Prova Univesp 2021 (Computação) com Gabarito

Prova Univesp 2021 (Computação) com Gabarito

UNIVESP 2021 - QUESTÃO 01
Em uma papelaria, os valores de uma caixa de lápis, de um caderno, de um fichário e de uma agenda, nesta ordem, formam uma progressão aritmética cuja soma dos termos é R$ 72,00. Se a razão dessa progressão é um quarto do valor do caderno, o valor do fichário é

(A) R$ 16,00.

(B) R$ 18,00.

(C) R$ 20,00.

(D) R$ 22,00.

(E) R$ 24,00.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 02
As funções f(x) = log2 (x + k) e indagacaocom k e b números reais, se intersectam em dois pontos, sendo um deles o  ponto (1, 2), conforme mostra o gráfico

indagacao

O valor de indagacao é igual a

(A) 5.

(B) 4.

(C) 3.

(D) 2.

(E) 1.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 03
Em uma caixa há 7 canetas azuis, 5 vermelhas e 3 verdes. Retirando-se aleatoriamente duas canetas dessa caixa, uma após a outra e sem reposição, a probabilidade de que pelo menos uma delas seja verde é
indagacao


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 04
A área total de um cubo de aresta 4 cm é igual à área lateral de um prisma reto de base quadrada, com 8 cm de altura, conforme mostram as figuras.

indagacao

O volume do prisma que tem 8 cm de altura é igual a

(A) 96 cm³.

(B) 88 cm³.

(C) 80 cm³.

(D) 72 cm³.

(E) 64 cm³.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 05
Em uma residência, a escada da sala forma com a parede um vão livre, no qual foram colocadas 3 prateleiras (P1, P2 e P3) paralelas ao chão e equidistantes entre si, conforme mostra a figura.

indagacao

A soma dos comprimentos das 3 prateleiras é igual a

(A) 5 m.

(B) 6 m.

(C) 7 m.

(D) 8 m.

(E) 9 m.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 06
Um estudante dispõe de folhas de papel sulfite nas cores azul e amarelo, no total de 200 folhas. Após utilizar 50 folhas azuis e 10 folhas amarelas, o número restante de folhas das duas cores ficou o mesmo. O número de folhas restantes da cor amarela é

(A) 110.

(B) 100.

(C) 90.

(D) 80.

(E) 70.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 07
A tabela mostra algumas informações sobre o número de pontos feitos por um atleta nas seis primeiras partidas de basquete realizadas pelo seu time.

indagacao

Considerando o número de pontos nessas seis partidas e sabendo que a moda é 34, o valor da média e da mediana são, respectivamente, iguais a

(A) 34 e 32.

(B) 32 e 34.

(C) 31 e 35.

(D) 31 e 32.

(E) 31 e 34.


Para responder às questões de números 08 e 09, examine a tirinha de Pietro Soldi, publicada em sua conta do Instagram em 10.07.2020.

indagacao

UNIVESP 2021 - QUESTÃO 08
Contribui para o efeito de humor da tirinha o recurso

(A) à antítese: a oposição, em uma mesma expressão ou frase, de duas palavras de sentido contrário.

(B) ao eufemismo: a atenuação do sentido desagradável de uma palavra ou de uma expressão.

(C) à personificação: a atribuição de características humanas a seres inanimados ou irracionais.

(D) ao pleonasmo: a repetição desnecessária de palavras ou expressões para enunciar uma ideia.

(E) à hipérbole: a ênfase resultante do exagero na expressão ou comunicação de uma ideia.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 09
Observa-se o emprego de verbo no modo imperativo

(A) no primeiro quadrinho, apenas.

(B) no segundo quadrinho, apenas.

(C) no terceiro quadrinho, apenas.

(D) no quarto quadrinho, apenas.

(E) no terceiro e no quarto quadrinhos.


Leia o trecho do livro Big Techa ascensão dos dados e a morte da política, de Evgeny Morozov, para responder às questões de 10 a 13.

Já é quase um clichê afirmar que “dados são o petróleo do século XXI”. Há muito a criticar nessa definição. Para começar, a forma como produzimos dados é muito diferente daquela como a natureza produz seus recursos. Mas esse chavão, por mais desgastado que esteja, acerta em um ponto, ao levar em conta a escala da transformação digital que se encontra à nossa frente.

Não surpreende o surgimento de um nicho de consultorias digitais e de gurus tecnológicos, os quais insistem na ideia de que uma sociedade detentora de tantos dados vai acabar solucionando todas as contradições que o sistema capitalista global não consegue resolver por conta própria: ao nos proporcionar trabalhos flexíveis e bem remunerados; ao punir os participantes deletérios do mercado por meio de mecanismos de autocorreção instantâneos; ao introduzir eficiência e sustentabilidade onde antes não havia – e tudo isso graças a aparatos inteligentes.

Todas essas previsões podem ter seu fundo de verdade, mas certamente essa não é a única lição a extrair da comparação entre dados e petróleo. Cabe lembrar que a história do petróleo no século XX também se caracteriza pela violência, por pressões corporativas, guerras incessantes e desnecessárias, derrubada de regimes democráticos na expectativa de assegurar o controle de recursos estratégicos, aumento da poluição e alterações climáticas. Se os dados são o petróleo do século XXI, quem vai ser o Saddam Hussein deste século?

Considerar essa questão nos dias de hoje pode parecer não só excessivamente sarcástico, como também ridículo. Mas não precisaria ser assim: deveria ser óbvio o fato de que os dados — e os serviços de inteligência artificial que eles ajudam a estabelecer — vão se constituir em um dos terrenos cruciais dos embates geopolíticos deste século. Até agora, os principais competidores são bem conhecidos — os Estados Unidos e a China, os dois países com setores tecnológicos mais avançados —, mas é bem provável que outros, como a Rússia e a Índia, vão buscar um lugar no pelotão de frente, no mínimo movidos pelo temor de uma dependência excessiva de serviços digitais estrangeiros.
(Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política, 2018.)

UNIVESP 2021 - QUESTÃO 10
De acordo com o autor,

(A) o avanço social das comunidades produtoras de dados  do século XXI dependerá do abandono completo de uma  economia ainda baseada na exploração do petróleo.

(B) a ideia de que dados são o petróleo do século XXI mostra-se falha por desconsiderar as origens bastante distintas desses dois recursos.

(C) a produção e a acumulação ininterruptas de dados acabará por solucionar as contradições inerentes à sociedade capitalista global.

(D) a ideia de que dados são o petróleo do século XXI mostra-se falha por ignorar as perspectivas de mudanças sociais decorrentes da revolução digital.

(E) o petróleo, a despeito da acumulação frenética de dados, continuará desempenhando um papel central nos embates geopolíticos do século XXI.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 11
O autor inclui-se em seu texto, ou seja, trata a si mesmo também como objeto de seu texto, no seguinte trecho:

(A) “Já é quase um clichê afirmar que ‘dados são o petróleo do século XXI’.” (1° parágrafo)

(B) “Há muito a criticar nessa definição.” (1° parágrafo)

(C) “Para começar, a forma como produzimos dados é muito diferente daquela como a natureza produz seus recursos.” (1° parágrafo)

(D) “Todas essas previsões podem ter seu fundo de verdade, mas certamente essa não é a única lição a extrair da comparação entre dados e petróleo.” (3° parágrafo)

(E) “Se os dados são o petróleo do século XXI, quem vai ser o Saddam Hussein deste século?” (3° parágrafo)


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 12
Em “Não surpreende o surgimento de um nicho de consultorias digitais e de gurus tecnológicos, os quais insistem na ideia de que uma sociedade detentora de tantos dados vai acabar solucionando todas as contradições que o sistema capitalista global não consegue resolver por conta própria” (2° parágrafo), o termo sublinhado refere-se a:

(A) contradições.

