Mesmo passando por longos períodos de dominação, lutam pelo reconhecimento internacional do seu país, por meio de um território definido.

b) em 1959 surgiu, no nordeste da Espanha e no sudoeste da França, o movimento ETA, um grupo de tendência socialista e com ideais separatistas. A ação do grupo centrou-se nas táticas de guerrilha urbana, praticando atentados contra autoridades governamentais ligadas ao ditador Francisco Franco.

c) o ETA usa de práticas terroristas na França desde o final do século XIX, buscando garantir a liberdade religiosa, já que a maioria professa a religião muçulmana.

d) o povo Basco teria chegado à península ibérica há mais de 4000 anos. Devido às intensas perseguições, teve a sua cultura e a sua língua dizimadas ao longo do tempo, restando, hoje, pouco de sua cultura original.

e) na década de 1990, a ação terrorista basca matou militares, políticos, juízes, entre outras autoridades locais, trazendo, para a população, a sensação de possíveis conquistas por sua liberdade. O ETA recebe apoio irrestrito da população, porém não consegue atingir seus objetivos.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 32
mackezine

A respeito da África subsaariana, que concentra, hoje, os países mais pobres do mundo, considere I, II e III, abaixo.

I. Com a sua descolonização, que atingiu o seu ápice nas décadas de 1960 e 1970, ficou evidente a tragédia provocada pela ocupação colonial europeia no século XIX.

II. Em tempos de globalização, a África subsaariana tem sido preterida na disputa pelos blocos econômicos, por abrigar em todo o seu território, ecossistemas completos que devem ser preservados, como os desertos e as savanas, não disponíveis à exploração econômica.

III. Serra Leoa foi classificada pela ONU, em 2008, como o lugar onde a população tinha o pior nível de vida do planeta, devido à guerra civil que afetou todo o país.

Dessa forma,

a) I e III estão corretas.

b) II e III estão corretas.

c) I e II estão corretas.

d) I, II e III estão corretas.

e) apenas II está correta. 


Química

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 33
O esquema a seguir mostra a sequência de reações químicas utilizadas para a obtenção dos compostos orgânicos A, B e C, a partir do alceno de fórmula molecular C3H6

mackezne

Assim, os produtos orgânicos formados A, B e C são, respectivamente,

a) propan-1-ol, propanal e ácido acético.

b) propan-2-ol, propanona e propanal.

c) propan-1-ol, propanal e propanona.

d) propan-2-ol, propanona e ácido acético.

e) propan-1-ol, acetona e etanal.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 34
Um técnico químico dissolveu 37 mg de hidróxido de cálcio (α=100%) em água, a 25ºC, para obter 250 mL de uma solução dessa base. Dessa forma, para essa solução, ele obteve um pH igual a 

a) 2,4.

b) 3,4.

c) 11,3.

d) 11,6.

e) 12,6.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 35
Usado em plásticos, bisfenol-A pode alterar comportamento humano

O bisfenol-A é empregado amplamente por indústrias do mundo todo para a fabricação de plásticos e resinas. Além das mamadeiras, os produtos que contêm bisfenol-A incluem resinas dentárias, lentes de contato, CDs e DVDs e o revestimento interno de latas de refrigerante ou outras bebidas. O grande problema da molécula e de seus derivados é o fato de organismos de vertebrados “interpretarem” essas substâncias como hormônios sexuais, implicando em ampla gama de problemas ligados à overdose de bisfenol-A.

O bisfenol-A é preparado pela condensação, catalisada por um ácido, da propanona com fenol, descrita abaixo. Tipicamente, um grande excesso de fenol costuma ser usado para garantir a condensação completa. 

mackeine

Considerando a equação química dada e supondo um rendimento total do processo, ao reagirem 1160 g de propanona com 7520 g de fenol, a massa obtida do bisfenol-A, será de

a) 2,28 kg.

b) 4,56 kg.

c) 9,12 kg.

d) 8,04 kg.

e) 13,02 kg.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 36
A hidrogenação do acetileno é efetuada pela reação desse gás com o gás hidrogênio, originando, nesse processo, o etano gasoso, como mostra a equação química abaixo.

mackezine

Assim, usando as equações termoquímicas de combustão no estado-padrão, é correto afirmar que a variação da entalpia para a hidrogenação de 1 mol de acetileno, nessas condições, é de

a) – 256 kJ/mol.

b) – 312 kJ/mol.

c) – 614 kJ/mol.

d) – 814 kJ/mol.

