O poliomavírus BK (BKPyV) é um pequeno vírus de DNA que causa infecção crônica nas células

FGV 2021 - FUNSAÚDE-CE - QUESTÃO 48
O poliomavírus BK (BKPyV) é um pequeno vírus de DNA que causa infecção crônica nas células tubulares renais e uroepiteliais da maioria da população mundial e promove uma infecção geralmente benigna.

Em pacientes imunocomprometidos, como a população de transplantados renais, pode haver a reativação do poliomavirus e, em alguns casos, levar à uma nefropatia associada (BKPyVAN) e perda do enxerto renal. 

Em relação a esta importante infecção nesta população de pacientes, analise as afirmativas a seguir. 

I. A lesão epitelial tubular renal pode resultar da replicação viral direta e renovação celular, inflamação e fibrose e, em última análise, levar a atrofia tubular, necrose e perda dos nefrons. 

II. A incidência de nefropatia associada ao poliomavirus é mais alta nos primeiros dois a seis meses após o transplante, embora a maioria dos casos ocorra no primeiro ano pós-transplante. 

III. O tratamento da infecção pelo BKPyV em transplantados renais deve ser feita com aplicação venosa de ganciclovir, ao mesmo tempo em que se deve manter a imunossupressão para minimizar o risco de rejeição aguda. 

Está correto o que se afirma em 

(A) I, apenas. 
(B) II, apenas. 
(C) III, apenas. 
(D) I e II, apenas.
(E) II e III, apenas.

QUESTÃO ANTERIOR:

GABARITO:
(D) I e II, apenas.

RESOLUÇÃO:
Não temos resolução para essa questão! Você sabe explicar? Copie o link dessa página e envie sua resolução clicando AQUI!

PRÓXIMA QUESTÃO:

QUESTÃO DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.