(B) ideia.

(C) sociedade.

(D) dados.

(E) sistema.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 13
“Considerar essa questão nos dias de hoje pode parecer não só excessivamente sarcástico, como também ridículo.” (4° parágrafo)

No contexto em que se encontra, a expressão sublinhada expressa ideia de

(A) consequência.

(B) proporção.

(C) comparação.

(D) causa.

(E) adição.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 14
Esse movimento procurou a naturalidade racional, através da simplicidade estilística e da clareza das ideias. O ideal de seus autores foi realizar a integração entre a literatura, a sociedade e a Natureza. O bucolismo ajustou-se a essa perspectiva de integração, com as imagens tranquilas da contemplação pastoril. Esse ideal de serenidade seria espontâneo e natural. Para esse movimento, segundo o crítico Antonio Candido, “o verdadeiro é o natural, o natural é o racional”.
(Benjamin Abdala Junior e Samira Y. Campedelli. 
Tempos da literatura brasileira, 1997. Adaptado.)

O texto refere-se ao movimento

(A) barroco.

(B) árcade.

(C) romântico.

(D) naturalista.

(E) simbolista.


Leia o texto para responder às questões de 15 a 19.

indagacao

Believe it or not, the sequins (small plates of shining metal or plastic used for ornamentation, especially on clothing) on this dress are made from 100% bioplastic. Now you might be thinking, what is bioplastic? In this case, bioplastic might be the answer to one of fashion’s most prevalent plastic waste sins: sequins.

In a wider context, instead of relying on petroleum based fossil fuels as its key component (like traditional plastic), bioplastic is created from renewable materials. Like all trees and plants, algae sequesters carbon from the atmosphere. Creating bioplastic from this carbon reservoir results in a product that is carbon neutral. Heat is used to bind the algae together to form the bioplastic. This is then poured into moulds which become sheets. Once cooled, the sheets of bioplastic are finally cut into sequins.

There are many advantages to bioplastic. Perhaps the most obvious is algae, which unlike fossil fuels, is not a scarce resource. Bioplastics also degrade far more quickly, taking 3 to 6 months to decompose fully compared to the hundreds of years regular plastic requires. The carbon released by bioplastic as it decomposes is also equal to the carbon absorbed by the organic material it was made from, so the overall impact on the environment is close to zero.

There are some downsides to bioplastic, however. If not disposed of properly, bioplastic can end up in landfill, where deprived of oxygen, the substance could produce methane as it breaks down – a far more formidable greenhouse gas than CO2.

As promising and forward thinking as these fashion initiatives are, it will take an adjustment of infrastructure to make sure the environment feels the full benefit of bioplastic. With the bioplastic market set to be worth $44 billion by 2022, perhaps that change isn’t a pie in the sky.
(www.globalcitizen.org, 11.03.2021. Adaptado.)

UNIVESP 2021 - QUESTÃO 15
According to the text,

(A) fashion industry can improve on inclusivity.

(B) fashion should embrace second hand market.

(C) eco-friendly fashion always damages the environment.

(D) fashion industry can act to reduce its greenhouse gas emissions.

(E) sustainable fashion should be more affordable.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 16
In the excerpt from the second paragraph “Once cooled, the sheets of bioplastic are finally cut into sequins”, the underlined word means

(A) since.

(B) while.

(C) after.

(D) then.

(E) also.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 17
No trecho do terceiro parágrafo “is not a scarce resource”, a expressão sublinhada refere-se a

(A) algae.

(B) carbon.

(C) fossil fuels.

(D) bioplastic.

(E) regular plastic.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 18
O trecho do quarto parágrafo “There are some downsides to bioplastic, however”, estabelece, em relação ao parágrafo anterior, uma relação de

(A) adição.

(B) explicação.

(C) oposição.

(D) conclusão.

(E) alternância.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 19
The expression “pie in the sky”, in the excerpt from the fifth paragraph “perhaps that change isn’t a pie in the sky”, indicates that the change isn’t

(A) a good idea.

(B) an unreal thing.

(C) a total surprise.

(D) a side effect.

(E) a cause for alarm.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 20
Examine a tirinha.

indagcao
The excerpt from the last panel “I’d better close the drapes” can be replaced, without change in meaning, by

(A) I’m able to close the drapes.

(B) I could close the drapes.

(C) It would be wise to close the drapes.

(D) I must close the drapes.

(E) It would be a mistake to close the drapes.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 21
Analise as imagens da campanha publicitária criada para a  marca de roupas Everlane.

indagacao

The aim of the ad campaign is to

(A) encourage people to recycle plastic bottles.

(B) raise awareness about eco-friendly fashion.

(C) highlight the importance of drinking water.

(D) bring awareness to body image issues.

(E) take a stand against sustainability issues.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 22
Os séculos II e I a.C. são tidos como o período de crise da República romana. O modelo político centrado na supremacia do Senado, instrumento de poder da elite patrícia, sofreu uma forte contestação, fruto da ação de diferentes setores da sociedade: uma camada de comerciantes enriquecidos com a expansão de Roma; a massa de plebeus miseráveis e descontentes e o enorme contingente de escravos. Além disso, não podem ser descartadas as pretensões políticas dos generais, fortalecidos pela crescente importância do Exército na vida romana.
(Flávia Maria Schlee Eyler. História antiga: Grécia e Roma, 2014. Adaptado.)

A crise à qual a historiadora se refere decorreu

(A) da expansão do cristianismo, que questionou a hierarquia social e a autoridade política.

(B) das guerras civis entre patrícios, plebeus e escravos, que deram origem a leis escritas.

(C) da extensão da cidadania aos povos dominados, que tirou os privilégios dos romanos.

(D) das conquistas na bacia do Mar Mediterrâneo, que alteraram a estrutura socioeconômica.

(E) da disputa pelo poder entre os generais, que pôs fim à economia centrada no escravismo.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 23
As cidades, para nascer, precisaram de um meio rural favorável, mas, à medida que se desenvolviam, exerciam uma atração cada vez maior sobre um entorno agrário dilatado na  medida de suas exigências. [...] A emigração do campo para  a cidade entre os séculos X e XIV é um dos fenômenos principais da Cristandade. Dos diversos elementos humanos que recebe, a cidade faz uma nova sociedade.
(Jacques Le Goff. A civilização do Ocidente medieval, 2017.)

No excerto, ao tratar das cidades medievais, o historiador

(A) estabelece vínculos com o campo, de onde provinham  os alimentos e a mão de obra que sustentavam a vida  urbana.

(B) minimiza a importância da nobreza feudal, cujo poder ficou restrito às áreas rurais e aos camponeses.