e) – 3148 kJ/mol.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 37
Os polímeros são macromoléculas sintéticas ou naturais formados por unidades estruturais menores denominadas monômeros. O processo de polimerização pode ocorrer por adição ou condensação, sendo que os polímeros de adição são formados a partir de um mesmo monômero que possui uma ou mais insaturações em sua estrutura. Os polímeros diênicos, como o poliisopreno, sofrem preferencialmente uma reação de polimerização de adição 1,4. Assim, analisando as fórmulas estruturais dadas, o monômero alcadiênico que sofre reação de polimerização por adição 1,4 é

mackezine


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 38
Pode-se niquelar (revestir com uma fina camada de níquel) uma peça de um determinado metal. Para esse fim, devemos submeter um sal de níquel (II), normalmente o cloreto, a um processo denominado eletrólise em meio aquoso. Com o passar do tempo, ocorre a deposição de níquel sobre a peça metálica a ser revestida, gastando-se certa quantidade de energia. Para que seja possível o depósito de 5,87 g de níquel sobre determinada peça metálica, o valor da corrente elétrica utilizada, para um processo de duração de 1000 s, é de  

a) 9,65 A.

b) 10,36 A.

c) 15,32 A.

d) 19,30 A.

e) 28,95 A.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 39
A tabela mostra a variação da velocidade inicial da reação hipotética representada pela equação A2(g) + 2 B(g) → C(g), em função das concentrações iniciais dos reagentes utilizados no processo.

mackezine

Interpretando-se a tabela, considere as afirmações I, II, III e IV abaixo.

I. O valor da constante de proporcionalidade k é igual para todos os experimentos.

II. A lei cinética da velocidade pode ser expressa pela equação v = k∙[A]∙[B].

III. Trata-se de uma reação cuja ordem global é 2.

IV. As ordens para os reagentes A e B são, respectivamente, zero e 2.

São verdadeiras, apenas as afirmações

a) I e III.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

e) III e IV


Biologia

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 40
A eritroblastose fetal é uma doença, em que as hemácias de um embrião são destruídas por anticorpos anti-Rh, produzidos pela mãe. Considere, a esse respeito, I, II, III e IV, abaixo.

I. Os anticorpos são transferidos através da placenta.

II. Os anticorpos anti-Rh só serão produzidos se a mulher tiver sido sensibilizada, ou seja, se ela tiver sido exposta a hemácias Rh+.

III. Um dos tratamentos possíveis é a utilização de um soro anti-Rh, que destrói as hemácias Rh+que tiverem penetrado na circulação da mulher.

IV. Para que uma criança tenha eritroblastose é obrigatório que o pai seja Rh+ .

Estão corretas

a) I, II, III e IV.

b) somente I, II e III.

c) somente I, II e IV.

d) somente II, III e IV.

e) somente I e II.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 41
Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado, que pode resultar desde uma simples alteração fisiológica, até uma doença fulminante e fatal. Os tipos mais conhecidos são as hepatites A, B e C. A grande maioria das hepatites agudas é assintomática ou leva a sintomas inespecíficos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares. Outras doenças, como a leptospirose, a malária, a febre amarela, têm sintomas semelhantes. Hepatite A, leptospirose, malária e febre amarela são causadas, respectivamente, por

a) bactéria, bactéria, protozoário e bactéria.

b) bactéria, vírus, protozoário e vírus.

c) vírus, bactéria, protozoário e bactéria.

d) vírus, bactéria, protozoário e vírus.

e) bactéria, protozoário, protozoário e vírus.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 42
Algumas etapas fundamentais do desenvolvimento das plantas são controladas por fitormônios (hormônios vegetais). Faça a correta correlação de cada fitormônio listado abaixo, com a principal ação sobre o desenvolvimento do órgão vegetal, de I a V.

I. promove o amadurecimento do fruto ( ) Auxina

II. dormência das sementes ( ) Etileno

III. estimula o alongamento do caule ( ) Citocinina

IV. atua no fototropismo e geotropismo ( ) Giberelina

V. estimula a divisão celular ( ) Ácido abscísico

A sequência correta, de cima para baixo é:

a) I, IV, III, V e II.

b) III, I, IV, II e V.

c) I, II, V, III e IV.

d) IV, I, V, III e II.

e) II,III, I, V e IV.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 43
mackezine

Peixe-boi, Pirarucu e tartaruga são alguns animais amazônicos muito caçados nos últimos tempos e, por isso, têm merecido proteção maior dos biólogos e das autoridades. A respeito da respiração e da temperatura corporal desses animais, o preenchimento correto da tabela acima, de A a F, é, respectivamente,

a) Pecilotermo, Pecilotermo, Pecilotermo, Pulmonar, Branquial e Pulmonar.

b) Pecilotermo, Homotermo, Pecilotermo, Branquial, Branquial e Pulmonar.

c) Homotermo, Homotermo, Pecilotermo, Branquial, Branquial e Pulmonar.

d) Homotermo, Pecilotermo, Pecilotermo, Pulmonar, Branquial e Pulmonar.

e) Homotermo, Pecilotermo, Homotermo, Pulmonar, Branquial e Branquial.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 44
mackeizne

No heredograma, os indivíduos marcados são daltônicos.

