A prevalência de hipertensão renovascular é baixa em pacientes com hipertensão leve, mas pode atingir

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 54
A prevalência de hipertensão renovascular é baixa em pacientes com hipertensão leve, mas pode atingir 10 a 40% dos pacientes com hipertensão arterial grave ou refratária, podendo acomenter as artérias renais uni ou bilateralmente, a maioria deles, com estenose unilateral. 

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Em pacientes com estenose significativa da artéria renal aterosclerótica recomenda-se a terapia médica para controle da hipertensão, nos casos com estenose unilateral, idealmente com um inibidor bloqueador do sistema renina angiotensina-aldosterona ou bloqueador do receptor da angiotensina II. 

II. Os inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA) e os bloqueadores do receptor da angiotensina II (BRA) são drogas de alto risco para lesão renal aguda progressiva em todos os pacientes com doença renovascular uni ou bilateral. 

III. A angioplastia com stent na estenose significativa da artéria renal pode ser bem indicada em casos de edema pulmonar agudo recorrente e / ou insuficiência cardíaca refratária. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 

(B) II, apenas. 

(C) III, apenas. 

(D) I e II, apenas. 

(E) I e III, apenas.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(E) I e III, apenas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.