(C) explica o motivo do surgimento de uma nova classe social, a burguesia, a partir da acumulação monetária.

(D) separa a zona urbana da periferia rural, destacando o desenvolvimento de novas atividades econômicas.

(E) destaca as relações político-administrativas como a base da vida urbana, ao contrário da função econômica do campo.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 24
Analise o gráfico.

Estimativas de entradas decemais de escravos no Porto de 
Salvador da Bahia e do Rio de Janeiro: 1700 a 1780

indagacao

Os dados do gráfico revelam

(A) o aumento das alforrias dos escravos urbanos na colônia e o auge dos engenhos de açúcar no Nordeste.

(B) a mudança na mão de obra na América Portuguesa e o esgotamento das minas de ouro no interior.

(C) o fluxo estável de escravos africanos e o deslocamento  do eixo econômico do Sul para o Nordeste da colônia.

(D) o crescimento da população devido à riqueza do ouro e  o encarecimento das mercadorias nos portos coloniais.

(E) a ampliação do tráfico de escravos no Atlântico e a progressiva importância comercial do porto do Rio de Janeiro.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 25
E, enquanto as partes da América Inglesa e Espanhola tornaram-se politicamente independentes através de guerras  sangrentas contra as respectivas metrópoles, com a instauração de regimes republicanos, na América Portuguesa a direção e o movimento desse processo eram bem diversos.
(Maria de Lourdes Viana Lyra. 
O Império em construção: Primeiro Reinado e Regências, 2000.)

O processo de independência do Brasil teve como diferencial

(A) a continuidade da monarquia sob comando do herdeiro da Coroa portuguesa.

(B) o papel decisivo das camadas populares na elevação a Reino Unido.

(C) a participação destacada dos escravos nas lutas de libertação da colônia.

(D) o caráter liberal com a manutenção do federalismo e dos privilégios sociais.

(E) a fragmentação do território em vários países integrados  pelo lusitanismo.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 26
Todavia, o que aproximava franceses, ingleses e outros  colonizadores, e dava-lhes consciência de pertencerem à Europa, era aquela convicção de que encarnavam a ciência e a técnica, e de que este saber permitia às sociedades por eles subjugadas progredir.Civilizar-se.
(Marc Ferro. Histórias das Colonizações: 
das conquistas às independências, 1996.)

De acordo com o historiador, no final do século XIX,

(A) a evolução das diferentes sociedades dependia da fusão  entre os saberes dos povos nativos e dos europeus.

(B) o domínio de conhecimentos técnico-científicos embasava a crença na superioridade dos europeus.

(C) a concepção de progresso social baseava-se no rompimento dos laços entre colonizados e colonizadores.

(D) o ideal de pertencimento à civilização europeia envolvia questões religiosas desconhecidas por outras sociedades.

(E) a diferença entre povo atrasado e povo desenvolvido foi  superada pela missão civilizadora do homem branco.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 27
O centro de sustentação do Estado Novo estava corporificado funcional e pessoalmente na figura de [Getúlio] Vargas – o único civil a comandar uma ditadura no Brasil, garantida pelas Forças Armadas, em especial pelo Exército, e apoiada numa política de massas.
(Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2015.)

Caracterizam esse regime

(A) a concentração dos poderes no presidente legitimamente eleito e o alinhamento aos países fascistas.

(B) a censura dos meios de comunicação e a ampliação da autonomia dos sindicatos operários.

(C) a instituição de um partido único no governo e o intervencionismo estatal nas atividades econômicas.

(D) a organização de um aparato policial repressivo e a mobilização dos trabalhadores urbanos.

(E) a adoção de medidas liberais de incentivo à industrialização e o nacionalismo exacerbado.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 28
Observe a charge publicada no jornal O Estado de S.Paulo em outubro de 1962, que mostra o presidente norte-americano John F. Kennedy, o dirigente soviético Nikita Kruschev e o líder cubano Fidel Castro.

indagacao

A charge refere-se

(A) ao auge do intervencionismo norte-americano na América Latina.

(B) ao conflito bélico entre EUA e URSS após a Revolução Cubana.

(C) ao momento mais tenso da bipolarização entre as superpotências.

(D) ao fim da Guerra Fria entre os países capitalistas e os socialistas.

(E) à consolidação do modelo socialista soviético na América Latina.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 29
A estratégia de desenvolvimento dos Tigres Asiáticos pode ser considerada um caso de sucesso na conquista de melhores condições econômicas e sociais para o conjunto da população e para a soberania nacional. Ao contrário da América Latina e Caribe, que adotaram uma estratégia de “substituição de importações”, o modelo implementado por Hong Kong, Singapura, Taiwan e Coreia do Sul se mostrou mais efetivo e mais vitorioso na conquista de alto padrão de vida para seus habitantes.
(https://www.ecodebate.com.br, 27.02.2019. Adaptado.)

Para estimular a industrialização, uma das medidas adotadas pelos Tigres Asiáticos em seu planejamento estratégico foi o

(A) incentivo às exportações com a redução de impostos.

(B) cancelamento das medidas protecionistas aos concorrentes estrangeiros.

(C) estímulo à sindicalização dos funcionários nas indústrias.

(D) veto às políticas de atração para empresas transnacionais.

(E) estabelecimento de leis rígidas de proteção ambiental.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 30
Sabe-se que as cidades são espaços de congregação  demográfica que reúnem condições de instalação concentrada de múltiplas atividades necessárias à produção e reprodução da vida contemporânea. Esses espaços mostram-se  dinâmicos e também contraditórios. O acesso à terra na cidade, mais precisamente ao solo urbano, é a chave explicativa das grandes questões urbanas. Na cidade, a terra muda  constantemente de dono ou de donos e se ajusta aos interesses de uma minoria que aposta nos ganhos pautados na acumulação.
(José B. Silva. “Mudar a vida, mudar a metrópole”. In: Anita L. Oliveira e 
Catia A. Silva (orgs.). Metrópole e crise societária, 2019. Adaptado.)

A análise sobre a cidade e o urbano apresentada no excerto revela

(A) a produção da cidade como traço cultural, segregadora daqueles que se opõem à lógica capitalista de acumulação.

(B) o cooperativismo como estratégia de mercado, oferecendo às famílias opções mais acessíveis para a compra de imóveis.

(C) a insustentabilidade das ocupações urbanas, espaços que são desestruturados com a ação de políticas de retorno da população ao campo.

(D) o solo urbano enquanto mercadoria, sujeito à especulação imobiliária que reforça diferenças socio econômicas.

(E) a desvalorização da propriedade privada, resultado de uma população alienada aos instrumentos oficiais que normatizam os espaços urbanos.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 31
Examine o mapa.

indagacao
O mapa apresenta dados sobre a comercialização de

(A) cana-de-açúcar, utilizada nas usinas de etanol da região do Seridó.

(B) carvão, utilizado na produção de energia elétrica da região Sudeste.

(C) minérios, utilizados na siderurgia da Zona Franca de Manaus.

(D) trigo, utilizado nas indústrias alimentícias da região Sul.

(E) agrotóxicos, utilizados nas agroindústrias da região do Matopiba.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 32
Analise a imagem

indagacao

A vegetação representada na imagem corresponde ao domínio morfoclimático denominado

(A) Mares de Morros.