A respeito desse heredograma, é correto afirmar que

a) 1 é daltônico.

b) todos os meninos filhos do casal 4X5 serão daltônicos.

c) se a mulher 6 se casar com um homem normal, todos os seus filhos de sexo masculino serão normais.

d) o casal 4X5 não tem de probabilidade de ter uma filha normal.

e) a mulher 2 é heterozigota para o gene do daltonismo.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 45
mackezine

A respeito das estruturas apontadas no esquema acima, assinale a alternativa correta.

a) 5 indica uma organela que participa diretamente do processo de divisão celular, embora esteja ausente em células vegetais.

b) 1 indica uma organela pouco desenvolvida em células glandulares.

c) Uma vez que a célula amadurece, o número de organelas 2 não se altera.

d) 4 é capaz de impedir a passagem de qualquer toxina para o interior da célula.

e) Em 3 ocorre a transcrição, uma das etapas da síntese de proteínas.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 46
Dia 22/9/11 foi aniversário do Rio Tietê. Nos meses de agosto/setembro uma equipe de Televisão percorreu grandes extensões desse Rio, analisando por meio de um equipamento, as concentrações de gás oxigênio (mg/L) na água. Em poucos locais do Rio, a concentração de oxigênio foi boa ou ótima (acima de 5,0 mg/L). Isto se deve

a) à grande atividade aeróbia decorrente do excesso de matéria orgânica de origem doméstica.

b) à grande quantidade de plantas macrófitas como o Aguapé e a Pistia (alface d’água). 

c) ao maior movimento da água devido a correntezas e quedas d’água.

d) à grande atividade anaeróbia realizada pelos decompositores como bactérias.

e) à grande quantidade de algas que produzem o oxigênio na fotossíntese.


História

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 47
mackezine

Na segunda metade do século XIX, em todo mundo ocidental, verificou-se o crescimento das elites urbanas. A existência de um público leitor urbano, com determinado nível de renda e de instrução, determinou a reformulação da linguagem visual da época, como vemos nas imagens de embalagem de sabonete acima. Além das novas tecnologias introduzidas no setor gráfico, permitindo a produção e a veiculação em maior escala de informações e de imagens, o outro fator decisivo para essa expansão foi

a) a mudança na relação entre comerciante e consumidor que passou a depender muito mais do poder de influência da publicidade e da embalagem dos produtos, do que da real necessidade do consumidor em adquiri-los. 

b) o apoio irrestrito dos governos nacionais, que se utilizaram dessa expansão inédita de impressos e do consumo tipográfico pela população urbana para anunciar e veicular símbolos patrióticos e incentivar o nacionalismo.

c) a ávida necessidade, nessas novas sociedades urbanas ocidentais, de informação e de ideais, como pátria e liberdade, civilização e tecnologia, capazes de unirem, em torno de um mesmo ideal, os diferentes grupos sociais.

d) a maior oferta de mão-de-obra especializada nos grandes centros urbanos, capaz de atender a demanda desse novo setor tipográfico e também de se tornarem futuros consumidores.

e) a busca constante de novidades que pudessem aumentar as vendas no comércio, dado ao aumento expressivo da capacidade de consumo das classes trabalhadoras urbanas.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 48
mackezine

A charge refere-se

a) à organização do Governo Geral, em 1549, dividindo o território brasileiro em extensos lotes de terras, entregues, por sua vez, a nobres portugueses responsáveis pelo início efetivo da colonização do Brasil.

b) às dificuldades encontradas pelo coroa portuguesa no início da colonização do Brasil, uma vez que, em virtude, dentre outros, do fracasso das Capitanias Hereditárias, a colônia sofria constantes ataques de piratas europeus. 

c) ao fracasso do Governo Geral, em virtude da corrupção existente na corte portuguesa, transferida para o Brasil, responsável pela concessão de privilégios aos piratas franceses no comércio do pau-brasil.

d) ao Governo Geral, responsável pela efetivação da colonização brasileira, por meio de incentivos aos bandeirantes paulistas, para que ultrapassassem os limites de Tordesilhas e expulsassem os piratas franceses fixados no litoral.

