As DAVs são entendidas como um gênero de documentos de manifestação da vontade prévia que terão

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 47
As DAVs são entendidas como um gênero de documentos de manifestação da vontade prévia que terão efeito quando o paciente não conseguir manifestar livre e autonomamente sua vontade, cujas espécies são o testamento vital e a procuração para cuidados de saúde. A Resolução do CFM 1.995/2012 é o documento regulamentado para as DAVs. 

Assinale a opção que melhor descreve a importância desse instrumento nas práticas de saúde. 

(A) As DAVs não tem nenhum caráter econômico, pois a autonomia decisória do paciente não impacta na sustentabilidade do sistema de saúde. 

(B) As DAVs podem ser utilizadas como instrumento de política pública no âmbito da saúde para atingir meta governamental para a eventual diminuição de despesas públicas. 

(C) Segundo a Resolução do CFM 1.995/2012, o médico pode desrespeitar a vontade do paciente sobre os seus cuidados de fim de vida independentemente do Código de Ética Médica. 

(D) As DAVs ajudam a diminuir o medo do paciente em situações inaceitáveis, aumenta a autoestima e a confiança entre médico e paciente.

(E) Mesmo o paciente tendo manifestado ao seu médico sua vontade sobre os cuidados de fim de vida que deseja receber, a vontade dos familiares prevalece sobre a do paciente.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(D) As DAVs ajudam a diminuir o medo do paciente em situações inaceitáveis, aumenta a autoestima e a confiança entre médico e paciente.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:
 
QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.