(B) Amazônico.

(C) Pradarias.

(D) Cerrado.

(E) Araucárias.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 33
Atualmente, entre os principais riscos para essas áreas estão a proposta de reabertura da Estrada do Colono, que passa dentro do Parque Nacional do Iguaçu, a redução do status de proteção do Parque Nacional Campos Gerais, da Estação Ecológica de Tamoios e as propostas de redelimitação dos parques nacionais Serra da Bodoquena e Lençóis 

Maranhenses. Ainda, há a proposta de revisão de todos os seus limites e categorias. Nos últimos cinco anos (entre 2013 e 2018), o orçamento do Ministério do Meio Ambiente caiu R$ 1,3 bilhão, passando de R$ 5 bilhões para R$ 3,7 bilhões. De 2017 para 2018, o ICMBio, responsável pela sua manutenção, teve redução de 44% em seu orçamento.
(https://wwfbr.awsassets.panda.org, 2020. Adaptado.)

O excerto expõe os riscos

(A) aos cinturões agrícolas.

(B) à reforma agrária.

(C) às unidades de conservação.

(D) à prática de biopirataria.

(E) aos divisores de águas.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 34
Examine o mapa.

indagacao

Considerando a distribuição espacial do fenômeno e conhecimentos sobre o meio ambiente, é correto afirmar que o mapa apresenta

(A) a convergência de efluentes industriais para baixas latitudes.

(B) o aumento de atividades extrativistas junto às cadeias mesoatlânticas.

(C) a multiplicidade de emissários submarinos distantes de áreas costeiras.

(D) o acúmulo de geleiras no encontro de correntes marítimas frias.

(E) a concentração de plásticos em giros oceânicos.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 35
O fim da Segunda Guerra Mundial e a criação da Organização das Nações Unidas impulsionaram a independência de países africanos e asiáticos, promovendo

(A) a formação de enclaves relacionados à luta étnica, que conferiram soberania para as nacionalidades minoritárias.

(B) novas possessões administradas por ex-metrópoles, que buscaram a manutenção do poder autoritário nos continentes.

(C) disputas entre superpotências por zonas de influência, que marcaram o início de guerras nas ex-colônias.

(D) acordos econômicos internacionais, que cumpriram o desejo humanitário de industrializar as ex colônias.

(E) grupos terroristas organizados em rede, que responderam à formação de governos teocráticos.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 36
Analise as informações de um produto químico. 

indagacao

A fórmula molecular e o estado físico a –156 ºC e a –35 ºC do produto químico mencionado são, respectivamente,

(A) C3H6, sólido e gasoso.

(B) C3H8, líquido e gasoso.

(C) C3H6, líquido e líquido.

(D) C3H8, líquido e sólido.

(E) C3H6, líquido e gasoso.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 37
Considere o íon do elemento químico hipotético A:

indagacao


As quantidades de prótons, nêutrons e elétrons do íon apresentado são, respectivamente,

(A) 52, 82 e 54.

(B) 52, 82 e 50.

(C) 52, 134 e 50.

(D) 54, 84 e 134.

(E) 54, 84 e 54.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 38
O dióxido de enxofre (SO2) é um gás produzido pela combustão do enxofre. Sua oxidação produz o trióxido de enxofre (SO3), que, em contato com água, forma o ácido sulfúrico (H2SO4).

Com relação aos compostos e às estruturas moleculares mencionadas, pode-se afirmar que:

(A) na estrutura do SO2, o enxofre possui dois pares de elétrons não compartilhados.

(B) na estrutura do H2SO4 há apenas um hidrogênio ionizável.

(C) o composto SO3 é classificado como um óxido básico.

(D) o composto H2SO4 é classificado como um hidrácido.

(E) a molécula do SO3 é apolar, apresentando momento dipolar igual a zero.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 39
A reação de síntese mais utilizada para a formação do metanol (CH3OH), um biocombustível muito utilizado nas indústrias químicas como solvente, ocorre a partir da reação entre os gases monóxido de carbono (CO) e hidrogênio (H2). A equação não balanceada que representa a reação é:

CO (g) + H2 (g) → CH3OH (ℓ)

Em uma reação de síntese do metanol, com 100% de rendimento, foi empregado 25 g de hidrogênio gasoso e quantidade suficiente de monóxido de carbono.

A quantidade máxima de metanol produzida nessa síntese é igual a

(A) 50 g.

(B) 100 g.

(C) 200 g.

(D) 400 g.

(E) 800 g.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 40
Analise o equilíbrio químico que envolve a formação do gás  cloreto de hidrogênio (HCℓ).

indagacao

Considerando o equilíbrio químico mencionado, para aumentar o rendimento do gás cloreto de hidrogênio nesse sistema é preciso

(A) reduzir a quantidade de gás cloro no sistema.

(B) aumentar a temperatura do sistema.

(C) adicionar uma maior quantidade de gás oxigênio no sistema.

(D) adicionar um catalisador no sistema.

(E) aumentar a pressão sobre o sistema.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 41
Os antialérgicos, também conhecidos como anti-histamínicos, são substâncias que atuam no bloqueio da substância histamina, que atua em processos alérgicos.

A fórmula estrutural da molécula de um anti-histamínico está representada a seguir.

indagacao

Nessa estrutura, podem-se identificar as funções orgânicas

(A) amina e éter.

(B) aldeído e éter.

(C) amina e cetona.

(D) aldeído e amida.

(E) amina e éster.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 42
Considere a equação da transformação geral dos gases:

indagacao

À temperatura de 300 K, uma amostra de gás hidrogênio ocupa um volume de 0,15 L à pressão de 0,5 atm.

O volume aproximado ocupado por essa amostra a 293 K em uma transformação isobárica é

(A) 107 mL.

(B) 146 mL.

(C) 153 mL.

(D) 500 mL.

(E) 586 mL.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 43
A figura ilustra quatro níveis de organização em ecologia

indagacao

Na ecologia, os níveis superiores agregam os níveis inferiores a novos componentes. Essa organização está conceituada na formação

(A) de uma população, que é composta por diferentes espécies de uma comunidade.

(B) de uma comunidade, que é o conjunto de todos os seres vivos de um ecossistema.

(C) de um ecossistema, que é definido pelos fatores abióticos ambientais.

(D) da biosfera, que consiste na atmosfera do planeta Terra.

(E) dos fatores bióticos, que correspondem aos fatores químicos e físicos do ecossistema.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 44
O gráfico representa uma reação metabólica que ocorre na presença (curva azul) e na ausência (curva vermelha) de uma determinada molécula orgânica X presente nos seres vivos.

indagacao

A interpretação do gráfico permite afirmar que a molécula orgânica X é

(A) um colesterol de alta densidade.

(B) um carboidrato com ação digestiva.

(C) um polinucleotídeo com ação replicante.

(D) um peptídeo com ação catalisadora.

(E) um hormônio esteroide.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 45
As plantas superiores absorvem água e nutrientes minerais através dos pelos radiculares localizadas no tecido epidérmico.

Para que exista o fluxo de água do solo para os tecidos internos da raiz vegetal é preciso

(A) diferentes concentrações osmóticas entre o solo e os tecidos da raiz.