e) às dificuldades encontradas pela coroa portuguesa na efetiva organização da exploração da colônia, uma vez que a abundância de metais preciosos ali despertou, nos piratas europeus, o interesse pelas terras lusas na América.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 49
A História nos mostra que as concepções acerca do trabalho, suas funções e significações se transformaram ao longo do tempo. A esse respeito, leia o texto que se segue: “(...) conforme o esquema trifuncional indo-europeu estruturado por Georges Dumézil, a partir do século XI, a sociedade cristã é frequentemente descrita como composta de homens que oram (oratores, os clérigos), de homens que guerreiam (bellatores, os guerreiros) e, enfim, de homens que trabalham (laboratores, na época, essencialmente camponeses). Mesmo que vários textos enfatizem que os laboratores são inferiores aos oratores e bellatores, o surgimento dos trabalhadores no esquema constitutivo da sociedade exprime a promoção do trabalho e daqueles que o praticam”.
Jacques Le Goff. Dicionário Temático do Ocidente Medieval, v.II, pp.568-569.

Pela análise do trecho, é incorreto afirmar que

a) a crise do feudalismo, a partir do século XI, promoveu alterações na mentalidade medieval acerca do trabalho, uma vez que, mesmo depreciado, reconhecia-se sua importância para a própria existência do mundo feudal.

b) mesmo que a Idade Média seja, tradicionalmente, um período de depreciação do trabalho manual, houve inegáveis mudanças nesse sentido, principalmente a partir do século XI, como apontado no texto.

c) os bellatores, terceira ordem feudal, responsáveis pela defesa dos camponeses, determinavam todas as concepções acerca do trabalho, uma vez que eram os donos das terras e os responsáveis pela produção agrícola.

d) a divisão tradicional da sociedade medieval em três ordens revela a importância que o trabalho adquiria naquele momento, mas também nos mostra a necessidade de se justificar o domínio sobre os camponeses.

e) diferentes civilizações, ao longo da História, necessitam de justificativas e de padrões culturais aceitos pelo conjunto da sociedade, com o intuito de garantir o domínio, de certas parcelas, sobre o conjunto da população.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 50
A primeira arte a surgir no Brasil pós-descobrimento foi a arquitetura, sendo os fortes militares e as Igrejas os tipos mais comuns de edificações. Se os primeiros visavam salvaguardar as populações litorâneas e combater a pirataria estrangeira, as construções religiosas, edificadas durante muito tempo pedra por pedra enviada de Portugal, e apenas montadas no Brasil por arquitetos locais, cumpriam dois importantes papéis. Nos séculos XVI e XVII, além da preocupação das autoridades portuguesas em ensinar o modelo civilizatório europeu aos indígenas, a construção de igrejas, seguindo o modelo metropolitano, servia

a) à preocupação de acompanhar de perto a veracidade e a sinceridade do processo de conversão dos cristãos novos, residentes no Brasil, muitos deles ainda seguidores secretos do judaísmo.

b) à manutenção da memória dos europeus emigrados para que, no espaço físico dessas igrejas, não se esquecessem de sua própria cultura, já que muitos haviam se acostumado com os hábitos locais. 

c) à manifestação irrefutável da superioridade civilizatória europeia perante as rudimentares construções indígenas, que não poderiam competir com o monumentalismo português.

d) à necessidade de registrar o número de índios cristianizados e, portanto, leais à Coroa Portuguesa, além de realizar casamentos, batismos e todos os cerimoniais cristãos para os portugueses residentes no Brasil.

e) para combater, no campo religioso, os ataques de corsários e hugenotes franceses que, além de se interessarem em ocupar o território nacional, desejavam converter os indígenas ao protestantismo.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 51
“Ele supõe saber alguma coisa e não sabe, enquanto eu, se não sei, tampouco suponho saber. Parece que sou um pouco mais sábio que ele exatamente por não supor que saiba o que não sei.”
Sócrates, 469-399 a. C.

O filósofo grego Sócrates, nascido em Atenas, por ensinar seus discípulos a se libertar do orgulho e da pretensão de que sabiam algo e que, somente ao se libertarem dessa postura prepotente poderiam inicar a construção de suas próprias ideias, foi considerado subversivo pelo governo ateniense. Para o filósofo, não importava a condição socioeconômica de seus discípulos e, sim, suas qualidades interiores. Acusado de coromper a juventude, foi condenado a tomar cicuta (veneno). Suas ideias contrariavam os valores dominantes da sociedade ateniense da época, porque

a) permitiriam que todo grego pudesse ser considerado “heleno”, pois participaria do processo de educação e cultura grega e, não mais, apenas os atenienses.

b) Atenas, considerada a “educadora da Hélade”, não seria mais a única cidadeestado grega a monopolizar o direito à educação, podendo tal direito ser exercido por qualquer outra pólis.

