É descrita uma forte associação causal entre a infecção crônica pelo vírus C da hepatite (HCV) e

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 67
É descrita uma forte associação causal entre a infecção crônica pelo vírus C da hepatite (HCV) e doenças glomerulares, tais como crioglobulinemia mista, glomerulonefrite membranoproliferativa (MPGN), nefropatia membranosa e poliarterite nodosa (PAN). 

Considerando que os pacientes com doença renal ativa pelo HCV, com evolução grave e progressiva, como a crioglobulinemia mista, devem receber terapia antiviral e avaliados para medidas imunossupressoras, dentre as opções abaixo, assinale a orientação considerada eficaz. 

(A) Para a maioria dos pacientes com crioglobulinemia mista pelo HCV moderada a grave, sugere-se tratamento inicial com glicocorticoides sistêmicos em combinação com rituximabe.

(B) Os pacientes com crioglobulinemia mista pelo HCV devem ser tratados com terapia antiviral à base de ganciclovir ou valaciclovir com objetivo de redução da carga viral. 

(C) Em pacientes com doença ativa e risco de morte, a terapia de primeira escolha com ciclosporina pode ser indicada em associação com interferon alfa. 

(D) A associação de pulsoterapia corticoide, ribavirina e interferon alfa está indicada em todos os casos de crioglobulinemia mista com doença renal ativa. 

(E) A terapia com plasmaferese está indicada em todos os pacientes com crioglobulinemia pelo HCV, sendo a primeira medida indicada em conjunto com a terapia antiviral.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(A) Para a maioria dos pacientes com crioglobulinemia mista pelo HCV moderada a grave, sugere-se tratamento inicial com glicocorticoides sistêmicos em combinação com rituximabe.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.