(B) gasto de energia, na forma de ATP, para o bombeamento do solvente.

(C) concentrações osmóticas idênticas entre os meios intracelular e extracelular.

(D) a presença de proteínas com canais internos nas células dos pelos radiculares.

(E) que os estômatos localizados nos pelos radiculares estejam abertos.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 46
A figura ilustra o esquema referente ao dogma central da biologia molecular.

indagacao

Os conceitos ilustrados no esquema permitem afirmar corretamente que, a partir

(A) de uma molécula de proteína, é possível determinar exatamente a molécula de DNA que a codificou.

(B) de uma molécula de RNA, uma molécula DNA é produzida diretamente, pelo processo de replicação.

(C) de uma molécula de DNA, uma molécula de proteína é produzida diretamente, pelo processo de tradução.

(D) de uma das fitas da molécula de DNA, uma molécula de RNA é produzida, pelo processo de transcrição.

(E) de uma molécula de proteína, moléculas de aminoácidos são produzidas, pelo processo de tradução.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 47
Excreção pode ser compreendida como a eliminação pelo organismo de substâncias tóxicas geradas pelo metabolismo. 

Dessa forma, a eliminação de gás carbônico é um modo de excreção realizado pelo sistema respiratório humano, por meio dos pulmões.

Porém, o sistema excretor humano relaciona-se mais diretamente

(A) à eliminação das fezes após a absorção de nutrientes.

(B) à quebra de toxinas realizada pelo fígado.

(C) à ação dos leucócitos no combate aos microrganismos invasores.

(D) à produção do suor para regulação térmica do organismo.

(E) à filtração do sangue realizada pelos néfrons renais.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 48
As condições genéticas relacionadas ao par de alelos responsável para que uma criança apresente eritroblastose são: a mãe apresentar genótipo recessivo; o pai e a criança apresentarem genótipo dominante.

Uma outra condição necessária, não relacionada à genética, para a manifestação dessa doença é a sensibilização imunológica

(A) da criança durante a gestação.

(B) do pai e da mãe, anteriormente à gestação da criança.

(C) da mãe, anteriormente à gestação da criança.

(D) da criança, posteriormente ao parto.

(E) da mãe, posteriormente ao parto e durante a amamentação.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 49
As figuras I e II representam as relações de parentesco evolutivo entre três grupos de organismos: X, Y e Z.

indagacao

A interpretação correta das figuras I e II permite afirmar que, do ponto de vista evolutivo,

(A) ambas representam os mesmos níveis de parentesco entre os grupos.

(B) em ambas, os grupos X, Y e Z têm entre si o mesmo nível de parentesco.

(C) em I, o grupo Y tem com X o mesmo nível de parentesco que tem com Z.

(D) em II, Z é ancestral de X e Y e tem com estes o mesmo nível de parentesco.

(E) em I, o grupo Y tem maior parentesco com Z do que com X, mas em II o parentesco entre X e Z é maior.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 50
A busca por automóveis blindados está cada vez maior. A blindagem mais procurada é a do tipo III-A, que acrescenta cerca de 200 kg à massa final do carro, uma quantia pequena para um carro médio, mas o bastante para que um carro com motor 1.0 ou 1.4 sofra um pouco mais nas acelerações.
(www.notíciasautomotivas.com.br. Adaptado.)

Considere que o motor, de um automóvel de massa 1000 kg, produza originalmente uma aceleração máxima de 2,4 m/s². 

Após o automóvel ter sua massa aumentada por receber uma blindagem do tipo III-A, o motor produzirá no automóvel, sob as mesmas condições anteriores, uma aceleração máxima de

(A) 1,2 m/s².

(B) 1,4 m/s².

(C) 1,6 m/s².

(D) 2,0 m/s².

(E) 2,9 m/s².


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 51
Durante um jogo de futebol, o goleiro faz uma defesa desviando a trajetória da bola de um ângulo de 90° em relação à  direção inicial do movimento.

indagacao

Desprezando a ação da gravidade e considerando que a massa da bola era 450 g, que o módulo da velocidade da bola antes de atingir a mão do goleiro era de 16 m/s e que depois da defesa era de 12 m/s, a intensidade do impulso recebido pela bola durante o contato com a mão do goleiro foi de

(A) 1,5 N·s.

(B) 4,5 N·s.

(C) 6,3 N·s.

(D) 9,0 N·s.

(E) 12,6 N·s.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 52
Por volta do dia 21 de março, para um observador na superfície da Terra, o Sol descreve um movimento circular uniforme sobre a linha do Equador. Considere que nesse dia, num determinado instante, o Sol se encontre verticalmente posicionado sobre a cidade de Macapá. Sabendo que a cidade de São Gabriel da Cachoeira, assim como a de Macapá, está localizada sobre a linha do Equador, porém, 15º a oeste da cidade de Macapá, o Sol estará posicionado verticalmente sobre ela após

(A) 15 minutos.

(B) 20 minutos.

(C) 30 minutos.

(D) 40 minutos.

(E) 60 minutos.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 53
Uma grande equipe de cientistas de diversas organizações realizou pesquisas para avaliar as mudanças na massa das placas de gelo da Groenlândia e da Antártica entre 1992 e 2018. A equipe calculou que as duas regiões juntas perderam aproximadamente 80 bilhões de toneladas de gelo por ano na década de 1990 e aproximadamente 470 bilhões de toneladas de gelo por ano na década de 2010.
(www.ecodebate.com.br. Adaptado.)

Considerando o calor latente de fusão do gelo igual a 80 cal/g, a quantidade de calor necessária para produzir a diferença de gelo fundido por ano nas duas regiões juntas entre as décadas de 1990 e 2010 foi, aproximadamente, de

(A) 6,4 × 10¹⁸ cal.

(B) 9,6 × 10¹⁸ cal.

(C) 3,1 × 10¹⁹ cal.

(D) 3,8 × 10¹⁹ cal.

(E) 4,4 × 10¹⁹ cal.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 54
Quando imersa no ar, uma lente biconvexa de vidro é convergente e tem distância focal igual a f. Sabendo que os índices de refração absolutos do ar, do vidro e da água são, respectivamente, indagacao se essa lente for imersa em água, ela se comportará como uma lente

(A) convergente e de distância focal maior que f.

(B) convergente e de distância focal menor que f.

(C) convergente e de distância focal igual a f.

(D) divergente e de distância focal igual a –f.

(E) divergente e de distância focal menor que –f.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 55
As emissoras de rádio transmitem suas programações por meio de ondas eletromagnéticas, sendo que cada emissora transmite seu sinal com uma frequência específica. As emissoras AM operam em frequências na faixa entre 535 kHz e 1705 kHz enquanto o intervalo de frequências das emissoras FM se encontra entre 88 MHz e 108 MHz.

Quando se propagam no ar, as ondas eletromagnéticas emitidas pelas emissoras AM, em comparação com as emitidas pelas emissoras FM, têm

(A) comprimentos de onda e períodos maiores.

(B) comprimentos de onda e períodos menores.

(C) maiores comprimentos de onda e menores períodos.

(D) maiores comprimentos de onda e períodos iguais.

(E) menores comprimentos de onda e maiores períodos.