c) para a democracia ateniense, a maioria da população (composta de escravos, mulheres e estrangeiros) não tinha direito de cidadania e, portanto, não deveria participar das decisões políticas.

d) não respeitavam os valores religiosos atenienses, influenciando seus jovens discípulos a não se submeterem a nenhuma imposição ou princípio religioso, pois seria prejudicial à sua formação acadêmica.

e) o regime democrático ateniense nunca incentivou o desenvolvimento intelectual de seus cidadãos, por considerar que os valores tradicionais deveriam ser respeitados e preservados.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 52
“Este comércio de carne humana é, pois, um cancro que corrói as entranhas do Brasil (...) Torno a dizer, porém, que eu não desejo ver abolida de repente a escravidão; tal acontecimento traria consigo grandes males”.
José Bonifácio, 1823.

“Como é sabido, no Brasil, a abolição tardou, só se concretizando após longa e dolorosa agonia (...). Tão longo e socialmente penoso foi o processo de abolição que, aos contemporâneos (...), parecia que não viria nunca”.
Maria Helena Machado.

“ ‘Teremos grandes desastres, se não houver providências enérgicas e imediatas’: a rebeldia dos escravos e a abolição da escravidão”. 
In: Keila Grinberg e Ricardo Salles (orgs.). O Brasil Imperial, v.III (1870-1889). São
Paulo: Civilização Brasileira, 2009, p.369

Considerando os trechos acima, conclui-se, corretamente, que uma das explicações para a tardia abolição da escravidão, no Brasil, deveu-se

a) ao caráter gradualista que ela adquiriu, satisfazendo, em grande medida, aos anseios de uma parcela da elite, preocupada com as possibilidades sociais, econômicas e políticas dos recém-egressos da escravidão.

b) às tentativas de grupos abolicionistas em erradicar a escravidão desde o início do século XIX como, por exemplo, o grupo liderado pelo poeta e  advogado Luís Gama, em São Paulo, denominado “Caifases”.

c) ao medo, por parte da elite, de que os emancipados pudessem ascender econômica e politicamente, uma vez que, desde 1871, era assegurado o direito à educação e à participação política a esses grupos.

d) à constatação de que havia o medo, em potencial, de parcelas da elite em assumir seus anseios em prol da abolição, uma vez que, por tradição, os grandes proprietários eram retrógrados e desfavoráveis a mudanças.

e) às discussões em torno do assunto no Conselho de Estado, demoradas e não conclusivas, que só fizeram adiar as medidas efetivas em torno da emancipação gradual, como exposto no texto de José Bonifácio.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 53
Um dos episódios mais controvertidos e menos elucidados da História do Brasil foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, que completa cinquenta anos. A esse respeito, considere I, II, III e IV abaixo.

I. O vice- presidente João Goulart, considerado, por setores da elite, propenso ao comunismo, foi impedido de assumir o governo logo após a renúncia de Jânio.

II. A Campanha da Legalidade, liderada por Leonel Brizola, defendeu o cumprimento da Constituição federal, exigindo a posse de Jango na presidência. 

III. Para diminuir os conflitos resultantes da renúncia de Jânio, o Congresso instituiu o parlamentarismo, sendo, assim, garantida a posse de Jango, mas com poderes sensivelmente diminuídos.

IV. Resultou em uma crise política, uma vez que setores poderosos faziam oposição a Jango, acusado de comunismo, sendo esse fato uma das justificativas para o Golpe militar em 1964.

Então,

a) somente I, III e IV estão corretas.

b) somente I, II e III estão corretas.

c) somente II e III estão corretas.

d) somente II e IV estão corretas.

e) I, II, III e IV estão corretas.


Física

MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 54
Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, o atleta brasileiro, meio-fundista, Joaquim Cruz venceu a prova final dos 800,00 m e estabeleceu, para a época, novo recorde olímpico, completando a prova em 1,717 min. Considerando que o atleta percorreu o espaço final da prova, correspondente a 25% do espaço total, em 0,417 min, sua velocidade escalar média na parte anterior foi, aproximadamente,

a) 9,0 m/s

b) 7,7 m/s

c) 6,7 m/s

d) 4,7 m/s

e) 2,6 m/s


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 55
Uma bola é chutada a partir de um ponto de uma região plana e horizontal, onde o ca mp o g r av it a cion a l é considerado uniforme, segundo a direção ver tical descendente. A trajetória descrita pela bola é uma parábola, |g| = 10 m/s² e a resistência do ar é desprezível. Considerando os valores da tabela ao lado, conclui-se que o ângulo α de lançamento da bola foi, aproximadamente,
mackezine

a) 15°

b) 30°

c) 45°

d) 50°

e) 75°


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 56
Certo corpo de massa 10,0 kg está suspenso por uma pequena argola, que pode deslizar, sem atrito, por um fio, supostamente ideal. Em uma primeira situação, o corpo encontra-se na posição ilustrada na figura 1 e, depois de certo tempo, encontra-se na posição ilustrada na figura 2. O trabalho realizado pela força peso, entre a posição 1 e a posição 2, foi

mackezine
a) 2,40. 10– ¹ J

b) 2,45. 10–¹ J

c) 5,00. 10–¹ J

d) 2,40 J

e) 2,45 J


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 57
Um estudante, no laboratório de Física de sua escola, forneceu calor a um corpo de massa 50 g, utilizando uma fonte térmica de potência constante. Com as medidas obtidas, construiu o gráfico ao lado, que representa a quantidade de calor ∆Q recebida pelo corpo em função de sua temperatura t. Analisando o gráfico, pode-se afirmar que o calor específico, no estado sólido e o calor latente de vaporização da substância que constitui o corpo, valem, respectivamente,

mackezine
a) 0,6 cal/(g.ºC) e 12 cal/g

b) 0,4 cal/(g.ºC) e 12 cal/g

c) 0,4 cal/(g.ºC) e 6 cal/g

d) 0,3 cal/(g.ºC) e 12 cal/g

e) 0,3 cal/(g.ºC) e 6 cal/g


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 58
Um pequeno objeto foi colocado sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo, que obedece às condições de Gauss, conforme ilustra a figura ao lado. O raio da esfera, da qual foi retirada a calota que constitui o espelho, mede 1,00 m. Nessas condições, a distância entre esse objeto e sua respectiva imagem conjugada é de
mackezine

a) 240 cm

b) 150 cm

c) 75 cm

d) 60 cm

e) 50 cm


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 59
Uma pequena esfera de isopor, de massa 0,512 g, está em equilíbrio entre as armaduras de um capacitor de placas paralelas, sujeito às ações exclusivas do campo elétrico e do campo gravitacional local. Considerando g = 10 m/s², pode-se dizer que essa pequena esfera possui

mackezine

a) um excesso de 1,0 . 10¹² elétrons, em relação ao número de prótons.

b) um excesso de 6,4 . 10¹² prótons, em relação ao número de elétrons.

c) um excesso de 1,0 . 10¹² prótons, em relação ao número de elétrons.

d) um excesso de 6,4 . 10¹² elétrons, em relação ao número de prótons.

e) um excesso de carga elétrica, porém, impossível de ser determinado.


MACKENZIE 2012.1 - QUESTÃO 60
No laboratório de Física, monta-se o circuito elétrico ao lado, com um gerador ideal e os interruptores (chaves) K1, K2 e K3. Estando somente o interruptor K1 fechado, o amperímetro ideal acusa a passagem de corrente elétrica de intensidade 5 A. Fechando todos os interruptores, a potência gerada pelo gerador é
mackezine