UNIVESP 2021 - QUESTÃO 56
O gráfico representa a variação da resistência elétrica de um resistor dependente da luz (LDR) em função da luminosidade que incide sobre ele.

indagacao

Em um LDR submetido a uma diferença de potencial constante, quando a luminosidade incidente sobre ele é acrescida dentro da mesma faixa apresentada no gráfico, a intensidade da corrente que o atravessa e a potência por ele dissipada

(A) diminuem.

(B) aumentam.

(C) aumenta e permanece constante, respectivamente.

(D) aumenta e diminui, respectivamente.

(E) diminui e aumenta, respectivamente.


Redação

Texto 1

A tecnologia impacta os mais diversos setores há anos e, cada vez mais, acompanhamos grandes avanços impulsionados pela transformação digital. O segmento de Educação experimentou essa evolução, especialmente, durante a pandemia de covid-19, que acelerou o processo de digitalização do método de ensino para muitas instituições. Muitas delas, que ainda não estavam digitalmente preparadas, tiveram que se adaptar rapidamente.

É fato que, durante esse processo, todos tentaram, mas é preciso ir além. A educação remota não se limita à adaptação das aulas presenciais para outras plataformas, transmitindo o conhecimento dos professores de forma online, com computadores, tablets e smartphones. É preciso repensar todo o modelo de educação, idealizando o ensino desde o minuto zero para esse padrão. É certo que as aulas não serão 100% online, mas é clara a tendência de um modelo híbrido, capaz de combinar o online e offline, para potencializar o aprendizado.

O ensino remoto pode proporcionar muitos benefícios, tanto para alunos, como para pais e estudantes. Ele permite flexibilizar a grade horária, evitando deslocamentos para as escolas todos os dias, por exemplo, além de estimular as crianças e os adolescentes, com o uso da tecnologia para estudos.
(Carolina Siequeroli. “Educação on e off: o futuro está no caminho do meio”. 
https://politica.estadao.com.br/, 28.03.2021. Adaptado.)

Texto 2

indagacao

Texto 3

A pandemia do coronavírus (covid-19) acentuou as desigualdades na educação e tornou mais comuns, pelo Brasil inteiro, as dificuldades de conectividade enfrentadas por estudantes. Enquanto redes e alunos com mais estrutura avançaram — mesmo que com percalços — no ensino remoto, uma parcela dos alunos e de locais mais carentes não conseguiu se manter conectada e foi perdendo tanto conteúdo quanto entusiasmo pelos estudos. Uma pesquisa do Datafolha apontou que a falta  de motivação dos jovens com as atividades remotas passou de 46% em maio para 51% em julho.

O déficit tecnológico vem de antes da pandemia. A pesquisa TIC Domicílios de 2019 apontava que, naquela época, 43% dos domicílios urbanos brasileiros e apenas 18% dos rurais tinham computador em casa. No que diz respeito à conexão com  a internet em casa, os percentuais subiam para 75% em lares urbanos e 51% em lares rurais. Embora esses números estejam desatualizados por conta da pandemia — já que parte dos alunos ganhou pacotes de dados e dispositivos eletrônicos, de  redes públicas ou doadores particulares, para continuar estudando —, eles exemplificam a desigualdade de acesso à tecnologia, à conectividade e à informação no país. Segundo Ítalo Dutra, chefe de educação do Unicef (braço da Organização das Nações Unidas para a infância) no Brasil, “a falta de conectividade implica deixar as crianças mais vulneráveis para trás”, já que o grupo de alunos mais desconectados coincide com o grupo que tem renda per capita menor, mais incidência de pobreza e mais chance de abandonar a escola antes de concluir os estudos.
(Paula Adamo Idoeta. “‘Sem wi-fi’: pandemia cria novo símbolo de desigualdade na educação”. https://www.bbc.com, 03.10.2020. Adaptado.)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Transformação Digital no Ensino Básico Brasileiro:
entre a Modernização e as Desigualdades Sociais