a) 300 W

b) 350 W

c) 400 W

d) 450 W

e) 500 W


COMENTÁRIOS

Nome

administração,9,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,2,ads,39306,advogado,1,agricultura,1,agronomia,8,alberteinstein,26,alfabeto,5,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,6,arquivologia,1,arte,10,artes visucais,2,assistente social,2,atividade,288,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,209,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,11,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,35,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,13,ciência da computação,1,ciencias,85,ciências biológicas,1,ciências contábeis,21,ciências da saúde,1,ciências econômicas,5,ciências sociais,4,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,458,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,13,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,25,declaracoes,6,desenhos,449,design,6,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,4,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,160,direito administrativo,36,direito ambiental,2,direito civil,29,direito constitucional,36,direito do trabalho,27,direito eleitoral,1,direito empresarial,28,direito financeiro,1,direito penal,30,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,34,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,3,educação,55,educação física,19,educação infantil,347,eleicoes,1,enade,385,enare,1,encceja,44,enem,96,enfermagem,20,engenharia,4,engenharia ambiental,3,engenharia civil,4,engenharia da computação,4,engenharia de alimentos,3,engenharia de controle e automação,2,engenharia de produção,4,engenharia eletrica,3,engenharia florestal,3,engenharia mecanica,3,engenharia quimica,3,ensino fundamental,350,escola,1,espanhol,40,espcex,36,especial,1,espm,7,esportes,1,estatística,2,exame nacional,3,explicacao,48,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,30,famerp,14,farmacia,12,fasa,9,faseh,1,fatec,29,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,25,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,física,1,fisioterapia,11,fmabc,5,fmo,2,fonoaudiologia,10,formação geral,8,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,24,gabaritos,35,gastronomia,2,geografia,77,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,4,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,177,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,135,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,12,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,11,inglês,60,insper,52,instituto acesso,138,ita,22,jornalismo,16,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,28,marketing,3,matematica,123,matemática financeira,1,medicina,96,medicina legal,2,medicina veterinaria,11,meliuz,1,mtc,1,musica,4,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,116,nubank,4,nutrição,15,o que e,3,oab,215,obmep,10,odontologia,12,outros,75,pedagogia,7,piaui,1,pnaic,10,portugues,160,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1415,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,9,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,35,provas cfc,12,provas concurso,282,provas da univesp,2,provas enade,384,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,36,provas espcex,11,provas espm,4,provas famema,17,provas famerp,10,provas faseh,1,provas fatec,23,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fepese,17,provas fgv,11,provas fmabc,3,provas fmj,2,provas fmp,1,provas fundatec,4,provas fuvest,14,provas iades,2,provas ibest,1,provas ibfc,7,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifmt,1,provas ifnmg,1,provas ifpi,13,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,12,provas mackenzie,18,provas mestrado,1,provas mpe-go,1,provas nível fundamental,2,provas nível médio,25,provas nível superior,157,provas oab,216,provas puc,9,provas pucgo,2,provas pucrj,4,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,51,provas revalida,9,provas santa casa,9,provas ucpel,2,provas uece,16,provas ueg,8,provas uel,5,provas uem,3,provas uema,5,provas uenp,1,provas uepg,1,provas uerj,2,provas uesb,1,provas ufac,5,provas ufgd,9,provas ufpel,1,provas ufpr,1,provas ufrgs,1,provas ufu,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,9,provas unicamp,11,provas unicentro,1,provas unicesumar,7,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,6,provas unifesp,22,provas unifor,7,provas unioeste,3,provas unip,3,provas unirg,9,provas unirv,3,provas unisc,2,provas unitins,4,provas upe,17,provas uri,1,provas usp,52,provas vestibular,469,provas vunesp,1,psicologia,37,publicidade e propaganda,4,publieditorial,2,puc-go,4,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão análise e desenvolvimento de sistemas,25,questão analista em tecnologia da informação,30,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,151,questão atualidades,50,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,54,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão consulplan,20,questão consultor do tesouro estadual,39,questão coronavirus,25,questão cremern,27,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,507,questão da ameosc,40,questão da amrigs,181,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,282,questão da espcex,796,questão da espm,80,questão da famema,521,questão da famerp,230,questão da fasa,102,questão da fatec,1307,questão da fau,96,questão da fcc,460,questão da fepese,489,questão da fgv,2841,questão da fmabc,170,questão da fmp,60,questão da fundatec,60,questão da fuvest,1255,questão da mpe-go,50,questão da oab,3663,questão da obmep,326,questão da puc-pr,103,questão da puc-rj,81,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,581,questão da ucpel,64,questão da uece,1134,questão da ueg,380,questão da uel,453,questão da uema,352,questão da uemg,115,questão da uenp,65,questão da uerj,140,questão da ufac,209,questão da ufgd,476,questão da ufpel,106,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,1061,questão da unicamp,813,questão da unicentro,256,questão da unicesumar,223,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,299,questão da unifesp,900,questão da unifor,453,questão da unioeste,164,questão da unip,149,questão da unirg,473,questão da unirv,181,questão da unisc,88,questão da unitins,209,questão da usp,1304,questão da vunesp,60,questão de administração,228,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,88,questão de agronomia,179,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,83,questão de artes visuais,55,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1652,questão de biomedicina,269,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,74,questão de ciências contábeis,196,questão de ciências da computação,127,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,200,questão de ciências humanas,219,questão de ciências naturais,249,questão de ciências sociais,123,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de código de defesa do consumidor,10,questão