COMENTÁRIOS

Nome

administração,7,administração financeira,1,administração orçamentária,1,administração pública,1,ads,39563,advogado,1,agricultura,1,agronomia,6,alberteinstein,24,alfabeto,2,amrigs,3,anasem,1,anatomia,2,aocp,142,arquitetura,1,arquitetura e urbanismo,4,arquivologia,1,arte,10,artes visucias,1,assinale a alternativa correta.,1,assistente social,2,atividade,278,atividade biologia,8,atividade ciências,68,atividade de português,57,atividade espanhol,17,atividade filosofia,5,atividade física,8,atividade fundamental,169,atividade geografia,6,atividade história,84,atividade inglês,2,atividade literatura,3,atividade matemática,27,atividade quimica,7,atividade sociologia,3,auditor fiscal,1,auditoria,1,autoajuda,1,auxiliar administrativo,3,auxiliar judiciário,1,bem-estar,13,biblioteconomia,4,biografia,1,biologia,65,biomedicina,8,bioquimica,1,blogger,3,bncc,12,bolsafamilia,1,braille,1,callfrom,1,carnaval,2,cecierj,5,cederj,5,cefetba,40,cefetmg,33,celebridades,1,celpebras,1,cesgranrio,52,cfc,9,ciencias,84,ciências contábeis,20,ciências da saúde,1,ciências econômicas,4,ciências sociais,3,claudiogaleno,1,colunas,11,comercio exterior,1,computação,5,comunicação social,1,concurso,397,conhecimento específico,3,conscam,45,conta pra mim,41,contabilidade,9,contabilidade avançada,1,contabilidade de custos,1,contabilidade pública,10,contabilidadedecustos,1,contador,5,coronavirus,8,criminologia,1,cultura,30,curiosidade,5,datas comemorativas,24,declaracoes,6,desenhos,393,design,5,design de interiores,1,design de moda,1,design grafico,1,destaque,26,detran,2,devry,1,dietética,2,direito,158,direito administrativo,27,direito ambiental,2,direito civil,27,direito constitucional,28,direito do trabalho,25,direito eleitoral,1,direito empresarial,26,direito financeiro,1,direito penal,28,direito processual civil,1,direito processual do trabalho,1,direito processual penal,2,direito tributário,26,direitoadministrativo,2,direitocivil,3,direitos humanos,1,duvidas,5,economia,2,educação,51,educação física,17,educação infantil,343,eleicoes,1,enade,264,enare,1,encceja,44,enem,87,enfermagem,17,engenharia,4,engenharia ambiental,1,engenharia civil,2,engenharia da computação,2,engenharia de alimentos,1,engenharia de produção,2,engenharia eletrica,1,engenharia florestal,1,engenharia mecanica,1,engenharia quimica,1,ensino fundamental,315,escola,1,espanhol,39,espcex,32,especial,1,espm,6,esportes,1,estatística,2,exame nacional,2,explicacao,47,facid,1,faculdade,30,faculdade dinamica,2,fadip,1,fagoc,2,famema,28,famerp,14,farmacia,9,fasa,9,faseh,1,fatec,25,fcc,107,fdsbc,4,fei,19,fgv,32,filosofia,24,fiscal de obras e posturas,1,fisica,66,fisioterapia,8,fmabc,4,fmo,2,fonoaudiologia,7,formação geral,6,formula1,1,fps,35,frances,7,frases,1,fuvest,21,gabaritos,34,gastronomia,2,geografia,75,gestao ambiental,3,gestão comercial,2,gestao de qualidade,1,gestao de recursos humanos,3,gestão financeira,3,gestao hospitalar,3,gestão pública,1,habilidades bncc,76,historia,176,ibade,5,ifba,1,ifce,12,iff,1,ifmg,3,ifmt,134,ifnmg,1,ifpe,66,ifpi,7,ifsul,67,ifto,12,imagens,96,ime,68,informatica,10,inglês,58,insper,52,instituto acesso,138,ita,20,jornalismo,15,legislação,10,legislação penal,1,legislação tributária municipal,13,lendas,23,letras,2,libras,2,liceu piauiense,1,literatura,23,lixo,12,logística,2,loja,3,mackenzie,27,marketing,3,matematica,120,matemática financeira,1,medicina,92,medicina legal,2,medicina veterinaria,8,meliuz,1,mtc,1,musica,3,música,1,natal,2,necropsia,1,normal superior,1,noticias,95,nubank,4,nutrição,12,o que e,3,oab,197,obmep,7,odontologia,10,outros,75,pedagogia,6,piaui,1,pnaic,10,portugues,158,praticapsi,14,priuni,1,processos gerenciais,3,procurador,1,professor,18,pronatec,3,prouni,5,provas,1062,provas access,1,provas agirh,8,provas albert einstein,6,provas ameosc,2,provas amrigs,3,provas avança sp,5,provas cecierj,2,provas cefetmg,33,provas cfc,8,provas concurso,216,provas da univesp,2,provas enade,263,provas enare,1,provas encceja,35,provas enem,32,provas espcex,3,provas espm,3,provas famema,15,provas famerp,8,provas faseh,1,provas fatec,20,provas fdsbc,2,provas fei,2,provas fgv,8,provas fmabc,2,provas fundatec,3,provas fuvest,11,provas iades,2,provas ieses,3,provas ifba,1,provas ifce,2,provas ifmg,3,provas ifnmg,1,provas ifpi,7,provas ifsul,9,provas ifto,8,provas ime,1,provas ita,9,provas mackenzie,15,provas nível fundamental,2,provas nível médio,20,provas nível superior,129,provas oab,198,provas puc,8,provas pucgo,1,provas pucrj,1,provas quadrix,2,provas reis&reis,1,provas residencia,38,provas revalida,4,provas santa casa,7,provas uece,14,provas ueg,7,provas uel,4,provas uem,3,provas uema,4,provas uerj,2,provas ufac,3,provas ufrgs,1,provas unemat,1,provas unesc,7,provas unesp,6,provas unicamp,8,provas unicesumar,2,provas uniceub,2,provas unichristus,5,provas unifenas,5,provas unifesp,20,provas unifor,5,provas unioeste,2,provas unip,1,provas unirg,6,provas unitins,2,provas upe,10,provas usp,39,provas vestibular,364,provas vunesp,1,psicologia,35,publicidade e propaganda,3,publieditorial,2,puc-go,3,puc-pr,2,puc-rs,106,puc-sp,69,pucrj,1,questão agirh,34,questão alemao,8,questão anasem,60,questão arquitetura e urbanismo,87,questão atualidades,35,questão automação industrial,26,questão auxiliar judiciário,48,questão avmoreira,59,questão cecierj,64,questão cederj,128,questão cespe,221,questão comercio exterior,27,questão computação,136,questão comunicação social,24,questão construção de edifícios,27,questão coronavirus,25,questão crespe,659,questão da access,40,questão da agirh,60,questão da albert einstein,397,questão da ameosc,40,questão da amrigs,180,questão da aocp,50,questão da avança sp,110,questão da cebraspe,60,questão da cesgranrio,212,questão da espcex,399,questão da famema,481,questão da famerp,50,questão da fasa,102,questão da fatec,1199,questão da fau,96,questão da fcc,340,questão da fepese,50,questão da fgv,2413,questão da fmabc,120,questão da fuvest,1029,questão da mackenzie,518,questão da oab,3218,questão da obmep,193,questão da puc-pr,103,questão da puc-sp,243,questão da santa casa,400,questão da uece,932,questão da ueg,324,questão da uel,385,questão da uema,287,questão da uemg,115,questão da uerj,140,questão da ufac,80,questão da ufrgs,25,questão da unesc,68,questão da unesp,821,questão da unicamp,659,questão da unicentro,155,questão da unicesumar,75,questão da uniceub,108,questão da unichristus,381,questão da unifenas,298,questão da unifesp,830,questão da unifor,322,questão da unioeste,80,questão da unip,49,questão da unirg,357,questão da unitins,101,questão da usp,964,questão da vunesp,60,questão de administração,151,questão de administração financeira,6,questão de administração financeira e orçamentária,7,questão de administração orçamentária,6,questão de administração pública,34,questão de agronomia,124,questão de análise das demonstrações contábeis,2,questão de análise de dados,17,questão de anatomia,20,questão de arte,70,questão de artes,25,questão de artes visuais,30,questão de auditoria,25,questão de auditoria governamental,7,questão de biblioteconomia,39,questão de biologia,1348,questão de biomedicina,204,questão de braille,10,questão de ciências,765,questão de ciências biológicas,35,questão de ciências contábeis,104,questão de ciências da computação,86,questão de ciências da saúde,20,questão de ciências econômicas,107,questão de ciências humanas,79,questão de ciências naturais,103,questão de ciências sociais,86,questão de cirurgia cardiovascular,30,questão de computação,57,questão de concurso,7117,questão de conhecimento geral,15,questão de contabilidade,301,questão de contabilidade do setor publico,5,questão de controle externo,6,questão de criminologia,5,questão de defesa do consumidor,10,questão de design,116,questão de design de moda,53,questão de dietética,40,questão de direito,3097,questão de direito administrativo,268,questão de direito administrativo e constitucional,10,questão de direito ambiental,21,questão de direito civil,208,questão de direito constitucional,265,questão de direito da criança e do adolescente,5,questão de direito da pessoa com deficiência,3,questão de direito do consumidor,5,questão de direito do trabalho,130,questão de direito eleitoral,7,questão de direito empresarial,139,questão de direito financeiro,28,questão de direito penal,207,questão de direito penal militar,6,questão de direito previdenciario,10,questão de direito processual civil,70,questão de direito processual do trabalho,5,questão de direito processual penal,71,questão de direito tributário,178,questão de direito urbanistico,8,questão de direitos humanos,4,questão de economia do setor público,4,questão de educação física,237,questão de enfermagem,222,questão de engenharia civil,69,questão de engenharia da computação,91,questão de engenharia de produção,47,questão de escriturário,10,questão de espanhol,590,questão de estatistica,35,questão de farmácia,239,questão de filosofia,300,questão de física,1664,questão de física médica,55,questão de fisioterapia,205,questão de fonoaudiologia,151,questão de frances,139,questão de geografia,1446,questão de gestão ambiental,37,questão de gestão de recursos humanos,40,questão de gestão financeira,81,questão de gestão hospitalar,54,questão de governança e gestão,40,questão de história,1975,questão de informática,164,questão de inglês,1443,questão de jornalismo,168,questão de legislação,236,questão de legislação penal,15,questão de legislação tributária,23,questão de licenciatura,57,questão de literatura,374,questão de marketing,54,questão de matemática,3323,questão de medicina,1631,questão de medicina legal,25,questão de medicina veterinária,192,questão de música,36,questão de necropsia,20,questão de neurologia pediátrica,30,questão de nutrição,301,questão de odontologia,152,questão de pedagogia,92,questão de planejamento e orçamento público,30,questão de português,4250,questão de processo legislativo,5,questão de processos gerenciais,47,questão de psicologia,340,questão de publicidade e propaganda,54,questão de química,1546,questão de raciocínio lógico,180,questão de radiologia,79,questão de redação,2,questão de relações internacionais,75,questão de saúde pública,50,questão de secretariado executivo,107,questão de segurança pública,5,questão de servico social,101,questão de serviço social,88,questão de sistema normativo anticorrupção,5,questão de sistemas de informação,30,questão de sociologia,186,questão de teatro,48,questão de tecnologia em agronegocio,53,questão de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas,30,questão de tecnologia em análise e desenvolvimentos,24,questão de tecnologia em gestão e tecnologia da informação,30,questão de tecnologia em redes de computadores,57,questão de terapia ocupacional,153,questão de turismo,83,questão de vestibular,23273,questão de zootecnia,77,questão design de interiores,26,questão design gráfico,25,questão detran,96,questão do cefetmg,1736,questão do cfc,394,questão do enade,5427,questão do enare,50,questão do encceja,1110,questão do enem,2809,questão do ifba,62,questão do iff,53,questão do ifnmg,26,questão do ifpi,472,questão do ime,40,questão do ita,405,questão do liceu piauiense,30,questão do mackenzie,743,questão do revalida,405,questão engenharia,55,questão engenharia ambiental,27,questão engenharia civil,27,questão engenharia de alimentos,27,questão engenharia de controle e automacao,27,questão engenharia eletrica,27,questão engenharia florestal,27,questão engenharia mecânica,27,questão engenharia quimica,27,questão espm,239,questão faculdade dinamica,108,questão fadip,54,questão fagoc,50,questão famerp,700,questão faseh,60,questão fdsbc,100,questão fei,210,questão fiscal,40,questão fmo,90,questão funcern,240,questão fundatec,149,questão gastronomia,26,questão gestao comercial,26,questão gestão de qualidade,27,questão gestão pública,26,questão iades,60,questão iave,60,questão ibade,107,questão idib,40,questão ieses,190,questão ifce,90,questão ifmg,126,questão ifmt,110,questão ifsul,357,questão ifto,361,questão italiano,8,questão letras,65,questão lógica,5,questão logística,27,questão multidisciplinar,68,questão nucepe,46,questão obras e postura,28,questão processo do trabalho,10,questão processo tributario,15,questão pucgo,126,questão pucrj,70,questão quadrix,80,questão slmandic,70,questão técnico agrícola,15,questão tecnologia em alimentos,27,questão tecnologia em manutenção industrial,27,questão tecnologia em saneamento ambiental,25,questão tecnologia estética e cosmetica,27,questão tecnologia seguranca do trabalho,27,questão tecnólogo de ti,30,questão teologia,27,questão ucb,106,questão udesc,106,questão uem,186,questão uepg,69,questão uespi,127,questão ufpe,50,questão ufpr,30,questão ufsc,116,questão unemat,77,questão unifaminas,54,questão unifenas,81,questão unifil,29,questão unimontes,3,questão uninassau,90,questão unioeste,81,questão univesp,114,questão upe,588,questão urologia,15,questão web design,40,questões,46310,quimica,66,raciocínio lógico,7,radiologia,4,redacao,158,Reflexão In Texto,8,relações internacionais,3,religiao,5,resumo,5,revalida,6,rhinsight,8,saeb,2,santacasa,91,saude publica,2,secretariado executivo,4,seguranca do trabalho,1,serviço social,8,sesc,1,sexto ano,1,silabas,18,simulado,2,sisu,2,slmandic,2,Sobre o tratamento do hipotireoidismo,1,sociologia,14,teatro,2,técnico agrícola,1,tecnologia em agroindustria,1,tecnologia em agronegocio,2,tecnologia em alimentos,1,teologia,1,terapia ocupacional,5,textos,45,textos paradidáticos,1,trechos,1,turismo,6,uber,1,ucb,10,udesc,14,uece,48,ueg,7,uel,24,uem,3,uema,9,uemg,13,uepg,3,uerj,73,uespi,3,ufam,3,ufc,2,ufes,2,uffs,4,ufg,1,ufgd,63,ufma,1,ufmg,1,ufpa,1,ufpi,2,ufpr,1,ufrgs,2,ufrn,2,ufsc,5,ufscar,1,uftm,188,unb,1,unemat,2,unesp,17,unicamp,19,unicentro,14,unicesumar,2,uniceub,4,unichristus,14,unifaminas,1,unifenas,7,unifesp,39,unifor,10,uninassau,3,uninove,1,unioeste,5,unip,1,unirg,10,unirv,41,unitins,4,univesp,2,upe,21,urbanismo,1,usp,41,vestibular,851,videos,5,vivo,1,vunesp,1,zootecnia,5,
ltr
item
INDAGAÇÃO: Prova Univesp 2021 (Computação) com Gabarito
Prova Univesp 2021 (Computação) com Gabarito
Prova Univesp 2021 (Computação) com Gabarito
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzrHeUe325RY2PvIkBCHGErtzfAIQnBGm07_zH4iypGcAMBQveTTxqyMPqRQSIoQwgBUHjnQ_KVwBTBlTnz3ChhCgYeeRQKfi-nkw9AQIctPVDP4kU1NtKieoMiRUVNFaoes7BsdpWel6cUsPdtJHGICXBqAA8bgxJuiIyWpK-gj4KWlj_f6cP81kl3Q/s16000/Indagacao.01.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhzrHeUe325RY2PvIkBCHGErtzfAIQnBGm07_zH4iypGcAMBQveTTxqyMPqRQSIoQwgBUHjnQ_KVwBTBlTnz3ChhCgYeeRQKfi-nkw9AQIctPVDP4kU1NtKieoMiRUVNFaoes7BsdpWel6cUsPdtJHGICXBqAA8bgxJuiIyWpK-gj4KWlj_f6cP81kl3Q/s72-c/Indagacao.01.jpg
INDAGAÇÃO
https://www.indagacao.com.br/2022/04/prova-univesp-2021-computacao-com-gabarito.html
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/
https://www.indagacao.com.br/2022/04/prova-univesp-2021-computacao-com-gabarito.html
true
3110492279122331237
UTF-8
Todas as Postagens Não foram encontradas postagens VEJA TODOS Leia Mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Home PAGINAS POSTS Veja todos RECOMENDADOS PARA VOCÊ Tudo Sobre ARQUIVOS BUSCAR TODOS OS POSTS Nenhuma postagem foi encontrada Voltar para Home Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Sep Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutos agora 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir CONTEÚDO PREMIUM BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhar em uma rede social PASSO 2: Clique no link na sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] para copiar Tabela de conteúdo