de computação,57,questão de concurso,9714,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,499,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de interiores,27,questão de design de moda,80,questão de dietética,40,questão de direito,3783,questão de direito administrativo,317,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,233,questão de direito constitucional,289,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,150,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,168,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,227,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,85,questão de direito processual do trabalho,15,questão de direito processual penal,81,questão de direito tributário,246,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,329,questão de enfermagem,322,questão de engenharia civil,115,questão de engenharia da computação,137,questão de engenharia de produção,92,questão de escriturário,10,questão de espanhol,915,questão de estatistica,55,questão de ética e legislação,4,questão de farmácia,317,questão de filosofia,428,questão de finanças públicas,9,questão de física,2113,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,284,questão de fonoaudiologia,230,questão de frances,178,questão de geografia,1744,questão de gestão ambiental,92,questão de gestão de recursos humanos,67,questão de gestão financeira,108,questão de gestão hospitalar,108,questão de governança e gestão,40,questão de história,2275,questão de informática,214,questão de inglês,1867,questão de jornalismo,252,questão de legislação,338,questão de legislação estadual e institucional,8,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,420,questão de literatura brasileira,20,questão de marketing,113,questão de matemática,4455,questão de matemática financeira,10,questão de medicina,2715,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,271,questão de modelagens e processo,10,questão de música,58,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,381,questão de odontologia,233,questão de pedagogia,114,questão de planejamento de carreira e sucesso profissional,27,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,5281,questão de princípios gerenciais de gorretagem,10,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,74,questão de psicologia,447,questão de publicidade e propaganda,108,questão de química,1923,questão de raciocínio lógico,233,questão de radiologia,153,questão de redação,2,questão de relações internacionais,102,questão de saúde pública,75,questão de secretariado executivo,134,questão de segurança pública,5,questão de servico social,155,questão de serviço social,113,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,56,questão de sociologia,239,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agroindustria,25,questão de tecnologia em agronegocio,109,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em estética e cosmética,29,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,83,questão de terapia ocupacional,204,questão de turismo,110,questão de vestibular,29886,questão de zootecnia,132,questão design de interiores,26,questão design gráfico,52,questão detran,96,questão do cefetmg,1816,questão do cfc,592,questão do enade,8417,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,3547,questão do ibfc,100,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,1167,questão do ime,40,questão do ita,554,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,1526,questão do revalida,791,questão economia empresarial,29,questão engenharia,72,questão engenharia ambiental,82,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,73,questão engenharia de controle e automacao,73,questão engenharia eletrica,73,questão engenharia florestal,82,questão engenharia mecânica,72,questão engenharia quimica,44,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmj,120,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,53,questão gestao comercial,53,questão gestão da produção,27,questão gestão de qualidade,54,questão gestão pública,53,questão iades,60,questão iave,89,questão ibade,107,questão ibest,40,questão ibfc,320,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,54,questão máxima,50,questão modelagem de processos,11,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão objetiva,20,questão obras e postura,28,questão princípios gerenciais de corretagem,15,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,186,questão pucrj,70,questão quadrix,120,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão técnico de laboratório,10,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,28,questão tecnologia seguranca do trabalho,56,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,54,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,134,questão uesb,60,questão uespi,127,questão ufgd,187,questão ufpe,50,questão ufpr,70,questão ufsc,116,questão ufu,94,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,128,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,1104,questão uri,84,questão urologia,15,questão web design,40,questões,60865,quimica,67,raciocínio lógico,7,radiologia,6,redacao,165,reflexão em texto,8,relações internacionais,4,religiao,5,resumo,5,revalida,11,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,92,saude publica,2,secretariado executivo,5,seguranca do trabalho,2,serviço social,10,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sistemas de informação,1,sisu,2,slmandic,2,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,2,tecnologia em agronegocio,4,tecnologia em alimentos,1,tecnologia em gestão ambiental,2,tecnologia em gestão hospitalar,1,teologia,1,terapia ocupacional,7,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,50,ueg,8,uel,25,uem,3,uema,11,uemg,13,uepg,4,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,71,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,21,unicamp,22,unicentro,15,unicesumar,5,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,8,unifesp,41,unifor,12,uninassau,3,uninove,1,unioeste,6,unip,3,unirg,13,unirv,3,unitins,6,univesp,2,upe,23,urbanismo,1,usp,54,vestibular,942,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,7,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Mackenzie 2012.1 (1° e 2° dias) com Gabarito
Prova Mackenzie 2012.1 (1° e 2° dias) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZyd3_bBOcLpqHj18HO3wEAI6cdeDKB6_bkgYSmYAWF7avozHG0N05ieLocCBa9skvMQEoKSWcM6uDpQikLQ_b2QFwEKWaEl2DOSs_IzJsKU7qjP3Tc2TsT12eWjzLhCvVl3rSjx53nIo/s16000/mackenzie-indagacao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiZyd3_bBOcLpqHj18HO3wEAI6cdeDKB6_bkgYSmYAWF7avozHG0N05ieLocCBa9skvMQEoKSWcM6uDpQikLQ_b2QFwEKWaEl2DOSs_IzJsKU7qjP3Tc2TsT12eWjzLhCvVl3rSjx53nIo/s72-c/mackenzie-indagacao.png
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-mackenzie-20121-1-e-2-dias-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/01/prova-mackenzie-20121-1-e-2-dias-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo